Fontes de aprendizagem genealógica

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Formação

Fontes de aprendizagem genealógica

#22306 | _fRoEs_ | 03 jun 2002 14:58

Exmas. Senhoras, Exmos. Senhores,

Apesar de já conhecer algumas coisas sobre esta fantástica ciência que é a genealogia, gostaria de aprender mais e melhor.
Como tal, peço a algum de Vós que me indique um bom livro, no qual possa aprender, de facto, mais e melhor, no qual aprenda a apurar a nobreza de uma família, no qual aprenda a definir alguns cargos que foram tantas vezes desempenhados pelos nossos ascendentes, no qual possa aprender, realmente, a estudar genealogia.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Fontes de aprendizagem genealógica

#22325 | Vasco Campos | 04 jun 2002 00:05 | Em resposta a: #22306

Senhor Froes:
" apurar a nobreza de uma família "
O que é isso?
VC

Resposta

Link directo:

RE: Fontes de aprendizagem genealógica

#22330 | Zabeleta | 04 jun 2002 11:20 | Em resposta a: #22306

Exmº Senhor:
Sobre as suas preocupações genealógicas, que tal tirar um curso vocacionado para a matéria em causa? Julgo que as questões que põe, não se esgotam num só livro.
Melhores cumprimentos.
Jorge Ferreira (Galveias)

Resposta

Link directo:

RE: Fontes de aprendizagem genealógica

#22331 | JCC | 04 jun 2002 12:10 | Em resposta a: #22306

Meu Caro Luis

Você tem que se lembrar do que pergunta. Em 20 de Janeiro deste ano você enviou esta mensagem:

http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=16052

cujo teor era o seguinte:

"Caríssimos Senhores,

Venho, por este meio, pedir-Vos alguns conselhos em relação a livros para iniciados em genealogia.
Gostaria que me dissessem quais os melhores livros para quem quer, realmente, começar a estudar genealogia.
Muito obrigado.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes"

Como vê identica à que agora volta a colocar. A esta questão reponderam várias pessoas entre as quais eu próprio. As respostas estão em:

http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=16077

http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=16083

A novidade nesta sua nova questão é que você volta a baralhar tudo. Genealogia é uma coisa, linhagia outra e nobiliarquia uma terceira.

Se você quer estudar genealogia siga alguns dos conselhos que, ao longo de todo este tempo em que por aqui anda, lhe têm dado. Lamentavelmente parece-me que tem uma certa tendência a fazer perguntas e não ler as respostas...

Quanto à definição dos cargos sugiro uma consulta á obra que os nossos confrades Nuno Borrego, António Mattos Silva e Lourenço Correia de Matos em boa hora reeditaram e que foi bem divulgada neste site.

E não se esqueça que tem certamente muitos antepassados não nobres (como eu aliás) que merecem muito mais respeito, pela forma como regeram as suas vidas e serviram a sociedade do seu tempo, do que outros que, nascendo no seio de uma família em que tinham tudo para constituirem um escole, não souberam cumprir as suas obrigações e deslustraram o nome dos seus maiores.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Fontes de aprendizagem genealógica

#22339 | alentejo | 04 jun 2002 18:22 | Em resposta a: #22331

Meu Caro João,


Assino por baixo.

abraço

NB

(há almoço na 5.ª no Club de Tiro)

Resposta

Link directo:

RE: Fontes de aprendizagem genealógica

#22380 | JCC | 05 jun 2002 12:46 | Em resposta a: #22339

Off Topic com o meu pedido de desculpas

Nuno

Não consigo falar-lhe. Mudou de telemóvel? Pode levar os livros para o almoço? É às 13h?

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 00:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen