Casa das Obras, em Seia

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Famílias

Casa das Obras, em Seia

#21657 | alentejo | 19 mai 2002 22:50

Procuro informações sobre senhores da Casa das Obras (?), em Seia. Tenho notícia de serem Albuquerques, com ligação à Casa do Arco.

Agradeço desde já qq info.

NB

Resposta

Link directo:

RE: Casa das Obras, em Seia

#21660 | vbriteiros | 19 mai 2002 23:09 | Em resposta a: #21657

Caro NB
A última Senhora D. Maria Joana Pinto de Mendonça Stockler, nascida a 17.2.1848 e falecida 5.3.1910, casou a 12.6. 1866 com Luís Albuquerque do Amaral Cardoso filho do Senhor da Casa do Arco.
Armas da Casa 1º e 4º Pintos; no 2º Arrais de Mendonça, no 3º 5 estrelas(?)
Tenho a história da casa nas Casas Nobres de Portugal. A Casa foi conhecida tambem pela CAsa dos Mendonça Arrais.
Caso pretenda envio-lhe fotocópia, pois ainda não disponho de scaner em funcionamente.
Cumprimentos
vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casa das Obras, em Seia

#21678 | LCM | 20 mai 2002 10:39 | Em resposta a: #21657

Caro Nuno,

Consulta na BNL a obra "Monografia de Seia" do Padre Quelhas Bigotte, que tem muitas informações sobre esta família. Existem três edições, a última de 1992, salvo erro. Quem sabe muitas coisas é o nosso amigo António de Sousa Lara.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Casa das Obras, em Seia

#21684 | Vasco Campos | 20 mai 2002 13:21 | Em resposta a: #21657

N.B.:
A Senhora de que fala LCM, era Abranches de Torrozelo e Madeira Arrais de Avô. A essa casa está tambem ligado o titulo de Visconde de Valongo. A casa das Obras é actualmente a sede da Câmara Municipal de Seia. É uma casa grande e muito bonita, apear de não estar tão bem tratada, quanto deveria.
VC

Resposta

Link directo:

RE: Casa das Obras, em Seia

#21689 | Portuguez | 20 mai 2002 15:56 | Em resposta a: #21657

Caro Nuno

Encontras muita ascendência do marido de D. Maria Joana Pinto de Mendonça Arrais de Melo Stockler, de que Vasco Campos fala aqui mais abaixo, a p. (130) das Notas Genealógicas do Brás Garcia Mascarenhas, do Pe. Doutor Aº Vasconcelos, livro que trata tb bastante de Madeira Arrais, de Avô, e um pouco de Abranches. A ascendência do marido sobe até Garcia Mascarenhas, de Avô, com algumas gerações da Casa do Arco. Na mesma pg. tens todos os 11 filhos dela e do marido Luis de Albuquerque do Amaral Cardoso. Esta última senhora da casa das Obras foi filha de António de Melo Cardoso Pinto de Mendonça Stockler, de Vila Cova à Coelheira, e de D. Maria Joana Pinto de Mendonça Arrais, de Seia. Eram primos estes pais, portanto. Mas sendo Pinto de Mendonça penso que os apanhas todos na obra do bispo, que essa não tenho.
Quanto a este Luis de Albuquerque do Amaral Cardoso, penso que seja o mesmo que apanho como nº 18, a p. 80, dos Albuquerques da Beira de Manuel Rosado, que também lhe seguem a ascendencia.
Abraço
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Casa das Obras, em Seia

#21696 | alentejo | 20 mai 2002 17:34 | Em resposta a: #21657

Meus Caríssimos Amigos,


Agradeço todas as informações e sugestões bibliográficas aqui prestadas. O objectivo deste tópico é ligar, ou não, uma família Krisler de Albuquerque a essa Casa. Vou tentar apurar.

Abraços

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Casa das Obras, em Seia

#21703 | inacioricardo | 20 mai 2002 20:23 | Em resposta a: #21689

Prezados senhores.
Alguém saberia informar se estes Madeiras Arrais ligar-se-iam a Duarte Madeira Arrais, médico do século XVII?
Grato a todos.
Inácio Ricardo

Resposta

Link directo:

Madeira Arrais, de Avô

#21706 | Portuguez | 20 mai 2002 22:21 | Em resposta a: #21703

Prezado Inácio Ricardo
De onde era esse médico? Não tem mais elementos sobre ele? Não localizo nenhum Duarte Madeira Arrais nos meus papéis, o que não quer dizer que não exista com ligação aos meus. Apenas conheço os MA por cruzamento com os meus Figueiredos.
Os Madeira Arrais de que falei eram de Avô, na Beira, descendentes de Henrique Madeira Arrais, CFCR, e escudeiro da rainha D. Leonor, mulher de D. João II, que ali nasceu em Maio de 1458 e deixou larga geração local. Foi casado com Leonor Fernandes, criada da mesma rainha D. Leonor de Aviz, de ascendência mourisca, natural de Lisboa. Existiram Arrais de Mendonça (que se supõe serem raiz destes Madeira Arrais de Avô) ligados ao Algarve e a Tânger. O grande estudioso destas questões é Manuel Abranches de Soveral, que me rectificou e acrescentou o pouco que sei do assunto.
Cumptos.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Madeira Arrais, de Avô

#21723 | inacioricardo | 21 mai 2002 02:25 | Em resposta a: #21706

Caro Alexandre.
Este médico foi, salvo engano, físico-mor de D. João IV, vindo a falecer em 1652.
Em relação aos Madeira Arrais, seria possível estabelecer o vínculo com Fernão Arrais de Mendonça, vindo de Castela, no século XIV?
Cordialmente,
Inácio Ricardo

Resposta

Link directo:

M. A.

#21730 | Vasco Campos | 21 mai 2002 13:56 | Em resposta a: #21703

Inácio Ricardo:
No início da década de 90, comprei uma reedição dum livro escrito pelo Duarte Madeira Arraes. Na altura, fiquei a pensar exactamente o mesmo que o Inácio. Nos papeis que possuo não encontrei nada. E continuo sem saber a filiação do DMA.
Cumprimentos.
VC

Resposta

Link directo:

RE: Casa das Obras, em Seia

#21738 | vbriteiros | 21 mai 2002 15:45 | Em resposta a: #21689

Desculpe a pergunta: que bispo? refere-se a D. José António de Mendonça Arrais, Bispo de Pinhel e da Guarda?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa das Obras, em Seia

#21748 | Portuguez | 21 mai 2002 21:15 | Em resposta a: #21738

Exactamente. Pelo menos do sc. XVIII para trás imagino que tenha interesse para estas pessoas, embora só conheça a obra por ouvir falar.
Cumptos.
A. Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Casa das Obras, em Seia

#21755 | inacioricardo | 21 mai 2002 22:07 | Em resposta a: #21684

Prezado Vasco.
O título de Visconde de Valongo atualmente tem representante? Caso positivo, seria a varonia Mendonça Arrais?
Cordialmente,
Inacio Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Casa das Obras, em Seia

#21773 | vbriteiros | 21 mai 2002 23:50 | Em resposta a: #21748

Caro Confrade
Tenho a Obra mas ainda só li algumas páginas, mas se precisar de alguma informação diga, passar-lha-ei.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Madeira Arrais, de Avô

#21774 | Portuguez | 21 mai 2002 23:51 | Em resposta a: #21723

Caro Inácio Ricardo

Não sei, mas suponho que sim. Irei perguntar a quem pode sabê-lo, e depois lhe direi por aqui a resposta.
Cordiais Cumptos.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

Bispo de Pinhel

#21776 | Portuguez | 21 mai 2002 23:59 | Em resposta a: #21773

Caro Vasco Briteiros

Obrigado. Entrei neste tópico apenas para tentar dar lamirés ao Nuno Borrego, não tenho interesse pessoal na Casa das Obras. De qualquer maneira se alguma vez a dita vier à baila para os meus quase que inteiramente beirões costados, não deixarei de recorrer à sua amabilidade. Já agora pergunto, existe alguma reedição que se possa comprar?
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Madeira Arrais, de Avô

#21786 | inacioricardo | 22 mai 2002 03:35 | Em resposta a: #21774

Prezado Alexandre.
Grato pela atenção.
Cordialmente,
Inacio Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Pinhel

#21802 | vbriteiros | 22 mai 2002 12:42 | Em resposta a: #21776

Que eu saiba não. Só expls de Alfarrabista.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Pinhel

#21805 | Portuguez | 22 mai 2002 13:57 | Em resposta a: #21802

Obrigado.
Cumptos.
ATF

Resposta

Link directo:

RE: Madeira Arrais, de Avô

#23240 | Portuguez | 21 jun 2002 12:14 | Em resposta a: #21723

Caro Inácio Ricardo

Desculpe só agora lhe passar esta informação, mas distraí-me. De facto, MAS diz-me que este médico é presumivelmente dos mesmos Madeira Arrais de Avô, tanto mais que Henrique Madeira Arrais, o genearca local, também nasceu em Lisboa, segundo se julga. Mas o estudo de ligação documentada entre Arrais de Mendonça, do Algarve e de Marrocos, e os Madeira Arrais, de Avô, parece estar ainda por fazer. Quanto ao seu caso, em concreto, haverá que procurar se existe na Universidade em Coimbra mais informação nas matrículas de medicina. Oxalá descubra.
Cumptos.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Madeira Arrais, de Avô

#23265 | inacioricardo | 21 jun 2002 18:24 | Em resposta a: #23240

Caro Alexandre.
Grato pela atenção.
Gostaria de pedir-lhe um favor: se poderia disponibilizar-me dados relativos à família (Madeira)ou (Mendonça) Arrais que você saiba.
Meu e-mail é inacioricardo@yahoo.com.br
Cordialmente,
Inacio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 05:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen