Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#22256 | amtf | 02 jun 2002 02:22

Procuro a ascendência de Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho, Cavaleiro professo na Ordem de Cristo, senhor da Casa de Mozes e das Casas de Alvação e da Torre do Outeiro, em S. Pedro de Alvite, Cabeceiras de Basto, nascido a 03.05.1752, e de sua mulher, D. Angélica Rosa de Abreu Caldas Bacelar, da Casa de Passinhos de S. Pedro do Vale.
Os elementos acima referidos foram retirados de "Os Morgados de Stº. António do Cruzeiro de Oliveira de Azeméis", de António de Sousa-Brandão, que não menciona a ascendência destes meus quintos-avós.

Este livro foi-me recomendado por MANUEL MARIA MAGALHÃES (magalp), presença imprescindível neste FÓRUM quer pelos seus conhecimentos genealógicos, quer pelo seu refinado sentido de humor, estimado por todos os que aqui, de BOA FÉ, participam, e com quem muito me orgulho de partilhar uma mui ilustre costela.

Grato por eventual ajuda,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#22280 | Vasco Jácome | 02 jun 2002 22:31 | Em resposta a: #22256

Caro António Maria Fevereiro

Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho e sua m.er estão no Felgueiras Gayo ttº de Ribeiros §29 N9 (Vol. IX, pg. 99), onde pode consultar bastante coisa sobre a ascendência de ambos.

Sobre a Casa de Alvação, recomendo a obra de Anne de Stoop “Palácios e Casas Senhoriais do Minho”, pg. 105, onde pode ver fotos da mesma.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#22283 | aburma | 02 jun 2002 23:25 | Em resposta a: #22280

Meus Caros,

Terão estes Abreus algo a ver com os Abreus aqui citados noutro tema, e que também são alvo de busca minha e do Miguel Brandão Pimenta? A minha 6ª avó, Ana Angélica Maria de Abreu, da Casa do Vimieiro, era filha de Domingos de Abreu e Inês de Abreu, de Guimarães?

Cumprimentos
Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#22285 | amtf | 02 jun 2002 23:32 | Em resposta a: #22280

Caro Vasco Jácome,

Uma vez mais agradeço o seu auxílio. Não tenho o Felgueiras Gayo, mas, quando tiver tempo, darei uma saltada à Biblioteca Nacional para consultar.

Já agora, sabe-me dizer se a Casa da Torre do Outeiro ainda existe?

Melhores cumprimentos,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#22291 | amtf | 03 jun 2002 00:22 | Em resposta a: #22283

Caro Alexandre Burmester,

Também eu tenho curiosidade na minha ascendência "Abreu", que se manteve na Família até meu Pai "Abreu Bacellar".
A verdade é que, mesmo sem vias-rápidas, variantes e auto-estradas de hoje, a distância entre as Terras de Basto e Guimarães podia fácilmente ser vencida por qualquer mula ronceira.
Pode ser que, com a benevolente ajuda dos sábios no Fórum, fiquemos a saber mais qualquer coisa.

Um abraço,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#22313 | Vasco Jácome | 03 jun 2002 19:59 | Em resposta a: #22285

Caro António Maria Fevereiro

A Torre de Alvite ou do Outeiro existe certamente e, tanto quanto sei, ainda na família, nos Cunha Reis.

Também a pode ver na obra de Anne de Stoop “Palácios e Casas Senhoriais do Minho”, pg. 109.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#22315 | Vasco Jácome | 03 jun 2002 20:24 | Em resposta a: #22291

Caro António Maria Fevereiro

Angélica Rosa de Abreu Caldas Bacelar, está no Gayo ttº de Rebelos §59 N29, onde pode ver a sua ascendência Abreu Bacelar.

Angélica Rosa é 6ª neta de Francisco Rebelo Soares e Mécia de Abreu, aqui no GP em:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=122273

A ascendência de Mécia está no Gayo no ttº Abreus da Grade §3 N3 ou aqui em:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=57781

A propósito destes Abreus da Grade, devo chamar a atenção para o facto de a ligação a D. Lopo Dias de Sousa ser altamente suspeita, senão mesmo já posta de lado definitivamente.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

NOTA PARA A EQUIPA DO GP: já agora, podiam apagar o duplicado e completar os links desta Mécia de Abreu, i.e. ligar a sua ascendência com a sua descendência.

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#22316 | Vasco Jácome | 03 jun 2002 20:30 | Em resposta a: #22283

Caro Alexandre Burmester

Peço o favor de ler a minha resposta a António Maria Fevereiro, às 20:24.

Numa primeira impressão, não me parece que haja ligação, pelo menos próxima.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#22326 | amtf | 04 jun 2002 00:12 | Em resposta a: #22315

Caro Vasco Jácome,

Devo-lhe mais estas informações e não sei como pagar!
Dos Cunha Reis lembro-me de meu Pai falar que eram nossos parentes. Aliás, o Manuel Maria Magalhães já me havia falado deles. Dei uma vista de olhos pela base de dados do Genea e lá estão, com uma Avó, D. Isabel Maria de Meireles Leite Pereira de Abreu Bacelar (1835-1901) c.c. Joaquim Firmino da Cunha Reis, contemporânea de meu trisavô, Rosendo de Abreu Lobo Bacelar e Meireles (1831-1905), filho de António Leite Lobo de Sousa e Meireles e de D. Ana Júlia Leite Pereira da Silva Coelho de Abreu Bacelar, filha esta de Rosendo e de Angélica Rosa, com quem iniciei este tópico.
Será abusar da sua amabilidade pedir-lhe para me relacionar meu trisavô Rosendo com D. Isabel Maria ?

Vou guardando as suas remissões em Felgueiras Gayo para quando arranjar tempo para consultar. Já vi que não é obra fácil de adquirir.

Muito obrigado e melhores cumprimentos,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#22362 | Vasco Jácome | 04 jun 2002 22:58 | Em resposta a: #22326

Caro António Maria Fevereiro

Como se pode ver na árvore 93 dos “Costados Nobres de Portugal” (aqui CNP, nas Fontes), D. Isabel Maria de Meireles Leite Pereira de Abreu Bacelar (1835-1901) c.c. Joaquim Firmino da Cunha Reis, é filha de António Leite Lobo de Sousa e Meireles e de D. Ana Júlia Leite Pereira da Silva Coelho de Abreu Bacelar.

Se quiser uma foto da Torre do Outeiro ou Alvite on-line, encontra-a em http://www.anafre.pt/home.html, procurando em Alvite e depois no Descritivo Histórico.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#22364 | amtf | 04 jun 2002 23:39 | Em resposta a: #22362

Caro Vasco Jácome,

Então é minha tia-trisavó, irmâ de meu trisavô Rosendo Bacelar e Meireles.
Obrigado por isto e pelo link para a foto da Torre do Outeiro.
Bem haja,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#236043 | Franca104 | 09 ago 2009 01:10 | Em resposta a: #22256

António Maria:
penso que estou a ... falar.. com o filho mais velho do Tio Tópê e Tia Maria Emília.. não? Se assim é.. somos velhos amigos que passámos muito verões na Praia das Maçãs... Como sabe muito das Terras de Basto - Celorico, Britelo, Refojos.. gostaria de ser contactada. É que o meu avô materno era de Britelo e penso que temos algumas informações para trocar... Fico à espera. Obrigada. Mª Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#236070 | amtf | 09 ago 2009 11:55 | Em resposta a: #236043

Olá Chica,

Mas que surpresa lê-la por aqui! Há quanto tempo não nos vemos.

Se quiser, entre em contacto comigo para o mail: fevereiroarrobagmailpontocom

Um beijo

António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#236079 | FIGUEIRA | 09 ago 2009 14:44 | Em resposta a: #236070

Olá António!

Já há muito tempo que não o via por aqui!
Tenho novidades sobre os nossos Salgueiros, sempre se confirma o nosso parentesco, e o Damião Salgueiro que me falou sempre é o meu Damião Salgueiro casado com a Feliciana Barata.
E consegui recuar mais uma geração nos dados que me deu!

Abraço.

Nuno Miguel Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#236112 | amtf | 09 ago 2009 21:03 | Em resposta a: #236079

Meu Caro Nuno,

É verdade que há muito tempo não participava aqui no forum.

Fico satisfeito por saber que a minha modesta pesquisa foi-lhe útil.

Aproveito para referir, não sei se já o tinha feito antes, que um sobrinho de Damião, o padre Frutuoso Salgueiro de Horta, filho de seu irmão Pedro Salgueiro, foi Comissário do Santo Ofício, tal como é referido no processo de habilitação para Familiar do Santo Ofício de seu primo co-irmão, o sargento-mor das Ordenanças, José Salgueiro, filho de outro seu irmão (de Damião) José Salgueiro.

O respectivo processo (do Pe. Frutuoso) tem a seguinte cota: Habilitações para FSO, Maço 1, Diligência 16. Infelizmente, os serviços da Torre do Tombo não o dão à consulta por se encontrar danificado. É uma pena pois ali encontrar-se-ão dados sobre a sua ascendência paterna, comum à do seu primo José, como escrevi, sobrinhos de Damião.

O facto de existir esta habilitação dispensou José Salgueiro dos inquéritos paternos que de outra forma teriam que ser realizados e poderiam também trazer luz sobre a ascendência de Damião.

Talvez o Nuno seja mais bem sucedido que eu na Torre do Tombo.

Grande abraço,

António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#236162 | JAVSO | 10 ago 2009 16:13 | Em resposta a: #236112

Caro António Fevereiro

Vi, neste tópico, abordar ancestrais da casa do Alvação e do Outeiro, na freguesia de Alvite, Cabeceiras de Basto.

À casa do Alvação está ligada a família Portilho de Magalhães. Se carecer de elementos quanto a esta, pode ser que lhe possa ser útil, pois que já obtive mais alguns.

Também quanto aos Abreu Bacelar tenho ligação, mas através do abade de S. Clemente de Basto.

Minha Avó materna nasceu em Alvite, razão pela qual tenho alguns dados relativos a esta freguesia.

Como não tenho visto intervenções suas, nada dissera antes.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#236167 | FIGUEIRA | 10 ago 2009 17:42 | Em resposta a: #236162

Caro José Alfredo Soares de Oliveira,

O António Fevereiro efectivamente, por falta de tempo, deixou de frequentar este fórum, pelo que só esporadicamente aqui vem.
Vou comunicar-lhe esta sua intervenção.

Cumprimentos,

Nuno Miguel Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#236178 | amtf | 10 ago 2009 20:37 | Em resposta a: #236162

Caro José Alfredo Soares de Oliveira,

Como simpaticamente escreveu o confrade, amigo e parente Nuno Figueira, desde há uns anos que tenho pouco tempo para me dedicar a estas deliciosas antiqualhas.

Quando abri este tópico, já lá vão uns bons anos, quase nada sabia desta minha linha ascendente. Depois, pela consulta de alguns livros, ajudas neste forum e alguma investigação própria, fui juntando muitas peças do puzzle e já tenho dela (ascendência) uma imagem mais nítida.

Mas a verdade é que sobre os Portilho de Magalhães quase nada tenho.

O Rosendo que dá o nome ao tópico era meu quinto-avô. Sua Avó materna chamava-se Josefa Teresa Leite da Cunha, que casou em S. Pedro de Alvite, a 2/2/1721 com Gervásio Ribeiro da Silva Falcão, senhor da Casa de Alvação, bacharel formado em Leis, Juíz de Fora em Esposende, Ouvidor em Valença do Minho, etc.

Josefa Teresa Leite da Cunha era filha de Maria Portilho de Magalhães. Esta, por sua vez, era filha de André Borges da Silva (de Braga?) e de Maria (Portilho?) de Magalhães, de S. Clemente de Basto.

Fico, pois, grato se puder acrescentar, ou corrigir, o pouco que tenho destas gentes.

Quanto aos Abreu Bacelar, pode identificar-me esse abade?

Agradeço imenso o seu interesse e apresento-lhe os melhores cumprimentos,

António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#236213 | JAVSO | 11 ago 2009 07:10 | Em resposta a: #236167

Caro Nuno Miguel Figueira

Muito obrigado pelo seu cuidado. Como António Fevereiro deve saber, há Portilho de Magalhães na ascendência do Alvação.

Cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#236280 | amtf | 11 ago 2009 19:50 | Em resposta a: #236213

Caro José Alfredo Soares de Oliveira,

Ontem, por engano, colei a resposta à sua intervenção à de Nuno Figueira.

Se se quiser dar ao incomodo de a ler, foi enviada às 20.37.

Com os melhores cumprimentos,

António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#236290 | JAVSO | 11 ago 2009 23:04 | Em resposta a: #236178

Caro António Fevereiro

Minha Avó materna chamava-se Maria das Dores Portilho de Magalhães Pacheco Pereira Leite e era a representante, segundo penso, da família Portilho de Magalhães, da casa da Torre, em São Clemente de Basto, que herdara de sua mãe.

Era, pois, descendente de vários Bento Portilho de Magalhães (este nome repetiu-se em várias gerações).

Segue o que penso lhe pode interessar (são elementos que obtive, mas com várias ajudas, nomeadamente neste Fórum):

I – JERÓNIMO DE PORTILHO, “imprimidor”, que c., a 27-4-1567, c. FILIPA GONÇALVES, moradora na Rua do Anjo, em S. João do Souto, freguesia em que casaram, tendo sido testemunhas o Doutor Álvaro (cujo apelido não consegui decifrar, apesar de várias ajudas), Bastião Pereira e Fernão Luís, cidadãos desta cidade (ADB, Fundo Paroquial de Braga, L.º 120, fls. 2).

Este casal teve, pelo menos, nascidos em São João do Souto, Braga:

1 (II) António Portilho foi bp. a 11-4-1568 (ADB, Fundo Paroquial de Braga, Lº 140, fls. ? – tem os nomes dos pais); abade de Gémeos, bacharel formado em cânones pela Universidade de Coimbra, em 20-6-1593 – verbete do Arquivo da Universidade de Coimbra a ele respeitante, e clérigo in minoribus, quando foi nomeado para abade da freguesia de S. Miguel de Gémeos, na Terra de Basto, por provisão do Arcebispo de Braga, em 12-1-1602 – ADB, Registo Geral, Livro 7, fls. 135 e 136),
2 (II) Isabel Portilho, bp. a 25-12-1569 (ADB, Fundo Paroquial de Braga, Lº 140, fls. ?);
3 (II) Jerónimo Portilho, bp. a 10-12-1570, em S. João do Souto, Braga (ADB, Fundo Paroquial de Braga, Lº 140, fls. ? 26vº?), clérigo, mestre-escola e fundador da Irmandade da Santa Cruz (ADB, Matrículas, Pasta 13, Caderno 8, p. 32vº, 108vº, 124vº, 126vº, 139vº e 163vº, respeitantes a António e Jerónimo Portilho);
4 (II) Maria Portilho, bp. a 16-2-1573, em S. João do Souto, Braga, sendo os pais moradores na Rua de S. Marcos, Braga, foram padrinhos João Ferreira, sergueiro, e Catarina Martins, mulher de João Fernandes, sombreireiro (ADB, Braga, Lº 140, fls. ?), que segue

II – MARIA PORTILHO c., em Braga, em data que não consegui apurar, c. GASPAR BORGES DA SILVA, (segundo testemunhos do Proc. de Inquirição de Genere de seu bisneto António de Moura Portilho, terá nascido em Ermelo), morador no lugar de Lama, freguesia de Arnóia, concelho de Celorico de Basto; viveram, segundo aquele processo de inquirição, em Braga, inicialmente, e depois em Arnóia.
Tiveram, pelo menos

1 (III) - António da Silva Portilho, natural de Braga, segundo testemunhas em Inquirição de Genere, mas que foi bp. a 12-11-1617, em Arnóia, Mestre de Campo de Auxiliares, que casou no termo de Barcelos;
2 (III) - Miguel da Silva Portilho, nascido em Braga, em quem renunciou o irmão de Maria de Portilho (sua mãe; o qual se chamava António Portilho) a igreja de Gémeos, tendo sido dela abade;
3 (III) - André Borges da Silva Portilho, que terá nascido em Lama, Arnóia, e segue;
4 (III) - Francisco da Silva, nasceu em Lama, Arnóia, casou com Inês Teixeira de Campelo, a 26-8-1638 (ADB, Paroquial de Celorico de Basto, Lº 224);
5 (III) - Domingos da Silva, que morou em Adaúfe;
6 (III) - F. (o nome desta filha não é referido nos documentos que consultei, mas dito, só, que casou em Atei).

III - ANDRÉ BORGES DA SILVA PORTILHO, que casou com MARIA DE MAGALHÃES, também conhecida por Maria de Magalhães Novais, senhora da Casa da Torre, em S. Clemente, Celorico de Basto, desconhecendo o local e data, bem como o nome dos pais.

Tiveram, pelo menos:

1 (IV) - Bento Portilho de Magalhães, que segue;
2 (IV) - Maria Portilho de Magalhães cc Jorge Leite de Andrade (estes tiveram Josefa Leite de Andrade que cc Gervásio Ribeiro Falcão, da casa do Alvação, em Alvite, Cabeceiras de Basto, c.g.);
3 (IV) - Isabel Portilho de Magalhães cc José de Magalhães (filho de Francisco de Magalhães e de sua mulher Maria de Barros, dos Eirãos, Santa Senhorinha, Cabeceiras de Basto), a 9-10-1678, em S. Clemente de Basto (ascendentes de Maria Manuela da Silva de Abreu e Lima, infra referida, que cc José Joaquim Portilho de Magalhães); deste casal é filho Bento Portilho de Magalhães, alferes, referido por João Afonso Machado, O Morgadio de Pindela, p. 78, e desse mesmo casal descende Maria Angélica Rita Pinto Pereira de Magalhães, da casa do Refalcão, que casou com João Machado de Melo, 10º Morgado de Pindela; é filho do mesmo casal - Gervásio Portilho de Magalhães, que tem Processo de Inquirição de Genere n.º 7580, do ADB.

Quanto aos Abreu Bacelar, sou descendente de Domingos de Abreu Bacelar, abade de São Clemente, que penso ser irmão da mulher de Bento Ferreira de Morais, da casa do Outeiro, em Alvite.

Mas, quanto a esta última questão, voltarei a enviar-lhe os dados, quando tiver à mão toda a minha "papelada", pois que estou a socorrer-me da memória, que já me vai enganando.

Em relação aos Portilho, verifiquei que estavam os respectivos assentos nos livros paroquiais, incluindo os mais antigos, assinalados com uma cruz a lápis até à geração da que casou com Jorge Leite de Andrade, sinalização que aparentava ter dezenas de anos.

Qualquer elemento que pretenda e que eu possa ter, disponha.

Sou um aprendiz, mas com uma paixão grande pela genealogia.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#236342 | amtf | 12 ago 2009 22:50 | Em resposta a: #236290

Caro José Alfredo Soares de Oliveira,

Muito obrigado pelos seus documentados apontamentos acerca dos Portilho de Magalhães, que desconhecia.
Lembro-me de, há uns anos, ter consultado uma IG no Arquivo Distrital de Braga respeitante a um Portilho de Magalhães. Por asneira, não passei a respectiva informação para a minha base de dados e agora não sei onde pus os apontamentos...

No que se refere ao abade de S. Clemente, a ser irmão de Leonor de Abreu Bacelar, será meu tio oitavo-avô (se a expressão existe), pois Leonor é bisavó paterna do que dá o nome a este tópico.

Sobre a ascendência de Leonor existe aqui um tópico, http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=161480, já deve conhecer, em que Nuno Borges de Araújo e Luiz de Sillos oferecem contribuições preciosas para o esclarecimento de sua ascendência.

Renovando agradecimentos por seu interesse, e com os melhores cumprimentos,

António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#236369 | JAVSO | 13 ago 2009 04:37 | Em resposta a: #236342

Caro António Fevereiro

Tenho cópia das seguintes Inquirições de Genere:

Pasta n.º 60, Proc. n.º 1306, em 29-9-1717, de António de Moura Portilho, f.º de Bento Portilho de Magalhães e de Luísa de Moura Maia;

Pasta n.º 1418, Proc. n.º 31886, em 20-11-1788, de Bento António Portilho de Magalhães e de Joana Maria de Carvalho.

Se precisar de algum elemento, diga p. f..

Há uns tempos lancei um tópico sobre aquele abade Abreu Bacelar, pois que, em várias obras, nomeadamente Anuário da Nobreza de Portugal, tenho encontrado erros quanto a este ramo (de meu trisavô Fernando de Castro Abreu Bacelar), fazendo-o descendente, contra a prova documental existente (assentos paroquiais), de José de Abreu Bacelar, fº do casal Bento Ferreira de Morais e mulher, da casa do Outeiro. São descendentes de um José de Abreu Bacelar, mas não do filho deste casal. Este último emigrou para o Brasil, por onde terá ficado.

Nuno Borges de Araújo deu-me, quanto a ascendência de Basto, informações preciosas, como resulta de mensagens trocadas.

Muito obrigado pela sua mensagem.

Com os meus melhores cumprimenos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#296502 | s_machado | 05 fev 2012 19:39 | Em resposta a: #236290

A minha ascendência entronca em 4(III), Francisco da Silva Portilho, casado com Inês Teixeira Campelo, cuja descendência vai para a Casa do Outeiro e Encadada, em Britelo, Celorico de Basto.
Cumprimentos.
João Machadoi

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#330403 | AdeAbreu | 05 jun 2013 02:36 | Em resposta a: #22256

Bom dia,

Enquanto descendente directo desse Senhor Rosendo e dos presentes donos da Casa de Moses, por essa via, podera encontrar a ascendencia desse senhor nomeadamente nos Carvalhos de basto. A casa nao se encontra na referida obra por ser do conhecimento de poucos e nao ser visivel dos caminhos publicos.

Com os melhores cumprimentos,

Antonio Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#330404 | AdeAbreu | 05 jun 2013 02:48 | Em resposta a: #330403

A casa de Moses passou para o primogenito de Rosendo de Abreu leite pereira da Silva Coelhoe mantem-se nos seus descendentes desde entao.

Com os melhores cumprimentos,

Antonio Abreu

Resposta

Link directo:

Casa de Moses

#330444 | amtf | 05 jun 2013 22:49 | Em resposta a: #330404

Caro António Abreu,
Agradeço a sua informação sobre a casa de Moses. Desconhecia que ainda existisse.

Não tenho os Carvalhos de Basto mas fiz alguma pesquisa sobre esta minha linha através de inquirições de genere no A. D. Braga, Registo de Mercês na Torre do Tombo, paroquiais e em Felgueiras Gayo.

Como diz, sucedeu na casa de Moses o filho primogénito de Rosendo, José Abreu Leite Pereira, nascido em 12.12.1804. A minha linha segue pela sua irmã Ana Júlia de Abreu Bacelar, nascida na casa do Alvação, em Alvite, que herdou juntamente com a Torre do Outeiro, na mesma freguesia. Rosendo teve também, pelo menos, mais dois filhos, António e Francisco, de quem não tenho mais notícias. Ambos fizeram inquirições de genere em Braga, em 1822, que não consultei.

Segundo julgo saber, a casa de Moses chega a Rosendo de Abreu pela sua avó paterna, Josefa de Távora e Mariz, filha legitimada e herdeira de José Leite de Távora, senhor da casa de Moses e da quinta do Souto. E, até agora, pouco mais consegui recuar.

O caro amigo e parente genealógico tem alguma imagem da casa de Moses que me possa enviar, para juntar à iconografia dos meus antepassados?

Com os melhores cumprimentos,
António Fevereiro (fevereiroarrobagmailpontocom)

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Moses

#330462 | AdeAbreu | 06 jun 2013 09:57 | Em resposta a: #330444

Bom dia,

Os Carvalhos de basto sao uma obra acessivel e que segue os documentos e textos que cita. Se foi a fonte melhor... A Casa de Moses tem uma historia muito interessante e umas origens tambem muito interessantes e uma ligação a Santa Senhorinha e outras ligações que me surpreenderam e uma pedra de armas interessante.

As suas informações são correctas, e efectivamente via Tavora e via Mariz.

De resto é uma casa simples que nao sofreu alterações nos sec XVII e XVIII e que chegou ate nos praticamente inalterada ou seja praticamente igual ao sec XVI e tendo por base uma casa muito anterior uma vez que os meus antepassados viveram em outras casas que possuiam usando a casa de Moses como casa de verao e como quinta agricola.

Penso não haver problemas em enviar-lhe uma foto mas terei de pedir autorização primeiro.

Com os melhores cumprimentos,

Antonio Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Moses

#330468 | AdeAbreu | 06 jun 2013 12:15 | Em resposta a: #330444

Bom dia,

Irei enviar-lhe logo que seja possivel uma foto da Casa de Moses.

Com os melhores cumprimentos,

Antonio Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Moses

#330469 | AdeAbreu | 06 jun 2013 12:31 | Em resposta a: #330462

Mais gostaria de dizer que tanto a casa de Moses como o Alvação e Alvite exitem e estao felizmente na posse de descendentes directos de Rosendo de Abreu leite Pereira da Silva Coelho.

Esta em preparação um estudo genealogico sobre a Casa de Moses e enviar-lhe-ei uma foto da mesma logo que possivel.

Com os melhores cumprimentos,

Antonio Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Moses

#330488 | amtf | 06 jun 2013 20:18 | Em resposta a: #330469

Caro António Abreu,

Tenho imagens do Alvação e da Torre do Outeiro, esta última, quando lá passei há uns anos, estava muito degradada mas ouvi dizer que entretanto foi objecto de restauro.

Agradeço imenso o envio, quando lhe fôr possível, de imagens de Moses, e fico curioso sobre o estudo acerca da Casa. Admito que me possa escapar a sua publicação. Fico-lhe também grato se puder avisar-me quando saír.

Com os melhores cumprimentos,
António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Moses

#331571 | AdeAbreu | 26 jun 2013 01:14 | Em resposta a: #330468

Bom dia,

Existe uma referencia numa separata sobre brasoes ineditos do brasão de rosendo afirmando este ter efectuado prova documental referente entre outro à ascendencia Abreu. possuo essa separata mas como não a tenho aqui comigo onde estou posteriormente lhe darei as respectivas referências bibliograficas.

Cumprimentos,

Antonio Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Moses

#331604 | amtf | 26 jun 2013 23:15 | Em resposta a: #331571

Caro António Abreu,

Refere-se a Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho ou ao seu homónimo avô paterno? Este último tirou carta de armas, em 14.06.1738, por Leite, Bacelar, Pereira e Abreu. Também um bisavô materno deste, Belchior de Abreu Bacelar, tirou carta de armas, em 14.07.1586, por Abreu e Bacelar.

Aproveito a ocasião para transcrever um apontamento sobre a ascendência de Rosendo da Silva Coelho, seguindo a linha dos senhores da casa de Mozes. Certamente não será novo para si mas talvez possa ser útil a algum frequentador do Forum.

Ressalvo possíveis erros e/ou omissões, cuja rectificação desde já agradeço.

Cumprimentos,

António Fevereiro

1. Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva COELHO, nasceu a 3 de Maio de 1752 em S. Pedro de Alvite, Cabeceiras de Basto. Padrinhos, Teodósio Pereira de Morais, da Casa do Outeiro, e Dona Maria Angélica, da Casa do Alvação.
Celebrante, o Reverendo António Coelho da Silva, vigário de Santa Marinha de Pedraça, de licença do vigário de S. Pedro de Alvite, o padre João Lobo de Sousa. Cavaleiro professo na Ordem de Cristo
Senhor da Casa de Mozes, da Casa de Alvação e da Torre do Outeiro


2. José de Távora de Abreu Leite PEREIRA, nasceu a 13 de Janeiro de 1728 em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha, na Casa de Mozes. Herdeiro da Torre do Outeiro, em Alvite, e da Casa de Mozes, em Santa Senhorinha de Basto. Casou com D. Teresa Josefa Coelho da Silva Leite Pereira, Senhora da Casa de Alvação, em S. Pedro de Alvite, Cabeceiras de Basto, em 12 de Janeiro de 1750.

3. D. Teresa Josefa Coelho da Silva Leite PEREIRA, nasceu a 29 de Janeiro de 1731em Cabeceiras de Basto, freguesia de S. Pedro de Alvite, na Casa de Alvação.

José de Távora de Abreu Leite PEREIRA e D. Teresa Josefa Coelho da Silva Leite PEREIRA tiveram (pelo menos) os seguintes filhos:

1 i. Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva COELHO, nascido a 3 de Maio de 1752, em S. Pedro de Alvite, Cabeceiras de Basto.
ii. Francisco de Abreu Bacelar Coelho da SILVA, nasceu em Cabeceiras de Basto, freguesia de S. Pedro de Alvite. Fez Inquirição de Génere em 5-5-1781. (Arq. Dist. Braga, Proc. 30004, Pasta 1328).
iii. António, que morreu a 13 de Novembro de 1772 em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha, na Casa de Mozes. Foi sepultado a 14 de Novembro de 1772 na Igreja Paroquial de Santa Senhorinha, debaixo do púlpito. "Sepultou-se... em hua das sepulturas, que a mesma Casa de Mozes, tem debaixo do pulpito, com pompa de Anjo, e asistencia de muitos padres, com missa, e musica..."
iv. João, que morreu a 17 de Novembro de 1772 em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha, na Casa de Mozes. Foi sepultado a 18 de Novembro de 1772 na Igreja Paroquial de Santa Senhorinha, debaixo do púlpito.

4. Rosendo de Abreu Leite PEREIRA, foi baptizado a 22 de Abril de 1683 in Cabeceiras de Basto, freguesia de S. Pedro de Alvite e morreu a 19 de Fevereiro de 1742 na Casa de Mozes, Santa Senhorinha de Basto. Casou com D. Josefa de Távora e Mariz em Santa Senhorinha de Basto a 26 de Julho de 1723. Capitão de Infantaria nas Guerras da Sucessão de Espanha, Sargento-Mór da Comarca de Guimarães, Cavaleiro professo na Ordem de Cristo, alvará de 10-8-1716, Fidalgo de Cota de Armas, carta de 14-6-1738. "Proprietário do Ofício de Tabelião, Judicial e Notas da Comarca de Cabeceiras de Basto, Coutos de Abadim, Refoyos, e de Escrivão da Almotaçaria do dito Couto de Refoyos, os quais serviu seu Pai por mais de cinquenta anos" (Carta de proprietário passada em Lx.ª em 8-2-1742). Senhor da Torre de Alvite

5. D. Josefa de Távora e MARIZ, foi baptizada a 8 de Fevereiro de 1696 em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha e morreu a 4 de Março de 1755 na Casa de Mozes. Filha legitimada e
herdeira da Casa de Mozes

Rosendo de Abreu Leite PEREIRA e D. Josefa de Távora e MARIZ tiveram, pelo menos, o seguinte filho:

2 i. José de Távora de Abreu Leite PEREIRA, nascido a 13 de Janeiro de 1728, Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha, na Casa de Mozes.

10. José Leite de TÁVORA, Senhor da Casa de Mozes e da Quinta do Souto. Teve de 11.Domingas Pereira a:

5 . D. Josefa de Távora e MARIZ, que morreu a 4 de Março de 1755 na Casa de Mozes, Santa Senhorinha de Basto.

20. João Rodrigues Lobo de MARIZ, casou com D. Catarina Pereira de Távora a 14 de Janeiro de 1651 em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha, e morreu a 25 de Dezembro de 1685.

21. D. Catarina Pereira de TÁVORA, foi baptizada a 28 de Julho de 1616 em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha, onde veio a morrer a 15 de Junho de 1681, na Casa de Mozes.

João Rodrigues Lobo de MARIZ e D. Catarina Pereira de TÁVORA tiveram, pelo menos, o seguinte filho:

10 i. José Leite de TÁVORA.


22. Pedro Fernandes PEREIRA nasceu em Fafe, freguesia de Santa Maria de Aboim, e casou com Maria Gonçalves PEREIRA.

23. Maria Gonçalves PEREIRA nasceu em Montalegre (Vila Real), freguesia de S. Martinho de Reigoso.

Pedro Fernandes PEREIRA e Maria Gonçalves PEREIRA tiveram, pelo menos, a seguinte filha:

11 i. Domingas PEREIRA.

40. Pedro AFONSO, morreu antes de 3.08.1617, data da morte de sua filha Maria. Casou com Maria Ruiz PINHEIRA.

41. Maria Ruiz PINHEIRA, morreu a 8 de Setembro de 1652 em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha, na Casa de Mozes. "Aos 8 dias do mes de 7bro de seiscentos e cincoenta e dous faleceo M.ª Rodrigues Pinheira D. V.ª molher que ficou de P.º Afonso de mozes teve todos os sacramentos . Seu f.º Joam Ruiz Lobo tem obrigação de sua alma teve (...) oficios mtº honrados. no dia do enterramentº vinte padres e por verdade me asinei era ut supra
Baltazar Gomes de Sande”

Pedro AFONSO e Maria Ruiz PINHEIRA tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:

20 i. João Rodrigues Lobo de MARIZ, que morreu a 25 de Dezembro de 1685.
ii. Ana PINHEIRA, que morreu a 26 de Dezembro de 1684 in Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha, na Casa de Mozes.
iii. Jerónimo, baptizado a 9 de Junho de 1602 em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha.
iv. Maria de Mariz PINHEIRA, que morreu a 3 de Setembro de 1617 em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha, na Casa de Mozes. "Moça solteira… filha de Maria Rodrigues dona viúva de Mozes”
v. Pedro de MARIZ. Em 28 de Março de 1604 apadrinha a António, filho de Ana, solteira. "Pero de Mariz, fº de P.º A.º de Mozes". Em 26 de Fevereiro de 1606 apadrinha a Manuel, filho de Bastiam Fernandes e de Isabel Gonçalves, de Vila Garcia.
vi. Isabel PINHEIRA. A 20 de Abril de 1607 amadrinhou a Isabel, filha de Jerónimo de Barros, de Olela, e de Ana (...).A 20 de Abril de 1608 amadrinhou a Isabel, filha de Jerónimo Gonçalves, da Lameira. "Isabel Pinheira f.º de P.º A.º de Mozes"


42. Miguel Leite FERREIRA, “fidalgo do abbito de xp.º”, casou com (43.) D. Leonor de Távora, com quem viveu na sua quinta de Caínhos (Cabeceiras de Basto)

Miguel Leite FERREIRA e D. Leonor de TÁVORA tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:

i. Antónia, baptizada a 22 de Fevereiro de 1604 em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha.
ii. Camila, baptizada a 15 de Abril de 1605 em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha.
iii. António, baptizada a 2 de Dezembro de 1607 em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha.
iv. Pedro, baptizado a 9 de Outubro de 1611 em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha.
v. Rodrigo, baptizado a 14 de Maio de 1620 em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha.
21 vi. D. Catarina Pereira de TÁVORA, morreu a 15 de Junho de 1681, em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha de Basto, na Casa de Mozes.

86. Rui Leite de ANDRADE, da quinta de Caínhos, casou com (87.) Antónia NOGARES e tiveram, pelo menos, as seguintes filhas:

43 i. Leonor de TÁVORA.
ii. Camila Leite, que morreu a 20 de Janeiro de 1603 em Cabeceiras de Basto, freguesia de Santa Senhorinha. “Aos vinte dias do mês de janr.º faleceo Camilia Leite f.ª de Ruÿ leite damdrade de Cainhos e de sua molher Ant.ª noguares…”

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Moses

#331609 | AdeAbreu | 27 jun 2013 01:49 | Em resposta a: #331604

Boa Noite,

Agradeço as suas informações que são do nosso conhecimento ...nao ssou o perito em genealogiaa da familia mas desde que começaram os registos paroquiais esta tudo estudado e com copias das respectivas certidoes de nascimento e de obito na linha do primogenito e dono da casa para tras entra-se noutras guerras e estudos. Quanto ao livro e ao brasão e as datas respectivas de atribuição dir-lhe-ei logo que o consultar, não pretendia dar-lhe uma lição de genealogia, na qual nem sequer me intitulo de curioso, apenas considero isso uma curiosidade referente a antepassados como outras (...).

Cumprimentos,

Antonio Abreu

Resposta

Link directo:

Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#353731 | AdeAbreu | 18 jan 2015 15:04 | Em resposta a: #22256

Portanto e com o devido respeito aos demais participantes e familiares lato sensu, os representantes de Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho são os da Caza de Mozes §§ na linha do primogenito masculino varonil§ e encerrada está a questão§§

Resposta

Link directo:

Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#353839 | AdeAbreu | 20 jan 2015 23:37 | Em resposta a: #22256

filho de bento ferreira de morais e de D Leonor Abreu bacelar irmao de antonio ferreira de abreu bacelar, abade sde s pedro de britelo, comissario do santo oficio, domingos de abreu bacelar tio da mae e abade de s clemente e comissario do santo oficio e seu irmao jose de abreu bacelar inquizidor da mesa grande do santo oficio (tios do lado materno)§

Mozes é tavora, José de tavora dono de mozes e da torre de alvite casou com sua prima do Alvassão (prima via leite de Abreu leite pereira do alvite )§§ e nasceu o rozendo §§????

Resposta

Link directo:

Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#353840 | AdeAbreu | 20 jan 2015 23:39 | Em resposta a: #353839

Joao Leite pereira o tio direito do pai de Rozendo, era capitão de infantaria e secretario da embaixada à corte de castela §§

Resposta

Link directo:

Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#353841 | AdeAbreu | 20 jan 2015 23:40 | Em resposta a: #353840

O Pai era José de tavora "abreu leite pereira"

Resposta

Link directo:

Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#353842 | AdeAbreu | 20 jan 2015 23:58 | Em resposta a: #353841

Erro estes antepassados são de Rozendo de abreu leite pereira de 1738§4

Resposta

Link directo:

Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#353843 | AdeAbreu | 21 jan 2015 00:29 | Em resposta a: #22256

A questão da genealogia da caza de mozes esta "trabalhada"
Santa Senhorinha (cerca de 925 - Vieira do Minho - Mosteiro de São João de Vieira, 22 de Abril de 982), filha do conde D. Ufo Ufes1 , Capitão general do concelho de Vieira do Minho e governador de Viseu.

Fez-se monja aos 15 anos, recusando um nobre pretendente, e aos 36 anos era abadessa do mosteiro de Vieira.

Tendo-lhe sido atribuídos numerosos milagres ainda antes da sua morte, depois o seu túmulo foi ao longo da Baixa Idade Média um grande centro de peregrinações, contando-se entre os grandes devotos os reis D. Sancho I e D. Pedro I. ONDE A CAZA DE MOZES TEM AS SEPULTURAS DEBAIXO DO PULPITO §

VEJA-SE :
s, como convém, ao Senhor Deus, bati (à
porta) da mesma virgem com gemidos e suspiros, para que ela, por suas santas preces,
suplicasse ao mesmo Senhor seu Deus a saúde para o meu filho, o rei dom Afonso. Feita
ela, prometi que havia de erigir pedras de defesa, que chamam couto, à volta do lugar da
santíssima virgem, se a saúde pedida se seguisse à oração, pois estava iminente o perigo
de morte, mas que foi afastado pela oração da gloriosa virgem. Depois, tendo em conta o
termo em volta do lugar, percorri a pé o mesmo lugar e, como convinha, mandei erigir
pedras de vau pelas mãos de dom Gonçalo Mendes, que, naquele tempo, era o senhor. A
primeira pedra foi levantada onde entra em Basto aquele rio que vem de Mozes; a segunda
no moinho que está sito abaixo da presa de Dona; para essa presa corre a água que desce
da devesa e, dela, a água vai para a quinta de Vila Garcia; depois, pela arca do mesmo
casal, vai para o caminho que vem de Refóios. Aí, a terceira pedra erguida olha para o
caminho que vai para Antas, onde a quarta pedra erguida entra pela espigão do monte que
se chama Seco do Salgueiro. A quinta desce para onde a primeira foi erguida e aí se fecha e
termina. É este o termo do couto. Se alguém infringir ou fizer infringir este couto, que eu faço
à santíssima virgem Senhorinha, seja maldito, partido e sujeito e associado a Judas, o
traidor. Porém, filho meu ou filha, neto ou neta, bisneto ou bisneta, ou qualquer outro da
minha família que louvar este meu feito e o conservar e o fizer estar firme, tenha a minha
bênção para sempre. Amén.

de vau pelas mãos de dom Gonçalo Mendes, que, naquele tempo, era o senhor (de mozes). A
primeira pedra foi levantada onde entra em Basto aquele rio que vem de Mozes (caza de mozes)§§

Resposta

Link directo:

Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#353844 | AdeAbreu | 21 jan 2015 00:36 | Em resposta a: #353843

http://santasenhorinha.pt/asuavida#Linhagem

http://santasenhorinha.pt/asuavida#Morte

a igreja de santa senhorinha (ou no meu entender de S Jorge) onde a caza de mozes tem os seus tumulos debaixo do pulpito §§

Resposta

Link directo:

Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#353845 | AdeAbreu | 21 jan 2015 00:39 | Em resposta a: #353844

Pois Mozes era proprietaria da igreja §§ pois descendentes de Santa senhorinha §§

Resposta

Link directo:

Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho

#353847 | AdeAbreu | 21 jan 2015 00:56 | Em resposta a: #22256

Gonçalo I Mendes ou Gonçalo I Mendes de Portugal ou como mais usualmente é grafado Conde Gonçalo Mendes que se intitula magnus dux portucalensium (ca. 925 — 997) foi conde e duque de Portugal cujas terras herdou de sua mãe D. Mumadona Dias (900 —?) que em 24 de Julho de 950, por morte do marido, o conde Hermenegildo Gonçalves (900 — 24 de julho de 950), reparte com os filhos. A "Terra Portugalense" é entregue durante o mês de Julho a Gonçalo Mendes I.

A caza de Mozes é a caza dos Condes de Portugal, obviamente caza Souza, caza onde nasceu Afonso henriques e Obviamente caza-mãe TAVORA §§

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 11:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen