RE: David e Cunha / Abranches e Menezes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas

David e Cunha / Abranches e Menezes

#23508 | Ica | 28 jun 2002 12:15

A Trisavó Maria José de Abranches e Menezes, casou com Eduardo Augusto David e Cunha, que foi um dos fundadores da Escola Médico-Cirugíca de Goa em 1870.
Texto na Enciclopédia - CUNHA (Eduardo Augusto David e). Licenciatura em Medicina
Era professor da aula de Física, Química.
Ela era oriunda de uma família de Viseu e aparentada com inúmeras famílias da região Menezes? Abranches? Lebre? Primas do Rossio (uma delas casada com um Dr. Fuscchini).
Toda a ascendência da Avó Maria José encontrei na GENEA e no banco de dados da ROGLO.
Tiveram 3 filhos, Adélia Cristiana da Cunha (1870-1911), minha bisavó, Maria Henriquieta e Cunha e Pedro e Cunha nascido em Viseu por volta de 189. Pedro era possuidor de um retracto pintado a óleo, (Columbano Bordalo Pinheiro), do Bisavô David, seu pai. Foi Secretário de Fazenda.
Dos dois irmãos desta minha Bisavó nada sei. Em relação ao Trisavô Eduardo também nada sei. Qualquer dica ou informação seriam de grande utilidade.

Obrigado
Isabel Carmona

Resposta

Link directo:

RE: David e Cunha / Abranches e Menezes

#23510 | magalp | 28 jun 2002 12:37 | Em resposta a: #23508

Isabel Carmona

Um palpite forte sopra-me parentesco seu com o Dr. Manuel Abranches de Soveral, que por aqui aparecia com a assinatura MAS. Investigador esclarecido com muita obra publicada. a qual poderá encontrar aqui na livraria de GP. O seu livro q. lhe interessará não o tenho de momento - marchou para o encadernador, onde ficará meses... Talvez pela base de dados de GP, em relação a MAS, já consiga encontrar alguma coisa.
Vive em Maputo?
cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: David e Cunha / Abranches e Menezes

#23515 | Ica | 28 jun 2002 13:39 | Em resposta a: #23510

Muito obrigado pela sua resposta.
Sim estou em Maputo e como pode calcular as dificuldades para encontrar e consultar qualquer informação são monumentais.

Isabel Carmona
icarmona@tropical.co.mz

Resposta

Link directo:

RE: David e Cunha / Abranches e Menezes

#23518 | silvestre | 28 jun 2002 14:04 | Em resposta a: #23508

Isabel

Descendo dos Abranches Pinto, de Tábua. Na verdade, Abranches Soveral e Mello Trovisqueira ajudaram-me na identificação destes meus avós do sec. xviii.
Já procurou no motor de busca acima desta mensagem a palavra "Abranches"? Lá encontrará dados interessantes. O endereço é o seguinte:

http://www.geneall.net/forum/index.php?search=abranches&tema=0&pesq_por=subject

Posso enviar-lhe a minha árvore que inclui os Abranches e que por enquanto não está neste site. Caso esteja interessada peça-a para o meu mail.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: David e Cunha / Abranches e Menezes

#23519 | silvestre | 28 jun 2002 14:06 | Em resposta a: #23518

o meu mail é:
silvestre@aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: David e Cunha / Abranches e Menezes

#26140 | mfmas | 06 set 2002 18:16 | Em resposta a: #23508

Isabel
Através deste mesmo site encontrei informações de toda aminha família/mãe. Sou bisneta de Júlio Albuquerque Abranches de lemos e Menezes que é irmão da sua trisavó Maria José de Abranches e Menezes. Acredito que puderás encontrar informações sobre os filhos de Maria José e David Cunha procurando por menbros da família Abranches de Lemos Menezes

Resposta

Link directo:

RE: David e Cunha / Abranches e Menezes

#26221 | Ica | 09 set 2002 09:35 | Em resposta a: #23508

Muito obrigado pelas dicas em relação ao assunto.
Já consegui alguma informação neste site.
As minhas desculpas pela lentidão das respostas mas com o acesso restrito as dificuldades aumentam deste lado.
Uma vez mais o meu obrigado a todos.
I Carmona

Resposta

Link directo:

RE: David e Cunha / Abranches e Menezes

#32966 | PA | 08 jan 2003 12:55 | Em resposta a: #23518

Vera,

Com a curiosidade que estes temas despertam, iniciei recentemente algumas pesquisas para compilar e aumentar a informação existente sobre a família Pinto de Abreu da Casa da Calçada em Oliveira do Douro, Cinfães.
Em algumas notas da família, verifiquei que surgia uma ligação aos Abranches (?), pelo que gostaria de obter o máximo de informações possíveis sobre este assunto. Confesso que nem sei se é verdade, mas certamente irá ser uma tarefa engraçada ... provavelmente para os próximos "anos"

Grata pela atenção e desde já os meus agradecimentos a quem souber algumas informações sobre os "Pinto de Abreu".

Os melhores cumprimentos,

A Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

Abranches Pinto

#32972 | silvestre | 08 jan 2003 14:07 | Em resposta a: #32966

Caro Pinto de Abreu

Curiosamente os seus apelidos Pinto e Abreu também aparecem associados ao ramo familiar que liga aos Abranches de Sinde, Bobadela... Algumas informações que recolhi estão no tópico que lancei neste forum: "Abranches Pinto de Sinde". Gostaria contudo de trocar informações sobre esta e outras famílias. Escreva para o meu mail, p.f.
Cumprimentos
Vera
silvestre@aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: Abranches Pinto

#32976 | PA | 08 jan 2003 14:50 | Em resposta a: #32972

Vera,

Obrigado pelo seu contacto, já lhe escrevi para o seu mail conforme sugeriu.

Se tiver informações que me possam ajudar na minha pesquisa, agradeço. Irei também ver se tenho algumas informações adicionais que façam a ligação e depois darei nota.

Melhores cumprimentos,

A Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: David e Cunha / Abranches e Menezes

#107988 | jliberato | 26 dez 2005 00:12 | Em resposta a: #26140

Caro mfmas,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico “Abrantes/Abranches de Seia”, que penso poderá interessar-lhe:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=106204
Os novos tópicos têm tido uma passagem tão rápida pela primeira página que tive receio que pudesse passar despercebido.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: David e Cunha / Abranches e Menezes

#232957 | MCCM | 29 jun 2009 21:01 | Em resposta a: #23508

Olá Isabel Carmona

Estamos em 2009 e eu estou agora a responder a uma mensagem de 2002.
Tenho uma informção que lhe deve interessar. O meu trisavô, José David e Cunha, Oficial do Exército, era irmão de Eduardo Augusto David e Cunha, médico e seu trisavô. Os nossos tetravós eram José Maria David e Cunha (Industrial) e Srª D. Henriqueta Soares Cardoso.

Espero que esta informação ainda seja útil

Um abraço
Maria do Céu Carneiro Mendes

Resposta

Link directo:

RE: David e Cunha / Abranches e Menezes

#337095 | cardosodoamaral | 22 out 2013 14:17 | Em resposta a: #23508

Cara Confreira Isabel Carmona

Poderá parecer estranho ter ao fim de tantos anos achado este tópico, mas tem um propósito. Foi um amigo que o descobriu para mim e com o qual eu conto incondicionalmente para a prossecução do estudo que estou a desenvolver. Aliás, ele é que o começou. A prole dele são meus parentes. Indivíduo entendido em matéria de genealogia. Frequentador deste sítio e um benemérito na ajuda de pessoas quanto eu algo ignorantes na matéria.

Os Lebre, Fuschini e os Syder são da minha família direta, uns por parte dos Cardoso do Amaral e Peixotos da Silva Meneses Alarcão e outros somente por parte destes últimos.

Tanto o Dr. Eduardo com o seu irmão José tiveram filhas que casaram com dois irmãos do meu Bisavô, o General Eugénio Augusto Cardoso do Amaral. Uma com o Alfredo e outra com o Messias. Além destes ainda existiam mais dois de seu nome Francisco e João o mais novo, de quem também nada sei.

Uma vez a minha prima Rosa Maria Fuschini disse-me que eramos parentes duns Carmonas, se não me engano do Satão.

Eu sou filho do Eugénio Augusto Cardoso do Amaral, filho de Adelino Cardoso do Amaral e de Cacilda de Jesus Loureiro da Ponte, ambos de Fail.

Tenho nos meus estudos ambas as senhoras, mas pouco mais sei sobre as suas descendências.

Será que me podia ajudar?

O que possuo é o seguinte:

«««««« 18.1 Alfredo Augusto Cardoso do Amaral (24.10.1838, b. 04.11.1838 – 04.10.1882), casado com Ana Augusta David da Cunha, filha do Dr Eduardo Augusto David e Cunha (1840-1904) e Maria José Abranches de Lemos de Meneses, cg.

Foi fiel tesoureiro dos Correios de Viseu . Após a sua morte a esposa recebe 125 000 reis de pensão.

O único dos irmãos que nasceu em Sabugosa, concelho de Tondela.

«««««« 18.3 Messias Augusto Cardoso do Amaral (31.09.1841-), que casou com Maria da Assunção David da Cunha, prima de sua cunhada, filha de José Maria David e Cunha (1807-1887) e Maria Henriqueta da Silva Cardoso, cg

18.3.1 Maria Clara do Amaral Lebre (08.08.1865-22.04.1936), que casou com Adolfo Cardoso da Fonseca Lebre (04.01.1862-01.03.1940), oficial do exército, Coronel de Infantaria

Desta continua a geração que eu tenho até aos nossos dias. Não sei se tinha irmãos. Não sei se faltará alguma coisa, mas foi cortesia de uma nossa parente chamada Teresa e que vive em Lisboa.

Deixo aqui ficar o meu mail na esperança que possa entrar em contacto comigo o qual agradeço desde já.

cardosodoamaral@gmail.com

Caso pretenda que entre em contacto com o Moderador com o intuito de me facultar o seu mail, diga-me por favor ou entra diretamente no meu mail.

Grato por tudo e espero que perceba a salgalhada que para aqui escrevi.

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: David e Cunha / Abranches e Menezes

#337288 | cardosodoamaral | 26 out 2013 08:18 | Em resposta a: #232957

Cara Confreira Maria do Céu Carneiro Mendes

Queira reparar por favor neste tópico onde diz ---- AUTOR:CARDOSODOAMARAL--- do dia 22-10-2013.

Gostaria de entrar em contacto consigo, se assim o entender, porque somos parentes com a devida certeza.

O meu mail encontra-se lá

Grato pela atenção

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: David e Cunha / Abranches e Menezes

#419594 | Pedro Vasconcelos | 25 nov 2019 13:09 | Em resposta a: #23508

cara isabel carmona.
eduardo augusto david e cunha era meu trisavô.
pedro david e cunha meu bisavô.
casou por duas vezes.
- com a minha bisavó isabel, com a qual teve 2 filhos - pedro e eduardo joaquim de andrade david e cunha, meu avô.
- com uma outra senhora, de nome júlia, com uma filha, também júlia, que não casou nem teve filhos.
o meu avô eduardo teve dois filhos com a minha avó ilda teles do amaral margarido:
- o meu tio eduardo abranches teles da cunha.
- a minha mãe, maria teresa abranches teles da cunha vasconcelos.
o quadro de que fala está na posse da mulher do meu tio.
é suposto, em cada geração, passar para o mais velho de entre todos os primos.
não é de columbano mas sim de almeida e silva, um pintor viseense.
é muito grande e muito bonito.
se quiser mostro-lhe umas imagens.

Resposta

Link directo:

RE: David e Cunha / Abranches e Menezes

#419596 | Pedro Vasconcelos | 25 nov 2019 13:13 | Em resposta a: #232957

olá maria do céu.
sou tetraneto de josé maria david e cunha.
não tenho nenhuma informação sobre ele.
poderia ajudar-me?
obrigado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 22:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen