Família Bissaya-Barreto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Bissaya-Barreto

#22410 | Paulo | 05 jun 2002 22:21

Caros Colegas,

Alguém tem informações genealógicas sobre o Dr. Bissaya-Barreto, nascido em 1886 em Castanheira de Pêra?
Pais ou avós já ajudariam muito.

Obrigado

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Bissaya-Barreto

#22413 | orgc | 05 jun 2002 23:01 | Em resposta a: #22410

Se consultar a Monografia do concelho de Castanheira de Pera-de Kalidás Barreto,talvez encontre notícias que lhe interessem.Serviu-me de muito,pois tenho antepassados desta região.
Cumprimentos
Rafael Carvalho
Edição da Câmara Municipal de Castanheira de Pera-1989

Resposta

Link directo:

RE: Família Bissaya-Barreto

#22421 | Genea Portugal | 06 jun 2002 02:17 | Em resposta a: #22410

Caro Paulo
No site, encontra já o nome dos pais e avós. Faltam-nos, no entanto, outros dados genealógicos mais detalhados e, nomeadamente o parentesco com a família dos viscondes de Castanheira de Pera.
Consulte: Fernando Baeta Bissaia Barreto Rosa

Cumprimentos
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Bissaya-Barreto

#22487 | Paulo | 07 jun 2002 14:13 | Em resposta a: #22421

Carissímos Rafael e Genea,

Muito obrigado pelas informações prestadas. Apesar disso ainda não consegui o meu objectivo que é estabelecer a ligação genealógica do ilustre médico e benemérito com o Concelho de Ferreira do Zêzere, onde segundo tradição oral teria família. Na verdade há Baetas e Rosas em Ferreira mas os dados são escassos. Se alguém tiver mais algum elemento que possa ajudar...

Um abraço

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Bissaya-Barreto

#22499 | orgc | 07 jun 2002 18:24 | Em resposta a: #22487

Caro Paulo

Em Goes e Lousã há-Baetas-famílias distintas desta região,às quaisestou ligado,agora,apenas sei que é por afinidade.
Pode consultar,se não fez já:a obra-em 2 vol.-
Arquivo Histórico de Goes-do Dr.Mário Paredes Nogueira Ramos e-ao"Longo desta Ribeira",do filho-o Eng. João Nogueira Ramos,ilustre estudioso dos-Goes e de GÓIS.Se entrar em contacto com a Casa do concelho de Góis,na rua de Santa Marta,certamente o elucidarão convenientemente.Nas obras referidas além dos Goes,Baetas,fala também nos Barretos Chichorros Cortez,Bebianos(origem italiana?),Carvalhos,Fernandes,Dias,Vilas Boas,Henriques,Festas,Veigas,Silveiras,Baratas,Figueiredos Perdigões,etc,etc.Alguns destes encontram-se no concelho de Castanheira de Pera e também muito prov.nos actuais concelhos de Pedrógão Grande,Figueiró dos Vinhos e Miranda do Corvo.Não tenho tido oportunidade de desenvolver estes meus ramos.
Com os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Como me interessa muito saber sobre famílias destas regiões ficarei atento a outras informações respeitantes a este tópico.
A título de curiosidade,e vem a propósito,a minha varonia,e continua no meu neto,sem quebra até agora(embora,para mim isso não seja demasiado importante)está doc.ª a partir do fim do primeiro quartel do séc.XVII-aparece por-Carvalho-ligado a uma minha avó-Domingas de Queirós.Estão no Genea.Para trás nada sei.EStes são da freg. de São Domingos da Castanheira-conc. de Pedrógão Grande(nesse tempo)mas,hoje,cidade de Castanheira de Pera.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Bissaya-Barreto

#22513 | vbriteiros | 07 jun 2002 23:18 | Em resposta a: #22499

Caro Senhor Rafael Carvalho
Então será parente do meu amigo Dr. Manuel Baeta Trindade? Creio que ele natural dessa região!
Cumprimentos!
Vasco Briteiros

P.S. Tem informações sobre Correias de Castanheira de Pera? Procuro um Maximino Correia dos fins do sec XIX.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bissaya-Barreto

#22542 | magalp | 08 jun 2002 10:30 | Em resposta a: #22487

Caro Paulo

Ontem ouvi inúmeras memórias do Prof. Bissaia Barreto, da sua muita amizade com o Prof. Salazar, dos tempos de Coimbra, das interessantes "conquistas e navegações várias" do Prof. BB...
Para além dos relatos talvez exagerados e fantasios, fiquei igualmente a saber que o Engº Álvaro Barreto, influente e muito considerada figura no actual regime, é seu sobrinho e que muito bem domina a genealogia da respectiva família. Assim sendo, bastará contactá-lo para ter os esclarecimentos q. quer.
cmptos.
M.M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Família Bissaya-Barreto

#22566 | orgc | 08 jun 2002 17:29 | Em resposta a: #22513

Caro Senhor Vasco de Briteiros
Os meus agradecimentos pala atenção dispensada.
Sobre-Correias-de Castanheira de Pera não sei informar.
O meu parentesco indirecto com-Baetas-resulta do casamento de minha prima-Dr.ªMaria Graciette Afonso Teixeira Nunes(nat.do Algarve e filha de um primo-irmão de minha Mãe)casada com o Dr.Amílcar Neves Sandinha-de Albergaria-Góis,da família-Baeta-pela mãe..

Os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 07:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen