Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22221 | macp | 01 jun 2002 16:03

Algum dos senhores que tudo sabe ( ou quase) me pode informar que Santa Casa existia no concelho de Baião, primeira metade do séc.XIX? Encontrei um tetravô a casar em 1834 em S. Tomé de Covelas, concelho de Baião e a registar nessa freguesia um filho. Não consigo localizar o assento de baptismo e, como no assento de casamento , se regista que é Exposto da Santa Casa, ponho a hipótese de estar esta situada noutra freguesia. Isto dos filhos de pais incógnitos ou expostos é uma grande "história" e para mim muito beco sem saída. Assinala-se também o facto de este indivíduo ser "assistente" da Casa da Foz, nessa freguesia ( a madrinha do filho foi uma tal senhora Dona Ana Vitória da Foz). Assistente correspondia a que profissão, trabalhador rural? obrigada.

Resposta

Link directo:

"Assistente em"

#22222 | Portuguez | 01 jun 2002 16:59 | Em resposta a: #22221

Caro macp
Em alguns assentos paroquiais antigos relativos à minha familia tenho encontrado a expressão "assistente" em no sentido de "residente em".
Cumprimentos
ATF

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22228 | Genea Portugal | 01 jun 2002 18:36 | Em resposta a: #22221

Covelas pertenceu sucessivamente às comarcas de Sobre-Tâmega(até 1852)e Soalhães (até 1878). Os registos paroquiais de baptismos terminam respectivamente em 1846 e 1845 e pode consultá-los no Arquivo Distrital do Porto.
A Misericórdia correspondente deve ser a que hoje está instalada em Marco de Canavezes.
Em todo o caso, se é certo que as Misericórdias faziam os seus próprios registos de baptismos, casamentos, etc., a sua transcrição para os livros das freguesias era obrigatório. Ou seja: muito provavelmente, vai encontrá-lo na paróquia de Sobretâmega!
Boa sorte!
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22254 | vbriteiros | 02 jun 2002 00:06 | Em resposta a: #22221

Para macp
A genealogia da Casa da Foz vem descrita na "Casas de Baião" por Álvaro de Azeredo.Tenho a obra de modo que se quizer fazer alguma pergunta , faça favor.
Baião tem Santa Casa da Misericórdia, desde quando é que não sei, mas vou saber oportunamente
No entanto como já informaram essses registos doram todos para os Arq. Distritais( mas nem todos)
Está a escrever de Portugal ou de fora?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22273 | macp | 02 jun 2002 17:51 | Em resposta a: #22254

Obrigada a todos. Realmente, tem sido ao Arquivo Distrital do Porto que me tenho dirigido...possivelmente, terei q procurar na paróquia de Sobre Tâmega e a busca estava a ser feita em S. Tomé de Covelas.( Também já compreendi que , algumas vezes, embora fossem expostos tinham relação com as casas onde eram criados e de onde casavam.Difícil - impossível - é encontrar os elos , provas concretas.) Quanto a essa obra " Casas de Baião" , tentei comprá-la ( qual é a editora ?) e não tenho tido sorte. O meu pai teria imenso gosto em lê-la e é natural que encontre algumas pistas da minha família, no geral, de raízes muito humildes mas com ligações prováveis a algumas dessas casas como é o caso desse indivíduo. Estou a escrever de Portugal, Guarda. Os meus pais, no entanto, continuam com ligação forte tanto a S. Tomé de Covelas, a minha mãe como a Santa Marinha do Zêzere, o meu pai, donde são naturais.
Renovo os meus agradecimentos a todos. Vou seguir essa pista de Sobre Tâmega.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22348 | jhuet | 04 jun 2002 20:32 | Em resposta a: #22273

Boa noite

Vou tentar dar-lhe uma ajuda sobre o que pretende saber, ou seja, a D. Ana Vitória da Casa da Foz que refere, é a minha tia Ana Vitória de Abreu e Vasconcellos, que nessa data residia na Casa da Foz, em S. Tomé de Covelas, onde nasceram suas duas filhas Maria de Mello (1830) e Ana Amélia Pinto da Cunha e Abreu (1832). Ana Vitória foi senhora da Casa de Carrapatelo, em Penha Longa (Marco de Canavezes), e uma das senhoras que lá se encontravam na altura do assalto efectuado pelo bando do Zé do Telhado. Casara com um seu primo, senhor da Casa da Foz, de nome Gonçalo Pinto da Cunha Coutinho e Melo Leite Pereira de Magalhães.
"Assistente" significa morador, e se o seu antepassado era exposto, julgo que o mais provável era ser criado da casa, e por esse motivo aparecer Ana Vitória como madrinha de seu filho. Diga-me o nome do seu antepassado, pode ser que conste do rol dos benefeciados nos testamentos de Gonçalo Pinto da Cunha e de Ana Vitória, cujos originais possuo.
Quanto ao livro "Casas de Baião" de Álvaro de Azeredo, não será fácil conseguir obtê-lo, só se for em algum alfarrabista.
Espero ter-lhe sido de alguma utilidade estas informações.
Melhores cumprimentos,
José Huet Bacellar

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22352 | magalp | 04 jun 2002 21:54 | Em resposta a: #22348

Caro Primo José Huet Bacellar

Desde o princípio que calculava ser o caro primo capaz de esclarecer, ou a ajudar a esclarecer esta questão. Tenho ( e li... ) "Os Grandes Dramas Judiciários" de Sousa Costa, que tão bem relata o assalto à Casa de Carrapatêlo, verdadeiro emblema do nosso Douro.
Parabéns pela pertinencia e fidalguia com que abordou e esclareceu a questão!
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22389 | macp | 05 jun 2002 16:31 | Em resposta a: #22348

Senhor José Huet Bacellar
Li e reli a sua mensagem para poder acreditar. É o que tem de fascinante esta busca das nossas raízes e a possibilidade que nos abre este fórum!!! Simples amadora nestas lides, fico sempre surpreendida com estas descobertas. O filho do indivíduo que me levou a colocar esta questão , António José Francisco nasceu a 18 de outubro de 1815 e foram padrinhos de baptismo Gonçalo Pinto e Dona Ana Vitória da Foz. O pai, o tal Exposto da Santa Casa e "assistente" na Casa da Foz, Policarpo José Passinhos (?) casou em 1834 com Angélica Maria.
Grata por qualquer informação, muitos cumprimentos
Maria Alexandrina da Conceição Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22391 | jhuet | 05 jun 2002 16:49 | Em resposta a: #22389

Boa tarde,

Fico satisfeito em lhe ter podido ser de alguma utilidade, como pode verificar os padrinhos são os meus referidos tios, Gonçalo e mulher Ana Vitória, só não corresponde a data de baptismo (1815)?

Minha tia nasceu em 1812, o marido em 1801, casaram em 1825, e passaram a residir na Foz até cerca de 1835, passando depois para Carrapatelo, e mais tarde para o Porto.

Vou ainda hoje ver os testamentos deles, se aparecer algo que possa ser de sua utilidade comunicar-lhe-ei.

Cumprimentos,
José Huet de Bacellar

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22394 | macp | 05 jun 2002 17:23 | Em resposta a: #22391

Peço desculpa pelo lapso: o ano de nascimento e baptismo do filho de Policarpo José é 1835 ( outubro ).
Esse indivíduo casou em 1860 com Maria da Luz, filha de António Pinto de Magalhães e Francisca da Luz ( de Melo Brandão), neta paterna de José Teixeira Alvarenga e Francisca Magalhães, da Granja, S. Tomé de Covelas e materno de José Ferreira e Damiana Maria, de Outeiro, s. Tomé de Covelas. As testemunhas de casamento são, nesta altura, da família da mulher: Alexandre Ferreira Brandão e José Ferreira.
A propósito de documentos dessas Casas, haverá alguma hipótese de existirem documentos da Casa das Corujeiras , Santa Marinha do Zêzere? Procuro localizar documentação de uma tal ANA de Jesus,( casou aos 30 anos ,1893, com António Pereira Pinto) governanta dessa Casa, Exposta da Roda de Resende. Consta que o "patrão" seria o pai que a foi buscar à roda e a criou posteriormente , tendo-lhe até entregue o " governo" da sua casa. Apenas na sua certidão de óbito em 1942 consta o nome da mãe .
Obrigada mais uma vez.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22406 | vbriteiros | 05 jun 2002 21:55 | Em resposta a: #22394

Cara Maria
Essa testemunha de casamento interessa-me, assim peço-lhe para me indicar:
Alexandre Ferreira Brandão era natural de que freguesia? Ou em que freguesia morava?
Esse casamento foi mem S.Tomé de Covelas-Concelho de Baião-Distritodo Porto então o registo paroquial está aqui no ADP. Confirma?
Vasco Briteiros(Porto)

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22441 | macp | 06 jun 2002 13:21 | Em resposta a: #22406

Caro Vasco Britieros
O casamento referido realizou-se na Igreja Paroquial de São Tomé de Covelas, concelho de Baião, distrito eclesiástico de Sobre Tâmega , bispado do Porto, em 1860. É realmente no Arquivo Distrital do Porto que se encontra esse registo (k/13/7-cx552-Lv6, referência indicada pelo Arquivo) e eu terei todo o gosto em enviar-lhe, por correio, uma cópia, se lhe interessar. Maria da Luz era filha de António Alvarenga ( António Pinto Magalhães ou António Pinto Magalhães) e de Francisca da Luz ( no assento do seu casamento, em 1840, de Melo Brandão) , estes moravam no lugar da Granja, S. Tomé; os pais de Francisca da Luz ( seria familiar de Alexandre Ferreira Brandão? ), José Ferreira e Damiana Maria, tinham morado no lugar de Outeiro, S. Tomé de Covelas. Também posso enviar-lhe o assento de casamento de Francisca da Luz. Poderá acontecer que, na sequência das minhas buscas , encontre ainda mais algum elo desse senhor Alexandre, por via de José Ferreira. Dar-lhe-ei, então, conta do facto.
Estou ao dispor.
Alexandrina Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22497 | vbriteiros | 07 jun 2002 18:01 | Em resposta a: #22441

Agradecia então que me enviasse as ditas cópias para: Rua 5 de Outubro,457,6D-4100 Porto.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22500 | magalp | 07 jun 2002 18:43 | Em resposta a: #22497

Caros Alexandrina Pinto e Vasco Briteiros

Desde o princípio desde tópico que me aguçam a curiosidade e os palpites...
Este Antonio Pinto de Magalhães liga com os Azeredos? E o tal "Recevedor" de Baião que alienou a quinta da Cocheca?
Sei que cerca de 1800 foi registada em S. Marinho de Ariz, Feira Nova, uma senhora N. ... Vieira de Magalhães que casou "para Baião e sem levar dote", o que poderá ter vários significados. Haverá ligação?
cmptos.
M.M. Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22564 | macp | 08 jun 2002 17:22 | Em resposta a: #22497

Caro V. Briteiros
Seguirão terça-feira as cópias. Pena não saber ainda " manobrar" outras tecnologias para poder enviar-lhas já.
bom fim de semana.
A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22567 | jhuet | 08 jun 2002 17:34 | Em resposta a: #22394

Boa tarde

Só tive oportunidade hoje de ver os referidos testamentos, infelizmente não encontrei nada que a pudesse ajudar. Vou ver noutros papéis que aqui tenho sobre as propriedades de S. Tomé de Covelas, pode ser que aparece algo.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacellar

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22572 | macp | 08 jun 2002 18:08 | Em resposta a: #22500

M.M. Magalhães
Não lhe sei responder à sua pergunta. Esse apelido Magalhães aparece, com surpresa minha ( por parte da minha mãe, os apelidos que esperava era FONSECA e pelos do pai , (PEREIRA) PINTO )Pela primeira vez, no assento de baptismo da minha bisavó Francisca de Jesus ( mãe da avó materna) em 1863. O seu avô materno: António Pinto de Magalhães. No assento de baptismo da mãe de Francisca de Jesus, 1843, filha desse indivíduo, este surge como pai, com o nome de António Alvarenga e a mulher com o nome de Francisca da Luz. Neste assento, os avós paternos: João Teixeira Alvarenga e Francisca de Magalhães justificam o aparecimento do apelido Magalhães e outros e parece que o sr. António usava uns e outros apelidos indiferentemente, como acontecia em alguns outros casos na época , creio. No seu assento de casamento, em 1840, optou por António Pinto Alvarenga, filho de João Teixeira Alvarenga ( omite-se o nome da mãe ) , neto paterno de José Alvarenga e Maria Alvarenga, do lugar de Campos , freguesia de Penha Longa. O casamento de A.P. Magalhães e o baptizado da filha e neta realizam-se em S. Tomé de Covelas. Não percebo a omissão do nome da mãe, mas , como o pároco teve que corrigir a naturalidade dos avós paternos, pode ter havido algum descuido...ou não. A mãe teria certamente importância social pª que o filho usasse o seu apelido, estou enganada? Não pude ainda ir mais longe e não encontrei ligação a nenhum Azeredo... pelo menos por enquanto. Espero não ter sido muito confusa nesta troca de informação. Pode acontecer que, quando encontrar o assento de baptismo ou nascimento deste indivíduo ( com certeza nasceu em Sta Maria de Penha Longa e eu tenho andado à procura dele em S. Tomé de Covelas...) lhe possa dar mais alguma indicação.
No entanto, o padrinho de baptismo de minha avó PATERNA, Alexandrina de Jesus, filha de Daniel Pinto e Maria Margarida , de SANTA MARINHA DO ZÊZERE, em 1899, foi Alexandre d’AZEREDO Lobo, solteiro, estudante e a madrinha , Dona Maria dos Prazeres d’AZEREDO Pinto de Mesquita , casada, ambos do mesmo lugar ( S. Pedro). Ajuda-o em algo?
Desculpem a mensagem tão longa.
Cumprimentos.
Alexandrina Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#22797 | macp | 12 jun 2002 14:53 | Em resposta a: #22497

Boa tarde... Ia agora dizer-lhe que lhe enviei ontem as cópias, mas tenho a impressão que, por lapso, não escrevi correctamente o endereço - faltou-me o número. No entanto, espero que, caso não seja entregue a carta, me seja devolvida. Reenviá-la-ei tão rápidamente quanto possível. Desculpe a distracção.
Cumprimentos
Alexandrina Pinto

Resposta

Link directo:

P/Vbriteiros

#23148 | macp | 19 jun 2002 14:51 | Em resposta a: #22497

Caro Vasco Briteiros
Passou uma semana e as cópias não vieram devolvidas. Por acaso, chegaram-lhe às mãos, apesar do meu lapso? Caso contrário, diga, para lhe enviar outras. Peço desculpa mais uma vez.
Cumprimentos.
maria

Resposta

Link directo:

RE: P/Vbriteiros

#23165 | vbriteiros | 19 jun 2002 17:43 | Em resposta a: #23148

Cara Maria
Ainda não recebi nada.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: P/Vbriteiros

#23287 | macp | 22 jun 2002 16:26 | Em resposta a: #23165

Caro V. Briteiros
Pois claro que não! Vieram devolvidas! Já as reexpedi ontem, 21, espero que , com o endereço correcto, em correio azul. Quando as receber, dê-me uma palavrinha, se não for muita maçada.
cumprimentos.
maria

Resposta

Link directo:

RE: P/Vbriteiros

#23407 | vbriteiros | 25 jun 2002 18:33 | Em resposta a: #23287

Cara Maria.
Acabei de receber o seu correio. Julgo que o apelido Brandão que ali aparece não se encaixa na linha de Arouca que procuro. Mais parece advir de proprietários de casas nobres que ali existem, assim como o Melo. Espero que consiga compreender alguns lugares citados, como por exemplo "Gem". Caso precise poderei tirar alguns nomes de lugares e quintas que vem assinalados no livro que tenho.
Ficarei atento a S. Tomé de Covelas e se encontrar algo de interesse comunico-lhe.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: P/Vbriteiros

#23422 | macp | 26 jun 2002 10:58 | Em resposta a: #23407

Caro V. Briteiros
Ainda bem que, apesar destes atrasos ( mea culpa !) , já chegou o correio. Agradeço a sua disponibilidade. Por enquanto, alguns dos nomes desses lugares, ainda me são familiares porque passei muitas férias ( memoráveis!)de verão em casa dos meus avós em Outeiro, S. Tomé de Covelas e, actualmente, os meus pais continuam a ir lá periodicamente e ainda me ajudam a decifrar alguns dados relativos aos lugares. De qualquer modo , agradeço-lhe as suas informações mais uma vez...a que recorrerei sem dúvida. Pena tenho eu de ter sido de pouca ajuda. Estaremos em contacto, espero. Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: P/Vbriteiros

#23452 | jhuet | 26 jun 2002 18:16 | Em resposta a: #23422

Cara Maria

Li a mensagem do Vasco Briteiros de 25 do corrente, e fiquei curioso com a informação que lhe tinha referido pessoas com apelidos Brandão e Melo, de S. Tomé de Covelas.
A família materna do já referido Gonçalo Pinto da Cunha, marido de Ana Vitória de Abreu e Vasconcelos, usava esses apelidos, e eram moradores na Casa da Lage da mesma freguesia, hoje ainda em posse de seus descendentes.
Gostaria de saber concretamente os seus nomes, para ver se se tratam dos mesmos.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: P/José Huet de Bacelar

#23469 | macp | 27 jun 2002 11:13 | Em resposta a: #23452

Caro José Huet Bacelar
Trata-se de Francisca da Luz, n. a 11 de setº de 1815, no lugar do Outeiro , S. Tomé de Covelas. Filha legítima de JOSÉ Ferreira e DAMIANA Maria. No assento de casamento com António Pinto Alvarenga (Pinto Magalhães ou apenas Alvarenga), em 1840, regista-se o nome de Francisca da Luz de Melo Brandão (escrito Brandam), e no assento de casamento da filha de ambos, Maria da Luz , em 1860, uma das testemunhas é Alexandre Ferreira Brandão ( com esta grafia). Seria este José Ferreira dessas casas que refere, seria trabalhador aí? Eram moradores em Outeiro e, pelo menos , os avós paternos também. (Aliás, ainda hoje, os meus pais têm em Outeiro uma casinha , pertencente que era dos meus avós maternos. Esta linha pertence precisamente à minha avó materna- Conceição da Fonseca; esta herdou essa casa da minha bisavó, Francisa de Jesus, neta desta Francisca da Luz.) Baptismos e casamentos realizaram-se em S. Tomé de Covelas. Ainda não retrocedi mais no tempo, mas aguardo algumas resposta do Arquivo distrital do Porto. Como não estou a fazer as pesquisas in loco por falta de disponibilidade de tempo, tenho avançado com muita calma. Um dia , quem sabe? Poderei descobrir , com mais rapidez, estes meandros! Grata pelas suas informações. Ao que parece, os nossos antepassados ( os meus mais humildes) encontraram-se na curva dos tempos... e na vida.
Embora pouco significativos, se lhe interessarem estes documentos, eu posso enviar-lhe cópias.
Cumprimentos.
Maria A Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#48758 | victória | 28 set 2003 23:33 | Em resposta a: #22254

Caro Vasco Briteiros

Acabei de ler na mensagem anterior que possui um livro denominado 'Casas de Baião', que traz algumas genealogias. Deste modo atrevo-me a pedir-lhe ajuda para a seguinte situação em Santa Cruz do Douro, lugar de Pedreda ou do Paço, concelho de Baião:

(1)António JOsé Ribeiro de Castro filho de:

(2)Dr. Manuel José Caetano Ribeiro e Castro (dispensado em 3º e 4º grau de consanguinidade), natural de S. Mamede, em Troviscoso, em Monção, filho ilegítimo do (4)Pe. e Dr. Ambrósio de Freitas Alvares e (5)D.ª Maria Eufrázia Ribeiro (em alguns documentos é apontada com M. Eufrázia Ribeiro e Castro) do lugar do Paço, casou a 1.jun.1756 com (3)Dª Maria Joana da Estrela Ribeiro Ferreira Pinto e Sá , filha de (6)João Pinto de Sá e (7)Maria Josefa do Nascimento, de Pedreda(?) S.ta Cruz do Douro), neta paterna de (12)João Ferreira Ribeiro e de (13)Inês de Sá Pinto, de Pedreda, Sta Cruz do Douro e neta materna de (14)Luís da Fonseca e de (15)Maria Moreira, de Valbo, S. Cristóvão da Nogueira, bispado de Lamego.
. Ocasamento realizado em S. Francisco, St.a Cruz do Douro.

Alguma referência a estes 'Ribeiro e Castro'

Desde já agradeço a atenção prestada.

Com os meus melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#48781 | vbriteiros | 29 set 2003 15:40 | Em resposta a: #48758

Caro Eduardo Domingues.
Consultei o livro "Casas de Baião" e lamento ter de o informar que não encontrei nenhuma referência aos apelidos Ribeiro e Castro, nem tão pouco aos lugares de Pedreda ou do Paço, não só em Santa Cruz do Douro como nas outras freguesias que o livro refere. Ao todo, o livro refere 53 Casas.
Se precisar de outras informações sobre este livro , disponha sempre.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#48826 | victória | 30 set 2003 00:09 | Em resposta a: #48781

Caro Vasco

Agradeço a rapidez da sua resposta. Muito obrigado! Terei de rumar ao adporto em busca das ascendencias destes avoengos.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#99932 | victória | 09 set 2005 14:14 | Em resposta a: #48758

Caro Vasco

Na sequência da mensagem anteriormente colocada e que se mostrou infrutífera, pedia-lhe, se a sua disponibilidade lhe permitir, se no livro das Casas de Baião haveria alguma referência a Eufrásia, nascida em 1706 em S.ta cruz do Douro, filha de Ricardo de Magalhães e de Maria de Afonseca, moradores no lugar de Trancoso, da mesma freguesia, cujos padrinhos foram seu avô Rafael de Madureira e Eufrásia, sua filha , portanto, tia. Desde já agradeço a informação.

Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#100219 | Coronel | 12 set 2005 14:11 | Em resposta a: #22228

Ao Genea Portugal

Ficaria muito grato se me esclarecessem relativamente a esta dúvida, surgida da vossa intervenção neste tópico:

A transcrição, obrigatória, dos registos próprios da SCM para os livros das freguesias - no caso dos Casamentos - era efectuada para os da freguesia da nubente, do nubente ou para aquela em que sediava a SCM?

Com os meus melhores cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#105625 | graciete | 19 nov 2005 11:57 | Em resposta a: #99932

Moro em Lisboa, mas nas minhas incursões no ADP encontrei já no dia do seu baptismo e nascida a 22/07/1847 a minha bisavó Quitéria, filha legítima de Manoel Moreira e Antónia Maria, todos do lugar de Manhais e de Gozenda da freguesia de Gove,concelho de Baião.Foi mãe do meu avô Domingos valente de Vasconcelos, filho natural de José Valente de Queirós Monteiro e Vasconcelos,que encontrei pela 1ª vez a oficiar um casamento em 1851 como cura.Alguém me pode dar uma ideia de como andar para trás em relação a ambos, Quitéria e José.Também agradecia saber o sítio do ADP.Cumprimentos Graciete

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#105630 | graciete | 19 nov 2005 12:09 | Em resposta a: #48781

Ao cuidado do Senhor vasco Briteiros:
Como posso consultar o livro "Casas de Baião"? Queria encontrar a família Vasconcelos, sendo bisneta de José Valente de Queirós Monteiro e Vasconcelos.Fico muito grata. Sou professora de História, vivo em Lisboa e estes dados já os encontrei no ADP, quando arranjo tempo pra lá ir.Cumprimentos Graciete

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#105668 | macp | 19 nov 2005 18:22 | Em resposta a: #105625

Cara Graciete
O sítio do Arquivo distrital do Porto - wwwpontoadportopontoorg - pode dar-lhe algumas pistas e até indicações para entrar em contacto via net.
Também são por terras de Baião as minhas pesquisas, mas não vejo nos meus documentos nada que lhe possa interessar. Vou estar atenta.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#105676 | vbriteiros | 19 nov 2005 22:31 | Em resposta a: #105630

Cara Drª Graciete,
O livro " Casas de Baião" pelo Drº Álvaro de Azeredo(formato 15x20cm com 224 pgs.) foi editado a 28.12.1938 e apenas com 200 exemplares, pelo que só o poderá encontar nos alfarrabistas.
Esta obra refere geralmente os proprietários das Casas e seus casamentos, raramente menciona a respectiva geração, passando logo para o herdeiro-proprietário. O nome que citou não consta nesta obra, mas se tiver mais dados poderei voltar a procurar; disponha sempre.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#105683 | vbriteiros | 20 nov 2005 00:12 | Em resposta a: #105625

Cara Drª Graciete.
Já lhe respondi noutro tópico , que não tinha encontrado nas" Casas de Baião" os apelidos que citava. Revendo o tema acabei por encontrar uma senhora , D. Inácia Luisa de Queirós Mesquita, senhora da Casa da Torre de Gem na freguesia de S. Tomé de Covelas, onde nasceu a 15.1.1768.
D. Inácia morou pouco tempo em Covelas e passou a residir em Mesãofrio , (na Casa de Fundo Vila) onde seu pai era Capitão-mor. Casou com Martinho José de Azeredo e Melo, da Casa de Semelião em Resende e D. Inacia Luisa morreu em 1793, deixando uma única filha : D. Maria do Carmo de Azeredo.
Esta senhora casou com António Botelho Camêlo de Castro e Almeida e do seu casamento tiveram a António Augusto , casado mas sem descendencia, deixando as suas propriedades - Casa da Granja e Outeiro (Baião) , Semelião (Resende) , Fundo de Vila (Mesãofrio) Ramilo (Paços de Gaiolo) a sua sobrinha D. Maria de Nazaré Osório Pereira Leite Botelho Negrão, senhora da Casa de Mosteirô em Ancêde(Baião). Não se continuou nestas Casas o uso dos apelidos Queirós Mesquita.
Os apelidos Queirós Mesquita Vasconcelos que procura devem ser de Mesãofrio (?).
A ascendência de Quitéria deverá procurar nos Assentos Paroquiais da Freguesia do Gôve e quanto a José sugiro que consulte as IG que estão no ADB ou no ADP (julgo que Mesãofrio, à época, era Arcebispado de Braga e o ADB está on-line e poderá consultar uma listagem das IG). Bom trabalho.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#105794 | graciete | 21 nov 2005 12:02 | Em resposta a: #105683

Gratíssima pela resposta. Não me aperecebi da anterior, mas venho muito pouca à net com grande pena minha.

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#105799 | graciete | 21 nov 2005 12:16 | Em resposta a: #105668

Muitíssimo grata. poderei ser de alguma utilidade, quando for pessoalmente ao ADP.

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#105816 | graciete | 21 nov 2005 16:29 | Em resposta a: #105676

Caro Dr. Vasco Briteiros,
O meu bisavô seria irmão de Dona Lourença de Vasconcellos, casada com José de Madureira Barbosa e pais de José. Era filho de Joaquim Valente de Queiroz Monteio e Vasconcellos e de Joana Margarida de Vasconcellos da freguesia de Santa Leocádia de Baião e do lugar de Verdeal de Santa Maria de Gove, Baião. O referido José (Barbosa) era sobrinho e afilhado do meu bisavô,que oficiou o seu baptismo como pároco,em Gove,em Janeiro de 1854.Este afilhado faleceu na freguesia do Grilo, em 7/4/1936.Existiu,portanto.Mas queria saber mais.Os meus cumprimentos.Graciete

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#220480 | AAF | 05 fev 2009 18:03 | Em resposta a: #22228

Renovo o pedido anterior no sentido de esclarecer o significado da expressão "assistente em".

Antecipadamente grato, com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Santa Casa ( concelho de baião)

#272449 | LQGuerra | 14 mar 2011 02:12 | Em resposta a: #48758

Caro eduardo,

Em busca dos meus antepassados cheguei a uma família Sá Pinto de Baião, proprietários de Quinta e Solar em Baião.
Domingos de Sá Pinto, filho de Manuel Borges Pereira Ribeiro e de Maria de Sá.


Poderá fazer alguma luz sobre de quem se tratará?

cumprimentos

Luís Quinas Guerra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 17:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen