Família Gião

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Gião

#2105 | jorgetestos | 07 fev 2001 13:44

Gostava de saber qual a origem deste apelido e agradecia informações sobre esta família, especialmente no Alto Alentejo.
Antecipadamente grato

Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#2107 | alentejo | 07 fev 2001 15:34 | Em resposta a: #2105

Viva,

Se são os Giões do Visconde de Gião, estão estudados pelo João Baptista Malta, de Montemor-o-Novo, e pelo António Filipe Rosado, de Borba.
Salvo melhor opinião a família é originária da zona de Borba e passa posteriormente a Montemor. Tive em tempos umas árvores de costados desta família, da autoria destes Amigos.
Cumprimentos,
Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#13094 | JVT | 17 nov 2001 15:19 | Em resposta a: #2107

Como é que posso ter acesso a esses estudos?

JVT

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#19497 | alf | 09 abr 2002 20:46 | Em resposta a: #2107

Caro Amigo
Tenho um antepassado de nome Cavelhano Gião (1700?? S.Geraldo) que casou com Gregória Bispa e é filho de Manuel Gião (S.Pedro da Gafanhoeira). Teve como filha Marianna da Crus a qual dá seguimento à minha familia através do casamento com Pedro Martins(S.Geraldo). Gostaria de saber mais informações se este parente se pertencer à mesma familia.

Grato pela atenção
Alfredo Jesus

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#19532 | JVT | 10 abr 2002 12:55 | Em resposta a: #19497

Caro Alfredo

Os meus antepassados do ramo Gião são todos naturais da freguesia da Represa, Montemor-o-Novo.
No entanto, tenho antepassados também naturais da S. Geraldo, nomeadamente as famílias Lopes, Alves e Oliveira.

Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#19538 | Nuno | 10 abr 2002 16:24 | Em resposta a: #19532

Caro Jorge,

Existe uma família em Lisboa que tambem usa o apelido Gião.Trata-se da familia Gião Toscano
Rico.Penso que teem uma genealogia dos Gião.

Cumprimentos,

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#19855 | alf | 19 abr 2002 20:24 | Em resposta a: #19532

Caro Jorge,

Realmente tenho antepassados de nome Lopes, nomeadamente um Gregório Lopes(ca 1800) mas é natural de S.Cristóvão e é filho de José Lopes natural de S.Vicente Pereiro-Évora. Outro antepassado era António Lopes (ca.1670) natural de Coruche e era pai da Gregória Bispa que casou com Cavelhano Gião já citado noutra mensagem.
Quanto ao apelido Oliveira tenho um de nome António Oliveira natural S.Pedro Gafanhoeira(ca.1720)casado com Maria Soeiro também de S.Pedro.
Não sei se serve de alguma ajuda ou simplesmente não há afinidade nenhuma.

Alfredo Jesus

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#24048 | AmaraldeC | 07 jul 2002 18:17 | Em resposta a: #19532

Exmo. Senhor,


Tenho muitos dados sobre a família Gião da zona de Arraiolos e Montemor-o-Novo, que parecem originários (princípios do séc. XVI da freg. da Graça do Divor, Évora). Diga exactamente o que procura que talvez possa ajudar.

Cumprimentos,

P. Amaral de Carvalho.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#24117 | JVT | 09 jul 2002 13:57 | Em resposta a: #24048

O meu ramo Gião viveu na freguesia da Represa, Montemor-o-Novo. O primeiro membro da família com esse apelido é António Gião, nascido em 1673 nessa freguesia. A sua descendência continuou nesta zona (Represa, Santa Sofia...).
Se conhecer alguma ligação a este Gião, agradecia informações.

Antecipadamente grato,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#168602 | willgiao | 26 set 2007 20:55 | Em resposta a: #2105

Olá compadres !!
Sou brasileiro de sobrenome Gião e procuro informações sobre meus antepassados.
Gostaria de saber se alguém tem informações sobre João de Faria Gião, que segundo meu pai diz, veio para o Brasil menino.

Ficaria muito, muito grato com qualquer informação sobre este nome.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#219202 | ritagiao | 22 jan 2009 10:09 | Em resposta a: #19538

Caro Nuno,

Em Lisboa, não existe apenas a família Gião Toscano Rico, existe ainda a família Lopes Gião da qual faço parte. A maioria das pessoas em Lisboa cujo último apelido é Gião são da minha família, ou seja descendentes dos Lopes Gião da Guarda.

Atentamente,

Rita Gião

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#219284 | mqs | 23 jan 2009 02:35 | Em resposta a: #219202

Cara Rita Gião,

No outro tópico 'Famila Gião - Guarda' falei de um casamento do qual não tenho dados precisos, (mas sei que esta minha tia-bisavó teria cerca de 39 anos quando casou) que se refere a Manuel Gião, Médico Militar que foi Director do Hospital Militar da Estrela, em Lisboa, com D. Maria Filomena de Ataíde da Veiga Pavão da Silva Leal (nascida em Mirandela, Suçães por volta de 1883), irmã de Artur Francisco, Manuel José e Luis Augusto, todos filhos de Francisco Augusto da Silva Leal e D. Maria Filomena da Veiga Vaía de Sousa Ataíde Rebelo Pavão. Segundo informações familiares, não tiveram descendência.
Se tiver alguma informação de Manuel Gião, de quem falo, agradeço.

Cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#251370 | joaopenha | 10 mar 2010 21:49 | Em resposta a: #168602

Caros Compadres,

Aproveito para dizer que também existe uma familia minhota Gião, que tirou o nome à casa e desde aí usam Gião. A casa de Gião fica na freguesia da Reguenga, actual concelho de Santo Tirso.

os melhores cumprimentos,

João Penha Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#251413 | JAVSO | 11 mar 2010 15:53 | Em resposta a: #251370

Caro João Penha

Também tenho ascendência de apelido Gião, mas de Guimarães.

Peço-lhe que me contacte, logo que possa, por causa dos Magalhães, pois que preciso de consigo contactar face a novos dados obtidos, nomeadamente da Quinta das Terças e da Torre de S. Clemente de Basto.

Cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#251414 | carneiro21 | 11 mar 2010 16:21 | Em resposta a: #251370

Caro João Penha Ferreira

Do livro da Razão de Frei José Joaquim de Sante Rosa, iemão da Maria Joana Dias Carneiro, de Burgães
Maria Joana Dias Carneiro c. c. João Bernardo da Silva Carneiro, nasceu na quinta de Palmeiró, Palmeira Santo Tirso
Capitão de Ordenanças de Landim
Filha mais nova
Ana da Silva Carneiro, nasceu a 27 de Setembro de 1821 e casou a 22 de Junho de 1836 com António José Ferreira, filho de Vicente José Ferreira e de Ana Monteiro do lugar do Barreiro. O marido nasceu a 1 de Setembro de 1814. era neto paterno de Domingos Ferreira de Moura e de Josefa Carneiro, de S. Paio de Guimarei; e materno de António de Araújo e de Custódia Monteiro do lugar da Bouça, S. Tiago da Carreira, concelho de Santo Tirso. segundo Frei José Joaquim de Santa Rosa.
Deve ser da mesma família

A. Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#251416 | joaopenha | 11 mar 2010 16:35 | Em resposta a: #251414

Caro Carneiro,

Santiago da Carreira e Sampaio de Guimarei fica muito próximo a Santa Maria da Reguenga, mas não percebi a relação familiar que queria demontrar.

Cumprimentos

João Penha

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#251456 | carneiro21 | 12 mar 2010 07:42 | Em resposta a: #251416

Caro João Penha

Eu julgava que pertencia à família que encontrei na base de dados com o apelido de Penha, mas no seu caso é Gião, veja a coincidência.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1217030

Cumprimentos

A Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#251490 | joaopenha | 12 mar 2010 20:39 | Em resposta a: #251456

Caro Carneiro

Descendo da casa de Gião, mas esse ramo não se encontra aqui na base da geneall.

Se quiser seria apropriado abrir um tópico da familia Carneiro de Santo Tirso, pois penso que não tem relação com a casa de Gião.

Estes nomes proprios e estes apelidos são tipicos de lá, não sendo por vezes fácil distinguir as pessoas, sendo por isso a casa ou o lugar a melhor ajudaa delinear a casa .


Domingos Ferreira de Moura e de Josefa Carneiro, de S. Paio de Guimarei.

António de Araújo e de Custódia Monteiro do lugar da Bouça, S. Tiago da Carreira. (Penso que a a casa da Bouça é dos mesmos Monteiros a que se referiu).

Cumprimentos

João Penha

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#251547 | Bernardo-Luis | 13 mar 2010 17:41 | Em resposta a: #251490

Um Manuel Gião (n. 28.06.71 ) filho de outro Manuel Gião, já falecido, ambos pilotos de automóveis.

Talvez alguém os consiga "encaixar" nos vários Giões...



http://www.vidas.correiodamanha.pt/noticia.aspx?channelid=68A30137-BEE4-4A52-8161-DC7E2FED68FA&contentid=CF6DA6BA-FA73-4FC2-BE2F-33DAA7F8BCC3


Bernardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#251557 | carneiro21 | 13 mar 2010 21:37 | Em resposta a: #251490

Caro João Penha Ferreira

A família Gião da Reguenga, também podia pertencer a estes Penha Ferreira, a Elvira Penha Ferreira, da freguesia da Carreira, o marido António Carneiro Rua, da freguesia da Reguenga.

António Penha Ferreira * 21.09.1899 Maria Ferreira Alves
Elvira Penha Ferreira * 11.05.1902 António Carneiro Ruas
Manuel Penha Ferreira * 07.08.1905 Maria Beatriz Soares Branco Gentil
Emília Penha Ferreira * 20.11.1908 Arnaldo Alves de Sousa
Augusta Penha Ferreira * 02.09.1906 Manuel Vieira Diniz
Maria Penha Ferreira * 04.08.1910 Manuel Brandão de Sousa Monteiro
Seja como for, de onde lhe vem o apelido Penha Ferreira?
Para saber se é ou não, investigue, porque mais ninguém o pode fazer.

Publicações na base de dados da geneall,
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=628047
Mais esta
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=497361
Quem pôs estes dois costados na base de dados na geneall, ?

Na minha primeira intervenção, transcrevi o que o Frei José Joaquim de Santa Rosa, deixou escrito no seu Livro da Razão.

Cumprimentos

A Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#251814 | joaopenha | 17 mar 2010 14:19 | Em resposta a: #251557

Caro A. Carneiro,

Não sei por onde começar com tantas confusoes, e ainda não percebi que relações familiares procura.

Como lhe disse este é um tópico sobre Giões.

A Elvira Penha Ferreira e o António Carneiro Ruas, da freguesia da Reguenga, são os meus bisavós.

O Manuel Carneiro Ferreira em que aponta no (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=628047), pai de Elvira Penha Ferreira e casado com Adelaide Penha de Magalhaes sei que aparecem nos anuarios da Nobresa e nos carvalhos de basto, e cabeça penso que no volume IV.

O meu bisavo António Carneiro Ruas da Reguenga descende da dita casa de Giao.

Quanto a António Monteiro da Silva que refere (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=497361) tem larga descendencia, pelo que nao me surprende que actualizam os ramos menos desenvolvidos.


I Maria Joana Dias Carneiro, irmã do Frei José Joaquim de Santa Rosa, casou João Bernardo da Silva Carneiro e tiveram:

II Ana da Silva Carneiro que casou com António José Ferreira



1. António José Ferreira

2. Vicente José Ferreira
3. Ana Monteiro

4. Domingos Ferreira de Moura
5. Josefa Carneiro
6. António de Araújo
7. Custódia Monteiro


Quanto as relaçãoes familiares entre António Monteiro da Silva, a familia de Frei José Joaquim de Santa Rosa e os Carneiro Ferreira/Penha Ferreira, aparentemente nenhuma, e muito menos estes todos têm algo a ver com a casa de Gião, aparentemente, se não apenas serem naturais do mesmo concelho.

Cumprimentos

João Penha Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#255246 | ritagiao | 26 mai 2010 11:26 | Em resposta a: #251547

Bom dia,

Os "Giões" que menciona são da Guarda. O Avô Gião tinha diversas lojas na Guarda, sendo uma delas de tecidos, a Conde & Gião, que ainda hoje existe apesar de já não estar na família.

Manuel Lopes Gião foi um grande piloto de rallys português que passou o seu gosto por velocidade ao filho, Manuel Gião.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#255335 | JAVSO | 27 mai 2010 04:23 | Em resposta a: #255246

Cara Rita Gião

No seguimento da sua mensagem, quero aqui prestar uma singela homenagem ao grande piloto dos Cooper que foi Manuel Lopes Gião e que cuja condução me maravilhava, especialmente no Circuito de Vila do Conde.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gião

#255340 | ritagiao | 27 mai 2010 08:56 | Em resposta a: #255335

Caro José Oliveira,

Em nome da família Gião, agradeço. Sendo uma apaixonada pelo desporto automóvel (até porque esse gosto me corre nas veias), é bom "encontrar" pessoas que dão valor aos pilotos nacionais e neste caso específico, ao meu Tio. Obrigada.

Resposta

Link directo:

Família Gião

#418528 | Maura Martins | 07 out 2019 22:55 | Em resposta a: #2105

Boa noite! Meu primo procura assento de batismo de seu avô paterno. JOÃO LOPES DE CAMPOS GIÃO, natural de Bragança. (Filho de Antonio Lopes de Campos Giao e Maria da Conceição Clara)
Pensamos em procurar na Curia do Rio de Janeiro. Ja encontramos seu casamento civil. Se alguem tiver alguma informacao que possa ajudar, agradecemos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 18:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen