Bibliografia - Cavaleiros da Ordem de Cristo

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Bibliografia - Cavaleiros da Ordem de Cristo

#22333 | silvestre | 04 jun 2002 13:19

Caros forenses
Alguém poderia indicar-me bibliografia respeitante à Ordem de Cristo, nos sec. xvii/xviii?
Agradeço
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Bibliografia - Cavaleiros da Ordem de Cristo

#22343 | jpcmt | 04 jun 2002 19:47 | Em resposta a: #22333

Senhora D. Vera Silvestre:
Em 1717 foram editadas "Na Officina de Pascoal da Sylva, Impressor de Sua Magestade" as "Deffiniçoens & Estatutos dos Cavalleyros, e Freires da Ordem de Nosso Senhor Jesu Christo com a Historia da Origem & principio della"
Não sei se lhe pode interessar, mas tenho um exemplar; se necessitar de alguma informação nele contida, disponha.
Cumprimentos.
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Bibliografia - Cavaleiros da Ordem de Cristo

#22350 | silvestre | 04 jun 2002 21:39 | Em resposta a: #22343

Mais uma vez agradeço a sua ajuda. A informação que tenho sobre a Ordem de Cristo é quase nula, logo, não sei por onde começar. Com a ajuda de outros forenses, no tópico "Braga sec. xviii", mais propriamente através de bibliografia enviada por mail, verifiquei que Estácio de Novais de Araújo e seu filho homónimo, da cidade de Braga, foram Cavaleiros dessa Ordem.
Interessam-me as normas, o regulamento, o mais básico, para começar.
Com os meus agradecimentos.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Bibliografia - Cavaleiros da Ordem de Cristo

#22355 | jpcmt | 04 jun 2002 22:11 | Em resposta a: #22350

Senhora D. Vera:
O livro é um in-folio de grande formato, com cerca de 200 pg. Vou tentar fazer fotocópias (reduzidas para A4)das partes mais significativas. Se o seu endereço de correio já não for o mesmo, avise-me por favor (para o meu e-mail)
jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: Bibliografia - Cavaleiros da Ordem de Cristo

#22356 | magalp | 04 jun 2002 22:15 | Em resposta a: #22350

Vera Lúcia

Já li uma notícia/explicação detalhada sobre a Ordem de Cristo e as outras Ordens, aqui ma internet. Creio q. foi no "Portal da História" de Manuel Amaral, o que mais frequento a seguir a este. Confirme com GP, acho que a podem ajudar.
cmptos.
M.M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Bibliografia - Cavaleiros da Ordem de Cristo

#22368 | Portuguez | 04 jun 2002 23:57 | Em resposta a: #22333

Cara Vera Silvestre
O livro recentemente reeditado Privilegios da Nobreza etc., que agora esta na p. de entrada do GP anunciado, desenvolve especialmente esta ordem, por ser porta de entrada conferindo nobreza "de per si" na monarquia absoluta, o que aliás parece ter sido o caso do seu autor.
Cumptos.
A. Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Bibliografia - Cavaleiros da Ordem de Cristo

#22481 | silvestre | 07 jun 2002 13:03 | Em resposta a: #22333

Agradeço a todos a ajuda prestada.
O meu mail mantém-se.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Bibliografia - Cavaleiros da Ordem de Cristo

#107391 | pinheirov | 15 dez 2005 03:34 | Em resposta a: #22343

Sr. J. de Castro e Mello Trovisqueira

Passei intencionalmente pelos tópicos da GP que referem à Ordem de Cristo à procura de informações mais aprofundadas sobre esta Ordem. Estou particularmente interessado na obra a que refere neste velho tópico (Deffiniçoens & Estatutos...) e grato ficaria me dissesse onde poderei consultá-la ou adequirir-la, ou então, se existe qualquer outra obra ou reprodução de mesmo trato, mas mais acessível (se é que tal é possível).
Com os melhores cumprimentos,

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Bibliografia - Cavaleiros da Ordem de Cristo

#107394 | jpcmt | 15 dez 2005 09:12 | Em resposta a: #107391

Caro Victor M. Pinheiro:

Embora se trate de uma obra de 1718, é de presumir que exista um exemplar na Biblioteca Nacional. Não conheço nenhuma edição posterior. Contudo, se assim não for, envie-me um e-mail para [iniciais acima em username] na netcabopontopt e verei como o posso ajudar.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Bibliografia - Cavaleiros da Ordem de Cristo

#107456 | pinheirov | 16 dez 2005 00:34 | Em resposta a: #107394

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira

Agradeço a atenção prestada ao meu pedido. Comunicarei em breve via o seu mail expondo o a razão do meu interesse pela dita obra. Ao mesmo tempo informar-me-ei da disponibilidade da mesma na Biblioteca Nacional, embora não tenha oportunidade de a consultar nos tempos mais próximos.
Sinceros agradecimentos e cumprimentos.

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Bibliografia - Cavaleiros da Ordem de Cristo

#107500 | chartri | 16 dez 2005 22:30 | Em resposta a: #22481

Meus caros

Acabei de comprar "Definições e Estatutos dos Cavaleiros & Freires da Ordem de N S Jesus Cristo, com história da origem & principio della" . Trata-se de uma edição de 250 exemplares fac similiada datada de setembro de 1998, da responsabilidade de Manuel Gomes. Poderá compra-la aqui na Livraria do Guarda Mor ou ainda na Ferin onde a adquiri.

Cumprimentos

ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Bibliografia - Cavaleiros da Ordem de Cristo

#173700 | Jorge75 | 21 nov 2007 01:02 | Em resposta a: #22343

Caro confrade

Por acaso é-lhe possivel indicar-me quais os Cavaleiros da Ordem de Cristo responsáveis pela Capelania de S. Tiago de Fonte Arcada, Concelho de Penafiel? Quantos residiram efectivamente em Fonte Arcada e/ou eram de lá naturais?

Abraço
Jorge

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 22:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen