Morais Sarmento

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Morais Sarmento

#23424 | Duarte Lino Jardim | 26 jun 2002 11:42

Caros amigos
Gostaria de contactar com pessoas com estes nomes, com residencia na península,poque a minha família Morais Sarmento passou para a Madeira a meados do século dezanove.
Era bom conhecer alguns "primos" daí porque lembro-me de a minha avó ter recebido alguns familiares do Continente quando ainda era muito pequeno.
Agradeço desde já.

Duarte Jardim

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23454 | jhuet | 26 jun 2002 18:21 | Em resposta a: #23424

Caro Duarte Jardim

Por acaso sabe de que parte do continente são originários, ou residiram, os Morais Sarmento que procura?
Recentemente foi publicada uma obra da autoria de Francisco Xavier de Moraes Sarmento, editada pelos Carvalhos de Basto Lda, que estuda essa família.
A obra intitula-se "Famílias Transmontanas, descendência de Francisco de Moraes, Palmeirim".
Caso não a possua, poderei tentar ver se lá encontro alguma pista que lhe seja de utilidade, mas preciso de mais alguns dados.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23470 | Duarte Lino Jardim | 27 jun 2002 11:38 | Em resposta a: #23454

Caro José Huet de Bacelar



Obrigado pela sua rápida resposta.
A família da minha mãe Maria Cecília de Morais Sarmento é uma família que terá passado à Madeira no século dezanove e de que tenho poucos dados mas terei alguns na certeza que, de certo terei parentes na península, porque no fundo todos os madeirenses têm origem no continente- como é lógico.
Da família do meu pai tenho, na autoria de um meu primo, Representante da Família, toda a genealogia; contudo falta-me a minhas ligações maternanas que teria muito gosto em as obter apesar de não me dedicar a esses estudos.
Como lhe disse a família do meu pai é muito conhecida na Madeira e pertence à família ORNELAS E VASCONCELOS. Nos estudos DO MEU PRIMO EXISTEM ALGUNS ELEMENTOS QUE SE REFEREM À familia Morais Sarmento, que lhe passarei a citar.
Penso que o nosso ramo Morais Sarmento é a única família que resta na Madeira e Só a minha tia - irmã da minha mãe,entretanto falecida,mantem o nome apesar de "sangue não ser água".
Passarei a dar-lhe alguns dados que recolhi dos estudos sobre os Ornelas e Vasconcelos, referentes à minha mãe e terei muito gosto em fazer algumas pesquisas sobre o que se escreveu sobre um importante elemento da família ALBERTO ARTUR MORAIS SARMENTO, naturalista e historiador da Madeira ,com uma vasta obra publicada no século vinte.O Tenente Coronel Morais Sarmento tem uma placa que assinala a sua residencia,na RUA da Carreira, e uma rua com o seu nome na parte mais nobre e turística da capital madeirense.
Vou ver se consigo mais dados que lhe facultarei.
A minha mãe era bisneta de Aires Vitorino Rodrigues e de sua mulher Georgina Ornelas Favila Rodrigues neta materna de Artur Adolfo de Morais Sarmentoe de sua mulher Maria Teotónia Henriques
Quando tiver tempo poderei ir um pouco mais para trás consultando o que existe nas ILHAS DE ZARCO e ELUCIDARIO MADEIRENSE SOBRE A FAMÍLIA E VASTA OBRA DO MEU TIO.


Espero voltar a contactar com dados mais concretos da, creio, única família MORAIS SARMENTO da Madeira, esperando encontrar parentes do Continente.
Melhores cumprimentos
Atenciosamente

Duarte Lino de Ornelas e Vasconcelos Jardim

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23476 | Duarte Lino Jardim | 27 jun 2002 12:47 | Em resposta a: #23454

Caro amigo,

José Huet de BACELAR

Mais cêdo do que pensava venho completar o minha mesangem datada de hoje: os primeiros MORAIS SARMENTOS QUE PASSARAM À MADEIRA,FORAM José Morais Sarmento, casado com Ana Paula de OLIVEIRA - QUE TIVERAM SEIS FILHOS entre os quais Artur Adolfo , José, Manuel e três filhas.
Segundo informacão da minha tia TERESA de Morais Sarmento, eram originários da cidade de COIMBRA.
Além das informações já fornecidas a FAMÍLIA MORAIS SARMENTO ERA PROPRIETÁRIA das QUINTAS SARMENTO EM Santa Luzia e nos Ilhéus; ambas na cidade capital da Madeira.
Quero informar que desdo o tempo da minha saudosa avó sempre procuramos os nossos parentes de COIMBRA SEM ÊXITO - DEVIDO AOS CUSTOS DA INSULARIDADE QUE AGORA PARECEM NÃO EXISTIR!

Renovados cumprimentos

Duarte ORNELAS E VASCONCELOS JARDIM

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23526 | filipejardim | 28 jun 2002 16:01 | Em resposta a: #23476

Caro Duarte Jardim,

Segundo Luiz Peter Clode, neste titulo;

...

Há ainda a família Sarmento que procede de Manuel Francisco Morais Sarmento, natural de Viseu, que veio para o Funchal, em fins do século XVIII, casado com Teresa Maria..., natural de Coimbra, de quem houve um filho José Ferreira Morais Sarmento, que contraiu matrimónio com Maraia Paula de Oliveira, filha de José Francisco de Oliveira, natural de Santarém e de Maximiana Rita da Silva, de São Pedro, e houve 2 filhos: José sarmento e Artur Adolfo Sarmento.

O primeiro foi professor de piano no Funchal, recebendo da Princesa de Waxel as priemiras noções de paino durante o tempo em que esta aristocrata esteve na Madeira. Desejando aperfeiçoa-se na arte, empreendeu uma viagem pela Europa, conhecendo de perto Liszt com quem teve relações de amizade. Faleceu no Funchal a 13 de Fevereiro de 1905.

O segundo, Artur Adolfo Sarmento, tomou lições de canto com Platão de Waxel. Fez-se ouvir primeiramente como cantor sacro nas festividades religiosas e depois nos principais concertos profanos. dedicou-se também a estudos Botânicos- conseguindo reunir a mais importante colecção botanica da ilha, na quinta dos ilheus, ver registo bio-bibliográico do mesmo autor- casou em 1877 na paroquia de São Pedro com D. Margarida Teotónia Henriques, filha de Francisco Maria Henriques e de Margarida de Sabóia de freitas Spínola (da Rosa),casados em São Pedro em 1854 e teve 2 filhos: o tenente-coronel Alberto Artur Sarmento - há noticías deste na Enciclopédia luso-brasileira- escritor e publicista que casou com D. Amélia Faria Sarmento S.G. e D. Dora Sarmento Rodrigues- que teve lições de pintura com Max Wilhelm Romer, pintor de arte alemão, que deixou o seu nome nas salas de recepção do Dresdener Bank, Berlim Reideskagrgaband, paços do concelho de Hamburgo e Bremen, nos vapores de recreio Groper Kurfurst, imperator... no palácio de São Lourenço no Funchal... - casada com Abílio Rodrigues, filho de Aires Vitorino Rodrigues - um tio deste foi médico na 1ª grande guerra, tendo recebido pelos serviços prestados o titulo de Sir- e de Georgina Ornelas Favila.
que tiveram geração, ligando-se aos Ornelas e Vasconcelos e aos Homem de Gouveia.

Com os melhores cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23534 | Duarte Lino Jardim | 28 jun 2002 17:01 | Em resposta a: #23526

Caro Filipe
ÉS mesmo um craque!!!!
Não sei qual o curso que queres tirar mas devias seguir um curso ligado à História.
Ontém telefonei à minha tia a lhe pedir uns dados que me fornecestes mais detalhadamente.
Espero que as pessoas tenham acesso ao teu texto poque apostei com a minha tia que conseguiria descobrir os nossos ascendentes MORAIS SARMENTO residentes na PENÍNSULA!!!
SERIA INTERESSANTE PORQUE A MINHA AVÓ DORA SEMPRE LUTOU POR OS CONTACTAR!

Um abraço

Duarte lino de Ornelas e vasconcelos Jardim

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23536 | filipejardim | 28 jun 2002 17:16 | Em resposta a: #23526

Caro Duarte Jardim,

Por curiosidade;

tem ascendentes comuns aos Homens de Gouveia ligados á sua tia por via materna que passo a especificar:

1) Alferes António Homem de Gouveia casou 2ª vez com Maria Francisca Veloza de Gouveia, tiveram ;

2) D. Luísa Lira Veloza de Gouveia casou na Ponta do Pargo a 1836 com o morgado francisco Freire de França e Almeida, filho do morgado Francisco F. F. e Almeida e de Antónia Rosa César da Câmara, em Titulo: Franças, tiveram;

3) Felisberto de França e Almeida casou em 1875 com D. Isabel O. e Vasconcelos filha de Sabino José de Ornelas e Vasconcelos e de Galdina Lory de Brito C.G.


O acima referênciado Alferes António H. de Gouveia, do 1º casamento teve:

2)Manuel Homem de Gouveia casou com D. Lúcia Rosa da Câmara , tiveram:

3)Manuel Joaquim de Gouveia,casou com Inês Maria Madalena Ponte da Câmara, tiveram:

4)Comendador Elias Homem de Gouveia, que segue;
4) Inês Maria de Gouveia casou com João Agostinho de Albuquerque Carvalhal de França, tiveram:
5)Amália A. C. e França casou com Mário Raul Soares, Tiveram;
6) Miguel Eduardo A. F. Carvalhal Soares casou em 1925 com Sofia Maria Bogalho Sarmeto de Figueiredo C.G. filha de Adolfo João Sarmento de Figueiredo e neta paterna do notável latinista António José de Figueiredo, Chanceler da Nunciatura da Santa Sé. Logo existe descendência de sangue de outros sarmentos de diferente ramo de naõ usam o apelido.



4) Comendador Elias H. de Gouveia casou com Maria Fortunata Couto, Tiveram;

5) Entre outros Luciano H. de Gouveia casou com Maria Vera Pereira da Silva, Tiveram;

6) Elso H. de Gouveia casou com Maria Teresa Sarmento Rodrigues C.G.


Com os melhores cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23538 | aburma | 28 jun 2002 17:22 | Em resposta a: #23534

Caro Duarte Jardim,
A minha mulher, Maria da Piedade de Lancastre de Castro e Lemos, é trineta de D. Carlota Amália de Morais Sarmento, * 1840, cc Simão das Chagas Pais do Amaral. Aqui tem pois mais alguns parentes, que pode pesquisar na base de dados deste site.
Cumprimentos
Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23545 | aburma | 28 jun 2002 17:40 | Em resposta a: #23534

Caro Duarte Jardim,

Em acrescento à minha mensagem anterior sobre este tema, posso adiantar que a trisavó da minha mulher, D. Carlota Amália de Morais Sarmento, era filha de Cristóvão Pedro Morais Sarmento, 1º Visconde de Torre de Moncorvo, Ministro de Portugal em Londres, o qual teve outra filha também Carlota (presumo que gostasse muito do nome!), Maria Carlota Perpétua Morais Sarmento, a qual casou com um membro da família Sandeman, ligada aos Vinhos do Porto, Xerez e Madeira, o que significa que também os Sandeman daí provenientes são Morais Sarmento.
Um abraço
Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23548 | filipejardim | 28 jun 2002 17:50 | Em resposta a: #23534

Caro Duarte Jardim,

Agradeço as suas palavras, algo injustas para o verdadeiro autor da pesquisa- luis Peter Clode, uma referência dos assuntos genealogicos madeirenses- entre outros- novamente, naõ posso, no entanto, deixar de ficar grato por tão sinceras palavras de incentivo.

Eu limitei-me a fazer ajustamentos de pequenos pormenores, cruzando as informações que me são dadas a conhecer.

A minha area de estudo académico é economia...

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23550 | filipejardim | 28 jun 2002 18:03 | Em resposta a: #23548

Caros,

Estive esta semana em Salamanca e na biblioteca da famosa casa das Conchas encontrei o dicionário onomástico e Genealogico de Garcia Carraffa, que descreve a família Sarmiento.

Tronco principal:
senhores de Villamayor, Bureva e Salinas- Condes de Salinas

Tronco secundário:
senhores de Ribadavia, Sasamón y santa Marta- condes de Santa Marta

Tronco Terceiro
Condes de Ribadavia

Tronco Quarto
Senhores de Sobroso e Salvatierra- condes de Salvatierra, Marqeses de Sobroso,

Tronco Quinto
Condes de Gondomar

Destes havia informação genealogiaca. Pergunto se os ramos Portugueses entroncam em alguma destas casas ?

Cumprimentos,
filipe

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23573 | Duarte Lino Jardim | 29 jun 2002 10:34 | Em resposta a: #23538

Caro Alexandre
Folgo saber que a sua mulher é morais Sarmento.Aos poucos lá vou descobrindo parentes por todo País.
Quero chamar a atenção para o trabalho de FILIPE JARDIM E PETER CLODE sobre a minha família MORAIS SARMENTO mais chegada - o que pode interessar a sua esposa e ao meu caro amigo.
Duarte Ornelas e Vasconcelos Jardim

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23579 | Duarte Lino Jardim | 29 jun 2002 11:52 | Em resposta a: #23536

Filipe

Claro que sou parente do Morgado Freire. É por isso que o meu pai tinha o nome de Lino Freire de Ornelas e Vasconcelos Jardim e sua irmã Maria Freire.
O meu bisavô Antero de ORNELAS e Vasconcelos( o FURÃO)) era casado com D. Julia Adelaide Freire de FRANÇA e Almeida, Filha do morgado Francisco Freire de França e Almeida. DAÍ ADVÉM OS TÍTULOS ATRIBUIDOS Á MINHA FAMÍLIA DE ORNELAS, VASCONCELOS, FRANÇA E TEIXEIRA.
Tenho muito gosto em fornecer estes dados.
Duarte O.Vasconcelos Jardim

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23581 | Duarte Lino Jardim | 29 jun 2002 12:07 | Em resposta a: #23545

Caro Alexandre

O trabalho a que me refiro na mensagem anterior tem a data de 28 de junho.
Um abraço
DUARTE JARDIM

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23712 | filipejardim | 01 jul 2002 17:18 | Em resposta a: #23581

Caro Duarte Jardim,

Novamente com informações relativamente aos Freire de França e Almeida, que revelam alguns factos curiosos...

Visto esta informação ser de caracter bibliogr´fico, penso que não cometo nenhuma inconfidência familiar- é preciso ter em linha de conta que muita gente não gosta que suas famílas sejam muito publicitadas- se for este o caso do professor Duarte...


Esta exposição tem por base uma genealogia feita pelo Conégo Fernando Menezes Vaz.

1) João de França "viveu no estreito da Calheta em luzidia casa. Faleceu em 1511 sendo ainda vivos seus pais e enterrou-se na igreja da Nossa Senhora da Graça, que mandara edificar. Fêz morgado que foi dos maiores da Madeira"- ver elucidário madeirense. Casou com Ines Pires de Escócia de Santa Cruz, filha de João de Leiria e de Isabel Annes drummond. Tiveram

2) Diogo de França, filho 2º, casou na calheta com Isabel Homem de Gouveia, filha de Francisco Homem de Gouveia, morgado dos Reis Magos e de Isabel Afonso. Tiveram:

3)Bartolomeu de fRança, filho 1º, casou com Margarida Gonçalves de Andrade, filha de Gonçalo Trastamara Fernandes ou da serra De àgua ( o mascara de ferro) e de Isabel Fernandes de Andrada. Tiveram:

4)André de França e Andrade, filho1º casou 1600 com D. Luisa Ferreira, filha de Ambrósia Berenguer e de D. Brites de Almeida. Tiveram:

5) Bartolomeu de França e Andrade, Filho 1º casou com hHelena Berenguer, flha de Heitor Nunes Berebguer e de Inês Fernandes do Quental. Tiveram:

6) " André de França, filho 1º, que depois de viuvo ordenou-se e foi cónego, casou com D. Brites da Silva de Uzel, filha de Manuel Gomes e de Beatriz Buarcos, neta paterna de João Gonçalves e de Maria Gonçalves e materna de João Gonçalves Buarcos e de àgueda Uzel, que instituiu terça. Pareceque foi em virtude desta terça que André de França edificou a capela da Conceição no estreito da Calheta ". Tiveram:

7) Capitão manuel Freire de França Berenguer e Andrade, filho 2º, que herdou o morgadio de sua tia materna, casou em 1714 com Vicência de Atouguia, filha do morgado António Teixeira Dória e de Isabel Bernarda de Atouguia.
Foi o irmão deste; Bartolomeu de França e Andrade, filho 1º, que herdou o morgadio dos França, casou em 1710 com Maria de Menezes de Castelo Branco, filha dos acima citados Morgado António Teixeira Dória e de Isabel de Atouguia e por onde descendem os França Dória- como nota foi último morgado foi o visconde da Calçada teraneto do Dito Bartolomeu.

8) Francisco Xavier de França de frança e Andrade, filho 2º casou com Cosma Vitoria de Almeida, filha do capitão Antonio Rodrgues de Almeida e de Isabel Maria da Silva. Tiveram

9)Capitão Manuel Freire de Andrade, filho 1º casou com Mariana Ferreira Ferro de Souto Maior, filha do capitão Pedro Júlio Ferreira Ferro ed e Cecilia maria Valente Barreto.Tiveram

10) Capitão Morgado Francisco Freire de Franaç e Almeida casou co Antónia Rosa César da Ca^mara. Tiveram.

11) Morgado Francisco Freire de França e A. casou com Luisa lira Veloza de Gouveia C.G.


Com os melhores Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23719 | filipejardim | 01 jul 2002 18:14 | Em resposta a: #23712

Caro Duarte jardim,

Após a brusca interrupção... volto á carga...

Por regra não corrigo erros, mas não possso deixar passar este:

"... França Dória- como nota foi último morgado o visconde da Calçada, tetraneto..."

Continuando...

11) Morgado Francisco Freire de França e Almeida casou com D. Luiza Lira Veloza de Gouveia que continua geração ligando-se entre outros aos Ornelas e Vascconcelos, aos Adida...

12) Morgado Francisco Freire de França e Almeida casou com Joana de Freitas. Tiveram:

13) Manuel Augusto de França, filho 1º, casou com D. Silvana Vilhena da Costa. Tiveram

14) Dr. Vasco de França, filho 1º, casou com Fernanda Homem de Gouveia s.g, filha do comendador Elias Homem de Gouveia- ver a anterior genealogia dos Homem de Gouveia.

A curiosidade desta genealogia reside no facto de:

Por D. luiza Veloza de Gouveia é descendente dos Homens de Gouveia por varonia com uma quebra em 1630.
Pelos Freire de França, descende por fêmea, aliás se reparar o tronco é o mesmo que um dos ramos dos Spínolas;
http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=14525

a representação do morgadio, estaria na descendência de Vasco De França e de D. Fernanda Homem de Gouveia, seus parentes- (também descendente do Alferes).

com os melhores cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23930 | Duarte Lino Jardim | 05 jul 2002 16:16 | Em resposta a: #23538

Caro Alexandre

Embora tardiamente, quero informá-lo que
FILIPE JARDIM(28-6), elaborou um completo historial da família MORAIS SARMENTO nesta ilha que espero tenha em atenção.
Além disso, penso que o nome PAIS DO AMARAL me diz algo...
A sua família não tem ligações com os ORNELAS E VASCONCELOS da Madeira?

Duarte Jardim

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23939 | aburma | 05 jul 2002 17:05 | Em resposta a: #23930

Caro Duarte,

O Morais Sarmento é da minha mulher e não meu. Pais do Amaral somos ambos, embora não esteja seguro tratar-se da mesma família. A coincidência é que eu descendo de um Simão Pais do Amaral, meu 7º avô, e ela de outro Simão Pais do Amaral, seu trisavô.
Quanto aos Ornelas e Vasconcelos refere-se a ligações minhas ou da minha mulher? Pelos Açores tenho obviamente muitas ligações, via Bettencourt Vasconcelos Correia e Ávila, mas pela Madeira não conheço.
Um abraço
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23953 | Duarte Lino Jardim | 05 jul 2002 17:49 | Em resposta a: #23939

Caro Alexandre

A confusão foi minha, referia-me a Ferreira do Amaral Descendentes de D. Carlota Amália de Ornelas e Vasconcelos que, ainda não vi bem, mas deve ser minha tia MUITAS GERAÇÕES para trás.
Quanto a Bettencourt tiveram origem na ilha de Lanzarote e os Vasconcelos passaram da Madeira aos Açores.
Por acaso, tenho um cunhado BETTENCOURT DA Câmara.
Um abraço e desculpe
Duarte Jardim

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23957 | aburma | 05 jul 2002 18:03 | Em resposta a: #23953

Caro Duarte,

Conheço bem, como calculará, a saga dos Bettencourt, magnificamente descrita pelo Prof. Jacinto de Bettencourt na sua obra homónima. Passaram de facto pelas Canárias ( Jean de Béthencourt, tio de Reignauld e Maciot de Bethencourt, de quem descendo, chegou mesmo a ter o título de Rei das Canárias), e daí à Madeira e de seguida aos Açores, mas a sua origem está na Picardia e Normandia em França, nos Senhores de Bettencourt-en-Braye.
Saudações ao seu cunhado, que tem um nome bem açoreano, embora possa não o ser. Muito provavelmente é meu primo, ainda que distante.
Um abraço
Alexandre
Visconde de de Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23970 | Duarte Lino Jardim | 05 jul 2002 18:48 | Em resposta a: #23957

caro Visconde

Falarei do Senhor ao meu cunhado.
Quanto aos BETTENCOURT afinal são BEM MADEIRENSES,PORQUE passaram primeiro por estas TERRAS DE ZARCO.
As suas relações com a Madeira são históricas e, como conheço muito bem as ilhas AFORTUNADAS, POSSO afirmar que a antiga capital de FUERTEVENTURA, situada a pouca distância de LANZAROTE, ainda se chama BETANCURIA,
SE, por azar, não as conhece recomendo vivamente essas fantásticas ilhas que não distam maiS de 40 minutos do Aeroporto da MADEIRA.
Afinal somos todos "primos"!!!
Não consegui foi descobrir a grande parte da família da minha mãe porque, possivelmente, em trezentos mil habitantes só exista uma Família Morais Sarmento na MADEIRA.
Um grande abraço e ainda a informação que os SARMENTOS Passaram À MADEIRA NO SÉCULO DEZOITO´.
DUARTE O. V. JARDIM

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#23995 | aburma | 06 jul 2002 17:47 | Em resposta a: #23970

Caro Duarte,

Nunca estive nas Canárias, mas acaba de me dar forte razão para as visitar, e em especial Fuerteventura e sua antiga capital BETANCURIA!
Tem toda a razão: antes de aportarem aos Açores os Bettencourt passaram pela Pérola do Atlântico. Presumo que preferiam a chuva ao sol (estranho gosto) e por isso de lá zarparam.

Um abraço
Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#24004 | magalp | 06 jul 2002 18:13 | Em resposta a: #23454

Meu caro primo José

Quem é este Ministro Moraes Sarmento? Será dos nossos? Tem boa pinta e gosto da frontalidade dele.
Será que é dos Moraes Sarmento da avó paterna da actual Condessa de Ameal? Esta, nasceu no Largo da Graça/Lx. nos finais de 65 e então conheci a sua avó paterna - uma senhora muito distinta, c.c. um Vicente Ramalho, importante lavrador em Salvaterra de Magos. Não me esqueceu a afirmação de ser dos verdadeiros Moraes Sarmento de Vinhais, da Casa Grande.
cmptos,
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#24014 | ítalo | 06 jul 2002 18:54 | Em resposta a: #23454

Caro Sr. José Huet Bacelar,
Peço desculpas por assim me intrometer neste tópico, que infelizmente nada tenho a acrescentar, mas gostaria de perguntar-lhe se acaso terá informação sobre os nomes dos outros filhos de Sebastião de Morais Valcacer, pai do Palmeirim, se é que ele os teve. Nova mente desculpo-me e agradeço qualquer informação.
Cordialmente, Ítalo Moraes(Valcacer)Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#24032 | jhuet | 07 jul 2002 12:34 | Em resposta a: #24014

Caro Ítalo Moraes Rocha Guedes,

Apenas lhe posso transcrever o que consta da obra que referi:

1. Sebastião de Moraes, já era fal. em 1564. Foi residente em Lx, cavaleiro da ord. de Cristo a 8.7.1511, sr de um morgadio bom, cuja cabeça era no sítio em que foram construídos os Paços de Xabregas, pelo qual a Rainha D. Catarina deu 200 000 réis de juro, recebedor dos dinheiros do Reino, pelo que lhe foi atribuída uma tença de 99 960 réis em 10.11.1540 e, em 1553, teve alvará de Tesoureiro da Casa da Índia. [...]
C. a 1.ª vez c. D. Juliana de Moraes (Cabral)
C. a 2.ª vez c. D. Isabel Jácome, irmã do Arcebispo André Jácome, filhos de Francisco Jácome Flamengo, a quem foi concedida Carta de Brasão, a 5.9.1561, e de sua mulher Francisca Mendes (ou Fernandes) [...]
Filhos do 1.º cas.:
a) Francisco de Moraes (Cabral), PALMEIRIM
b) Sebastião de Moraes, alguns AA dizem que foi seu f.º Baltazar de Moraes e que foi seu neto Gregório de Valcacer, vereador da Câmara de Lx, s.m.n.
Filhos do 2.º casa.:
c) Vicente de Moraes, foi chantre na Sé de Coimbra, in minoribus, ou, como outros dizem, sem nunca receber ordens Sacras.
A 15.11.1575, teve carta de perdão de D. Sebastião «(...) faço saber que Vicente de Moraes, dilho de Sebastião de Moraes, me veio dizer que sendo estudante na Universidade de Coimbra, menor, que fora preso, por usar calças imperiais forradas de seda e fora solto à fiança (...) pedia mercê (...) lhe dever ser perdoada e relevada a culpa de trazer calças imperiais (...) e pague 2 000 réis para a piedade».
De uma mulher, que recebeu à hora da morte e que era Maria de Abreu, f.ª de Manuel de Abreu, teve 4 filhos.
d) António de Moraes, viveu em Alverca.
C.c. D. Isabel de Pedrosa, f.ª de Diogo de Pedrosa, almoxarife da Portagem de Lx em 1521, a quem, a 13.1.1517, foi concedida uma tença anual de 20 000 réis pelos serviços prestados por seu Pai, o Adail-Mor do Reino, Francisco de Pedrosa, Fidalgo da Casa Real, e de s.m. D. Jerónima Ribeiro, f.ª de Nuno Ribeiro, Comendador de Santa Maria de Miranda. S.g.
e) Diogo de Moraes, morreu na batalha de Alcácer, solt.
f) D. Jerónima de Moraes, que c.c. Gonçalo Vaz Coutinho, comendador da ordem de Cristo, governador da ilha de S. Miguel e de Angola, f.º de Lopo de Sousa Coutinho, Conselheiro do Rei, e de s.m. D. Maria da Costa de Noronha. C.g. nos Condes e Marqueses de Penafiel.
g) D. Maria de Moraes, instituiu um morgadio, do qual terá sido suc. seu sobrinho, Lopo de Sousa Coutinho, f.º de sua irmã D. Jerónima.

Caso necessite de mais alguma informação, fico desde já aoseu dispor.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#24033 | jhuet | 07 jul 2002 12:42 | Em resposta a: #24004

Meu caro Manuel Maria

Não faço ideia a que Moraes Sarmento pertença o actual ministro, ainda não tive oportunidade de ver se consta dos de Trás-os-Montes.
As origens transmontanas da minha mulher, ainda não estão muito bem estudadas, vamos lá a ver se proximamente me dedico mais a elas.
Julgo que a minha mulher também ainda será sua parente, é uma Ferreira Cabral Campello, de Baião, e pelo lado da avó paterna (Sacadura Botte) com imensas ligações à Beira e Trás-os-Montes.
Mal descubra alguma coisa sobre o Nuno Morais Sarmento dou-lhe a informação.

Um abraço do primo
José Huet

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#24036 | ítalo | 07 jul 2002 13:11 | Em resposta a: #24032

Caro José Huet Bacelar, agradeço-lhe muito a informação e a gentileza. Descendo eu de Lopo Rodrigues Camelo casado com uma Catarina Valcacer que não consigo (nem sei se já alguém conseguiu) entroncar, mas penso que seria parenta próxima de Sebastião de Moraes. Novamente agradeço.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#24038 | magalp | 07 jul 2002 15:35 | Em resposta a: #24033

Meu caro primo José Huet

Muito obrigado fico pela satisfação de curiosidade pelas origens do "Senhor Ministro".
De repente, por Sacadura, encontro parentesco com os meus muitos e queridos primos Meirelles Aranha, da Quinta do Paço, Paços de Ferreira. Desses, o mais novo, é o actual e muito ilustrado e competente Dom Abbade do Mosteiro de Singeverga, OSB. Tb. um primo-sobrinho, político de garra do CDS/PP, filho do V. Lobo Xavier e da Ritinha Meirelles Aranha, Senhora do secular e histórico Paço de Sub-Ripas, em Coimbra, onde vive. Com os Cabral Campello de Baião, não tenho ideia de parentesco mais ou menos próximo. Conhecimento antigo, sim. de resto, o Diogo C.C. foi um grande amigo do meu sôgro e "se memória desta vida se consente", lá o serão os dois no outro mundo.
Guardo a melhor memória da Prima Maria Liberata Sacadura, muito amiga da minha Mãe, tal como do Primo Bernardo, com o seu, sempre impecável, Mercedes-Benz de roda atrás.
Tiveram uma bela casa em Alcafáxere, Viseu, perto do sítio onde aconteceu aquele terrível desastre ferroviário. Acho q. foi q. nasceram a amior parte dos meus muitos primos Aranhas.
Outro abraço do primo
Manuel Maria

PS-Sua mulher é igualmente prima dos Portas.

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#24078 | filipejardim | 08 jul 2002 15:12 | Em resposta a: #24036

Caro Duarte Jardim,

Mais algumas informações dos Freire de França e Almeida;

1) Morgado Francisco F. F. e Almeida casou com Luiza Veloza de Lira de Gouveia, Tiveram:


2)Morgado Francisco F. F. e Almeida, filho 1º, cc Joana Baptista de Freitas, tiveram:
3)Manuel Augusto de fRança cc Silvana Vilhena de Castro e França, tiveram;
4)Vasco Augusto de França, médico, aos 80 anos foi-lhe prestada homenagem pela c^^amara municipal da Ponta dp Pargo, descerrando-lhe uma placa e dando seu nome a uma rua.


2) Felisberto F. F. Almeida, filho2º, casou em 1875 com Isabel de Ornelas e Vasconcelos, filha de Sabino de O. e Vasconcelos e de Galdina de Brito C.G.


2) João F. F. almeida, filho 3º, casou com Augusta Esmeraldo C.G.


2)António Freire F. Almeida cc Amélia Gouveia Freire C.G.

2) Júlia F. F. Almeida casou com Candido Augusto Correia


2) Júlia F. F. Almeida cc Antero de O. e Vasconcelos, filho de Sabino de O. e Vasconcelos e de Galdina de Brito, tiveram:
3) entre outros, Adelina de O. e Vasconcelos casou com joão jacinto da Câmara Leme , filho de João Jacinto da Camara Leme e de Maria Rosa de Sá, neto do capitão Teodoro jacinto da Camara Leme, bisneto de João Manuel da Câmara Homem de vasconcelos, tio-avô do 1º e único Conde de Canavial, C.G.

2) Joana F. F. Almeida casou com Augusto César de Gouveia, tiveram:
3) Pedro Augusto de Gouveia, industrial, presidente da Camara municipal do Funchal em 1916, várias vezes procurador á junta geral do Funchal...casou com Ester Adida de Gouveia, filha de Abraham Adida, o primeiro deste apelido na ilha e de Helena Leonor de Gouveia. Como nota os Adida Ligaram-se aos Vieira de Castro C.G. aos Albudarham c.g

Com os melhores cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#24100 | jhuet | 08 jul 2002 18:49 | Em resposta a: #24038

Meu caro Manuel Maria

Os Meireles Aranha são primos da minha mulher pelos Sacadura Botte, deles os que conheço melhor são o Manuel e a Graçinha Janson, e alguns dos filhos. São cunhados de uma prima co-irmã da minha mulher, Margarida Gama e Castro Janson, onde por vezes os encontramos.
Os Aranhas da Quinta do Paço estiveram quase na totalidade presentes na reunião dos Sacadura Botte, que se realizou na Curia.
Também sou parente próximo dos Aranha Furtado de Mendonça, da Casa da Fervença, em Freamunde, através da Toninha Huet.
Quanto ao nosso ministro, pertence aos Morais Sarmento de Trás-os-Montes, o nome completo é Nuno Albuquerque de Morais Sarmento, f.º do eng.º João Vilaça Botelho de Morais Sarmento e de s.m. D. Madalena de Miranda Ferrão de Albuquerque. É casado com Ana Filipa de Moser Lupi, e tem 2 filhos.
Gostei de saber que as nossas famílias já tinham estreitas relações de amizade, desconhecia a amizade que ligava o seu sogro ao tio Diogo.
Um abraço do primo
José Huet

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#24666 | filipejardim | 19 jul 2002 18:15 | Em resposta a: #23526

caro Duarte Jardim,

Relativamente a D. Luisa Georgia Favila;

1) João Favella cc Beatriz Coelho, tiveram;

2) Fernão Favella, o Velho, passou á ilha da Madeira cc Beatriz Pires, filha de André Pires e de Joana Escócio, filha de João Escocio Drummond, tiveram;

3) António Favella, filho 2º, instituiu o morgado dos Piornais, que tem por cabeça a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, cc Maria de Vasconcelos, filha de Joanne Mendes de Vasconcelos e de MaRia de Miranda, neta paterna de Martim Mendes de Vasconcelos e de Helena Gonçalves da Cãmara, filha do 1º capitão Donatário do Funchal João Gonçalves Zarco, tiveram:

4) Fernão Favella de Vasconcelos, filho1º, nasceu 1536, herdou o morgado casou em 3/set/1561 com Francisca de Bettencourt, Tiveram

5) António Favella de Vasconcelos, filho 1º do 1º casamneto casou 1583 com Isabel Gramacho , filha de Martim Vaz Cairos e de Leonor Leme, tiveram;


6) Fernaõ Favella de Vasconcelos, filho 1º, que segue
6) Diogo de Bettencourt Favila, Ver Capitaes Donatários do Porto Santo


6) Fernão Favella de Vasconcelos casou 1611 cc D. Brites da Silva Leme filha de Francisco Salamanca Polanco e de Antonia da Silva Leme, Tiveram

7) Martim d Silva Favila, filho 2º sucedeu por morte de seu tio, no morgado de seus avós, cc Maria de Aguiar, tiveram

8) António da Silva Favila de Vasconcelos, filho1º, nasceu 1643, sucedeu na casa de seu pai casou com Angela de Atouguia filha de Amaro de Atouguia Bettencourt e de Maria Bernarda Bettencourt, Tiveram;

9) António José Francisco da Silva Favila de Vasconcelos, filho 1º, casou em Lisboa com Brigída Inês, filha de Manuel Fernandes dos Santos, Tiveram

10) António José da Silva Favila, filho 1º, sucessor da casa de seus pais, casou 2º vez com Ana Joaquina de Velosa de Castel Branco, filha de António de Velosa de Castel Branco e de Quitéria Maria Teixeira de Sousa Brasão, Tiveram

11) Morgado João da Silva Favila casou com sua prima D. Maria Justiniana Favila Esmeraldo, filha do Coronel José Joaquim Esmeraldo Berenguer, tiveram:

12) António João da Silva Bettencourt Favila, nasceu em 182... e Morreu em Abril de 1876, foi último morgado da casa de seu pai e representante dos Favilas em Portugal. acsou sem deixar geração. Teve de... :

13) Luisa Georgina Correia Favila casou com Aires Vitorino Henriques (Pinto) Correia Rodrigues

Daqui se vê que a representação desta familía naõ está Perestrelos- capitães- Donatários do Porto Santo nem nos representantes do Morgado dos Piornais, pelo facto de quem herdou o morgadio de António Favila que morreu em 1601 foi sua filha D. Maria Moniz que deixou a favor de sua sobrinha com a clausula de andar perpetuamente ligada a filha primogénita, facto raro.

.........

Capitães Donatários do Porto Santo:

o acima citado:

6) Diogo Bettencourt favila casou em 1623 em Lisboa com Joana da Costa, em Titulo: Bettencourt, Tiveram

7) Manuel, s.g.
7) Vitoriano Bettencourt e Vasconcelos nasceu 23/Março/1617 cc Francisca da Câmara Perestrelo, filha Herdeira de Diogo Perestrelo Bisforte, 5º Donatário da Ilha do Porto Santo, por Alvará de 24 de Janeiro de 1653, em titulo: Perestrelos. Continua geração...

Morgado Bento josé Pertrelo da Camara cc Ana Angélica Bettencourt Perestrelo da Camara , filha de Paulo Freire de Bettencourt Noronha Perestrelo da Camara Homem de Gouveia, representante dos capitães donatarios do Porto Santo e do Morgado dos Reis Magos do estreito da Calheta, em titulo: Perestrelo, favila, Homem de Gouveia .... tiveram:

2) Morgado paulo Perestrelo da Camara casou em 1833 com Ana Madalena de Freitas Lomelino, filho do último morgado das Cruzes (Camaras), Nuno de Freitas da Silva Lomelino, por onde segue a representação da capitania do Porto Santo


Do 2º casamento de D. Ana Angélica Perestrelo da Camara com o Dr. Gregorio Francisco da camara, filho 3º e irmão do Morgado Bento P. da camara, houve:
Dr. Gregorio Perestrelo da Camara, filho 1º, por onde segue os Favila Vieira.


O Morgado dos Reis Magos nos Perestrelo:

Francisco Homem de Gouveia cc Isabel Afonso em titulo: Ferreiras, tiveram
Gaspar Homem de Gouveia, filho 1º cc Filipa Cabral da Camara, filha de outra Filipa da Camara e de Francisco Moniz o Velho, neta Materna de Diogo Fernandes Cabral, irmão de Pedro Alvares Cabral, descobridor do Brasil e de Constança Rodrigues da Camara, filha de Garcia Rodrigues da camara e neta de João Gonçalves Zarco, 1º capitão donatário do Funchal, tveram.

Maria da Cmara casou em 1576 com Diogo Perestrelo Bisforte, 5º Donatário do Porto santo c.g.


Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#24692 | Duarte Lino Jardim | 20 jul 2002 13:15 | Em resposta a: #24666

Caro Filipe

Quero agradecer-te o teu trabalho sobre o ramo FAVILA e chamo a atenção para o minha mensagem que mandei,ao Prof. Dória, sobre o fundador de PORTO ALEGRE (BRASIL), porque penso que também estiveste nessa discussão.
Tem em atenção o trabalho que o D.N. TEM FEITO NOS ÚLTIMOS três dias, a propósito do fundador de PORTO ALEGRE que foi madeirense.
Um abraço
Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#24699 | rita18 | 20 jul 2002 14:54 | Em resposta a: #23424

Boa tarde

Introduzo uma informação que penso ser interessante aos Botelho e Morais Sarmento:

Diogo Botelho de Moraes Sarmento, foi testemunha presente e procurador da madrinha - D. Luisa Matilde de S. Boaventura (religiosa do Mostº de S. João) - de Baptismo de Manuel Maria
Barbosa du Bocage (29.09.1765). O padrinho foi Heitor Mendes Botelho.

Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28608 | ftalmeida | 13 out 2002 00:43 | Em resposta a: #24004

Caro Senhor,

Por curiosidade perguntei hoje ao João Ramalho (pai da actual condessa do Ameal) e ele confirmou que o ministro é seu parente.

Cumprimentos

Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28612 | vbriteiros | 13 out 2002 01:12 | Em resposta a: #24004

Manel
Não tiveste ´no Alexandre Herculano um Prof de História e Filosofia chamado Morais Sarmento?
Ele tambem esteve em Braga e era transmontano, casado e com descendencia, provavelmente aqui no Porto.
Abração
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28613 | vbriteiros | 13 out 2002 01:19 | Em resposta a: #28608

Desculpe a pergunta, refere-se à Condessa Viuva ou à Nora?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28625 | magalp | 13 out 2002 12:29 | Em resposta a: #28608

Caro Francisco de Almeida

Muito obrigado pelo seu esclarecimento.
Se já tinha simpatia pelo Ministro, passo a ter mais, só pelo facto de ser primo do muito frontal João Ramalho que deveras estimo, e não encontro desde 1965!
Muitos cumprimentos para ele, como para si,
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28627 | magalp | 13 out 2002 12:35 | Em resposta a: #28612

Vasco

Até q. enfim!
Cuidei q. andasses a vindimar em Braga...
Tive sim! Sebem me lembra era um "expert" na Pré-História e na Proto-História. Muito provavelmente foi quem me criou, ou ajudou a criar, o "bichinho" q. ainda tenho.
Era uma figura muito simpática. Tenho a assinatura dele no meu livro dos 50 anos do LAH.
Vê se dás notícias durante estas minhas curtas férias.
Outro abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28628 | magalp | 13 out 2002 12:40 | Em resposta a: #28613

Referimo-nos à jovem e muito bonita Condessa-nova, filha de João Moraes Sarmento Ramalho e D. Maria Teresa Bastos Gonçalves, um casal encantador que teve e tem ainda, excepcional importância para mim.
M.

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28630 | LBMSPG | 13 out 2002 14:33 | Em resposta a: #24004

Meu caro Manuel Maria

Este ministro é meu primo direito. Pertence aos Botelhos de Moraes Sarmento, Condes de Armamar e Guardas Mor do Sal de Setubal. Está a sua ascendência aqui no Genea.

Um abraço amigo,

Luís Botelho de Moraes Sarmento Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28631 | LBMSPG | 13 out 2002 14:39 | Em resposta a: #24004

Meu caro Manuel Maria

Enganei-me na colocação da resposta, pelo que a repito. Este ministro Moraes Sarmento é meu primo direito e pertence aos Botelhos de Moraes Sarmento, Condes de Armamar e Guardas Mor do Sal de Setubal, ainda que fisicamente saia ao seu lado materno. O nosso ramo é todo claro de olhos azuis... Está tudo no Genea.

Um abraço amigo,

Luis Botelho de Moraes Sarmento Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28632 | LBMSPG | 13 out 2002 14:48 | Em resposta a: #24699

Obrigado pela informação, mas já a tinha. Este Diogo Botelho de Moraes Sarmento é meu 6º avô, e foi 3º Guarda Mor do Sal de Setubal. Heitor Mendes Botelho de Moraes Sarmento, padrinho de baptismo de Bocage, era meu 5º avô e foi 4º Guarda Mor do Sal de Setubal.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Botelho de Moraes Sarmento Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28633 | LBMSPG | 13 out 2002 14:56 | Em resposta a: #23550

O meu ramo, Botelho de Moraes Sarmento, Condes de Armamar e Guardas Mor do Sal de Setubal, descende do casamento de Fernão de Moraes e Távora ( que também era Moraes Sarmento) com sua parente D. Helena de Vega y Osório Sarmiento, filha de D. Juan de Vega y Enriquez de Toledo, Conde de Grajal e Vice Rei de Navrra e Sicilia, com D.Leonor Osório y Sarmiento, Condessa de Santa Marta (era filha do Marquês de Astorga e da Condessa de Santa Marta).

Com os melhores cumprimentos

Luis Botelho de Moraes Sarmento Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28651 | vbriteiros | 13 out 2002 19:24 | Em resposta a: #28628

Manel.
Claro que tambem conheço. Ele é neto da Condessa-Avó, a Tia Leonor da Lage, que era prima direita do meu tio Chico casado com a irmã mais velha da minha Mãe.
Um abraço
Vasco
P.S. - Já que estás de férias diz algo para nos encontrarmos (3ª não)

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28671 | magalp | 13 out 2002 21:02 | Em resposta a: #28631

Meu Caro Luís e Nobre Conde!

Até q. enfim! Quebrou-se o enguiço!
Saúdo efusivamente triunfal regresso!

Pois mantenho uma muito grande consideração pela frontalidade do primo Ministro, num governo tão martirizado por avalanches sucessivas de contestações, com fogos cruzados de todas as direcções...
Mas eu mesmo tb. tenho grande pedrugulho no sapato... O Min. das Finanças ainda não me devolveu o IRS que paguei em demasia!

É curioso que os Moraes Sarmento Bacellar tb. têm essa caractrística do olho azul. Tinha idéia de que vinha pelos Pinto Guedes, de Vila Real.

Grande abraço!
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28680 | LBMSPG | 13 out 2002 22:49 | Em resposta a: #28671

Meu caro Manuel Maria,

Como sou um básico, só hoje é que acedi às novas tecnologias e metodologias para aceder ao Genea. Espero poder retomar o convivío destas páginas, se o pouco tempo disponivel que tenho me permitir, e saborear antes de mais a sua impar, brilhante e magnifica proza.

Não sei se ainda pretende saber qual o nome do nobiliário espanhol, que me pediu numa recente mensagem. Se ainda precisar diga-me para o meu e-mail, para nos próximos dias dar-lhe a resposta.

Um abraço amigo do

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28690 | ftalmeida | 14 out 2002 00:04 | Em resposta a: #28613

Caro Vasco Briteiros,

Referia-me à nora. Aliás, era uma mensagem de resposta que ñão deixava muita margem a dúvidas.

Cumprimentos

Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28693 | vbriteiros | 14 out 2002 00:20 | Em resposta a: #28690

Caro Francisco Tavares de Almeida
Obrigado. Entretanto Magalp já me tinha respondido. Veja p.f. a resposta que dei pois justifica a minha pergunta.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28697 | zamot | 14 out 2002 08:22 | Em resposta a: #28632

Meu Caro Tuntas

Seja bem regressado ao nosso convivio. Espero que o teu computador já esteja aranjado. Ainda não te vi foi inscrito no Guarda Mor. Como entretanto estiveste fora talvez não saibas como fazê-lo. Vais à pagina principal do GENEA, vais ao Clube Guarda Mor, e fazes um pre-registo. Em seguida diriges-te ao Mukltibanco ou ao teu netbanco e fazes uma transferencia de 30,00 € para o Nib que entretanto te indicam. A seguir já tens acesso e poderás ir cavaquear conosco para o Rossio e ter acesso a uma seria de facilidades.


Um abraço

Zé Tomáz

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28701 | magalp | 14 out 2002 10:26 | Em resposta a: #28680

Meu Caro Luís

OK. Seguirá e-mail explicativo.
Acho muito exagerada a adjectivação da minha prosa simples e chã, plena de dúvidas e interrogações...
Outro abraço
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28954 | filipejardim | 17 out 2002 16:03 | Em resposta a: #28697

CAro Prof. Duarte,

É com imensa pena minha, que não tenho acedido ao forum, por motivos de força maior- mas espero a curto prazo puder inverter esta situação, visto o enorme gozo que é participar e trocar ideias com pessoas interessantes, e desde já aproveito para mandar um abraço a todos.

Queria alertá-lo para esta árvore genealogica:

http://www.genealogias.kit.net/doria/DoriasVelosas.pdf


Vejas os nomes António Teixeira Dória casado com Isabel de Andrade e Atouguia, e compare com a mensagem que lhe mandei dos Franças (freire de França e Almeida).

Cumprimentos,
Filipe jardim

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#28955 | filipejardim | 17 out 2002 16:10 | Em resposta a: #28954

Só mais uma nota:

Caros Prof. Duarte Jardim e Dória,

Vejam o ramo de jeronimo de Ornelas de Meneses e Vasconcelos

cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#32874 | Philip Bastos Martin | 07 jan 2003 07:48 | Em resposta a: #24004

A actual Condessa de Ameal é minha prima. Vi que você tem um interesse na nossa familía (estou fazendo pesquisas sobre a família Bastos Gonçalves. O nome da Condessa é Thereza Margarida Bastos (Gonçalves) de Moraes Sarmento Ramalho Aires de Campos. Teria interesse em saber qual o seu interesse ou ligação com esta famiília.
Cumprimentos
Philip Bastos Martin

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#32947 | Philip Bastos Martin | 08 jan 2003 08:19 | Em resposta a: #28628

A Condessa do Ameal é minha prima direita, a D. Maria Teresa Guerra Bastos Gonçalves é a irmã da minha mãe. Faz-me muito prazer ouvir elogios a respeito dos meus tios por quem tenho imenso respeito, orgulho e que adoro. A minha prima também é uma pessoa excepcional. Estou a fazer umas pesquisas sobre a minha família do lado da minha mãe - os Bastos Gonçalves. Posso informar a minha prima destas pesquisas sobre a família Moraes Sarmento - talvez lhe possa interessar. A irmã da Condessa, Helena Rita está casada com João Rocha e Mello.
PBM

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#32956 | magalp | 08 jan 2003 11:40 | Em resposta a: #32947

Caro Philip B.G. Martin

Fico assim a conhecer mais um neto do Senhor Brigadeiro G. Bastos Gonçalves, distintíssimo Médico-Cirurgião, de quem tenho grande memória.
Sou um velho conhecido, amigo e contra-parente, dos seus primos Oliveira Martinho e mais recentemente, do seu primo Guilherme B.G., Comandante Sénior da TAP.
Conheci a "Amendoínha" recém-nascida, bem como a Avó paterna dela, distinta senhora, cujo encanto e civilização não mais me esqueceram, no Largo da Graça...
Então, fiquei a saber q. era dos Moraes Sarmentos, da Casa Grande de Vinhais, e como tal parente não muito remota minha, por Villar d'Ossos, sede do Morgado de Nª Sª da Assumpção e velho "berço" Moraes, no mesmo concelho, que foi pertença da minha Avó paterna, neta, e ali herdeira dos viscondes de Montealegre.
Folgo em sabê-lo interessado pelas suas origens, já que os seus primos e meus muito queridos Oliveira Martinho, pouco ligam a estas cousas... Pode acontecer que se achem as origens em Terras de Basto, que um palpite meu aponta (sem q.q. razão específica) para Cabeceiras, fronteiros ao Minho, na arquidiocese de Braga.
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#66464 | Gil Campilho | 02 jun 2004 17:12 | Em resposta a: #32956

Caro Manuel Magalhães,

Referiu uma a casa grande, em Vinhaes, dos Moraes Sarmento! Pois bem, o meu avô , Pedro Vicente de Moraes Sarmento Campilho, era de Vinhaes, da casa da Corujeira, que entrou por na família Campilho pelo casamento do meu 4º avô António Vicente de Moraes Campilho com Balbina Ulpina da Silva Barreto de Moraes Sarmento, filha herdeira de Pedro José Sebastião de Moraes Sarmento Carrero, Moço Fidalgo da C.R. e senhor da casa da Corujeira e da de Crespos ou Eiró, também em Vinhaes.

A que chama Casa Grande, será a alguma destas casas da Corujeira ou de Crespos/Eiró?

Um abraço

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#68944 | Nath | 05 jul 2004 22:50 | Em resposta a: #23424

Senhor Duarte Jardim,

Permito-me responder a sua mensagem. Eu estou a procura de membros da minha familia Morais Sarmento, des Tas Os Montes em Portugal, acho que eram de Moimenta da Beira. Procuro "primos" ou "tias", nascidos em Angola.
Fiquemos em contacto, pois quem sabe se as nossas familias nao sao relativas.
Aqui vai o meu mail : sarmento.natalia@wanadoo.fr
Até breve, espero.
Natalia Ilda Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#69029 | doria_gen | 06 jul 2004 20:01 | Em resposta a: #28955

Onde procuro, o ramo do Jerônimo? (E aliás, o nome dele era só Jerônimo Dornellas de Menezes; o Vasconcellos é-lhe atribuído arbitrariamente depois de sua morte.)

Estive há um mês na fazenda de meus primos Azambuja Rangel, gauchíssimos, de um dos grandes troncos originados em Jerônimo Dornelas.

gdes abcs, fa

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sarmento

#69808 | jaboo | 18 jul 2004 05:39 | Em resposta a: #23424

Caro Duarte Jardim,

para sua informaçao, a Dona Celeste Maria Mattos Moreira Ferreira (filha de Dona Helena Pinto Moraes Sarmento e Joao Baptista de Mattos Moreira, naturais de Lisboa) e seu esposo Joao Antonio Ferreira tiveram descendencia em Penela da Beira, concelho de Penedono, no distrito de Viseu:
1- Emma Ferreira nascida em 11-11-1894
2- Andreia Ferreira nascida em 2-12-1897

Cordiais cumprimentos
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Morais Sarmento

#422606 | ZESARMENTO | 20 mar 2020 12:55 | Em resposta a: #23424

Bom dia a todos,

Sei que o tópico deste assunto é antigo, mas pedi há pouco tempo uma investigação aos antepassados do meu avô, Leão Paulo Moraes Sarmento, que viveu na Madeira, e esse estudo chegou-me agora às mãos,
Nele vem referenciado que o meu avô era neto precisamente dos primeiros Morais Sarmento que passaram à Madeira, José Francisco Morais Sarmento e Ana Paula Oliveira.
Vieram, como já referido, da zona de Coimbra, mas depois, uma ou duas gerações para cima o nome perde-se, não se sabendo a sua origem.
Gostava que alguém me pudesse ajudar a ir um pouco mais para trás no nome. Lembro-me do meu Pai sempre nos dizer, porque foi isso que lhe foi passado também, que a família era oriunda de Trás-os Montes. Mas para já, na investigação que recebi, fica-se por Coimbra.

Posso partilhar o que já tenho sem qualquer problema a quem estiver interessado, basta para isso que me contactem por email.

Muito obrigado e cumprimentos,

José Manuel Morais Sarmento

Resposta

Link directo:

Morais Sarmento

#422607 | ZESARMENTO | 20 mar 2020 12:57 | Em resposta a: #23470

Bom dia a todos,

Sei que o tópico deste assunto é antigo, mas pedi há pouco tempo uma investigação aos antepassados do meu avô, Leão Paulo Moraes Sarmento, que viveu na Madeira, e esse estudo chegou-me agora às mãos,
Nele vem referenciado que o meu avô era neto precisamente dos primeiros Morais Sarmento que passaram à Madeira, José Francisco Morais Sarmento e Ana Paula Oliveira.
Vieram, como já referido, da zona de Coimbra, mas depois, uma ou duas gerações para cima o nome perde-se, não se sabendo a sua origem.
Gostava que alguém me pudesse ajudar a ir um pouco mais para trás no nome. Lembro-me do meu Pai sempre nos dizer, porque foi isso que lhe foi passado também, que a família era oriunda de Trás-os Montes. Mas para já, na investigação que recebi, fica-se por Coimbra.
Posso partilhar o que já tenho sem qualquer problema a quem estiver interessado, basta para isso que me contactem por email.

Muito obrigado e cumprimentos,

José Manuel Morais Sarmento

Resposta

Link directo:

Morais Sarmento

#453199 | Naise73 | 28 mar 2024 17:05 | Em resposta a: #24036

OLA ME CHAMO NAÍSE E MEU TATARAVÔ ERA MANOEL CUSTÓDIO DE MORAES SARMENTO ,A FILHA DELE SE CHAMAVA ERCÍLIA DE MORAES E SE CASOU COM MANOEL DA MATTA LEITE DE ARAUJO FILHO DO SENHOR JOÃO EVANGELISTA LEITE DE ARAUJO
A FAMILIA MORAVA EM SÃO PAULO NO BRASIL . MEU ESPOSO TB QUE É UM ARAUJO DESCENDE DIRETAMENTE DOS VALCACER MAS PELO VISTO MINHA FAMÍLIA TAMBÉM . FIQUEI FELIZ AO ENCONTRAR VOSSA INFORMAÇÃO.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 09:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen