Dias de Novais

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Dias de Novais

#21512 | Portuguez | 17 mai 2002 19:31

Caros Confrades

Pesquisando na base do GP Paulo Dias de Novais, conquistador de Angola e fundador de Luanda no sc. XVI, nome que não encontrei, vejo indicado que o mais importante Novais conhecido é Bartolomeu Dias de Novais. O do Cabo das Tormentas, portanto. Como a este nunca lhe conheci senão o sobrenome Dias, agradecia saber se alguém tem a relação familiar entre Paulo e Bartolomeu, e se existe alguma coisa feita ou sabida sobre as respectivas genealogias.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Dias de Novais

#21513 | pnm | 17 mai 2002 19:54 | Em resposta a: #21512

(teclado sem assentos)
Alexandre
Ha um livro publicado pelo D. Antonio Xavier da Gama Prreira Coutinho (Soydos)no ano de 1938, onde trata toda a descendencia e representacao de Bartolomeu Dias e de seu neto Paulo Dias de Novais.
Ja agora aproveito para saber qual o parentesco q/ tens c/ Antonio Saldanha Gouveia Tavares Festas que e meu primo ?
Arnaldo Pissarra

Resposta

Link directo:

Dias de Novais e Andrade Pissarra

#21527 | Portuguez | 17 mai 2002 22:29 | Em resposta a: #21513

Arnaldo

Obrigado. Tem o livro? Gostava de saber quem tem a representação de Paulo Dias de Novais. Ele era neto materno ou paterno de Bartolomeu Dias? Ainda haverá quem use o nome Dias de Novais? No GP só encontrei Novais sem Dias.

Quanto ao António SG Tavares Festas, é meu primo direito. E primo direito de minha cunhada Luisa de Saldanha e Gouveia também. Bisnetos de Pedro da Silva Tavares e Gouveia e mulher Emília de Andrade Pissarra. Sabe alguma coisa para cima? Nunca perguntei, mas colecciono para os meus sobrinhos.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Dias de Novais e Andrade Pissarra

#21529 | alentejo | 17 mai 2002 22:45 | Em resposta a: #21527

Alexandre,

Bartolomeu Dias e seu neto Paulo Dias de Novais são representados pela família Pereira Coutinho (Soydos). Em 1933, ed. Matosinhos, D. antónio pereira Coutinho, publicou "os representantes de Bartolomeu Dias e de seu nto Paulo Dias de Novais". em 1983 o Dr. augusto ferreira do Amaral, na Miscelânea Histórica de Portugal, n.º III, págs. 9-66, publicou algumas linhas de ascendência desta família (pereira coutinho), provando documentalmente que a sua varonia era Calção, originada num cardador de finais do séc. XVII, de Mafra, e não Osório, Senhores de Figueiró.
Uma pérola genealógica :-)

Abç

NB

Resposta

Link directo:

RE: Dias de Novais e Perª Coutº

#21531 | Portuguez | 17 mai 2002 23:04 | Em resposta a: #21529

Caro Nuno

:) Obrigadão. Parece-me então que já ninguém usará o nome Dias de Novais. É pena. Quanto a Perª Coutinho, por curiosidade, pergunto se tens aí a bibliografia de que falas e me apanhas por lá a Sra. D. Alcina Pª Cº de Vilhena, mãe de meu Padrinho. Só ouvi dizer que são dos de Penedono que não passaram a usar Castro.
Abraço
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Dias de Novais e Andrade Pissarra

#21539 | pnm | 18 mai 2002 00:08 | Em resposta a: #21527

Alexandre

Nao somos parentes mas temos parentes comuns, pois a luisa e filha do primo Joao Pedro Saldanha e Gouveia e neta do tio Pedro Andrade Pissarra e Gouveia primo direito do meu avo paterno Arnaldo de Andrade Pissarra.
Relactivamente a parte geneologica e historica da familia, sei bastante, pois ha varios anos que ando nessas andancas.
Sobre os Novais, e o seguinte:
Bartolomeu Dias teve dois filhos, Simao s.d. e Antonio Dias de Novais pai de Paulo Dias de Novais, portanto neto paterno, so que Paulo D.N. nao teve descendencia, passando a representacao para os s/sobrinhos, filhos da s/ unica irma D. Guiomar por falta de varonia.
Actualmente a representacao esta nos Marquezes de Suydos.
Arnaldo de Andrade Pissarra

Resposta

Link directo:

RE: Andrade Pissarra

#21554 | Portuguez | 18 mai 2002 01:30 | Em resposta a: #21539

Arnaldo

Calculei isso mesmo quando vi o seu nome. Obrigado pela informação sobre os Novais, e caso tenha em computador elementos sobre os seus Andrade Pissarras que possa mandar um dia destes, agradeço-lhe.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Dias de Novais e Andrade Pissarra

#84054 | as1505468@sapo.pt | 12 fev 2005 00:50 | Em resposta a: #21539

Seremos aparentados? O que é que esses Pissarras e Gouveias são ao Álvaro Cunhal e à Teresa Patrício Gouveia? Têm origens onde?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 17:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen