P/ Dr. Dória (e visitantes) : Genealogia Sergipana

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

P/ Dr. Dória (e visitantes) : Genealogia Sergipana

#21622 | valadares | 19 mai 2002 13:09

Caro Dr. Dória ( e visitantes):
Saudações ! Estive relendo o Dicionário Biobibligráfico Sergipano, de Armindo Guaraná, e encontrei na página 153 um personagem que talvez interesse ao Sr. É Joaquim Maurício Cardoso, mas, conhecido como Absalão Dória, fº de Pedro Gordo da Cruz e Inês Cardoso, nascido em Estância, Sergipe (12-02-1876). Ele esteve na Escola Militar, em 1893, e participou de revoluções como "florianista". Foi telegrafista em Buquim. Escreveu várias peças teatrais.
Estou procurando uma ligação entre estes Cardosos, os Amados, os Dantas e os Valadares.

Obrigado

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: P/ Dr. Dória (e visitantes) : Genealogia Sergi

#22959 | doria_gen | 16 jun 2002 00:18 | Em resposta a: #21622

Paulo, desculpe, só agora vi esta mensagem. Meu avô paterno, Raul Moitinho da Costa Doria, era nascido em Estância, mas o pai, Diocleciano da Costa Doria, era baiano de Itapicuru.

Absalão, nunca ouvi falar. Mas sei de um primo Aarão Doria, filho de Manuel Mendes da Costa Doria, irmão mais velho de meu bisavô, que passou a Ilhéus, onde se fixou, segundo me contaram.

Parentes outros, com sangue Doria também, vale citar Mons. Olympio de Campos, filho de José Vicente de Souza, que representou N. Sra. no batismo de meu bisavô, e que era, que eu saiba, tio materno do mesmo.

Forte abraço; meu e-mail pvt é doria_gen@yahoo.com.br

fa

Resposta

Link directo:

P/ Dr. Dória (e visitantes) : Genealogia Sergipana

#384084 | lacardosobr | 01 set 2017 05:50 | Em resposta a: #21622

Prezado Paulo Valadares,

Ignez Cardoso é natural de Estância, e, irmã do Prof. Brício Maurício de Azevedo Cardoso, antigo diretor do Atheneu sergipense, deputado e autor do selo do estado de Sergipe. Consequentemente, é tia do Senador e Deputado sergipano Graccho Cardoso, filho desse professor.
Desconheço que seu filho Joaquim Maurício Cardoso tenha o pseudônimo de Absalão Dória.
Esse ramo da família Cardoso é oriunda do sul de Sergipe, mais precisamente da cidade e região de Estância.
Na verdade, esse ramo familiar chama-se Azevedo Cardoso, que é oriundo da junção do baiano Prof. Joaquim Maurício Cardoso, chegado em Estância em 1826, oriundo da Bahia, com o casamento com a sergipana Joana Baptista de Azevedo, do ramo dos Azevedo. Esses, por sua vez, são proprietários de terras e de engenhos em Estância e redondezas.
Os Azevedo Cardoso, juntamente com os Amado e os Calazans são ramos familiares da cidade de Estância.
Particularmente, desconheço alguma ligação marital entre esses ramos com os Azevedo Cardoso.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 18:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen