Casa dos Coutinhos - Castro Daire

Este tópico está classificado nas salas: Património | Famílias | Regiões

Casa dos Coutinhos - Castro Daire

#22839 | vbriteiros | 13 jun 2002 13:06

Caros Confrades
Procuro em~elmentos sobre esta Casa. Alguem tem noticias?
Desde já o meu muito obrigado por qualquer informação
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Coutinhos - Castro Daire

#22845 | jpcmt | 13 jun 2002 15:22 | Em resposta a: #22839

Caro Vasco Briteiros:
De uma página da C.M. de Castro Daire:
"Dos senhores de Reriz, destacam-se os fidalgos da Casa dos Coutinhos, Gonçalo Vasques Coutinho que trocou com D. João I estas terras por outras situadas mais próximas de Lamego. Após essa troca, o monarca doa Reriz a seu filho, o infante D. Henrique, em 1401. Passados alguns anos, porém, a sua posse volta à família dos Coutinhos, pois D. Manuel, em 1497 confirma a posse a D. Francisco Coutinho. No séc. XVI, Reriz recebe novo foral de D. Manuel, ficando na posse da família dos Castros até à extinção do vínculo em 1834."
Será isto o que procura? O resto julgo que saberá.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Coutinhos - Castro Daire

#22864 | vbriteiros | 13 jun 2002 23:09 | Em resposta a: #22845

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira
Muito grato pela sua informação. Todavia continuo a investigar as gerações do Séc.XIX desta Casa.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Coutinhos - Castro Daire

#22875 | jpcmt | 14 jun 2002 08:07 | Em resposta a: #22864

Caro Vasco Briteiros:
Não sei exactamente o que investiga. Mas, nos "Fonsecas Coutinhos de Fonte de Arcada" há um estudo de Luís Mello Vaz de São Payo que tem as descendências de vários ramos destes Coutinhos, até ao século XIX. Se lhe interessar e não tiver a obra, diga-me. Sobre os Costa Pereira de Vilhena Coutinho, de Braga, também tenho abundantes notas de meu avô.
Disponha sempre.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Coutinhos - Castro Daire

#22931 | vbriteiros | 15 jun 2002 15:04 | Em resposta a: #22875

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira,
1- O meu interesse nesta familia é o facto de um ou vários familiares ,de meados do sec XIX, terem inspirado Camilo para alguns passos dos seus romances, em especial " Amor de Perdição".
A ligação dos personagens de Camilo e os locais/paisagens que descreveu, à realidade do meu tempo, sempre me interessou levando-me a visitar tudo o que pudesse estar ligado à Obra de Camilo.
2- Quanto aos Costa Pereira Vilhena Coutinho de Braga, o que sei é o constante do ANP-1985,mais o que vem no Paço de Palmeira e mais o que o meu Pai me transmitiu, dado que teve o privilégio de ser hóspede do Sr António de Vilhena durante quase 6 meses, na casa da Senhora-a-Branca.Não aguentou a etiqueta e não gostava de favas( prato predilecto da Casa).
Ainda hoje quando como favas recordo esse pormenor!! Conheci pessoalmente o Sr. António Vilhena e possuo diversa correspondência dele enviada do Amial.
Presumo que o distinto Confrade aqui no Forum, seja descendente de D. Ana Luisa ( ANP-1985. pag639). Aqui se me qizer fornecer os dados da descendência até hoje , agradeço porque faço um aditamento ao ANP na pag respectiva.
Respeitosos cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Coutinhos - Castro Daire

#22933 | jpcmt | 15 jun 2002 15:58 | Em resposta a: #22931

Caro Vasco Briteiros:
Muito obrigado pelos seus autorizados esclarecimentos. Gostei especialmente de saber o que me conta sobre o meu tio-avô António de Vilhena (ignorava de todo a história das favas). Sou, de facto, neto de D. Ana Luísa. Vou coligir alguns apontamentos sobre a sua descendência, que, com prazer, lhe enviarei para o seu endereço de e-mail. O outro irmão, Gaspar, era quem se interessava por genealogia e, dele, pouco consegui recuperar. Mesmo os meus primos do Amial não sabem para onde foi o seu espólio documental.
Melhores cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Coutinhos - Castro Daire

#22940 | vbriteiros | 15 jun 2002 18:54 | Em resposta a: #22933

Caro J de Castro e Mello Trovisqueira.
Infelizmente meu Pai faleceu em 1990, já com 84 anos.
Lembro-me bem de ele falar sobre seu Tio Gaspar, pois foi algumas vezes ao Paço de Palmeira e contava imensas histórias, mas tirando a das dimensões dos corredores, dizia ele que podia circular lá com o Austin Seven que tinha; uma espécie de porta-segredo, etc.
Salientava que era Par do Reino, etc.
Quando eu arranjar um pouco mais de tempo conto-lhe para o seu e-mail mais histórias que não interessam aqui.
Cumprimentos respeitosos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Coutinhos - Castro Daire

#22972 | jpcmt | 16 jun 2002 09:14 | Em resposta a: #22940

Caro Vasco Briteiros:
Bem interessantes, estas historietas! Muito obrigado. Já deve ter recebido, no seu mail, os elementos que lhe interessavam.
Com estima e consideração, um abraço do
João de Castro e Mello Trovisqueira.

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Coutinhos - Castro Daire

#26583 | Filomena | 15 set 2002 18:26 | Em resposta a: #22875

Sr.
J. de Castro e Mello Trovisqueira
Por um acaso essa Casa dos Coutinhos é a mesma pertencente aos srs. viscondes de Balsemões?
Cumprimentos
Filomena

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Coutinhos - Castro Daire

#26587 | jpcmt | 15 set 2002 18:49 | Em resposta a: #26583

Minha Senhora:
São casas distintas.
A casa dos Viscondes de Balsemão, também conhecida pelo solar dos Pintos, é em S. Pedro de Balsemão.
Cumprimentos,
jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Coutinhos - Castro Daire

#38121 | lili31 | 19 mar 2003 20:02 | Em resposta a: #22931

Caro Vasco Briteiros

A minha bisavó -- Adélia de Mello Coutinho de Albuquerque e Castro nasceu em Viseu.
Sei pela minha mãe que o meu Avô dizia que a nossa família pertencia à do Romance " Amor de Perdição"
E que ele contava muitas coisas que ouvia dos seus Avós sobre essa História.
Tenho muita vontade de saber mais sobre a minha família e quem foram eles.Por isso comecei por pedir certidões.
Só tenho pena de não ter começado antes.
Chamou-me a atenção o seu interesse nessa família por isso entrei.Espero não o ter incomodado.
Cumprimentos
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Coutinhos - Castro Daire

#38249 | vbriteiros | 22 mar 2003 00:25 | Em resposta a: #38121

Cara Liliana
Só poderei voltar a este tema na próxima semana, mas prometo não esquecer.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Coutinhos - Castro Daire

#38280 | lili31 | 23 mar 2003 12:28 | Em resposta a: #38249

Caro Vasco Briteiros,

Desde já muito obrigada.
Os meus melhores cumprimentos
Liliana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 17:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen