Barreto Atalayão: cristão-novo ou anarquista ?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Barreto Atalayão: cristão-novo ou anarquista ?

#22799 | valadares | 12 jun 2002 15:28

Funcionou em Lisboa, uma sinagoga com minian (quórum religioso) de ascendência conversa, a Kehilath Israel Bené Anussim Belisboa (Comunidade Judeo-marana de Lisboa), onde o governante António de Oliveira Salazar era considerado o patrono. Tanto que ele foi homenageado nela. “Em nome do Mahamad discursou o Sr. Dr. Hamilcar da Silva Lobo (Alvito) ilustre parnás-presidente, sobre o têma “O conceito aristotélico de política e as teorias corporativas do Prof. Salazar”...em seguida o Sr. Prof. Dr. Barreto de Atalayão descerrou o retrato do Sr. Dr. Oliveira Salazar que se encontrava coberto com a bandeira nacional” (Homenagem em 22 de junho de 1937, cf. Ha-Lapid nº 80, junho e julho de 1937, p. 8).
Qual não foi a minha surpresa, ao procurar mais dados biográficos do Dr. (José ?) Barreto de Atalayão, encontrei o artigo eletrônico "O último anarquista", de Joel Neto, onde há um personagem indicidental chamado "Barreto Atalayão", descrito assim : "Tinha sete mulheres, lideradas por uma ex-freira que conhecera numa camioneta, e às vezes emprestava-as ao pintor João de Lacerda. Adiante. Em 1958, quando Humberto Delgado regressou do Porto a Lisboa, foi um dos manifestantes reprimidos pela Guarda comandada por Spínola. Mas não fugiu. Na Rua da Conceição à Glória, montou a sua própria trincheira: pendurou um saco de pedras à cintura e, com uma funda, foi alvejando os guardas que passavam. Um deles caiu do cavalo, como Golias à frente de David".
Será o mesmo personagem ? Alquém poderia me ajudar na identificação plena do Prof. Barreto de Atalayão ?
Desde já agradeço,

Paulo Valadares
faiguen@attglobal.net

Resposta

Link directo:

RE: Barreto Atalayão: cristão-novo ou anarquista ?

#289004 | inaciost | 12 out 2011 11:41 | Em resposta a: #22799

Estimado amigo Professor Valadares,

Deparei, por acaso, com esta sua consulta a este fórum.
Que prazer ter de novo notícias suas. Como vai?
Também procurei, há muitos anos, e por idênticos motivos, saber quem era este membro do Mahamad da comunidade Zihron Abotenu, E não encontrei
Mas compre uma vez num alfarrabista, um pequeno livrro, que agora não encontro na minha biblioteca: "Encontro na Palestina", cujo autor é João Souchon Barreto de Atalayão.
Não sei se é a mesma pessoa.

Um abraço amigo do

Inácio Steinhardt

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 05:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen