Família Barrento

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Barrento

#22906 | JBarrento | 14 jun 2002 22:27

Procuro família Barrento, oriunda do Alentejo (Castelo de Vide?).
Meu avós eram naturais de Castelo de Vide e terão nascido no início do século XX. Desconheço de onde seriam meus bisavós.
A quem puder fornecer informações, o meu muito obrigado.
J.Barrento

Resposta

Link directo:

RE: Família Barrento

#95524 | MarioBC | 08 jul 2005 14:47 | Em resposta a: #22906

Possuo na familia uma linhagem da familia Barrenta que se prolonga para já no tempo até meados de 1750 em Tolosa, Nisa. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Barrento

#261568 | PatiMarques | 05 set 2010 15:46 | Em resposta a: #22906

Olá, eu possuo familia oriunda do alentejo Póvoa e Meadas (Castelo de Vide) Barrento. Ou seja, a minha avò do lado do meu pai é barrento tal como o meu pai e o meu bisavô, eles são oriundo de Póvoa e Meadas. Também procuro informações...

Obrigado

Patrícia Marques

Resposta

Link directo:

RE: Família Barrento

#264159 | LProjecto | 20 out 2010 22:21 | Em resposta a: #261568

Cara Patrícia Marques,

É possivel que no estudo da sua ascendência se venha a cruzar com cristãos-novos, o que não será nada surpreendente se considerarmos a proeminência da comunidade judaica nesta zona.

Enquanto procurava por pistas sobre os seguinte indivíduos:

Maria Dias Leitão, c.c. António Miguens
Pais de:

Afonso Dias Leitão, c.c. (14.7.1665 - CV-Stª Maria da Devesa) Catarina Dias ou Carrilho, filha de Estevão Gonçalves e de
Constança Dias, supostamente todos de Castelo de Vide.

li um processo da Inquisição de Lisboa, datado de 1668, que refere "Barrentos" como cristãos-novos, a saber:

Proc. 11342 - Maria Leitoa, n. Castelo de Vide - S. Tiago, moradora em Lisboa, 26 anos, solteira, acusada de práticas de judaismo

filha de Domingos Fernandes Leitão, xv, n. Castelo de Vide, e de Inês Barrenta, xn, n. Castelo de Vide.

n.p. de Domingos Marçal, xv, n. Beiras, pastor, e de Leonor Leitoa, xv, n. Castelo de Vide.

n.m. de Estevão Barrento, xn, lavrador, e de Violante Dias Bisos, xn

- A sua mãe, Inês Barrenta, também foi condenada pela inquisição de Évora.

Outros dados que contam no referido processo:

- Era irmã inteira de Leonor Leitoa, presa em 1666, que foi casada com Cristóvão Dias, xv, sem descendência. Teve ainda mais dois irmãos, Estevão e Domingos, que faleceram de pouca idade.

- Nada soube dizer sobre os tios paternos. Quanto a tios maternos indicou uma Ana Barrenta, que faleceu solteira, uma Isabel Barrenta c.c. Domingos Antunes, xv, n. Beiras, pastor. Este casal, Isabel e Domingos teve dois filhos, Pedro e Manuel Antunes. Este último é referido como soldado de infantaria.

- Era parente de Violante Mendes c.c. Diogo Ramalho, xn.

Embora tenha várias linhas de Castelo de Vide (Curvelo, Carrilho, Dias, Vidal, Leitão) ainda não me cruzei com ascendentes "Barrentos", mas apenas com "Barrenhos" da Amieira do Tejo.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Barrento

#265913 | PatiMarques | 27 nov 2010 13:27 | Em resposta a: #264159

Olá

Eu ainda tenho poucas informações... do lado do meu pai apenas tenho informação até aos meus bisavós pais da minha avô materna... Procuro para breve perder um pouco de tempo nos registos em portalegre para obter mais informações.

Do lado da minha mãe as informações que tenho são ainda mais escassas... Faria Barreiros. Também são de Póvoa e Meadas, mas parece-me que Faria e Barreiros são muito comuns.

Resposta

Link directo:

Família Barrento

#357813 | F.Sarzedas | 20 mai 2015 19:34 | Em resposta a: #22906

A minha 5ª avó Maria Teresa Barrento Bonacho *Castelo de Vide 1748 (casada com José Dias Sarzedas).
Filha de Francisco Barrento Bonacho e Maria Dias, ambos de Castelo de Vide.
Neta paterna de João Barrento de Matos e Ana Gonçalves Bonacho, ambos de Castelo de Vide.
Maria Teresa era irmã de Francisco Barrento Bonacho casado com Catarina Travassos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 20:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen