Pesquisa no Gayo

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas | Famílias | Regiões

Pesquisa no Gayo

#20782 | Rodarte | 08 mai 2002 00:35

Caros colegas,

Algum colega que tenha o Gayo poderia ter a bondade de me informar se o "Dr. João Barbosa Teixeira Maciel, filho de Manuel Barbosa Teixeira e de sua mulher Maria Ventura da Rocha; neto pela linha paterna, de Bento Fernandes Teixeira Barbosa e de sua mulher Ana Maciel; e descendente dos Barbosas da Casa da Raposeira, no concelho de Arcos de Valdevez, ramo da casa de Aborim, dos Teixeiras de Vila Real e dos Macieis de Darque, comarca de Barcelos" teria alguma irmã ou filha... em havendo algum, seria possível me fornecer os nomes e dados biográficos disponíveis?

Mui cordialmente,

Claus Rommel Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Gayo

#20855 | aeiou2 | 09 mai 2002 09:41 | Em resposta a: #20782

Caro Claus Rommel Rodarte

Para encontrar asligações que pretende terá que chegar a gerações mais antigas além das de Bento Fernandes Teixeira e Ana Maciel,pois no Gayo encontram-se Casa da Rapozeira,Maciel darque,Casa de Aborim,mais ou menos completos e incompletos,mas deve andar tudo por volta de 1635/1688.
Sugestão:Investigar na freguesia de nascimento do Dr.João Barbosa Teixeira Maciel a existência de mais irmãos,casamento ou filhos.
sempre ao dispor
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Gayo

#20875 | Rodarte | 09 mai 2002 16:03 | Em resposta a: #20855

Prezada Maria,

Muito grato fico por sua resposta.

Interessa-me saber quais eram as ligações que existiam, no século XVII e XVIII, entre os Rego Barreto e os Barbosa Maciel, de Viana do Castelo (e se entre estes houve alguma mulher no Convento da Vila do Conde). Sei que houve um Visconde de Geraz de Lima que descendia de ambas as famílias. O tal Dr. João Barbosa serve-me de marco... e pode indicar a solução para um intrigante mistério genealógico que me assombra...

Uma vez mais, agradeço a gentileza.

Cordialmente,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Gayo

#20876 | orgc | 09 mai 2002 16:04 | Em resposta a: #20782

Para Maria e Claus

Casa dos Lopes Amorim,Casa dos Garcia Maciel,consultar a obra-Barcelos Histórico Monumental e Artístico,do Pad.e António Júlio Limpo Trigueiros SJ(da Casa Torre de Moldes-Barcelos)com a colaboração de Eugénio Andrea da Cunha e Freitas e Maria da Conceição Cardoso Pereira de Lacerda.É um trabalho valioso com um levantamento exaustivo das famílias nobres da região,etc.basta ser da autoria de quem é para garantia do seu valor documental e de consulta imprescindível.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Gayo

#20899 | vbriteiros | 09 mai 2002 23:26 | Em resposta a: #20782

Meu Caro Senhor
No livro " Casas de Viana Antiga" a pags. 99/103, pode-se ler um pouco da genealogia dos Barbosa Maciel de Viana do Castelo.
Porém o texto que é um tanto confuso,aliás um dos defeitos do livro,cita dois possuidores como o mesmo nome sem fazer a ligação entre eles:
1- Dr João Barbosa Teixeira Maciel que em 5.9.1730 arrematou o palacete.
Cita a seguir João Barbosa que estudou em Coimbra à custa de seu tio António Maciel Teixeira, com alcunha o Baetas que enriqueceu no Brasil, falecendo em 7.1.1712( Brasil?).
Este João Barbosa foi Provedor Mór e Ouvidor Geral na Baía em 1710,s.m.n. O livro não refere qual o parentesco com o Dr João Barbosa Teixeira Maciel.
2- Em 1863 o palacete pertencia a João Barbosa Teixeira Maciel, que enobreceu o palacete modificando a fachada e colocando no meio do 1º andar um brazão de Teixeira-Barbosa-Maciel.
Diz a seguir que o último administrador vincular faleceu em 13 de Novembro de 1880 sem geração, sucedendo-lhe sua irmã D. Maria da Natividade Pereira de Aráujo Barbosa, que morreu solteira em 8.4.1906.
Presumo que este último Administrador era este João Barbosa Teixeira Maciel e que D. Maria da Natividade era sua única irmã.
Mehr weiss ich nicht!
Cumprimentos
Vasco Briteiros
P.S.- o belo palacete é hoje o Museu Municipal possuindo uma óptima colecção de cerâmica de Viana .

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Gayo

#20995 | Rodarte | 11 mai 2002 04:32 | Em resposta a: #20899

Muito grato fico pelas gentis contribuições.

Eu já havia visto referência a esse Dr. João Barbosa, que estudou em Coimbra às custas do rico tio António (que penso ser o que foi Provedor Mór e Ouvidor Geral na Baía em 1710 - e não o sobrinho).

O meu interesse é saber que relação os Barbosa Maciel tinham com os Rego Barreto nessa época (1710 a 1760), pois aparece em meus documentos uma relação entre um tal Luís do Rego Barreto Maciel (avô paterno do primeiro Visconde de Geraz de Lima) e um enjeitado de sobrenome Barbosa, cujo primôgenito vai ser dado em batismo ao dito fidalgo e, tempos depois, abandonar o sobrenome Barbosa para adotar a alcunha Rodarte...

Há algumas relações e similaridades entre os Rego Barreto e os Rodarte (desses, ou um desembargador do Porto, ou um seu filho que andou fugido de casa e se casou sem o consentimento dos pais, pode ser o pai incógnito do enjeitado), mas sobre o nome Barbosa há só especulação... Tanto os Barbosa Maciel quanto os Rodarte eram ligados às freiras claritas e à Vila do Conde... Estou investigando se dos Barbosa Maciel havia alguma mulher freira nessa época e se, em havendo, onde estava e quem era... a mãe incógnita, se for freira, explicaria o filho enjeitado e o silêncio sobre os avós do que muda de nome (e tem a vida investigada num processo de impedimento de casamento, que resulta em nulo, e no De Genere de dois filhos, que se ordenaram padres), o qual veio a servir a Justiça em partes do Brasil...

Mui cordialmente,

Claus Rommel Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Gayo

#21025 | vbriteiros | 11 mai 2002 17:27 | Em resposta a: #20995

Caro Claus Rodarte
1- A relação dos Barbosa maciel com as freiras de Santa Clara de Vila do Conde parece-me fácil de explicar pelo facto dos terrenos onde o Dr João Barbosa Teixeira Maciel terem sido obtidos por "enphiteuticação" às ditas freiras, o que pressupõe um pagamento anual de "foro" e por isso todas as gerações seguintes necessitavam de contactarem o convento de Vila do Conde ( heranças,vendas , hipotecas etc). Isto poderia levar séculos ( tenho um exemplo de terrenos em Braga, que os foros estabelecidos em 1638, eram pagos todos os anos e só foram remidos,liquidados e terminados em 1948 pelos meus Pais!!).
2 - O 1º Visconde de Geraz do Lima chamou-se Luis do Rego Barreto, filho natural legitimado de António do Rego Barreto. O nome da Mãe não é citado. Os avós não são citados na NP. Não vejo uma relação próxima com os Barbosa Maciel.
A casa dos Barbosa Maciel passa de D. Maria da Natividade para sua "parente" a Viscondessa da Torre das Donas D. Maria Emilia de Barros Lima do Rego Barreto e esta não teve geração.
3- Os legados de António Macielé que trazem grandes problemas. Os herdeiros foram a Misericordia e Hospital da Baía e parentes!
A sobrinha Francisca Teixeira Maciel herda 25000 cruzados para a institução de um vínculo.Esta senhora tinha casado em 1696 com Baltasar Malheiro e os bens ficaram determinados na escritura de 11 de Novembro de 1716. Houve forte questão judicial entre estas duas familias que terminou por acordo de 29.7.1751. Haverá aqui filhos extra matrimónios ou não? Porque brigaram? Talvez possa ter aqui uma base de investigação entre Malheiros da Neiva e Teixeira Maciel.Nesta região do Vale do Lima, as casas nobres eram todas mais ou menos aparentadas entre si.
4- Quanto ao Provedor-Mór e Ouvidor-Geral da Baía em 1710, inclino-me mais para o sobrinho dado o grau acádémico que possuia.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Gayo

#21102 | Rodarte | 12 mai 2002 21:21 | Em resposta a: #21025

O caso que tenho em mãos é espinhoso e digno de um romance:

1) Família Rodarte morando temporariamente no Porto (Dr. Rodarte é desembargador da Relação do Porto, casado com gente da Bahia e com mãe da Vila do Conde), com relações de compadrio com as freiras de Santa Clara...

2) Rumores de um romance no Porto...

3) Filho ilegítimo (e sacrílego?)...

4)Infâmia... Livra-se do inconveniente e
se evita a infâmia: enjeitado em Palmeira de Faro, termo da Vila de Esposende (relação do Porto e couto do Convento de Santa Clara da Vila do Conde), de pais oficialmente para sempre incógnitos... Recebido numa família de sobrenome Álvares, não tem padrinho (só madrinha) e recebe o sobrenome Barbosa (vindo misteriosamente de não sei onde)...

5) O enjeitado Barbosa, lavrador, se casa em Palmeira de Faro, onde sempre viveu e haverá de viver, com cinco padres servindo de testemunha (sem contar o que conduz a cerimônia de casamento)... o primogênito dessa união ele dá em batismo ao fidalgo Luis do Rego Barreto Maciel (que segundo o Gayo é o avô paterno do primeiro Visconde de Geraz de Lima), de Viana de Castelo, com quem, por algum motivo, se corresponde...

6) O Dr. Rodarte e um seu filho, que fugira de casa e se casara às escondidas, sem o consentimento dos pais, já haviam ambos falecido à época do casamento e do batismo do primogênito do enjeitado Barbosa...

7) O filho do enjeitado é criado e educado às vistas do padrinho fidalgo (casado com gente da Bahia, tal qual o Dr. Rodarte)... Terá sido o afilhado por ele participado do passado de seu pai e provavelmente passado a conhecer a identidade de seus avós (que não podiam ser
oficialmente mencionados)?... Já vi casos em que isso aconteceu...

8) Acontece que o filho do enjeitado Barbosa se mete em encrencas (envolvimento com donzela cujo pai quer lhe obrigar a casar - ou lavar a honra com sangue)... e é despachado para o Brasil... aventura-se pela terra estranha até resolver se estabelecer... e quando resolve finalmente deitar raízes, muda de nome, adotando o Rodarte (em se tratando de simples usurpação para usufruto de status de fidalgo, estranha-me não ter usado "Rego Barreto" ou "Gama e Castro", famílias com quem tinha, na pior das hipóteses, "parentesco espiritual" - pois já vi casos em que isso aconteceu)...

9) A Igreja investiga por duas vezes a vida do que mudou de nome (um processo de impedimento de casamento, que se mostra descabido, e o De Genere de dois de seus filhos, que se ordenam padres) e nada apura de ilegal... O que muda de nome passa o resto de sua vida como serventuário da Justiça (se era para viver uma farsa, não havia ofício mais inadequado para sustentá-la)... se era para criar uma farsa, pior ainda ele mudar o sobrenome de uma hora para outra, sem se mudar de cidade... se era para passar desapercebido, por que haveria de escolher um sobrenome tão diferente?

10) De onde vem o sobrenome do enjeitado: Barbosa???? Enjeitado com nome diferente do da família que o adotou, sem padrinho, amigo de fidalgo a quem não deve nenhum tipo de vassalagem ou mercê, com cinco padres servindo-lhe de testemunha no casamento... e filho mudando de sobrenome quando resolve se casar (e passa a servir à Justiça)...

Já viu algo assim? Estou à procura de parâmetros para orientar minha pesquisa... qualquer ajuda é bem-vinda...

Cordialmente,

Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no Gayo

#21122 | vbriteiros | 13 mai 2002 00:55 | Em resposta a: #21102

A história que apresenta é uma verdadeira "Novela". Tema bem difícil.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Pesquisa no Gayo

#434703 | jgpereira | 26 jun 2021 12:18 | Em resposta a: #20899

Bom dia e cumprimentos,
Apesar da antiguidade do tópico, aqui ficam clarificações essenciais, caso alguém venha a pesquisar informação sobre o tópico:
- O Dr. João Barbosa Teixeira Maciel era filho de Manuel Barbosa Teixeira, homem rico - financiou p. Exemplo, o Altar Mor da Igreja de São Bento, em Viana - pelo que, quiçá o tio também lhe enviasse dinheiro, mas não foi o tio que financiou os estudos dele em Coimbra. Tenho cópias do Copiador de Cartas de António Maciel Teixeira, meu tio sétimo avô.
- Os Rego Barreto eram primos dos Barbosa Teixeira Maciel, pela parte de D. Cipriana Sottomayor, que era filha de um Malheiro Reymao.
- Os Malheiro Reymao e os BTMaciel tinham um antepassado comum, Pedro Pires, natural de Refoios de Lima.
- D. Maria da Natividade Pereira de Araújo Barbosa, depois usou Pereira de Barbosa Teixeira Maciel, não foi Administradora vincular, pois os vínculos estavam extintos quando o irmão mais velho morreu.
- Tinha um outro irmão, o Tenente Manuel Luís Pereira de Araújo Barbosa, casado em Chaves, que ali faleceu poucos dias antes do óbito do irmão mais velho.
- A representação familiar passou a João Augusto Barbosa, filho de Manuel Luís Pereira de Araújo Barbosa e, portanto, sobrinho de D. Maria da Natividade e de João Barbosa Teixeira Maciel, último Administrador Vincular.
- Baltazar Malheiro de Neiva era Malheiro Reymao, Fidalgo da Casa Real, Mestre de Campo de Auxiliares e primo da mulher, D. Francisca Maciel Teixeira. Não tiveram descendência.
- Quando faleceu o Dr. João Barbosa Teixeira Maciel, em 1735, sucedeu lhe um primo, Tomás António Maciel Teixeira que era casado com Maria Helena Maciel, sua prima e meia irmã do Dr. João Barbosa Teixeira Maciel e de D. Francisca Maciel Teixeira.
Melhores cumprimentos
Jorge

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 19:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen