borges-requeixo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

borges-requeixo

#23542 | mtavares | 28 jun 2002 17:33

sou iniciado nestas coisas, embora já tenha feito alguma pesquisa.
gostaria de ajuda relativamente a pessoas de apelido Borges naturais da freg. de requeixo, concelho de Aveiro.
nomeadamente, Manuel Francisco Borges (terá nascido no sec 18) cc Joaquina Simões teve pelo menos um filho ch. António Francisco Borges
Grato por informações
MTavares

Resposta

Link directo:

RE: borges-requeixo

#23544 | montedor | 28 jun 2002 17:39 | Em resposta a: #23542

Esses Borges Têm alguma relação com a família de Gonçalo Borges que levou uma espadeirada do Luiz Vaz?
cprtos
montedor

Resposta

Link directo:

RE: borges-requeixo

#23546 | mtavares | 28 jun 2002 17:40 | Em resposta a: #23542

Ignoro por completo
Mtavares

Resposta

Link directo:

RE: borges-requeixo

#23602 | jorge a soirefmann | 29 jun 2002 17:44 | Em resposta a: #23542

Caro Tavares
Meu tetravô Francisco Antônio Borges era da Cidade do Porto, nasceu por volta de 1809, depois emigrou para o Brasil onde se radicou. É interessante que um de seus filhos chamava-se Antônio Francisco Borges. Será que existe algum parentesco entre os seus Borges e os meus? Saudações. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: borges-requeixo

#23603 | mtavares | 29 jun 2002 17:57 | Em resposta a: #23602

Caro jorge
interessante a sua resposta,relativamente ao tópico que iniciei.
pela cronologia, poderiam perfeitamente ser parentes: primos ou mesmo irmõs.
haveria que conferir se o nome da mãe corresponde, já que pelas minhas contas, o meu 4º avô, António Francisco Borges terá nascido pelo 1º Quartel do século 19. foi morar para o Ribatejo, Samora Correia, onde nasceu o meu trisavô, Pedro josé Bonifácio Borges, segundo ouvi mfcr, embora não registado na mordomi da Casa Real.
a hpotese de emigração é muitíssimo natural, além disso Porto e Aveiro distam apenas 70 Km...como de um extremo ao outro do Rio, não...
saudações
luis

Resposta

Link directo:

RE: borges-requeixo

#23608 | magalp | 29 jun 2002 18:31 | Em resposta a: #23603

Caro Luís Tavares

Muito brevemente, creio, vai disponibilizar GP importante informação sobre Borges, incidindo mais essa informação sobre os Borges de Castro, de S. Tiago de Riba Ul, Vila da Feira, não muito longe de Aveiro. Suponho que lhe interessará.
cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: borges-requeixo

#23612 | mtavares | 29 jun 2002 18:42 | Em resposta a: #23608

caro manuel maria magalhães:
por acaso tenho seguido as suas intervenções neste forum com interesse.
Riba-ul é realmente próximo da localizaçao que refiro, no entanto ainda não consegui consultar arquivos de baptismos da dita freguesia...
vc é do Porto?
Eu sou de Famalicão
cmptos
Luis

Resposta

Link directo:

RE: borges-requeixo

#23626 | magalp | 30 jun 2002 09:45 | Em resposta a: #23612

Caro Luís Tavares

Sou realmente do Porto, nascido e criado, apaixonado pelo rio em toda a sua bela bacia galaico-duriense...
Mas tb. gosto das outras bacias fluviais em toda a nossa Península!
ndo há lagas semanas a copiar um volumoso manuscrito do T.Coronel Fernando Canedo, intitulado "Borges de Castro, da Casa da Giesteira, em S.Tiago de Riba-Ul". Interessante inédito depositado no ANTT e que avança com os primitivos Borges de 1202 até 1930. Já vou nos índices...
cmptos.
MMM

Resposta

Link directo:

RE: borges-requeixo

#23636 | mtavares | 30 jun 2002 14:59 | Em resposta a: #23542

caro MM Magalhães:
também vivi no Porto até aos meus 4 anos (1956)e o Porto estará sempre no meu coração e o Douro nas minhas veias...
Grato pela sua atenção. vou procurar nos resgistos dos mormones os registos paroquias de S.paio de Requeixo o que suponho me facilitará a tarefa
Cptos
Luis

Resposta

Link directo:

RE: borges-requeixo

#23709 | jorge a soirefmann | 01 jul 2002 16:59 | Em resposta a: #23603

Caro Luís
Sobre meus antepassados Borges incluí no Forum, há algum tempo atrás, mensagens sob os títulos: "Borges, Cidade do Porto" e "Família Borges, Cidade do Porto", nas quais há mais informações sobre os mesmos. Abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: borges-requeixo

#23720 | mtavares | 01 jul 2002 18:39 | Em resposta a: #23709

Caro Jorge:
De facto quando lhe respondi no putro dia, não tinha presente a sua anterior intervenção que memete esses Borges para Vila Pouca que é localidade do distrito de Vila Real. Penso que anomástica, troca entre a ordem gos nomes não deverá ser senão um acaso.
Entretanto, coloquei outro tópico sobre Borges borges(tavares-e boges tavares/douro) sendo os primeiros da lado materno e os segundos de lado paterno.
quanto aos segundos ainda poucas refrências tenho
um abraço
Luis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 17:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen