Dispensas Matrimoniais

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Dispensas Matrimoniais

#23463 | rita18 | 27 jun 2002 09:01

Caros participantes

Gostaria de saber onde poderão estar as dispensas matrimoniais dos concelhos de Sesimbra (1837 e posteriores), Manteigas e Gouveia - Distrito da Guarda (1700-1800) bem como que tipo de informações posso esperar obter na sua consulta.
Muito obrigada
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#23477 | magalp | 27 jun 2002 12:57 | Em resposta a: #23463

Rita

Creio bem que no Arquivo Diocesano respectivo. Nesse caso da Diocese da Guarda. Ao tempo de D. José Alves Mattoso (1860-1952), Bispo da Guarda e grande historiador, o importantíssimo arquivo daquela Diocese foi magistralmente catalogado.
Os documentos que refere tem o maior interesse pois explicam claramente todo o parentesco existente entre os nubentes, autorizando, ou não, o seu casamento.
Se puder deslocar-se àquela bela cidade não hesite. É um encanto e as suas gentes, uma verdadeira simpatia!
cmptos,
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#23478 | RCRCA | 27 jun 2002 13:21 | Em resposta a: #23477

Agradeço imenso a sua resposta.
Gostaria imenso de ir à Guarda (nomeadamente para conhecer melhor as terras de alguns dos meus antepassados) não sei é quando tal me será possível.
Sabe se o Arquivo Diocesano responde a pedidos de pesquisa? Ou se terá indices?
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#23479 | macp | 27 jun 2002 13:32 | Em resposta a: #23478

Rita: a diocese da Guarda tem o seguinte nº de telefone: 271212959. Talvez possa colocar , por telefone, as suas questões. Caso, depois, precise, que vá procurar algo concreto, disponha.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#23490 | manuelr | 27 jun 2002 16:40 | Em resposta a: #23463

Cara Rita Cabeça Ramos

Já alguém aqui no Fórum ofereceu um doce a quem soubesse dos Arquivos da Câmara Eclesiástica da Guarda. O que pode encontrar das Dispensas Matrimoniais, são os antepassados dos noivos até ao antepassado comum. E tb se pode tirar qualquer coisa pelas testemunhas, parentes ou não.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#23495 | magalp | 27 jun 2002 18:37 | Em resposta a: #23478

Sinceramente não sei. Normalmente uso a via clássica... CTT, sequer o telefone. Mas de viva presença poderá "matar vários coelhos com uma cajadada!"
cmptos.
MMM

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#23501 | rita18 | 28 jun 2002 08:31 | Em resposta a: #23479

Maria
Muito obrigada pela sua simpática resposta.
Não a vou incomodar com um pedido desses mas se por acaso "tropeçar" em "D. Maria de Figueiredo e Miranda" de Gouveia, entre 1700 e 1800 (tenho três gerações seguidas de senhoras com este nome) agradeço que me diga qualquer coisa.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#23502 | rita18 | 28 jun 2002 08:34 | Em resposta a: #23495

Muito obrigada (mais uma vez).
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#23513 | RCRCA | 28 jun 2002 13:17 | Em resposta a: #23490

Ainda não consegui falar com o Vigário Geral do Paço Episcopal da Guarda, no entanto lembrei-me de algo que talvez possa ajudar:
- a última vez que estive na Torre do Tombo fui informada que os arquivos paroquiais da Guarda estão dispersos entre o arquivo distrital da mesma e a Torre do Tombo. Pode ser que aconteça algo parecido com os arquivos eclesiásticos.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#23553 | macp | 28 jun 2002 18:38 | Em resposta a: #23501

Rita: estou a tentar descobrir onde se encontram esses Arquivos. Caso saiba algo, dar-lhe-ei conta. As minhas raízes estão no Arquivo D. do Porto e Viseu, daí que não faça buscas no Arquivo da Guarda. No entanto, logo que tenha algum tempo mais disponível, talvez a possa ajudar a "encontrar" essas pessoas, se me der mais dados...ou é só o que tem? o nome nesse século e nesse concelho...não tem um lugar em q deva procurar? ou é mesmo na sede do concelho de Gouveia?
Não se preocupe, terei todo o gosto. cumprimentos.
maria

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#23557 | RCRCA | 28 jun 2002 18:53 | Em resposta a: #23553

Maria
São quase 7 horas.
Se me enviar um mail para mraraujo@netcabo.pt envio-lhe logo o que tenho aí do seu distrito (aviso que é um costado inteiro!).
Muito obrigada pela sua simpatia.do que precisar de Lisboa ou Évora, disponha
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#23571 | rita18 | 29 jun 2002 09:33 | Em resposta a: #23553

Bom dia Maria
Não dê atenção à minha mensagem de ontem - pensava que durante o fim de semana o acesso ao GENEA também estava barrado.
Aqui vão todos os elementos que tenho.

O costado da Guarda começa, por volta de 1850, em dois irmãos (o 2º já figura no GENEA, o primeiro é pai de Raul Cordeiro Ramos, que também está no GENEA) que saíram de Gouveia para o Alentejo, (diz-se que por zanga com o pai - terá ficado algum irmão(a) em Gouveia de quem haja descendência?):

1. AUGUSTO JOSÉ RAMOS N. GOUVEIA - S. PEDRO 30,06,1847
CC.ÉVORA – S. PEDRO, 10.08.1879
D. ANA ROSA CORDEIRO VINAGRE N. ESTREMOZ

1. MANUEL JOSÉ RAMOS N. GOUVEIA - S. PEDRO 28,04,1853 F. Ev. - SÉ 19,03,1918
CC. ESPANHA - HUELVA - MINAS DE RIOTINTO
D. MARIA LUISA CABEÇA VELLEZ N. PORTEL - S. BARTOLOMEU DO OUTEIRO 1,10,1866, Bp. 20,10,1866, F. REGUENGOS - MONTE NOVO 21,04,1935

Filhos de:

2. BERNARDINO RAMOS N. GOUVEIA - S.PEDRO 05,11,1811
CC. GOUVEIA - S. PEDRO 05,08,1835
2. D. Mª DA CONCEIÇÃO MARTINS FERREIRA ORTIGUEIRA N. GOUVEIA

Netos paternos de:

3. MANUEL RAMOS N. MANTEIGAS - S.PEDRO 06,03,1768
Filho de
4. ANTÓNIO RAMOS DE ALMEIDA,
N. MANTEIGAS - STA. MARIA (filho de
ANTÓNIO RAMOS cc.BRIGIDA...CRAVEIRO)
CC TEODÓSIA CRAVEIRO MATOS,
N. MANTEIGAS - S. PEDRO
(filha de JOSÉ MARTINS CRAVEIRO
cc. MARIA ...GOMES)


CC. GOUVEIA - S. PEDRO 25,07,1801

3. D. Mª DE FIGUEIREDO E MIRANDA, N. GOUVEIA -
S.PEDRO BP. 08,01,1770
Filha de
4. JOÃO DIAS VANANA, N.GOUVEIA-S.PEDRO
(filho de ANTÓNIO DIAS cc. LEONARDA
NUNES )
CC 2ª VEZ, 1767
D. Mª DE FIGUEIREDO E MIRANDA,
N. GOUVEIA - S. PEDRO
(filha de JOSÉ RODRIGUES cc. D. Mª
DE FIGUEIREDO E MIRANDA)

Netos maternos de:

3. ANTÓNIO FERREIRA ORTIGUEIRA, N. GOUVEIA
Filho de:
4. JOÃO ... FERREIRA,N. GOUVEIA
CC.
TERESA MARTINS, N. GOUVEIA


CC. GOUVEIA - S. PEDRO 18,09,1813

3. MARIA DA CONCEIÇÃO...,
Filha de
4. JOSÉ RODRIGUES, N. GOUVEIA
cc.
FRANCISCA MARTINS, N. GOUVEIA

Em relação às dispensas matrimoniais foram o casal António Ferreira Ortigueira e Maria da Conceição... que as solicitaram. Ainda não tive acesso ao assento do matrimónio de António Ramos de Almeida e D. Teodósia Craveiro Matos mas suponho também, dada as suas ascendências Craveiro, que também terão solicitado dispensa matrimonial.

Já pedi todos os assentos matrimoniais e alguns de baptismo da geração 4. ao Arquivo Distrital mas ainda não recebi qualquer resposta.

Com os meus cumprimentos
rita

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#23576 | macp | 29 jun 2002 11:39 | Em resposta a: #23557

Respondi-lhe já por e-mail. Bom fim de semana.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#23580 | rita18 | 29 jun 2002 12:01 | Em resposta a: #23576

Maria
Já lhe remeti outra mensagem via Genea (não percebi, pela sua mensagem, se a viu).
Se fosse possível saber como ter acesso à dispensa matrimonial de António Ferreira Ortigueira e Maria da Conceição... (c. Gouveia - S.Pedro, 18.09.1813) era óptimo.
Dei aquelas informações todas apenas porque "alguém poderá conhecer alguém" (quantas informações já se conseguiram obter via forum) e porque, apesar de já as ter enviado para a base de dados do Genea, ainda não estão disponíveis.
Além disso, como vive na Guarda (não sei se é natural da mesma ou não) podia ser que conhecesse alguma das famílias (não custa nada tentar) - adorava descobrir os meus primos deste lado.
Bom fim de semana
Os meus melhores cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#23599 | macp | 29 jun 2002 16:52 | Em resposta a: #23580

Vou tentar informar-me. Logo que tenha alguns dados, digo-lhe. Mandei-lhe um e.mail.
Bom fim de semana.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#23667 | macp | 01 jul 2002 11:19 | Em resposta a: #23571

Rita: fui ao Arquivo e tenho as seguintes informações:
1. sobre os assentos de baptismo – existe um hiato nas datas que pediu;
2. os assentos de casamento foram encontrados e vão ser-lhe enviados( só falatva a ssinatura da Sra Directora no ofício);
3. dispensas matrimoniais - existem algumas, apensas aos assentos de casamento, mas não dessa data ( 1813) porque, , dessa data, só têm microfilmes, os assentos ( documentos) estão na Torre do Tombo;
4. na Câmara Eclesiástica, só existe documentação a partir de 1910; não sabem onde podem estar essas dispensas; alvitram Torre do Tombo, mas não sabem a certeza. Existe alguma documentação enviada, há tempos, pelo Arquivo Distrital de Viseu, mas ainda não foi tratada.
Como bem disse Manuel da Silva Roldão... é complicado!!! ...
Lamento se não fui de grande ajuda.
Cumprimentos
Maria A Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#23708 | RCRCA | 01 jul 2002 16:48 | Em resposta a: #23667

Maria
Foi de uma ajuda extraordinária. Muito obrigada.
Entretanto localizei o nome de uma Sra. Prof. Doutora, docente universitária, que tem trabalhos baseados em Arquivos da Camara Eclesiástica da Guarda (Inquisição). Aguardava a sua resposta para saber se seria necessário incomodá-la ou não.
Se conseguir alguma pista disponibilizarei aqui no forum.
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Dispensas Matrimoniais

#223633 | MILU C | 13 mar 2009 18:36 | Em resposta a: #23708

Caros Participantes
Gostaria de saber onde posso consultar o processo de dispensa matrimonial em que o conjugue é natural de Pinhel e ela é natural de Ranhados-Meda.O casamento ocorreu de 1812 a 1836;os conjugues eram parentes.
Agradeço a ajuda.
Maria de Lurdes Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 14:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen