Representações de títulos, famílias, etc.

Este tópico está classificado nas salas: Direito

Representações de títulos, famílias, etc.

#21501 | alentejo | 17 mai 2002 17:55

Caros confrades,


De há algum tempo a esta parte que venho reunindo representações familiares, de títulos, de linhas familiares e outras.
Este interesse poderá parecer, numa primeira análise, pateta e injustificado. Mas, pergunto, quando hoje alguém questiona sobre a representação da família x, y ou z (para não particularizar) existem opiniões para todos os gostos. Há uns anos o Luís Abrantes escreveu, e parece que fez escola, que representa uma família o ramo que primeiro adquiriu grandeza. O único caso, parece-me, onde isto se aplica é à Casa de Bragança, visto a primogenitura estar na de Vimioso e ninguém se lembraria de dar a esta a representação.
Ora, assim, a representação dos Silvas, em Portugal, porque no Mundo está na Duquesa de Alva de Tormes, não seriam os Silvas, ditos de Campo Maior, mais tarde Silvas Pessanhas, mas outro qualquer ramo. Os Mellos n seriam os Senhores de Mello mas o ramo que primeiro chegou à Grandeza. O assunto é complexo e sobre a matéria toda a gente tem opinião.

Quero aqui solicitar a quem tiver, sem grandes margens para dúvida, representações de títulos, famílias, linhas, etc. que as vá "postando". O nosso atraso nestas matérias é confrangedor.

Abraços

NB

Resposta

Link directo:

RE: Representações de títulos, famílias, etc.

#21602 | DiogoA | 18 mai 2002 23:46 | Em resposta a: #21501

hmmm... isso dos bastardos poderem ou não representarem a família é bastante complexo... Os condes do Vimioso é uma questão muito interessante não só na questão de se representariam os Bragança mas até mais porque a certa altura o título de conde é sucedido por um bastardo, mesmo apesar de haver descendência legítima do 1º conde do Vimioso (se bem que muiiito afastada). Qual ramo haveria de poder representar a casa dos Vimioso? Acho que para resolver casos desses deveria haver (se calhar até existe) leis (regulamentação, quero eu dizer) para isso.
Mas se se incluíssem bastardos poderia então por exemplo a sucessão de uma casa passar para um filho bastardo (mais velho que o seu meio-irmão legítimo que herdaria o título e não a representação)?

Diogo Alenquer

Resposta

Link directo:

RE: Representações de títulos, famílias, etc.

#21605 | alentejo | 19 mai 2002 00:09 | Em resposta a: #21602

A Casa Vimioso (Borba, redondo, Soure, Valença) está muito bem representada. Certas vezes o problema q se colocou na representação de CAsas/títulos é q morrendo o filho herdeiro, com filhos, em vida de seu pai, quem sucedeu não foram os filhos deste mas seu irmão secundogénito.
Não conheço de nenhum caso em que bastardos herdassem a Casa existindo irmãos havidos de legitimo matrimónio. Nem o caso, tentado, de D. Jorge, bastardo de D. João II, teve o desfecho que seu pai queria e para isso mandou embaixadas ao Papa.
A relação às representações familiares, algumas vezes foram reconhecidas judicialmente, o assunto não é pacífico, já que muita gente não considera a representação dos troncos primogénitos, documentalmente provado, mas os q primeiro adquiriram Grandeza. Assim, nessas opiniões, a representação dos Melos não estaria nos Senhores de Melo, mais tarde Condes de Melo, mas, por ex., nos Cadavais. Existem outros casos, em relação aos títulos, como o de Conde da Feira, concedido a uma 2.ª "família" no séc. XIX, que não representava genealogicamente a Casa da Feira extinta e cujos bens estão na base da CAsa do infantado. Se afastarmos as linhas ilegitimas com facilidade se vê que a antiga Casa da Feira entrou na de Sabugosa.


NB

Resposta

Link directo:

RE: Representações de títulos, famílias, etc.

#21631 | Francisco de Novais | 19 mai 2002 16:12 | Em resposta a: #21605

Eu acrescentaria ainda ao rol de títulos desta ilustríssima Casa(Vimioso),o Marquesado de Aguiar.

Cumprtos,

FPN

Resposta

Link directo:

RE: Representações de títulos, famílias, etc.

#21633 | alentejo | 19 mai 2002 17:02 | Em resposta a: #21631

É verdade, falto-me esse e eventualmente algum outro.

Cumprimentos

NB

Resposta

Link directo:

RE: Representações de títulos, famílias, etc.

#21798 | FJCSAC | 22 mai 2002 12:07 | Em resposta a: #21501

Caro Nuno

Sobre o assunto em causa tenho dados sobre:

1-Viscondes da Corujeira-Está num PAF que enviei ao GP mas ainda não transcrito,se quizer posso-lhe enviar;

2-Visconde de São João de Nepomuceno que morreu sem descendentes.-Uma cunhada minha diz ter documentação sobre o assunto.Parece-me que seria relacionada com a avó Maria Leonor de Almeida Caldeira (está no GP) que seria ou irmã do dito ou prima co-irmã.

Um abraço

Francisco

2-

Resposta

Link directo:

RE: Representações de títulos, famílias, etc.

#21873 | alentejo | 23 mai 2002 22:36 | Em resposta a: #21798

Caro Francisco,


Obrigado pela informação, que desconhecia. Fica registado e aumenta a minha Bdados.

Forte abraço

NB

Resposta

Link directo:

RE: Representações de títulos, famílias, etc.

#121559 | rita carmo | 25 jun 2006 23:28 | Em resposta a: #21798

Caro confrade,

Sou descendente de Maria Leonor de Almeida Caldeira, e como tal sou parente do Visconde de São João Nepomuceno. Visto que gostava de completar a árvore genealogica deste meu ramo familiar, e tenho muitos poucos dados relativos à mesma, agradecia que me desse algum esclarecimento relativo a este assunto.

Muito obrigada,

rita carmo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 14:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen