Bettencourt

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Bettencourt

#21856 | aburma | 23 mai 2002 17:29

Existem vários ramos desta família em Portugal, normalmente de proveniência açoreana. Sou actual representante de um desses ramos, Bettencourt Vasconcelos Correia e Ávila, mas coloco uma questão aos entendidos: será possível determinar, ou estrá já determinado, quem representa a família Bettencourt "tout court"? No Anuário da Nobreza de 1985 aparecem apenas nomes compostos dessa família, como Bettencourt Vasconcelos e Lemos e o meu próprio.
Deixo a questão aos entendidos em matéria açoreana.

Cumprimentos ilhéus

Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#21892 | filipejardim | 24 mai 2002 15:15 | Em resposta a: #21856

Caro Alexandre Burmester,

Penso que não seja novidade para si a obra do Henrique Henriques de Noronha, Nobiliario da ilha da Madeira, no entanto deixo aqui a morada para o caso de andar distraído;

http://eua.globalsite.com.br/~catao/NobiliariodaIlhadaMadeira/bettencourts.htm

Não dá uma resposta cabal á sua questão, mas informação nunca é demais...

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#21895 | filipejardim | 24 mai 2002 16:11 | Em resposta a: #21892

Caro Alexandre Burmester,

A representação desta família "poderá estar" nos Bettencourt de Freitas- do ramo dos juízes de residuos e capelas na Madeira, por onde descende a 1ª Viscondessa da casa branca. Ou nos bettencourt Sá do ramo do Conde de Carvalhal(titulo incorporado na casa de resende). Ou ainda e mais provavelmente nos bettencourt da Ribeira Brava (Correia Bettencourt ou Bettencourt Herédia)- por onde, num dos ramos, descende o visconde da Ribeira Brava e por sua vez, D. Isabel de Herédia.

Conclusão: O melhor é esperar por outras opiniões.

Com os melhores cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#21906 | Carlos Silva | 24 mai 2002 18:07 | Em resposta a: #21856

Caro Alexandre Burmester,

Talvez tenha pormenores uteis no site:
Bettencourts (1200-1900)

http://web.meganet.net/bettenco/bette00t.htm

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#21911 | magalp | 24 mai 2002 20:27 | Em resposta a: #21906

Meu caro Alexandre

E, para além das informações que te deram os nossos amigos do Funchal e de Paris, procura em casa dos teus Pais, o "Nobiliário da Ilha da Terceira", a 3 vols. mas normalmente encadernados num só. É obra de E. de Campos Azevedo Soares, cujos descendentes são das vossas relações e mesmo parentes.
Tb. tem um belo livro, senão em casa, no Luís Barroso, "Os Bettencourt" - das origens normandas à expansão atlântica - de J. Moniz de Bettencourt.
Este interssa-te mto. particularmente.
Aqui no Fórum aparecia com alguma frequência Jacinto Betenncourt, bem como o meu velho amigo João Bettencourt, q. poderão ajudar.
Responderei rápido ao teu e-mail, assim me permita este PC cansado e rabujento.
Abraços
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#21913 | magalp | 24 mai 2002 20:37 | Em resposta a: #21892

Caro Filipe Jardim

Eno já agora, numa revivência do passado, que me diz dum velho companheiro nos Jesuítas de St. Tirso, António de Bettencourt Sardinha, que nos anos 50 se queixava imensamente do frio no continente...
O António Feliciano C. Brito Gomes, não o achei no sítio q. indicou, mas q. agradeço na mesma.
Muitos cumprimentos
Manuel Maria Magahães

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#21917 | aburma | 24 mai 2002 22:13 | Em resposta a: #21892

Caro Filipe,

Agradeço as suas ajudas e pistas. Conhecia de título o Nobiliário da Ilha da Madeira, mas nunca tinha tido acesso a ele. Seguindo as suas orientações imprimi as 18 páginas relativas a Bettencourt. Vai dar pano para mangas, e se calhar, outra questão se colocará: onde estará a representação, num ramo madeirense ou num açoriano? Isto já para não falar de outros locais fora do território nacional, mas a minha questão centra-se nos Bettencourt portugueses e não, por exemplo, na Mme Lilianne Bettencourt, dona do império l'Oréal de Paris (terá herdeiros??).

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#21919 | aburma | 24 mai 2002 22:20 | Em resposta a: #21906

Caro Carlos Silva,

Obrigado pela ajuda. Já conhecia o site, inclusive já me ofereci ao autor para lhe dar elementos que lhe permitam continuar a genealogia no que ao meu ramo se refere.
Talvez aí, com paciência de Poirot,eu consiga pistas para decifrar o enigma.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#21921 | vbriteiros | 24 mai 2002 22:40 | Em resposta a: #21919

Caro Alexandre,
A BPP adquiriu em tempos um espólio de manuscritos que pertenceram ao Dr José de Sousa Machado e que eu sempre que posso investigo.
Nesse conjunto existe o Manuscrito nº 1593 com o título " Genealogia de Bettencourt-1709", ao qual ainda não cheguei, mas que tenho aqui listado.
Desculpe a interrupção do meu telefonema de hoje, mas o meu telemóvel ficou sem rede, creio que pela proximidade dos gabinetes de Física!
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#21923 | aburma | 24 mai 2002 22:45 | Em resposta a: #21911

Meu caro Manuel Maria,

"Long time no see!", como diziam os súbditos hotentotes de S.M. Britânica. A frase mais famosa alguma vez proferida em África (excluindo as do Samora)continua no entanto a ser a do Stanley, ao topar com o Livingstone: "Dr. Livingstone, I presume?" No livro "Como eu atravessei África", Serpa Pinto relata um interessantíssimo encontro em Luanda com o autor da frase.
Obrigado pela tua ajuda, mas não existe o Nobiliário da Ilha Terceira em casa dos meus pais. Lá terei que ir à Esquina. Aliás, não faço ideia quem da família Bettencourt do meu ramo tem em sua posse documentos que sei em tempos terem existido na família, de grande interesse para coca-bichinhos como eu. Cheira-me que alguns possam ter tomado o caminho de Paçô Vieira. Hei-de perguntar ao Zé Conde!
Nas minhas pesquisas sobre os meus vários costados recebi uma oferta de valor incalculável: uma genealogia dos Burmester e famílias associadas, como Katzenstein e Ringhoffer, elaborada com mestria e minúcia pelo meu primo já neste forum por mim citado, Óscar Burmester, e que chega a 1490! Segundo as suas próprias palavras, embrenhou-se em tudo o que era masmorra por paragens teutónicas ao longo de mais de 20 anos! É obra! O sangue de Abraão e Moisés, como calcularás pelo nome Katzenstein, abunda, eu diria mesmo jorra a cântaros! Ainda bem que só arribamos a estas plagas em 1834 (e antes de 1933, graças a Deus). Fico à espera das tuas notícias.

Um grande abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#21939 | aeiou2 | 25 mai 2002 14:07 | Em resposta a: #21906

Caro Carlos Silva
Já tinha consultado o sítio por si indicado,mas encontrei algumas imprecisões no que diz respeito a-Maria Margarida Bettencourt Pego,seu marido seus descendestes e ascendentes paternos,e muitas datas "abt". Enviei uma mensagem para fazerem as correcções já que os dados que tenho foram confirmados pelos respectivos assentos paroquiais,mas não recebi qualquer resposta e no www.ancestry.com continua na mesma.
De qualquer modo é sempre mais uma fonte para se consultar.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#21943 | aeiou2 | 25 mai 2002 16:47 | Em resposta a: #21892

Ex.mo Senhor
Consultei novamente o sítio indicado e ficaram-me as seguintes dúvidas,que talvez ajudarão a uma resposta ao Burmester.
No sítio fls.45 aparece De quem houve
3.João de Bettencourt,o Velho...
Em "subsídios para a história genealogica insulana" VII Bethencourt-separata da "Revista Michaelense" de Jacintho d'Andrade Albuquerque de Bettencourt,da associação dos Archeologos Portugueses e membro da sua secção de Heraldica da Sociedade portuguesa de Estudos Historicos;do Tombo Historico-Genealogico de Portugal ...vem pag.9/10
Capitulo II
O Velho da Ribeira Brava
D.9=João de Bettencourt,(diferença)filho bastardo de Maciot de Bethencourt (c.5).nasceu nas Canárias e foi com seu pae para a Madeira tendo ido morar para perto da Ribeira Brava onde teve grandes propriedades.Porque viveu até bastante velho foi conhecido pelo "Velho da Ribeira Brava",casou na Madeira com Barbara Gomes Ferreira ,nasceram
Aqui aparecem os filhos por ordem diferente do que no sítio citado assim:
E.12.Francisco de Bettencourt,no Cap.III-Mendes Vasconcellos
E.13.Pedro de Bettencourt.no Cap.VII-Freitas
E.14.Henrique de Bettencourt,que segue
E.15.D.Ignez de Bettencourt que casou c.D.Luiz de Moura ,estribeiro-mór do infante D.Luiz mas só tiveram filhas que foram freiras.
E.16.D.Izabel de Bettencourt,no Cap.V-Corrrêas
E.17.D.Catharina de Bettencourt que casou com Luiz d'Athouguia de quem houve geração
E.18.Gaspar de Bettencourt,casado com D.Izabel Dornellas filha de Mem de Dornellas,o Velho,de quem houve uma filha D.Antónia casada na Certã com António Pereira de quem houve geração.

Além da diferença na ordem dos filhos também não percebo porque é que é o 3º filho-Henrique que segue e não o 1º Francisco.
Aqui ficam as dúvidas,que tenho desde o tempo em que estudei a ascendência de Maria Margarida Bettencourt Pego que casou com um meu parente,Jorge de Sousa Oom,que para ajudar também se cruzam com Freires,Andrades e Fonsecas e usam um apelido que vem de uma alcunha "Pego".
Mas os Bettencourt são difíceis,pois além destas variantes que se vão encontrando em obra feita, casam muito entre si.
Espero que sirvam para alguma coisa estas linhas
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#21946 | eugenio medina | 25 mai 2002 17:05 | Em resposta a: #21943

Meu Caro
A ilha Graciosa/Açores tem imensos Bettencourts. Descendem quase todos - os mais antigos - de Antão Gonçalves de Ávila o castelhano sobrinho neto(?) de Jean de Bettencourt "o rei das Canárias" e que veio de Espanha fugido por razões políticas, casou em Portugal e foi viver para a ilha Terceira. Um dos filhos, Belchior Gonçalves de Ávila casou na Graciosa e deixou inúmera descendência que a certa altura adoptaram o sobrenome Bettencourt havendo ainda alguns que adoptaram e só deus saberá porquê o sobrenome Barcamonte durante várias gerações (supomos que veio do lugar de Braquemont de que os Bettencourts foram senhores. Na matriz da Graciosa existe ainda a pedra tumular do Belchior mas julgo que do filho deste primeiro Belchior.
Vem tudo isto nos Bettencourt 1200-1900 que pode ser lido na Internet.
Cumprimentos Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#21969 | aburma | 26 mai 2002 00:08 | Em resposta a: #21946

Meu Caro,

Agradeço na sua pessoa toda a ajuda prestada pelos colegas do Forum. Como tenho o livro "Os Bettencourt" de J.Moniz de Bettencourt e conheço o site mencionado, tentarei achar o fio à meada, mas é complicado. Pelo menos, segundo JMB, eu, como Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila, serei sucessor não só de Antão Gonçalves d'Ávila, como de Henri (I) de Bethencourt (pág. 151), mas ao longo do livro há muitas hipóteses que, compreensivelmente, não passam de ...hipóteses.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#21980 | aeiou2 | 26 mai 2002 14:05 | Em resposta a: #21856

Caro Bettencourt
Embora tivesse colocado algumas questões sobre o assunto não houve respoatas.Vou estudar o assunto,pois como já disse há discrepâncias mas como casam entre si é mais complicado.
mas que vão das Canárias para a Madeira e daí pelo menos gerações de dois irmãos, para os Açores e pelo menos para duas ilhas,isso está comprovado,mas quem é o mais velho? Só com documentação e julgo que a fonte por mim citada é de confiança,mas que há diferenças entre os três há.Só me falta comparar com o Nobiliário da Ilha Terceira que é citado por um dos sítios,o primeiro a ser indicado,sobre pessoas que não estão lá e datas erradíssimas bem como primeiros nomes e lugares de nascimento.

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#21991 | J-D_VA | 26 mai 2002 20:37 | Em resposta a: #21923

Segundo o Dr. Gaspar Frutuoso, in. “Saudades da Terra”, livº IV, vol. I, pág 103 a 113.

1 - Gaspar de Bettencourt, sobrinho de D. Maria de Bettencourt (mr. de Rui Gonçalves da Camara, 3º Cap. na ilha de São Miguel), se foi solteiro das ilhas Canárias, para casar em Portugal com D. Guiomar de Sá, dama do Paço, f.ª de Henrique de Sá, cidadão do Porto, que os mouros mataram, estando servindo el-Rei em Ceuta; e por ser costume naquele tempo não casaram dentro do Paço, consertando o casamento, se desposaram em casa de D. Violante, sua prima co-irmã, mulher do Conde da Castanheira. Depois de casados, vieram a esta ilha (São Miguel) e viveram em Vila Franca, e nesta ilha houveram os seguintes filhos:

2 - O 1º filho legitimo, chamado Henrique de Bettencourt, andou no Paço com boas moradias, servindo a el-Rei D. Manuel, ao qual o mesmo Rei fez mercê das saboarias destas ilhas. Casou com D. Maria de Azevedo, filha de Manuel de Oliveira, estribeiro-mor do Cardeal, e teve uma filha que casou com D. Álvaro de Luna, f.º de D. Pedro de Gusmão, castelhano, que foi um dos cabeças das comunidades, e faleceu ela sem haver dentre eles mais filhos.

2 – O 2º filho, João de Bettencourt de Sá, destemido cavaleiro, c.c. Guiomar Gonçalves, filha de Gonçalo Vaz Botelho, o Moço, e neta de Gonçalo Vaz Botelho, o Grande, da qual houve os filhos seguintes:

3 – O 1º filho (de João de Bettencourt de Sá), Francisco de Bettencourt de Sá, q. sucedeu no morgado, e teve tb. As saboarias da ilha da Madeira, o qual foi casado com D. Maria de Medeiros, f.ª de Diogo Afonso Colombreiro, homem fidalgo, muito principal e rico nesta terra, de que houve um filho, chamado André de Bettencourt, q. ficou só e herdou o morgado, e outros que faleceram. O qual André de Bettencourt casou na ilha da Madeira, com D. Maria (ou Isabel) de Aguiar, f.ª de Rui Dias de Aguiar e de sua mr. Francisca de Abreu. Seus filhos (de André), o mais velho, se chama Francisco de Bettencourt de Sá (como seu avô pat.); o 2º, Rui Dias de Aguiar (como seu avô mat.); o 3º, Gaspar de Bettencourt de Sá; o 4º Mice Maceote de Bettencourt; e uma filha, por nome D. Guiomar de Sá.

3 – Outro filho de João de Bettencourt de Sá, chamado Simão de Bettencourt, que casou na vila da Ribeira Grande com D. Margarida Gaga, filha de Luís Gago, de quem houve os filhos seguintes: João de Bettencourt, que fal. Clérigo de Evangelho; António de Sá, cavaleiro do hábito de Cristo, q. c.c. D. Filipa Pacheco, filha de Pero Pacheco, de q. houve geração; outro filho, que foi religioso, chamado Frei Pedro, frade de missa, observante da ordem de S. Francisco; e quatro filhas, freiras no mosteiro de Jesus da Vila da Ribeira Grande, sc. Guiomar de Jesus, q.f. muitos anos abadessa, Beatriz da Madre de Deus, Francisca dos Anjos e Maria de Santa Clara.

3 – Teve J.B.S. outro filho, chamado Gaspar de Bettencourt, que casou com D. Beatriz de Melo, filha do Cap. da Graciosa, de que não houve filhos, e depois c.c. D. Isabel Fernandes, f.ª de António Lopes, q. morou na Relva, homem muito honrado, e de sua mr. Maria Falcão, de que tb. não houve filhos.

3 – Teve tb. J.B.S. outro filho, chamado António de Sá, q. serviu a el-Rei em África e fal. solteiro.

3 – Teve tb. J.B.S. outro filho, chamado Rui de Sá, que c.c. D. Maria Cabeceiras, filha de Bartolomeu Roiz da Serra, homem principal e rico, morador nos Fenais, da qual houve muitos filhos.

3 – Outro filho de J.B.S., chamado João de Bettencourt, sacerdote e beneficiado na igreja principal de S. Sebastião de Ponta Delgada.

3 – Teve mais o dito J.B.S. uma filha, por nome D. Margarida de Sá, q. c.c. Gaspar do Rego Baldaya, de q. houve um filho, chamado Francisco do Rego, a quem ficou muita fazenda por morte de seu pai, etc, teve este muita geração.

3 – Teve mais J.B.S. outra filha, chamada D. Isabel, q. depois de ser freira professa no mosteiro de Jesus da vila da Ribeira Grande, se chamou Isabel da Madre de Deus.

Houve tb. Gaspar de Bettencourt, de sua mulher D. Guiomar de Sá, algumas filhas:

2 – A 1ª, D. Beatriz de Sá, se criou com el-Rei D. João III, e foi para Castela com a Princesa de Portugal, quando se casou com o Imperador Carlos V e no caminho, sendo muito privada da princesa, D. Pedro de Lasso da Veiga, que fora nas comunidades de Castela com D. Pedro Girão e D. João Padilha, andando fora da graça do dito imperador, que por este caso lhe tinha tomado sua fazenda e alcaidarias, e todo seu senhorio, vendo que pela privança de D. Beatriz poderia ser restaurado, teve inteligência de casar com ela, o que se efectuou. E por ela lhe foram tornadas as vilas dos Arcos, Bactles e Corquos, e outras de que dantes era senhor. Sem geração.

2 – A 2ª filha, D. Isabel de Bettencourt, que por morte de sua irmã, D. Beatriz, veio a ser camareira-mor da dita imperatriz e aia dos príncipes, etc, c.c. seu cunhado D. Pedro Lasso, viuvo de sua irmã D. Beatriz, tb. sem geração.

2 – Outra filha de Gaspar de Bettencourt, chamada D. Guiomar de Sá, como sua mãe, que casou com António Juzarte de Melo, fidalgo , nat. de Évora, tiveram quatro filhas, as quais todas foram para o Reino de Castela a servir a Imperatriz de suas damas; uma, chamada D. Beatriz em Toledo, foi freira professa da ordem de Santiago; outra chamada D. Maria, foi casada com D. Francisco de Cisneiros, do qual houve 3 filhos e 2 filhas; outra, chamada D. Guiomar, casou com Luís Vanhegas, aposentador-mor de el-Rei Filipe, q. veio por embaixador a este Reino de Portugal e foi estribeiro-mor da Rainha, última mulher do mesmo Rei, etc, do qual tem cinco filhos, entre machos e fémeas; outra chamada de D. Isabel, por não terem nesta ilha tanta renda, a queriam casar aqui com Rui Gago da Camara, e ele não quis pelo pouco dote que tinha: “- e Deus que faz de pobres ricos, e de pequenos grandes, e sabe com quem reparte seus dons, e quem melhor os merece, ordenou como fosse levada a Castela, e por ser a dita D. Isabel muito grave e formosa, e de grande virtude, casou lá com D. João Colomo, vice-Rei da ilha Sardenha, do qual tem 14 filhos e filhas. Destas ditas 3 filhas, teve D. Guiomar, 28 netos todos a viverem em Castela. Depois de viuva casou D. Guiomar de Sá, II vez, com D. Fernando de Castro, de quem não houve filhos.

2 – Outra filha de Gaspar de Bettencourt, chamada D. Margarida de Bettencourt, q. c.c. Pedro Roiz da Camara, filho natural de Rui Gonçalves da Camara, com geração.

Faleceu Gaspar de Bettencourt no ano de 1522, antes do diluvio de Vila Franca; foi enterrado na capela-mor da igreja antiga de S. Sebastião, da cidade de Ponta Delgada. D. Guiomar de Sá, sua mr. q. fal. em 1547, tb. foi enterrada na mesma sepultura. Sua f.ª D. Isabel, mr. de D. Pedro e Lassso, morreu em Castela em 1574.

Deixou tb. Gaspar de Bettencourt um f.º natural, que houve de Maria Dias, moça solteira, e legitimou-o depois, por nome de Gaspar Perdomo, que c.c. Beatriz Velho, filha de João Afonso Corquós e de Leonor Velho, da qual houve filhos e filhas.

José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22003 | J-D_VA | 27 mai 2002 00:52 | Em resposta a: #21991

Aditamento

D. Maria (ou Isabel) de Aguiar *, f.ª de Rui Dias de Aguiar e de sua mr. Francisca de Abreu. Casada com André de Bettencourt, filho de Francisco de Bettencourt de Sá e de sua mr. D. Maria de Medeiros, f.ª de Diogo Afonso Colombreiro. Tiveram além dos ditos filhos:
“...Francisco de Bettencourt de Sá, Rui Dias de Aguiar, Gaspar de Bettencourt de Sá, Mice Maceote de Bettencourt e D. Guiomar de Sá.”
- uma outra filha de nome D. Maria de Bettencourt de Aguiar q. segundo o termo de casamento, a 1/8/1591, na Matriz de Ponta Delgada, se vê: - Maria de Bettencourt de Aguiar, filha de André de Bettencourt e de Maria de Aguiar, c.c. Manuel Alves Homem.

D. Maria (ou Isabel) de Aguiar *, que vem inserida em GP, como Isabel: http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=41212 , mas ao q.p. segundo o termo de casamento de sua filha se chamava Maria.

José Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22006 | Freire de Andrade | 27 mai 2002 10:09 | Em resposta a: #21856

Caros Confrades

Agradecia eventual dica sobre qual a proveniência dos Bettencourt do Algarve (Madeira ou Açores ?) sendo certo que na ascendência da minha 4ª avó, de nome D. Maria Joana (ou Manuela) de Gouvêa Pessanha (1)(2), nascida a 10 e baptizada a 20 de Julho de 1777, natural da freguesia de S.ta Maria do Castelo , da cidade de Tavira, sei que esta era neta paterna do Tenente de Cavalos de Ordenanças Baltazar Dias Revez, F.S.O., natural de Almodôvar, e de sua mulher D. Constança de Reboredo Bettencourt, do sítio do Brejo, freguesia de N.ª Sr.ª da Luz, termo de Tavira.
Desde já grato pela v. colaboração,
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

(1)Casada com o meu 4º avô Joaquim José Manuel Inglez,Alferes, Tenente e Capitão das Milícias de Tavira.
(2)Filha do Capitão João Ignacio Tavares Revez, n. da freguesia de N.ª Sr.ª da Luz, termo de Tavira e de D. Maria Ignacia de Gouvêa Pessanha, de Alcoutim.

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22017 | filipejardim | 27 mai 2002 16:05 | Em resposta a: #22006

Caro Alexandre Burmester,

Segundo Luiz Peter Clode;


1) João de Bettencourt, filho de João de Bettencourt (senhor das terras de Bettencourt, Normandia) e de Maria de Braquemont, nasceu em Caux, França por 1360. Foi escudeiro e camareiro de Carlos VI. Conquistou as Canarias de foi nomeado Governador por Henrique III de Castela. Deixou essas ilhas e confiou o Governo a seu sobrinho- Meciot Bettencourt, filho de Reinaldo de Bettencourt e de Filipa de Froyes.

2) Meciot de Bettencourt houve do seu casamento uma filha que casou com seu tio Henrique de Bettencourt.
Maciot passou á Madeira depois de ceder todos os direitos que tinha de sucessão. Vieram na sua companhia seus sobrinhos e netos Henrique de Bettencourt e gaspar de Bettencourt.


3) Henrique de Bettencourt, sobrinho de Maciot, viveu na Ribeira Brava(onde possuia muitas terras), casou com Isabel Fernandes Tavares de quem houve geração. A sua descend
ência na Madeira perdeu a sua varonia nos principios do seculo XVIII- mas continuou com uma ou mais perdas de varonia, ramificando-se muito. O grande poeta Antero de Quental descendia de Henrique de Bettencourt com 2 quebras de varonia por sua bisavó paterna, que era madeirense; veja em Solar da Silveira

http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=14525&fview=e - Carlota Joaquina de Freitas era filha (de um Bettencourt de Freitas e de uma Carvalhal Esmeraldo Atouguia e camara- ver este nome aqui).

Entre outros provêm do mesmo Henrique de Bettencourt por uma fêmea os Bettencourt de Freitas (em Título:MOnizes)- e com mais quebras de varonia os Monizes de Bettencourt e Santana de Vasconcelos (dos Viscondes das Nogueiras)(em Titulo: Ribeiro Ferreira), os Favila Perestrelos (em Titulo: Perestrelos), os Bettencourt da camara (Tº Matos), Os Bettencourt Mimosos (tº monizes), os Bettencourt França da Calheta (tºSoutos), os correia Henriques (Tº Correias), os Farias de Bettencourt(Tº Farias), os Freitas BRancos, pela sua ligação com os Ribeiros Ferreiras e Bettencourt Pimenta


4) Gaspar de Bettencourt, o outro sobrinho de Maciot de Battencourt, referido anteriormente, casou com Guimar de Sá, filha de João Rodriegues de Sá e nata paterna de João Rodrigues de Sá, o do Galés (filho de Rodrigues Annes de Sá e de D. Cecilia Colona) e de D. Isabel Pacheco (filha de Diogo Lopes de Pacheco e de Joana Vasques). Administrou o morgadio da A´gua de Mel, instituido por sua tia D, Maria de Bettencourt e que continuou na sua descendência (sendo último morgado o Conde de Carvalhal). Seu filho João Bettencourt de Sá viveu em S. Miguel, Açores onde teve geração- e um filho deste, Francisco Bettencourt de Sá, recebido com Maria da Costa de Mideiros, passou á Madeira

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22038 | Jacinto Bettencourt | 27 mai 2002 22:38 | Em resposta a: #21969

Espero que algumas hipóteses estejam correctas:)
Um abraço,
JMB

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22039 | rmfrp | 27 mai 2002 22:40 | Em resposta a: #22006

Caro Luís Freire de Andrade:

Não disponho de elementos específicos sobre a sua antepassada D. Constança de Reboredo Bettencourt, mas posso informar que Luís Machado Ferreira de Bettencourt, Cavaleiro-Fidaldgo da CR e Cavaleiro da O. Cristo, e sua esposa Mécia Velez de Morais, casados em Tânger em 1646, tiveram alguns descendentes de apelido Bettencourt que viveram em Portimão no século XVIII.

Uma vez que surge o apelido Reboredo, acrescento que o alferes João Rodrigues Carneiro Reboredo, natural de Setúbal, casou em 1715 em Tavira com D. Vicência Pereira de Almeida, natural desta cidade.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22044 | aburma | 27 mai 2002 23:14 | Em resposta a: #22038

Exmo Sr.:
Longe de mim pôr em causa o rigor do seu magnífico trabalho! Quem sou eu para o fazer!
Limitei-me a utilizar a palavra por V. Exa. aplicada em alguns casos.

Um abraço deste seu parente impertinente

Alexandre Burmester (Bettencourt)

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22049 | Jacinto Bettencourt | 28 mai 2002 00:02 | Em resposta a: #22044

Caro Alexandre Burmester,

Não se preocupe:) Respondi apenas (a brincar) porque achei piada à sua mensagem. De qualquer maneira, o autor é o meu avô.
Um abraço,

Jacinto

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22063 | Freire de Andrade | 28 mai 2002 11:17 | Em resposta a: #22039

Caro Rui Pereira

Mais uma vez muito obrigado pela suas dicas.Como sempre muito pronto a facilitar uma ajuda!Bem haja...
Numa próxima oportunidade, prometo dedicar-me ao estudo das origens deste apelido em Tavira.
Os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22074 | filipejardim | 28 mai 2002 18:16 | Em resposta a: #22017

Caro Alexandre Burmester e Jacinto Bettencourt,

Estou com dúvidas normais de quem não domina este assunto.


- O Alexandre diz ser representante deste Henri de Bettencourt?http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=41151


- Porque naõ deixou João de Bettencourt o governo das Canárias a Jorge de Bettencourt, sendo este mais velho e com geração, que Maciot?

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22086 | aburma | 28 mai 2002 22:14 | Em resposta a: #22074

Caro Filipe,

Eu não digo que sou representante deste Henri. Eu digo é que, segundo a investigação genealógica, como pode ser atestado nos meus costados neste site, descendo dele. A minha questão é tentar determinar quem representa a família Bettencourt em Portugal actualmente.

Cumprimentos
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22127 | filipejardim | 29 mai 2002 15:11 | Em resposta a: #22086

Caro Alexandre,

Realmente os Bettencourt são muito complicados, vários ramos vieram para Portugal ao mesmo tempo, o que vem complicar e baralhar qualquer conclusão definitiva.

Mas uma das analises que pode ser feita relaciona-se com a representação do u´ltimo governador (Rei) das Canarias, que é mais fácil tirar uma conclusão- basta seguir a linha de Maciot.

O Alexandre não precisa de justificar-se de nada...é mais do que sabido de quem descende...

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22130 | aburma | 29 mai 2002 16:33 | Em resposta a: #22127

Caro Filipe,

Bom conselho. Tentarei seguir a linha de Maciot. Se por acaso isso me levar à conclusão de que sou eu o representante, embora essa probabilidade não deva ser muito grande, fica desde já credor de uma garrafa de Sercial ou Malvasia do néctar da Pérola: é só escolher a sua preferência.
Quanto à sua referência às minhas justificações, não são realmente justificações, é apenas uma preocupação de rigor.
Um abraço
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22275 | aeiou2 | 02 jun 2002 18:22 | Em resposta a: #21856

Caro Alexandre
Segundo Jacintho de Bettencourt e Luiz Fillipe de Bettencourt,em Subsídios para a Historia genealogica Insulana-Lisbao Livraria Ferrin-MCMXI-pag.13:
José Jacintho d'Andrade Albuquerque de Bettencourt e Camara,que nasceu em Ponta Delgada 29.6.1891 e está actualmente 1911 a estudar direito(5ºano)U.C..seria este o 6ºmorgado de S.Caetano se a lei dos morgados não estivesse extinta,por ser o representante da casa.É realmente descendente do 1ºBettencourt considerado português (D.Manuel I 1505),e estes são descendentes de Henrique de Bettencourt o Francês e 2º filho de Reynaldo de Bethencourt.Com perda de varonia e com filhos de 1ºcasamentos deixados para trás sem sabermos porquê.
Os descendentes,visto a obra ser de 1911 e não tenho mais é que nos poderão dizer quem é quem.
Não vi se estão no Gp.
Beijinhos e boa sorte na sua pesquisa.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22276 | aburma | 02 jun 2002 19:30 | Em resposta a: #22275

Maria,

Mais uma pista. Só não sei se o facto de se ser Morgado de S. Caetano coincidia com a representação Bettencourt. Também havia morgadios no meu ramo. Hoje vou percorrer linha a linha o site da meganet sobre a família para tentar ver a conclusão a que aí se pode chegar, e mais tarde tento fazer o mesmo no libro de Jacinto de Bettencourt.
Agradeço mais uma vez a sua ajuda. Está com tanto empenho como eu! Não me diga que também é Bettencourt, ou anima-a apenas a curiosidade genealógica?
Beijinhos
Alexandre
burmester_alexandre@hotmail.com ("_" entre nomes)-

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22853 | aburma | 13 jun 2002 19:57 | Em resposta a: #22275

Cara Maria,
Pelos dados da meganet, e seguindo a representação de geração em geração, o que é falível, pois há casos em que não aparecem todos os descendentes e só podemos presumir que a representação esteja no varão mais velho dos mencionados, chego a um José Manuel Alves do Rio, nascido em 1900. Posso ter-me enganado, para além da reserva atrás apontada, mas apelo desde já ao forum para notícias deste senhor ou descendentes.
Entretanto vou fazer o mesmo nos outros locais onde seja possível tentar determinar esta representação.
Cumprimentos
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22857 | 1947 | 13 jun 2002 21:53 | Em resposta a: #21856

Meu Caro Bettencourt C. àvila
Sem embargo de melhor, e mais fundamentada opinião, será dificil determinar quem é o representante dos Bettencourt "tout court".
Isto porque, se é verdade que em relação aos da Madeira e S. Miguel e Terceira o parentesco parece relativamente próximo, e possível de determinar em grau, no atinente aos Bettencourt e àvila (Graciosa, S. Jorge Faial e Pico) o parentesco é um pouco mais distante.
Acresce que encaro com alguma dificuldade a hipótese de considerar um "primeiro Bettencourt português", sem explicitar quais os critérios adptados para chegar a essa conclusão. No tocante a uns temos vendas e escambos datados, ou ainda CBA, quanto a outros, os meus Bettencourt e Ávila (sem mais) parecem ter chegado à praça de Almeida um Pouco mais tarde, fugidos das guerras das Comunidades, no início do reinado de Carlos I de Espanha, mais tarde Carlos V. Isto porque o dizem os genealogistas e patrece estar contido num documento em que o marquês de Navas reconhecia o parentesco com o amo B e Ávila da Graciosa. Tive acesso a um treslado notarial dessa certidão, mas, infelizmente perdia-a com a passagem do tempo. Suponho que existirá ainda quem a tenha (à dorte sugiro o Oriolando Correia da Silva, o Luís Conde Pimentel ou o Eugénio Medina).
Sugiro que, como método de trabalho se opte por tentar encontrar primeiro a representação de cada ramo e, depois, tentar aclarar qual seria o ramo primogénitona Normandia, o ramo de Jean de Bettencourt e os parentescos com os sobrinhos, que julgo não serem tão límpidos como têm sido descritos.
Bracquemont é efectivamente uma aliança conhecida que julgo abranger vários ramos de diversa maneira, e o Medina tem razão, foi usado na raciosa até, pelo menos, Séc. XVIII, como Bracamonte, por vezes associado a Navas (senhorio dos d'Ávila).
Tenho algumas notas sobre este assunto, sucintas, mas que tentam não reproduzir apenas o quem no geral da bibliografia, terei o maior prazer em as facultar, até para discussão, a quem as pedir para fsomas@clix.pt
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#22861 | aburma | 13 jun 2002 22:41 | Em resposta a: #22857

Caro Bettencourt e Ávila,

Agradeço as suas pistas e oferta das notas, que aproveitarei.
Coloquei esta questão com um objectivo meramente académico e estou de acordo que será muito difícil determinar quem é o representante.
Aceite um abraço deste seu primo "normando"
Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#91145 | carro | 17 mai 2005 19:50 | Em resposta a: #22861

Caro Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila,

Queria saber qual a descendencia de Pedro de Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila casado com a minha prima Teresa da Cunha d'Eça.
Se me puder dizer agradecia muito.

Um abraço
Filipe Carneiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#91147 | aburma | 17 mai 2005 20:00 | Em resposta a: #91145

Caro Filipe Carneiro de Almeida,

A informação que procura está ao seu dispor na BD deste site em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=124260

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#91148 | carro | 17 mai 2005 20:06 | Em resposta a: #91147

Caro Alexandre Burmester,

Como e que é primo do pai das minha primas Manuel lamas de Mendonca?

Um abraço
Filipe Carneiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#91163 | aburma | 17 mai 2005 22:10 | Em resposta a: #91148

Caro Filipe Carneiro de Almeida,

Essa pergunta já é mais complicada! O distinto genealogista Manuel Lamas de Mendonça é dos Bettencourt e Ávila da Graciosa, enquanto que o meu ramo é da Terceira. Nunca averiguei quais os nossos antepassados comuns, mas não me parece que sejam próximos (calcularia o séc. XVI ou XVII).

Um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#91169 | carro | 17 mai 2005 22:52 | Em resposta a: #91163

Caro Alexandre Burmester,

Muito obrigado.
Já agora sabe alguma coisa sobre os Sousa e Silva?
Mais concretamente de Antonio Augusto de Sousa e Silva.
Peço desculpa por ser tão chato.

Um abraço
Filipe Carneiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#91171 | aburma | 17 mai 2005 23:02 | Em resposta a: #91169

Caro Filipe Carneiro de Almeida,

Não chateia nada, ora essa!

Mas quanto à pessoa que menciona, lamento mas não posso ser-lhe útil.

Um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#91172 | carro | 17 mai 2005 23:05 | Em resposta a: #91171

Caro Alexandre Burmester,

Tenho uma prima minha que e Bettencourt.
Chama-se Margarida Cardoso de Lemos de Bettencourt.
Ja agora sabe o mail do Manuel Lamas de Mendonça?

Um abraço Filipe Carneiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#91175 | aburma | 17 mai 2005 23:39 | Em resposta a: #91172

Caro Filipe Carneiro de Almeida,

Se me quiser indicar o seu email, posso tentar pô-lo em contacto com o Manuel Lamas de Mendonça.

Um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#91178 | carro | 18 mai 2005 00:26 | Em resposta a: #91175

Caro Alexandre Burmester

O meu mail é felipecarneirodealmeida arroba hotmail ponto com

Resposta

Link directo:

RE: Teles Bettencourt

#107378 | Escorcio | 14 dez 2005 18:52 | Em resposta a: #21895

Agradecia informaçoes sobre a famila Teles Bettencourt. Em particular, sobre os pais do meu trisavô:
Frederico do Carvalhal da Silveira Teles Bettencourt
nascido aproximadamente em 1840-1850.
Era major do exército e viveu em Cabo Verde, Madeira e Portugal. Casou-se com:
Ana da Luz da Silva Pereira. Ignoro se era o pai ou a mae que eram Teles Bettencourt. Os filhos chamavam-se Carvalhal e nao Tele Bettencourt.

Com os melhores cumprimentos para todos e obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#107398 | 1947 | 15 dez 2005 10:53 | Em resposta a: #21856

Olá ilustre visconde e Amigo
Não contando com a Madeira, se me não falha a memória, e já vai falhando, só entre a Graciosa e Terceira existem três, ou mesmo quatro, troncos distintos de "povoadores"do apelido.
Talvez fosse judicioso encarar a questão tronco por tronco.
Quero crer que o 1.º a chegar possa ter sido o João Gonçalves de Ávila. Isto em termos de hipotética cronologia biográfica da ligação à filha do genearca conhecido pelo velho de S. Francisco. Porque, como o Alexandre sabe, os genealógicos complicam tudo com a anacrónica menção de que teria passado à (Terceira !?) no tempo da "guerra das comunidades" que como recorda, eclodiu com a chegada de Carlos (mais tarde V) a Espanha.
Se for o João Gonçalves o mais antigo temos o caldo entornado, porque não existe nenhum honrado descendente graciosense que não tenha, pelo menos, uma dúzia de linhas Bettencourt...
Os titulares portugueses, alguns pelo menos, assumem que os chefes de nome e armas de uma família são os primeiros a ascender à grandeza. É um critério. Que, se fosse transporto para os Açores ( o que me parece um pouco difícil) talvez conduzisse aos Câmaras-condes, em S. Miguel, por fêmea.
Talvez seja mais prático, individualizar os 3/4 ramos socialmente mais destacados da Terceira, como é o seu, e, nestes, com trabalho minucioso e cuidado, talvez seja possível individualizar representantes de cada ramo.
No tocante à multidão heteróclita dos Graciosences, dada a nossa inevitável tendência para que o sapateiro seja primo direito do morgado, e este tivesse apenas um par de sapatos,cada um por si. Eu cá acho que sou representante dos muito conhecidos (por mim) Bettencourts e Ávilas da canada do pargo. Pelo menos daqueles que não morreram de fome nem se perderam no Brasil.
Mas aceito quem os senhores nomearem chefe de clã. Haja quem mande Alexandre!
Afectuosas lembranças do seu
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#107406 | aburma | 15 dez 2005 12:06 | Em resposta a: #107398

Meu Caro Manuel,

Esta busca já é antiga e sempre baldada! Confesso que há muito me não debruço sobre ela, até porque se tratava de exercício de muito difícil resolução, para além da sua curiosidade ser largamente académica.

No mais, sempre achei bizarra a teoria da "chefia" com base na ordem de ascenção à grandeza. Um dos defensores da tese, muito falado e conceituado no meio, era aliás meu tio por afinidade...

Saúdo a sua distinta representação da Canada do Pargo.

Um grande abraço do primo

Alexandre

Resposta

Link directo:

Familia Teles Bettencourt

#107413 | Escorcio | 15 dez 2005 13:46 | Em resposta a: #107406

Agradecia informaçoes sobre a famila Teles Bettencourt. Em particular, sobre os pais do meu trisavô:
Frederico do Carvalhal da Silveira Teles Bettencourt
provavel data de nascimento : 1840-1850.
Era major do exército e viveu em Cabo Verde, Madeira e Portugal. Casou-se com:
Ana da Luz da Silva Pereira. Ignoro se era o pai ou a mae que se chamavam Teles Bettencourt. Os filhos chamavam-se Carvalhal e nao Tele Bettencourt.

Com os melhores cumprimentos para todos e obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teles Bettencourt

#107419 | aburma | 15 dez 2005 16:23 | Em resposta a: #107413

Caro Escórcio,

O seu trisavô Frederico do Carvalhal da Silveira Teles Bettencourt não consegui encontrar, mas no Nobiliário da Ilha Terceira (Vol. 1, título de Carvalhais, § 2º, nº 11), surge Alexandre do Carvalhal de Sousa Teles de Bettencourt, n. 4/3/1843 em Padrela, Valpaços, c.c. sua prima D. Maria Adelaide do Carvalhal de Sousa Teles.

Era filho de António da Silveira Carvalhal de Sousa Teles de Bettencourt, FCCR, e de sua mer. D. Teresa Vaz Teixeira da Guerra.

Dada a semelhança dos nomes e coincidência da época pode perfeitamente tratar-se de um irmão do seu trisavô.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teles Bettencourt

#107425 | Nogueiras | 15 dez 2005 18:46 | Em resposta a: #107419

Caro primo,

Curiosamente, penso que esse Alexandre do Carvalhal de Sousa Teles de Bettencourt foi buscar o Alexandre, o Sousa e o Teles, à casa de S. Sebastião da Pedreira, numa senhora Sousa Pereira Teles e Távora, descendente por varonia dos morgados de Vilar de Perdizes.
Os extremos - Açores e Barroso - tocam-se!
Um abraço,

Jacinto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teles Bettencourt

#107431 | Escorcio | 15 dez 2005 20:33 | Em resposta a: #107425

Muito obrigado ao Alexandre Burmester pela informaçao que me vai ajudar imenso a iniciar as minhas pesquisas. A familia é efectivamente da regiao de Valpaços, Chaves, Braga e certos membros eram FCCR. Ja consultei o portal de Padrela e esta indicado que « Nasceu nesta freguesia, em Padrela, o ilustre escritor Álvaro do Carvalhal (1844-1868), que segundo Sampaio Bruno foi o introdutor do conto fantástico em Portugal ». E interessante porque o meu trisavô Frederico do Carvalhal da Silveira Teles Bettencourt também teve um filho e um neto chamados Álvaro.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teles Bettencourt

#107441 | aburma | 15 dez 2005 22:38 | Em resposta a: #107425

Primo Jacinto,

Um especial saudar para si.

Ainda segundo Carcavelos o avô do Alexandre por mim mencionado, de seu nome Alexandre Manuel do Carvalhal de Soua da Silveira Teles, nasceu em S. Mamede de Argeriz a 6/3/1783 e foi sr. e herdº da casa e vínculo de Nossa Srª dos Remédios em Veiga de Lila, que como saberá fica no concelho de Valpaços. Creio que Carcavelos se refere a Algeriz e não Argeriz. E de facto este segundo Alexandre era bisneto na varonia de Francisco do Carvalhal Borges, natural de Angra, e de sua mulher D. Maria Madalena Teles de Távora, natural de Lisboa. Os extremos tocam-se, de facto.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teles Bettencourt

#107442 | aburma | 15 dez 2005 22:53 | Em resposta a: #107431

Não tem nada que agradecer, caro Escórcio.

O escritor Álvaro do Carvalhal (de seu nome completo Álvaro do Carvalhal Sousa Teles) nasceu em Argeriz, Valpaços a 3/2/1844 e morreu em Coimbra a 14/3/1868 (Dicionário da Literatura Portuguesa, organização e direcção de Álvaro Manuel Machado, Lisboa, Editorial Presença, 1996). É decerto o Álvaro do Carvalhal referido no Nob. Ilha Terceira como irmão do já por mim referido Alexande do Carvalhal, presumível irmão do seu trisavô, e que "nasceu em Padrela e fal. solteiro, em Coimbra, quando frequentava o 4º ano da faculdade de direito".

Terei todo o gosto em indicar-lhe a ascendência destes irmãos na linha Carvalhal. Lá mais para trás acabamos por ter antepassados comuns. Sugeriria que abrisse novo tópico exclusivamente para esse fim.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teles Bettencourt

#107461 | Joman | 16 dez 2005 02:53 | Em resposta a: #107413

Caro Escórcio

O seu trisavô era filho de Clemente José de Carvalhal e de Ana Emília da Piedade Teixeira Carvalhal, (família de origem açoriana). Terá sido da família paterna que herdou os apelidos da Silveira Teles Bettencourt.

João Nobre de Oliveira (Joman)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teles Bettencourt

#107470 | Escorcio | 16 dez 2005 08:53 | Em resposta a: #107441

Alexandre Manoel do Carvalhal da Silveira, Fidalgo da Casa Real, Cadete no Regimento Nono da Cavalaria e D. Rosalia Vicencia de Meneses de Lanhosa da Freguesia de Sao Miguel de Nogueira foram padrinhos de Frederico do Carvalhal da Silveira (Vidago 1807). O Frederico era irmao do Clemente que nasceu em 1805 e que se teria casado com uma senhora açoriana, Ana Emília da Piedade Teixeira Carvalhal.

O Alexandre Manoel era provavelmente filho de Francisco José do Carvalhal da Silveira e de Isabel Maria Bernarda que viviam em Veiga do Lila. Uma hipotese: seria a D. Isabel Maria Bernarda uma Teles Bettencourt e entao ficaria dissipado o mistério ? Eu suponha que Bernarda era o apelido da D. Isabel Maria.

Vou abrir um novo topico como sugero o Alexandre.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teles Bettencourt

#107517 | Escorcio | 17 dez 2005 11:33 | Em resposta a: #107461

Car Joao Nobre de Oliveira (Joman)

Agradecia que me desse a informaçoes que possui sobre o:
O seu trisavô era filho de Clemente José de Carvalhal

e a sua mulher:
Ana Emília da Piedade Teixeira Carvalhal

Eu so sei a data de nascimento do Clemente (1805) e também que teve, entre outros, uma irma, Clemencia.

Cumprimentos e muito obrigado pelas sua ajuda.
Se desejar pode contactactar-me:
lachaus arroba hotmail.com

Escorcio

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#107680 | Adr Cust | 19 dez 2005 22:24 | Em resposta a: #22006

Caro Luís Freire de Andrade

O meus 6.ºs avós Manuel Guerreiro Estaço e Maria de Mendonça, de Santa Bárbara de Nexe – Faro, tiveram numa linha colateral à minha um bisneto, que foi o Alferes MANUEL DE SOUSA PALERMO, * de São Brás de Alportel que cc CONSTANÇA REBOREDO BETENCOURT, filha do Sargento-Mor MANUEL MADEIRA NOBRE e de D. ISABEL IGNÁCIA TAVARES BETENCURT, da Farrobeira - Moncarapacho.
Depois de analisar bem esta sua msg, embora não tenha qualquer documento que o comprove deduzo o seguinte:
Esta D. ISABEL IGNÁCIA TAVARES BETENCURT, certamente será irmã do seu 5.º avô Capitão INÁCIO TAVARES REVEZ, simplesmente ela tem no apelido Betencourt por parte da mãe e o seu 5.º avô tem o apelido Revez por parte do pai, e a filha da D. Isabel tem o nome igual ao da avó.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teles Bettencourt

#107746 | Joman | 21 dez 2005 03:45 | Em resposta a: #107517

Caro Escórcio

O meu interesse pelos Carvalhal vem de um trabalho que pretendo fazer sobre famílias luso-cabo-verdianas pelo que apenas interessou-me saber os nomes dos pais do Frederico Bettencourt que obtive consultando o seu processo militar. Vou estar ausente durante a quadra natalícia mas entrarei em contacto consigo.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teles Bettencourt

#107748 | Joman | 21 dez 2005 07:04 | Em resposta a: #107517

Correcção: foi na noticia de um jornal que tirei os nomes. Não vi o processo militar. Minhas desculpas pelo engano.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Teles Bettencourt

#244129 | carlacunha | 14 nov 2009 12:41 | Em resposta a: #107378

Olá,

Aderi recentemente a este fórum e fiquei surpresa de ver esta mensagem, embora de 2005.

A minha arvore genealógica também parou em Frederico do Carvalhal da Silveira Telles Bettencourt (natural de Chaves??). O nome Telles passou a ser escrito apenas com um "l" a dada altura. Sei também que era Major do exército como refere. A minha árvore tem ramos comuns com a sua. Frederico era pai da minha bisavó.

Se aceder ao endereço http://actd.iict.pt/view/actd:AHUD8316, encontrará uma foto dos registos do Instituto de Investigação Científica Tropical, Digital Repository.

Sei que pertencia a uma família brazonada, da família Carvalhal com prováveis laços com Alexandre Manuel do Carvalhal da Silveira Bettencourt, Julio do Carvalhal de Sousa Silveira Telles Bettencourt e com Francisco Carvalhal Telles Bettencourt, Comandante do Exercito, do qual pode encontrar uma foto no mesmo endereço acima referido.

Os filhos de Frederico Bettencourt e Ana Pereira: Margarida, Artur e Branca Carvalhal.

Do meu ramo, Branca Carvalhal casou com Rodrigo Vera-Cruz e teve 4 filhos, Lídia, Rui, Rodrigo e Ivo Carvalhal Vera-Cruz (de quem sou neta).

O meu avô apelidava carinhosamente a Frederico Bettencourt de "Vôvô Fico". As memórias perdem-se um pouco no tempo, mas dos meus famíliares mãe, tios e avós falava-se da existência de um brasão de família.

Dada a pouca experiência que tenho ainda na matéria, também gostaría conhecer se desde essa altura a esta parte terá tido sorte.

Pode, por curiosidade indicar-me qual a sua linha / ramo da família?

Fico a aguardar novidades.

Carla

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhal Teles Bettencourt

#244144 | Escorcio | 14 nov 2009 17:41 | Em resposta a: #244129

Carla,

Eu sou descendente da Cândida Carvalhal filha de Frederico Carvalhal da Silveira Teles Bettencourt (natural de Chaves) e de Ana da Luz Pereira (natural de Cabo Verde) filha de João da Silva Pereira e de Margarida dos Reis Fonseca.

Era portanto irmã da Branca, que eu não conheci.

Eu cheguei a conhecer a Margarida, o Artur e o Armando (encontrará a fotografia dele aqui : http://www.exercito.pt/portal/exercito/_specific/public/allbrowsers/asp/acessibilidade/comandantes.asp?ueo_id=118).

Se quiser mais informações pode contactar-me por email:

lachaus @ hotmail.com

Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Teles Bettencourt

#246440 | Graça Carvalhal | 23 dez 2009 07:37 | Em resposta a: #244129

Bom Dia,

Sou descendente de:

Bisavô - Frederico Carvalhal da Silveira Teles Bettencourt
Bisavó - Maria da Luz Pereira Carvalhal

Margarida Carvalhal
Branca Carvalhal Vera Cruz
Avô : Artur Pereira Carvalhal

descendentes do 2ª casamento de Artur Carvalhal
Maria de Lurdes :(3 filhos, eu sou a mais nova)
Cecília (falecida): sem filhos
José Rui (4 filhos, 5 netos)
Odete (1 filha e 1 neta)
Fàtima (2 filhas e 2 netos)

Se estas informações lhe dizem algo, por favor, aguardo o seu contacto.
Muito obrigada, Maria da Graça

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhal Teles Bettencourt

#246441 | Graça Carvalhal | 23 dez 2009 07:38 | Em resposta a: #244144

Bom Dia,

Sou descendente de:

Bisavô - Frederico Carvalhal da Silveira Teles Bettencourt
Bisavó - Maria da Luz Pereira Carvalhal

Margarida Carvalhal
Branca Carvalhal Vera Cruz
Avô : Artur Pereira Carvalhal

descendentes do 2ª casamento de Artur Carvalhal
Maria de Lurdes :(3 filhos, eu sou a mais nova)
Cecília (falecida): sem filhos
José Rui (4 filhos, 5 netos)
Odete (1 filha e 1 neta)
Fàtima (2 filhas e 2 netos)

Se estas informações lhe dizem algo, por favor, aguardo o seu contacto.
Muito obrigada, Maria da Graça

Resposta

Link directo:

RE: Teles Bettencourt

#246466 | Escorcio | 23 dez 2009 20:44 | Em resposta a: #246440

Graça,

Pode contactar-me para o email : lachaus @ hotmail.com

Cumprimentos,

Paula

Resposta

Link directo:

RE: Teles Bettencourt

#246485 | carlacunha | 24 dez 2009 10:20 | Em resposta a: #246440

Olá, Maria da Graça.

Fico contente em ter o seu feedback. Eu sou do ramo de Branca do Carvalhal, que casou com Rodrigo Vera-Cruz.

Gostaría de contactá-la, caso possa dar-me o seu mail. O meu mail é carlaabrantesdacunha@hotmail.com.

Carla

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#323446 | Bettencourt92 | 19 fev 2013 02:47 | Em resposta a: #21856

Viva,
Sou descendente dos Bettencourt dos Açores e o meu Tetravô chamava-se Raul Graça Teixeira Bettencourt que nasceu em 1895 e era casado com Maria Amélia Kebe O' Neill Kennedy. Aqui na Geneall não mostra mais ninguém da nossa família antes dele. Gostava de saber se alguém me pudesse ajudar ou tivesse alguma informação ou registos acerca da minha família. (Do lado Bettencourt se fosse possível)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 07:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen