Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira - Casegas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira - Casegas

#20897 | FJCSAC | 09 mai 2002 23:20

Caro Primo Rui e para a Primalhada caso ainda existem descendentes.

Teresa Dias de Carvalho * Casegas c. 1802 filha de Paulo Vaz de Carvalho e de Josefa Maria Joaquina Fernandes Álvares Pereira de Carvalho cc Paulo de Carvalho * Unhais da Serra cs (ver GP)

Do livro da Irmandade das Almas retirei a seguinte informação,filhos dos ditos (pelo menos):

I.1-Paulo Vaz Álvares Pereira de Carvalho * Casegas c 1823 n.c

I.2-Porfírio Giraldes Dias de Carvalho * Casegas c. 1823 cc Faustina Fernandes ...smn.

I.3-Barbara Dias de Carvalho * Casegas c. 1823 smn

I.4-Mariana Dias de Carvalho * Casegas c. 1823 cc Manuel Rodrigues de Oliveira,filhos pelo menos:

I.4.1-Francisco Rodrigues de Oliveira * Casegas c. 1848 cc Rosária Dias Robalo filha de N.... e de Antónia Dias Robalo smn

I.4.2-Maria Barbara de Jesus Dias de Oliveira * Casegas c. 1848 cc com António Antunes Duarte filho de João Antunes Duarte e de N...,smn.

I.4.3-Cândida de Jesus Dias de Oliveira * Casegas c. 1848 smn

I.5-José Vaz Dias de Carvalho * Casegas c. 1828,smn.

Como podem haver descendentes deste ramo e que os desconheço,aqui fica uma informação parcial mas que é útil.

Apareçam e digam alguma coisinha...

Um Abraço do Primo

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#21007 | FJCSAC | 11 mai 2002 13:17 | Em resposta a: #20897

Ao Genea

Agradecia que fosse acrescentado a este tópico "de Casegas",pois será mais fácil de o encontrar por regiões,como também para os eventuais descendentes terem um ponto de referência.Penso que se existirem já lá não se encontram.

Com os meus agradecimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#21010 | rmfrp | 11 mai 2002 14:00 | Em resposta a: #21007

Caro Primo:

Paulo Vaz Álvares Pereira de Carvalho faleceu solteiro em 13.11.1861 em Casegas com a idade de 25 anos. Seu pai Paulo de Carvalho faleceu já viúvo em 09.10.1866 aos 60 anos (a idade indicada é esta, mas talvez fosse um pouco mais velho, caso contrário casou aos 16 anos).

Já tem conhecimento de alguma ligação entre os Carvalhos de Unhais da Serra e os de Casegas?

Um abraço do primo,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#21021 | FJCSAC | 11 mai 2002 15:43 | Em resposta a: #21010

Caro Primo Rui

Nunca pesquisei tal ascendência.Os nossos directos já dão trabalho e mesmo despesa.

Estou á espera que apareçam primos deles descendentes e nos ajudem nesta tarefa.

Tentei saber se em Casegas ainda estava alguém deste ramo e nada souberam dizer.Penso pois que não.Houvi dizer que haveria um médico em Coimbra que seria Rodrigues de Oliveira.

A ver vamos se aperece alguma primalhada já dispersa.

Foi com a mesma intenção que coloquei o tópico dos Fernandes da Silva Grilo e os Gil Giraldes do Ourondo.Quando há muitos anos lá estive apenas existia lá a tal prima já de muita idade e que deu as dicas que constam desse tópico.

Não tem qualquer informação desta nova Rosária Dias Robalo e da mãe Antónia Dias Robalo?Lá vai mais uma consaguinidade...

Um abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#21026 | rmfrp | 11 mai 2002 17:35 | Em resposta a: #21021

Caro Primo:

É verdade, só os nossos antepassados já dão muito trabalho. Mas o estudo dos ramos colaterais também se pode tornar muito interessante, além de por vezes ser crucial para saber mais sobre os antepassados. Tenho já casos de parentes meus, colaterais afastados, que foram Familiares do Santo Ofício e cujos processos foram muito importantes no conhecimento da minha ascendência porque continham árvores genealógicas até aos quartos e quintos avós!

Não tenho dados relativos aos Dias Robalo que referiu. De José Fernandes Robalo * 1773 cc (1798) Maria Paula Dias conheço:

- Faustino Dias Robalo * 1814 cc Brízida Dias de Carvalho.
- Rosária Dias Robalo falecida solteira em 1860 com 40 anos.
- Narcisa Dias Robalo cc Jerónimo dos Santos da Silva Leal.

Provavelmente Antónia Dias Robalo será mais uma filha do mesmo casal.

Um abraço do primo,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#21247 | FJCSAC | 14 mai 2002 11:15 | Em resposta a: #21026

Caro Primo Rui

Não há dúvida que tem toda a razão.Sempre procurei tanto quanto possível os ramos colaterais e só assim chegamos á conclusão de sermos primos.

O meu problema e não ter o ANTT aqui no Porto e a minha experiência com os Mormons não foi a melhor.

A minha esperança é que apareça mais algum familiar que se interrese ou venha a interessar-se por genealogia.

Pelas as últimas informações do Senna o ramo do Carregal pode não só dar ligações familiares interessantes como também e eventualmente subir-se na ascendência.

A ver vamos.

Um abraço do primo

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#22439 | FJCSAC | 06 jun 2002 13:08 | Em resposta a: #21026

Caro Primo Rui

No Ourondo aparece um Jóse Leal da Silva cc c. 1904 com Delfina Gil Giraldes,nossa parente cs.

Será descendente di Jeránimo a que se refere?

É apenas uma dica.

Um abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#22919 | rmfrp | 15 jun 2002 00:06 | Em resposta a: #22439

Caro Primo:

Da descendência de Jerónimo dos Santos da Silva Leal cc Narcisa Dias Robalo, apenas conheço os filhos seguintes, todos naturais de Casegas:

- José dos Santos Robalo, f. 07.04.1867 em Casegas com 16 anos de idade.
- Joaquim, n. 21.09.1842.
- Maria, n. 16.10.1843.
- Ana, n. 12.08.1845.

Um abraço do primo,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#22926 | FJCSAC | 15 jun 2002 02:27 | Em resposta a: #22919

Caro Primo Rui

Só para acrescentar uma informação.

Uma das filhas da dita Teresa Dias de Carvalho e de Paulo de Carvalho,deve ter casado com o Dr. Ferreira Dias Gascão,que num artigo s/ Casegas se diz que se notabilzou "no tempo de D.Miguel"

Este Fereira Dias aparece no Concelho de Família,pelo lado paterno do meu bisavô e irmão então menores,pelo que apenas pode ser pela sua tia Teresa Dias.

Um abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#32306 | FJCSAC | 21 dez 2002 02:56 | Em resposta a: #22926

Caros Primos se é que esxistem.....!!!!

É para voltar a por o tópico na ordem da noite,PARA VER SE APARECEM.

Um Abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#45171 | Jó Carvalho | 16 jul 2003 23:13 | Em resposta a: #32306

É com pena que cheguei tarde! Soube mesmo tarde e mais que nunca tenho vontade de dar continuidade ao trabalho que o primo começou. Eu, um leigo nestas lides da Genealogia, vou tentar dar continuidade ao seu trabalho e procurar respostas para o nosso passado, tentando acautelar o futuro desta infindável pesquisa.
Em sua memória dedico a minha homenagem e sntir por nunca ter privado consigo.

José Júlio Vaz de Carvalho da Silva Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#45181 | rmfrp | 17 jul 2003 01:43 | Em resposta a: #45171

Caro José Júlio Vaz de Carvalho da Silva Cruz:

Foi com profunda consternação que tomei conhecimento, através da sua mensagem, do desaparecimento do nosso Primo e Genealogista, Francisco Álvares de Carvalho.

Decorreram cerca de dois anos desde que pela primeira vez as nossas investigações se cruzaram neste Fórum. Desde então, tive o privilégio de aqui receber informação de importância incalculável para o estudo dos muitos ramos de ascendência que gradualmente descobrimos ter em comum.

Encontrar neste Fórum o Primo Francisco, primeiro Parente que conheci através da Genealogia, constituiu um grande incentivo ao prosseguimento das minhas próprias pesquisas. Tinha a esperança de um dia nos virmos a conhecer pessoalmente, o que não se chegou a verificar.

Acompanho-o na homenagem ao nosso Primo e na intenção de aprofundar o vasto estudo que nos deixou.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#46593 | gfilipe | 31 ago 2003 03:33 | Em resposta a: #45181

Caro Rui,
Possui alguma informaçao sobre Maria Rosa de Sobral, Casegas, cc Pedro Nunes do sobral Gordo c. 1720(?), minha 6ª avo?
Uma abraço
Guilherme Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#46610 | rmfrp | 31 ago 2003 14:58 | Em resposta a: #46593

Caro Parente Guilherme Filipe:

Pedro Nunes era natural do Piódão e filho de Manuel Nunes, do Sobral Gordo, e de Isabel Lopes, do Piódão.

Relativamente a Maria Rosa, que em certos registos aparece como Maria Rodrigues Rosa, surpreende-me a referência a Sobral de Casegas (actualmente Sobral de São Miguel). A informação que tenho é que Maria Rodrigues Rosa era natural do Piódão e filha de Domingos Marques e Domingas Rodrigues, ambos do Piódão.

Estas filiações foram obtidas no registo de baptismo de Manuel José, filho de Pedro Nunes e Maria Rodrigues Rosa, baptizado em Pomares a 20.10.1723. Não localizei o registo de casamento de Pedro Nunes e Maria Rodrigues Rosa nem o de Domingos Marques e Domingas Rodrigues.

Manuel Nunes e Isabel Lopes casaram no Piódão a 31.05.1685 mas o registo não indica as respectivas filiações. A cerimónia foi realizada pelo Pe. Manuel de Vasconcelos, Cura do Piódão.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#46626 | Sobral | 31 ago 2003 23:28 | Em resposta a: #46610

Caros Senhores

Nas anotações que tenho sobre Domingos Marques cc Maria Rodrigues, meus antepassados, vem como fª Maria Rodrigues cc Pedro Nunes do Piódão casados a 20.03.1708 em Sobral, actual Sobral de S. Miguel (abaixo,vai tratado com este nome). Após o casamento não aparecem nos livros de Casegas (à qual pertencia Sobral)quaiaquer registos.sobre este casal, por ter ido residir no Piódão.

São estes os dados sobre Maria Rodrigues


First Generation

1. Maria Rodrigues was born on 17 04 1689 in Sobral de S. Miguel.

Maria married Pedro Nunes son of Manuel Nunes and Isabel Lopes on 20 03 1708 in Sobral de S. Miguel. Pedro was born in Piódão.


Second Generation

2. Domingos Marques .Domingos married Maria Rodrigues.

3. Maria Rodrigues .


Third Generation

4. Bartolomeu Domingues .Bartolomeu married Ana Marques.

5. Ana Marques .

6. Domingos Rodrigues was born on 10 11 1625 in Sobral de S. Miguel. He died on 1 03 1705 in Sobral de S. Miguel. He married Marta da Costa Fragoso.

7. Marta da Costa Fragoso was born in 1629 in Sobral de S. Miguel. She died on 6 04 1700 in Sobral de S. Miguel.


Fourth Generation

8. Pedro Domingues was born in Sobral de S. Miguel. He married Maria Geraldes on 29 01 1589 in Erada.

9. Maria Geraldes .

12. Manuel Rodrigues .Manuel married Maria André.

13. Maria André .

14. João Pires was born in Vide. He married Isabel Fernandes.

15. Isabel Fernandes .


Fifth Generation

16. Pedro Domingues was born in Sobral de S. Miguel. He married Desconhecida.

17. Desconhecida .

18. Isidoro Álvares .Isidoro married Maria Fernandes.

19. Maria Fernandes .

28. Domingos Domingues .Domingos married Desconhecida.

29. Desconhecida .

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#46704 | rmfrp | 01 set 2003 22:59 | Em resposta a: #46626

Caro Parente Gabriel Santos:

Muito obrigado pelas suas informações, que muito contribuem para o conhecimento de um ramo que é também da minha ascendência e que em pensava já não ser possível avançar mais.

Neste costado reencontro antepassados de outros ramos, como os números 8 e 9, Pedro Domingues e Maria Geraldes, e os números 12 e 13, Manuel Rodrigues e Maria André.

Suponho que Domingos Marques, número 2, seja parente próximo de outro antepassado meu, Domingos Marques "o Velho", do Sobral, cuja filiação desconheço e que casou a 15.06.1659 com Catarina Francisca Rodrigues, também do Sobral.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#47426 | Sobral | 09 set 2003 23:59 | Em resposta a: #46704

Caro Rui Pereira

De momento, devido a ter a casa de "pantanas" devido a obras não tenho disponível os meus apontamentos sobre o casal Domingos Marques cc Catarina Francisca Rodrigues. Pelo que lembro de "cor" tenho-a como sendo só Rodrigues.
Pode haver confusão com outro Domingos Marques c. a 4.4.1701 com Catarina Francisca, fª de Manuel Francisco e Isabel Marques.
Este Domingos Marques era filho do Domingos Marques cc Maria Rodriges.

É muito possível o parentesco entre os casais Domingos Marques/Maria Rodrigues e Domingos Marques/Catarina Rodrigues. 1º porque as aldeias de que falamos (Casegas/Sobral)não eram assim tão grandes, em que todos se tratariam pelo menos como primos; 2º os apelidos já estariam consolidadando-se, pelo que um Marques pertenceria a uma família Marques.
Poderiam ser tio e sobrinho atendendo à data de procriação do Domingos Marques cc Maria Rodrigues:
- Domingos Marques n. a 20 12 1678 (cc Catarina Francisca)
- Manuel Marques n. 1 09 1682
- Maria Rodrigues n. 17 04 1689 (cc Pedro Nunes do Piódão)

Quando tiver mais disponibilidade, se houver dados concretos, informarei.

Com os melhores cumprimentos
O parente Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#47611 | rmfrp | 11 set 2003 23:57 | Em resposta a: #47426

Caro Parente Gabriel Santos:

Agradeço uma vez mais as suas indicações. Estive a consultar os elementos que tenho sobre vários Domingos Marques, e tentarei resumir aqui esses dados.

A 15 de Junho de 1659 casaram em Casegas Domingos Marques, solteiro, e Catarina Francisca, solteira, filha de Maria Gonçalves, viúva, do monte do Sobral desta freguesia.

A 10 de Setembro de 1690 foi baptizada em Casegas Maria, filha legítima de Manuel Pires e Maria Francisca, do terceiro matrimónio da parte do pai, neta paterna de António Pires e Francisca Giraldes do lugar de Casegas e materna de Domingos Marques e Catarina Rodrigues do Sobral. O pai, Manuel Pires, tinha sido casado com Ana Francisca e com Ana Rodrigues, ambas de Casegas.

A 21 de Julho de 1700 casaram em Casegas Ambrósio Duarte, filho legítimo de Domingos Duarte, defunto, e de sua mulher Ana Fernandes, do lugar de Casegas, e Maria Francisca, viúva, filha de Domingos Marques e de sua mulher Catarina Francisca (?), do lugar do Sobral desta freguesia. A contraente tinha sido casada com Manuel Pires, filho de António Pires e sua mulher Francisca Giraldes do lugar de Casegas.

A 8 de Fevereiro de 1718 casaram em Unhais-o-Velho António Simão, "viúvo que ficou de Catarina Marques filha de Domingos Marques e de Catarina Francisca moradores no lugar da Erada e ele contraente filho de Manuel Simão e Maria dos Reis (?) moradores no lugar do Sobral" (à margem: "freguesia de Casegas"), com Isabel João, solteira, filha de Manuel João e Isabel Antunes, moradores no lugar das Meãs.

Se a minha leitura do registo de 1700 está correcta, Catarina Francisca e Catarina Rodrigues são a mesma pessoa. Os pais da falecida Catarina Marques referida em 1718 podem também ser os mesmos Domingos Marques e Catarina Francisca/Rodrigues. O casal Domingos Marques / Catarina Francisca que refere (e eu não conhecia) não é seguramente o casal citado até 1700 e muito dificilmente será o de 1718, uma vez que o seu casamento data de 1701.

Em 27 de Abril de 1723 faleceu Catarina Francisca, viúva, mulher que foi de Domingos Marques o Velho, naturais e moradores que foram no lugar do Sobral segundo indica o regsto. Eu pensava que este registo se referisse à Catarina que casou em 1659, mas a sua indicação abre a possibilidade de se tratar da que casou em 1701. O registo do óbito contém um rol em que deixa missas pela alma do marido Domingos Marques e do filho Manuel, e refere ainda uma neta chamada Maria Francisca. No caso de se tratar da Catarina de 1659, a neta tanto pode ser Maria Francisca, filha do primeiro casamento de Manuel Pires, como Maria Francisca Pires (habitualmente referida como Maria Pires), filha do terceiro casamento do mesmo e que é exactamente a Maria baptizada em 1690.

Pela mesma época viveu em Casegas outro Domingos Marques, natural de Pomares, que faleceu em Casegas a 12 de Agosto de 1684 e era casado com Isabel Francisca, de Casegas, de quem teve uma filha chamada Maria Francisca que casou duas vezes, em 1706 com Bartolomeu Francisco de Almeida e em 1731 com Faustino Fernandes.

Tenho muito interesse em dados sobre estas famílias, pois descendo da maioria das pessoas aqui referidas. Em particular, descendo cinco vezes de Manuel Pires (pelas duas Marias Franciscas), e nove vezes de seus pais António Pires e Francisca Giraldes. Estou 99 por cento certo de que esta Francisca Giraldes era filha de Pedro Domingues e Maria Giraldes, números 8 e 9 no costado que aqui colocou no passado dia 31 de Agosto, mas não o consegui ainda provar.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#47818 | Sobral | 16 set 2003 17:25 | Em resposta a: #47611

Caro Rui Pereira

1. Analisando os dados aqui colocados na última intervenção e perante os meus apontamentos, sou de opinião que os Geraldes de Casegas/Sobral são originários da Erada, através do casal Pedro Domingues/Maria Geraldes. Apareceu em Casegas à volta de 1500 um outro Geraldes, Afonso, se bem me lembro (citado no tombo então feito à comenda do Castelejo) como cura em Casegas, todavia, vivia afastado da sua paróquia e não teria tempo para deixar semente por aquelas bandas.

2. Se bem recordo, em Erada houve vários casamentos em que estes Geraldes/Domingues voltaram a unir-se. Como na altura só tinha interesse nos meus ascendentes directos não tomei grandes apontamentos sobre Erada. Ao estudar as famílias de Casegas/Sobral os registos de Erada são incontornáveis.

3. Voltando aos vários Domingos Marques, o Domingos casado com Catarina Francisca/Rodrigues poderia ser tio do Domingos cc Maria Rodrigues, através da mãe deste, Ana Marques. O pai do 2º Domingos, Bartolomeu Domingues, cc 2ª vez em 26.5.1654 tendo tido geração até 1660, pelo menos.

4. O casal Domingos Marques/Maria Rodrigues tiveram filhos entre 1678 e 1694.
O filho deste casal Domingos Marques casou em 4.4.1701 com Catarina Francisca, como já foi escrito. Entre as testemunhas assinaram João Marques e Domingos Marques. Faleceu em 19.12.1735, já viúvo, mas não era sua mulher a senhora falecida em 27.4.1723, como antes eu julgava. Ver pontos 9 e 10 que julgo esclarecer esta dúvida.

5. O casal Domingos Marques/Catarina Francisca (Rodrigues) tiveram filhos até 1681, pelo menos. Uma hipótese de paternidade desta Catarina, tendo em conta o apelido Rodrigues: Catarina, filha de Francisco Rodrigues, o velho cc Maria Gonçalves, nasc. a 11.4.1634. É plausível e as datas concordam.
Se tivermos em conta o uso por várias gerações do nome Domingos Marques, uma hipótese de paternidade para Domingos Marques: Domingos, fº de Domingos Marques (+ 20.9.1660 ?) e Isabel André, nasc. a 14.1.1637. Aqui, também os nomes e datas concordam.
Domingos Marques é chamado de o novo no registo do fº Manuel (5.6.1661).

6. A denominação de novo passa para o Domingos cc em 1701 com Catarina Francisca. Esta Catarina, cujos pais já citei em apontamento anterior (Manuel Francisco e Isabel Marques), era neta materna de Domingos Marques e Isabel Antunes. Isabel Antunes é a mesma que vai no parágrafo anterior como André. Poderá ser má leitura minha ou teria os dois apelidos da parte dos pais.

7. A 17.9.1698 faleceu Domingos Marques, o moço, viúvo.

8. A 28.3.1707 casou no Sobral António Simão, de Erada, fº de Manuel Simão e Maria Rodrigues (tenho-a como Rodrigues-Rois), com Catarina Marques, fª de Domingos Marques e Catarina Francisca. São indubitavelmente o casal que cita. Teriam tido um fº falecido em 9.7.1718

9. Em 27.1.1719 fal. Domingos Marques, o velho.

10. Em 27.4.1723 fal Catarina Francisca, vª de Domingos Marques, (§ 9; o do § 7 era viúvo)

Conclusão: Poderiam ter simplificado o nosso trabalho se fossem mais inspirados ao colocar os nomes e apelidos. Com tantos Domingos Marques temos de ter muito cuidado com as datas, só elas podem destrinçar a que pessoas se referem os registos.
Se for verdade a hipótese colocada no nº 6, seremos parentes igualmente através do casal Domingos Marques/Isabel André (Antunes).

Com os melhores cumprimentos do parente
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#47967 | rmfrp | 18 set 2003 00:31 | Em resposta a: #47818

Caro Parente Gabriel Santos:

Agradeço as informações que aqui disponibilizou relativamente aos vários Domingos Marques, e que irei analisar detalhadamente.

Quanto aos Geraldes/Giraldes estou razoavelmente documentado e de facto todos parecem convergir no casal que refere.

Numa breve pesquisa que fiz em registos notariais no AD Castelo Branco encontrei um documento que, não dando certezas, fornece pistas importantíssimas para o estudo da família. Trata-se de uma escritura de dote do casamento entre Francisco Fernandes e Francisca Giraldes (irmã de Manuel Pires), datada de 10 de Maio de 1675 (o casamento já fora celebrado 10 anos antes, a 15.12.1665).

Nesta escritura, Francisca Giraldes (mãe), viúva de António Pires, faz dote no valor de 100$000 réis a sua filha homónima, casada com Francisco Fernandes. No total são nomeados 10 itens, sendo citadas as confrontações seguintes:

1 - Pedro Francisco e Pedro Vaz
2 - Sebastião Vaz e Helena Francisca
3 - António Rodrigues, alfaiate
4 - Manuel Gaspar e Cap. Pedro Domingues
5 - Domingos Gaspar e herdeiros de ...
6 - Herdeiros de Domingos Gaspar
7 - Domingos Francisco e Manuel Duarte
8 - Manuel Pires de Casegas e Manuel Pires do Ourondo
9 - Árvores em terra de Antão Fernandes
10 - Manuel Gonçalves (?) e herdeiros de Pedro Vaz

Manuel Duarte, referido em 7, deve ser o que era casado com Helena Giraldes, que está desentroncada mas cronologicamente é da geração de Francisca-filha, que aliás tinha uma irmã chamada exactamente Helena Giraldes, casada em 1657 com Pedro Francisco (que deve ser o referido em 1). Penso que não se trata da mesma Helena (aparentemente, ambos os maridos estavam vivos em 1675), e assim sendo esta segunda Helena será talvez filha do Cap. Domingos Gaspar (que deve ser o referido em 6) e de Catarina Giraldes (sendo esta última filha de Pedro Domingues e Maria Giraldes).

Pedro Vaz, citado em 1, deve ser o que casou em 1667 com Paula Antão, filha dos acima referidos Cap. Domingos Gaspar e Catarina Giraldes. Este Pedro era filho de outro Pedro Vaz, talvez aquele cujos herdeiros são mencionados em 10.

Sebastião Vaz, citado em 2, deve ser o que casou com Teresa Gaspar, outra filha do Cap. Domingos Gaspar e Catarina Giraldes.

Manuel Gaspar, citado em 4, deve ser o filho com este nome do Cap. Domingos Gaspar e Catarina Giraldes, que casou duas vezes, a primeira com Maria Francisca, da Teixeira (Vide), e a segunda em 1675 com Francisca Vaz, de Casegas.

Domingos Gaspar, citado em 5, deve ser o que casou em 1666 com Helena Francisca (provavelmente a referida em 2) e que deveria ser também filho do Cap. Domingos Gaspar - um facto que não consegui até agora documentar pois o registo do casamento não indica a filiação.

Eu descendo de todas estas pessoas: os irmãos Paula, Teresa e Manuel e seus prováveis irmãos Domingos e Helena; seu primo direito Domingos Marques, filho de Bartolomeu Domingues; e seus prováveis primos direitos Helena, Manuel e Francisca, filhos de António Pires e Francisca Giraldes. Ao todo, com os entroncamentos prováveis, serei descendente em simultâneo de nove netos de Pedro Domingues e Maria Giraldes.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#163656 | MManuel | 27 jul 2007 18:05 | Em resposta a: #47967

Antonio Rodrigues casado com Esperanca da Conceicao Oliveira Rodrigues, ela nascida en Badajoz a 31-Dez 1887 e falecida a 31jan de 1965 en Lisboa.
Antonio Rodrigues penso que nasceu em Elvas era Capitao faleceu en Lisboa 1952 ou 1953 .Os meus avos casaram en Elvas.
Tiveram tres filhos Orlando de Oliveira Rodrigues que faleceu en Africa militer
Gilberta Oliveira Rodrigues casada com um indiano Antonio Fonseca foi Notario em Almodovar, em Jose Oliveira Rodrigues Manjor, casado com Maria Fernanda de Meneses Morao Rodrigues foi enfermeira Chefe na Cruz Vermelha.
Tem algum conhecimento destes nomes?
Muito e muito obrigado. MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#163669 | rmfrp | 27 jul 2007 18:55 | Em resposta a: #163656

Caro(a) MManuel:

Não tenho conhecimento das pessoas que refere, e parece-me muito improvável que exista alguma ligação com as que são tratadas neste tópico, dado que os apelidos Oliveira e Rodrigues são muito comuns e as regiões de origem são completamente diferentes.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#163727 | MManuel | 28 jul 2007 12:25 | Em resposta a: #163669

muito e muito obrigado pela sua gentileza. MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira - Casegas

#164615 | Raquelis | 07 ago 2007 23:17 | Em resposta a: #20897

Caro Francisco Alvares de Carvalho

Como complemento à sua informação e, para "dizer alguma coisinha"posso acrescentar que:
Mariana Dias de Carvalho, filha de Paulo de Carvalho (18.2.1799) de Unhais e Teresa Dias de Carvalho de Casegas, nasceu em Unhais da Serra em 6.10.1823 (pag.110 do livro B-5 de Unhais).

Casou com José de Oliveira (23.7.1822) de Unhais, filho de Joaquim de Oliveira de Unhais e Maria Bárbara Esteves das Cortes do Meio (pag 105) do mesmo livro.

Filhos deste casal, todos nascidos e registados em Unhais:

-Felisberto - 14.4.1843- pag 208;
-Maria Bárbara - 28.10.1844 - pag 217;
-Joaquim - 30.8.1846 -pag -225;
-José -1.9.1849 - pag 233;
-José - 1.9.1849 -pag 238;
-Francisco - 29.11.1850 - pag 244.

Paulo de Carvalho é filho de Domingos de Carvalho da Erada e de Antónia Maria Carvalha (7.4.1772) de Unhais, de onde são seus pais, avós e alguns trisavós.

Os seus avós são, também meus antepassados.

Os meus cumprimentos,
Raquel Elizabeth Diogo Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira - Casegas

#165434 | rmfrp | 20 ago 2007 22:49 | Em resposta a: #164615

Cara Raquel Elizabeth Diogo Gonçalves:

Lamento informar que o Genealogista Francisco Álvares de Carvalho, a quem dirigiu a sua mensagem, faleceu no ano de 2003.

A ascendência do casal Paulo de Carvalho / Antónia de Carvalho interessa-me muito mas ainda não tive oportunidade de a estudar. O nome Paulo sempre me fez suspeitar de uma ligação com os Carvalhos de Casegas, e o facto de o pai Domingos ser da Erada reforça essa minha suspeita: os Carvalhos de Casegas vêm exactamente da Erada (no século XVII) e o nome dos mais antigos que conheço é Domingos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Dias de Carvalho e Rodrigues de Oliveira

#181458 | FIGUEIRA | 22 jan 2008 00:32 | Em resposta a: #45171

Caro José Júlio Vaz de Carvalho da Silva Cuz,

Também eu não cheguei a privar aqui no fórum com o ilustre genealogista Francisco Álvares de Carvalho.
Por acaso não faz ideia onde o seu primo terá arranjado a seguinte informação, aqui divulgada aos 05-05-2001 no tópico «Rui Vasques de Refoios e sua descendência» http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=3811

«Mais uma segundo informção que me foi transmitida Rui Vasques de Refoios filho de Vasco Annes de Refois e de Maria Annes de Briteiros cc I Olhala Peres da Maia filha de Pero Esteves da Maia cs II com Leonor Dias de Sousa filha de Álvaro Dias de Sousa e de Maria Telles de Meneses cs III com Lenor Ávares Pereira filha de D.Álvaro Gonçalves Pereira cs:
Filhos do I casamento:
-Mem Rodrigues de Refoios o Velho cc Leonor Lopes de Sousa cs;
-Leonor Rodrigues de Refois cc I Álvaro Fernandes Viegas cs II com Álvaro àlvares Pereira filho de D.Álvaro Gonçalves Pereira cs.
Filhos do II casamento:
-Leonor ou Brites Rodrigues de Refoios cc João Vasques da Costa cs;
-Inês Rodrigues de Refoios cc Martim Gil de Athaide filho de Gil Martins de Athaide e de Teresa Vasques de Resende cs;
-Mem Rodrigues de Refoios o Mosso cc I Constança Afonso do Casal cs II Leonor Gil de Carvalho filha de Gil Fernandes de Carvalho cs.
Filhos do III casamento:
-Isabel Rodrigues de Refoios cc Estevão Peres Barata cs;
-Elvira Rodrigues de Refoios cc Pedro Afonso Peres cs ;
-Inês Rodrigues de Refoios cc Diogo Pais Delgado;
-Constança Rodrigues de Refoios cc Lopo Dias Arriscado cs.
Espero que mais este assunto dê azo a uma proficua discussão.
Francisco Álvares de Carvalho»

Esta informação é deveras importante para os estudiosos da família Barata.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 17:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen