Freire Alemão de Cisneiros

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Freire Alemão de Cisneiros

#20721 | V.Q.F. | 07 mai 2002 00:48

Caros genealogistas,

Segundo "Cartas de Brasão" coligidas e prefaciadas por António Machado de Faria de Pina Cabral - Miscelânea Lisboa, 1932:
O Capitão Manoel Freyre Alemão de Cysneiros morador no Rio de Janeiro e seu irmão Joze Freyre Alemão de Cysneiros fizeram petição dizendo serem pessoas nobres de limpo sangue, e descenderem por linha legitima da geração dos Freyres, e Cisneiros, que tem Caza, e Solar em Barcelona do Conde de Cisneiros, por serem filhos legítimos de Bras Alemão de Cisneiros natural do Lugar do Juncal Termo do Porto de Mós, e de sua mulher Brites de Castro natural de Alcobaça. Netos paternos de Paulo Freire Botelho de Cisneiros e de sua mulher Maria Malha de Cisneiros do Lugar do Juncal. Bisnetos de João Freire de Cisneiros, e de sua mulher Leonor Váz de Cisneiros, e 3ºs netos de Bras Alemão de Cisneiros pela mesma Baronia, o que feito certo ao Rey de Armas Portugal lhe passou a cada um Seu Brasão com as Armas da dita família. Feitos em Lisboa o primeiro em 30 de 8brº de 1703. e o segundo em 15 de Novembro do mesmo ano.
Armas - Freires, e Cisneiros.
Cota: Este Bras Alemão de Cisneiros Pay foy irmão de João de Cisneiros e de Manoel Botelho Malho que tem o Morgado da Família dos Cisneiros com cazas nobres em Porto de Mós.
Fl. 262, A.

Existe um Bras Alemão de Cisneiros na base de dados do GP que penso que seja o 3º avô mencionado acima, sendo a 3ª neta legítima do mesmo D. Mariana de Mendonça e Abreu Gomes Cisneiros, que herdou de sua mãe o Morgado da Vermelha no Cadaval.
Deduzo que o Morgado da Família Cisneiros seja o Morgadio dos Malhos que passou ao ramo Freire Alemão de Cisneiros, apesar não não conseguir perceber qual a ascendência Cisneiros dos dois irmãos que fizeram petição pois ambos os seus avôs e bisavós eram simultaneamente Cisneiros.

Para terminar, gostaria também de conhecer, se possível, a ligação entre Bras Alemão de Cisneiros e o mais famoso varão da Família Cisneiros, o Cardeal Francisco Jiménez de Cisneiros, que por testamento de Fernando "o Católico" foi Regente de Espanha até à chegada de Carlos I, tendo ocupado este cargo até à sua morte que se deu quando se dispunha a ir receber o Imperador.

Com os melhores cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#20723 | alentejo | 07 mai 2002 00:59 | Em resposta a: #20721

Caríssimo,


sobre a família alemão cisneiros de faria, da vermelha - alenquer, o Mui Ilustre Prof. Dr. António de Sousa Lara tem bastantes elementos e está a actualizar a descendência dos mesmos.


Cumptos

NB

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#20753 | V.Q.F. | 07 mai 2002 19:33 | Em resposta a: #20723

Caro NB,

Agradeço a informação, e já agora, em relação à família Alemão de Cisneiros e Faria, e uma vez que o Sr. Prof. Dr. António de Sousa Lara a está a actualizar, tenho uma correcção que poderá ser util, pois tenho uma fotocópia do assento de baptismo de José Maria de Cisneiros Ferreira, que diz que Maria Henriqueta de Sousa Alemão de Cisneiros e Faria (sua mãe), nasceu na freg. de Santa Isabel e António Ferreira (seu pai), na freg. de S. Pedro de Alcântara, o que está errado aqui no GP, assim como no Anuário da Nobreza de Portugal - tomo II - 1985.
Já enviei esta correcção para a base de dados do GP mas não sei se as fontes usadas em ambos os casos são igualmente válidas.
Em todo o caso pode ser que esta mensagem seja util.
Cumprimentos,
VQF

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#29059 | Conde | 18 out 2002 18:48 | Em resposta a: #20753

Caro Confrade:
Recomendo a leitura da obra "Os Bivares em Portugal",do Senhor Luis de Bivar Guerra,de saudosa memória.Tem mais dados sobre essa linha de Ferreiras?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#29075 | V.Q.F. | 18 out 2002 21:49 | Em resposta a: #29059

Caro Confrade,

Agradeço a sugestão, de qualquer modo um primo meu ofereceu-me o livro "Linhagens de Portugal IV - Alemão de Mendonça Cisneiros e Faria do Cadaval - 1980" do Senhor Prof. Doutor António de Sousa Lara, que teve por base a obra "Bivares em Portugal" do Senhor Luís de Bivar Guerra.
Em relação ao ramo Cisneiros Ferreira, aqui no Genea Portugal há muita informação. Se precisar de mais algum dado em concreto pode ser que o possa ajudar.
Cumprimentos,
Vasco Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#29169 | Conde | 21 out 2002 07:54 | Em resposta a: #29075

Caro confrade:
Agradeço a informação.Interessa-me saber mais sobre os ascendentes Mendes e Ferreira da varonia dessa linha.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#29224 | V.Q.F. | 21 out 2002 17:49 | Em resposta a: #29169

Caro Confrade,
Lamento mas não conheço o apelido Mendes na ascendência desta linha e em relação ao apelido Ferreira também não sei mais nada.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#29252 | Conde | 22 out 2002 08:41 | Em resposta a: #29224

Caro confrade:
A linha Freire Alemão Cisneiros dá os do Brasil.Tem esta descendência?Estará publicada algures?Vi nos 2 tomos do Cunha Bueno qualquer referência.Mas é pouco.Eu tenho os costados desnvolvidos dos Cisneiros de Faria e Ferreira.Se quiser é só pedir.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#29307 | Saborra | 23 out 2002 11:11 | Em resposta a: #29252

Caro confrade,

Muito me interessam esses costados. Sou neto de Fernando de Cisneiros ferreira Horta e Costa, cujas informações figuram já aqui no GP.
Será que poderia ter acesso a essas informações? De que forma.
Obrigado
Cumprimentos

Miguel Maria Horta e Costa Arrobas da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#29324 | Conde | 23 out 2002 13:54 | Em resposta a: #29307

Caro Confrade:
Diga quais são os últimos antepassados que quer e eu dou-lhe as ascendências via forum.Espero que quem souber mais faça o mesmo e agradeço desde já.

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#29391 | Saborra | 24 out 2002 11:17 | Em resposta a: #29324

Caro confrade,

Agradeço a sua disponibilidade.
Conheço e possuo as obras já citadas "Bivares de Portugal" e as da autoria de António de Sousa Lara, meu primo aliás.
No entanto, não tenho conhecimento dos meus antepassados pelo lado de António Nazareth Ferreira, pois somente conheço os nomes de seus pais António Ferreira e Ana Maria da Nazareth, os quais figuram aliás já no GP. Não tenho incidido os meus estudos tanto sobre este lado pelo que me interessava saber algo mais.
Numa das obras de Sousa Lara fala-se de uns Ferreiras Solas. Gostaria, caso soubesse, se tem conhecimento de ascendentes do supra referido Antonio N. Ferreira.
Muito obrigado,

Miguel Arrobas

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#29451 | Rui Portugal | 25 out 2002 11:16 | Em resposta a: #29391

Caro Miguel Arrobas,
Aproveito a sua intervenção no forum para esclarecer um erro do Genea. O filho de António Ferreira e de Ana Maria da Nazareth nunca usou o nome de António Nazareth Ferreira, como diz o Genea, mas sempre o de António Ferreira como seu pai; nem faria sentido o contrário pois neste caso Nazareth é nome próprio e não apelido; nenhum dos seus numerosos irmãos usou outro apelido que não o de Ferreira.
Estes Ferreiras também nada têm a ver com os chamados Ferreiras Solas.
Está em preparação um trabalho sobre a sua ascendência.
Cumprimentos
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#29452 | Saborra | 25 out 2002 11:29 | Em resposta a: #29451

Caro Rui Portugal,

Muito obrigado pela sua resposta. Ficarei a aguardar o referido trabalho.
Os meus cumprimentos
Miguel Arrobas

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#29469 | Conde | 25 out 2002 14:37 | Em resposta a: #29391

Caro Confrade:
Já que vai sair uma obra sobre Ferreiras,pergunto se está interessado noutro Costado de Alemão Cisneiros?
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#29472 | Rui Portugal | 25 out 2002 15:02 | Em resposta a: #29452

Caro Miguel Arrobas,
Se quizer fazer-me o favor de me enviar o seu mail para rdnpt@aeiou.pt, terei todo o gosto em lhe fornecer os dados que tenho sobre a ascendência destes nossos Ferreiras.
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#29598 | Saborra | 28 out 2002 10:26 | Em resposta a: #29472

Muito obrigado,

Assim farei e de seguida lhe envio o meu mail para esse endereço.

Miguel Arrobas

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#29599 | Saborra | 28 out 2002 10:30 | Em resposta a: #29469

Caro Confrade,

Tudo o que respeita a essa familia me interessa, no entanto penso ter bastantes informações sobre a mesma.
O que realmente me interessa são os Costados Ferreiras, mas sobre esses, fico a aguardar a obra citada.
Muito obrigado pela disponibilidade,

Miguel Arrobas

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#30646 | Conde | 14 nov 2002 09:07 | Em resposta a: #29599

Caro Confrade:
Sabe alguma coisa da ascendência de D.Simoa de Faria Pimentel e de D.Inácia do Avelar?A primeira é de Obidos e da família dos Capitães-mores dessa terra e dizem morava no Palácio dos Duques de Cadaval.A segunda era de Elvas,filha de um Oficial mas nascida de pais incógnitos com o expressivo apelido de "da Soledade".
Muito agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#71809 | V.Q.F. | 26 ago 2004 22:52 | Em resposta a: #30646

Caro Conde,

Tenho algumas informações que possivelmente já conhece:

- Faustino Manuel de Mendonça Cisneiros, Capelão Fidalgo da Casa Real (Alvará de 16.Set.1748), natural do lugar da Vermelha, termo da vila do Cadaval, filho de Nuno de Faria Franco, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real (ANTT, Registo Geral de Mercês, D. João V, L38, fl516v);

- José de Alemão Cisneiros, Capitão de uma das companhias de Infantaria da Ordenança da vila do Recife (Carta de 24.Nov.1784 – ANTT, Registo Geral de Mercês, D. Maria I, L18, fl135v).

Com os melhores cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#71916 | Conde | 29 ago 2004 11:54 | Em resposta a: #71809

Caro Confrade:
Não conhecia e agradeço muitíssimo.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#178874 | mcisneiros | 04 jan 2008 23:12 | Em resposta a: #29307

muito me interessam esses costados sou neta de maria manuela may d´oliveira cisneirs ferreira, cujas informaçoes figuram aqui no GP.
Será que poderia tambem ter acesso a essas informações.
Obrigado
comprimentos
Maria Manuela D´ Oliveira Cisneiros Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#179451 | Conde | 08 jan 2008 11:15 | Em resposta a: #178874

Pode aceder pondo em Pessoas o apelido Cisneiros Ferreira e subindo ou baixando pelo nome que desejar. Vai sair um livro sobre esta sua família. Já descobrir mais dados sobre os May de Oliveira.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#179471 | mcisneiros | 08 jan 2008 12:52 | Em resposta a: #179451

muito obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#179489 | mcisneiros | 08 jan 2008 14:19 | Em resposta a: #179451

sobre os may de oliveira sei pouco mas gostaria de saber mais
sei que o palacio fica no largo da luz e hoje é o seminario a minha avo nasceu e viveu ai

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#179506 | Conde | 08 jan 2008 16:09 | Em resposta a: #179489

Os May têm várias linhas: May de Azevedo, May Figueira e May de Oliveira. Alguns destes pode procurar no site. São todos os mesmos, isto é da mesma família. O seu antepassado Oliveira casado com a senhora May era advogado. Amanhã envio mais notícias. Se me quiser dar um email , envio particularmente o restante da sua linha para a poder actualizar e completar, para o livro.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#179509 | Conde | 08 jan 2008 16:16 | Em resposta a: #179506

O May Totta que aparece no site é também seu parente. Os Tottas são os do Banco !

Resposta

Link directo:

RE: Freire Alemão de Cisneiros

#179513 | mcisneiros | 08 jan 2008 16:24 | Em resposta a: #179509

o meu email mcisneiros_2hotmail.com

Resposta

Link directo:

Freire Alemão de Cisneiros

#434307 | renato moraes | 08 jun 2021 12:17 | Em resposta a: #20721

Prezados confrades os Freire Alemão de Cysneyrosdo Brasil ,descendem de Brás Freire Alemão de Cysneyros de Álcobaça.tenho arquivo importante sobre.

Resposta

Link directo:

Freire Alemão de Cisneiros

#434354 | V.Q.F. | 10 jun 2021 13:30 | Em resposta a: #434307

Caro Renato Moraes,

Agradeço a sua mensagem e vinha perguntar se pode partilhar as informações que tem sobre a família Freire Alemão de Cisneiros, aqui no fórum, p.f.?

Com os melhores cumprimentos,
Vasco Fernandes

Resposta

Link directo:

Freire Alemão de Cisneiros

#434402 | renato moraes | 12 jun 2021 12:46 | Em resposta a: #434354

Será uma honra compartilhar caros confrades.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 22:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen