Arquivos portugueses

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Hispânia

Arquivos portugueses

#21912 | Txispa | 24 mai 2002 20:35

Ola a tod@s,
Desde há muito tempo estou a fazer um estudo do apelido galego-português MILHEIRO-MILLEIRO. Na Galiza o Arquivo do Reino de Galicia tem os seus registos informatizados.
Asím, há muita facilidade se queres procurar informação de alguma pessoa ou dalgúm apelido em concreto.
Existe algúm arquivo em Portugal onde poda fazer isto? O Arquivo Torre do Tombo tem feito algo em relação a este tema?
Agradeo-vos as vossas respostas.
Um abraço
Celso Milleiro desde Pontevedra (Galiza)
cxmilleiro@hispavista.com

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos portugueses

#21971 | Portuguez | 26 mai 2002 00:39 | Em resposta a: #21912

Caro Txispa
Tanto quanto sei, pesquisa directa em arquivos online de Portugal, só nos de algumas freguesias de Braga, ligadas ao projecto Gercial, parece-me. Há tópicos aqui no GP sobre esse assunto. O que se começa é a poder encomendar online dos Arquivos Distritais.
Como tenho três linhas galegas que um dia talvez queira fundamentar documentalmente, agradecia saber se o Arquivo do Reino da Galiza de que falou está online, e qual o endereço.
Cumptos.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos portugueses

#21978 | Txispa | 26 mai 2002 09:03 | Em resposta a: #21971

Ola Alexandre,
O Arquivo do Reino da Galiza é um arquivo histórico. Algúns genealogistas galegos usamo-lo também como instrumento genealogista ja que entre outras coisas tenhem toda a documentação da Real Audiência da Galiza. Eu mesmo logrei obter 3 gerações familiares na minha procura. Um amigo logrou até 5 gerações.
Tuda a informação sobre o depósito do Arquivo está em: (...)

Não tardam muito em contestar.

Na Galiza o Bispado de Lugo empezou a informatizar os seus registos, máis ainda estão no início (empezarom pelo ano 2000).

Na Net atoparás este site galego: (...)
Outro serviço que temos os genealogistas galegos é o Forum:

(...)

onde há muitos portugueses.

Um abraço

Celso Milleiro

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos portugueses em linha

#21982 | Portuguez | 26 mai 2002 15:02 | Em resposta a: #21978

Caro Celso
Obrigado pelas suas informações todas. Lá vou agora ver tudo. A partir de que data existem registos paroquiais de baptismo na Galiza? Entretanto descobri aqui estas moradas que talvez já conheça, mas à cautela aqui vão: (...)
São as únicas em Portugal, e afinal já tratam tb de Açores, Alentejo etc.
Abraço
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos portugueses em linha

#21992 | Txispa | 26 mai 2002 21:00 | Em resposta a: #21982

Caro Alexandre,
Tenho estudado a paróquia de Santiago de Redondela (Província de Pontevedra); os primeiros dados datam de 1730, mais é um caso especial ja que os anteriores forom queimados pelas trópicas de Napoleão a princípios do séc. XIX.
Pelo geral, a maior parte dos registos paroquiais de baptismo da Galiza são de princípios do XVII, e com um pouco de sorte atopas de fins do XVI.
Fico muito contente pelos sites.
Um abraço
Celso Milleiro

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos portugueses

#21996 | JCA | 26 mai 2002 22:48 | Em resposta a: #21978

Caro Celso
peço desculpa por não entender os (...), como tenho interesse no que relata, por também ter ascendência galega, solicitava-lhe que me informasse sobre o mesmo, nomeadamente as moradas,

cumprimentos

José Alvez

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos portugueses

#22020 | Txispa | 27 mai 2002 17:39 | Em resposta a: #21996

OLA JOSÉ ALVEZ,
GENEA-PORTUGAL, ESCREVEU-ME ISTO....PENSO QUE DEBE SER A RAÇÃO PELO QUE APARECE (...):

Celso Milleiro,

As regras do Fórum do Genea Portugal ( http://www.geneall.net/forum/regras.php ) não permitem referências de acesso a páginas ou portais disponíveis na internet, sem autorização dos moderadores (Regra nº 4).

Por isso apagámos algumas referências que fez no tópico "Arquivos portugueses em linha", agradecendo que observe as regras do Fórum deste site.

Os nossos melhores cumprimentos,
Genea Portugal

O MEU ENDEREÇO É cxmilleiro@hispavista.com
UM ABRAÇO
CELSO MILLEIRO

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos portugueses

#22033 | Jurema | 27 mai 2002 21:29 | Em resposta a: #22020

Olá Celso Milleiro,
Esta é para vc, para todos que deste Fórum participam e para o Genea também. Recebi um comunicado como esteque vc recebeu, tbem.
Tenho enviado, assim como tenho recebido, indicações dos colegas deste Fórum, outros endereços eletrônicos de sites para buscar informações sobre o mesmo assunto; GENEALOGIA.
Não sei o que aconteceu, agora vetaram esse tipo de informação, conf regra n.4. Por que só agora e não antes?
Se somos pela liberdade de expressão, por que os moderadores não nos deixam informar aos que pesquisam, (assim como eu, que tenho enormes dificuldades, pois moro no Brasil), fontes onde proceder às buscas de documentos tão importantes e imprescindínveis para nossa investigação?
Nem mesmo sites do Governo ou Arquivos de Estado ou Arquivos Distritais, podemos citar!
Não quero ser mal interpretada neste meu procedimento. Se O GP não existisse, não conseguiria tantos dados e acumulado algum conhecimento sobre o que é genealogia.
Só não concordo em não podermos trocar idéias mais amplas e objetivas. Afinal não vamos indicar outros recursos se não fosse falar sobre o mesmo tema.
Aguardo uma posição dos participantes.
Desculpem-me.
Abraços,
Jurema (Brasil)

Resposta

Link directo:

endereços

#22043 | DiogoA | 27 mai 2002 23:02 | Em resposta a: #21912

hmmm compreendo o lado desgastante da barricada do(s) moderador(es) (seria já de mais pedir-lhe(s) que também verificasse(m) minuciosamente todos os endereços para deliberar(em) se eram só publicidade ou se realmente complementavam a informação deste sítio)...

Mas sítios oficiais e demais não hão-de ser de difícil identificação... Também eu estava interessado nestas informações!
Porque se não reune neste sítio uma secção com uma listagem de ligações complementares com a colaboração dos participantes deste fórum?

Resposta

Link directo:

RE: endereços

#22045 | Genea Portugal | 27 mai 2002 23:22 | Em resposta a: #22043

DiogoA,

Boa dica.
Vamos pensar no assunto.

Cumprimentos,
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos portugueses

#22047 | Genea Portugal | 27 mai 2002 23:45 | Em resposta a: #22033

Jurema,

As regras deste Fórum não são de agora. Sempre as tivemos e sempre as fizemos cumprir. Quem frequenta este site, mormente quem participa do Fórum deve conhecê-las, pelo que este debate é oportuno e pedagógico.

Verificamos que o que é óbvio para uns, não o é para todos, pelo que está aqui mais outra boa oportunidade de explicarmos algumas questões.

A Jurema nunca pagou fosse o que fosse pelos serviços que aqui até hoje usufruiu. É por isso que se diz que este serviço é gratuito. Mas já pensou como é que se paga este serviço? O Genea Portugal é um espaço privado de consulta pública, com custos elevados que permitem a oferta de um produto de qualidade. Está alojado num portal que vive de publicidade. Não lhe é difícil perceber que a rede Manchete não convide a sua audiência a ir assistir aos programas da rede Globo, pois não? Pois a televisão também vive da publicidade que gera, e esta é determinada pela afluência de audiências aos seus canais, e não pelo convite das mesmas aos programas dos outros.

Infelizmente a internet em todo o mundo está a verificar que a publicidade não paga o seu custo, e nesse sentido, cada vez mais, este tipo de serviços vai rarear. Uma solução possível é fazer conviver num mesmo site espaços de acesso gratuito e outros de acesso reservado e pago, mas ainda assim, a defesa do valor da publicidade irá manter-se e, consequentemente, a lógica de mercado.

Quando defendemos a manutenção deste site, nos moldes em que o conhece e o tem usado, fazendo cumprir regras pré-determinadas (http://www.geneall.net/forum/regras.php), estamos a defender o seu interesse Jurema, e o de todos aqueles cuja participação a Jurema aguarda que se faça ouvir neste Fórum.

Estamos certos que continuaremos a fazer mais pela liberdade de expressão e pela qualidade da Genealogia, se soubermos orientar com prudência a sobrevivência do site.

Cumprimentos,
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos portugueses

#22050 | Jurema | 28 mai 2002 00:10 | Em resposta a: #22047

Olá Genea
Obrigada pela resposta.
Posso entender muito bem a posição de vocês.
Regras são regras e foram feitas para serem cumpridas.
Porque então não barraram os sites anunciados no tópico "33 livros on line......sobre a Idade Média". Lá tem pelo menos 5 indicações sobre sites. E verificando outros tópicos tbem, há de se ver mais ainda.
Então há de retirar todos os outros endereços de HOME PAGE, que estão sendo mencionados!

Desculpem-me,
Jurema.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos portugueses

#22051 | Genea Portugal | 28 mai 2002 00:31 | Em resposta a: #22050

Jurema,

Conforme pode ler nas regras, e na carta que recebeu, cujo teor não difere da outra que também particulamente foi enviada para aquele participante que entendeu reproduzi-la neste debate, não são permitidas referências de acesso a páginas ou portais disponíveis na internet, "sem autorização dos moderadores". Logo, as que estão referidas têm a nossa autorização.

Os critérios para autorizar ou não autorizar a divulgação de páginas ou portais são aplicados caso a caso, sendo por nós definidos, conforme está explícito nas regras.

Cumprimentos,
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: endereços

#22061 | Cruzul | 28 mai 2002 03:43 | Em resposta a: #22045

Ola a Todos:
En primeiro lugar disculpas por non saber portugués. Inteitereino en galego, a ver si hai sorte.

Eu son un webmaster dun site de genealogia de galicia. Precisamente arranxando o site descubrín este tópico con enlaces ó meu site.

Quero aportar á laboura do moderador, que evidentemente non pode controlar toda a rede, que a dirección do Arquivo do Reino de Galicia, é a dun servicio Público, dependente da Administración do Goberno Galego, e que por noticias directas, teñen ate agora un trato moi bon cos genealogistas.

Na que me atingue a min directamente, é unha páxina web que non admite publicidade, respondendo a unha actividade sen ánimo de lucro, e que se está a construir co esforzo desinteresado de moitos usuarios maiormente descendentes de galegos espallados por todo o mundo.

E por todo isto que tamén penso que debemos pensar no asunto de novo, pois non somos os mesmos os que nos axudamos, e os que se aproveitan. A éstes eu tamén estou de acordo en pararlles os pes.

Cos meus millores desexos:

Ricardo Lago Couce

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos portugueses

#22082 | Txispa | 28 mai 2002 20:31 | Em resposta a: #22047

Ola a tod@s,
Só queria dizer que o Arquivo do Reino da Galiza é de uso público, sem publicidade e pertencente ao Governo Galego (Xunta da Galiza). Em quanto ao site de Xenealoxia.org não tem publicidade e suponho que ao igual que Geneasapo, feita com MUITO esforço...do que são testemunha.
Acho que é imprescindível que tanto Xenealoxia.org como Geneaportugal tenhem que chegar a algún acordo, ja que são muitos os portugueses que tenhem os seus antepassados na Galiza. No meu caso tenho origens no norte de Portugal e os galegos conhezemos a Genea-Portugal, porque Xenealoxia.org tem un accesso a este site.
Um abraço
MILLEIRO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 07:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen