Familia Pina Ferraz

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Pina Ferraz

#21651 | Sérgio R | 19 mai 2002 19:43

Boa tarde

Estou à procura de informaçoes ao respeito duma familia PINA FERRAZ natural da Capinha (Conc. do Fundao, Dist. de Castelo Branco), familia proprietaria de varios casais nas Beiras e no Alentejo. Obrigado.
Sérgio Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pina Ferraz

#21683 | Vasco Campos | 20 mai 2002 12:55 | Em resposta a: #21651

Sérgio Ramos:
Conheço uns Pina Ferraz, ligados a Aldeia das Dez, Oliveira do Conde e Penamacor. São os mesmos?
VC

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pina Ferraz

#21685 | Sérgio R | 20 mai 2002 13:24 | Em resposta a: #21683

Sr Vasco Campos,

O que posso lhe dizer é que de facto um dos membros dessa familia Pina Ferraz tinha residência no século XIX em Penamacor. Ja nao me lembro do nome dele: quando ele morreu deixou a herança à uma criada chamada D. Carlota a qual a sua vez deixou todos os bens aos padres. Ha um solar na Capinha que pertenceu à tal familia Pina Ferraz. Cordialmente.
Sérgio Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pina Ferraz

#21686 | Sérgio R | 20 mai 2002 13:26 | Em resposta a: #21683

Sr Vasco Campos,

Se o sr tiver informaçoes sobre a familia Pina Ferraz de Penamacor agradecia se mas pudesse contactar. Obrigado.
Sérgio Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pina Ferraz

#21745 | Vasco Campos | 21 mai 2002 18:30 | Em resposta a: #21686

Sérgio Ramos:
O coronel Diamantino Amaral, de Aldeia das Dez, editou nos anos 60 uns escritos sobre os Pina Ferraz.
VC

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pina Ferraz

#21746 | Sérgio R | 21 mai 2002 19:09 | Em resposta a: #21745

Sr Vasco Campos,

Obrigado pela informaçao mas pode o sr me dar as referências de ditos estudos? Sabe se esses estudos tratam do ramo de Penamacor da familia Pina Ferraz: o meu avo falou-me dum membro chamado José (penso eu) cuja fama se deve a uma parodia de processo; de facto quando o juiz interrogou o tal sr Pina Ferraz este, colocando uma sua bota na cadeira disse: "Bota quando tu responder é quando eu responder!" Pode ver quanto humor e ousadia teve aquele homem! Cumprimentos.
Sérgio Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pina Ferraz

#22162 | Sérgio R | 30 mai 2002 17:39 | Em resposta a: #21651

Ola,

Ninguém tera outras informaçoes sobre esta familia?
Sérgio R

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pina Ferraz

#286399 | angein | 03 set 2011 22:31 | Em resposta a: #22162

Olá Sérgio,

Em reunião de familia vim a saber que de alguma forma o meu bisavô estava relacionado com essa familia. Por acaso conseguiu apurar algo mais sobre a mesma?

Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pina Ferraz

#286401 | Sérgio R | 03 set 2011 22:36 | Em resposta a: #286399

Nada...

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pina Ferraz

#286405 | f4b2 | 03 set 2011 23:36 | Em resposta a: #286401

Caro Sérgio R

Ao pesquisar Penamacor no Anuário de 1909 vi estes nomes,cito:

- FRANCISCO de PINA MACEDO FERRAZ - Lavrador ou Agricultor em Penamacor

- ANTÓNIO JOSÉ FERRAZ - Lavrador ou Agricultor em Pedrógão(Penamacor)

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pina Ferraz

#286584 | MarquesDoColcurinho | 06 set 2011 00:26 | Em resposta a: #286405

Caros Senhores

Por hoje me ter sido chamada a atenção para esta msg,
informo que tenho alguma informação sobre a Família Pina Ferraz.

Por favor, se vos interessar, informem concretamente
que dados desejam.

MC

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pina Ferraz

#288011 | RuiDias | 27 set 2011 01:22 | Em resposta a: #286584

Boa noite,

Gostaria de saber o seguinte acerca da Família Pina Ferraz:

nome dos pais e dos irmãos e irmãs do comandante do Batalhão de Voluntários Realistas tenente-coronel José de Pina Machado de Morais Borges Ferraz falecido em Alpedrinha em 1870.

Gostaria também de saber se teve mais filhos ou filhas para além de Francisco de Pina Machado Ferraz Gusmão de Ornelas e as respectivas datas de nascimento e óbito.


Obrigado

Rui Dias

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pina Ferraz

#288032 | f4b2 | 27 set 2011 15:13 | Em resposta a: #288011

Caro Rui Dias

Se consultar o livro de José Manuel Landeiro "O Concelho de Penamacôr na História,na Tradição e na Lenda",tem lá tudo o que necessita saber.da pag.89 á pag.93,incluindo as fotografias de ambos.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pina Ferraz

#306553 | cthemudo | 23 mai 2012 10:39 | Em resposta a: #21683

Carssimos.

Procura descendência de:

FRANCISCO XAVIER BORGES PEREIRA FERRAZ, baptizado a 11 de Dezembro de 1766 sendo seu padrinho D. Francisco de Saldanha, Cardeal Patriarca de Lisboa. Formou-se em Leis em 1789 e foi cavaleiro da Ordem de Cristo, sendo provedor de Castelo Branco em 1800 e depois desembargador dos Agravos. Casou a 27 de Fevereiro de 1803 com MARIA MADALENA AGOSTINHA DE PINA MACHADO DA CUNHA CASTELO BRANCO, filha herdeira de Agostinho Machado de Morais da Gama Pimentel e de sua mulher Madalena Maria de Pina Castelo-Branco Oliveira e Silva. Francisco Xavier era senhor de grande fortuna, tendo iniciado a construção da chamada casa da Obra em Aldeia dos Dez, assim como a casa da Quinta da Devesa em Penamacor, ambas inacabadas por ter morrido novo em Lisboa. Com geração na Família Pina Ferraz de Penamacor.

Cumprimentos

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pina Ferraz

#326161 | CarlosP | 26 mar 2013 16:00 | Em resposta a: #306553

Caro Carlos Themudo Barata,
poderia dizer-me onde nasceu/foi baptizado este Francisco Xavier Borges Pereira Ferraz, assim como onde casou e faleceu.
Muito obrigado.
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pina Ferraz

#326162 | cthemudo | 26 mar 2013 16:07 | Em resposta a: #326161

Estimado Carlos

Só tenho estes dados:

6.1 - MARIA GERTRUDES ILHARCO DA FONSECA THEMUDO, baptizada a 20 de Outubro de 1735. Casou em Oliveira do Conde a 6 de Fevereiro de 1766, com diligências aprovadas pelo Santo Ofício no ano anterior com ANTÓNIO JOSÉ DE MATOS PEREIRA, baptizado em Aldeia dos Dez a 21 de Março de 1723, cavaleiro professo da Ordem de Cristo por carta de 20 de Janeiro de 1744, familiar do Santo Ofício por carta de 14 de Junho de 1748, Monteiro-Mór de Avô, falecido em Aldeia a 19 de Março de 1797, filho de Manuel Matos Pereira nascido em Penamacor a 17 de Janeiro de 1687, sargento-mór de Auxiliares de Castelo Branco, que militou na Guerra da Sucessão de Espanha e foi cavaleiro professo da Ordem de Cristo por carta de 16 de Junho de 1717 e fidalgo de cota de armas por carta de 18 de Agosto de 1745, e de sua mulher Maria da Natividade Borges da Fonseca, baptizada em Aldeia dos Dez a 8 de Setembro de 1687, aí casados a 18 de Setembro de 1721.Viveram em Oliveira do Conde e tiveram:

6.1.1 - FRANCISCO XAVIER BORGES PEREIRA FERRAZ, baptizado a 11 de Dezembro de 1766 sendo seu padrinho D. Francisco de Saldanha, Cardeal Patriarca de Lisboa. Formou-se em Leis em 1789 e foi cavaleiro da Ordem de Cristo, sendo provedor de Castelo Branco em 1800 e depois desembargador dos Agravos. Casou a 27 de Fevereiro de 1803 com MARIA MADALENA AGOSTINHA DE PINA MACHADO DA CUNHA CASTELO BRANCO, filha herdeira de Agostinho Machado de Morais da Gama Pimentel e de sua mulher Madalena Maria de Pina Castelo-Branco Oliveira e Silva. Francisco Xavier era senhor de grande fortuna, tendo iniciado a construção da chamada casa da Obra em Aldeia dos Dez, assim como a casa da Quinta da Devesa em Penamacor, ambas inacabadas por ter morrido novo em Lisboa. Com geração na Família Pina Ferraz de Penamacor.
Abraço
Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pina Ferraz

#345247 | cthemudo | 19 abr 2014 00:30 | Em resposta a: #286584

Caro Amigo

Gostava de saber se tem dados sobre a descendência de Francisco Xavier Borges Pereira Ferraz.

Os dados que tenho são:

FRANCISCO XAVIER BORGES PEREIRA FERRAZ, baptizado a 11 de Dezembro de 1766 sendo seu padrinho D. Francisco de Saldanha, Cardeal Patriarca de Lisboa. Formou-se em Leis em 1789 e foi cavaleiro da Ordem de Cristo, sendo provedor de Castelo Branco em 1800 e depois desembargador dos Agravos. Casou a 27 de Fevereiro de 1803 com MARIA MADALENA AGOSTINHA DE PINA MACHADO DA CUNHA CASTELO BRANCO, filha herdeira de Agostinho Machado de Morais da Gama Pimentel e de sua mulher Madalena Maria de Pina Castelo-Branco Oliveira e Silva. Francisco Xavier era senhor de grande fortuna, tendo iniciado a construção da chamada casa da Obra em Aldeia dos Dez, assim como a casa da Quinta da Devesa em Penamacor, ambas inacabadas por ter morrido novo em Lisboa. (Segundo o livro “Raízes da Beira” de Eduardo Osório, com geração na Família Pina Ferraz de Penamacor).

Resposta

Link directo:

Familia Pina Ferraz

#363190 | iscpfp | 06 nov 2015 16:45 | Em resposta a: #21651

Caro Sérgio Ramos,

Também procuro informações sobre a Família Pina Ferraz. O elemento desta família que teve residência em Penamacor, e a que já fizeram referência neste fórum, foi Francisco de Pina Machado Ferraz Gusmão de Ornelas que casou, como aqui também já se referiu, com Dona Carlota Pina Ferraz, anteriormente sua criada. Julgo que Francisco terá sido filho único do tenente-coronel José de Pina Machado de Morais Borges Ferraz. Encontro-me, neste momento, a compilar mais informações sobre esta família e que gostaria de partilhar e cruzar com outras de que possa dispor.

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Familia Pina Ferraz

#363730 | Jotri | 23 nov 2015 23:29 | Em resposta a: #363190

Caros Confrades. Apareceu-me nos paroquiais do Fundão, como padrinho de baptismo de uma filha dos Viscondes do Outeiro (Trigueiros Aragão), um tal «FRANCISCO DE PINA MACEDO FERRAZ GUSMÃO ORNELAS, solteiro, natural de Penamacor e residente em Alpedrinha» (20-XII-1871).

Resposta

Link directo:

Familia Pina Ferraz

#363845 | iscpfp | 27 nov 2015 18:08 | Em resposta a: #363730

Caríssimo,

Poderia partilhar mais informação sobre esse aspecto que refere? Estou neste momento a realizar um trabalho de investigação sobre Francisco de Pina Ferraz e sua esposa, Dona Carlota Pina Ferraz. Obrigada.

Resposta

Link directo:

Familia Pina Ferraz

#376555 | RuiDias | 02 jan 2017 01:47 | Em resposta a: #363190

Caríssima

Tenho informação que Francisco de Pina Machado Ferraz Gusmão de Ornelas não era filho único.
Teve pelo menos as seguintes irmãs: Maria, nascida a 18 de Outubro em Penamacor e Madalena que nasceu em Penamacor a 25 de Fevereiro de 1860 e faleceu em Lisboa a 7 de Fevereiro de 1917, conforme encontrei nos registos paroquiais de Penamacor.

O seu bisavô (António José de Matos Pereira) casou a 6.2.1766 em Oliveira do Conde com Maria Gertrudes Ilharco Temudo e tiveram (além do avô paterno Francisco Xavier) os seguintes filhos: Maria Máxima Casemira Borges Pereira Ferraz n. 13 de Março 1769 cc Francisco Inácio Carvalho Pimentel(29.6.1802,Seixo da Beira), António Carlos Borges Pereira Ferraz e Mariana Benedita Borges Pereira Ferraz n. 18 de Outubro de 1773 cc Joaquim José Barbosa Ferrão (27.11.1812, Seixo da Beira). Todos nascidos em Oliveira do Conde.

António José de Matos Pereira era filho do Sargento-mor Manuel Matos Pereira e de Maria Borges da Natividade, era natural da Aldeia das dez (Oliveira do Hospital) tendo nascido em 21 de Março de 1721 e falecido na mesma Aldeia em 19 de Março de 1797 com 73 anos de idade. Tinha ainda dois irmãos: João Carlos de Matos Pereira (b. 7.5.1724) e Umbelina Borges (b. 10.6.1727).

O Sargento-mor Manuel Matos Pereira era natural de Penamacor e foi baptizado lá, em 17 de Janeiro de 1687. Casou na Aldeia das Dez com Maria Borges da Natividade em 18 de Setembro de 1721 e faleceu "de repente de hum estupor sem dar fala" na Aldeia das Dez a 10 de Junho de 1750 com 63 anos de idade. Era filho de Manuel de Matos (natural de Manteigas) e de Maria Esteves (natural de Penamacor). Neto paterno de André Gonçalves e de Isabel Jorge e neto materno de Pascoal Pereira e Maria Esteves.

Maria Borges da Natividade foi baptizada na Aldeia das Dez em 8 de Setembro de 1687 e faleceu na mesma Aldeia a 30 de Janeiro de 1766 com 78 anos de idade. Era filha de Manuel da Fonseca Borges e de Maria Álvares (c. 8.10.1685, Aldeia das Dez) ele natural de Sameice (Viseu) e ela natural da Aldeia das Dez e baptizada em 30 de Junho de 1664 na Aldeia das Dez. Neta paterna de Brás Oliveira e Maria Álvares e neta materna de Manuel Álvares e Maria Gonçalves (c. 18.11.1647, Aldeia das Dez). Tios e tias maternas: Quitéria n.1650, Domingos n. 1654, Ana n.1657, Felipe n.1662, Domingas n. 1662.

Cumprimentos

Rui Dias

Resposta

Link directo:

Familia Pina Ferraz

#378413 | Francisco Soares | 07 mar 2017 20:57 | Em resposta a: #21651

Ola a todos , foi engraçado e curioso encontrar este link, porque pensava ser o unico interessado em informaçoes sobre esta familia.
Meu nome tal como consta é Francisco José da Silva Soares, filho mais novo de Joao Rodrigues Soares, que por sua vez era um dos sobrinhos e no seu tempo também "Feitor " de terras ( Capinha, Fatela, Campo Frio, Vale Fresno e outras de que nao me lembro de momento) de dona Carlota Pina Ferraz , (desde que algo sei, ja viuva do Sr Francisco Pina Ferraz.)
Frequentei o "Instituto Social Cristao Pina Ferraz" essa tal chamada de Quinta da Devesa .
Assim sendo, também gostaria de poder trocar algumas informaçoes.

sem mais por agora Francisco Soares

Resposta

Link directo:

Familia Pina Ferraz

#378417 | cthemudo | 07 mar 2017 22:51 | Em resposta a: #378413

Caro Amigo

Gostava de saber se tem dados sobre a descendência de Francisco Xavier Borges Pereira Ferraz.

Os dados que tenho são:

FRANCISCO XAVIER BORGES PEREIRA FERRAZ, batizado a 11 de Dezembro de 1766 sendo seu padrinho D. Francisco de Saldanha, Cardeal Patriarca de Lisboa. Formou-se em Leis em 1789 e foi cavaleiro da Ordem de Cristo, sendo provedor de Castelo Branco em 1800 e depois desembargador dos Agravos. Casou a 27 de Fevereiro de 1803 com MARIA MADALENA AGOSTINHA DE PINA MACHADO DA CUNHA CASTELO BRANCO, filha herdeira de Agostinho Machado de Morais da Gama Pimentel e de sua mulher Madalena Maria de Pina Castelo-Branco Oliveira e Silva. Francisco Xavier era senhor de grande fortuna, tendo iniciado a construção da chamada casa da Obra em Aldeia dos Dez, assim como a casa da Quinta da Devesa em Penamacor, ambas inacabadas por ter morrido novo em Lisboa. (Segundo o livro “Raízes da Beira” de Eduardo Osório, com geração na Família Pina Ferraz de Penamacor).
Abraço
Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

Familia Pina Ferraz

#418143 | cthemudo | 20 set 2019 16:56 | Em resposta a: #376555

Boa tarde.

Francisco de Pina Machado Ferraz Gusmão de Ornelas, teve mais 7 irmãos.

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

Familia Pina Ferraz

#418200 | cthemudo | 22 set 2019 13:53 | Em resposta a: #21651

Boa tarde.

Por acaso alguém poderá saber se Mariana Benedita Borges Pereira Ferraz, casada que foi com José Joaquim de Barbosa Trovão (ou Ferrão) tiveram descendência.?

Obrigado

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 01:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen