Origem da família Folgado

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Origem da família Folgado

#21650 | rmfrp | 19 mai 2002 19:40

Caros leitores do Fórum:

Procuro informações sobre a origem da família Folgado.
Sei que cerca de 1600 já existiam pessoas com este apelido na região da Covilhã.

Agradeço desde já qualquer informação.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#21658 | alentejo | 19 mai 2002 22:54 | Em resposta a: #21650

Caro Rui,


Essa família tem origem, segundo parece, em Castelo Branco, onde já existia em 1325 um Pedro Afonso Folgado. Alguns individuos desta família apelidaram-se, também, Folgas. Vêm tratados num nobiliário das famílias de Castelo Branco do Desemb. Miguel Acciaioli da Fonseca Leitão, hoje na posse do Arq. Jorge de Brito e Abreu, por compra à família Acciaioli de Sá Nogueira, de q existe cópia fotográfica na Biblioteca de Castelo Branco.

Abraço

NB

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#21693 | Paulo | 20 mai 2002 17:11 | Em resposta a: #21658

Caro Rui,

Se lhe interessar, no inicio do século XVII estabeleceu-se na região de Ferreira do Zêzere uma família Folgado, proveniente de Figueiró dos Vinhos.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#21764 | rmfrp | 21 mai 2002 23:00 | Em resposta a: #21693

Caros Nuno Borrego e Paulo Alcobia Neves:

Os meus agradecimentos pelas vossas informações.

Os meus Folgado são de Unhais da Serra e do Tortosendo, e nos poucos elementos de que disponho encontro um facto curioso: duas irmãs, netas maternas de Nuno Folgado, casam em 1657 e 1658 com dois Domingos Folgado (pode até ser o mesmo, já que o casamento de 1657 não indica os pais do noivo), sendo num dos casos referida uma dispensa de segundo e quarto grau de consanguinidade, e no outro apenas que "tiveram dispensa".

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#21781 | manuelr | 22 mai 2002 00:30 | Em resposta a: #21764

Caro Rui Pereira

Tem essses Folgado do Tortozendo estudados?
Tenho uma Maria de Matos, casada em 1675 no Tortozendo com Manuel Folgado.

Este Manuel Folgado dito tb Manuel Folgado da Machede ( não dei se Machede é nome de povoação) é filho de André Folgado, do Casal da Serra e de Maria Simões e irmão de um Domingos,nascido em 1655. Mas aqui param os registos do Tortozendo e não vou mais para trás. Se tiver alguma indicação, agradecia.
Dos Folgado, de Castelo Branco, não sei se foram de Castelo Branco para o Rosmaninhal, se daqui para CB. O que é certo, é que devia ter sido de um ou outro lado, que se espalharam pela BB.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#21799 | camac41 | 22 mai 2002 12:09 | Em resposta a: #21650

Caro Rui Pereira

Se nas suas investigações tiver algum ramo com ligação ao Rosmaninhal posso auxiliá-lo pois tenho uma base de dados com os ARP do Rosmaninhal (1610-1850) onde constam mais de 250 Folgados.
Ao seu dispor

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#21823 | rmfrp | 22 mai 2002 23:39 | Em resposta a: #21781

Caro Manuel da Silva Rolão:

Não tenho entre os meus dados o Manuel Folgado que referiu, mas é natural que seja parente dos meus. Destes Folgados tenho apenas o seguinte:

1. NUNO FOLGADO cc ISABEL DA SERRA, tiveram:

2. MARIA DA SERRA cc (Tortosendo 01.06.1637) AGOSTINHO RODRIGUES, filho de Agostinho Rodrigues e de Beatriz Dinis, viúvo de Guiomar de Matos com quem casara em 29.08.1630 no Tortosendo. Tiveram:
- 3. Maria da Serra cc (Tortosendo 10.01.1657) Domingos Folgado, "tiveram dispensa".
- 3. Isabel da Serra cc (Tortosando 16.10.1658) Domingos Folgado, de Unhais da Serra, filho de Afonso Folgado e de Isabel Gonçalves. Dispensados em 2./4. grau de consanguinidade. c. g.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#21824 | rmfrp | 22 mai 2002 23:40 | Em resposta a: #21799

Caro Carlos Leal Machado:

Muito obrigado pela sua oferta. Até ao momento, porém, ainda não encontrei ligação da minha família ao Rosmaninhal. Os ascendentes que tenho na Beira Baixa situam-se essencialmente na região a oeste do Fundão e da Covilhã. Terei o maior prazer em fornecer-lhe informação sobre esta zona.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#21827 | camac41 | 23 mai 2002 00:32 | Em resposta a: #21781

Caro Manuel Rolão

Perto de Évora Há duas terras com o nome de Machede: São Miguel de Machede e N. Srª de Machede.
Nos
ÍNDICES DO ARQUIVO DISTRITAL DE ÉVORA
NÚCLEO ECLESIÁSTICO
http://www.ip.pt/~ip246866/genere.html
aparecem pessoas de Machede
Um abraço
Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#21853 | manuelr | 23 mai 2002 15:58 | Em resposta a: #21823

Caro Rui Pereira

Agradeço a informação. Parece-me que as origens destes não serão bem do Tortozendo. Só que se deveriam ter juntado todos lá!.
Martim Folgado, do Casal da Serra, casou em 1625 no Tortozendo com Maria Fernandes. Em 1634, este Martim é Testemunha de casamento de Pedro de Proença com Isabel Folgado no Tortozendo, sendo Juiz da Serra. Domingos Folgado, viúvo de Maria, casa 2ª vez em 1629 com Isabel Fernandes, sendo filho de Lourenço Afonso e de Isabel ou Filipa.
Em 1645, António Folgado e Francisco de Matos justificam o bem de Alma de seu irmão Tomé, ausente.
Em 1661, Domingas Folgado casada com Manuel de Sequeira da Serra ( penso que natural ou morador na Serra-Casal da Serra)é madrinha da filha de André Folgado e de Maria Simões, moradores no Casal da Serra.

Não sei se os apelidos Serra terão origem no Casal da Serra, de onde parece terem ido para o Tortozendo.
Também não sei que Casal da Serra é este. Existe um entre São Vicente da Beira e Louriçal do Campo, mas nestas datas os registos do Louriçal apenas referem Casal Grande, Casal de Miguel Rodrigues e um Casal da Serra, mas onde não há Folgados.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#21859 | rmfrp | 23 mai 2002 18:55 | Em resposta a: #21853

Caro Manuel da Silva Rolão:

É de facto curiosa a referência a um Casal da Serra nos seus Folgados. O site "Cidades Portuguesas" tem um excelente índice de localidades, com apenas um defeito - para cada lugar indica o concelho mas não a freguesia. Segundo esta fonte há 16 locais chamados "Casal da Serra" em Portugal, dos quais dois no distrito de Castelo Branco: um no concelho de Castelo Branco, que deve ser o que fica entre São Vicente da Beira e Louriçal do Campo, e um no concelho da Covilhã, que deve ser o que os seus registos referem.

Da origem dos meus Serras apenas sei o que indiquei. A Isabel da Serra, número 3, seguem-se quatro Marias da Serra, todas naturais de Unhais da Serra, a última das quais, n. 1749, casa duas vezes em Casegas, em 1773 e 1784. Ainda não fiz pesquisa de colaterais.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#33375 | jliberato | 14 jan 2003 18:10 | Em resposta a: #21824

Caros confrades,
Só hoje reparei neste tema.
Nos costados da minha mulher figuram vários Folgados. Têm origem num António Esteves Folgado que faleceu em Peroviseu, Fundão, em 30-11-1727, e sua mulher Catarina Esteves que faleceu em 08-12-1716 também em Peroviseu.
Este casal teve 5 filhos: Manuel Esteves Folgado, Simão Esteves Folgado, Maria n. em 20-07-1678, Domingos n. em 21-08-1688 e Francisco n. em 02-12-1690. Os dois primeiros são antepassados da minha mulher por vias diferentes.
Manuel Esteves Folgado terá nascido por volta de 1682, casou no Ferro, Covilhã, com Mariana Fernandes, do Ferro em 18-02-1721. Casara antes em Peroviseu com Isabel Martins em 26-08-1703. Teve quatro filhos da segunda mulher: Maria Esteves Folgada, antepassada da minha mulher e a última a usar o nome, nascida em 09-12-1725 em Peroviseu, Isabel n. em 04-02-1722, Francisca baptizada em 31-01-1724 e Josefa baptizada em 14-11-1728.
Quanto a Sebastião Esteves Folgado casou em Peroviseu em 19-12-1717 com Luzia Gomes de Souto, Sabugal, e teve uma filha Martinha Esteves que já não usou o nome de Folgado e é também ascendente de minha mulher.
Eis a minha contribuição. Se alguém tiver alguma pista sobre estas pessoas, ela será benvinda. Em especial o baptizado dos dois irmãos, António e Simão Esteves Folgado ou o casamento dos pais.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#33496 | rmfrp | 16 jan 2003 09:32 | Em resposta a: #33375

Caro JLiberato:

Gostaria de saber se tem mais dados sobre a família Esteves na freguesia do Ferro. Eu descendo de Macário Esteves, natural do Ferro, filho de Domingos Rodrigues e de Maria Simão. Macário Esteves casou em 1684 em Casegas, c. g. nesta localidade.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#33575 | jliberato | 17 jan 2003 11:57 | Em resposta a: #33496

Meu caro,
Não encontro os nomes que cita, porque não tenho Esteves em Ferro.
Tenho dezenas em Peroviseu, embora também não esses nomes em concreto.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#33598 | Filipe Prista Lucas | 17 jan 2003 15:38 | Em resposta a: #21650

Caro Rui,

Não sei até que ponto estas informações o poderão ajudar, mas descendo do seguinte ramo Folgado da Beira Baixa:

Manuel Fernandes Folgado, n. cerca de 1630 em Proença-a-Velha, Idanha-a-Nova, casou com Maria Fernandes, e tiveram:

Maria Fernandes Folgada, n. cerca de 1660 em Proença-a-Velha, Idanha-a-Nova, casou nesta vila em 19 de Abril de 1676 com João Gonçalves, mudaram-se para Oledo, no mesmo concelho e aí tiveram:

Pedro Gonçalves Folgado, baptizado em 29 de Junho de 1697 em Oledo, Idanha-a-Nova, casou nesta vila com Maria Martins Úrsula Bexiga e aí teve descendência.

Um abraço, Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

Macário Esteves

#33683 | jliberato | 19 jan 2003 11:03 | Em resposta a: #33496

Meu caro
A genealogia é pródiga em surpresas e coincidências. Sexta-feira respondi-lhe negativamente em relação a Macário Esteves.
Acontece que ontem sábado aqui em Bruxelas estive a estudar pormenorizadamente a freguesia de Valverde, Fundão, o que faço hà cerca de três meses.
E não é que tombo literalmente sobre o Macário Esteves? Passo a explicar.
Encontrei o casamento do filho dele Fernando Esteves. Aos 22-07-1737 em Valverde. Fernando Esteves filho de Macário Esteves e Maria Francisca (não se será outro casamento ou se enganaram no nome), do lugar de Casegas deste Bispado. Casou com Maria Rodrigues, filha de Lourenço Gonçalves e sua mulher Maria Rodrigues de Valverde. Casou-os o Padre Cura Manuel da Costa de Figueiredo, cura da Igreja de São Martinho do Fundão. Testemunhas: José Lourenço e António Correia Roque.
Encontrei também um casamento de alguém de Dornelas e como sei interessar-lhe tomei nota: em 01-08-1745, Isabel Antunes, filha de Miguel Antunes e Maria José, casou com José Esteves do Ferro.
Coincidência incrível. Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#33707 | rmfrp | 19 jan 2003 14:51 | Em resposta a: #33598

Caro Filipe Prista Lucas:

Muito obrigado pelas suas informações.

Infelizmente não tenho para já estabelecida a ligação entre os meus ramos Folgado, que são do Tortosendo, e a sua provável origem mais a sul, pelo que desconheço qual o parentesco com estes seus antepassados.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Macário Esteves

#33717 | rmfrp | 19 jan 2003 15:38 | Em resposta a: #33683

Caro JLiberato:

Muito obrigado por estas novas informações.

A filiação de Fernando Esteves parece-me correcta, uma vez que Macário Esteves casou de facto com Maria Francisca (filha de António Vicente e Catarina Francisca) em Casegas a 1 de Outubro de 1684. Descendo de uma filha deste casal, Maria Francisca Esteves, que veio a casar com Domingos Gonçalves Vitó.

Relativamente a Dornelas do Zêzere, não tenho nos meus dados nenhuma das pessoas que indicou, embora tenha diversos ramos de ascendência de apelido Antunes naquela freguesia, dos lugares do Alqueidão, Carregal, Póvoa, Seladinhas e Vidual de Cima.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#34797 | agp | 03 fev 2003 14:37 | Em resposta a: #33598

Tenho vários antepassados em Oledo, entre eles o casal Antão Rodrigues e Maria Fernandes Folgada. Sei que ali casaram aos 29 Jan 1674 e ali viveram vários anos. No assento não consta o nome dos pais. Quem serão os pais desta Maria Fernandes Folgada?

Antecipadamente grato
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#34807 | Filipe Prista Lucas | 03 fev 2003 15:49 | Em resposta a: #34797

Caro António,

Parece então que somos primos, não só por esse ramo como possivelmente por outros ramos de Oledo, visto ter nesta paróquia vasta ascendência. Quanto ao casal que referiu, as informações que possuo são escassas:

ANTÃO RODRIGUES
n. Oledo, Idanha-a-Nova, cerca 1650
f. Oledo, Idanha-a-Nova, 19 de Outubro de 1702

c.c. MARIA FERNANDES FOLGADA
n. Oledo Idanha-a-Nova, cerca de 1650
f. Oledo, Idanha-a-Nova, 8 de Janeiro de 1711

Tiveram, entre outros, ISABEL RODRIGUES ANTOA
baptizada em Oledo, Idanha-a-Nova, a 9 de Setembro de 1674, e aí casou, a 20 de Abril de 1693 com MANUEL FERNANDES, natural de Proença-a-Velha, filho de Estevão Fernandes e de Isabel Gonçalves, casal este do qual descendo.

Nas minhas investigações, penso ter localizado a filiação provável tanto de ANTÃO RODRIGUES (num baptismo que, salvo erro, datava de 1651) como de MARIA FERNANDES FOLGADA, mas não tenho essa informação disponível de momento. E, claro, não terão mais valor do que simples suposições.

De que outros ramos de Oledo descende?

Os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#34855 | agp | 04 fev 2003 17:11 | Em resposta a: #34807

Caro Primo,

Tenho de facto vasta ascendência em Oledo, inclusive o meu pai que ali nasceu em 1923. A minha ascendência continua ali pela avó paterna (de meu pai), Joana de Oliveira Churro, a qual inclui Churros, Gonçalves, Torrões, Brazanas, Martins, Afonsos, Laranjos e outros.

Já tinha os dados que indicou, referentes ao ANTÃO RODRIGUES, à esposa MARIA FERNANDES FOLGADA e filha ISABEL RODRIGUES ANTOA. Esta e o marido, MANUEL FERNANDES, tb são meus ascendentes.

Temos em comum, então, os pais de Manuel Fernandes: Estevão Fernandes e Isabel Gonçalves.

Não tenho os meus apontamentos por perto, mas gostava de trocar mais dados consigo, nomeadamente do casal Estevão Fernandes e Isabel Gonçalves, de que julgo ter muito pouco.

Os melhores cumpromentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#34884 | agp | 05 fev 2003 09:50 | Em resposta a: #34807

Caro Primo

Na posse dos meus apontamentos posso informar dos casais de Oledo (naturais e/ou moradores)que ocupam as extremidades da minha árvore:
João Esteves e Catarina Gonçalves, através da filha Maria Esteves que casou, aos 10-1-1656, com Francisco Fernandes Laranjo, do ? Sabugal.

Pedro Fernandes e Maria Alves, casados em Idanha-a-Nova, aos 14-7-1655, através do filho alferes Pedro Fernandes Mija.

Francisco Martins e Catarina Fernandes, através da filha Maria Martins (casada com Bartazar Gonçalves, dos Forcalhos - Sabugal) e netas Maria Martins (casada aos 11-2-1685 com Pedro Fernandes Mija, referido no parágrafo anterior) e Ana Martins (casada aos 13-12-1697 com António Martins Brazana filho de Pedro Martins Brazana e de Maria João).

Manuel João e Catarina Gonçalves Churro, do Ladoeiro, através do filho João Gonçalves Churro, nascido aos 3-11-1704. Manuel João é de Oledo, mas desconheço os antepassados.

António Jorge / Maria Alves e Amaro Manuel / Domingas Fernandes, através de, respectivamente, António Jorge e Domingas Fernandes, os quais casaram aos 29-8-1640.

António Afonso e Catarina Salvada, que casaram em Alpedrinha, aos 4-2-1665, através da filha Maria Salvada. António Afonso é de Oledo, mas desconheço os antepassados.


António Domingues e Ana Pires, através da filha Catarina Domingues que casou, aos 11-11-1627, com Francisco Gonçalves.

Manuel Antunes Serra e Maria Fernandes Cordeira, casados aos 28-9-1675, através da filha Maria Antunes Cordeira, que casou com Domingos Fernandes Torrão, aos 12-10-1697. Dos últimos nasceu Pedro Fernandes Torrão que casou, aos 16-4-1731, com MARIA FERNANDES ANTOA, filha de MANUEL FERNANDES e ISABEL RODRIGUES ANTOA.

Afonso Anes / Beatriz Rodrigues e Domingos Fernandes / Antónia Marques, através de, respectivamente, Vicente Afonso e Antónia Marques, os quais casaram aos 7-11-1638. Os últimos tiveram António Marques que casou, aos 9-12-1674, nos Escalos de Cima, com Maria Gonçalves Carapeta.

Pedro Gonçalves Apóstolo e Maria Antunes, que julgo terem casado aos 7-10-1635, como sendo Pedro Gonçalves e Maria Gonçalves.

Já estive com o microfilme de Proença. Só apanhei o nascimento do Manuel (aos 28-2-1662), filho de ESTEVÂO FERNANDES e de ISABEL GONÇALVES, do qual ambos descendemos. Mas daí para trás não tenho mais dados, inclusive do casamento dos pais.

Tenho mais ascendência em Proença. Estou disponível pelo 93 8453959.

Cordiais cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#34891 | Filipe Prista Lucas | 05 fev 2003 12:29 | Em resposta a: #34884

Caro António,

A minha ascendência de Oledo parte do meu trisavô José Lucas, que aí nasceu em 1853, filho de Manuel Bicho e de Maria Lucas.

Pelo seu último email, vejo que, pelo menos, temos os seguintes três ramos em comum:

I. Gonçalves de Proença-a-Velha

MANUEL GONÇALVES, baptizado em 29/2/1672 em Proença-a-Velha, filho de Estevão Fernandes e de Isabel Gonçalves, ambos naturais de Proença-a-Velha e aí recebidos a 16/4/1671, sendo ela filha de João Gonçalves, de Monfortinho, e de Catarina Rodrigues, de Pedrogão. Eu descendo de uma das últimas filhas do casamento deste Manuel Gonçalves com Isabel Rodrigues Antoa, a saber Inês Fernandes, baptizada a 21/2/1707 e casada a 6/12/1728 com Xavier das Neves.

II. Torrão de Alcafozes

DOMINGOS FERNANDES TORRÃO, baptizado a 3/3/1669 em Oledo e aí recebido em 12/10/1697 com Maria Antunes Cordeira, baptizada em 24/10/1677 e falecida em 31/8/1730, tudo em Oledo, filha de Manuel Antunes Serra (falecido a 16/3/1716 em Oledo) e de Maria Fernandes Cordeira (falecida a 21/7/1714 em Oledo).

Descendo de uma filha deste casal, Paula Antunes, que casou com Eleutério Nunes Faleiro.

Domingos Fernandes Torrão, por sua vez, é filho de:

PEDRO FERNANDES TORRÃO, natural de Alcafozes e falecido em Oledo a 14/5/1676, filho de Ascenso Pires e de Isabel Calva (ambos naturais de Alcafozes e ela falecida em Oledo a 24/6/1646), e recebido em Oledo a 10/1/1656 com

ISABEL DOMINGUES, baptizada em Oledo a 5/10/1633 e aí falecida a 26/4/1682, filha de Francisco Gonçalves Ruivo (natural de Oledo e aí falecido em 6/2/1648) e de Catarina Domingues (natural de Oledo, filha de António Domingues, falecido em Oledo a 3/4/1632, e de Ana Pires, falecida em Oledo a 30/3/1621), ambos recebidos em Oledo a 11/11/1627.

III. Mija de Idanha-a-Nova

Descendo também de um Pedro Fernandes Mija, natural de Idanha-a-Nova, mas do seu casamento com Maria Fernandes Longa, também natural de Idanha-a-Nova, designadamente através do seu filho DOMINGOS FERNANDES LONGO, já nascido em Oledo. Com grande probabilidade trata-se do mesmo indivíduo, mas nunca consegui localizar nem o seu casamento com Maria Fernandes Longa nem o baptismo do filho Domingos. Este, porém, terá nascido entre 1680 e 1690, dada a data de nascimento da sua esposa (1688) e do nascimento dos seus filhos. Tem alguma informação acerca de um segundo casamento do Pedro Fernandes Mija (posterior ou anterior em relação àquele de que descende)?

Os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#34892 | Filipe Prista Lucas | 05 fev 2003 12:33 | Em resposta a: #34891

Caro António,

Um lapso: o referido Domingos Fernandes Longo nasceu em Idanha-a-Nova, pelo que provavelmente será filho de um primeiro casamento de Pedro Fernandes Mija e terá ido com o pai, já viúvo, para Oledo, onde este terá então casado em 1685 com Maria Martins.

Cumprimentos, Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#34944 | agp | 06 fev 2003 09:54 | Em resposta a: #34891

Caro Filipe

Pedro Fernandes Mija e Maria Martins faleceram, em Oledo, respectivamente, a 30-4-1713 e 16-4-1713, logo devemos excluir qualquer casamento posterior.
Também não tenho registo de qualquer casamento anterior. Julgo, até, que no casamento de ambos, em 1685, se omite qualquer casamento anterior deste Pedro. Parece-me, pois, que este meu Pedro e o seu devem ser pessoas diferentes, mas parentes.
Mas deixe-me colocar-lhe uma questão: tem as datas dos óbitos do Pedro Fernandes e da Maria Alves, pais do meu PFM? Será que foi este Pedro Fernandes, já viúvo de Maria Alves, que casou com Maria Fernandes Longa e deu origem ao seu DOMINGOS FERNANDES LONGO?

Já vi que tinha um erro no baptizado do MANUEL GONÇALVES (eu tinha 1662 e não 1672), logo não poderia ter encontrado o casamento dos pais em 1671. Aqui a sua ajuda foi preciosa. Idem nas várias datas que indicou. Em especial, no caso do PEDRO FERNANDES TORRÃO. Não fazia a mínima ideia que fosse natural de Alcafozes.

Falando de datas, tenho o óbito de DOMINGOS FERNANDES TORRÃO, em Oledo, 31-8-1740 (livro Ob 2, folhas 15 e 15V).

Fiz um bocadinho da árvore da minha madrinha, senhora que muito estimo, e que nasceu em Oledo em 1921. JOAQUIM BICHO e ISABEL FERREIRA, seus trisavós, dizem-lhe alguma coisa?

De Proença-a-Velha tenho ainda:

Domingos Alves (2º mat), do Salgueiro (Covilhã) que casou em Proença-a-Velha, aos 5-1-1681, com Sebastiana Lopes (ou Fernandes).

Sei que Sebastiana, baptizada aos 28-1-1658, em Proença-a-Velha, é filha de Manuel Lopes (2º mat) e Beatriz Fernandes, os quais casaram aos 11-9-1650. Sei ainda que esta Beatriz é filha de Pedro Fernandes e Maria da Silva.

Cumprimentos, António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#34952 | Filipe Prista Lucas | 06 fev 2003 10:49 | Em resposta a: #34944

Caro António,

É então provável que o meu ascendente Pedro Fernandes Mija seja então o pai, visto eu já ter localizado o provável baptismo de Maria Fernandes Longa em 1642 em Idanha-a-Nova, o que viabiliza um segundo casamento entre 1660 e 1680 e o nascimento de Domingos Fernandes Longo neste período.

No casamento de Pedro Fernandes Mija e Maria Alves, em 1655, não são referidos os respectivos pais?

Quanto ao Joaquim Bicho que refere, não tenho qualquer referência ao mesmo. Porém, caso seja de Oledo, será certamente do mesmo ramo que o meu, que calculo ser o único ramo Bicho de Oledo, proveniente no século XVIII de Monforte da Beira.

Cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: pedro fernandes mija

#34961 | agp | 06 fev 2003 11:51 | Em resposta a: #34952

Caro Filipe

Pedro Fernandes (Mija), de Oledo, e Maria Alves foram recebidos em Idanha-a-Nova aos 14-7-1655 (livro C1, fl 146). Apenas constam os pais da noiva, MANUEL ALVES GARRIDO e INÊS VAZ, ambos de Idanha-a-Nova. Não sei quem são os pais deste Pedro Fernandes (Mija), o qual aparece noutros registos paroquiais como sendo de Idanha-a-Nova.

Não tem os nomes dos pais do Estevão Fernandes?

Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#34977 | jmrprospero | 06 fev 2003 15:47 | Em resposta a: #21799

Caro Carlos Leal Machado
Sou descendente de Folgados do Rosmaninhal, mais concretamente do Lic. João Folgado de Brito, fº de Gregório Folgado e de Filpa Gomes, da freguesia de N. Senhora da Conceição do Rosmanihal, que creio seria Filipa Gomes da Fonseca e Brito, que casou a 1ª vez com Inês Lopes da Fonseca tendo sido dispensados,por consanguinidade, e a 2ª com de Leonor Nunes,fª de Vasco Fernandes e de Constança Folgado, fregueses de Salvaterra de Extremo, aos 12 de Maio de 1624, e dispensados em 3º e 4º grau de consanguinidade, pelo Padre Amaro Alcoforado.
Como tal estaria interessado em analisar a sua base de dados, pois tenho o meu ramo e tenho dificuldade em reunir outros ramos.
Um abraço
jmrprospero

Resposta

Link directo:

Bicho

#35006 | jliberato | 06 fev 2003 18:58 | Em resposta a: #34944

Meu caro António Pereira
Interessou-me na sua mensagem o apelido Bicho que figura nos meus antepassados sempre em Góis. A origem do nome dos meus é um padre Manuel Gonçalves Bicho, que teve com Catarina Fernandes um filho de nome António Gonçalves Bicho, nascido em Góis em 07-11-1694.
Sabe alguma coisa sobre estes Bichos?
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#35014 | camac41 | 06 fev 2003 21:36 | Em resposta a: #34977

Caro Primo

Desculpe a ousadia do tratamento mas um dos meus ramos também entronca no Lic. João Folgado de Brito.
Terei muito gosto em lhe fornecer a base de dados do Rosmaninhal e gostaria de trocar informações consigo, pois embora tenha o registo dos filhos desse nosso antepassado, não tenho o dos seus casamentos.
Estou ligado ao Rosmaninhal pelo meu avô materno, Alexandre Correia Tição que nunca conheci pois morreu quando a minha mãe era jovem.
Penso também que Felipa Gomes é Felipa Gomes da Fonseca (Felipa Gomes da Fonseca de Brito) referida no Felgueiras Gayo. Tomo XVII, §70 nº 11.
Ao seu dispor.
Omeu e-mail é camac@netcabo.pt
Tm 919993163
Um abraço

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#35032 | manuelr | 06 fev 2003 23:42 | Em resposta a: #34977

Aperte com ele, que ele tem tudo desse lado!

Um abraço
Manuel da Silva Rolão
e outro para o Carlos Machado.

Resposta

Link directo:

RE: Bicho

#35041 | agp | 07 fev 2003 09:38 | Em resposta a: #35006

Caro José

Não sei nada do apelido Bicho relativo a Góis.
Este apelido diz-me respeito apenas na Beira Baixa, mais propriamente em Oledo (indirectamente) e em Malpica do Tejo.
Pedi o seu email ao Doutor J Candeias da Silva. Concorda?
Um abraço
António

Resposta

Link directo:

RE: Bicho

#35050 | jliberato | 07 fev 2003 11:47 | Em resposta a: #35041

Caro António
Nenhum problema. jliberatoarrobaeuroparlpontoeupontoint
Tenho é viajado bastante e nem sempre estou disponível para respostas imediatas. Mas estou interessadissimo em tudo o que é a troca de ideias e informações em genealogia.
Um abraço
JLIberato

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#35094 | jmrprospero | 07 fev 2003 18:50 | Em resposta a: #35014

Caro Primo
Folgo em encontrar um descendente do Lic. João Folgado de Brito, e gostaria de saber o seu ramo. como se pode dar o caso de se poderem encontrar outros neste forum junto envio o que tenho.
Folgados de Brito, do Rosmaninhal
1. Gregório Folgado casou com Filipa Gomes, que teve Alvará de Pendão (?) de 18-1-1628, livro 20, fls. 122 V., e Carta de Padrão de 26-7-1627, e tiveram:
1.1. João Folgado de Brito
1.2. Gregório Folgado de Brito

2. João Folgado de Brito, Licenciado, nasceu no Rosmaninhal, e teve Carta de Padrão de 3-11-1632, L. 10, fls. 19 V., e lá casou duas vezes:
A 1ª com Inês Lopes da Fonseca
A 2ª com Leonor Nunes, filha de Vasco Fernandes e de Constança Folgada, de Salvaterra do Extremo, a 12 de Maio de 1624, pelo Padre Amaro Alcoforado, Vigário de N. Senhora da Conceição, na presença de Leonel de Brito, seu irmão Adam de Brito e de sua irmã Maria de Brito, filhos de Aparício Lopes e de Beatriz de Brito, e dispensados em 3º e 4º grau de consanguinidade. Teve Alvará para ser ouvida em uma causa, Chancelarias de Filipe 3º, L. 31, pág. 256. Tiveram:
2.1. Filipe de Brito, nasceu a 26 de Setembro de 1627 e foi baptizado em 11-10-1627, pelo Padre Amaro Alcoforado, sendo padrinhos Manuel Folgado da Amoreira e Brites Nunes, e testemunhas Leonel de Brito e Duarte de Brito. Teve o Alvará de Escudeiro e Cavaleiro da Casa Real e partiu para a Índia.
2.2. João Folgado de Brito, o Zegallão
3. João Folgado de Brito, o Zegallão, nasceu em 15 de Abril de 1638, no Rosmaninhal, e foi baptizado pelo Vigário Manuel Tavares a 12.5-1638, sendo padrinhos Fernão Vicente e Isabel Folgado de Amoreira , e testemunhas Manuel Mendes e Francisco Gomes. Casou com Maria Vaz, de quem não encontrei o Casamento e não sei de quem é filha, provavelmente natural de Salvaterra do Extremo, e tiveram:
3.1. João, que nasceu a 24-12-1667 e morreu n mesma data. Sepultado na Igreja. S.G.
3.2. Manuel Folgado de Brito, nasceu em 17-10-1664, e foi baptizado em 26-10-1664, no Rosmaninhal, pelo Padre Pedro Mendes de Campos, sendo Padrinhos Pedro Vaz de Brito (?) e Luzia f.ª de Manuel Fernandes Leitão. Casou a 3-9-1707, com Catarina Nunes, Natural de Salvaterra de Extremo, e f.ª de Pedro Giraldes e de Maria Giraldes. E tiveram:
3.2.1. Manuel Folgado de Brito, que nasceu a 30-1-1708, e morreu a 13-3-1734. S.G.
3.2.2. Maria Nunes Folgado, que nasceu a 20-10-1710, s.m.n.
3.2.3. Luisa Folgado de Brito, nasceu a 19-8-1712, sendo Padrinhos Faustino Vaz de Sousa, Governador da Praça e D. Maria Antónia de Sousa. s.m.n.
3.2.4. Pedro Giraldes de Brito, nasceu a 21-3-1714, sendo Padrinhos João Folgado e Maria Gomes, Clérigo subdiácono, morreu sem geração. S.G.
3.2.5. Brísida Nunes Folgado, nasceu a 28-10-1716, e casou com Cristóvão Antunes, f.º de Pedro Antunes e de Maria Antunes, da Lousa. S.m.n.
3.3. João Folgado de Brito, que segue.
4. João Folgado de Brito, nasceu aos 9 de Junho de 1675, casou 2 vezes. A 1ª com Maria Gomes, natural de Salvaterra de Extremo, f.ª de Pedro Giraldes de Moura e de Maria Giraldes, irmã de Catarina Nunes. E tiveram:
4.1. Manuel Folgado de Brito, que segue.
4.2. João Folgado de Brito, que nasceu a 20-7-1720, e morreu de uma perplexia (já estava doente) em 20-4-1773, casado que era com Maria Pires, deixou 2 filhos menores deste 2º casamento e fez testamento. Casou a 1ª vez com Ana Ribeiro, de Monsanto, f.ª de João Nunes Monteiro de Salvaterra de Extremo, e de Antónia Ribeiro de Monsanto, e tiveram a:
4.2.1. Teresa Folgado de Brito, que nasceu a 15-10-1748
4.2.2. Manuel, que nasceu a 4-4-1750
4.2.3. Miguel Pedro de Brito, que nasceu a 14-1-1754, e casou com Isabel Garcia, f.ª de José Gregório Birrão e de Maria Miguel, e tiveram a:
4.2.3.1. Maria, que nasceu a 9-8-1801
4.2.4. Maria, que nasceu a 23-1-1759
Casou 2ª vez com Maria Pires, f.ª de Domingos Pires e de Maria Pires de Andrade, e tiveram a:
4.2.5. João Folgado de Brito, que nasceu a 17-2-1762, e casou a 1-3-1783 com Antónia Maria Robalo, f.ª de Valentim de Carvalho e de Maria Gomes, (In Robalos Cardoso de Salvaterra do Extremo, escrivão das Cizas e aduanas de Salvaterra), e tiveram a:
4.2.5.1. Maria, que nasceu a 25-9-1783, e morreu a 16-7-1798.
4.2.5.2. João Folgado de Brito, que nasceu a 16-9-1785
4.2.5.3. Bárbara, que nasceu a 17-11-1787.
4.2.5.4. Valentim, que nasceu a 3-2-1789
4.2.5.5. Antónia, que nasceu a 20-3-1790
4.2.6. Manuel, que nasceu a 7-10-1764
4.2.7. Maria, que nasceu a 26-12-1768
4.2.8. D. Isabel Leitão Geraldes, que casou a 26-2-1784 com António José Telles da Ascensão.
4.3. Pedro Giraldes de Brito, que nasceu a 8-10-1723, e morreu já viuvo de Maria Antónia Tissoa em 21-5-1801, tendo feito testamento. Casou com Antónia Tissoa, que morreu a 4-11-1798, tendo feito testamento, filha de João Gomes Nabais e de Antónia Tissoa de Oledo. Antónia Tissoa filha era irmã do Padre Manuel dos santos Leitão, presbítero do hábito de S. Pedro, e tendo falecido a 24-3-1776, fez testamento a sua irmã Antónia e a Pedro Giraldes de Brito. E tiveram a:
4.3.1. Rosa Maria de Brito, que nasceu a 8-8-1751, e casou a 28-2-1791 com António José Telles de Ascensão,
4.3.2. Antónia, que nasceu a 24-1-1755, e morreu a 12-2-1758.
4.3.3. Manuel, que nasceu a 8-8-1756
4.3.4. Antónia, que nasceu a 22-7-1760
4.3.5. Manuel, que nasceu a 19-10-1761
4.3.6. Pedro, que nasceu a 26-2-1768
4.3.7. Nuno Gomes, que tinha um achaque de vista e por isso era solteiro.
4.4. José Folgado de Brito, que nasceu a 3-8-1727 e morreu a 10-10-1728.
4.5. Maria Gomes de Brito, que nasceu a 29-1-1732, e casou a 14-3-1753 com Valentim de carvalho e de Isabel Robalo, (In Robalos Cardoso de Salvaterra do Extremo, escrivão das Cisas e Aduanas de Salvaterra), e tiveram a:
4.5.1. D. Isabel Robalo de Carvalho e Brito, que nasceu a 15-4-1754, e casou a 22-1-1777, com o Dr. Vicente Ferreira Marques, natural e residente em Penamacôr f.º do Capitão Lázaro Marques Ribeiro e de D. Catarina Josefa, e tiveram a:
4.5.1.1. D. Josefa, que morreu com 7 anos em 31-10-1792
4.5.1.2. Valentim
4.5.1.3. D. Ana, que morreu com 5 anos em 24-11-1799
4.5.1.4. Vicente Ferreira Marques, que casou com D. Maria Joaquina Roseiro, f.ª de e de , Monteiro-Mor da Zebreira, e tiveram a:
4.5.1.4.1. D. Isabel, que nasceu a 13-5-1823
4.5.1.4.2. D. Maria Amélia Roseiro Ferreira, que casou a 4-4-1855 com Cândido Nunes de Morais Montês
4.5.1.4.3. D. Benedita
4.5.1.4.4. D. Emília, que morreu a 9-9-1833
4.5.1.4.5. Luís, que nasceu a 23-12-1832
4.5.1.4.6. António, que nasceu a 25-8-1836
4.5.1.5. D. Catarina Umbelina Ferreira Marques, que casou com José Pinheiro de Almeida Saldanha, natural da Carrapichana, f.º de Francisco de Almeida Saldanha e de D. Teresa Pinheiro. Cg. De que eu descendo e que poderei continuar.
4.5.1.6. D. Isabel de Jesus de Carvalho e Brito, que casou com Cristóvão Palha de Almeida, Cg.
4.5.1.7. D. Ana de Carvalho e Brito, que casou com António da Silva Gama, Cg.
4.5.2. D. Maria José de Carvalho e Brito, que casou com o Cap. José Martins de Azevedo do Couto Loureiro, C.G.
Casou 2ª vez, em 30-1-1736, com Maria Nunes, natural de Salvaterra de Extremo, f.ª de Pedro Luís Leitão e de Leonor Nunes. E tiveram:
4.6. Maria Nunes de Brito, que nasceu em 26-4-1740, e casou, a 1ª vez com António Dias, f.º de Manuel Dias e de Maria André, neto paterno de Manuel Dias e de Isabel Gonçalves, e neto materno de Manuel Ferreira e de Maria André. Seus Pais casaram em 16-8-1706, e foram moradores na R. da Corredora. E tiveram:
4.6.1. Valentim, que nasceu a 11-9-1773.
4.6.2. Domingos, que nasceu a 24-4-1777 e morreu a 15-7-1793.
4.6.3. Isabel, que nasceu a 20-1-1781.
Casou 2ª Vez, a 13-11-1773, com Ambrósio Lopes Galante, morador na R. da Corredora, f.º de Manuel Lopes galante e de Isabel Rodrigues, que faleceu a 24-7-1780, com sepultura de fábrica. E tiveram a:
4.6.4. Rosa, que faleceu com 7 anos a 1-4-1775, e está sepultada na Igreja.
Casou 3ª vez a 28-4-1799, com Marcos Lopes do Rosmaninhal
5. Manuel Folgado de Brito, nasceu a 16-10-1717, casou com Beatriz Nunes f.ª de João Marques Coelho Courona e de Francisca Nunes da Zebreira. E tiveram a:
5.1. Maria, que nasceu a 1-6-1752
5.2. Maria Folgado Rascôa, que nasceu a 1-8-1754
5.3. Ana, que nasceu a 11-2-1754
5.4. Manuel, que nasceu a
5.5. Manuel Folgado Ribeiro, que nasceu a 27-9-1764
5.6. Silvestre Folgado Ribeiro, que nasceu a 31-12-1761, e casou a 5-11-1792 com Maria de Sena da Conceição, f.ª de João Rodrigues Carrasco e de Maria Giraldes, e tiveram a:
5.6.1. Brites Nunes da Conceição, que nasceu a 19-10-1784, e casou com João Nunes Ramos, de Salvaterra do Extremo, e tiveram a:
5.6.1.1. Maria, que nasceu a 17-9-1821.
5.6.1.2. Isabel, que nasceu a 27-12-1823, gémea com outra que faleceu no parto.
5.6.1.3. Maria da Conceição, que nasceu a 2-2-1825, e casou com Francisco Mendes de Carvalho, da Zebreira, f.º de Manuel Mendes de Carvalho e de Maria da Conceição, e tiveram a:
5.6.1.3.1. João, que nasceu a 18-9-1845.
5.6.1.3.2. Maria, que nasceu a 6-1-1850.
5.6.1.3.3. José, que nasceu a 11-8-1852.
5.6.1.3.4. Isabel, que nasceu a 22-5-1855.
5.6.1.4.


Enviar-lhe-ei, também por E-Mail este porgrama em Word.
Um Abraço
Jmrpróspero

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#35759 | jmrprospero | 17 fev 2003 18:50 | Em resposta a: #35014

Caro Carlos Leal Machado
Respondo agora no Fórum, pois parece-me interessante discutir a origem dos Folgados. Segundo estudos antigos do Eng. Manuel Castelo Branco, convenço-me que eles tiveram origem na Beira-Baixa, mais propriamente em Castelo Branco. Estes Folgados de Brito são resultado da união de Folgados que existiriam no Rosmaninhal e em Salvaterra do Extremo, provavelmente provenientes de Castelo Branco. Se tivessemos acesso na Câmara Eclesiástica de Portalegre à dispensa de casamento do Lic. João Folgado de Brito com Leonor Nunes, talvez conseguissemos o entroncamento deles e a sua origem, bem como a sua ligação aos Britos de Duarte Gomes da Fonseca e aos Fonsecas. No livro de leitura de Bacharéis e na Universidade de Coimbra haverá o assento de matrícula do Lic. João Folgado de Brito, e nos livros de moradores da casa real vem um Francisco de Brito, cavaleiro que foi para a Índia e filho do Licenciado. São pistas.
O Lic. J.F.B. foi padrinho de João b. em 20-9-1614 fº de Manuel Gomes e de Filipa Gomes, de Leonel f.º de Leonel de Brito e de Maria Leitoa, de Maria f.ª de Afonso Garcia e de Maria Folgada, de José f.º de António Luís e de Catarina Leitoa,n a 18-7-1626, de Maria f.ª de Pedro Moura e de Maria Esteves, n. a 19-4-1626, e de Maria f.ª de Pedro Vaz e de Maria Folgada. Tudi isto pode induzir relações de parentesco.
Um Abraço
João Manuel Póspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#35769 | manuelr | 17 fev 2003 19:28 | Em resposta a: #35759

Caro João Manuel Próspero

Em princípio, estes são os que vêm referidos no Felgueiras Gaio. Não sei é se são os mesmos, ou os filhos. Porque as datas não batem certas! Mesmo seguindo o ramo que se ligou aos Leitões de Idanha, começa a haver dúvidas.
Quanto às dispensas matrimoniais: Na Câmara Eclesiástica de Portalegre, para onde passaram os documentos de Castelo Branco e que se encontram na TT, não se encontra nada, a não ser o processo de ordenação de Bartolomeu Gomes da Fonseca em 1612 ( batisado em 27-12-1586) filho de Duarte Gomes e de Catarina Lopes. Penso ser filho de Duarte Gomes da Fonseca ( em Manso de Lima casado com Maria Nunes Cardoso e a quem Achioli da Fonseca menciona apenas 2 filhos) e de sua 2ª ou 3ª esposa, e que teria mais filhos, ou da 1ª ou das outras, que ficaram pelo Rosmaninhal.
O problemas dos documentos da Câmara Eclesiástica que mais interessam, é que devem estar na Guarda e ninguém lhes põe a vista em cima!

Um abraço
Manuel da Silva Rolão.

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#35861 | jmrprospero | 18 fev 2003 18:49 | Em resposta a: #35769

Caro Manuel Rolão
Também verifiquei que as datas destes nomes não coincidem com o Felgueiras Gayo, nem com Acchiolli. Penso é que haverá uma geração pelo meio que não está registada nos R.Paroquiais, porque não exixtiam, antes, nem nos genealogistas, que não foram mais adiante. Era importante ver quais as possibilidades de obter informações através de outras vias, nomeadamente a Universidade de Coimbra ou as Chancelarias ou Mercês.
Também ajudava iniciar-se os estudos por outras famílias, como Leitões, Giraldes, Cardosos, mal estudados, e aprofundar Fonsecas.
Faço o desafio
Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos
PS. Sou descendente de um Bernardo de Carvalho casado em Alpedrinha com Catrina de Sena, por volta de 1690 a 1700, cujo o filho Valentim de Carvalho, casou em Salvaterra do Extremo com Isabel Robalo Cardoso em 14-1-1722. Sabe-me dizer alguma coisa sobre estes Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#35882 | manuelr | 18 fev 2003 22:30 | Em resposta a: #35861

Caro João Manuel Próspero

A única Catarina de Sena de Alpedrinha que tenho, casou em 06-04-1682 com Pedro Dias, da Atalaia do Campo e ela filha de João Salvado e de Maria Esteves. Mas não tenho os casamentos todos e não sei se ela casou + de uma vez.
Mas pode encontrar os Carvalho de Alpedrinha na TT em Miscelânea Genealógica, Genealogias Manuscritas, 21-F-18, TTº de Carvalhos Patalins §5, Carvalhos de Alpedrinha. Não me recordo contudo de ver um Bernardo.

Tenho + 2 ramos de Fonseca para estudar (Travanca-Armamar e Orca) pelo que penso voltar a eles.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Rosmaninhal

#35943 | jpereira | 19 fev 2003 18:37 | Em resposta a: #21799

Caro Carlos Leal Machado

Peço desculpa por aproveitar a "boléia" do tópico Folgado mas gostaria de usufruir da sua oferta da BD do Rosmaninhal.

Tenho uma antepassada Maria Freire, nascida no Rosmaninhal no primeiro quartel do séc. XVIII, filha de Diogo Rodrigues, do Rosmaninhal e de Isabel Freire, de Castelo Branco. Constam da sua BD?

Melhores cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#35951 | camac41 | 19 fev 2003 20:06 | Em resposta a: #35943

Caro joão Pereira

Envio-lhe os dados que me solicitou bem com parte da descendência dos irmãos

Lista Descendentes
1 2 3
1-Diogo Rodrigues Coxinho (-29 Ago 1739)(de Castelo Branco)
Isabel Freire(-7 Jun 1740))(de Castelo Branco)
| 2-Maria 20 Ago 1696-) (Bap. a 31) (M4 Rosmaninhal Pg 95/95v)
| 2-Manuel (25 Fev 1698-)
| 2-José Rodrigues Freire 10Ago1701-5 Mai1770) cas. 3 Mai 1762
| Teresa FolgadoRodrigues (11 Set 1742-6 Set 1822)
| | 3-Maria (2 Mar 1763-)
| | 3-João Rodrigues Freire(13Jan1765-29Abr1819)cas.4Out 1784
| | Maria Folgado Chuço (8 Abr 1766-3 Abr 1833)
| | 3-Bárbara Folgado 4Dez1767-18Jan1838) cas. 9 Fev 1789
| | Basílio Antunes Barata 17 Out 1752-7 Jun 1799)
| | 3-Bárbara Folgado(4 Dez 1767-18 Jan 1838)
| | José Folgado Leitão(3 Dez 1772-15 Set 1832)
| | 3-José(19 Jul 1770-1 Dez 1771)
| 2-José Rodrigues Freire (10 Ago 1701-5 Mai 1770)
| Maria Lucas(-9 Jan 1762)
| 2-Manuel(14 Jan 1703-)
| 2-Joaquim Rodrigues Freire(-10 Set 1772) cas. 12 Out 1740
| Maria Gomes Regalão (-10 Nov 1748)
| | 3-Maria (16 Set 1741-6 Nov 1741)
| | 3-Maria (5 Ago 1743-)
| | 3-Maria (15 Nov 1744-24 Out 1745)
| | 3-Brígida Rodrigues Regalão(1Out1746-19Out1766)cas.15Ago1765
| | Agostinho Lopes Freixo(23 Ago 1745-)
| 2-Joaquim Rodrigues Freire (-10 Set 1772) cas. 10 Mar 1749
| Inês Carvalho(12 Mar 1725-4 Nov 1772)
| | 3-Joaquim (16 Abr 1750-)
| | 3-João (8 Jan 1752-)
| | 3-Pedro Rodrigues Freire dos Santos(4Mai1754-)cas.18Ago 1777
| | Maria Inês Torres(14 Nov 1751-)
| | 3-Francisca (12 Fev 1757-)
| | 3-Domingos (14 Abr 1759-19 Jan 1761)
| | 3-Maria (-24 Dez 1760)
| | 3-Manuel (29 Set 1762-)

Já agora agradecia que me enviasse os dados referentes ao casamento da Maria para acrescentar na base de dados.
Ao seu dispor para mais informações.
Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#35981 | jpereira | 20 fev 2003 10:29 | Em resposta a: #35951

Caro Carlos Leal Machado

Muito agradecido pela sua pronta e informativa missiva. Quanto ao que me pede, Maria Freire casou-se com Manuel Rodrigues Couceiro (ou Manuel Rodrigues Sanches), nascido em Castelo Branco. Ainda não sei quando foi o casamento mas informá-lo-ei tão cedo saiba. Caso lhe interesse conhecer maior extensão da descendência deste casal, pode pedir. Por outro lado, na minha BD arquivo toda a informação concernente a todos os descendentes de todos os meus antepassados, portanto, o que me puder dispensar nesse sentido será bem-vindo.

Renovados agradecimentos e os meus melhores cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#35983 | camac41 | 20 fev 2003 10:46 | Em resposta a: #35861

Caro João Manuel Próspero dos Santos

Nos meus dados do Rosmaninhal tenho os seguintes dados de um Bernardo Carvalho (será o mesmo?)
"Aos dezoito dias do mês de Agosto de 1712 se receberam por palavras ... Bernardo de Carvalho, viúvo que ficou de Isabel da Silva naturais da vila de Alpedrinha e Maria das Neves viúva que ficou de de Manuel Dias Aparício desta vila naturais ambos segundo matrimónio testemunhas que presente estavam o Capitão Manuel Folgado Tonelo e Lourenço Tição Moreira desta vila ..."

Um abraço

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#35988 | camac41 | 20 fev 2003 11:37 | Em resposta a: #35981

Caro João Pereira

Envio-lhe os dados de que disponho

Lista de Descendentes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
1-Diogo Rodrigues Coxinho (-29 Ago 1739) (Castelo Branco)
Isabel Freire (-7 Jun 1740) (Castelo Branco)
| 2-Maria Freire (20 Ago 1696-) cas.
| Manuel Rodrigues Couceiro
| 2-Manuel (25 Fev 1698-)
| 2-José Rodrigues Freire (10 Ago 1701-5 Mai 1770) cas. 3 Mai 1762
| Teresa FolgadoRodrigues (11 Set 1742-6 Set 1822)
| | 3-Maria (2 Mar 1763-)
| | 3-João Rodrigues Freire (13 Jan 1765-29 Abr 1819) cas. 4 Out 1784
| | Maria Folgado Chuço (8 Abr 1766-3 Abr 1833)
| | | 4-Manuel (19 Jan 1787-)
| | | 4-Maria Folgado Freire (25 Dez 1788-)
| | | Alexandre Vaz Barreleiro (5 Mar 1783-)
| | | | 5-José (29 Set 1809-9 Nov 1810)
| | | | 5-Maria Teresa (2 Mai 1811-)
| | | | 5-José Vaz Barreleiro (29 Mar 1813-)
| | | | Felícia Nogueira (24 Nov 1805-)
| | | | | 6-José (5 Jan 1841-17 Jul 1842)
| | | | | 6-Maria (4 Out 1842-)
| | | | | 6-António (9 Mar 1845-)
| | | | | 6-Manuel (9 Mar 1847-)
| | | | 5-Angelo (12 Fev 1815-)
| | | | 5-Bernarda (7 Jun 1817-4 Out 1817)
| | | | 5-Isabel (26 Set 1819-)
| | | | 5-Catarina (8 Ago 1822-14 Ago 1822)
| | | | 5-Catarina (-21 Set 1825)
| | | | 5-Manuel (6 Fev 1826-)
| | | | 5-Maria Madalena (12 Jan 1830-20 Fev 1830)
| | | 4-João Rodrigues Freire (16 Fev 1791-)
| | | Maria Aires (5 Set 1793-22 Abr 1835)
| | | | 5-Maria Freire (30 Dez 1813-)
| | | | José Marques Lavado (2 Fev 1809-)
| | | | | 6-Maria Freire (17 Out 1833-)
| | | | | José Chambino (8 Fev 1825-)
| | | | | | 7-José (12 Dez 1852-)
| | | | | 6-Adjusto (27 Mar 1836-29 Jun 1838)
| | | | | 6-António (26 Jul 1840-22 Ago 1840)
| | | | | 6-Joaquim (9 Nov 1843-)
| | | | | 6-Teresa (8 Nov 1847-14 Mar 1851)
| | | | | 6-António (29 Nov 1850-)
| | | | 5-? (23 Jul 1816-28 Ago 1816)
| | | | 5-Ana Freire (12 Ago 1817-)
| | | | José Martins Moreira (25 Jun 1812-)
| | | | | 6-Isabel (13 Out 1838-29 Out 1838)
| | | | | 6-Ana (24 Dez 1840-17 Jul 1848)
| | | | | 6-Domingos (15 Jun 1843-)
| | | | | 6-José (27 Jun 1846-16 Set 1846)
| | | | | 6-José (28 Dez 1848-3 Jan 1849)
| | | | | 6-José (9 Mar 1850-)
| | | | | 6-João (14 Set 1853-)
| | | | 5-Teresa Folgado (17 Fev 1820-)
| | | | Bartolomeu Vaz Barreleiro (26 Fev 1815-)
| | | | | 6-Isabel (3 Mai 1838-)
| | | | | 6-Ana (26 Fev 1841-)
| | | | | 6-José (22 Jan 1844-21 Mar 1847)
| | | | | 6-Maria (24 Fev 1847-19 Ago 1849)
| | | | | 6-José (13 Jan 1850-26 Dez 1850)
| | | | | 6-João (17 Fev 1852-)
| | | | 5-José Freire (29 Nov 1822-)
| | | | Leonor Afonso (16 Jan 1834-)
| | | | | 6-José (9 Set 1854-)
| | | 4-Teresa Freire (13 Jun 1793-)
| | | Bartolomeu Vaz Pinheiro (18 Set 1789-5 Jun 1840)
| | | | 5-Felícia Folgado Chuço (12 Mai 1812-)
| | | | José Cabeça (21 Abr 1806-)
| | | | | 6-Bartolomeu (5 Jul 1832-4 Set 1834)
| | | | | 6-Maria (22 Jul 1836-)
| | | | | 6-Maria (8 Jan 1835-8 Set 1835)
| | | | | 6-João (23 Nov 1838-8 Abr 1839)
| | | | | 6-Joaquim (11 Mar 1840-20 Out 1841)
| | | | | 6-Maria José (19 Mar 1843-)
| | | | | 6-Aleixo (30 Mai 1845-14 Dez 1850)
| | | | | 6-Isabel (27 Nov 1847-)
| | | | | 6-Luísa (22 Nov 1850-)
| | | | 5-João Vaz Pinheiro (17 Jul 1816-)
| | | | Maria Folgado (10 Dez 1817-)
| | | | | 6-Francisco (12 Jan 1840-14 Mar 1850)
| | | | | 6-Domingos (18 Mar 1843-)
| | | | | 6-Manuel (6 Nov 1845-)
| | | | | 6-António (11 Dez 1848-)
| | | | 5-João Vaz Pinheiro (17 Jul 1816-)
| | | | Isabel Folgado (11 Jun 1833-)
| | | | | 6-João (27 Nov 1853-)
| | | | 5-Francisco Vaz Pinheiro (25 Jul 1818-)
| | | | Maria Vaz (13 Fev 1823-)
| | | | | 6-Joaquina (28 Mai 1843-15 Jan 1851)
| | | | | 6-Maria (3 Dez 1844-)
| | | | | 6-João (25 Dez 1846-15 Jan 1851)
| | | | | 6-Inês (15 Nov 1848-)
| | | | | 6-José (27 Jan 1850-8 Jan 1851)
| | | | | 6-João (7 Nov 1851-)
| | | | | 6-Manuel (11 Jan 1854-)
| | | | | 6-Conceição (-26 Nov 1850)
| | | | 5-Maria Folgado Chuço (1 Mar 1822-)
| | | | Bartolomeu Marques (6 Dez 1819-)
| | | | | 6-Manuel (13 Dez 1843-)
| | | | | 6-Bartolomeu (17 Jul 1847-)
| | | | | 6-Maria (18 Out 1850-8 Jan 1851)
| | | | 5-Isabel (8 Ago 1824-12 Set 1825)
| | 3-Bárbara Folgado (4 Dez 1767-18 Jan 1838) cas. 9 Fev 1789
| | Basílio Antunes Barata (17 Out 1752-7 Jun 1799)
| | | 4-António (3 Abr 1790-)
| | | 4-Maria (1 Ago 1791-)
| | | 4-João Antunes Barata (11 Jul 1793-)
| | | Maria Antunes Correia (6 Jan 1794-)
| | | | 5-João (10 Nov 1817-16 Jul 1818)
| | | | 5-José Antunes Barata (23 Ago 1820-)
| | | | Clara Folgado (16 Set 1819-)
| | | | | 6-Maria (15 Jun 1842-28 Ago 1845)
| | | | | 6-Firmina (30 Set 1844-23 Nov 1850)
| | | | | 6-José (16 Out 1846-11 Dez 1850)
| | | | | 6-André (19 Ago 1849-9 Dez 1850)
| | | | | 6-Rosa (25 Dez 1851-)
| | | | | 6-Maria (16 Fev 1854-)
| | | | 5-Manuel Antunes Barata (24 Fev 1823-)
| | | | Firmina Tonelo (18 Jan 1823-)
| | | | | 6-Bartolomeu (14 Set 1845-)
| | | | | 6-Maria (11 Out 1847-10 Nov 1847)
| | | | | 6-António (5 Mar 1849-7 Dez 1850)
| | | | | 6-João (29 Jul 1851-)
| | | | | 6-António (24 Dez 1853-)
| | | | 5-António (22 Out 1825-)
| | | | 5-Joaquim (15 Out 1828-)
| | | | 5-Maria Madalena (8 Abr 1833-2 Set 1834)
| | | 4-Teresa Antunes Folgado (21 Out 1795-) cas. 25 Set 1811
| | | Manuel Rodrigues Loureiro (30 Out 1788-)
| | | | 5-Antónia Antunes Loureiro Folgado (5 Jun 1826-16 Ago 1886) cas
| | | | João Moreira (1822-)
| | | | | 6-Maria de Deus cas.
| | | | | Tomás de Campos
| | | 4-João Antunes Barata (7 Nov 1798-23 Mai 1842) cas.
| | | Rosa Rodrigues Viegas
| | | | 5-Clara (3 Jan 1822-3 Jan 1822)
| | | | 5-Clara (13 Abr 1824-22 Out 1825)
| | | | 5-Joaquim (6 Jan 1827-28 Abr 1831)
| | | | 5-Maria Antunes (12 Abr 1829-)
| | | | André Folgado (17 Nov 1820-)
| | | | | 6-Clara (20 Jun 1849-21 Jan 1851)
| | | | | 6-José (10 Jan 1851-)
| | | | | 6-Rosa (24 Out 1853-)
| | | | 5-Clara (9 Ago 1831-7 Jan 1835)
| | | | 5-Gonçalo (6 Mai 1836-)
| | | | 5-Aleixo (29 Abr 1840-)
| | 3-Bárbara Folgado (4 Dez 1767-18 Jan 1838)
| | José Folgado Leitão (3 Dez 1772-15 Set 1832)
| | | 4-Maria Leitão Folgado (13 Dez 1802-25 Ago 1829)
| | | José Rodrigues Carreiro (10 Fev 1799-)
| | | | 5-José (11 Set 1822-)
| | | | 5-Joaquim (3 Dez 1824-)
| | | | 5-António (4 Dez 1826-)
| | | | 5-José Joaquim (9 Ago 1829-)
| | | 4-Gertrudes (14 Abr 1805-)
| | | 4-Mariana (1 Abr 1807-)
| | | 4-Gertrudes Leitão Folgado (13 Set 1809-11 Dez 1840)
| | | Joaquim Marques Lavado (4 Jun 1803-)
| | | | 5-Maria (15 Jun 1829-)
| | | | 5-João (4 Jul 1831-)
| | | | 5-Marcos (1 Nov 1834-)
| | | | 5-Joaquim (27 Ago 1837-3 Set 1837)
| | 3-José (19 Jul 1770-1 Dez 1771)
| 2-José Rodrigues Freire (10 Ago 1701-5 Mai 1770)
| Maria Lucas (-9 Jan 1762)
| 2-Manuel (14 Jan 1703-)
| 2-Joaquim Rodrigues Freire (-10 Set 1772) cas. 12 Out 1740
| Maria Gomes Regalão (-10 Nov 1748)
| | 3-Maria (16 Set 1741-6 Nov 1741)
| | 3-Maria (5 Ago 1743-)
| | 3-Maria (15 Nov 1744-24 Out 1745)
| | 3-Brígida Rodrigues Regalão (1 Out 1746-19 Out 1766) cas. 15 Ago 1765
| | Agostinho Lopes Freixo (23 Ago 1745-)
| 2-Joaquim Rodrigues Freire (-10 Set 1772) cas. 10 Mar 1749 (Fundão)
| Inês Carvalho (12 Mar 1725-4 Nov 1772)
| | 3-Joaquim (16 Abr 1750-)
| | 3-João (8 Jan 1752-)
| | 3-Pedro Rodrigues Freire dos Santos (4 Mai 1754-) cas. 18 Ago 1777
| | Maria Inês Torres (14 Nov 1751-)
| | | 4-Patronilha (10 Dez 1777-)
| | | 4-Clara (11 Ago 1780-)
| | | 4-Alexandre (29 Nov 1782-)
| | | 4-Isabel (14 Abr 1785-)
| | | 4-Manuel (15 Abr 1788-)
| | | 4-Inês (7 Out 1789-)
| | | 4-João (8 Jul 1792-)
| | 3-Francisca (12 Fev 1757-)
| | 3-Domingos (14 Abr 1759-19 Jan 1761)
| | 3-Maria (-24 Dez 1760)
| | 3-Manuel (29 Set 1762-)

Agradeço também que me envie os dados sobre a descendência de Maria Freire.
Se me indicar o e-mail posso enviar-lhe um ficheiro gerado pelo programa informático onde indica as fontes destes registos.

Os meus melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36019 | jpereira | 20 fev 2003 15:36 | Em resposta a: #35988

Caro Carlos Leal Machado

Aqui vão os elementos do ramo descendente de Maria Freire. O meu e-mail é jpereira[arroba]ipimar.pt
Por favor tenha em atenção que os apelidos que coloco na BD para os neófitos permitem-me localizá-los melhor nas pesquisas mas não são necessariamente os que eventualmente usaram mais tarde. As mulheres também vão com os apelidos do pai quando não eram registadas com apelido nos paroquiais.



Gerações
1 2 3 4 5 6 7 8 9
1-Maria FREIRE (20 Ago 1696-) casado(a) em
Manoel Rodrigues COUCEIRO (-)
2-Cecilia FREIRE (-) casado(a) em
Fernando JOSÉ (-)
3-Manoel JOSÉ (25 Jun 1757-)
3-Joanna FREIRE (16 Jan 1759-)
3-Thereza FREIRE (28 Abr 1760-)
2-Cecilia FREIRE (-) casado(a) em
Pedro Fernandes SERRA (-)
3-Joanna Maria CECILIA (02 Dez 1766-25 Jun 1812) casado(a) em 20 Jul 1785
Manoel da Silva CABARRÃO (25 Set 1762-27 Jul 1812)
4-José da Silva CABARRÃO (04 Set 1787-) casado(a) em 26 Jul 1826
Josefa da Conceição MARTINS (-)
4-Manoel da Silva CABARRÃO (02 Abr 1791-) casado(a) em 30 Jun 1811
Maria Rita NUNES (-)
5-Francisco da Silva CABARRÃO (-08 Dez 1818)
5-Josepha Rita CABARRÃO (-) casado(a) em 05 Ago 1835
António PIRES (-)
6-António PIRES (-)
6-António PIRES (29 Out 1853-)
5-Maria Rita CABARRÃO (-) casado(a) em 16 Mai 1838
António José de OLIVEIRA (-)
6-Maria OLIVEIRA (19 Mai 1839-)
5-Joanna da SILVA (09 Jun 1820-)
5-João da Silva CABARRÃO (10 Jun 1822-) casado(a) em 29 Set 1851
Antónia do Rosário MOREIRA (-)
6-Maria CABARRÃO (21 Out 1852-)
6-Manoel da Silva CABARRÃO (24 Nov 1854-)
5-Francisco da Silva CABARRÃO (21 Nov 1824-)
5-Maria Joaquina CABARRÃO (12 Jan 1827-) casado(a) em
Manoel dos ARCOS (-)
6-José dos ARCOS (25 Out 1855-)
5-Antónia CABARRÃO (14 Jun 1836-)
4-Joaquim da Silva CABARRÃO (04 Mar 1794-)
4-João da Silva CABARRÃO (16 Jun 1796-) casado(a) em 27 Mai 1818
Francisca Rita ANTUNES (19 Nov 1791-)
5-Joaquim da Silva CABARRÃO (-) casado(a) em 16 Dez 1840
Anna Rita GODINHO (-)
6-Diogo da Silva CABARRÃO (11 Fev 1848-)
6-Maria CABARRÃO (28 Out 1849-)
6-Joanna CABARRÃO (07 Mar 1852-)
6-José da Silva CABARRÃO (25 Out 1854-)
5-Maria Quitéria CABARRÃO (14 Out 1820-) casado(a) em 04 Jun 1838
Joaquim Rodrigues de CASTILHO (-)
6-Joaquim Rodrigues de CASTILHO (15 Mai 1839-)
6-Maria CASTILHO (26 Out 1847-)
6-Manoel Rodrigues de CASTILHO (22 Ago 1850-)
6-Caetana CASTILHO (19 Set 1852-)
6-Francisco Rodrigues de CASTILHO (19 Out 1854-)
5-Anna Thereza CABARRÃO (14 Out 1822-) casado(a) em 28 Fev 1841
José PATRÍCIO (-)
6-António PATRÍCIO (-29 Jul 1844)
6-Manoel PATRÍCIO (19 Mai 1845-)
6-João PATRÍCIO (20 Dez 1846-)
6-Maria PATRÍCIO (09 Dez 1849-)
6-Joaquim PATRÍCIO (04 Abr 1852-)
6-Rosalia PATRÍCIO (12 Jan 1854-)
6-Francisca PATRÍCIO (15 Fev 1856-)
5-Clara Maria CABARRÃO (11 Out 1824-) casado(a) em 03 Mar 1844
Fernando Nunes BRANCO (13 Fev 1823-)
6-Maria Nunes BRANCO (-)
6-João Nunes BRANCO (21 Jan 1848-)
6-João Nunes Branco PARDAL (08 Set 1849-12 Abr 1893) casado(a) em 02 Set 1874
Joaquina do ROSÁRIO (01 Jul 1851- ant 1911)
7-Clara de Jesus NUNES (01 Abr 1876-28 Abr 1950) casado(a) em 12 Abr 1893
António de FIGUEIREDO (17 Fev 1869- cer 1926)
8-Angélica Nunes de FIGUEIREDO (12 Set 1894-05 Mai 1982) casado(a) em
Eduardo Larcher MARÇAL (-)
9-Eulália Maria de Figueiredo Larcher MARÇAL (05 Jan 1921) casado(a) em
Francisco Diogo GONÇALVES (-)
9-Maria Luisa de Figueiredo Larcher MARÇAL (-) casado(a) em
António Fragoso de RODES (-)
8-Maria do Rosário FIGUEIREDO (04 Jun 1898-02 Mar 1973) casado(a) em
Emílio de Almeida FAVA (18 Jun 1902-)
9-Elsa Maria Figueiredo de ALMEIDA (15 Jan 1929) casado(a) em 19 Set 1954
João Vitalino Ribeiro MARTINHO (29 Out 1929)
9-Eduardo Orlando Figueiredo de ALMEIDA (05 Fev 1930) casado(a) em
Maria Antonieta Reixa dos SANTOS ()
8-Maria da Piedade FIGUEIREDO (10 Fev 1900-12 Mar 1981) casado(a) em
(homem desconhecido) (-)
8-Maria da Piedade FIGUEIREDO (10 Fev 1900-12 Mar 1981) casado(a) em cer 1938
António Monteiro de Oliveira GUERRA (10 Nov 1916-)
8-António Alexandre Nunes de FIGUEIREDO (01 Jan 1909-16 Dez 1971) casado(a) em
Maria Helena PINTO (14 Mai 1907-31 Dez 1976)
9-Graciette Pinto de FIGUEIREDO (10 Jul 1933) casado(a) em 05 Set 1959
Manuel FIGUEIREDO (26 Out 1919)
9-Armando Pinto de FIGUEIREDO (09 Fev 1935) casado(a) em 20 Mai 1980
Guilhermina dos Santos Coelho Neves PINTO (19 Nov 1955)
8-António Alexandre Nunes de FIGUEIREDO (01 Jan 1909-16 Dez 1971) casado(a) em
(mulher desconhecida) (-)
9-Maria Fernanda FIGUEIREDO (-) casado(a) em
Cesário Ferreira de ALMEIDA ()
8-Albérico Alexandre Nunes de FIGUEIREDO (06 Mai 1911-17 Set 1982) casado(a) em 25 Jul 1932
Maria de Nazaré Pedrosa VENTURA (12 Dez 1911-30 Jul 2001)
9-Celeste Ventura de FIGUEIREDO (31 Dez 1933-07 Jan 1935)
9-Ventura FIGUEIREDO ( cer 1936- cer 1936)
9-Maria da Luz Ventura de FIGUEIREDO (07 Ago 1937) casado(a) em 23 Dez 1962
José Manuel da Silva PEREIRA (06 Dez 1930)
9-António José Ventura de FIGUEIREDO (10 Mar 1939) casado(a) em 26 Out 1969
Maria Clara Costa e SANTOS (06 Fev 1948)
9-Albérico Ventura Nunes de FIGUEIREDO (11 Mai 1941) casado(a) em 05 Abr 1970
Maria Leonor Parreira MACIAS (04 Mar 1942)
9-Luis Ventura de FIGUEIREDO ( cer 1945- cer 1945)
9-Maria Clara Ventura de FIGUEIREDO (04 Jun 1946) casado(a) em
Henrique Moreira DINIZ (23 Ago 1945)
7-Maria do Rosário NUNES (-) casado(a) em
Alexandre (-)
8-Mariana do Rosário Bem dos SANTOS (28 Mai 1915- 1997) casado(a) em
António dos SANTOS (-)
8-Alexandre (-) casado(a) em
Adelaide (-)
7-Maria dos Passos NUNES (-)
6-Antónia Nunes BRANCO (21 Jul 1852-)
6-Maria Nunes BRANCO (29 Mar 1854-)
6-Cecilia Nunes BRANCO (11 Fev 1856-)
5-Diogo da Silva CABARRÃO (03 Mar 1827-) casado(a) em
Maria da Conceição MOURA (03 Fev 1828-)
6-Felippe da Silva CABARRÃO (20 Nov 1852-)
6-Francisco da Silva CABARRÃO (13 Fev 1854-)
6-Maria da Silva CABARRÃO (10 Jan 1856-)
5-Anna da Silva CABARRÃO (01 Ago 1829-)
5-António da Silva CABARRÃO (05 Nov 1830-)
5-Miguel da Silva CABARRÃO (22 Set 1833-)
5-António da Silva CABARRÃO (16 Mai 1837-) casado(a) em
Anna Delphina (-)
5-António da Silva CABARRÃO (16 Mai 1837-) casado(a) em 27 Dez 1865
Anna Luisa Mendes SALGUEIRO ( cer 1845-)
4-Joanna da Conceição CABARRÃO (13 Fev 1799-17 Abr 1839) casado(a) em 11 Dez 1816
Francisco GIL (-)
5-Francisco GIL (-19 Nov 1824)
5-Maria GIL (21 Set 1823-17 Abr 1839)
5-Joaquim GIL (22 Jul 1825-)
5-Maria da Conceição GIL (27 Ago 1827-30 Mar 1834)
5-José GIL (10 Jan 1829-)
5-Maria dos Reis GIL (06 Out 1830-)
5-Francisco GIL (04 Mai 1832-)
5-Augusto GIL (25 Jan 1834-09 Abr 1838)
5-Maria GIL (04 Mar 1837-)
5-Lourenço GIL (-02 Jan 1838)
4-António da Silva CABARRÃO (25 Fev 1801-) casado(a) em 14 Mai 1820
Isabel da Conceição BERNARDA (-)
5-Joanna CABARRÃO (09 Nov 1822-)
5-Joanna CABARRÃO (13 Jan 1825-)
5-Maria CABARRÃO (18 Ago 1826-)
4-António da Silva CABARRÃO (25 Fev 1801-) casado(a) em
Maria do Rosário RODRIGUES (-)
5-José da Silva CABARRÃO (19 Abr 1835-)
5-Antónia da Silva CABARRÃO (06 Set 1836-)
5-António da Silva CABARRÃO (-09 Set 1844)
4-Joaquim da Silva CABARRÃO (24 Dez 1802-) casado(a) em 14 Out 1821
Rosa da Conceição ROLLÃO (-)
5-José da Silva CABARRÃO (01 Jan 1823-05 Nov 1826)
5-Anna da Silva CABARRÃO (19 Abr 1825-)
5-José da Silva CABARRÃO (10 Out 1827-)
5-Joanna da Silva CABARRÃO (29 Jan 1830-15 Fev 1830)
5-Francisco da Silva CABARRÃO (30 Nov 1830-)
5-Manoel da Silva CABARRÃO (-12 Jul 1832)
5-Manoel da Silva CABARRÃO (03 Mai 1835-)
4-Maria do Rosário CABARRÃO (16 Mai 1804-) casado(a) em 22 Out 1827
João Duarte CALQUEIRO (-)
5-Maria Duarte CALQUEIRO (20 Mai 1830-)
5-José Duarte CALQUEIRO (11 Jul 1831-)
5-Francisco Duarte CALQUEIRO (15 Mar 1834-)
5-Manoel Duarte CALQUEIRO (08 Out 1836-)
4-Francisco da Silva CABARRÃO (14 Jan 1809-23 Mai 1809)
3-Manoel Fernandes SERRA (30 Nov 1770-)
3-Francisco Fernandes SERRA (08 Jul 1772-) casado(a) em 21 Jan 1795
Joanna da Conceição dos SANTOS (-)
4-João Fernandes SERRA (23 Dez 1795-)
4-Luis Fernandes SERRA (19 Jul 1797-)
4-José Fernandes SERRA (13 Abr 1799-)
4-Manoel Fernandes SERRA (24 Fev 1802-)
4-António Fernandes SERRA (14 Jun 1804-)
4-Joaquim Fernandes SERRA (02 Mar 1806-)
4-Francisco Fernandes SERRA (20 Ago 1808-)
2-José RODRIGUES (-) casado(a) em
Maria MARTINS (-)
3-José RODRIGUES (09 Mar 1758-)
3-Manoel RODRIGUES (22 Out 1759-)
3-Maria RODRIGUES (28 Mar 1762-)
3-Joanna RODRIGUES (27 Dez 1764-)
3-Bárbara RODRIGUES (13 Nov 1766-)
3-Isabel RODRIGUES (30 Set 1768-)
2-Maria FREIRE (-) casado(a) em
Manoel Fernandes RIPADO (-)
3-Francisco Fernandes RIPADO (04 Out 1750-)
3-João Fernandes RIPADO (10 Ago 1752-)
2-João Rodrigues COUCEIRO (20 Dez 1740-)


Os meus melhores cumprimentos

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36044 | manuelr | 20 fev 2003 21:55 | Em resposta a: #36019

Caros João Pereira e Machado

Cecília Freire, tenho-a como filha de Manuel Rodrigues Sanches e de Maria Freire. Onde aparece como Couceiro?

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36048 | manuelr | 20 fev 2003 22:15 | Em resposta a: #36019

Caro João Pereira

Rosa da Conceição, casada com Joaquim da Siva Cabarrão, era filha de José Antunes Rolão e de Francisca da Conceição (penso que do Salgueiro do Campo). Tem alguma coisa destes Rolão?

Clara, filha de João da Silva Cabarrão, tenho-a casada com Manuel Mendes Branco, filho de José Nunes Branco e de Maria Joaquina. Será outro casamento?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36069 | jpereira | 21 fev 2003 09:43 | Em resposta a: #36044

Caro Manuel da Silva Rolão

Cecília Freire é minha sétima avó. Entre os baptismos dos filhos dela e dos dois maridos que teve, Fernando José, o primeiro, e meu avô Pedro Fernandes Serra, o segundo, aparecem-me para o pai as duas versões do nome, umas vezes o apelido é Couceiro outras Sanches. Não lhe sei dizer exactamente em que baptismos aparece o quê, mas posso dar-lhe as referências de todos os fólios para confirmar, se quiser. Entretanto, Manuel Rodrigues Couceiro/Sanches era filho de Gaspar Rodrigues Couceiro, um "estrangeiro" de Freixo (ainda não sei qual), Braga e de Isabel Sanches, uma "indígena" de C.B., pelo que não é difícil ver o porquê da variação de apelidos encontrada.

Abraços,

João Pereira

P.S.: Somos primos?

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36073 | agp | 21 fev 2003 10:34 | Em resposta a: #35943

Alguém sabe do casamento do Diogo Rodrigues Coxinho com a Isabel Freire?

Melhores cumprimentos,

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36074 | jpereira | 21 fev 2003 10:37 | Em resposta a: #36048

Caro Manuel da Silva Rolão

Joaquim da Silva Cabarrão, meu tio-5-avô, nascido a 24 Dez 1802 em Castelo Branco, foi baptizado a 02 Jan de 1803 (o segundo do nome) na Sé da freguesia de São Miguel e casou a 14 Out 1821 com Rosa da Conceição [Rolão]. Do acto do casamento, celebrado também na Sé (São Miguel), foram testemunhas Francisco Antunes Rolão e Francisco Gil (São Miguel, Casamentos 1803-1841, fl 136v e 137, IAN/ADCB).
A noiva era filha de José Antunes Rolão (do Salgueiro do Campo) e de Francisca da Conceição (que também aparece como Francisca Bernarda Pintada), de quem não registei a naturalidade, em princípio porque nunca me pareceu claro nos paroquiais que consultei. Tenho registado um segundo casamento de José Antunes Rolão com uma Maria Luisa em 26 Nov 1821 (São Miguel, C 1803-1841, fl. 137, IAN/ADCB) mas não quero garantir que seja o mesmo José Antunes Rolão, uma vez que não tomei notas suficientemente detalhadas. E destes não tenho mais informação.


Quanto a Clara é interessante o que me diz. Se é a filha de João da Silva Cabarrão e de Francisca Rita [Antunes] é minha 4ª-avó e assim sendo, o meu quarto-avô foi Fernando Nunes Branco (casados em 03 Mar 1844), filho de José Nunes Branco e de Maria Joaquina [Moura]. Desse casal (Clara e Fernando) tenho registados 6 filhos, dos quais encontrei baptismos de apenas 5 (entre 1848 e 1856), situação da qual nunca fiz grande caso. Uma, Maria, soube que existia porque no baptismo de outra (em 1854) se diz que essa outra era a segunda do nome. Porém, agora que fala nesta situação interrogo-me se não se tratará de uma filha de apenas um dos elementos do casal, nesse caso Clara? E se me diz ter uma Clara que aparentemente é a mesma, casada com um Manuel Mendes Branco, filho aparentemente dos meus 5ºs-avós (também pais de Fernando), então eu interrogo-me se Clara não terá casado antes com um cunhado primo- ou secundogénito Manuel e dele tido pelo menos a Maria mencionada no registo da irmã. José Nunes Branco e Maria Joaquina tiveram pelo menos 11 filhos cujos baptismos registei: o primeiro e o segundo foram baptisados como Manuel. Do primeiro (dizia eu) não tenho mais notícia. O segundo pensava ser o que casou com uma Ana Jacinta [Gonçalves]. Normalmente diria que o primeiro teria falecido cedo e o segundo nascido posteriormente e baptisado com o mesmo nome, mas nesta mesma família tenho outros casos de dois filhos sobreviventes baptisados com o mesmo nome e posteriormente adoptando pequenas variações nos apelidos. Ora o Manuel casado com Ana Jacinta, adoptou os apelidos Nunes Branco de seus maiores. Se um outro filho Manuel aparece em adulto como Manuel Mendes Branco (e a acreditar nesta filiação o avô materno é Mendes), poderia pensar-se que fosse este o secundogénito e que tivesse casado com Clara, que nesse caso seria 10 anos mais nova que ele. Talvez esse Manuel tenha falecido relativamente cedo e Clara voltado a casar, então com um cunhado que era mais próximo da sua idade, Fernando. No entanto nos paroquiais nunca vi escrito que Clara fosse casada pela segunda vez, nem sequer no registo do casamento com Fernando, o que pode não ser grande indício ... não sei. Aguardo com grande interesse mais pormenores que possa ter no sentido de esclarecer o mistério da avó Clara.

Abraços,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36091 | manuelr | 21 fev 2003 12:32 | Em resposta a: #36069

Caro João Pereira

Pedro Fernandes Serra e Cecília Freire são tb meus 7.os avós.
Pelo menos por este lado somos!
Tem os antecedentes dos sogros de João da Silva Cabarrão casado com Francisca Rita Antunes?
Se puder mande-me os elementos pelo e-mail manuelrarrobanetcabopontopt com a indicação do seu e-mail. Obrigado.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36093 | jpereira | 21 fev 2003 12:41 | Em resposta a: #36091

Caro Manuel Rolão,

Essa é a batalha em que tenho estado envolvido nos últimos tempos. Já lhe digo algo sobre o assunto.

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36094 | jpereira | 21 fev 2003 12:45 | Em resposta a: #36073

Caro António Pereira,

Por enquanto não tenho esse casamento registado. Imagino que esteja numas das duas freguesias de Castelo Branco mas ainda não o procurei.

Melhores cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#36129 | jmrprospero | 21 fev 2003 18:28 | Em resposta a: #35983

Caro Carlos Leal Machado
Já lhe enviei dois e-mails, que me têm vindo sucessivamente devolvidos. Tentarei comunicar consigo de outra forma.
Envio-lhe o que penso e escrevi dos Folgados de Brito.
Quanto aos Folgados estou a fazer uma resenha com a análise das datas, que enviarei para o Fórum, logo que esteja concluído.

Com um abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Fonsecas do Rosmaninhal
Por
Miguel Achioli

Reproduzo os documentos de Miguel Achioli:
"Por documentos e papéis autênticos consta que Duarte Gomes da Fonseca e Bartolomeu Gomes da Fonseca, seu irmão, foram primos co-irmãos de Antão da Fonseca, comendador do Rosmaninhal, de que se trata acima neste título, fls. 92 v.º, mas até agora me não consta de quem estes dois irmãos foram filhos e somente se mostrava por instrumentos e papéis autênticos que procediam dos Britos Godins da cidade de Beja, e que como parentes se tratavam e escreviam uns com os outros.
1. Duarte Gomes da Fonseca, serviu muitos anos em África com seu primo co-irmão Antão da Fonseca, Comendador do Rosmaninhal, e em todas as memórias é nomeado Fidalgo da Casa de el-rei. Viveu na vila do Rosmaninhal e casou com Maria Nunes Cardoso, f.ª de Antão Nunes Cardoso, Almoxarife de Castelo Branco, de quem teve:
1.1. Aleixo Gomes da Fonseca e Brito
1.2. Filipa Gomes da Fonseca
2. Aleixo Gomes da Fonseca e Brito, f.º deste Duarte Gomes, casou e teve f.º s:
2.1. Licenciado Adão de Brito, vigário do Rosmaninhal, pessoa de muita autoridade e de grande virtude;
2.2. Bartolomeu Gomes da Fonseca, que segue
2.3. Outros de que não ficou geração
3. Bartolomeu Gomes da Fonseca, casou e teve f.º s:
3.1. Frei Francisco de Brito, que foi religioso de S. Francisco em Castela da província de S. Gabriel, grande letrado e Pregador e Provincial que foi daquela Província, pessoa de tanta autoridade que quando morreu estava consultado para Bispo;
3.2. Licenciado Bartolomeu Gomes da Fonseca, que foi Prior da Sede da Ordem de S. Bento de Aviz;
3.3. Padre Duarte de Brito, Clérigo;
3.4. Outros de que não ficou geração.
2. Filipa Gomes da Fonseca, f.ª do sobredito Duarte Gomes da Fonseca e de sua mulher Maria Nunes Cardoso, casou na vila de Idanha-a-Nova com Gonçalo Leitão, homem dos mais nobres e ricos de toda a comarca de Castelo Branco que tiveram:
2.1. João Gonçalves Leitão casado com sua parente Isabel Gonçalves da Fonseca como fica dito acima neste título a fls. 94 e em título Leitões fls., 211 v.º."
2.2. Filipa Gomes, casou com Gregório Folgado, e tiveram
2.2.1. Licenciado João Folgado de Brito

Estes dois últimos parágrafos são meus, baseando-me no raciocínio e não em dados objectivos, e que ponho à consideração do Fórum

Se compararmos a data da morte do Licenciado Adão de Brito e de Filipa Gomes (2.2), verificaremos que serão mais ou menos da 3ª geração, assim, o que não aconteceria se fosse Filipa Gomes (2), que ainda por cima, por ser mulher, as gerações são mais estreitas, isto é, menos anos.
Antão da Fonseca, que teve de Constança Leitão, “a Barroca do Rosmaninhal”, como refere o Genea Portugal, foi Fidalgo de D. João II e de D. Manuel, o que o obriga a ter vivido entre 1481, mas seguramente antes do início do reinado de D. Manuel, isto é, antes de 1495, até pouco depois de 1521, final do Reinado D. Manuel. Este foi Capitão-Mór do Rosmaninhal, na Ordem de Cristo, Comendador do Rosmaninhal e Sevancheira (que não sei onde é), e primo co-irmão de Duarte Gomes.
Este teve o Licenciado Adão de Brito que faleceu a 2-7-1614, que mesmo tivesse 80 anos tinha nascido em 1534. Ora esta data é muito prematura para que a Filipa Gomes (2), fosse Mãe do Licenciado João Folgado de Brito, que não deverá ter nascido antes de 1570, já que foi Pai em 1638, mesmo tendo em conta que os homens antigamente eram de cabedal muito resistente.
É por isso que digo que aqui falta pelo menos uma geração.

Quanto ao Bernardo de Carvalho, é possível que seja o mesmo, gostaria de saber o que diz o assento de óbito, se o encontrou no Rosmanihal.

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#36391 | camac41 | 25 fev 2003 12:31 | Em resposta a: #36129

Caro João Manuel Próspero dos Santos
Caro Manuel Rolão

O nosso confrade Manuel Rolão tinha elaborado um estudo em que pretendia ligar a descendência de Duarte Gomes da Fonseca, tendo como base o que vem referido no Felgueiras Gayo, Achioly da Fonseca e no Manso de Lima, com as gerações mais recentes e que constam nos Arquivos Paroquiais. Achava também que lhe faltava uma geração.
Tendo como base dados por ele referidos, nomeadamente o falecimento do Padre António Gomes de Brito em que deixa missas pela alma de um irmão Aleixo Gomes e o falecimento de Beatriz Nunes em que deixa missas pela alma de sua irmã Filipa Gomes de Brito eu faço uma interpretação diferente
Apresento a minha interpretação.

Lista de Descendentes

1 2 3 4 5
1-Duarte Gomes da Fonseca (ant 1520-dep 1586)
Maria Nunes Cardoso (ant 1520-)
| 2-Filipa Gomes de Brito (ant 1540-)
| Gonçalo Leitão (ant 1540-)
| | 3-João Gonçalves Leitão (ant 1560-10 Ago 1621-M1 78 - Rosmaninhal).
| | Isabel Gonçalves da Fonseca (ant 1560-)
| | | 4-Perpetua da Fonseca
| | | Sebastião de Sequeira
| | | | 5-Pedro de Sequeira
| | | | Maria Fernandes
| | | 4-Francisco da Fonseca Leitão
| | | Genebra de Achioli
| | | | 5-Miguel Achioli daFonseca
| | | | 5-Genebra da Fonseca
| | | | 5-Isabel
| | | 4-Gonçalo Leitão da Fonseca
| | | Isabel Nicolau
| | | 4-Isabel da Fonseca
| | | 4-Maria Rosa
| | | 4-Nicomedia da Fonseca (ant 1580-ant 1605)
| | | Bartolomeu Lopes Roque (ant 1580-26 Set 1616)
| | | | 5-Afonso Lopes Roque (ant 1600-) Crismado no dia 21 de Abril de 1613 (M1 107 - Rosmaninhal) cas. 20 Mai 1618 (M1 149 - Rosmaninhal)
| | | | Maria Leitão (ant 1600-2 Jul 1636)
| | | | 5-Francisca Vaz da Fonseca (ant 1605-) crismada no dia 21 de Abril de 1613 (M1 107v -Rosmaninhal)
| | | | 5-Manuel da Fonseca (ant 1605-2 Jan 1612) (M1 56 - Rosmaninhal)
| | | 4-Joana da Fonseca
| 2-Filipa Gomes de Brito (ant 1540-)
| Gregório Folgado
| | 3-João Folgado de Brito (ant 1595-) cas. 12 Mai 1624 (M2 195 - Rosmaninhal). Dispensados em 3º e 4º grau de consanguinidade.
| | Leonor Nunes (ant 1610-)
| | | 4-Filipa Gomes de Brito (26 Set 1627-) (M2 73V - Rosmaninhal)
| | | 4-Beatriz Nunes ((ant 1630-21 Mai 1656(M3 25 - Rosmaninhal)) cas. 8 Nov 1646. Deixa missas pela alma de sua irmã Filipa Gomes de Brito.
| | | Pedro Vaz Tonelo (ant 1630-)
| | | | 5-Filipa Vaz de Torres (10 Abr 1655-4 Ago 1700) cas. 2 Mai 1670
| | | | Manuel Fernandes Leitão Barreleiro (18 Abr 1644-ant 11 Fev 1714)
| | | 4-João Folgado de Brito (15 Abr 1638-24 Fev 1716)
| | | Maria Vaz (cer 1640-19 Nov 1713)
| | | | 5-Manuel Folgado Regalão (17 Out 1664-) cas. 3 Set 1707
| | | | Catarina Nunes (ant 1790-)
| | | | 5-João (24 Dez 1667-24 Dez 1667)
| | | | 5-João (-23 Mar 1669)
| | | | 5-Maria (18 Nov 1671-)
| | | | 5-João Folgado de Brito (9 Jun 1675-) cas.
| | | | Maria Gomes (ant 1695-)
| | | | 5-Leonor (29 Jan 1681-)
| | | | 5-Filipa Gomes (18 Jul 1683-12 Abr 1751) cas. 3 Jan 1717
| | | | Lourenço Gomes Branco (10 Ago 1685-)
| | | | 5-Francisco Folgado de Brito (-27 Out 1740) cas. 19 Nov 1713
| | | | Catarina Pires Folgado (5 Nov 1692-ant 5 Jun 1741)
| | | | 5-Francisco Folgado de Brito (-27 Out 1740) cas. 20 Set 1721
| | | | Maria Barbas (5 Abr 1705-19 Jan 1756)
| | 3-João Folgado de Brito (ant 1595-) cas. 18 Fev 1613(M1 142 - Rosmaninhal) dispº em 3º e 4º grau consanguinidade
| | Inês Lopes da Fonseca (-3 Ago 1616)
| | | 4-Maria (19 Ago 1615-)
| 2-Aleixo Gomes da Fonseca de Brito (ant 1550-) cas.
| ?
| | 3-Bartolomeu Gomes da Fonseca (ant 1570-) cas.
| | Catarina da Fonseca (ant 1570-)
| | | 4-Bartolomeu Gomes da Fonseca (Padre) (27 Dez 1586-ent 1624 e 1652)
| | | 4-Pedro Gomes da Fonseca
| | | 4-António Gomes de Brito (-26 Set 1652) (M3 17v – Rosmaninhal) Era Padre deixa missas pelos seus irmãos Miguel Gomes, Aleixo Gomes e Frei Bartolomeu
| | | 4-Duarte de Brito (Padre) (-dep 1627)
| | | 4-Teodora da Fonseca cas.
| | | Diogo da Fonseca Coutinho
| | | 4-Miguel Gomes (-ant 1652)
| | | 4-Aleixo Gomes de Brito (-12 Ago 1647) cas. 7 Mai 1617
| | | Catarina Leitão (ant 1580-ant 1623)
| | | | 5-Catarina (29 Ago 1618-)
| | | 4-Aleixo Gomes de Brito (-12 Ago 1647) cas. est 1623
| | | Maria Folgado Garcia (cer 1600-)
| | | | 5-Bernardo (6 Nov 1624-)
| | | | 5-Catarina (7 Ago 1626-)
| | | | 5-Maria (24 Jan 1629-)
| | | | 5-Catarina (25 Nov 1631-)
| | | | 5-Isabel Gomes de Brito (17 Mar 1641-)
| | | | António Lopes Siborro (cer 1640-7 Mar 1704)
| | | | 5-Isabel Gomes de Brito (17 Mar 1641-) cas. 2 Jul 1653
| | | | Pedro André Ripado (9 Ago 1620-)
| | 3-Adão de Brito (ant 1590-2 Jul 1614) (M1 64 - Rosmaninhal)
| | 3-Beatriz de Brito (ant 1595-18 Dez 1628) (M2 311v - Rosmaninhal)
| | Aparício Lopes (ant 1595-)
| | | 4-Maria de Brito (ant 1610-27 Jul 1649) cas. 25 Ago 1624
| | | Domingos Leitão (ant 1610-ant 1661)
| | | | 5-Diogo (29 Abr 1625-)
| | | | 5-Maria (1 Set 1628-)
| | | | 5-Beatriz (30 Abr 1632-)
| | | | 5-Beatriz (13 Abr 1634-)
| | | | 5-Adão de Brito (ant 1645-) cas. 5 Jun 1661
| | | | Maria Domingues (ant 1645-)
| | | 4-Adão de Brito (-19 Set 1614)
| | | 4-Leonel de Brito (ant 1609-dep 1636) cas. 5 Dez 1632
| | | Maria Leitão (ant 1620-)
| | | | 5-Leonel de Brito (15 Mar 1636-) cas. 9 Ago 1654
| | | | Ana Fernandes (ant 1640-24 Set 1655)
1-Duarte Gomes da Fonseca (ant 1520-dep 1586) cas.
Catarina Lopes (ant 1570-)
| 2-Bartolomeu Gomes da Fonseca (27 Dez 1586-)
Existe uma outra Filipa Gomes de Brito nascida a 26 Set 1627 (irmã de Beatriz Nunes)e outro Aleixo Gomes de Brito (irmão do Pe António gomes de Brito) que casou duas vezes uma em 1617 com Catarina Leitão e 2ª vez com Maria Folgado Garcia.
Como exercício considerei as gerações a diferirem de 20 anos é muito natural que a diferença seja maior.
Agradeço comentários.

Um abraço

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36446 | jliberato | 26 fev 2003 08:26 | Em resposta a: #35951

Meu caro Carlos Leal Machado,
O eng. Castelo Branco teve a gentileza de, há alguns anos me fazer a ascendência do meu ramo de Castelões.
Acontece que só agora constatei que nesse estudo há uma menção a Rosmaninhal. Trata-se da ascendência da mulher de João Gomes Castelão, um primeiro a usar o nome na família. Ela, Cecília Fernandes, era filha de Miguel Fernandes das Bouças do Colmeal em Góis e de Francisca Nunes do Rosmaninhal. Para dar uma referência de datas, o neto mais velho de Francisca Nunes nasceu a 16-04-1652, pelo que ela terá nascido nos primeiros anos do século XVII.
Algum destes nomes consta da sua base de dados?
Muito obrigado
Cumprimentos,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36448 | camac41 | 26 fev 2003 09:59 | Em resposta a: #36446

Caro JLiberato

Penso que não lhe posso ser útil.
Os registos no Rosmaninhal começam em 1607.
A Francisca mais antiga nasceu em 10 Jul 1611 e era filha de António Antunes e Isabel Gonçalves e seguir vem uma Francisca nascida aem 1620. Nasceram outras Franciscas nessa época que adoptaram apelidos diferentes de Nunes.
A única Francisca Nunes que aparece por essa altura é Francisca Nunes casada com João Fernandes em que os apanhei no registo do crisma de uma filha Maria em 21 Mar 1613.
Lamento não poder ser mais útil.
Sempre ao seu dispor
Melhores Cumprimentos
Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36449 | jliberato | 26 fev 2003 10:03 | Em resposta a: #36448

Muito obrigado.
Um destes dias gostaria de lhe pôr questões sobre Leais e Machados, ambos os nomes ligados a alguns dos mistérios das minhas (e da minha mulher) genealogias.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36451 | camac41 | 26 fev 2003 10:23 | Em resposta a: #36449

Caro JLiberato

A minha ascêndencia reparte-se por duas zonas, Beira Baixa por parte da minha Mãe e pela parte do meu Pai pela zona de Paços de Ferreira, Paredes, Lousada. Comecei primeiro pelo da minha Mãe pois existiam na Torre do Tombo os livros dos assentos paroquiais. Depois fui até ao Norte onde é mais dificil pois as freguesias são mais pequenas e há uma grande mobilidade de casamentos entre freguesias. Para ser mais fácil comprei no Arquivo Distrital do Porto os microfilmes da zona e consulto-os em Lisboa na T.T.
Estou à sua disposição.
Um abraço
Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: pedro fernandes mija

#36452 | Filipe Prista Lucas | 26 fev 2003 10:27 | Em resposta a: #34961

Caro António,

Localizei finalmente o baptismo de Domingos Fernandes Longo, em Idanha-a-Nova, a 23 de Outubro de 1672, filho de Pedro Fernandes Mija e de Maria Fernandes Longa. Infelizmente, parece que este dado invalida a filiação por si proposta para Pedro Fernandes Mija, dada a proximidade das datas.

(penso não haver dúvidas em que se trata do mesmo, dado Domingos Fernandes Longo se encontrar também em Oledo a partir dos anos 1680, provavelmente a acompanhar o pai e orfão de mãe)

Hoje ainda tenciono localizar o casamento de Pedro Fernandes Mija e de Maria FErnandes Longa. Assim que tiver novidades, direi qualquer coisa.

Cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36457 | jliberato | 26 fev 2003 11:25 | Em resposta a: #36451

Muito obrigado pela sua mensagem. Começo pelos Machados. Um dos bloqueamentos da minha árvore respeita a um Eusébio Ribeiro Machado, que procuro há 20 anos. Hei-de lançar um tema próprio sobre ele aqui no Forum.
A sua filha Maria Vicência da Penha de França nasceu em São Sebastião da Pedreira, Lisboa, em 06-10-1734. Era filha de Eusébio Ribeiro Machado natural de Santa Justa, Lisboa, e de Isabel Jacinta Mayoral, espanhola de Zafra. Casaram em São Julião de Lisboa.
De Isabel Jacinta sei hoje o nascimento (30-05-1705) e alguns dos seus ascendentes após consulta dos documentos da Colegiada de Zafra.
Mas de Eusébio Ribeiro Machado nada. Os arquivos paroquiais de São Julião, igreja situada aonde é hoje o Banco de Portugal sumiram-se com o terramoto e os de Santa Justa não tiveram melhor sorte. Já consultei os registos dispersos e fora de ordem sem sucesso.
Teria um golpe de sorte se alguém tivesse este nome em datas semelhantes e que pudesse dar uma pista. O nome, não sendo vulgar, poderia ajudar. Será que o caro confrade terá este nome nos seus Machados?
A questão dos Leais é mais complexa.
Pô-la-ei mais tarde.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: pedro fernandes mija

#36470 | agp | 26 fev 2003 13:50 | Em resposta a: #36452

Caro Filipe

Tenho um dado semi-novo. Revi há dias o casamento de Pedro Fernandes (Mija), de Oledo, com Maria Alves, em Idanha-a-Nova, aos 14-7-1655 (livro C1, fl 146). Lá diz: Pedro Fernandes, o moço.

Cumprimentos
António Pereira

Não tenho aqui a base de dados, mas

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36516 | rgc | 26 fev 2003 22:08 | Em resposta a: #36451

Caros Carlos Leal Machado e JLiberato

Desculpem aproveitar as vossas trocas de mensagens, mas gostaria muito de saber, caso não haja inconveniente e não lhes dê muita maçada, como adquirir microfilmes do Arquivo Distrital do Porto ?
Evidentemente, bastaria telefonar para lá ou enviar e-mail, mas a informação aqui, no Forum, beneficiará outros interessados.

Seria útil, outros Arquivos disponibilizarem cópias para venda aos investigadores, que consultariam esses microfilmes, sempre que quisessem, em qualquer Arquivo onde lhes fosse permitido a utilização das máquinas-leitoras.
É uma sugestão um pouco "irrealista"(!?), talvez, mas fica o alvitre.

Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36519 | camac41 | 26 fev 2003 22:39 | Em resposta a: #36516

Caro Rafael Carvalho

No meu caso tenho-os adquirido directamente ou por intermédio de familiar que os encomenda e os levanta directamente no Arquivo Distrital do Porto. Penso que os pode encomendar via telefónico ou por via electrónica e que os enviam por correio mediante pagamento antecipado.
Na Torre do Tombo també tenho adquirido alguns microfilmes e o custo está tabelado e é de 21€.
Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36520 | rgc | 26 fev 2003 22:47 | Em resposta a: #36519

Caro Carlos Leal Machado

Pensei em enviar-lhe um mail, mas como é assunto geral e de utilidade para muitos colaboradores, fi-lo aqui.
Envio-lhe os meus agradecimentos e também um beijinho ao bébe, seu neto.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36521 | camac41 | 26 fev 2003 22:54 | Em resposta a: #36457

Caro Jliberato

Penso que vai ser dificil encontrar o fio à meada. Na minha zona não encontro nenhum com os apelidos Ribeiro Machao. Eu por norma quando encontro algum apelido relacionado com os meu tomo nota. Na eventualidade de deparar com o nome já fico de sobreaviso.
Ao seu dispor
Melhores cumprimentos
Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#36525 | camac41 | 26 fev 2003 23:26 | Em resposta a: #36520

Caro Rafael Carvalho

Obrigado pela sua mensagem.
Tenho já cerca de 40 microfilmes a maioria dos concelhos de Paços de Ferreira (todos) e Paredes, Lousada e Penafiel e também todos os microfilmes do Rosmaninhal. Alguns ou parte, principalmente os casamentos tenho-os digitalizados através do scanner. Estão ao seu dispor e posso enviar-lhe a lista completa pelo que agradeço que me envie o seu e-mail para o meu e-mail o seu pois tive um problema no computador e perdi alguns endereços.

Cordiais saudações

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: pedro fernandes mija

#36563 | agp | 27 fev 2003 10:11 | Em resposta a: #36452

Caro Filipe

Estive a estudar o nosso caso, que não sei ainda resolver. Vejamos:

O meu Pedro Fernandes (Mija), o moço, de Oledo, casou com Maria Alves, aos 14-7-1655, em Idanha-a-Nova. Não encontrei o baptismo do filho Pedro Fernandes Mija. Mas, como casou em Oledo, em 1685, deve ter nascido antes de 1665.

O seu Pedro Fernandes Mija e Maria Fernandes Longa tiveram o Domingos Fernandes Longo, em Idanha-a-Nova, aos 23 de Outubro de 1672.

Julgo que o casamento do seu Pedro Fernandes Mija com Maria Fernandes Longa, poderá dar a resposta à pergunta que lhe tinha feito anteriormente (Será que foi o meu Pedro Fernandes (Mija), já viúvo de Maria Alves, que casou com a sua Maria Fernandes Longa?) Eu confesso que procurei há dias este casamento nos microfilmes de Idanha-a-Nova e não encontrei nada. Mas pode ter passado. Se este casamento não aparecer teremos de recorrer aos óbitos e aos nascimentos dos filhos destes casais. Mas o desafio é aliciante!

A outro nível: com a ajuda do confrade Manuel Rolão encontrei uns processos de ordenações de oledenses nos maços 1981 e 2010 da Câmara Eclesiástica de Castelo Branco. Nomes como Amaro Manuel, Gregório Manuel (sobrinho do anterior), Gregório Antunes e Manuel Gonçalves, tudo por volta de 1630, dizem-lhe alguma coisa? Nestes processos constam os nomes dos avós (isto nos princípios do século XVII) e outros dados igualmente importantes.

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#37379 | jmrprospero | 08 mar 2003 17:29 | Em resposta a: #36391

Caro Carlos Leal Machado

Penso que a ligação dos Folgados de Brito vem por Teresa Mendes da Fonseca casada com Pedro Godins de Brito irmão de Beatris de Brito, e filha de Jona mendes da Fonseca e de Nuno Gonçalves da Vila, irmãode Diogo da Fonseca Coutinho, Pai de Antão da Fonseca, portanto primp direito de Duarte Gomes e de Bartolomeu Gomes.
Duarte Gomes foi paide Aleixo Gomes que teve Brasão de armas para Fonseca e Brito, e foi pai de Bartolomeu gomes, e este é que seria pai de Filipa Gomes casada com gregório Folgado.
Assim se explicava a persistência do Brito, por varonia, o que não acontece nas oputras linhas, e a falta de uma geração, ficando mais consistente as datas.
Agora é preciso provar.
Veja da minha razão.
Um Abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#99728 | gmg | 07 set 2005 20:27 | Em resposta a: #21650

Procuro informações sobre a Família FOLGADO, de Penamacor, distrito de Castelo Branco, nomeadamente a Ascendência de:

- ANDRÉ MARTINS LAMEGO, nat. da freg.ª de Nossa Senhora da Silva da Bemposta, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco, f.º de Manuel Domingues Lamego e de Isabel Domingues (ou também chamada de Isabel Martins), casados no dia 7 de Janeiro de 1685 na referida freg.ª; neto pat. de António Domingues e de Catarina de Lamego e neto mat. de ANDRÉ FOLGADO e de Catarina Martins.


Qualquer informação sobre esta Família, agradeço.

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#99729 | gmg | 07 set 2005 20:27 | Em resposta a: #21658

Procuro informações sobre a Família FOLGADO, de Penamacor, distrito de Castelo Branco, nomeadamente a Ascendência de:

- ANDRÉ MARTINS LAMEGO, nat. da freg.ª de Nossa Senhora da Silva da Bemposta, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco, f.º de Manuel Domingues Lamego e de Isabel Domingues (ou também chamada de Isabel Martins), casados no dia 7 de Janeiro de 1685 na referida freg.ª; neto pat. de António Domingues e de Catarina de Lamego e neto mat. de ANDRÉ FOLGADO e de Catarina Martins.


Qualquer informação sobre esta Família, agradeço.

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#99730 | gmg | 07 set 2005 20:28 | Em resposta a: #21693

Procuro informações sobre a Família FOLGADO, de Penamacor, distrito de Castelo Branco, nomeadamente a Ascendência de:

- ANDRÉ MARTINS LAMEGO, nat. da freg.ª de Nossa Senhora da Silva da Bemposta, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco, f.º de Manuel Domingues Lamego e de Isabel Domingues (ou também chamada de Isabel Martins), casados no dia 7 de Janeiro de 1685 na referida freg.ª; neto pat. de António Domingues e de Catarina de Lamego e neto mat. de ANDRÉ FOLGADO e de Catarina Martins.


Qualquer informação sobre esta Família, agradeço.

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#99731 | gmg | 07 set 2005 20:28 | Em resposta a: #21781

Procuro informações sobre a Família FOLGADO, de Penamacor, distrito de Castelo Branco, nomeadamente a Ascendência de:

- ANDRÉ MARTINS LAMEGO, nat. da freg.ª de Nossa Senhora da Silva da Bemposta, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco, f.º de Manuel Domingues Lamego e de Isabel Domingues (ou também chamada de Isabel Martins), casados no dia 7 de Janeiro de 1685 na referida freg.ª; neto pat. de António Domingues e de Catarina de Lamego e neto mat. de ANDRÉ FOLGADO e de Catarina Martins.


Qualquer informação sobre esta Família, agradeço.

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#99732 | gmg | 07 set 2005 20:28 | Em resposta a: #21827

Procuro informações sobre a Família FOLGADO, de Penamacor, distrito de Castelo Branco, nomeadamente a Ascendência de:

- ANDRÉ MARTINS LAMEGO, nat. da freg.ª de Nossa Senhora da Silva da Bemposta, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco, f.º de Manuel Domingues Lamego e de Isabel Domingues (ou também chamada de Isabel Martins), casados no dia 7 de Janeiro de 1685 na referida freg.ª; neto pat. de António Domingues e de Catarina de Lamego e neto mat. de ANDRÉ FOLGADO e de Catarina Martins.


Qualquer informação sobre esta Família, agradeço.

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#99733 | gmg | 07 set 2005 20:28 | Em resposta a: #33375

Procuro informações sobre a Família FOLGADO, de Penamacor, distrito de Castelo Branco, nomeadamente a Ascendência de:

- ANDRÉ MARTINS LAMEGO, nat. da freg.ª de Nossa Senhora da Silva da Bemposta, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco, f.º de Manuel Domingues Lamego e de Isabel Domingues (ou também chamada de Isabel Martins), casados no dia 7 de Janeiro de 1685 na referida freg.ª; neto pat. de António Domingues e de Catarina de Lamego e neto mat. de ANDRÉ FOLGADO e de Catarina Martins.


Qualquer informação sobre esta Família, agradeço.

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#99734 | gmg | 07 set 2005 20:29 | Em resposta a: #33598

Procuro informações sobre a Família FOLGADO, de Penamacor, distrito de Castelo Branco, nomeadamente a Ascendência de:

- ANDRÉ MARTINS LAMEGO, nat. da freg.ª de Nossa Senhora da Silva da Bemposta, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco, f.º de Manuel Domingues Lamego e de Isabel Domingues (ou também chamada de Isabel Martins), casados no dia 7 de Janeiro de 1685 na referida freg.ª; neto pat. de António Domingues e de Catarina de Lamego e neto mat. de ANDRÉ FOLGADO e de Catarina Martins.


Qualquer informação sobre esta Família, agradeço.

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#99739 | jliberato | 07 set 2005 21:04 | Em resposta a: #99733

Caro Luís Murta Gomes
Infelizmente não batem certo com os meus.
Mas os locais são próximos. Talvez haja relação.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#99880 | Lourval | 08 set 2005 23:01 | Em resposta a: #21658

Rui, eu concordo com NB. Minha tataravó chamava-se Rosa Folgado e ela viveu em Castelo Branco.

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#99882 | Lourval | 08 set 2005 23:06 | Em resposta a: #21781

Eu não carrego o sobrenome Folgado mas minha tataravó era Rosa Folgado que vivia em Castelo Branco, freguesia de Alcains ou Povoa de Rio de Moinhos, não sei ao certo...ainda. Rosa Folgado casou-se com João dos Santos Silva e o filho do casal, José dos Santos Silva veio para o Brasil. Este era meu bisavô. A propósito, sou brasileiro e tenho nacionalidade portuguesa. Rosa Folgado por sua vez era filha de Julio Franco e Isabel Folgado.

Resposta

Link directo:

Origem da família Folgado

#99887 | Lourval | 08 set 2005 23:29 | Em resposta a: #35014

Olá Carlos. Olá a todos. Como eu posso ter maior acesso aos dados? Eu sou brasileiro, neto de portugueses. Vivo aqui em São Paulo no Brasil. Meu avô Abrahão dos Santos Silva nasceu em Castelo Branco. Ele era neto paterno de Rosa Folgado e João dos Santos Silva. Eu consegui recentemente o assento de nascimento de João dos Santos Silva. Ele nasceu em 14 de junho de 1862 em Alcains, Castelo Branco. Em decorrência da distância e dificuldades, minha pesquisa é muito lenta. Como posso agilizar minha pesquisa e ajudar a pesquisa dos outros?
Lourval dos Santos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#99916 | camac41 | 09 set 2005 10:42 | Em resposta a: #99887

Caro Lorival

Sugiro que faça um pedido na Genea - Ajuda no Arquivo Distital de Castelo Branco – indicando todos os dados de que dispõe e o que pretende obter.
Na Torre do Tombo, em Lisboa, à qual tenho acesso, estão os Registos Paroquiais de Alcains referentes a Baptismos até 1852 e Casamentos até 1836. Os registos de datas posteriores, em principio, até ao final do século passado estão no Arquivo Distrital de Castelo Branco.
Posteriormente poderei dar uma ajuda quando os dados permitirem a pesquisa na Torre do Tombo

Cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

Origem da família Folgado

#99938 | Lourval | 09 set 2005 15:28 | Em resposta a: #99916

Oi Carlos. Obrigado. Eu ainda estou engatinhando em genealogia. Estou neste pé: eu tenho a data de nascimento de João dos Santos Silva, meu tataravô: 14 de junho de 1862. Ele nasceu em Alcains, Castelo Branco. Era casado com Rosa Folgado. Eu não tenho a data de nascimento dela. Os pais dele eram Francisco dos Santos Silva e Maria José. Francisco dos Santos Silva, por sua vez, era filho de Francisco dos Santos Silva e Maria Rosa Ribeiro. Já a Maria José era filha de Francisco da Costa Riscado e Gertrudes Maria Tabacão.
A minha tataravó Rosa Folgado era filha de Julio Franco e Isabel Folgado. Parece que não houve um casamento. Parece....
Agradeço qualquer nova informação, como uma data ou uma nova geração. Abraços. Lourval ( lourval2004@yahoo.com )

Resposta

Link directo:

Firmino Esteves

#111734 | Lourval | 10 fev 2006 03:06 | Em resposta a: #33575

Caro J.Liberato,
Você conhece algum Firmino Esteves nascido cerca de 1835? Eu não sei de onde ele é, apenas suspeito que ele seja de Viseu.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Firmino Esteves

#111791 | jliberato | 10 fev 2006 23:13 | Em resposta a: #111734

Caro lourval,
Infelizmente não tenho nenhum Firmino na minha base de dados.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#112131 | montargil | 15 fev 2006 19:11 | Em resposta a: #99728

Caro Luís Murta Gomes,

Detenho uma pista de um militar português de apelido Furtado, e que serviu na Espanha de 1700 (+-). Este capitão por seu casamento entronca aparentemente com os Salgados, Baetas e outros (espanhois). Se por acaso lhes interessar é só dizer e comunicarei então com o familiar interessado.

atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#112291 | montargil | 17 fev 2006 17:00 | Em resposta a: #99728

Caro Luís Murta Gomes, Caros Confrades,

Peço desculpa....no meu último post queria referir-me sim ao apelido FOLGADO, e não como escrevi ao de Furtado.... Fica pois assim corrigido.

Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

Origem da família Folgado

#112293 | Lourval | 17 fev 2006 17:30 | Em resposta a: #112131

Caro Luís Filipe,
Com certeza interessa. E interessa principalmente a este tópico se este Folgado for de Castelo Branco. Para mim interessaria ainda mais se este Folgado for da Freguesia de Escalos de Baixo em Castelo Branco.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#112302 | montargil | 17 fev 2006 19:30 | Em resposta a: #112293

Caro Lourval,

Vamos então, fazer uma pequena viagem virtual por mais 2 paìses e contactar José Maria de Alloza, descendente deste Folgado português que após 1640 continuou (como muitos através do mundo) em Castela. Segundo me recordo e se não me engano a naturalidade de origem ou seja a cidade portuguesa é desconhecida.

Logo que disponha de mais dados comunicarei.

Já agora deixo aqui a pergunta aos Confrades, se sabem alguma coisa sobre o apelido Baeta ?
Agradecendo
Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#112378 | montargil | 19 fev 2006 09:30 | Em resposta a: #112293

Caro Lourval,

Aqui os da dados de JM Alloza, sobre Simão ou Simon Folgado, rectificando também o meu desconhecimento sobre este:

"..... Estou interessado neste Folgado português, pois não tenho a certeza se esteja relacionado com os Holgado da Extremadura linhagem de onde procedia o meu avô materno (Salgado – Holgado).
Explico a etimologia de Holgado e de Folgado é a mesma. A grafia Folgado é a mais antiga, esta mudança deve-se á dificuldade dos bascos a pronunciar o F o que teve influencia na evolução do castelhano (aspiração) Folgado = Holgado ou Farina = Harina.

Simão Folgado de Sousa, e segundo entendo era Capitão em Portugal e passou ao serviço do Rei de Espanha no ano de 1758, assentando praça na Companhia de Cavalos do General D. Josef Daza.
Em 1762 ascendeu ao posto de Sargento Mor do Terço de Infantaria Espanhola do Mestre de Campo Rui Perez de Campo. Normalmente era um Terço da Extremadura e o Sargento Mor, nos Terços do antigo Exército Espanhol, era o segundo logo depois do Mestre de Campo e muitas vezes sabia mais das coisas da guerra que o próprio Mestre.
Parece que também serviu durante um tempo como "entretenido" (em espanhol, no texto) do Capitão General na Companhia dos seus Guardas. Aqui refere-se ao Capitão General que mandava em toda a zona da Extremadura, o que é raro é o emprego do cargo de "entretenido".
Estes empregos de “entretenido” normalmente estavam ocupados por jovens nobres que pertenciam á Plana Mor do Terço para aprender o ofício, mas Simão era um soldado experiente, posto que não se podia ocupar o cargo de Sargento Mor sem ter ao menos cinco ou dez anos de experiência. Suponho que seria mais um conselheiro do Capitão General porque parece que teria participado em muitas batalhas (neste caso seria,,, durante a guerra da independência de Portugal) e segundo dizem dos seus prodígios ou feitos criou-se no Exército Espanhol um Tercio de Portugueses.
Terminou a sua carreira no regimento da Guarda (leia-se aqui Guardas Reais) na Corte."

Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#113984 | montargil | 13 mar 2006 13:33 | Em resposta a: #112293

Caro Lourval,

No seguimento dos dados aqui publicados em 19\02\2006, (e gentilmente disponibilisados por JM Allosa) gostaria de incomodá-los e perguntar se têm algum comentário que possa interessar a este nosso confrade.

Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

Simão Folgado

#113985 | Lourval | 13 mar 2006 13:58 | Em resposta a: #113984

Caro Luís Filipe,
Infelizmente eu não posso ajudar. Eu particularmente não conheço nenhum Simão Folgado. Por outro lado a família Folgado está presente em várias regiões do Distrito de Castelo Branco e talvez outros distritos.
Como Simão Folgado era militar, talvez o ilustre colega Nuno Borrego (alentejo), autor de um recente livro sobre as Milícias, pudesse dar um caminho ou uma pista.
Se eu por acaso ´topar´ com algum Simão Folgado, entrarei em contacto.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#113998 | ajrei | 13 mar 2006 15:16 | Em resposta a: #21650

Caro Rui Pereira,

Embora este assunto me seja bastante lateral, posso informá-lo, no entanto de que existiu em Redondo (A.Alentejo), na primeira metade do século XV, uma Catarina Pires Folgado, que instituiu em 1443 uma Albergaria, a qual foi o embrião, institucional e patrimonial da posterior Santa Casa da Misericórdia de Redondo, que se constituiu em 1521.
Nada mais lhe posso adiantar.
Nem será, talvez, fácil entroncar um indivíduo isolado.
Se conseguir mais algumas informações, colocá-las-ei no Fórum, para os confrades que tratam esta família.

Cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#114046 | rmfrp | 13 mar 2006 23:16 | Em resposta a: #113998

Caro António Rei:

Muito obrigado pela sua mensagem.

De facto, quando há já quatro anos coloquei esta mensagem no Fórum eu estava longe de imaginar a existência de tantos ramos de apelido Folgado, muito provavelmente sem entroncamento possível entre todos eles. É afinal o que acontece com quase todos os apelidos, mesmo que não sejam muito comuns, como é o caso.

Entretanto o tópico tem tido muitas mensagens interessantes. Eu não voltei a intervir pois não registei progressos nos meus ramos - e será difícil que tal aconteça pois já estou em datas bastante recuadas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#207939 | Augusto Tavares | 10 set 2008 16:40 | Em resposta a: #34952

Caro Confrade,

Parece que terá ascendentes comuns com os meus filhos, através da ascendência da minha mulher.

Veja, por favor, a ascendência de Catarina Nunes Fernandes Folgada, aqui na bd do Genea e diga-me se encontra ascendentes comuns.

Cordiais Saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#219984 | lpa | 30 jan 2009 18:49 | Em resposta a: #33598

Caro Sr. Filipe Lucas

Iniciei há pouco a pesquisa dos meus antepassados em Proença-a-Velha. Descendo de Maria Luísa Folgado nascida em Proença-a-Velha (data por averiguar), casada com Domingos Amaral também nascido em Proença-a-Velha (data por averiguar). Tiveram um filho ,Francisco Amaral nascido a 16 de Novembro de 1884 também em Proença-a-Velha.

Suponho que tenha informação sobre descendentes dos antepassados que menciona dessa localidade. Ficava agradecido se pudesse ter a atenção de verificar alguma possível relação.

Obrigado

Luís Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#220004 | CCS1953 | 30 jan 2009 22:13 | Em resposta a: #21799

Caro Carlos Leal Machado,

Creio que foi no TÓPICO: "Pesquiadores de Castelo Branco" que o Lourval (!) diz que somos primos.

Pode-me dizer a partir de que casal?

A partir deste Fórum tenho encontrado muitos primos, o que me tem deixado muito satisfeita.

Aguardo,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#220018 | camac41 | 31 jan 2009 00:04 | Em resposta a: #220004

Cara Celeste Correia Saraiva

Desconheço os fundamentos em que o Lourval se baseia, possivelmente no apelido Correia, Este apelido foi introduzido na zona pelo Padre António Correia que execeu a sua actividade no Rosmaninhal, no inicio de 1700 e por lá deixou descendência. Era natural de Pinheiro de Coja.
Se me enviar a sua ascendência até 1900 eventualmente poderei. fazer a ligação com o referido Padre.
Sou Correia pelo lado da minha Mãe que era natural de Vila Velha de Rodão mas com ascendentes no Rosmaninhal.

Ao seu dispor

Carlos Alexandre Correia Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#231498 | gfolgado | 07 jun 2009 01:45 | Em resposta a: #35983

Boa noite
Cheguei aqui um pouco por acaso através de uma pesquisa no Google. Sou Folgado, nascida na Covilhã e o meu avô Francisco Folgado era oriundo do Tortosendo. Sei que tinha um irmão chamado Alfredo Folgado, mas não sei mais nada, apenas que nasceu por volta de 1900-1905. Não sei em que ano casou, mas sei que enviuvou cedo e sem filhos. A sua mulher segundo me contaram morreu num acidente de comboio, e mais tarde casou-se com a minha avó Maria Antónia. Depois, em 1942 ou 43 nasceu o meu tio Francisco de Jesus Folgado e em 1947 nasecu o meu pai José Manuel Jesus Folgado, falecido em Setembro 2003. O meu avô morreu em 1996.
Alguém me sabe dizer mais alguma coisa?
Obrigada.

Guida Folgado

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#231499 | Fmaia | 07 jun 2009 01:52 | Em resposta a: #231498

Estimada Guida, cara confreira

Se digitar, ao cimo da página, o nome Folgado, e, pesquizar em Tópicos, vai ver que encontra algo do que procura.
Continuação de boas pesquisas.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#231505 | camac41 | 07 jun 2009 09:57 | Em resposta a: #231498

Cara Guida Folgado

Possivelmente deverá ter uma certidão de nascimenteo do seu pai onde constam os nomes dos pais e avés (seus avós e bisavós). Normalmente nela indica-se a idade do seu avô quando foi pai. Tem então o ano em que o seu avô nasceu.
Caso não tenha a certidão de nascimento do seu pai sugiro que a obtenha no Portal do cidadão (via internet). Regista-se faz o pedido paga e eles enviam por correio.
Em face dos dados mais concretos que obtiver entre em contacto com o Arquivo Distrital de Castelo Branco por mail e peça uma fotocópia não autenticada do assento de nascimento do seu avô nascido em Tortosendo indicando o nome dos pais e o ano de nascimento.
Duas hipóteses se podem dar, os livros já lá estão e eles podem dar a informação, ou ainda estão na Conservatória do Registo Civil. Neste caso se estiver interessada poderá pedir novamente no Portal do Cidadão o documento do Registo do nascimento do seu avô.
Com os dados que obtiver poderá ir pouco a pouco conhecendo os seus ascendentes e a sua naturalidade. Se for o caso de terem origens no Rosmaninhal poderei auxiliá-la

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Origem da família Folgado

#231558 | gfolgado | 07 jun 2009 22:39 | Em resposta a: #231505

Muito obrigada pelos conselhos e "instruções":) De facto sempre tive muita curiosidade nos meus antepassados, mas sinceramente não sabia por onde começar, e de facto hoje em dia com a internet esta tarefa fica bastante mais facilitada.

Uma vez mais obrigada.
Melhores cumprimentos

Guida Folgado

Resposta

Link directo:

Rosmaninhal

#239293 | Lourval | 16 set 2009 07:30 | Em resposta a: #231505

Caro Carlos Leal Machado,

António Gonçalves Canelas faleceu no Rosmaninhal em 1648, marido de Constança Folgada.

Achei muita coincidência o apelido composto ´Gonçalves Canelas´. Dois antepassados meus, João Gonçalves Canelas e Joana Pires, tiveram uma filha casada em Santa Maria (Castelo Branco) em 1679, a Ana Gonçalves Canelas. Ela casou-se com Manuel da Silva. A propósito, este Silva é exatamente o Silva que carrego.

Voltando ao Rosmaninhal. Será que João Gonçalves Canelas e Joana Pires não são de Rosmaninhal? Eu não sei quem foram os seus pais. Sabemos que Pires é um apelido muito comum no Rosmaninhal.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#239300 | camac41 | 16 set 2009 10:41 | Em resposta a: #239293

Caro Lourval

Tenho andado bastante afastado das minhas origens da Beira Baixa. Tenho estado a descascar o meu lado paterno da zona do Norte.
No entanto vendo a minha base de dados do Rosmaninhal e os assentos confirmo que António Gonçalves Canelas faleceu no Rosmaninhal em 1648 tendo casado com Constança Folgado em 10 de Set 1623 no Rosmaninhal. Era filho de João Gonçalves Canelas e de Isabel Fernandes. Teve um irmão João Gonçalves (Canelas) que morreu solteiro em 10 Jan 1623 (M2 279 - Rosmaninhal). Penso pois que o João Gonçalves Canelas casado com Joana Pires não é o irmão de António Gonçalves Canelas. Na base que tenho da Camara Eclesiástica de Castelo Branco existem alguns "Canelas"
Manuel Gonçalves Canelas
João da Silva Canelas
Maria da Conceição Canelas

Com um abraço

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

Rosmaninhal

#239328 | Lourval | 16 set 2009 17:41 | Em resposta a: #239300

Caro Carlos Leal Machado,

Também tenho antepassados no norte: Vila Real, Braga e Porto. E não estão muito distantes. A avó de minha avó paterna nasceu em Constantim, Vila Real. Em Braga tenho antepassados a partir de Calvos e Póvoa de Lanhoso.

Maria da Conceição Canelas é minha antepassada e filha de Manuel da Silva e Ana Gonçalves Canelas, sendo Ana filha de João Gonçalves Canelas e de Joana Pires.

Este João Gonçalves Canelas deve ter nascido entre 1620 e 1640 posto que a filha casou-se em 1679. Logo você tem razão....João não é o irmão de António. Mas deve haver ligação entre os Gonçalves Canelas de Castelo Branco e os de Rosmaninhal.

Vou procurar pelo casamento de João Gonçalves Canelas e Joana Pires em Castelo Branco. Será que não há o casamento de João Gonçalves (sem o Canelas) e Joana Pires em Rosmaninhal?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Rosmaninhal

#239382 | camac41 | 16 set 2009 23:50 | Em resposta a: #239328

Caro Lourval

Entre os "Canelas" de Castelo Branco e os do Rosmaninhal há certamente ligação a dificuldade muitas vezes é encontrar o elo de ligação. Aconselho a não se esquecer de verificar os padrinhos pois muitas vezes pode-se encontrar a ligação que falta.
Já tinha procurado no Rosmaninhal o casamento de João Gonçalves e Joana Pires mas não encontrei. Procurei também em Monforte e Malpica mas também não encontrei.
Quanto ao meu ramo do Norte concentra-se nas freguesias de Paços de Ferreira, Paredes, Lousada e Felgueiras

Com um abraço

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

Origem da família Folgado

#351680 | Sónia Folgado | 29 out 2014 10:09 | Em resposta a: #21650

Bom dia, não sei como andam as "buscas".... mas sou filha de António Henrique Fernandes Correia Folgado e neta de Joaquim António Folgado. O meu avô nasceu em Segura, Idanha-a-Nova e sei que meus bisavós sempre viveram em Segura.

Espero ter contribuido.

Sónia

Resposta

Link directo:

Origem da família Folgado

#351777 | camac41 | 31 out 2014 23:07 | Em resposta a: #21650

Cara Sónia

Obrigado pela informação.
Espero que o Arquivo Distrital de Castelo Branco disponibilize os assentos para poder fazer a ligação com os meus dados

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

Origem da família Folgado

#351823 | Sónia Folgado | 03 nov 2014 11:28 | Em resposta a: #21650

De nada... Se poder ajudar mais contacte-me através de soniacarina_7@live.com
Cumprimentos
Sónia Folgado

Resposta

Link directo:

Origem da família Folgado

#353146 | pfolgado | 26 dez 2014 10:27 | Em resposta a: #21650

Acabei de encontrar este tópico, que respondeu à curiosidade que sempre tive sobre a origem da família Folgado.

O meu avô, de nome Porfirio, era natural do Rosmaninhal, e não tenho qualquer visibilidade sobre a sua ascendência. Mas, ao longo dos anos, sempre que me cruzei com outro Folgado (o que não é muito frequente), recuando no máximo aos seus avós, lá estávamos invariavelmente na região de Castelo Branco...

Há anos cruzei-me com um Folgado em Espanha, que também partilhava a curiosidade da origem da família Folgado, pelo menos no seu ramo Espanhol. Alguém sabe qual dos dois ramos, português ou espanhol, terá sido o original?

Paulo

Resposta

Link directo:

Origem da família Folgado

#353320 | clover779 | 01 jan 2015 14:10 | Em resposta a: #34891

Caro Filipe Prista Lucas,

em relação à sua ascendência de

"II. Torrão de Alcafozes

DOMINGOS FERNANDES TORRÃO, baptizado a 3/3/1669 em Oledo e aí recebido em 12/10/1697 com Maria Antunes Cordeira, baptizada em 24/10/1677 e falecida em 31/8/1730, tudo em Oledo, filha de Manuel Antunes Serra (falecido a 16/3/1716 em Oledo) e de Maria Fernandes Cordeira (falecida a 21/7/1714 em Oledo).

Descendo de uma filha deste casal, Paula Antunes, que casou com Eleutério Nunes Faleiro."

Teria mais informações sobre este ramo? A minha esposa descende de Maria da Trindade, filha desse Eleutério Nunes Faleiro e de Paula Antunes. É por aí que parei dada a informação que está disponível on-line.

Muito obrigado,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Origem da família Folgado

#353752 | agp | 18 jan 2015 21:19 | Em resposta a: #353320

Boa Noite,

Paula Antunes nasceu a 9.1.1710 em Oledo onde casou a 21.10.1734 com Eleutério Nunes Faleiro.

Eleutério Nunes Faleiro nasceu a 26.5.1714 em São Miguel de Acha, filho de Domingos Mendes Faleiro, da Aldeia de Santa Margarida, e de Clara Nunes Farinha, da Orca, neto paterno de José Mendes Faleiro e Isabel Gonçalves, ambos da Aldeia de Santa Margarida, e materno de Manuel Fernandes Farinha, de São Miguel de Acha, e de Catarina Nunes, de Peraboa.

Tem o meu contacto e parte do meu ramo Torrão em: http://pagfam.geneall.net/185/

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Origem da família Folgado

#358524 | clover779 | 13 jun 2015 10:42 | Em resposta a: #34891

Caro Sr. Filipe Prista Lucas,

apercebi-me que tem pelo menos um ramo em comum com a minha esposa, nomeadamente:

"II. Torrão de Alcafozes

DOMINGOS FERNANDES TORRÃO, baptizado a 3/3/1669 em Oledo e aí recebido em 12/10/1697 com Maria Antunes Cordeira, baptizada em 24/10/1677 e falecida em 31/8/1730, tudo em Oledo, filha de Manuel Antunes Serra (falecido a 16/3/1716 em Oledo) e de Maria Fernandes Cordeira (falecida a 21/7/1714 em Oledo).

Descendo de uma filha deste casal, Paula Antunes, que casou com Eleutério Nunes Faleiro."

Aminha esposa também descende de Paula Antunes e de Eleutério Faleiro, terá avançado entrentanto na descendência quer na ascencêndencia deste ramo?

A minha pesquisa é feita on-line apenas, com os recursos que são limitados, portanto com certeza terá muito mais informação do que eu próprio possuo.
Muito obrigado,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Origem da família Folgado

#368191 | rodrigofolgado | 13 abr 2016 15:42 | Em resposta a: #21650

Boa tarde, por acaso, alguém já achou o brasão da família folgado?

Resposta

Link directo:

Origem da família Folgado

#377740 | pgoulao1 | 11 fev 2017 20:32 | Em resposta a: #21650

Alguem sabe de pessoas como apelido Folgado de Monforte da Beira, CAstelo Branco

Resposta

Link directo:

Origem da família Folgado

#377741 | pfolgado | 11 fev 2017 22:36 | Em resposta a: #21650

Não tenho referencia de familiares nessa localidade, mas o meu avô era do Rosmaninhal (Castelo Branco), e todos os Folgado que conheci tinham os seus ascendentes na região de Castelo Branco.

Resposta

Link directo:

Origem da família Folgado

#377750 | pgoulao1 | 12 fev 2017 19:25 | Em resposta a: #377741

EU tenho um antepassado Joaquim Pedro Folgado Pelote, de Monforte, tem aguma referência quanto a este nome

Resposta

Link directo:

Origem da família Folgado

#409847 | leehfolgadosilva | 22 nov 2018 18:04 | Em resposta a: #21650

Ola Eu faço parte da Familia Folgado , esse sobrenome veio do meu avô Leonino nunes Folgado , ele morava em Araçuai Minas Gerais-BR

Resposta

Link directo:

Origem da família Folgado

#419882 | nelsonfolgado | 08 dez 2019 18:57 | Em resposta a: #21650

Ola! Eu faço parte da Família Folgado , esse sobrenome veio do meu avô Crespim Nunes Folgado , meu pai, Pedro Nunes Folgado e minha Mãe, Cléria Folgado. Moro em Nanuque MG Brasil, estou rastreando a minha genealogica para saber de onde vem meu sobre nome Folgado, se alguém for dessa mesma família, favor nos ajudar com suas informações que será muito valiosas. Segundo meu pai falava que meu avô morava em Joaíma que fica próximo a Araçuaí Minas Gerais BR


Grato... Nelson Folgado

whatsApp 55 33 98817-3196
e-mail: comoalltda@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 16:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen