família pimentel maldonado; família andrade machad

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

família pimentel maldonado; família andrade machad

#2211 | vargos | 14 fev 2001 23:19

Procuro informações destas duas famílias que se encontram associadas por Felgueiras Gayo a um Morgado dos Vargos, instituído por Pedro da Cruz em 1521.
Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: família pimentel maldonado; família andrade machad

#11966 | ant_perestrelo | 28 out 2001 03:21 | Em resposta a: #2211

Caro Vargos,

Por acaso possuo alguns elementos sobre estas famílias. Passo a escrever os elementos que disponho:

D. catarina Maria Pimentel natural de Lx, filha de André Pimentel Maldonado e de D. Mariana de Andrade Machado casou com Conrado Bequer, natural de Hmburgo, filho de Paulo Bequer e de Catarina Bequer. Esta informação foi tirado dos Sumários Matrimoniais ano 1699 maço 1 nº 162 na toree do tombo.

Tiveram:
1.D. Teresa Joana Bequer/Biker Maldonado natural de LX da freg. da Madalena casou com Alberto Borchers natural de Hamburgo e morador na freg. de Sta Justa em Lisboa, filho de Alberto Borchers e de Margarida Borchers naturais de Hamburgo. (Sum. Matrim. 1725 mç 1 nº 9 -T.Tombo)

1.D. Maria Josefa Bequer Maldonado bap. na freg. de S. João da Praça em LX e moradora na freg. do Socorro casou com José Justino da Gama , filho de Manuel Francisco Resende e Teresa Maria bap. freg. da Conceição( S. Matri. 1729 mç 3-T. Tombo)Foi familiardo S.Oficio.c.g.

1. D. Madalena Biquer Maldonado natl da freeg.do Socorro casou com Jacques Nobel de Barros bap. na freg. de S. Paulo Lx e morador na freg. da Sé, filho de Jacques Nobel e de D. Catarina de Barros.c.g.

Existe descendência destes ramos que acho que tenho nos meus apontamentos mas que ainda não organizei. No entanto posso-lhe dizer que em 27 de Fevereiro de 1802 casou8 nos Anjos João Vicente Borchers, filho de Inácio Maria Borchers e de D. Luísa do Pilar casou com D. Isabel Doroteia Borchers, filha de João António Borchers e de D. Teresa Perpétua Coquer? Servote? e eram primos em 2º grau.Joao Ant. Borchers era consul da Rússia.
Inácio Maria Borchers era filho de Alfredo Borchers e de D. Teresa Joana Pimentel Maldonado

João António Borchers e D. Tersa Caetana Servote form recebidos na ermida da Quinta das Lebres, de que são senhores, sita na freeg. do Tojal. Informação tirada no baptismo de uma filha Isabel, na freg. da Pena em 11 de Dez. de 1755.Outra informação na mesma freg. de outra filha de nome Catarina diz que foram recebidos na Quinta das Canafoxas do distrito de Sto. António do Tojal. Dado curioso é que os padrinhos foram o Sereníssimo Grão Duque Paulo I e madrinha a Imperatriz de todas as Rússias Catarina II, por procuração.

Alberto Borchers teve também um filho chamado Vicente Bernardo Borchers Maldonado que viveu na rua da madragoa e que deu origem a um nome de rua. Rua Vicente Borga por corruptela popular.Teve uma filha do casamento com D. Maria Clara de Sousa PeresD. Maria do Nascimento Borchers Maldonado casada com Pedro Hipólito de La Fitte Penon, filho do conde Pedro Luis de La fitte du Penon, natural da cidade de Bordéus e faleceu sem filhos

Leitura de Bacharéis Letra B. mç12 doc 45
Bartolomeu de Faria Pimentel Maldonado,( de 26 anos em 1792) filho de André Faria Pimentel Maldonado natural de Tomar e de D. Josefa Joaquina de Araujo de Azevedo natural da vila de Pias. Neto pat. de Bartolomeu Pimentel Maldonado natl de Tomar e de D. Elena Micaela de Faria Andrade e Freitas e pela mat. de Luis Godinho Gonçalves e de D. Mariana Inês da vila de Pias. O avô paterno foi almoxarife da mesa mestral da vila de Tomar e o materno foi moço fidalgo.

Resposta

Link directo:

RE: família pimentel maldonado; família andrade machad

#155071 | coimbra | 05 mai 2007 13:42 | Em resposta a: #11966

Alguém sabe se D.Helena Micaela de Faria Andrade e Freitas viuva de Bartolomeu Pimentel Maldonado, casou segunda vez? Minha antepassada Helena Micaela ( consta aqui na BD ) será a mesma, dado que também era de Tomar? Não haverá muitas Helenas Micaelas, em Tomar, por esta época.

Resposta

Link directo:

RE: família pimentel maldonado; família andrade machad

#172859 | JoãoGaspar | 15 nov 2007 11:46 | Em resposta a: #11966

Caro Confrade,

O senhor não terá por acaso o conhecimento de D. Antónia Pimentel Quintanilha Maldonado?
Casou com Pedro Cabral de Matos. Nasceu provavelmente em 1620 -1640 e foi mãe entre de (entre outros filhos) de Afonso de Matos Cabral, Juiz de Fora de Faro.

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

família Pimentel Maldonado na Ilha de Moçambique

#177780 | jliberato | 26 dez 2007 00:09 | Em resposta a: #11966

Caros confrades,
Um assento interessante de casamento na Ilha de Moçambique:
José da Silva pimentel Maldonado, segundo tenente do Batalhão de Artilharia da Cidade, filho de José da Silva Pimentel e Joaquina Campelo, naturais da freguesia do Coração de Jesus do Patriarcado de Lisboa, com
Isménia da Silva Guedes, filha de Vicente da Silva Guedes e Isabel Catarina, da Ilha de Moçambique.
Não tenho a data exacta, mas foi no ano de 1831.
Cumprimentos e Boas Festas,
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: família Pimentel Maldonado na Ilha de Moçambique

#209875 | MCNN | 04 out 2008 22:11 | Em resposta a: #177780

Meu caro JLiberato

Só agora hoje reparei nesta sua mensagem, a qual é de bastante interesse para mim..

Posso fornecer mais alguns dados sobre alguns dos nomes citados, mais a mais que o assento que transcreve contém alguns erros.

Assim, este José da Silva Pimentel Maldonado era irmão da minha tetravó e nasceu em 1811 no Rio de Janeiro.

Era filho do capitão de fragata José da Silva Pimentel Maldonado (que nasceu em Lisboa, freguesia de Coração de Jesus) e de D. Joaquina Rita Campelo (que era natural do Rio de Janeiro).

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: família Pimentel Maldonado na Ilha de Moçambique

#209893 | jliberato | 05 out 2008 01:05 | Em resposta a: #209875

Caro Mário César Navarro,
Muito obrigado pela sua mensagem.
O meu interesse nesta família é muito limitado. Encontrei o assento e pensei que interessaria transcrevê-lo para benefício deste tópico. Espero que lhe tenha sido útil. Já o conhecia?
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: família Pimentel Maldonado na Ilha de Moçambique

#210010 | MCNN | 06 out 2008 14:48 | Em resposta a: #209893

Caro JLiberato

Este assento foi-me bastante útil, pois não o conhecia.

O pouco que conhecia sobre o irmão mais velho da minha tetravó resumia-se a saber do seu nascimento no Rio de Janeiro e ainda que, bastante jovem e logo após ter concluído os seus estudos no Colégio Militar, ter sido enviado para Moçambique.

Para saber mais sobre ele implicava consultar os registos paroquiais de Moçambique o que, presumo, só seria possível mesmo em Moçambique.

Suponho que tenha sido esse o seu caso. Já agora, onde consultou este assento ? Em Nampula ? Ou foi mesmo em Maputo ?

Finalmente, queria dizer-lhe que foi com grande surpresa minha que encontrei a transcrição deste assento neste tópico, pois este versa um ramo "Pimentel Maldonado" bem mais antigo do que aquele que diz directamente respeito à minha família.

O meu ramo "Pimentel Maldonado" tem início aquando do casamento dos meus 6ºs avós (Desembargador Bernardo Lopes Pereira Maldonado e D. Brites Clara Pimentel).

De todas as formas, e sendo o meu 6º avô natural de Almendra, muito provavelmente a sua ascendência entroncará no ramo Pimentel Maldonado mais antigo. Mas isso é algo que ainda não tive tempo de investigar convenientemente (o tempo é pouco ...).

Mais uma vez, muito obrigado pela informação que aqui deixou.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: família Pimentel Maldonado na Ilha de Moçambique

#210717 | jliberato | 16 out 2008 14:56 | Em resposta a: #210010

Caro Mário César Navarro,
Ainda bem que foi interessante para si.
Facultaram-me há um tempo fotocópias de alguns assentos da Ilha de Moçambique e consultei este por acréscimo.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 11:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen