cargos municipais

Este tópico está classificado nas salas: Cargos

cargos municipais

#23184 | san1 | 20 jun 2002 09:51

Caros participantes,
Sou apenas uma principiante em genealogia, que agradecia um pouco de ajuda. Nas minhas pesquiças encontrei alguns cargos municipais, e gostaria que me dessem mais informações sobre eles. Por exemplo se era preciso estudos ou critérios especias para os obter, quais são exactamente suas funções, etc. :

regedores, louvados das águas, louvados da décima e/ou da contribuição, guarda-campos ou guardas rurais, louvados ou informadores da Côngrua, cobradores da Sisa, da décima e outras contribuições, informadores para a reforma das Matrizes.

Uma vez mais obrigada pelas respostas.
Cumprimentos, Sandra Moreira de Carvalho, França

Resposta

Link directo:

RE: cargos municipais

#23185 | Nuno Resende | 20 jun 2002 10:05 | Em resposta a: #23184

Bemvinda Sandra,

Vou tentar dar-lhe algumas explicações sobre estes cargos.

Os louvados eram pessoas, à partida de boa reputação na comunidade, que fazia (e ainda hoje fazem em alguns locais) repartições, avaliações de terrenos, atribuindo-lhes um valor normalmente aceite por todos. No caso dos louvados das águas, da décima e da côngrua, são indivíduos de têem a seu cargo o ordenamento fiscal e económico da paróquia/freguesia, nomeadamente ao nível da divisão das águas pelos campos (no primeiro caso), e da cobrança de impostos -a décima para o Estado, e a côngrua para mantimento do Padre-. Os cobradores da Sisa, bem vê que recolhiam a devida percentagem deste imposto ainda hoje existente em portugal (e que tanta discussão tem causado!).
Os informadores para a reforma das matrizes, são já uma criação das reformas pós-liberais do século XIX e tinham, não quero enganá-la, mais ou menos esta função: a de inventariar, em cada paróquia, as propriedades a serem inscritas nas novos livros de registo de propriedade dos cartórios.
Sobre os guarda-campos ou guarda-rurais, tenho algumas dúvidas, vou tentar descobrir alguma coisa sobre eles e posso dizer-lhe mais tarde.
De qualquer forma qualquer uma destas personagens tinha, de uma maneira ou de outra, uma certa importância na comunidade, dependendo do sítio e do tempo em que se inserem.
Se precisar de mais alguma informação, disponha

Nuno de Resende Mendes

Resposta

Link directo:

RE: cargos municipais

#23234 | san1 | 21 jun 2002 09:44 | Em resposta a: #23185

Caro Nuno,

Obrigada pela sua gentileza, agradeço-lhe imenso suas explicações

Cumprimentos, Sandra Carvalho, França

Resposta

Link directo:

RE: cargos municipais

#23273 | cp1951 | 22 jun 2002 00:53 | Em resposta a: #23184

Sobre Regedores deve ler o tema deste forum "A figura do Regedor".
Cump
Carlos Patricio

Resposta

Link directo:

RE: cargos municipais

#30561 | aaas | 13 nov 2002 12:19 | Em resposta a: #23184

Minha Senhora,

Deixe-me aconselhar-lhe um livro interessante.

"Os municípios portugueses nos séculos XIII a XVI-Estudos de História", Humberto Baquero Moreno, Editorial Presença, Lisboa.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 15:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen