Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2136 | Goblin | 09 fev 2001 12:02

Gostaria de pedir a todos os participantes do forum que tiverem informações, ou que saibam onde as conseguir que me contactassem.
Primeiro gostaria de saber onde posso encontrar o decreto de criação e renovação deste Baronato, é que já procurei no Diário do Governo da data que me foi dada aqui no GeneaPortugal, mas não apareçe. Será que existe um suplemento?? Este título está relacionado com as familias Ferreira de Moura e Pegado.
Desde já o meu muito obrigado.
A outra informação é sobre o Solar dos Morais Pimentel em Castelo Branco (conc. de Mogadouro). Um solar de dimensões consideráveis, mas em estado de ruina, e do qual não consegui qualquer informação sobre construção ou proprietários.Uma situação estranha, para uma construção como esta, de estilo joanino, com grandes semelhanças com a Casa de Mateus.
Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2143 | Carlos Pinto-Machado | 09 fev 2001 14:30 | Em resposta a: #2136

Gostaria de obter informações acerca da familia Moraes Pimentel cujo Solar é na Rua Direita em Bragança, mais própriamente qual a sua relação
relação com Manuel António de Moraes Gatto, Ajudante de Ordenanças, filho de José Martim Gatto e da Dª Isabel Maria Rodrigues de Moraes.

Melhores Cumprimentos,
Carlos Pinto-Machado
E-Mail: canivari@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2144 | Goblin | 09 fev 2001 14:44 | Em resposta a: #2143

Eu não posso dizer-lhe qual a relação com esse ramo: os Moraes, Pimentel, Sarmento, Machado, etc são ramos familiares muito intrincados, e eu na minha pesquisa sobre o ramo dos Moraes Pimentel que têm o solar em Castelo Branco (Concelho de Mogadouro) só tenho seguido a linha de castelo Branco e alfandega da fé!
De qualquer forma deixo.lhe aqui a melhor lista desta familia que consegui depois de busca incessante: abade de baçao, memorias arqueologico-historicas de Bragança, vol.X
Para informações sobre esse ramo familiar, aconselho uma consulta desta obra! dá boas informações e indicações bibliograficas, possui também bons indices que facilitam a consulta!

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2154 | Vasco Jácome | 09 fev 2001 19:50 | Em resposta a: #2136

Caro Goblin

Na "Nobreza de Portugal e do Brasil":

1º Barão: 28-XII-1839 (D. Maria II). Refere “O Constitucional”, 1840, p. 317.
2ª Baronesa: não menciona
3º Barão: 24-VIII-1852 (D. Maria II).
No “Anuário da Nobreza de Portugal”, III, Tomo I, 1985, pág. 846, reafirma a data do primeiro titular e indica que o actual representante o é por certificado do Conselho de Nobreza de 30-3-1951.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2161 | Goblin | 10 fev 2001 12:24 | Em resposta a: #2154

Desde já o meu muito obrigado pela sua resposta.
Mas já tinha consulta essa obra, possuindo já essas informações, pela bibliografia e mesmo pla página do genea sobre estes Barões. A minha duvida de aprendiz de historiador, por ser recem-licenciado, esta no facto de procurar um decreto régio onde dê conta da creação deste titulo e suas revalidações. (Caso isso exista!!)No que respeti à nota d'O Constitucinal, ela refere o nome do 1º Barão, mas nada diz sobre o título (?).
A certificação do título em 30.03.1951, é que so tomei conhecimento com a actualização da página do genea.
Se porque acaso souber como posso contactar o Sr. Alexandre Manuel de Albuquerque Vilhena Vilar, representante do título, agradecia.
Outra questão era a de se no Boletim Oficial do Conselho de Nobreza, 1ª edição, Lisboa, 2000, consta mais alguma informação sobre este título, ou apenas está a data de reafirmação deste título??
Atenciosamente,
Bruno Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2162 | Vasco Jácome | 10 fev 2001 13:01 | Em resposta a: #2161

Caro Bruno Duarte

Dado que está publicado no “Anuário da Nobreza de Portugal”, III, Tomo I, 1985, pág. 846 não deve haver problema em revelar a morada do actual titular:

R. Afonso de Albuquerque, Lote 4A, S. Pedro do Estoril, 2765 ESTORIL. Telf. 2685955
e
Casa de Mogadouro, Freixedas, 6400 PINHEL. Telef 46132.

Isto já tem uns anos, pelo que pelo menos os telef. já estão desactualizados. Quanto ao resto, não sei.

Relativamente ao Boletim Oficial do Conselho de Nobreza, não o tenho nem o conheço (está citado no “Anuário”). De qualquer modo, essa questão dos registos de títulos, julgo que está na Torre do Tombo, em Lisboa.


Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2171 | Goblin | 11 fev 2001 23:00 | Em resposta a: #2162

Caro Vasco Jácome,
mais uma vez o meu muito obriagdo pelas suas informações.
Mas ao ler a sua mensagem, uma duvida me assaltou com o facto de uma casa de Mogadouro em Pinhel. É que os Barões a que me refiro são de um Mogadouro de Trás-os-Montes.
Aproveito para lhe por uma questão: sabe dizer-me se os registos de forais manuelinos existentes na Torre do Tombo, são iluminados como os que ainda existem? Isto porque dos forais que estou a estudar, não se sabe o paradeiro de nenhum.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2179 | Vasco Jácome | 12 fev 2001 20:08 | Em resposta a: #2171

Caro Bruno Duarte

A Casa de Mogadouro, dos Barões que temos estado a falar, fica na freguesia de Freixedas, concelho de Pinhel, distrito da Guarda. A menos que o que está no “Anuário da Nobreza de Portugal”, III, Tomo I, 1985, pág. 846, esteja completamente errado.
Deve poder encontrar informação sobre esta Casa em “Nobres Casas de Portugal”, Vol. V, pág. 155, de António Lambert Pereira da Silva (a menos que esta referência seja da Casa de Pomarchão, solar ligado aos elementos actuais desta família).
Quanto aos forais, não lhe sei responder.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2185 | Goblin | 13 fev 2001 13:58 | Em resposta a: #2179

Caro Vasco Jacome

Eu refiro-me ao Mogadouro concelho do distrito de Bragança. Sei da existencia de outras localidades com este nome, mas nunca tinha encontrado referencias a outros barões com este nome.
A primeira referencia que encontrei sobre os barões de mogadouro, foi em Pinho Leal, Portugal Antigo e Moderno. Se bem que esta publicação contenha algumas incorrecções e assim sendo estes barões poderiam ser de outro MOgadouro, apesar de Pinho Leal os ter colocado na localidade com este nome em Trás-os-Montes.
De qualquer forma o facto da 2ºbaronesa de
Mogadouro ser de apelido Pegado, dá-lha alguma veracidade uma vez que este apelido era muito importante no Mogadouro de Trás-os-Montes.
De qualquer forma o facto de nunca nenhum autor, à de Pinho Leal,ter colocado este titulo em Trás-os-montes, pode partir de uma percipitação da minha parte.
De qualquer forma obrigado, por esta ultimo indicação bibliografica.
Atenciosamente
Bruno Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2208 | Vasco Jácome | 14 fev 2001 22:40 | Em resposta a: #2185

Caro Bruno Duarte

O facto de a Casa de Mogadouro ser em Pinhel, pode não obstar a que o título seja respeitante a Mogadouro, Trás-os-Montes. Pode até o nome da Casa resultar do título. Sinceramente, também tenho pouca informação sobre esta família. O contacto com o actual titular naturalmente dissiparia qualquer dúvida.
Se quiser, também nos “Carvalhos de Basto”, Vol. V, pág. 153, §64, tem esta família. Embora refira o seu costado Magalhães, ligado à Casa de Alvelos.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2213 | Goblin | 15 fev 2001 14:48 | Em resposta a: #2208

Caro Vasco Jácome

Mais uma vez muito obrigado pelas informações que me tem facultato. De facto o facto de a Casa de Mogadouro ser em Pinhel nada tem a ver, mas numa primeira análise fiquei um pouco surpreendido.É que de facto é muito dificil encontrar dados sobre a região de Mogadouro e todas as informações são bem vindas.

Cumprimentos,
Bruno Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2351 | Maria da Conceicao | 27 fev 2001 01:55 | Em resposta a: #2213

Caros Senhores, na Torre do Tombo, arquivos da inquisicao, poderse ao encontrar residentes do Mogadouro, Tras os Montes. Talvez o ajude

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2362 | Goblin | 27 fev 2001 18:24 | Em resposta a: #2351

Cara Maria da Conceição,
Muito obrigado pela sua idicação, mas eu já tinha conhecimento... esse será um assunto que mais à frente me dedcarei; assim que encontrar
coragem para me "perder" na Torre do Tombo.
De momento estou é com várias deficuldades, para encontrar informações sobre o Solar dos Morais Pimentel, em Castelo Branco, concelho de Mogadouro (Trás-os-Montes).
Atenciosamente
Bruno Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2366 | Maria da Conceicao | 28 fev 2001 00:13 | Em resposta a: #2362

Caro Sr.Bruno duarte, como e tao interessante haver Castelo Branco capital de Provincia, e Mogadouro na Beira Baixa, e tambem em Braganca.
tenho? / tive antepassados no Mogadouro de Braganca da parte dos Penha(Mae) e de Castelo Branco(Pai). Acho tao estranho num Pais tao pequenino, porem os mesmos nomes nas terras com tanta assiduidade. Porque seria? Afinal era dificil viajar.O SR. por acaso sabe que quer dizer Mogadouro? Nao encontrei ainda o significado do nome. Ha uns dias falando com um Americano, ao falar em Mogadouro, ele perguntou-me se estava dizendo Magen David, que aparentemente quer dizer Estrela, ou melhor Escudo de David. Achei interessante. O som eh aparentemente o mesmo,como se fosse o significado fonetico.Gostaria imenso de saber a historia da terra. Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2380 | Goblin | 01 mar 2001 11:09 | Em resposta a: #2366

Cara Maria da Conceição,
a razão para a repetição de topónimos de localidades, tem exactamente a ver com a nossa dimensão... por sermos um pais pequeno os nomes de localidades repentem-se por uma questão de "copia" de toponimos prestigiantes, ao por analogias com antigas construções. Ex: Castelo Branco está normalmente relacionado com uma construção de cor branca ou alva; o que dependendo das épocas tanto pode ser um castelo (fortaleza) ou uma construção apalaçada.
Quanto ao significado de Mogadouro, aqui as coisas ficam mais complicadas. Eu ainda não encontrei nenhuma teoria solida sobre o signmifocado e origem deste toponimo. Mas os autores do séc. XIX inclinam-se para que seja uma palavra de origem árabe, com raiz num antroponimo: Macaduron, que significaria inevitável!!!
No entanto esta informação mereçe de uma mair justificação uma vez que são muito raros a norte do Mondego/Douro.
Mais recentemente lançou-se a hipotese de poder ser uma corruptela medieval relacionada com o rio Douro!!
Uma vez que (LInguistica) não é a minha formação, sou de História,tenho feito por não trabalhar muito nesta área, mais adiante espero poder debruçar-me sobre ela.
Quanto a uma possivel relação com o nome de Estrela ou Escudo de David, deixe-me dar a minha parca opinião,e dizer-lhe que acho pouco provável, um nome com tão fortes relações judaicas, num zona que desde cedo sofreu a influência do cristianismo e que será certamente um toponimo medieval... epoca em que a influencia de nomes judaicos não seria muito bem vinda!!
Já agora o seu pai era de Castelo-Branco de Mogadouro?
Atenciosamente,
Bruno Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2393 | Vasco Jácome | 02 mar 2001 23:27 | Em resposta a: #2362

Caro Bruno Duarte

Navegando pelo site da DGEMN – Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (www.monumentos.pt), deparei com a referência ao Palácio dos Pimentéis, precisamente em Castelo-Braco, Mogadouro. Se isto está correcto (já encontrei alguns erros neste site), então, se calhar, esta casa poderá estar ligada aos Morais Pimentel, de Bragança. E aí já existem referências a esta família no Felgueiras Gayo! Se realmente conseguir alguma coisa que permita estabelecer esta ligação, já tem por onde começar a sua investigação.
Se é que não “descobriu” já tudo isto, obviamente.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2408 | Goblin | 04 mar 2001 00:13 | Em resposta a: #2393

Caro Vasco Jácome,

mais uma vez obrigado pelos suas dicas e achegas. Eu já sabia todas as informações que se encontram no site da DGEMN, mas acontece que na ficha da edificio na parte da bibliografia, nada consta! E as informações que lá constam são apenas de cariz arquitectónico, nada tendo da sua história ou "fundador".
De qualquer forma, das minhas pesquisas sobre esta familia ainda não encontrei nenhuma referência aos Morais Pimentel, construtores do solar de Castelo-Branco. Tenho informações sobre vários membros desta familia, mas nenhum que tenha construido este solar; esta familia possuia/possui vários solares nesta região.
O que eu continuo a achar muito estranho é que de um edificio daquelas dimensões, nada tenha ficado registado! Vários autores referem este solar, mas mais não adiantam: Existe e só!
Já agora e como não conto desistir desta minha busca, agradecia que me desse mais informações sobre o Felgueiras Gayo (penso que seja um livro!?!)
Atenciosamente,
Bruno Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2412 | Vasco Jácome | 04 mar 2001 12:51 | Em resposta a: #2408

Caro Bruno Duarte

Manuel José da Costa Felgueiras Gayo é autor do “Nobiliário das Famílias de Portugal”, (referido neste site em “Fontes”, NFP) talvez a maior e fidedigna obra genealógica nacional, verdadeira “bíblia” desta ciência. Não pode haver genealogista “profissional” ou amador que não a conheça! Recomendo-lhe pois a sua consulta, pelo menos em biblioteca pública.

Relativamente a Morais Pimentel, são referidos vários ramos desta família, assim como Morais Sarmento, etc. De facto, não encontro ninguém a quem seja atribuída a construção de algum solar no sítio em questão. Mas encontro algumas referência a Mogadouro! Aconselho a ver, por exemplo, no ttº de Pimenteis, Vol. VIII, pág. 152, §27 N2 ou ttº de Ferreiras, Vol. V, pág. 282, §61. Talvez o melhor seja ir aos dois últimos volumes, de costados, e procurar a partir daí. Aqui aconselho o Vol. XI, pág. 173, árvore 130; pág. 389, árvore 22 vº e pág. 429, árvores 47 e 47 vº. Mas há ainda mais referências!
Se calhar a melhor maneira de “desatar este embrulho” seja uma pesquisa nos paroquiais, tentar identificar “suspeitos” e ver se entroncam nalgum destes ramos. É claro que também se pode dar o caso de o edifício ter sido feito por alguém de raízes mais ou menos obscuras, por exemplo, emigrante no Brasil, fenómeno típico do séc. XVIII, e ser alheio a nobiliários e portanto não ser neles que encontra resposta.
Já agora, o Solar ou a quinta em que se deve inserir, tem nome ou é apenas conhecido pelo “Solar dos Pimenteis”? É que isso também pode ajudar a identificar a família. Outra pista: a Pedra d’Armas tem diferença? Se sim, quase de certeza que resulta de Carta d’Armas, o que também pode ser uma preciosa ajuda.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2439 | Goblin | 05 mar 2001 12:18 | Em resposta a: #2412

Caro Vasco Jácome,

agradeço mais uma vez as suas preciosas indicações, mas já conhecia este livro so nao estava a relacionar com o autor.
Vou seguir as suas indicações e seguidamente comunicarei-lhe os resultados.
Atenciosamente
Bruno Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2562 | LAV | 09 mar 2001 12:06 | Em resposta a: #2136

O actual Barão do Mogadouro, ou representante deste título, chama-se de facto Alexandre de Albuquerque Vilhena Vilar e a morada ainda é a que consta no Anuário da Nobreza. Uma vez que o conheço muito bem pedi-lhe autorização para comunicar o número de telefone de casa para onde lhe poderá comunicar e fazer as perguntas que quiser. O telefone é então o seguinte: 21 4685955.

Cimprimentos

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#2565 | Goblin | 09 mar 2001 14:26 | Em resposta a: #2562

Caro Luiz de Albuquerque Veloso

Agradeço a informação prestada, sendo que no entanto já a possui, uma vez que se encontra publicada no Anuário de Nobreza.
De qualquer forma tenho de confessar que estava com algum receio em contactar o actual titular do título, por desconhecer a sua receptividade. A sua mensagem esclareceu a minha duvida.

Cumprimentos

Bruno Duarte M. Eiras

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#6326 | Vasco Jácome | 26 jun 2001 23:11 | Em resposta a: #2439

Caro Bruno Duarte Eiras

Recentemente revisitei o site www.monumentos.pt e verifiquei que foi incluída uma fotografia do tal solar de Castelo Branco, Mogadouro. Assim, já o reconheço no livro “Solares Portugueses” de Carlos de Azevedo, precisamente com a designação de Casa de Castelo Branco. Este basicamente fala dele na pág. 127 e 128:

“CASTELO BRANCO, Casa de.

Freguesia: Castelo Branco. Concelho: Mogadouro: Mogadouro. Distrito Bragança.

Pertence ao Ex.mo Sr. Dr. Altino Pimentel.

Uma das maiores residências nobres transmontanas, a Casa de Castelo Branco – de planta rectangular – foi erguida certamente já na segunda metade do século XVIII, como parecem indicar certos elementos decorativos, particularmente as molduras das janelas, que ostentam parapeitos de brincos e o remate ondulado, caracteristicamente barroco, imprimindo movimento à composição. Os pináculos que coroam os cunhais indicam mesmo época bastante avançada para a construção da casa. Esta ostenta uma imponente fachada, articulada com largas pilastras, de bases pesadas e muito salientes, num tipo muito corrente no Norte por esta época” ... “A mansarda central – outro indício da época relativamente avançada – conserva, entre as duas janelas, o grande brasão, magnífica peça heráldica.”

Na pág. 116 encontra-se uma fotografia idêntica, senão a mesma, do site da DGEMN.
Faço notar que a 1ª edição deste livro é de 1969.

Este é um livro dedicado à arquitectura de solares e não de genealogia, pelo que nada diz sobre a família do então (actual?) proprietário.

Não sei se realmente contactou o actual representante do título de Barão de Mogadouro, Alexandre Manuel de Albuquerque Vilhena Vilar, mas pelos seus costados publicados na árvore 118, de “Costados Nobres de Portugal”, não vejo qualquer referência a Pimenteis ou propriedades na freg. em questão, pelo que continuo a achar que uns nada têm a ver com os outros.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

familia moreto

#128841 | Renato Camargo | 18 set 2006 16:14 | Em resposta a: #2136

Olá,


Alguém tem conhecimento da familia Moreto em Mogadouro?
Tenho ascendentes em Mogadouro, sendo que meu avô partiu daí por volta de 1908 e estou a procura da certidão de nascimento dele.
Meu avô era filho de José Moreto e Maria Ignácia Marques

Antecipadamente Grato

Resposta

Link directo:

RE: familia moreto

#129105 | Cordeiro | 21 set 2006 12:17 | Em resposta a: #128841

Ola Ja respondi tenho conhecimento de um moreto que casou em Paradela mas era natural de travanca

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#129303 | PinheirodeCampos | 23 set 2006 10:29 | Em resposta a: #2136

Caro Confrade

Quanto ao solar saiba que está em fase final de recuperação para uma unidade hoteleira. Se desejar algumas informações posso adiantar-lhe alguma coisa.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
pinheirodecamposARROBAgmailPONTOcom

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimenta

#176041 | spartacus | 11 dez 2007 16:49 | Em resposta a: #2366

caros amigos

gostava de fazer um pedido precisava de ter acesso a informação sobre os espaços exteriores do solar dos pimenteis.
No passado se dor possivel

obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#306220 | sousacarlos1960 | 18 mai 2012 12:05 | Em resposta a: #2136

Olá a todos! O solar dito dos Pimentéis em Santa Maria de Castelo Branco no concelho de Mogadouro foi mandado construir já nos finais do séc. XVIII pela família do governador do rio de Janeiro "os castros morais" . como as coisas correram mal a este governador aquando da tomada do rio pelos franceses este veio aposentado para a dita aldeia e as filhas (duas foram para o convento) casaram com familiares dos pimentéis e sarmentos dos quais por via baronil vão ser os herdeiros do dito palacete! É curioso também o facto dos Pimentéis terem mais que um palacete na região pois na altura eram famílias com muito poder pelo facto de serem juristas de fora e residentes na terra e com as reformas administrativas sabiam trazer o barco a "bom porto" o mesmo que dizer saber cortar o queijo.
peço desculpa pela morfologia deste meu texto mas estou a escrever de memória sem qualquer ajuda. mas creio que a semântica fica no ouvido. em todo o caso nas memórias paroquiais de 1758 ou nas respostas dadas pelas paróquias a esta "inquisição" de Pombal pode-se compreender melhor as razões apontadas. Curioso que os castros morais eram da terra, valorosos militares da casa real e comendadores da comenda de santa maria a velha de castelo branco a par da casa de távora. ou seja s.m de c. branco foi sempre independente de mogadouro, com juiz e abade residentes e só com as reformas administrativas depois do liberalismo é que perdeu o seu estuto de vila e reguengo real. é um facto que a casa de távora senhora de mogadouro teve muita vezes influ~encia nesta comenda - mas nem sempre, uma vez com disse esta era senhorio real e existem provas como foi homiziado couto!
Cumprimentos - sousacarlos1960@gmail.com

Resposta

Link directo:

Barões de Mogadouro e Solar dos Morais Pimental

#383676 | rocaisrocais | 16 ago 2017 19:57 | Em resposta a: #2136

Sou de Bemposta, Mogadouro e gostava também de referir que esta família também existe aqui, o ultimo representante foi António Augusto Pimentel, nasc. 2/10/1877 , filho de Carlos Augusto Pimentel Telo e D. Ana Rita Morais, com casa senhorial com brasão dos Pimenteis.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 10:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen