Famílias Pechem / Rocharte ou Pechão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias Pechem / Rocharte ou Pechão

#22502 | joaquimreis | 07 jun 2002 21:20

em especial de albufeira ou mexilhoeira grande e figueira (algarve). desejava que pessoas que tenham antepassados com estes nomes: Pechem, Pechão, Pecham, Rocharte, Rochado,Rochato ou cuja dicção seja parecida, para dizerem algo, pois foi encomendada a vossa árvore genealógica por um vosso parente italiano.

Resposta

Link directo:

RE: familias pechem / rocharte ou pechão

#22503 | joaquimreis | 07 jun 2002 21:22 | Em resposta a: #22502

sabemos existir um rogério pechem em albufeira e haviam outros ramos da familia na guia/vale da ursa e na figueira (portimão).

Resposta

Link directo:

RE: familias pechem / rocharte ou pechão

#27512 | zedonordeste | 27 set 2002 18:09 | Em resposta a: #22503

Sem querer encontrei gente dessa nos EUA, França (Moselle) e Alemanha. Ao que parece serão de origem franco-chinesa ou mesmo tailandesa (!) Pode ver nos mormons, ou nos arquivos de genealogia de França. Também em Shangai existem várias companhias de combustíveis pertencentes a esta familia. Nomeadamente em Portugal os combustiveis Petrochem e o Circo Chen.
JFAB

Resposta

Link directo:

RE: familias pechem / rocharte ou pechão

#46847 | casa_loulé | 04 set 2003 02:19 | Em resposta a: #27512

Ao que parece este nome será de origem estrangeira, mas não será uma forma alterada dos nomes pechins ou pincho ? Também na Guia-Albufeira existem pessoas com estes sobrenomes. Se alguem do forum poder ajudar agradecia, pois tambem tenho costados em pechem. Nomeadamente um bisavô do qual apenas sei que usava Antonio Martins Pechem, aparecendo como Antonio Rocharte Pechem ou Antonio Martins Rocharte noutros documentos e que terá nascido em 1893 na Guia-Albufeira, filho de Manuel Martins Rocharte (Pechem) e de Maria Doroteia.

Resposta

Link directo:

RE: familias pechem / rocharte ou pechão

#46850 | rgc | 04 set 2003 03:37 | Em resposta a: #46847

Minha Senhora

Fiquei deveras encantando com a sua "sugestão" de-pechem-ser uma uma alteração do apelido -pincho. Como tenho muitos antepassados algarvios- Pincho -,fiquei deveras interessado por este assunto.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: familias pechem / rocharte ou pechão

#46851 | rgc | 04 set 2003 03:41 | Em resposta a: #46850

Desculpe a minha distracção pelo tratamento.
R C

Resposta

Link directo:

RE: familias pechem / rocharte ou pechão

#46852 | casa_loulé | 04 set 2003 04:02 | Em resposta a: #46851

Saberá o senhor que as funcionárias do registo civil e até os senhores priores, antes destas, costumavam escrever certos nomes conforme lhes soava, adulterando por vezes a forma escrita dos mesmos. Isto apenas foi uma suposição, e já que sou novo por aqui, peço desculpa se cometer alguns erros. Mas se souber mais sobre este assunto, nomedamente onde conseguir elementos de prova para a minha genealogia, a qual por outra parte engata no Senhor D. Pedro IV, através de nossa real avó D. Ana De Jesus.

Resposta

Link directo:

RE: familias pechem / rocharte ou pechão

#46853 | casa_loulé | 04 set 2003 04:04 | Em resposta a: #46852

desde já agradeço a colaboração. a mensagem foi cortada por isso aqui mando o resto.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pechim

#46902 | rgc | 04 set 2003 16:03 | Em resposta a: #22502

Caros Senhores

Acerca das armas heráldicas dos - Pechim.

Nas armas de Thomaz Pousadas Zagalo-de Évora, filho do Dr. Manuel Pouzadas Pechim,etc.,etc. ref.ªn.º 2328-no Archivo Heráldico-Genealogico, por Sanches de Baena, figuram além dos ZAGALO e SEIXAS, as armas heráldicas dos- P E CH I M - de PRATA semeada de ARMINHOS pretos e entre eles três COTICAS sanguíneas, em banda.
Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pechim

#46940 | joaquimreis | 04 set 2003 21:06 | Em resposta a: #46902

Parece que este tópico está agora a ser concorrido. Ao que parece esta familia pechem, deve ter que ver é com pechins e não com outras como se indica atrás, mas por falta de elementos que confirmem ou desmintam não digo mais. Já agora gostava que o Senhor Rafael Carvalho me informasse como eu podia obter mais dados sobre pechins etc.
Obrigado Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família Pechim

#46949 | rgc | 04 set 2003 22:55 | Em resposta a: #46940

Caro Joaquim Reis

Tenho muito gosto em dar a informação que tenho,não será a desejada; porém,poderá ser-lhe útil.
Há já uns anos, quando prestei serviço militar em Évora,frequentava a biblioteca pública e me apercebi do seu acervo documental e como andava muito curioso acerca dos monumentos desta cidade tentei rodear-me de bibliografia acerca desta notável cidade portuguesa e adquiri muitos exemplares dos Boletins -A Cidade de Évora- cuja colaboração e artigos são verdaeiras preciosidades, na sua maioria ( é a minha opinião,de um interessado nestes assuntos e nada mais); mas em especial OS CADERNOS DE HISTÓRIA E ARTE EBORENSE, do infatigável e valioso investigador que foi Túlio Espanca e num destes cadernos,ao que suponho, pois por esquecimento e ainda muito longe de me dedicar aos assuntos de Genealogia, não tirei a ref.ª do ano e resp.o n.º desse Caderno.
Mas por feliz acaso lembrei-me de destacar as folhas extra-texto onde figuram as reproduções do frontispício (rosto)e brasão da carta de armas do capitão de Cavalos Agostinho da Cunha Soutomayor cavalleiro do abito de Chrifto e do Liuro & Brazam d´Armas de Fidalguia e Nobreza de Thomaz Pouzadas Zagalo, da carta de armas de Andre Fernandes da Camara Canellas, de Gonçalo Pires Valente,de Luís de Mira de Sequeyra,de Ruy de Sequeira de Lima e a que nos interessa agora: a do prior Misericordia de Elvas, onde num escudo esquartelado estão: Seixas, PECHIM, e Zagalos ( dispenso-me de empregar os termos e a forma heráldica própria para tais descrições,que vêm descritos nas fontes que indicarei )este prior chamado João Baptista Pouzadas era irmão do referido Thomaz Pouzadas Zagalo a cuja carta de Fidalguia e Nobreza vinha esta anexa onde figuram os -PECHIM.
Hoje não sei onde estavam essas folhas,q.colei no Armorial Lusitano. Tenho o defeito ou qualidade, conforme as opiniões, de anotar os livros e até de colar recortes de apontamentos impressos(dispersos de jornais,etc.) nas obras sobre os assuntos respectivos. E felizmente tenho alguma coisa,apontamentos difíceis de obter.
Vou indicar-lhe onde aparece a referência a PECHIM,além do Arquivo Heráldico e Genealógico, de Sanches de Baena, conforme minha informação anterior, neste tópico e ainda em CARTAS DE BRASÃO, de António Machado de Faria Pina Cabral e no Mns 1 vol iluminado, encadernado em veludo - Bib. Pub. de Évora- ano de 1646 -Livro e Brasão de Tomaz Pouzadas Zagalo e talvez no fundo Manizola da Biblioteca Pública de Évora se encontrem mais referências. Será de grande utilidade para quem se dedica às Genealogias Alentejanas que consultem o imprescindível trabalho de António Pedro de S.A.Sameiro intitulado SUBSÍDIOS para uma BIBLIOGRAFAIA GENEALÓGICA de algumas famílias do ALENTEJO.
É um estudo quase exaustivo e vasto que considero de grande valor pela informação de fontes e resp. cotas que indica.
Vem este trabalho no BOLETIM CIDADE DE ÉVORA -Boletim da Comissão Municipal de Turismo .N.ºs 53-54 ANOS XXVII-XXVIII JAN-DEZ-1970-71.
Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pechem

#46958 | Carlos Silva | 05 set 2003 08:48 | Em resposta a: #27512

A proposito dos Pechem de moselle, deixo aqui copia do que escrevi, suspeito que sem o minimo proveito para os que estudam os Pechem, noutro topico (Ascendencia Francesa).

Fica portanto para memoria no devido topico :

Penso que houve apenas um Pechem em Moselle, que foi Pierre Pechem, que casou a 23/01/1731 com Catherine Lallemand, em Hombourg-Haut (dep. de Moselle), filho de Jean Pechem e Elisabeth Musappel, oriundo de Brixen (nào sei se Brixen im Tale, da Austria, ou Brixen do Tirol italiano).

So lhe conheço uma filha casada (em 1768 com Pierre Muller), e julgo que nào houve geraçào do apelido.

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pechem

#47042 | zedonordeste | 05 set 2003 20:59 | Em resposta a: #46958

Vendo no site da igreja mormon, encontrei o seguinte sobre esta familia:
Peter Pechem (penso que será o mencionado pelo senhor Carlos Silva como Pierre, já que a data e o nome da esposa são os mesmos). de Hambourg Haute- Moselle France casou com Catherine Lahment filha de Franz Lahment e de Johanna Gyle em 23/1/1731 ;

Na alemanha:
Joannem von Pechem filho de Anthonii von Pechem e de Annae Von Rodenkirchen batisado em 6/7/1600;

Paulum Pechem casou em Preussen a 20/7/1773 com Annan Mariam Jaeger

Na américa, Tennessee: M.C. Pechem (female) casou em 28/6/1892 com Lafayette Norman

J Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Família Pechim

#47044 | zedonordeste | 05 set 2003 21:07 | Em resposta a: #46949

Verifiquei em tempo que existem no mesmo site, várias referencias a Pechin, Pechen ou Pechan, tudo levando a crer que se trata do memso apelido.

J Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Família Pechim

#47045 | zedonordeste | 05 set 2003 21:39 | Em resposta a: #47044

E ainda do mesmo site e com base no inicio do tópico:
Joseph Rochate filho de François Rochate e de Françoise Catherine Soubriare, nasceu em Meurthe et Moselle France em 25/4/1805 e faleceu a 10/5/1805;

Nicolas Rochate casou em Badonviller Meurthe et Moselle France com Marie Camusky em 27/6/1690;

Maria Joseph Pechen casou em Montigny-sur-Meuse Ardennes France a 1/5/1746 com Lambertus Ernoud;

Andreas Pechen, filho de Peter Pechen e de Dorothea em Preussen a 7/5/1578;

J Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Família Pechim

#47046 | zedonordeste | 05 set 2003 21:41 | Em resposta a: #47045

Em Muerte et Moselle France e Preussen tambem aparecem muitas pessoas com o sobrenome Bechen (será o mesmo descaligrafado ?)

J Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pechem / Rocharte ou Pechão

#47434 | joaquimreis | 10 set 2003 02:17 | Em resposta a: #22502

Já agora gostava de saber onde o senhor ze do nordeste foi encontrar esses dados, afim de consultar os mesmos.

E ao senhor Rafael mais uma vez agradeço.

Obrigado

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pechem / Rocharte ou Pechão

#80770 | FS | 04 jan 2005 12:13 | Em resposta a: #22502

Boa Tarde
Em relação a este apelido nada tenho mas existe o apelido PESCADARTE/PISCADARTE conforme os funcionários do Registo escrevem, no entanto pode ser uma corruptela/junção dos dois apelidos, estou a estudar mais sobre este apelido, pois é o apelido da minha mãe, o meu avô é originário de Portimão, conforme me conta a minha tia, mas não tenho a certeza. Estou à espera das certidões de nascimento, no entanto o caso mais engraçado é que temos a particularidade de termos olhos rasgados, meios-achinezados, e a minha mãe fala que a familia é oriunda de Macau. Quando tiver mais certezas ou seja papeis na mão logo informo.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pechem / Rocharte ou Pechão

#84963 | josemariaferreira | 22 fev 2005 16:43 | Em resposta a: #22502

Caro Joaquim Reis

Num alvará de segurança à nau "Cristófara" de Tomar Guyl de Inglaterra, encontrava-se no ano de 1439 como mestre daquela embarcação um tal RICHARTE.
Não sei até que ponto terá a ver este nome, com o apelido RECHARTE, que se encontra no séc. XIX no Algarve, principalmente no concelho de Albufeira e arredores. Terá este apelido dado origem ao actual Rocharte que ainda é usado por algumas famílias oriundas do Sul de Portugal? Conheço uma família de apelido ROCHARTE a morar nos arredores de Lisboa, cujos ascendentes conhecidos mais remotos são oriundos de Pêra no Algarve.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pechem / Rocharte ou Pechão

#84992 | joaquimreis | 22 fev 2005 19:28 | Em resposta a: #80770

É de interesse aprofundar esta ligação pois tambem penso que poderá existir um desfazamento dos apelidos e ser uma junção dos dois, pois certas caracteristicas coincidem.

Cumprimentos
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pechem / Rocharte ou Pechão

#84995 | joaquimreis | 22 fev 2005 19:34 | Em resposta a: #84963

Caro Zé Maria: o apelido Rocharte (com as variantes Richarte, Recharte, Rochate(o)) pertence à mesma familia, pois tb os meus ancestrais são de Pera-Silves e Guia-Albufeira, sendo que inicialmente e durante 4 ou 5 gerações foi utilizado sempre Martins Rocharte Pechem (pexem, pichem, pecham, pechão). Encontram-se espalhados pelo país e quem sabe serão mesmo descendentes ou parentes desse tal Richarte.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pechem / Rocharte ou Pechão

#91651 | josemariaferreira | 24 mai 2005 14:36 | Em resposta a: #22502

Caro Joaquim Reis

Descobri no Arq. Militar uma nomeação a capitão de infantaria, (para uma companhia que lhe fosse ulteriormente determinada), o súbdito de Sua Magestade Britanica, DAVID PECHE. Determinando ainda que o nomeado capitão deveria vencer o dobro do soldo dos oficiais portuguêses da mesma patente. Isto passava-se no ano de 1762, altura em que vários militares inglêses, integraram o exército português.
Por se desconhecer a origem do apelido PECHEM, lembrou-me colocar aqui esta mensagem, talvez ela possa trazer alguma nova pista (ou mesmo fazer luz) sobre o assunto.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pechim

#106671 | pechimsoares | 03 dez 2005 05:42 | Em resposta a: #46940

Meu sobrenome é Pechim. Sou do Brasil. Por favor, entre em contato comigo:
pechimsoares@bol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pechem / Rocharte ou Pechão

#106695 | jvaldeira | 03 dez 2005 14:44 | Em resposta a: #84995

Caro Joaquim Reis,

Estive a ver os dados aqui constantes e surgiu-me a ideia sobre se estes Pexem/Pichem terão alguma coisa a ver com com uma Nichem que tenho em Estômbar e que terá raízes em Albufeira pelo lado paterno.

Trata-se de Catarina de Nichem, filha de Luís Viera Alvaleide e Leonor Dias que cc André Martins em Estômbar em 1689. Mais detalhes em

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=93054

Que lhe parece? É descabido?

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

Para Carlos Silva

#106741 | pechimsoares | 04 dez 2005 12:11 | Em resposta a: #46958

Sou brasileira e tenho o sobrenome Pechim. Faço a genealogia da minha família por quase 15 anos, no entanto não tem sido muito fácil por não saber a exata procedência do meu sobrenome.
Percebi que o senhor passou algumas informações ao senhor Joaquim Reis, com quem também já procurei contato. No que o senhor pode me ajudar em relação ao sobrenome de minha família? Eu lhe ficarei eternamente grata!
Muitas vezes me sinto desanimada por não conseguir as informações de que necessito. Se poder me ajudar, lhe ficarei grata. Desde já fica o meu agradecimento. Meu e-mail: pechimsoares@bol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Pechim

#106745 | Carlos Silva | 04 dez 2005 13:05 | Em resposta a: #106741

Cara Colega,

Saber a procedência do seu apelido é interessantissimo, obviamente, mas nào é melhor do que estabelecer uma linha de ascendência (documentada) geraçào apos geraçào.

Para saber onde vivem hoje os individuos de apelido Pechim em Portugal pode fazer uma pesquisa no site 118.pt
Sempre pode ter algum interesse.

Sào menos de dez, julgo que todos do centro de Portugal.

Lamento nao saber ajudar melhor.
C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Para Carlos Silva

#106750 | josemariaferreira | 04 dez 2005 13:59 | Em resposta a: #106741

Cara Pechim Soares

O sobrenome ou apelido Pechim, poderá muito bem ter a sua origem toponímica na Itália mais propriamente na Sicília na localidade de POCHINO. Devido a migrações os seus habitantes passaram à Espanha e Portugal com o nome de Pechinas, Pechins e Pechões, onde ouve localidades que tomaram este nome por nelas morarem ou fundarem.
Em Espanha existe uma localidade denominada de Pechina perto de Almuría e em Portugal existem as localidades de Pechins, perto de Tomar e Pechão no concelho de Olhão no Algarve, onde nesta tenho ainda familiares.
Sobre a origem do nome Pechim deixo-vos aqui a opinião do Padre Jacinto Nunes:
"Perto do Rio Nabão, no sul da freguesia de Almoster, encontra-se o lugar de Pechins. Um nome estranho que o Padre Jacinto Nunes, Pároco de Pussos e Rego da Murta, acha que vem de peixe. Baseia esta sua opinião em dois factos:

1. Toda esta zona foi outrora mar. O que cientificamente está correcto. O lugar da Banhosa, da Freguesia da Pelmá e ali bem perto, teria mesmo sido uma cidade romana chamada Sellium. O seu nome provém de ser estância balnear.

2. O falecido Padre jesuíta Abel Guerra "viu" através dum mapa e dos seus conhecidos dotes extra-sensoriais a existência de dados arqueológicos que confirmam o que foi dito atrás.

Sem pôr em causa nenhum destes argumentos, penso que é mais provável que o nome Pechins venha de pichis que é o nome de plantas medicinais de propriedades diuréticas. Esta palavra está mais próxima de Pechins do que peixes. Mas não repugna aquela opinião, não por esta zona ter sido mar, o que já lá vai há milhões de anos, mas porque ali passa perto o Rio Nabão e outrora o nível friático poderia fazer com que sempre tivesse água para os peixes sobreviverem.

Apesar da sua possível credibilidade da opinião do Padre Jacinto Nunes, tenho uma opinião diferente, que poderão estes Pechins ter vindo da Sicília e poderão estas migrações estar ligadas aos movimentos de Francisco de Fiore e de S. Bernardo que a partir da Itália se espalharam por toda a Europa, não esquecer que Tomar foi sede da Ordem dos Templários.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pechem / Rocharte ou Pechão

#107211 | pechimsoares | 11 dez 2005 22:56 | Em resposta a: #22502

Que informações você pode me oferecer sobre o sobrenome Pechim?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pechem / Rocharte ou Pechão

#131398 | judiaria | 17 out 2006 03:12 | Em resposta a: #91651

Desculpe só hoje responder à vossa mensagem de 24/5/2005, mas tenho em meu poder informação documentada, que antes dessa data já vinha a ser utilizado Martins Recharte Pechem. Mas pode ser que exista uma ligação ao nome, pois inicialmente era apenas Recharte; como tenho ois estudos genealõgicos a decorrer, pode ser que na próxima ida à Torre encontre mais alguma coisa de interesse.

Cumprimentos


Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: familias pechem / rocharte ou pechão

#131399 | judiaria | 17 out 2006 03:22 | Em resposta a: #46850

Caro Rafael
De ligações mesmo com o sobrenome Pincho à minha familia, tenho:
José dos Santos Pincho casado com Thereza de Jesus (ambos de Estombar), pais de Anna Thereza e Manoel Aleixo;

Joaquim dos Santos Pincho, morador no Moinho do Rosário, que casa em Silves a 16/2/1846 com (nome ilegivel no assento).

De salientar que os meus ancestrais com o sobrenome Aleixo e Pincho eram moleiros, e todos os moinhos de água da bacia do Arade (Silves, Estombar, Fontes,etc) foram tomados de renda por eles, existindo até as designações de Moinho do Aleixo e de Moinho Valentim, além de que no Moinho das Fontes de Baixo tambem esteve um destes familiares. Não me admira que tenha havido uma adulteração do nome, mas por agora tambem não o posso provar.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pechem / Rocharte ou Pechão

#131401 | judiaria | 17 out 2006 03:28 | Em resposta a: #106695

Caro J Valdeira

Não me parece nada descabido que essa Nechem seja o apelido Pechem com a letra trocada. Vou ver os antepassados no site e tomar nota, talvez consiga encontrar algo e dpois digo-lhe.

Cumprimentos

Joaquim reis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pechem / Rocharte ou Pechão

#265228 | GonçaloRochato | 13 nov 2010 14:01 | Em resposta a: #22502

Caro amigo,

o meu nome é Gonçalo Rochato. O meu pai é Manuel Rochato, e seu pai Manuel Francisco Rochato.
Encontramo-nos na zona de Portimão, mais propriamente Figueira.

Aguardo a sua resposta brevemente, pois nós também gostaríamos de saber mais sobre os nossos antepassados.

Obrigado,
Gonçalo Rochato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pechem / Rocharte ou Pechão

#343881 | judiaria | 17 mar 2014 02:11 | Em resposta a: #265228

Boa noite
só hoje reparei nesta mensagem. Ora tenho ascendentes recharte cujo nome aparece com diversas grafias recharte/rocharte/ rochate/rechate/rechato /richarte mas que a família será a mesma, aparecendo por ramo como Pechem ou Pechão. Na Mexilhoeira Grande estão descendentes de Manuel Martins Recharte natural da Guia e que casou em Lagos, tendo filhos na Mexilhoeira. Sabe indicar-me o nascimento do seu avô ? Para poder recuar e entroncar com os dados que tenho. O ramo da figueira será originário dos de Arão e da Mexilhoeira Grande. Já os de Odeaxere também tem o mesmo tronco sendo primos dos da Mexilhoeira Grande.

Cumprimentos

J Reis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 00:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen