Fabiao Francisco Leitao Guedelha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21485 | Sérgio R | 17 mai 2002 12:45

Bom dia a todos,

Estou à procura de elementos genealogicos sobre um senhor chamado FABIAO FRANCISCO LEITAO GUEDELHA. Viveu no Orvalho (Conc. de Oleiros, Dist. de Castelo Branco) no século XIX. Proprietario abastado era sogro do Visconde de Tinalhas. Tornou-se célebre por ter tido vitima dum grande e violento roubo em Outubro de 1838. Se alguém tiver informaçoes sobre a ascendência, descendência ou qualquer outro dado desse senhor agradecia que me respondesse: esta pessoa talvez é um dos meus antepassados. Obrigado.
Sérgio Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21495 | JTaval | 17 mai 2002 17:09 | Em resposta a: #21485

Pelo nome (Guedelha) deve ser cristão-novo.

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21528 | 1947 | 17 mai 2002 22:36 | Em resposta a: #21485

Caro Sérgio Ramos
A 1ª viscondessa de Tinalhas tinha um irmão, António Duarte da Fonseca Fabião, bacharel em leis pela UC, que casando em S. Vicente da Beira com D. Maria Amália da Cunha Freire Pignatelli, fª da Viscondessa de Tortuzendo, deu origem aos Pignatelli Fabião de S. Vicente. Cfr §1 da p. 5 dos Cunhas Pignatelli que lhe remeto. Estes Leitão Guedelha têm títº próprio no Alão de Moraes e são de Coimbra, devem ser fáceis de entroncar. Nada têm a ver com os Guedelhas medievais, esses sim, judeus e financeiros. Dê-me o seu email para lhe enviar os Cunhas Pignatelli onde eles vêm
Cumprimentos Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21543 | amtf | 18 mai 2002 00:47 | Em resposta a: #21528

Caro Manuel Lamas Mendonça,
Estes Cunhas Pignatelli são descendentes de Domingos Nogueira, Capitão-mor de Sarzedas, baptizado em 04.08.1623, filho de António Nogueira de Tavares e de Filipa Rodrigues, de Sarzedas?
Cumprimenta,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21568 | Sérgio R | 18 mai 2002 11:14 | Em resposta a: #21528

Caro Manuel Lamas de Mendonça,
Antes de tudo quero agradecê-lo pelo auxilio que me prestou. Fico muito satisfeito com as infomaçoes que me entrega, têm muito interesso para mim. O meu e-mail é o seguinte:

sergio.ramos@wanadoo.fr

Nao pode imaginar o quanto agradecido lhe fico. De facto tenho muitas dificulades em encontrar informaçoes para constituir a minha genealogia. Mais uma vez obrigado pela sua ajuda, agora fico à espera da sua proxima mensagem. Até breve. Cordialmente.
Sérgio Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21642 | JPL | 19 mai 2002 17:55 | Em resposta a: #21568

Caro Sérgio Ramos,

Eis o que possuo acerca da família Guedelha:

1. D. JOSEFA NUNES GUEDELHA, c.c. JOÃO CARLOS PERREIRA. Tiveram:
2. DOMINGOS NUNES GUEDELHA, nasceu em 1743 em Escalos de Baixo - Castelo Branco, c.c. D. ANA ASCENÇÃO DE SÃO JOSÉ TELES, natural de Penamacor, filha de CAP. NICOLAU TELES e de D. MARIA ESTEVES BARROSO. Tiveram:
3. TEN. COR. NICOLAU TELES NUNES GUEDELHA, nascido a 7/10/1788 em Escalos de Baixo, morreu a 18/9/1862 em Escalos de Baixo, abastado proprietário agrícola, o seguiu a carreira das armas num dos períodos militarmente mais conturbados que fustigou duramente o distrito de Castelo Branco, quer durante as Invasões Francesas, quer no auge do Miguelismo e da Guerra Civil que daí resultou. Assento praça e jurou bandeira a 14-I-1809, em 1811 era Tenente-capitão e, em 15-VI-1832 passou a Major da Companhia de Granadeiros de Idanha-a-Nova, na qual atingiu a patente de Tenente-coronel . Casou com D. MARIANA BARBARA TRIGUIEROS MARTEL GOULÃO, nascida a 5/2/1794 em Idanha a Nova morreu a 16/10/1880 em Escalos de Baixo, filha de João José Martins Pereira do Rego Goulão e de D. Maria Antónia Trigueiros de Martel Rebelo Leite. Tiveram:
4. JOÃO TELES DE TRIGUEIROS
4. JOSÉ TELES DE TRIGUEIROS

Cumprimentos,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21652 | JPL | 19 mai 2002 22:12 | Em resposta a: #21543

Caro António Maria Fevereiro,

É com enorme satisfação que vejo pela primeira vez aqui no Forum, um elemento da família Fevereiro. Também eu sou descendente de António Nogueira de Tavares (O Velho). Descobri-o através do livro de José Luiz Sampaio Torres de Fevereiro. Consegui entretanto reunir mais alguns elementos que deve estar interessado em ter conhecimento deles.

Um abraço,

josé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21661 | amtf | 19 mai 2002 23:11 | Em resposta a: #21652

Caro José Pedro Leão,

Na verdade sou mais um voyeur que um participante. Mencionou-se, neste tópico, o nome Pignatelli e lembrei-me de o ter visto no livro do meu Tio (primo) Zé Luís relacionando-o com António Nogueira de Tavares (o Velho), Capitão-mor de Sarzedas, em 1598, ascendente de minha trisavó Maria Amália de Sampayo da Fonseca e Eça Torres de Oliveira. Como a relação entre Nogueira e Pignatelli não está desenvolvida no livro, e como também não entendi a a relação entre minha trisavó e os Nogueira, lembrei-me de intervir porque, talvez obtendo informações sobre um caso pudesse levar-me a obter pistas sobre o outro.
Será que me pode auxiliar? Tem mais elementos sobre os Fevereiros do que o que está em "Uma Família da Beira Baixa"?
Agradeço imenso a sua disponibilidade.

Um abraço,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21664 | JPL | 19 mai 2002 23:43 | Em resposta a: #21661

Caro Primo António Maria Fevereiro,

Pelos vistos, descende da irmã da minha tetravó, Maria Cristina de Sampaio da Fonseca e Eça. Acerca dos Fevereiro, nada mais tenho do que aquilo que vem em "Uma Família da Beira Baixa". No entanto, no que toca aos ascendentes da minha tetra e da sua trisavó, consegui mais alguns dados.

Um abraço,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21665 | amtf | 20 mai 2002 00:18 | Em resposta a: #21664

Meu caro Primo.

Assim é.
O que nos faz quintos netos do Dr. Francisco de Assis Nogueira Salgueiro da Silva Falcão, n. 1771, Sarzedas, Licenciado em Leis pela Universidade de Coimbra, Juíz de Fora de Vila Velha de Ródam, Sarzedas, Loulé, Desembargador do Porto, Capitão-mor de Sarzedas, Provedor da Misericórdia, Cavaleiro Professo da ordem de Cristo, Senhor da Casa de Sarzedas, etc., e de sua mulher D. Maria Cristina de Sampayo da Fonseca e Eça, n. 1775, Niza, Senhora das Casas dos Sampayos Caldeiras Alcoforados e dos Fonsecas e Eças, em Niza!
Gostaria imenso se me quizesse facultar os dados que tem.

Um abraço do

António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21668 | JPL | 20 mai 2002 00:37 | Em resposta a: #21665

Meu Caro Primo,

Facultar-lhe-ei com todo o gosto. Gostaria de me encontrar consigo, quiçá no Colóquio de Palmela. A melhor forma de lhe fazer chegar os dados ou é pessoalmente, ou então sugiro que faça o download de um programa de genealogia, o PAF por exemplo, e envio.lhe o ficheiro gedcom com tudo o que possuo.

Um abraço,

zé pedro

P.S. Tenho 37 anos, três filhos e vivo no Porto.

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21670 | amtf | 20 mai 2002 01:07 | Em resposta a: #21668

Meu caro Zé Pedro,

Encontrar-me-ei consigo com o maior prazer. Não irei ao Colóquio de Palmela, mas, eventualmente, numa próxima ida ao Porto poderiamo-nos encontrar. Vou à Invicta com alguma frequência, por motivos profissionais.
Entretanto, tenho o PAF no computador, por isso se me quizer enviar o seu ficheiro, desde já agradeço, isto não invalidando um futuro próximo encontro!

Um abraço grato,

Tó Maria

e,
P.S.: Tenho 47 anos, três filhas (lá se vai o nome) e vivo em Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21707 | JPL | 20 mai 2002 22:28 | Em resposta a: #21670

Meu Caro Tó Maria,

Por motivos de segurança, fomos aconselhados pelos nossos anfitriões do Fórum, Luis Amaral e Companhia, a não colocar aqui o nosso enderço de correio. Por este motivo e para que eu lhe possa enviar o prometido, agradeço que me contacte por telefone e me dizer por este meio o seu endereço de mail. Aqui vai o número: 966969663

Um abraço,

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21708 | JPL | 20 mai 2002 22:32 | Em resposta a: #21568

Cao Sérgio Ramos,

Peço-lhe desculpa pela posse abusiva que dei ao seu tópico, aproveitando-me dele para trocar informações com este meu parente que desconhecia até agora. Por outro lado, agradeço-lhe pois, se não fosse o meu amigo Sérgio, provavelmente nunca teria conseguido este encontro.

Se entretanto, estiver interessado nalguma descendencia dos casais que referi, terei imenso gosto em disponibilizar-lhe o que conheço.

Um abraço,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21728 | Sérgio R | 21 mai 2002 12:22 | Em resposta a: #21708

Senhor José Pedro Leao,

Nao tem que me pedir desculpas: este forum trata de genealogia e o sr, como eu, esta à procura de informaçoes dos seus ascendentes. E com grande prazer que estou a ver que o sr encontrou um primo seu.

Enquanto aos casais que o sr referiu a familia Trigueiros Martel Goulao nao tera laços com os Condes de Castelo Branco? Parece-me que os nomes Trigueiros e Goulao têm relaçao com estes.

Cordialmente. Sérgio Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21768 | JPL | 21 mai 2002 23:37 | Em resposta a: #21728

Meu Caro Sérgio Ramos,

Antes demais, bem haja pela hospitalidade demonstrada. Acerca da pergunta que me coloca, de facto assim é, o 1º Conde de Castelo Branco, General JOAQUIM TRIGUEIROS DE MARTEL, sobrinho da minha 6ª avó, D. JOANA DOROTEIA DE SÃO PAULO GOULÃO, filho de seu irmão, JOÃO JOSÉ MARTINS PEREIRA DO RÊGO GOULÃO, fidalgo de cota de armas com Brasão partido em pala de PEREIRA e de REGO (por Carta datada de 20-III-1821) , que foi um dos maiores proprietários do distrito de Castelo Branco, onde tinha avultado património fundiário e diversas casas, nomeadamente em Idanha-a-Nova, Sarnadas e Alcains, localidade esta onde residia.

Um abraço,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#21800 | FJCSAC | 22 mai 2002 12:25 | Em resposta a: #21528

Caro Manuel

A genealogia é como as cerejas e como tenho família que vem do Carregal,Dornelas do Zêzere,(Dias Campos de Carvalho, que se desdobra em Dias Barata de Carvalho,Barata Dias de Carvalho e mais umas variações)um primo em .... grau deu-me hoje a informação que os Viscondes de Tinalhas tiveram aí ( e ainda na mão dos seus mais recentes descendentes)grandes propriedades.

Não tem qualquer informação sobre os ascendentes dos mesmos ligados ao Carregal?

Um abraço

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

Condes de Castelo Branco

#21851 | Sérgio R | 23 mai 2002 15:39 | Em resposta a: #21768

Sr José Pedro Leao,

Reparo que o sr é parente dos Condes de Castelo Branco, tenho uma pergunta para si: quais sao os laços entre o 1° Conde (D. Joaquim Trigueiros Martel 1801-1873) e o 2° Comde de Castelo Branco (D. Simao Valdez Trigueiros de Martel 1879-?)? De facto sei que o 1° Conde casou com D. Maria-José Pestana Trigueiros Martel (f de D. Antonio Joaquim Pestana e de D. Joana-Doroteia de Sao Pauo Goulao, sua 6° avo se nao me engano) e que tiveram 2 filhos: Joaquim Trigueiros Pestana Martel, casado com D. Maria-Rosalina de Albuquerque Mesquita e Castro ( f dos 2° Viscondes de Oleiros), e Joao. Enquanto ao 2° Conde era filho de D. Joao Campelo Trigueiros Martel e de D. Maria-Henriqueta de Mascarenhas Godinho Valdez (f de D. Manuel Godinho Travassos Valdez e de D. Maria-Madalena de Mascarenhas Valdez)casou com D. Maria-Emilia Infante da Câmara Taborda (f de D. Nuno-Bento de Brito Taborda e de D. Maria-Henriqueta Infante da Câmara) com quem teve a Joao-Filipe Infante da Câmara Taborda Trigueiros de Martel (1900-?). Se podia me esclarecer o se tivesse a genealogia dos Condes de Castelo Branco agradecia que me desse as informaçoes.Muito obrigado.
Sérgio Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Castelo Branco

#21874 | JPL | 23 mai 2002 22:45 | Em resposta a: #21851

Meu Caro Sérgio Ramos,

Segundo as informações que tenho, o 1º conde de Castelo Branco, não tinha o tratamento de Dom. Poderá, no entanto, esta minha informação não estar correcta. Mas, respondendo à sua questão, vou tentar ser o mais sucinto possível:

ENG. SIMÃO vALDEZ TRIGUEIROS DE MARTEL, 2º Conde de C.B. foi filho de JOÃO CAMPELO TRIGUEIROS DE MARTEL e de D.MARIA HENRIQUETA MASCARENHAS GODINHO VALDEZ.

JOÃO CAMPELO TRIGUEIROS DE MARTEL, n. a 5 Dez de 1850, f. em 1896, era filho de SIMÃO TRIGUEIROS DO REGO MARTEL GOULÃO, n. a 12 de jul de 1807, e de sua mulher D. HENRIQUETA JÚLIA CAMPELO.

SIMÃO TRGUEIROS DO REGO MARTEL GOULÃO, era filho de JOÃO JOSÉ MARTINS PEREIRA DO REGO GOULÃO e de sua mulher, D. MARIA ANTÓNIO TRIGUEIROS DE MARTEL REBELO LEITE. Era irmão do General JOAQUIM TRIGUEIROS DE MARTEL.

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Castelo Branco

#21876 | JPL | 23 mai 2002 22:54 | Em resposta a: #21851

Peço desculpa, carreguei em enter sem querer. :-)

Continuando:

Assim sendo, o 2º Conde de Casyelo Branco, era sobrinho neto do 1º Conde.

Tenho esta informação completa na minha página.
Queira contactar-me pelo mail 0432035901@netcabo.pt de modo a eu lhe fornecer o endereço.

Um abraço,

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#22161 | Sérgio R | 30 mai 2002 17:36 | Em resposta a: #21485

Boa tarde a todos,

Ainda estou à procura de informaçoes sobre o meu ascendente. Espero que o Sr Manuel Lamas de Mendonça possa de novo me prestar ajuda no que toca às fontes do optimo trabalho que me enviou. Cumprimentos.
Sérgio Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#22327 | Sérgio R | 04 jun 2002 07:39 | Em resposta a: #22161

Sempre a espera

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#230857 | rubenguedelha14 | 30 mai 2009 17:08 | Em resposta a: #21485

Caro Sérgio Ramos
Eu sou Ruben Guedelha de 14 anos sou portugues e parente afastado de FABIAO FRANCISCO LEITAO GUEDELHA .
A minha familia é dona de varias fábricas de norte a sul de portugal de quase todos olivais do alentejo e a mais abastada do sul , você pode não acreditar por ser um adolescente mas de qualqur forma deixo a minha mensagem.

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#230860 | rubenguedelha14 | 30 mai 2009 17:11 | Em resposta a: #21485

eu queria perguntar-lhe se nao existe realmente titulos ou cargos da familia guedelha? e qual é a origem do nome?

Resposta

Link directo:

Guedelha

#230877 | gmg | 30 mai 2009 22:28 | Em resposta a: #230860

Tenho um ascendente Guedelha, no Alentejo - Portalegre no séc. XVIII.

Sobre esse Guedelha, o que lhe posso adiantar é que se chamava AMBRÓZIO MARTINS GUEDELHA casado com uma Isabel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#265245 | Sérgio R | 13 nov 2010 20:28 | Em resposta a: #21485

Boa noite,

ninguém sabe se os Fabião tiveram descendência ilegitima no Orvalho?

Obrigado.

Cptos.

Resposta

Link directo:

RE: Fabiao Francisco Leitao Guedelha

#298884 | coviantiga | 05 mar 2012 00:05 | Em resposta a: #21528

Caro Manuel Lamas de Mendonça
Meu Trisavô materno José Maria Duarte Serra,nascido em 23/9/1853 no Louriçal do Campo, era filho de Manuel Fernandes Serra e de sua 3ºesposa, Inês Luis Duarte,neto paterno de Francisco Fernandes Serra e Isabel Maria e materno de José Duarte Neto e Maria Luísa.Diz nas "Famílias da Beira Baixa"que pertence ao Visconde de Tinalhas.Sabe por acaso porque lado?
Depois minha Tia Avó Adelaide Sofia da Luz Fonseca Fabião, filha de Ana Amália Ludovina Caldas e Quadros do Castelejo, e de Manuel Rodrigues Fabião, casou em 30/7/1895 na Barroca com o irmão mais velho de meu Avô ,Pedro Celestino de Campos Paes do Amaral.Sabe algo dela?
Agradecia imenso caso possua algo sobre os 2 .De meu Trisavô tenho os antepassados até 1654.Da Tia Avó não tenho mais nada, anão ser uns outros Pignatelli e Fabião que não sei onde "pegam"

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 14:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen