Registos da 10ª

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Registos da 10ª

#21167 | Maria | 13 mai 2002 20:27

Será que alguém me pode informar onde se encontram estes registos?

Em que consistem?

Obrigada.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Registos da 10ª

#21199 | António Forjó | 13 mai 2002 22:39 | Em resposta a: #21167

Cara Maria

A "décima" foi um dos muitos impostos que os nossos antepassados tiveram que pagar. Determinado nas Cortes de 1641 e fixado em 4,5% pelo Decreto de 5 de Setembro de 1641, foi posteriormente suspenso; restabelecido em 26 de Setembro de 1762 com a taxa de 10% (daí a décima), incidia sobre o rendimento dos imóveis e era pago ao Estado pelos proprietários.
A "décima eclesiástica" era também de 10% sobre os produtas da terra e dos animais. Era recebida pelo clero regular e secular, pelas ordens militares e por alguns indivíduos.
A "décima dos juros" incidia sobre o rendimento do dinheiro emprestado.
Na Torre do Tombo (IDD 510) há cerca de 7300 livros de Impostos, que incluem a "décima", e no Arquivo Histórico e Biblioteca do Tribunal de Contas há também cerca de 7300 livros (outros) da décima de Lisboa e Estremadura.
No Tribunal de Contas informaram-me que há muitos mais livros da "décima" dispersos por Arquivos Distritais e Municipais, incluindo o de Lisboa, o que não tive ainda oportunidade de confirmar.
Aqui fica o pouco que sei sobre o assunto.
Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: Registos da 10ª

#21226 | magalp | 14 mai 2002 01:00 | Em resposta a: #21199

Caro António Forjó

Na Igreja Católica a dizima não foi revogada ou suspensa. Ainda faz parte do mandamentos da Santa Madre Igreja, que uma grande parte não cumpre...
Aqui há tempos um determinado casal queixava-se amargamente do Prior da respectiva freguesia lhes ter cobrado emolumentos pelo casamento duma filha e, a um outro casal deles conhecido, nada cobrara, e ainda por cima tinham bem mais alto poder económico! Caíram das nuvens quando lhes explicaram que o segundo casal tinha o seu pagamento de dízima regularizado, como "boons vezinhos e parochianos que eram". Nem sabiam o que isso era, tal como eu q. não relacioei agora a 10ª com a velha dízima...
cmptos.
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Registos da 10ª

#21242 | Maria | 14 mai 2002 09:22 | Em resposta a: #21199

Caro António Forjó

Os meus agradecimentos pela informação.

Cumprimentos.

Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 02:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen