Cavalcantis: armas em Florença e em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Cavalcantis: armas em Florença e em Portugal

#21097 | doria_gen | 12 mai 2002 19:45

Como o que se segue está noutro tópico, e acho de interesse mais amplo, repito-o aqui.

Francisco Antonio Doria

--------------------

Aproveito para esclarecer a questão das armas dos Cavalcantis.

1) Em Florença são: de prata, semeado de cruzetas [algumas vezes recruzetadas] de vermelho.

Timbre: um hipógrifo de negro, alçando vôo de chamas de vermelho.

(São, obviamente, muito antigas.)

Como conciliá-las às armas usadas no Brasil e, creio tb, em Portugal:

2) De prata, mantelado de vermelho, semeado de quadrifólios do campo, com uma asna [ei-la...] de azul, brocante sobre o traço do mantelado, e carregada de um leão entre duas flores-de-liz, tudo de ouro.

Timbre: um hipógrifo, etc.

Aconteceram duas coisas. Primeiro, em 1520 Henrique VIII concedeu a Giovanni Cavalcanti, mercador na praça de Londres, um acrescentamento às suas armas:

- De Cavalcantis de Florença (de prata, semeado de cruzetas...), com uma asna de azul etc.

Aí está a asna. Este Giovanni Cavalcanti, filho de um Lorenzo, neto de um Filippo e bisneto de um Antonio, foi o pai de Filippo Cavalcanti, que c. 1560 casou-se no Brasil com Catarina de Albuquerque.

Mas o mantelado, etc? Aí, conjecturo. Desenharam as armas, e rasgou-se o pé. Quem refez o desenho confundiu o fundo com a figura, o campo com as peças, e daí fez-se o mantelado...

fa

Resposta

Link directo:

RE: Cavalcantis: armas em Florença e em Portugal

#21161 | HCdeAlbuquerque | 13 mai 2002 18:35 | Em resposta a: #21097

"Fa",

Tira minha dúvida, sff.! Tu és um Cavalcanti também?

Resposta

Link directo:

RE: Cavalcantis: armas em Florença e em Portugal

#21170 | doria_gen | 13 mai 2002 20:34 | Em resposta a: #21161

Gaspar Acciaioli de Vasconcellos casou-se, se não me engano em 1618, com Ana Cavalcanti de Albuquerque. Era avoengo (com uma quebra na varonia) de meu bisavô Francisco de Barros e Accioli de Vasconcellos.

Tá ok?

fa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 08:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen