Família Valadares/Brito/Mendonça

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões | Famílias

Família Valadares/Brito/Mendonça

#22791 | DBismarck | 12 jun 2002 11:54

Procuro informações sobre António de Valadares que foi Moço de Câmara, Escudeiro, Escudeiro Fidalgo e, posteriormente, Fidalgo da Casa de D. Filipe I, que terá sido Escrivão Comissário das Ilhas da Madeira e Porto Santo, mais tarde proprietário do ofício de Escrivão das vilas de Angeja, Frossos e Pinheiro.
Este António de Valadares foi casado com uma senhora de apelido Brito ou Mendonça, já que tiveram, pelo menos, 5 filhos cujos nomes são os seguinte: Domingos de Brito que casou com Maria de Magalhães (de Azevedo de Mariz), Antónia de Mendonça que casou com o Ld.º Manuel Henriques do Amaral, e António, Bernardo e Duarte de Valadares.
A quem tiver informações sobre esta família, o meu muito obrigado.
DBismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Valadares/Brito/Mendonça

#22804 | valadares | 12 jun 2002 16:06 | Em resposta a: #22791

Caro Sr.:

Apesar da resposta não ser a questão formulada pelo Sr., permita-me trazer uma contribuição sobre os VALADARES do Brasil. Apesar da sua pouca difusão no país. Há somente três famílias perfeitamente definidas que utilizam este toponímico português como nome de família. Há também casos individuais, por exemplo, vive em Campinas, um cidadão indiano de nome Valadares oriundo de Goa. As três famílias são de origem portuguesa e dedicam-se a política com relativo sucesso.

A mais importante delas, é dos Valadares de Minas Gerais, cujo tronco é o o Capitão de Ordenanças José Fernandes, português, natural de Valadares, Couto de S. Cristóvão de Lafões, que tomou para sobrenome o nome de sua naturalidade para livrar-se de homônimos, cujo filho o capitão Joaquim Cordeiro Valadares, casou-se com uma filha da grande latifundiária Joaquina Bernarda da Silva Abreu Castelo Branco Souto Maior de Oliveira Campos, a Dona Joaquina do Pompéu (1750?-1824), e seus descendentes assumiram a direção política da província e estado de Minas Gerais, a partir do século XIX. Desta estirpe sairam inúmeros Vereadores, Prefeitos e chefes políticos, notadamente da região de Pitangui, dois deles, por terem agido nacionalmente são os mais conhecidos. O primeiro deles é Benedito Cordeiro de Campos Valadares, jurista, que foi até deputado federal. Mas quem deu renome a família foi seu sobrinho Benedito Valadares Ribeiro (1892-1973), professor, advogado e político habilidossímo, que ocupou quase todos os cargos na administração pública.

A segunda é de Pernambuco, mais precisamente de S. José do Egito. Ela começou com o comerciante e fazendeiro Inácio Mariano Valadares (1896-1966), respeitado chefe regional e que também transferiu o seu carisma eleitoral para a sua família, elegendo-os para Prefeitos e Deputados.

A última delas, de origem cristã-nova, dirige politicamente uma pequena cidade do interior de Sergipe, Simão Dias. O seu patriarca foi o industrial Pedro Almeida Valadares (1911-1965), que foi Prefeito da cidade e deu inicio na dinastia. O seu filho, Antonio Carlos Valadares, atual Senador por Sergipe, já foi Prefeito, Deputado Estadual e Federal e Governador do Estado. Os outros filhos, a esposa e um neto de Pedrinho Valadares também exerceram cargos eletivos.

Aproveitando o tópico gostaria de receber informações sobre o Licenciado Jorge de Valadares, médico cristão-novo, que chegou ao Brasil no final do século XVI. Ele é considerado o primeiro médico brasileiro.

Agradeço também a quem sugerir bibliografia sobre este personagem.

Paulo Valadares

faiguen@attglobal.net

Resposta

Link directo:

RE: Família Valadares/Brito/Mendonça

#160594 | FLAVIO VALADARES | 23 jun 2007 00:58 | Em resposta a: #22804

Olá!


Achei muito de grande valia seu estudo sobre a familia Valadares, já busquei muito sobre este nome mas sempre encontrava coisas vagas sobre assunto... mas agora encontrei um materia solida e muito aprofundada ... Parabens pelo belissimo trabalho.... de pesquisa...

atenciosamente

Flavio Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Família Valadares/Brito/Mendonça

#160596 | FLAVIO VALADARES | 23 jun 2007 01:25 | Em resposta a: #22791

Bom


MEu avo falecido Valdemar Valadares Roberto, seus familiares são de Rondonia cidade de Jaru, eu herdei de meu avo o sobre nome e meu irmão tambem. E tudo que sei sobre ele até ler sua materia.....

um abraços

a todos ... desta enorme familia Valadares

do qual eu irei passar para meus filhos .

att.
Flavio Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Família Valadares/Brito/Mendonça

#160601 | Duarte CB | 23 jun 2007 02:38 | Em resposta a: #22791

Caro DBismarck,

Julgo que folheei um livro de genealogia, há uns meses, que se dedicava exclusivamente à família Valadares. Não tenho a certeza, mas quando estiver com o dono do livro vou-me certificar se era mesmo sobre essa família e dar-lhe, então, mais informações. Julgo que o livro poderá responder à sua resposta.

Cumprimentos,
Duarte Cruz Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Família Valadares/Brito/Mendonça

#160948 | DBismarck | 26 jun 2007 11:01 | Em resposta a: #160601

Caro Duarte Cruz Bucho,

Muito obrigado pela sua informação.
Ficarei então a aguardar.
Cumprimentos,

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Valadares/Brito/Mendonça

#189318 | renatinho | 23 mar 2008 19:13 | Em resposta a: #160948

oi amigos gostaria de saber o nome dos pais do meu avo almir jose valadares de pompeu

Resposta

Link directo:

RE: Família Valadares/Brito/Mendonça

#263086 | ASSIS VALADARES | 29 set 2010 14:33 | Em resposta a: #160594

Achei seus estudos de grande importancia para nós Valadares e para o Brasil pois somos uma família que contribuiu e muito para a historia deste país. meu nome é Francisco de Assis Valadares, natural de Teresina-PI, filho de João de Deus Valadares natural de Jerumenha-PI e neto de Vicente Fernandes Valadares (não sei a naturalidade). A que origem desta magnânima família pertenço? de já agradeço!

Resposta

Link directo:

RE: Família Valadares/Brito/Mendonça

#289371 | NRCV | 16 out 2011 22:28 | Em resposta a: #22804

Vc mostra interesse na pessoa de JORGE DE VALADARES, encontrei informações sobre ele (http://medicosilustresdabahia.blogspot.com/2011/02/231-e-232-jorge-valadares-e-jorge.html e também http://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos_view.asp?a=456&p=0), segundo pesquisas JORGE DE VALADARES foi o primeiro médico diplomado a exercer medicina no Brasil, integrante da comitiva do governador Tomé de Souza, empossado em 1549 no cargo de físico-mor da cidade de Salvador, então sede do Governo Geral do Brasil. Assim sendo, foi ele também o primeiro Valadares no Brasil, então foi a partir da Bahia que esta família vinda de Portugal se espalhou pelo Brasil. Sou Nadja Cerqueira Valadares filha de Francisco Almeida Valadares, falo de Salvador/Bahia. Gostaria de saber a ligação dos Valadares da Bahia com os de Minas Gerais, pois meu pai contava-nos antes de morrer que éramos parentes do homem que iniciou JK na política, ou seja, Benedito Valadares. Quero muito saber a origem de minha família, se vc ou qualquer outra pessoa tiver outras informações, peço a gentileza de informar.
Nadja Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Família Valadares/Brito/Mendonça

#289456 | pvaladares | 18 out 2011 02:04 | Em resposta a: #289371

Boa noite, Nadja.
Conheço as referencias que você cita sobre o Jorge de Valadares.
Por gentileza entre em contato comigo pelo email:

prsvaladares arroba terra.com.br

Obrigado,

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Família Valadares/Brito/Mendonça

#294616 | DBismarck | 13 jan 2012 10:49 | Em resposta a: #160601

Caro Duarte Cruz Bucho,

Uns anos mas tarde, aqui estou de novo á vilta deste tema.
Nunca chegou a dizer-me que livro era esse.
Ainda tem alguma ideia sobre este assunto?
Obrigado.
Cumprimentos,

D.Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Valadares/Brito/Mendonça

#294675 | JoãoGaspar | 13 jan 2012 20:42 | Em resposta a: #22791

Caro DBismarck,

Não tendo respostas directas para lhe dar, partilho no entanto um registo paroquial que encontrei à pouco tempo sobre pessoas da familia Mendonça de Valadares que lhe poderão ou não, interessar.

Com os melhores cumprimentos,

João Gaspar


4 Abril 1758
Francisco de Mendonça da Costa de Valadares e Vasconcelos
filho de:
Aires de Mendonça Cortés da Costa Valadares cc D.Anarda Maria Joaquina Pereira de Vasconcelos
neto paterno de:
Fernando de Mendonça Cortés (São Lourenço de Carnide) cc D. Susana Madalena de Valadares (vila de colares)
neta materna de:
Manuel Machado Coelho cc D.Eugénia Mauricia (...)
pp Frei João Pacheco

O pai do baptizado encontra-se na base de dado do geneall.net.

Resposta

Link directo:

RE: Família Valadares/Brito/Mendonça

#294706 | JoãoGaspar | 14 jan 2012 03:33 | Em resposta a: #294616

Caro DBismarck,

Encontrei outro:


5 Setembro 1759
Maria Ana Isabel de Mendonça de Valadares e Vasconcelos
filha de:
Aires de Mendonça Cortés cc D.Anarda Maria Pereira de Vasconcelos
neta paterna de:
Fernando de Mendonça Cortés cc D. Susana Madalena de Valadares
neta materna de:
Manuel Machado Coelho cc D. Eugénia Mauricia de Cordova , naturais de samora correia.
Padrinho: Seu tio Frei João Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Família Valadares/Brito/Mendonça

#294838 | DBismarck | 16 jan 2012 10:15 | Em resposta a: #294675

Caro João Gaspar,

Obrigado pela sua colaboração, mas os Valadares/Brito/Mendonças que procuro são do final do século XVI e início do XVII.
Cumprimentos,

D.Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Valadares/Brito/Mendonça

#309808 | lailaines | 08 jul 2012 02:42 | Em resposta a: #22791

Boa noite1 Também pertenço a familia Valadares. Sou de Timóteo/MG, minha me é de Ferros/MG, dela que herdei o sobrenome de Valadares. O sobrenome dela é DE VALADARES. Algem sabe me informar, a origem do sobrenome DE VALADARES nesta regiao de Minas Gerais?

Resposta

Link directo:

Família Valadares/Brito/Mendonça

#424764 | chriscp | 07 jun 2020 21:55 | Em resposta a: #22791

Minha bisavós se chamava Bráulia Valadares, acredito q tenha nascido no Maranhão, pois o filho dela (meu avô) nasceu em Carolina-MA, estou buscando dados para continuar a fazer a árvore genealógica, se alguém estiver pesquisando esse sobrenome na região do MA, por gentileza, entre em contato, quem sabe possamos ajudar um ao outro

Resposta

Link directo:

Família Valadares/Brito/Mendonça

#424776 | ASSIS VALADARES | 08 jun 2020 15:48 | Em resposta a: #22791

Bom dia!
Sou do Piauí e tenho parentes em Carolina - MA, se possível me envie o nome completo de seu avô ou dos filhos dele,é para poder refinar as pesquisas em meus arquivos.

Resposta

Link directo:

Família Valadares/Brito/Mendonça

#432734 | linabrito | 12 abr 2021 18:02 | Em resposta a: #22791

Caro DBismarck

Tenho uma questão relativa a este tópico que me interessa já que Domingos de Brito é meu 11.º avô. Houve avanços em relação ao estabelecimento da origem da sua mulher Maria de Magalhães? Por mero acaso penso ter encontrado um assento que pode ser útil na proposta da sua filiação.

Com os melhores cumprimentos.

Paulo M.P. de Brito
Aradas, Aveiro

Resposta

Link directo:

Família Valadares/Brito/Mendonça

#438876 | lirialn | 28 jan 2022 11:29 | Em resposta a: #424764

Ola, Chris. Quem sabe podemos cruzar algumas informações. A familia do meu bisavo é de Carolina - MA e de FIladelfia-TO. Eles sao da familia Abreu/Alves (de) Valadares.
Att, Liria

Resposta

Link directo:

Família Valadares/Brito/Mendonça

#438877 | lirialn | 28 jan 2022 11:31 | Em resposta a: #424776

Ola, Assis. Creio que eu tambem possa ajudar ou ser ajudada. Quem sabe podemos trocar algumas informações. A familia do meu bisavo é de Carolina - MA e de Filadelfia-TO. Eles sao da familia Abreu/Alves (de) Valadares.
Att, Liria

Resposta

Link directo:

Família Valadares/Brito/Mendonça

#438878 | DBismarck | 28 jan 2022 11:42 | Em resposta a: #432734

Bom dia.

Só agora vi a sua mensagem. Não consegui avançar mais. Se tiver alguma informação que queira partilhar agradeço.
Estou quase a fechar um trabalho sobre esta família, para publicar. Pode indicar-me de que ramo descende?
Muito obrigado.

Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

Família Valadares/Brito/Mendonça

#438910 | linabrito | 29 jan 2022 21:20 | Em resposta a: #438878

Boa tarde
Sou descendente de Domingos de Brito através dos Britos do Vale de Arouca, ou seja, sou 8.º neto de Serafina Soares de Brito que casou na Casa de Minhãos, freguesia de Santa Eulália. A linha consta no geneall (onde estou registado com o nome da minha mulher) e numa árvore que estou a construir no FamilySearch.
O assento que referia trata-se de um assento de batismo carregado no primeiro livro paroquial de Nogueira do Cravo (imagem 11), de 26.08.1612, onde a madrinha é identificada como "Maria de Magalhães de Arrifana, mulher de Domingos de Brito". Presumo que seja Arrifana de Santa Maria. No entanto, se esta Maria de Magalhães era de Arrifana (e dada a cronologia e sabendo que a sua descendência é também Azevedo), penso seria possível estabelecer uma hipótese sobre a sua ascendência. Gostaria de saber a sua opinião sobre esse assunto.
Cumprimentos.
Paulo Brito

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 21:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen