Santo Oficío-Datas

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Santo Oficío-Datas

#21318 | APCB | 15 mai 2002 09:52

Necessitava de saber em que anos(aproximadamente)começam as habilitações para F.S.O., existentes na Torre do Tombo, e até que ano vão.
Ou seja, quais as "balizas" temporais dos processos de habilitação existentes.
Seria uma informação muito útil.
Obrigado...
Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Santo Oficío-Datas

#21338 | rmfrp | 15 mai 2002 16:45 | Em resposta a: #21318

Caro Abílio Cardoso Bandeira:

As habilitações perante o Santo Ofício abrangem o período compreendido entre c. 1600 e os primeiros anos do século XIX. A maioria, segundo creio, é do século XVIII.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Santo Oficío-Datas

#21348 | António Forjó | 15 mai 2002 19:18 | Em resposta a: #21318

Caro Abílio

As Habilitações começaram nos finais do sec.XVI, creio que pelos anos 70, e terminaram cerca de 1820.
Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: Santo Oficío-Datas

#21407 | APCB | 16 mai 2002 13:35 | Em resposta a: #21348

Caros Rui Pereira e António Forjó...
Muito, muito obrigado pelas vossas preciosas informações.
Será que álguem sabe se existe um indice, ou algum tipo de listagem de quem se habilitou ao S.O.?
Pretendia localizar processos em que o habilitando fosse do concelho de Góis(Goes) e tivesse o apelido "Bandeira".
Sem ser indo à T.T. que possibilidades existem?

Muito obrigado por qualquer informação.

Abílio Pinto e Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Santo Oficío-Datas

#21452 | rmfrp | 17 mai 2002 00:31 | Em resposta a: #21407

Caro Abílio Pinto e Cardoso Bandeira:

Na Sala de Referência do ANTT existem: o índice (3 volumes) das habilitações do Santo Ofício, que contém apenas a lista alfabética dos nomes dos habilitandos, com o número do processos correspondente a cada um, e nada mais; um índice muito mais informativo (dezenas de volumes e algumas cadernetas), que no entanto abrange apenas parte da letra A, as letras B a J e parte das letras L e M, em que, pela ordem alfabética do nome do habilitando, se indicam naturalidades, nomes de pais, avós, cônjuges, etc..

Não há índice por apelidos ou locais de naturalidade, nem muito menos um índice informatizado.

Tenho as cotas dos processos de 8 pessoas naturais ou residentes em Góis. Nenhum destes habilitandos é Bandeira, mas não anotei os nomes dos antepassados e por isso não sei dizer se o apelido aparece na ascendência de alguma destas pessoas. Caso lhe interessem posso dar estas cotas.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Santo Oficío-Datas

#21606 | APCB | 19 mai 2002 00:16 | Em resposta a: #21452

Caro Rui Pereira,
muito obrigado pela sua amabilidade, se tiver a gentileza de me informar sobre as referidas cotas, muito lhe agradeço.
Sei que, por exemplo, um processo em nome de Francisco Cabral Belo, de Góis(ou Goes)tem referências a antepassados "Bandeira". Motivo pelo qual todas as pesquizas relacionadas com Góis me interessam, nunca se sabe o que pode aparecer.
Agradecia-lhe apenas um pequeno esclarecimento...Quando diz que tem... "as cotas dos processos de 8 pessoas naturais ou residentes em Góis..." não quer dizer que apenas existem 8 processos relacionados com naturais ou residentes em Góis na T.T., e no que se refere ao S.O.?
Quer apenas dizer que tem conhecimento de pelo menos esses 8? Não é isso?
Muito obrigado pela sua paciência e simpatia.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Santo Oficío-Datas

#21610 | rmfrp | 19 mai 2002 00:50 | Em resposta a: #21606

Caro Abílio Cardoso Bandeira:

Os processos que conheço, e entre os quais se inclui o que citou relativo a Francisco Cabral Belo, são os que anotei quando consultei os índices mais detalhados que anteriormente referi. É natural que eu tenha falhado alguns, e estes índices, como referi, não abrangem a totalidade dos processos. Um dos processos refere-se a um natural da Várzea de Góis, que entretanto constatei ser freguesia separada (hoje Vila Nova do Ceira), e os restantes sete a naturais/moradores na vila de Góis. Não tenho dados relativos às restantes freguesias do concelho.

Os processos são:

Ambrósio Quaresma Sanches e Silva - Ambrósio, maço 1, n. 15 a 25 (ano 1709) - natural de Góis
Francisco Cabral Belo - Francisco, maço 8, n. 314 (ano 1659) - morador em Góis
Francisco de Moura - Francisco, maço 95, n. 1586 (ano 1764) - natural de Góis
Inácio das Neves Pacheco - Inácio, maço 1, n. 6 (ano 1646) - natural de Góis
João Travassos Sarinho - João, maço 119, n. 1896 (ano 1762) - natural da Várzea de Góis
José Sanches Barreto Perdigão de Figueiredo - José, maço 157, n. 3028 (ano 1788) - natural de Góis
José Sanches de Sousa e Silva - José, maço 31, n. 499 (ano 1729) - natural de Góis
Manuel Castanheira Cabral - Manuel, maço 33, n. 722 (ano 1687) - natural de Góis

Deixo-lhe também os dados de um outro processo com ligação a esta zona, o de Alexandre Caldeira Falcão - Alexandre, maço 1, n. 1 (ano 1626):

1. Licenciado Alexandre Caldeira Falcão, natural de Arganil

2. Francisco Ribeiro Caldeira, natural da Covilhã
3. Isabel das Neves, natural da Várzea de Góis

4. Manuel Fernandes Ribeiro, natural de Janeiro
5. Maria Dias Caldeira, natural da Covilhã
6. João Dias, natural da Várzea de Góis
7. Maria Gonçalves, natural de Vilarinho da Lousã

8. Francisco Fernandes, natural de Arganil
9. Filipa Fernandes, natural da Pampilhosa da Serra
10. Lourenço Afonso, natural da Covilhã
11. Isabel Dias, natural da Covilhã
12. João Francisco, natural da Várzea de Góis
13. Isabel Dias, natural de Bordeiro, Góis
14. João Gomes, natural do Vilarinho da Lousã
15. Joana Vaz, natural de Arganil

Espero que esta informação lhe seja útil.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Santo Oficío-Datas

#21838 | APCB | 23 mai 2002 09:45 | Em resposta a: #21610

Caro Rui Pereira,
muito obrigado pelas suas informações.
Já agora e não querendo abusar, não teria possibilidades de transcrever a parte genealógica do processo de Francisco Cabral Belo?
Penso até, que o referido não foi aceite como F.S.O.
MUITO OBRIGADO.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Santo Oficío-Datas

#22349 | rmfrp | 04 jun 2002 21:39 | Em resposta a: #21838

Caro Abílio Cardoso Bandeira:

De facto ele não foi aceite. Do índice das habilitações, consta:

Francisco Cabral Belo, capitão, morador em Góis, filho de Simão Rodrigues Barreto e Francisca Cabral Veloso, neto paterno de Pedro Rodrigues e Joana Luís, neto materno do Licenciado Francisco Cabral Belo e Simoa Veloso. Casado com Maria Mendes Castanheira, filha de António da Costa Mendes, sargento-mor da vila de Arganil, e Maria Castanheira, neta paterna de Luís da Costa (???) e Catarina Mendes da Horta, neta materna de Jerónimo Afonso e Jerónima Castanheira. Incapaz por cristão-novo (1659).

Não sei se o nome com os (???) está correcto, porque foi emendado e vê-se mal.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Santo Oficío-Datas

#229649 | Lourval | 18 mai 2009 08:46 | Em resposta a: #22349

Caro Rui Pereira,

Maria Mendes Castanheira é provavelmente neta paterna de Genes da Costa e Catarina Mendes da Horta.

Justamente o casal que por hipótese tinha como pais de Maria da Esperança. Começo a descartar tal hipótese.

Genes da Costa e sua filha Ana Correia batizaram os filhos de Luís Correia Orta. O primeiro filho de Luís Correia Orta que anotei foi em 1610. Há o batismo de Bastião em abril de 1621 filho de Luís Correia Orta e Maria Leal. Ana em 23-05-1618, António em 16-11-1612 e Manuel em 08-01-1610.

Manuel foi batizado por Ana Correia, filha de Genes da Costa e António Cabral.
António foi batizado por Genes da Costa e Maria de Mendonça. Este António parece ter sido o António da Costa Mendes.

A propósito da Beatriz Leal de quem lhe falo em outro tópico, encontrei duas referências a ela:

Beatriz Leal foi madrinha em 22-11-1582 (imagem m0286) seu marido é Diogo do Souto, sendo o padrinho Domingos Gonçalves. A batizada é aparentemente sobrinha de Diogo do Souto pois a mãe é Maria do Souto.

Beatriz Leal foi madrinha em 26-02-1613 (imagem m0365). O padrinho foi António Gonçalves. A batizada é Bernarda, filha de Diogo do Souto e Bernarda Gonçalves.

Acho que Beatriz Leal e Diogo do Souto na imagem m0365 são ambos filhos de Diogo do Souto e Beatriz Leal na imagem m0286.

Acho que Beatriz Leal que faleceu na Póvoa de Rio de Moinhos é aquela citada na imagem m0365 e com quase toda a certeza Bernarda Leal é sua parente, talvez irmãs.

O que se pode dizer com certeza é que há um canal entre Arganil e a Póvoa de Rio de Moinhos e este canal pode ser mais largo do que pensamos.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Santo Oficío-Datas

#229697 | rmfrp | 18 mai 2009 21:47 | Em resposta a: #229649

Caro Lourval:

Muito obrigado pela sua mensagem. Eu nunca estudei especificamente a família de Francisco Cabral Belo, pelo que não tenho mais elementos que possa fornecer sobre esta gente. A determinação da filiação de Maria da Esperança pode ser muito problemática, pois sem nenhum apelido ela pode ser filha de qualquer casal.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

DILIGÊNGIA DE HABILITAÇÃO SANTO OFÍCIO

#236868 | gmg | 20 ago 2009 00:09 | Em resposta a: #229697

Caro Rui Pereira,

Tem as naturalidades e filiações de HSO para Familiares da letra «A», nomeadamente Antónios? «J» de João e José e «F» de Francisco?

Cumprimentos e agradeço a sua ajuda,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Santo Oficío-Datas

#236890 | gmg | 20 ago 2009 02:59 | Em resposta a: #229649

Caro Lourval,

No livro de que fez download da TT aparecem todas as letras do alfabeto, ou apenas a «A»?


Tem as naturalidades e filiações de HSO para Familiares da letra «A», nomeadamente Antónios? «J» de João e José e «F» de Francisco? e «P» de Pedro Afonso.

O meu e-mail é: genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos e agradeço a sua ajuda,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: DILIGÊNGIA DE HABILITAÇÃO SANTO OFÍCIO

#237124 | rmfrp | 22 ago 2009 23:46 | Em resposta a: #236868

Caro Luís GMG:

Como muitos outros genealogistas, só tenho dados de algumas habilitações que de alguma forma se relacionam com as minhas pesquisas. Não tenho, naturalmente, dados sobre as dezenas de milhares de Familiares do Santo Ofício em geral.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: DILIGÊNGIA DE HABILITAÇÃO SANTO OFÍCIO

#237127 | gmg | 23 ago 2009 00:12 | Em resposta a: #237124

Caro Rui Pereira,

Tem por acaso conhecimento de Processos de Diligência para FSO de:

- PINHEIRO e/ou BORGES de Vale de Telhas, Mirandela
- TEIXEIRAS de Ervões (Pedro Afonso Teixeira, Capitão de Ordenanças, casado com D. Maria Coelho de Mello - Irmã de Filipe Coelho Fontoura, FSO em 1696 - e filho de Pedro Afonso Teixeira, capitão de Ordenanças e de D. Maria Fernandes).

Resposta

Link directo:

RE: DILIGÊNGIA DE HABILITAÇÃO SANTO OFÍCIO

#237145 | rmfrp | 23 ago 2009 01:19 | Em resposta a: #237127

Caro Luís GMG:

Não tenho nada sobre essas pessoas nem sobre famílias dessas regiões, que nunca estudei.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 05:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen