Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#23807 | judest | 03 jul 2002 13:37

É a primeira vez que intervenho neste Fórum. Estou a fazer um trabalho sobre morgadios na Beira-baixa.Tenho algumas informações e procuro mais sobre os Andrades de Monsanto, os Trigueiros Martel e os Marrocos. Pelo que li no Fórum sei que há pesquisadores interessados nestas famílias, tinha muito interesse em contactá-los.
Judite

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#23812 | vbriteiros | 03 jul 2002 14:09 | Em resposta a: #23807

Cara Judite
Sobre Marrocos, apelido familiar do malogrado Presidente Sidónio Paes , espero que o nosso Confrade António Júlio Trigueiros,S.J. lhe responda na 2ª quinzena deste mês. Ele tem um trabalho sobre a ascêndencia do Presidente, onde esse apelido é mencionado: " Os Paes de Barcelos".
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#23822 | FSA | 03 jul 2002 16:13 | Em resposta a: #23807

Cara Senhora,
Não sou propriamente genealogista, no sentido do termo, mas gosto dessa temática.
Tenho feito algumas incursões por esses terrenos com objectivos que, se prendem com o desenterrar de algumas gratas recordações que me foram legadas por meus Avós.
Sempre ouvi dizer que os meus antepassados Andrades, haviam fugido de Penamacor e dos Quadrazais, no Séc. XIX, aquando das invasões Napoliónicas, tendo "assentado arrais" no Sardoal, então Beira-Baixa, hoje Ribatejo, e que o Gen. Gomes Freire de Andrade ainda era parente próximo.
Diziam-me que eram militares, alguns deles combateram na Rússia e que eram parentes de um Andrade ( Luís Filipe?) que era governador de Cabinda no reinado de D. Maria I. Vi até uma árvore genealógica que se perdeu, entretanto.
Sou bisneto António Filipe d´ Andrade, trisneto de António Lopes d´Andrade tetraneto de João Lopes d´Andrade. Recordo que, nessa árvore, havia uma curiosidade: os filhos primogénitos, eram Joões e estes eram também Padres. Isto repetia-se por duas ou três gerações no Séc. XVIII.
De alguns irmãos destes meus Avós, descendem os Andrade e Silva de Lisboa, entre eles o ex-ministro da Guerra do Prof. Doutor Marcelo Caetano, o General Andrade e Silva, ( creio que também foi Governador da Guiné ou de Angola) entre outros Generais e Almirantes, como o recente Ex-Chefe de Estado Maior da Armada, por exemplo.
Não entro em mais pormenores para não ocupar todo o disco do servidor do Genea. Talvez me possa ligar a esses Andrades, Beirões de que fala.
Os meus respeitosos cumprimentos,
Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#23824 | manuelr | 03 jul 2002 16:27 | Em resposta a: #23807

Cara Judite

De Trigueiros Martel não tenho nada ( pode ser que alguém do Fórum se acuse!), de Marrocos o que tenho é solto ( pode ser que o mesmo diga qq coisa!) e de Andrades tenho alguns elementos. Só que estes andaram por Monsanto, São Vicente da Beira, Castelo Branco, Penamacor, e por todo o sítio por onde os deixaram andar, desde finais do Sec XVI. Já viu o Livro da Casa da Graciosa? Pelo que suponho, trata precisamente dessas famílias, mas não sei se só do Tronco do Marquês.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#23836 | aeiou2 | 03 jul 2002 18:28 | Em resposta a: #23822

Exmo Senhor
Tenho alguma coisa sobre Andrades mas de Almeida,Guarda.Passaram a usar o apelido Pego,alcunha de um dos seus maiores.Um deles fez parte da legião Portuguesa de Napoleão e por ele foi condecorado.Já dei os dados ao GP e aguardo que sejam editados na totalidade.
sempre ao dispor
Maria Oom de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#23846 | jpcmt | 04 jul 2002 09:10 | Em resposta a: #23812

Caro Vasco Briteiros:
Já, em tempos, tive a oportunidade de informar o GP Forum, sobre o que sabia da ascendência do Presidente Sidónio Paes, que aliás foi imediatamente colocada aqui, por amabilidade do Luís Amaral. Dessas notas, sobre os Marrocos, constava o seguinte, baseado nas fontes que indico. Aguardo com interesse o trabalho que refere sobre os Paes de Barcelos.
Cumprimentos
J. de Castro e Mello Trovisqueira

MARROCOS


1. - Manuel Domingos Marrocos, ou Manuel Domingos Caldas, natural de Lanhelas, que se admite ser filho de João Domingues e Natália Pereira.
(É vulgar no Norte as pessoas tornarem-se conhecidas e adoptar o nome da região ou país onde estiveram e donde regressaram - pode ser o caso)

Casou com Isabel Páscoa ou Isabel Páscoa Guerreiro (em 25/8/1726 ?) possivelmente filha de Pedro Lourenço e Margarida Enes Lourenço, e tiveram:

2.1 - António Lourenço Marrocos, que segue.

2. - António Lourenço Marrocos. casou com Rosa Claro, filha de Domingos Lourenço e de Francisca Lourenço Dantas, esta natural de Lanhelas. Tiveram:

3.1 - Diogo António Marrocos, que segue.

3. - Diogo António Marrocos, natural de Caminha, onde casou a 28/9/1807, com Maria da Piedade, de quem teve:

4.1 - Francisca Rita Marrocos, 2ª mulher de Bernardo José Paes de Azevedo, no § 1º, onde segue a geração.


§ 1º - PAES


1. Luís Ribeiro Paes de Faria, natural de Barcelinhos. Casou com D. Maria Clara de Lima Pereira, de quem teve:

2.1 - Bernardo José Paes de Azevedo, que segue.


2. Bernardo José Paes de Azevedo, casou 2ª vez com D. Francisca Rita de Marrocos, filha de Diogo António de Marrocos e de sua mulher Maria da Piedade. Tiveram:

3.1- Sidónio Alberto Marrocos Paes, que segue.

3. Sidónio Alberto Marrocos Paes, nasceu em Coimbra a 1/10/1846 e faleceu em Sertã a 27/8/1883. Casou em Coimbra, a 28/5/1871 com D. Rita Cardoso da Silva, filha de António Serafim Cardoso e de Ana da Silva Coelho. Tiveram:

4. 1 - Sidónio Bernardino Cardoso da Silva Paes, n. Coimbra em 1/5/1872, baptisado em 6/6/1872, e f. em Lisboa em 14/12/1918. Oficial de Artilharia, Lic. Matemática pela Universidade de Coimbra e Lente de Cálculo Diferencial e integral na mesma Universidade de Coimbra, Ministro do Fomento e das Finanças e Ministro de Portugal em Berlim; Presidente da República Portuguesa em 1918.

4. 2 - António da Silva Paes, Capitão de Mar-e-Guerra, casado com D. Júlia Cândida de Sant’Anna Cerqueira, c.c.g.


Fontes :
a) "Os Xavieres de Caminha" por Manuel Artur Norton, in "Caminiana"-Ano III, nº5 - Dezembro de 1991.
b) "Presidente Sidónio Pais" in "Boletim da Academia Portuguesa de Ex-libris", nº 32, abril 1965

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#23856 | judest | 04 jul 2002 11:13 | Em resposta a: #23846

Só depois de enviar uma mensagem que repete o assunto, descobri como se responde ás mensagens. Mais vale tarde do que nunca! O que queria escrever está, pois, no novo tópico com o mesmo titulo. Obrigado
Judite

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana, da Beira Beixa

#23874 | Portuguez | 04 jul 2002 15:05 | Em resposta a: #23807

Cara Judite
Para não andarmos entre dois tópicos, respondo-lhe aqui. Gostaria de perguntar o que foi que apanhou sobre Sarafanas. Obrigado.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana, da Beira Beixa

#23917 | manuelr | 05 jul 2002 12:35 | Em resposta a: #23874

Caro Alexandre Tavares Festas

Mais precisamente, de que época e local quer os Sarafana? Eles andaram todos entre Vale de Prazeres, Alpedrinha e Atalaia, mas ordená-los é uma grande confusão ( igual à dos Taborda!).

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana, da Beira Beixa

#23919 | Portuguez | 05 jul 2002 12:53 | Em resposta a: #23917

Caro Manuel da Silva Rolão

Noutro tópico de nome igual, que penso foi apagado e com ele uma mensagem da autora deste a que eu respondia, pois não o encontro, foi dito estar ela a fazer um trabalho sobre morgadios da Beira Baixa,entre os quais referiu Sarafana, se não me engaano. Lopes Sarafana é a varonia de minha Avó materna, e de todos os Corrêas, e nesse sentido tudo me interessa, embora haja bastantes elementos do arquivo da casa de Castelo Novo que o meu primo Nuno Ponces copiou e anda a trabalhar. Mas nunca ouvi falar em vínculos Sarafanas, por isso fiquei curioso, e perguntei. Como a sua aldeia é do outro lado do cabeço do Zé Nunes, penso realmente que deve saber bastante a este respeito. Talvez possa ajudar o Nuno, nesse caso.
Cumptos.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana, da Beira Beixa

#23924 | manuelr | 05 jul 2002 13:23 | Em resposta a: #23919

Caro Alexandre Tavares Festas

Assim de imediato, posso apenas dizer que Maria Nunes Sarafana instituiu um vínculo em Idanha a Nova, em 1710, mas não sei mais promenores.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana, da Beira Beixa

#23927 | Portuguez | 05 jul 2002 14:03 | Em resposta a: #23924

Caro Manuel da Silva Rolão

Obrigado. Vou transmitir ao Nuno e pesquisar nos papéis que ele me deu.
Saudações serranas

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#23937 | vbriteiros | 05 jul 2002 16:56 | Em resposta a: #23846

Caro J.M.C. Trovisqueira
Vou ver se descubro a disquete e envio de imediato par o seu mailbox que creio já tenho.
Desculpe o atraso ,ams nem sempre tenho oport.neste novo horário.
VBriteiros

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#23973 | jpcmt | 06 jul 2002 09:13 | Em resposta a: #23937

Caro Vasco Briteiros:
A minha esperança era apenas de ver publicado, aqui no GP, a resposta do nosso ilustre Confrade A. J. Trigueiros, S. J. Mas como teve a amabilidade de me querer facultar o trabalho, fico-lhe desde já muito agradecido.
A propósito: Recebeu o que lhe mandei no dia 15/6 sobre os CPVC?
Melhores cumprimentos do
João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#23985 | vbriteiros | 06 jul 2002 14:18 | Em resposta a: #23973

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira
O A.J.Trigueiros,S.J. não respondeu ,provavelmente atarefado com a Ordenação Sacerdotal em Lisboa e 1ª Missa em Barcelos no prx. dia 14.
Peço desculpa se não acusei recepção e agrdeci os elementos CPVC, que tenho em cima da minha mesa já impressos. Julgo muito interessantes, falta-me juntar uma foto da Casa da Senhora -a-Branca, onde morou o seu tio António Vlhena, dado que da Casa do Praça Nova já tenho bem como do Paço de Palmeira nas NCP.
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana, da Beira Beixa

#24007 | judest | 06 jul 2002 18:29 | Em resposta a: #23919

Caro Alexandre Tavares Festas

Tal como diz Manuel da Silva Rolão, há notícia do vínculo instituído em 1710 e ainda da capela instituída por Maria Agostinha Sarafana, para a qual ainda não tenho data. Nas genealogias que tenho feito encontro também no século XVII, D. Maria das Neves Taborda Sarafana como senhora do Morgado de S. Miguel de Acha mas também sem mais pormenores. Não sei se é possível saber que famílias são tratadas no arquivo de Castelo Novo.
Obrigada
Judite Esteves

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#24009 | judest | 06 jul 2002 18:37 | Em resposta a: #23824

Caro Manuel da Silva Rolão

Tenho a agradecer-lhe ter-me aconselhado o livro Casa da Graciosa, já o consultei e tem muito interesse para o que ando a fazer. Como já se deve ter notado, sou uma novata nestas coisas das genealogias, mas já me apercebi que tem ligações à Beira Baixa (Os Rolões também já vão surgindo nos meus papeis) e muito conhecimento sobre as suas gentes, gostava pois, de saber se tem publicações sobre o trabalho que tem desenvolvido.
Obrigada
Judite Esteves

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana, da Beira Beixa

#24020 | Portuguez | 07 jul 2002 08:30 | Em resposta a: #24007

Cara Judite Esteves

Obrigado. Por acaso esse vínculo de 1710, e essa capela tinham alguma designação própria? O arquivo trata exclusivamente da família Corrêa de C. Novo, com alguma informação de alianças. É no entanto arquivo secundário relativamente ao dos Escalos, pois meu Bisavô Pedro Corrêa era filho segundo.
Melhores Cumprimentos
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#24034 | JPL | 07 jul 2002 13:00 | Em resposta a: #24009

Cara Judite,

Os Trigueiros de Martel, iniram-se pelo casamento aos Goulões, família à qual pertenço. Tenho alguns elementos que lhe deverão interessar. A melhor forma de lhos fazer chegar, é atarvés de ficheiros GEDCOM. Se tiver software para descodificar este tipo de informação, diga-me que lhos enviarei.


Cumprimentos,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#24037 | manuelr | 07 jul 2002 15:15 | Em resposta a: #24009

Cara Judite Esteves

Não, não tenho nada publicado, embora pense nisso, mas não de imediato. De qq modo, no que puder ser útil, disponha.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#24072 | judest | 08 jul 2002 12:48 | Em resposta a: #24034

Caro Zé Leão
Pelo meio que anuncia poder chegar até mim os dados que tem não me parece possível é mais um dos assuntos em que sou ignorante. Gostaria de acrescentar que no que tenho descoberto dos trigueiros e concretamente em relação à instituição do vínculo que ando a estudar, ele é instituído em 1751, por Domingos Ambrósio e sua mulher D. Maria Marques Goulôa e em 1860 é administrado po Jerónimo Trigueiros de Aragão Martel.
Se houver outra forma de comunicação podemos comparar o que eu tenho com o que tem.
Obrigada
Judite

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana, da Beira Beixa

#25599 | traquina | 23 ago 2002 13:48 | Em resposta a: #24020

Boas tardes
Gostaria que me ajudassem na origem dos nomes, Cardoso, Robalo, Antunes e Milheiro em Idanha-a-Nova.

Desde Já o meus encarecidos agradecimentos

Paulo Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#33117 | Miguel Mora | 11 jan 2003 04:37 | Em resposta a: #23807

Cara Judite

Respondendo ao seu pedido, venho por este meio informá-la de que uma antepassada minha era meia-irmã de D. Maria Joaquina Freire de Andrade, nascida em Medelim, a 1-VIII-1763, e aí precocemente falecida, a 30-I-1785.
Nessa mesma vila, a 25-XI-1782, havia desposado João Manuel Leitão Marrocos, natural de Idanha-a-Velha, o qual era filho de João dos Reis Leitão Marrocos e de Petronilha Teresa Ferreira.
Não sei se terá possibilidade de me confirmar se, apesar do curto período em que estiveram casados, chegaram a ter algum filho, e, em caso afirmativo, se dele(s) existe posteridade.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#33187 | judest | 12 jan 2003 16:17 | Em resposta a: #23807

Caro Miguel Mora
Fiquei admirada de voltar a ver surgir este tópico iniciado por mim há uns meses e que por motivos vários não dei continuidade. Tenho feito investigação principalmente no morgadio que veio a ser administrado em meados do século XIX por Jerónimo Trigueiros Martel. Relativamente aos Marrocos, dos poucos elementos que tenho, não surge o casamento do Major João Manuel Leitão Marrocos com Maria Joaquina Freire de Andrade mas sim com D.Constância Maria Esteves Cordeiro, de São Miguel de Acha (provavelmente o 2ºcas.)da qual teve uma filha, Rosa Emilia Valente Leitão que casou com o Major António Joaquim Castro e Silva.
Tudo indica que não deve haver descendencia desse primeiro casamento.
Com os melhores cumprimentos
Judite

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#33309 | Miguel Mora | 13 jan 2003 22:56 | Em resposta a: #33187

Cara Judite

Tem toda a razão em ter ficado admirada com minha tardia intervenção, que se deve ao facto de só há cerca de duas semanas me ter estreado neste Fórum.
Agradeço muito as informações que me enviou e devo confesar-lhe que calculava que o casal em questão não tivesse tido descendentes, mas nunca tive oportunidade de confirmar essa desconfiança nos livros paroquiais de Idanha-a-Velha.
Gostaria de lhe perguntar se faz ideia de quando e como a família Leitão Marrocos se aliou aos Capelos, dado que li em tempos a notícia de que António Capelo Manzarra Leitão Marrocos falecera num desastre de automóvel, em 1935, quando era estudante da Faculdade de Letras de Lisboa. Ali se dizia ainda que era filho de António de Pádua e Silva Leitão Marrocos e de D. Maria Emília, que tinham também outro filho chamado Frederico.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Andrades, Trigueiros Martel, Marrocos

#33413 | judest | 15 jan 2003 10:36 | Em resposta a: #23807

Caro Miguel Mora
Não tenho realmente muitos elementos sobre os Marrocos, o que vi está na monografia "Alcains e a sua História" de Sanches Roque.É possível que se estudar em profundidade o morgadio administrado por António de Pádua Leitão Marrocos em 1863 tenha que procurar muitos mais elementos sobre esta família. Acho estranho a filiação da pessoa que cita e que morreu de acidente, pois o Marrocos que atrás refiro também foi casado com uma
Maria Emilia Castro e Silva que terá nascido em 5 de Abril de 1818 e casado cerca de 1842. Como entretanto vou continuar a conviver com estas famílias da Beira Baixa, se encontrar algo que pense interessar-lhe transmitir-lhe-ei.
Judite

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 06:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen