Judeus portugueses em Rhode Island - séc. XVIII

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Heráldica

Judeus portugueses em Rhode Island - séc. XVIII

#20885 | rmfrp | 09 mai 2002 19:42

Caros leitores do Fórum:

Procuro informações sobre a ascendência das famílias Lopez e Rivera, de mercadores judeus de origem ibérica estabelecidos em Newport, Rhode Island no século XVIII.

Aaron Lopez nasceu em 1731 em Lisboa e tinha o nome cristão de Duarte, que abandonou quando chegou à América. Era filho de Moses Lopez. Casou em 1763 com Sarah Rivera, filha de seu tio Jacob Rodriguez Rivera, originário de Sevilha (?).

Agradeço desde já qualquer informação sobre este tema.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Judeus portugueses em Rhode Island - séc. XVIII

#20974 | paul | 10 mai 2002 21:56 | Em resposta a: #20885

Ja tentas-te contactar o Touro Synagogue? Este e a mais antiga sinagoga nos Estados Unidos e foi fundado por judeus safardicos.

http://www.tourosynagogue.org/history.htm

Este artigo menciona um Aaron Lopez, que deu uma candelabra em 1770.

Resposta

Link directo:

RE: Judeus portugueses em Rhode Island - séc. XVIII

#20985 | rmfrp | 10 mai 2002 23:31 | Em resposta a: #20974

Caro Paul:

Obrigado pela sua sugestão.

Eu já conhecia a página que indicou. O Aaron Lopez a que me refiro é esse mesmo que ofereceu o candelabro. Aliás, estas pessoas estão ligadas à fundação da Sinagoga de Touro. De acordo com uma outra página que encontrei na internet, foi Jacob Rodriguez Rivera que em 1759 representou a comunidade judaica no contrato de compra do terreno para a sua construção.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Judeus portugueses em Rhode Island - séc. XVIII

#21089 | valadares | 12 mai 2002 17:34 | Em resposta a: #20985

Caro Sr.
Saudações ! Não muito há sobre esta família norte-americana. Que eu me lembro, só há este registro, em
Malcolm H. Stern. "First American Jewish Families. 600 Genealogies. 1654-1988", p. 175.


I - Diego (Moses) José Lopez c.c. ..............., pais de :
II a- Aaron (Duarte ou Edward, 1731-28-05-1782); b) David (Gabriel, ? - 1797) e c) Moses (Henry , 1746-1763).
IIa - Aaron Lopez c.c 1) Sarah Rivera e 2) Abigail Lopez (Ana, Portugal, 1726 -1762). Filhos do segundo casamento :
III -Catherine (c.c. Abraham Mendes Pereira), Rachel, Rebecca, Miriam (Maria), Deborah, Hannah, Joshua, Abigail, Juliet, Delia, Gracia, Samuel, etc.

Atenciosamente,

Paulo Valadares
faiguen@attglobal.net

Resposta

Link directo:

RE: Judeus portugueses em Rhode Island - séc. XVIII

#21103 | rmfrp | 12 mai 2002 21:38 | Em resposta a: #21089

Caro Paulo Valadares:

Muito obrigado pelas informações que me forneceu. É curioso que a data de nascimento de Aaron Lopez é sempre indicada como 1731, mas não sei qual será a fonte (talvez a idade indicada no registo de óbito?).

Segundo consegui saber, foi publicado um livro sobre Aaron Lopez, chamado "Lopez of Newport: Colonial American Merchant Prince", de Stanley F. Chyet (Detroit, Wayne State University Press, 1970). Não sei se contém mais informação sobre a ascendência desta família. Infelizmente, a obra não existe na Biblioteca Nacional de Lisboa.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Judeus portugueses em Rhode Island - séc. XVII

#21237 | doria_gen | 14 mai 2002 01:59 | Em resposta a: #20974

Pois é, pensei logo nos Touros - que aliás parece que usavam as mesmas armas dos Tourinhos... (Tanto Touro quanto Tourinho viriam de Torah - mas isso vou discutir no tópico ``Tourinhos e Antunes Maciéis.'')

fa

Resposta

Link directo:

RE: Judeus portugueses em Rhode Island - séc. XVIII

#42702 | rmfrp | 31 mai 2003 23:28 | Em resposta a: #21089

Caro Paulo Valadares:

Regresso a este tópico pois obtive novos dados genealógicos relativamente aos judeus de Newport. Neste avanço foram fundamentais tanto a informação que aqui deixou, e que uma vez mais agradeço, como a contida no livro de Stanley F. Chyet "Lopez of Newport: Colonial American Merchant Prince", anteriormente citado e ao qual tive entretanto acesso. Começo por reproduzir um texto publicado nesta obra, e escrito cerca de 1825 por Sarah (Rivera) Lopez, viúva de Aaron Lopez, residente em Nova Iorque, a pedido da sua amiga Mrs. Priscilla Lopez, de Charleston:


"This genealogy I cannot trace farther back than from my husband's father named Diego Jose Lopez, a man much respected and esteemed in Portugal where he was born and married twice. By his first wife (who was my grandfather Rivera's sister) he had two sons and one daughter named there Jose, Michael [Miguel], and Elizabeth. Jose, the oldest son, from some unpleasant circumstances connected with the affairs of the Inquisition, supposing himself in danger of being imprisoned in that horrid place, quited the country very young in his father's lifetime, and went as I am informed to England, from whence he was the first of his brothers that came to America, where in compliance with our religious forms and customs he changed his name to that of Moses and married my grandfather's daughter Rebecca.

The whole family afterwards removed from New York to Newport, where they lived a number of years and there he died. He had eight children, three of them, Isaac, Daniel, and Abigail died, and his widow (your husband's mother) going finally from Newport to Charleston, and all her children, you well know that the whole family died there. By the second wife of my husband's father who was of the Lopez family, he had three sons, named in rotation, Edward [Duarte], Henry, and Gabriel. Henry died quite young, and his brother Edward, the oldest who brought with him his other brother Gabriel, the youngest (now dead), were called here Aaron and David, they being the two next half brothers to Moses that came to America.
With the first brother Edward came also from Portugal his first wife and a young daughter, their names being there Anna and Catherine were altered for Abigail and Sarah, the marriage ceremony of our religion being on their arrival performed here between him and his said wife. By her he had seven children, who are all dead, excepting the youngest daughter named Rebecca Hendricks, a widow residing in this city [New York]. By my husband's second marriage with me we had ten children. Two sons both named Jacob died at Newport, and my daughter Maria Levy at Wilmington. The remaining seven now living are my daughter Hannah Rivera, a widow, Abigail Gomez, Juliet Levy, Samuel Lopez, married, Joshua, Delia, and Gracia, unmarried. The last that came in succession to America was another own brother to Moses, by the name of Michael, altered here to Abraham. With him came also his wife and three sons, the mother there being called Joana, took the name of Abigail, and the sons whose names were in rotation Edward [Duarte], Joseph [José] and John [João], were changed for Moses, Samuel and Jacob, their parents' marriage ceremony being also performed here.

The whole of this family is now dead, excepting Moses, who after the death of his brother Jacob at Newport not long ago, came to this city, and lives in my family. Elizabeth, who was own sister to Abra[ha]m and Moses, who having been married, was left a widow with four daughters and one son. The oldest daughter was my husband's first wife, who as before said came to this country. The mother and two of the other daughters were killed by an earthquake in Portugal in the year 1755, the house falling upon them, and the son, a worthy young man, was murdered in cool blood in his own house by a Spanish traitor who lodged there one night as his intimate friend, so that of the whole family, only one daughter was left living in Portugal, who would not quit it when the last brother came away. There were also left there several other near connections of the Lopez name.

As your own children's grandmother Lopez was originally a Rivera, and the two families of Lopez and Rivera are nearly connected both by blood and marriage, I will also give you some description of the latter, beginning with my grandfather of that name. He was born in Spain, where he married twice, being there much esteemed. By his first wife he had only one son, and by the second a son and a daughter. With this family he emigrated to America, and came to New York in which place was also performed the marriage ceremony, and had their names altered. He took that of Abraham, the eldest son was called Isaac, the other Jacob, and the daughter Rebecca, but what they were called in their country I cannot say. Some time after being settled here, Jacob, the second son, who afterwards became my father, went to Curaçoa, where he married my mother, a widow whose name before she had her first husband named Sasportas was Pementel. With her he returned to New York, where I was born, and my grandfather losing his wife, he after some time married a third named Lucena, which he also buried in New York, having no children by her and the family then removed to Newport, the place of my brother Abraham's nativity, and finally the old gentleman and his two sons Isaac and Jacob died there. My mother came with me to New York (where she and my said brother ended their days). The latter left only his wife and his only son Aaron, now in Wilmington, to keep up the Rivera's name."


O meu interesse na comunidade judaica de Newport residiu desde o início no facto de se tratar de uma comunidade de mercadores de origens portuguesas e espanholas (confundindo-se muitas vezes as duas nacionalidades) em que estavam presentes os apelidos Lopez, Rodriguez e Rivera - exactamente como sucedia numa família de mercadores cristãos-novos de que descendo, e que se encontrava nos séculos XVII e XVIII espalhada pela Península Ibérica, com maior incidência no Sul (Alentejo, Algarve e Andaluzia).

Lendo o texto de Sarah Rivera, confirmamos que Aaron Lopez era filho de Diego José Lopez e ficamos a saber que este Diego era português e casou duas vezes, a primeira com uma irmã do avô Rivera de Sarah Lopez (Abraham Rodriguez Rivera, pai de Jacob Rodriguez Rivera) e a segunda com uma senhora da família Lopez cujo nome não é revelado, sendo esta última a mãe de Aaron Lopez.

Ao consultar os dados de que disponho relativamente aos meus familiares, verifiquei que tinha conhecimento de apenas uma pessoa com o nome Diego José. Trata-se de Diego José Ramos, administrador de tabacos em Beja, preso pela Inquisição em 1720 quando contava 35 anos de idade, espanhol de nascimento (Ossuna), mas residente em Portugal desde muito novo (pelo menos desde 1699).

Poderia este Diego ser o pai de Aaron Lopez? Verificamos que o pai de Diego se chamava Jerónimo Lopez Ramos, o que explicaria o uso do apelido Lopez. Passaremos a confrontar a restante informação de que dispomos.

Aaron Lopez nasceu cerca de 1731. Através do texto acima reproduzido ficamos a saber que era o filho mais velho do segundo casamento do seu pai. Por outro lado, a obra de Stanley F. Chyet indica que José, o filho mais velho do primeiro casamento do pai de Aaron, tinha cerca de 33 anos de idade em 1739, o que coloca o seu nascimento cerca de 1706. Havia portanto uma grande diferença de idade entre os filhos do primeiro e do segundo casamento de Diego José Lopez.

Regressemos a Diego José Ramos, o administrador de tabacos. Apenas sei que casou uma vez. Não disponho porém de informação sobre ele posterior a 1724, ano em que foi condenado pela Inquisição a cinco anos de degredo nas galés, sendo solto poucos meses depois por motivos de saúde e indo viver para Sintra onde tinha uma filha casada. Se considerarmos, porém, que o primeiro filho do seu segundo casamento apenas nasceu em 1731, parece lógico que o referido casamento se tenha realizado depois de 1724.

Dizem-nos os dados da América que a primeira esposa do pai de Aaron Lopez era irmã de Abraham Rodriguez Rivera. Que sabemos da esposa de Diego José Ramos? O seu nome era Rosa Margarida. Conhecemos-lhe quatro irmãos: Miguel Rodriguez, Manuel de Rivera, Francisco Rodriguez e José. Aqui estão os apelidos Rodriguez e Rivera. Um dos irmãos citados será Abraham, que quando vivia na Europa não usava certamente esse nome.

Certas fontes indicam, por outro lado, que a família Rodriguez Rivera de Newport teria origem em Sevilha. De Rosa Margarida, irmãos e irmãs, num total de oito, conhecemos apenas a naturalidade de um deles: Miguel Rodriguez, baptizado na paróquia de San Martin da cidade de Sevilha.

Regressando à genealogia escrita por Sarah Lopez, lemos que do primeiro casamento Diego José Lopez teve três filhos - José, Miguel e Elizabeth - e que José deixou Portugal ainda muito novo, para escapar à Inquisição.

Que sabemos relativamente à descendência do Diego residente em Portugal? Sabemos que era já casado em 1703, e que teve pelo menos cinco filhos: Ana, José, Jerónimo, Miguel e Isabel. Da lista constam realmente um José, um Miguel, e também uma Isabel, se considerarmos que Elizabeth deve ser uma tradução deste nome. Não há nenhuma Ana nem nenhum Jerónimo na relação indicada por Sarah Rivera, o que não surpreende pois dificilmente alguém residente na América saberia tudo sobre os seus parentes portugueses. Para mais, Ana morreu cedo (o seu marido voltou a casar em 1735), o mesmo pode ter sucedido com Jerónimo, que apenas temos documentado em 1720.

Sabemos ainda, através do texto de Sarah Rivera, que Ana (depois Abigail) Lopez, primeira esposa de Aaron Lopez, era a filha mais velha de Elizabeth. Os dados provenientes do livro de Malcolm H. Stern indicam que terá nascido em 1726. Por outro lado, de Portugal sabemos que Isabel Maria da Rosa, filha de Diego José Ramos, casou em 1725 com Manuel Freire, o que condiz com a data de 1726 para o nascimento da primeira filha.

Neste momento parece-me interessante voltar a referir José, o filho mais velho de Diego José Lopez, cuja data de nascimento é colocada cerca de 1706 pelo livro de Chyet. Temos em Portugal uma única indicação indirecta da sua idade. Trata-se de uma denúncia, feita em 1723, em que um seu parente refere que José lhe teria confessado ser judeu. Estes acontecimentos teriam acontecido cerca de cinco anos antes, quando José teria cerca de 12 anos de idade segundo o denunciante. É fácil fazer a conta: 1723-5-12 = 1706, o que é uma coincidência notável no que respeita à idade. Em 1723, teria José 17 anos de idade, não lhe faltavam motivos para fugir de Portugal (se é que não tinha fugido já): o seu pai estava preso desde 1720, a sua irmã Ana e o marido desta foram também presos cerca de 1723, e o próprio José estava já denunciado conforma acima referido.

Face a todas as coincidências atrás descritas, parece-me legítimo identificar Diego José Lopez, pai de Aaron Lopez, com Diego José Ramos, administrador de tabacos em Beja preso pela Inquisição em 1720.

Daqui seguem imediatamente as ascendências paternas tanto de Aaron Lopez como de Jacob Rodriguez Rivera. Aaron Lopez, filho de Diego José Lopez/Ramos, era neto paterno de Jerónimo Lopez Ramos e Ana Maria de Carvajal. Jacob Rodriguez Rivera, filho de Abraham Rodriguez Rivera, era neto paterno de Diogo Rodrigues e Isabel Vaz. O apelido Rivera provinha da família de Isabel Vaz, que tinha um irmão chamado José Lopez de Rivera (meu antepassado) e era filha de Miguel Lopez e Leonor Rodriguez.


Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Judeus portugueses em Rhode Island - séc. XVII

#104298 | ferrerabr | 01 nov 2005 18:23 | Em resposta a: #20885

Rui, ja pesquisou nos arquivos da Shearith Israel de New York?

Resposta

Link directo:

RE: Judeus portugueses em Rhode Island - séc. XVII

#104312 | Conceicao | 01 nov 2005 20:29 | Em resposta a: #104298

Caros, por acaso ja pensaram nas ligacoes com as Caraibas? Varios Lopez, em Curacao e demais ilhas. Cumprimentos, Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Judeus portugueses em Rhode Island - séc. XVII

#104351 | ferrerabr | 02 nov 2005 11:54 | Em resposta a: #104312

Conceicao, em se tratando de judeus-portugueses todos estao relacionados, partindo da sinagoga mae em Amsterdam, brasileiros, portugueses, Curacao, Barbados, Gibraltar, Londres, Bordeux, etc...

Resposta

Link directo:

RE: Judeus portugueses em Rhode Island - séc. XVII

#104356 | Conceicao | 02 nov 2005 13:36 | Em resposta a: #104351

Claro. MC

Resposta

Link directo:

RE: Judeus portugueses em Rhode Island - séc. XVII

#104377 | ferrerabr | 02 nov 2005 17:52 | Em resposta a: #104356

Nao sei vai ajudar mas segue o link abaixo.
LIST OF RABBIS AND MARRIAGES OF THE DUTCH-PORTUGUESE JEWISH CONGREGATION AT SURINAM FROM 1642 TO 1750
http://www.angelfire.com/mb2/jodensavanne/planta3.htm

Resposta

Link directo:

RE: Judeus portugueses em Rhode Island - séc. XVII

#104870 | rmfrp | 08 nov 2005 21:59 | Em resposta a: #104298

Caro ferrerabr:

Em primeiro lugar peço desculpa por só agora me ser possível responder à sua mensagem, uma vez que tive problemas informáticos que me impediram de aceder regularmente à internet durante várias semanas.

De facto, não tive ainda oportunidade de consultar os arquivos da Congregação Shearith Israel. A minha pesquisa tem-se centrado nos arquivos portugueses, uma vez que é destes que estou geograficamente mais próximo. Mesmo assim, os resultados têm sido bem interessantes, como referi na minha mensagem de 31-05-2003. Registei progressos adicionais nos últimos dois anos, e tenho prevista para breve a publicação um artigo sobre este assunto.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Judeus portugueses em Rhode Island - séc. XVII

#104907 | ferrerabr | 09 nov 2005 13:46 | Em resposta a: #104870

o sr. por acaso realizou alguma pesquisa em faro ou no algarve em geral?

Resposta

Link directo:

RE: Judeus portugueses em Rhode Island - séc. XVII

#104948 | rmfrp | 09 nov 2005 22:56 | Em resposta a: #104907

Caro ferrerabr:

Compreendo a sua pergunta. Leio todas as mensagens deste Fórum. Já recuperei o atraso que tinha devido aos problemas informáticos que referi na minha mensagem anterior neste tópico, e como tal tenho conhecimento do seu tópico "Judeus de Faro" onde vi que já teve resposta de um pesquisador experiente do Algarve, o colega Júlio Sousa.

A minha pesquisa relativa aos Lopez, Rivera e seus ascendentes e descendentes levou-me de facto ao Arquivo Distrital de Faro. Aliás começou lá, em registos de finais do século XIX de pessoas que eu ainda desconhecia terem ramos de ascendência cristã-nova. É necessário porém separar os cristãos-novos dos séculos XVI-XVIII dos judeus que entraram em Portugal a partir do século XIX: entre uns e outros pouco existe em comum para além da religião que alguns dos primeiros praticavam secretamente e os segundos puderam praticar abertamente. Daí que alguém possa saber muito dos cristãos-novos antigos e nada dos judeus recentes, ou vice-versa. No meu caso, sei alguma coisa dos cristãos-novos mas nada conheço das famílias judaicas que se estabeleceram no Algarve. A única pista que lhe posso dar, mas que já não deve ser nova para si, é a da monumental obra "Genealogia Hebraica - Portugal e Gibraltar", de José Maria Abecassis, que tratará eventualmente da família que procura.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 20:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen