Pequeno Chaves

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Pequeno Chaves

#23835 | aburma | 03 jul 2002 18:21

Tenho um sétimo avô chamado Francisco Luís Pequeno Chaves, cc Joana Rita de Meneses de Lemos e Carvalho, pai da minha 6ª avó Maria Casimira Inácia Pequeno Chaves Lemos, cc Francisco Soares de Albergaria Pereira, de Oliveira do Conde. Alguém me sabe dizer alguma coisa sobre esta família "Pequeno Chaves"?
Cumprimentos
AB

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#23845 | nrleite | 04 jul 2002 08:36 | Em resposta a: #23835

Caro Alexandre
Peço-lhe o favor de me fazer chegar novamente o seu e-mail. Fiquei sem as mensagens que tinha na minha mailbox e, com elas, sem o seu e-mail.
Já tentei enviar-lhe os ficheiros que me pediu mas o Hotmail devolveu-mos, eventualmente por, em conjunto, serem demasiado "pesados".
Irá um de cada vez.

Quanto a "Pequeno Chaves":

25. D. JOANA JOAQUINA RITA DE LEMOS CARVALHO ROXAS E MENEZES, n. a 28 de Setembro de 1724. Casou com Francisco Luiz Pequeno Chaves, 2º Senhor do Morgado do Bustelo, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Coronel de Infantaria de Chaves, Moço de Guarda-Roupa do Infante D. Francisco, filho de André Pequeno Chaves, 1º Senhor do Morgado do Bustelo, Cavaleiro e Comendador da Ordem de Cristo, Sargento-Mor de Cavalaria na Guerra da Liga e do Partido da Corte, f. em 1729, e de s. m. D. Antónia Teixeira Vahia. Neto paterno de Domingos Gonçalves Ferreira de Araújo e de D. Maria Pequeno de Oliveira, e neto materno de Francisco Teixeira Vahia de Mesquita, Sargento-Mor de Cavalaria em Vila Real, morador no lugar de Adães, e de D. Jerónyma Ferraz Mourão.

É o que tenho!

Muitos cumprimentos do

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#23861 | magalp | 04 jul 2002 11:53 | Em resposta a: #23845

Viva Nuno!

Verifico q. a investigação continua em grande forma!
Falando em Vahias, procuro um esclarecimento sobre a ligação dos Vahias da Pesqueira com o Doutor Francisco Vahia Teixeira, Dezembargador do Paço, tio de José Alvres Teixeira, morador na quinta de Rebordondo, no termo de Chaves, com CBA para Leite e Magalhães, passada em 1725.
Esta notícia vem no "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano" de J.G.Galvão Borges, págs. 134 a 139, cuja cópia me foi cedida pelo Engª Amiel M. Bragança, descendente (e creio q. representante) do sobredito armoreado.
No ponto de vista hráldico, esta CBA apresenta uma particularidade que me parece única - o Rey d'Armas representa os "Leytes de Portugal", em campo azul, e sublinho azul, 3 flores de liz, postas em roquete e como timbre do mesmo Leite, o dos Leitões, uma pomba de prata com um ramo de ouro no bico.
Na complicada resenha genealógica da mesma CBA, refere, o Doutor Francisco de Meirelles Leyte, como bisavô do armoreado.
Palpita-me que este Dr. Francisco M.L. que situo no 1º quartel do séc.17, será um antepassado dos actuais Marqueses de Lindoso, sendo portanto na 1ª linha de representação do Dr. Alvaro Nunes de Meirelles, deputado por Guimarães ao tempo de D.Manuel I, iniciador seguro da estirpe.

Mas é só palpite... não tenho confirmação.
Suponho ter o Nuno bem estudados os Vahia bem como os Leite, daí este meu pedido de esclarecimento da ancestralidade de Joseph Alvres Teixeyra, com CBA de 1725, como disse já.

O Centro de Estudos de GVS, na Moderna publicou outra obra de Luís M.V. São Payo - "A Herança Genética de D. Afonso Henriques"
Folheada por alto, por falta de tempo, parece-me mais outra magnifica lição do meu querido primo, Catedrático Jubilado de Óptica...
Grande abraço
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Meireles

#23870 | Portuguez | 04 jul 2002 13:52 | Em resposta a: #23861

Caro M5

O que sabe sobre Leonor de Meireles, mulher de Lopo Soares d'Albergaria, MFCR, FCA em 19 VI 1549, que viveu em Tarey, termo da Vila da Feira, minha ancestral e do meu homónimo dono aqui do tópico? Quanto aos pipos, já lá irei...
Abraço
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#23890 | aburma | 04 jul 2002 17:47 | Em resposta a: #23845

Caro Nuno,
Já lhe indiquei outro email que creio comportará sem problemas a longa história dos Lemos.
Obrigado pelas informações sobre Pequeno Chaves. É provável que também haja algo em MAS, Casa da Trofa.
Um abraço
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#23902 | Vasco Jácome | 04 jul 2002 20:06 | Em resposta a: #23835

Caro Alexandre Burmester

O Gayo tem um título dedicado a Pequenos.
Mas para ligar os seus aos desse título ainda é preciso “dar algumas curvas”. Assim, Joana Rita de Meneses de Lemos e Carvalho está no ttº de Carvalhos §45 N15 (vol. III, pg. 443) onde é também referido o seu marido Francisco Luís Pequeno Chaves.

Para a ascendência deste, o melhor é ir aos Costados I, Vol. XI, árvore 273, nº 5. Aí é dito que ele é filho de António Pequeno Chaves, Sargento-mór de Cavalaria e de D. Maria ou Antónia Teixeira Vahia; neto paterno de Domingos de Araújo e de D. Maria Taveira; filha esta de Ricardo Alvares de Oliveira e de D. Catarina de Chaves. Em nota de rodapé é dito que esta D. Catarina era filha de Sebastião Pequeno Chaves.

Infelizmente, quando se passa para o tal ttº de Pequenos (vol. VIII, pg. 159) não encontro explicitada esta ligação, pois apesar de serem mencionados vários Sebastião Pequeno Chaves, a nenhum é atribuída esta filha, mas muito provavelmente deve entroncar nalgum deles.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#23913 | Portuguez | 05 jul 2002 11:15 | Em resposta a: #23845

Caro Nuno Rocha Leite
Como aproveitei estes seus dados para alargar uma das árvores Soares de Albergaria, agraadecia-lhe se me desse a fonte, para incluir no trabalho.
Cumptos.
Alexandre Tavares Festas
PS: Caro Primo Pequeno Chaves
Em breve lhe reenviarei a dita cuja expandida, depois de integrados os novos e interessantes elementos que me forneceu Francisco de Serpa Brandão.

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Meireles

#23914 | magalp | 05 jul 2002 12:12 | Em resposta a: #23870

Caro ATF

Com que então tambem são Meirelles!?
Estão vossencias bem arranjadas...
Dizia-me alguem muito próximo, (mais não podia ser...) que os Meirelles são uma raça excomungada! Trazem no sangue o vício do jogo e Casa onde entrem, lá se vão as libras amealhadas, sobre o pano verde... em tempos mais remotos, antes de acabar a Santa Inquisição, como todos eram obrigatóriamente FSO.s ( não se contentando, eram Juizes) o seu grande divertimento era mandar pessoas para a fogueira, por pequeno que fosse a ofensa feita aos Santos Evangelhos, ou à Caza de Bragança...
Um Meirelles houve, muito embora salazarista ferrenho, atreveu-se a contrariar Salazar, por 2 vezes consecutivas! Claro que foi despedido... mas morreu salazarista convicto, bem depois da abrilada, curiosamente, mais tolerante com o PS, do que com outro qualquer partido...
Foi esse mesmo que ficou célebre aqui no Porto, porque passando pela sua mulher, à espera de autocarro, num dia de chuva, lhe disse adeus muito afectuosamente, mas não fez parar o carro oficial para ela entrar. A regulamentação dizia que o dito carro oficial - então um muito modesto Morris 8, conduzido por um bombeiro - era para os Directores de Serviço da CMP e não para os familiares do mesmo. Outras posturas...
Era o meu querido Tio e Padrinho, chefe dos Meirelles-Leite de Basto, representante do morgado da bela Casa do Campo, a Honradez feita gente!

Não estou minimamente dentro das gentes da Feira e seu termo, em 1500, creio q. a sua época áurea. Tenho boa notícia dos Borginhos por ali, mas um século depois.
Muito pela certa será do conhecimento de Vasco Jácome, o Sábio Marquez de Gayo, essa sua avó Leonor de Meirelles (bonito nome) casada contra Lopo Soares d'Albergaria. Não tenho à mão os complicados índices dos "Carvalhos de Basto" onde poderão estar mencionados. Vou espreitar a Pedatura, muito pródiga nos Soares d'Albergaria. Depois digo.
Outro abraço
MMM

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Vahia

#23916 | nrleite | 05 jul 2002 12:18 | Em resposta a: #23861

Caro Manuel Alpendurada

A falta de tempo é tanta que a única coisa que está em grande forma é o enorme monte de papéis que tenho juntado em cima de uma mesa.

Tenho pouca coisa dos "Leite". Um tio meu tem juntado umas coisas que por enquanto começam e acabam nas zonas de Matosinhos e Oliveira de Azeméis.

Sobre os Vahias da Pesqueira tenho apontamentos em casa que vou trazer para lhe enviar.

Na próxima semana vou estar de férias mas espero dar-lhe notícias de segunda a uma semana.

Um abraço
Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Meirelles

#23929 | Portuguez | 05 jul 2002 15:11 | Em resposta a: #23914

Caro MMMMM

O Primo Alexandre Burmester e a minha modesta pessoa ainda não sabemos se meirellamos, se não. Aguardo o voto dele. No que me toca, dependerá de alguns factores... Pois se o primeiro exemplo por si apontado aos incautos que somos é desencorajador, mormente no actual ano de crise financeira geral, em que abundam os inquisidores mas não as coroas, o segundo é bem motivador, que é o respeito a estas últimas, sobretudo quando na posse do nosso Estado. O segundo factor a ter em conta é se esta senhora D. Leonor (o mais lindo nome, sim senhor, o nome de minha Mãe, porque acha que atopei nele?)é de Mereilles verdadeiros, ou de alguns eventualmente falsos, segunda escolha, cópia desbotada dos seus, espúrio refugo meirelleano de alguma infecta e cristã nova raça de judeu mulato ou moiro, e aí reconsideraremos antes de darmos tão grave passo. E a terceira e não menos ponderosa razão, é asseverar-nos que esta nobre família não é de origem castelhana. Repito, certo do apoio do Alexandre neste ponto: Não é de origem centribérica.
Um grato obrigado pelo esforço das buscas bibliográficas. Agaurdamos em ânsias o renovar e aprofundamento dos nosso parentescos.
Abraço amigo
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#23931 | aeiou2 | 05 jul 2002 16:19 | Em resposta a: #23835

Caro Alexandre
Por simples acaso e nisso tenho uma sorte do ... encontrei no Felgueiras Gaio, vol XI,cost I 153,pag 196-Costas Pereiras,da Barca

1.João Vicente da Costa Pereira sg
2.João da Costa Pereira F C R
3.D.Izabel Bernarda Teixeira Chaves
6.Duarte Teixeira Chaves F C R
7.D.Angelica de Souza Pereira
12.Sebastião Pequeno Chaves FCR,Cavºda O de Cristo
13.D.Izabel de Magalhães Fontoura
24.Duarte Teixeira Chaves,Comendador da O de Cristo
25.D.Felipa de Campilho
48.Sebastião Pequeno Chaves (A)
49.D.Izabel Gomes
(A)Tomo 2º de Costados nº188 vº-não encontrei mas em Pequenos vol VIII,pag.159/162
Era filho de Braz Teixeira Chaves e de D.Izabel Carneiro filha de Jacome Carneiro ,Sr do Morgado do Anjo em Chaves,neto paterno de Sabastião Pequeno Chaves e de Felipa Rz Carneiro (Morgado do Anjo),bisneto Sabastião Pequeno Chaves e de Izabel Pereira do Lago,trineto de Bottaca Affonso Leite e de Affonso Pequeno.4ºneto de Lopo Pequeno,5ºneto de Nuno Pequeno,5ºneto de Mem Fz Pequeno que teve Brazão de Armas em 1360,6ºneto de Fernão Mz Camelo,grande no esforço mas pequeno no corpo e adoptaram o apelido Pequeno 1261

ttºLagos §44-D.Angelica de Souza (Souzas §560)

Para ligar ao seu 7ºavô julgo que terá que andar para trás uma ou duas gerações .
Espero ter trancrito direitinho,mas é hora do biberão da Matilde.
Sempre ao dispor
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Vahia

#23933 | aburma | 05 jul 2002 16:41 | Em resposta a: #23916

Caro Nuno,

Por serem meus ascendentes também me candidato aos apontamentos dos Vahias.
O seu trabalho sobre os Lemos é pantagruélico!
Calculo que tenha recebido a minha mensagem a esse propósito.
Um abraço
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#23934 | aburma | 05 jul 2002 16:44 | Em resposta a: #23931

Maria,
Muito obrigado por mais esta sua trabalhosa diligência. Tanta pequenada!
Apela-se pois à identificação das gerações em falta!
Um abraço e beijinhos à Matilde (que presumo seja a sua neta)
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Meirelles

#23936 | aburma | 05 jul 2002 16:53 | Em resposta a: #23929

Lá meirelar, meirelamos, só não sabemos se estes "é que são os Meireles verdadeiros!"
Também estou de acordo com a beleza do nome Leonor, que nem a amante do Andeiro conseguiu desfigurar. A minha música favorita dos Beatles continua a ser "Eleanor Rigby" (picks up the rice/in a jar/where a wedding has been/who is it for?/ all the lonely people/ where do they come from? (Lennon/McCartney)

Meireles Soares de Albergaria Pequeno Chaves (queiram p.f. ver a contribuição generosa da Maria aeiou)

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Pequeno Chaves

#23941 | Portuguez | 05 jul 2002 17:17 | Em resposta a: #23936

Caro Primo Grande

Antes de mais, deixe dizer-lhe que acertei em cheio outro dia quando lhe disse que este seu ramo me cheirava a rija e boa cepa transmontana... Os meus parabéns pelos seus grandes Pequeno Chaves, e aliviadamente conto que consultei o GP sobre Meireles, que abençoadamente vêm da mesma sã origem bem galaico-lusitana de além Marão... pelo que podemos meirellar descansadíssimos, quer sejam dos bons, ou dos maus, são todos portugueses.
Meirelliano abraço

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Meireles

#23971 | Vasco Jácome | 05 jul 2002 19:33 | Em resposta a: #23914

Caro Manuel Magalhães e Alexandre

Desta vez o Marquesado nem para baronato dava ...

É que Gayo apesar de referir o casamento de Lopo Soares de Albergaria com Leonor Meireles no ttº de Soares de Albergaria §11 N 11 (vol. IX, pg. 484), não dá qualquer dica sobre a filiação de Leonor. Aliás, até põem em dúvida se era Leonor ou Maria...

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Meireles

#23974 | Portuguez | 06 jul 2002 11:05 | Em resposta a: #23971

Caro Vasco Jácome
Maria é, com Leonor, o mais lindo nome de mulher, nome de minha Madrinha. Decerto seria Maria , ou Leonor, ou Maria Leonor... Mas Meirelles o Gayo não põe em dúvida? Podemos continuar a meirellar?
Obrigado pela pesquisa e um abraço
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Grandes Pequeno Chaves

#23978 | magalp | 06 jul 2002 11:41 | Em resposta a: #23941

Caros Alex's

Por esse lado podem ficar descansadinhos da silva...
São e foram sempre acrisolados patriotas portugueses, à vossa moda façanhudos... não tenho notícia de alguma vez terem "dado voz" por Castilla ou Léon!
Desde que a Caza de Bragança o é, foram sempre dos seus mais leais servidores, talvez mais do que da Caza d'El-Rei. Talvez por isso não se encontrem titulares, ainda q. a representação de Meirelles esteja nos Marqueses de Lindoso.
A verdadeira origem, livre de fantasias, continua a ser um mistério para todos nós.
AB, tem com toda a certeza uma avó Meirelles na Casa do Poço, tendo igualmente como avó uma senhora Cabral, irmã dum Bispo, tão bem aceite por lá, que nas gerações seguintes o Cabral entrou na pedra d'armas da Casa. Poderão reparar nisso em "Brasões e Casas Brasonadas do Douro" de Correia de Azevedo - pág. 78

Não disse eu q. quem sabe é o Senhor Marquez de Gayo, o nosso Sábio Vasco Jácome? Ele é que deveria ser Doutorado pela Moderna, por acrescento aos títulos da Univ. do Minho!
Depois, é sempre assim: aponta rapidamente, atira e acerta, sempre!
Tb. tenho umas costeletas comuns com ele, mas não no conhecimento desta cousa...

Saudações meirelianas, com reserva peninsular...
MMM

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#23993 | aburma | 06 jul 2002 17:33 | Em resposta a: #23902

Caro Vasco Jácome,

Como (quase) sempre, o meu primo Magalp tinha razão: em matéria de Gayo você é imbatível.
Um abraço e obrigado
Alexandre

PS Depois de muito porfiar em tudo o que é alfarrabista, topei hoje por acaso em casa dos meus sogros com o "Portugal Antigo e Moderno", aqui tão frequentemente citado. Há horas de sorte!

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#23999 | magalp | 06 jul 2002 17:56 | Em resposta a: #23931

Maria, minha Nobre, Sábia e muito querida Prima!

Não me diga que a sua escrita ía resvalar para um conhecido (soft) regionalismo tripeiro?
Muita graça acharia, preto no branco...
Bom fim de semana!
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#24000 | jhuet | 06 jul 2002 17:56 | Em resposta a: #23835

Caro Alexandre
Vou transcever o que possuo sobre os Pequeno Chaves, também antepassados de minha mulher pela Casa de Vilar de Perdizes, e que foram objecto de estudo pelo Prof Dr Luís de Mello Vaz de São Payo.

1. Gonçalo Vaz Teixeira, fidalgo da Casa de Bragança, n. c. de 1415
C. c. Brites Correia, f.ª de Francisco Anes de Torres, amo da Rainha D. Isabel (mulher d'El-Rei D. Afonso V), e de Maria Correia.
Tiveram:
2. Rui Vaz Teixeira, secretário do Duque D. Jaime, n. c. de 1440.
C.c. N. Guerreiro,
Tiveram:
3. Gonçalo Vaz Teixeira, esteve com o Duque D. Jaime na tomada de Azamor (1513), n. c. de 1465.
C.c. Betaça Afonso Leite, f.ª de Afonso Pequeno, copeiro do Duque de Bragança, ede Inês Pires Leite; neta pat. de Lopo Pequeno, colaço do Marquês de Valença, fidalgo da Casa de Bragança.
Tiveram:
4. Sebastião Pequeno Chaves, n. c. 1490.
C.c. Filipa Rodrigues Rebelo, f.ª de Rui Martins Zamora, vigário geral e visitador da diocese de Brqaga.
Tiveram:
5. Sebastião Pequeno Chaves, morgado da Encarnação, n. c. 1520 e f. entre 1565 e 1570.
C.c. Isabel Pereira do Lago, f. a 3.5.1592, f.ª de Fernão Pereira do Lago, e de Francisca Álvares Barroso.
Tiveram:
6. Baltazar Teixeira Chaves,suc., n. c. 1550.
C., a 2.ª vez, c. sua prima em 3.º grau, Filipa Rodrigues, f. a 29.8.1596, f.ª de Jácome Rodrigues Carneiro, morgado do Anjo, e de Inês Gomes.
Tiveram:
7. Sebastião Pequeno Chaves, suc., b. a 7.9.1578.
C., a 9.2.1620, c. sua prima em 4.º grau, Leonor Gomes do Lago, f. viúva a 3.6.1644, f.ª de Cristóvão Mendes, e de Catarina Gomes.
Tiveram:
8. Catarina Gomes Pequeno, n. a 15.1.1626 e f. a 19.3.1679.
C., a 14.7.1652, c. Ricardo Mendes de Oliveira, f. a 1.3.1681, f.º de João Rodrigues de Oliveira, e de Ana Pequeno de Miranda.
Tiveram:
9. Maria Pequeno Chaves, n. a 25.8.1659.
C.c. Domingos Pequeno Ferreira, f.º natural do Padre António Gonçalves Ferreira, escrivão da Câmara Eclesiástica de Braga, e de Maria Álvares, costureira.
Tiveram:
10. André Pequeno Chaves, morgado de Bustelo, b. a 26.3.1680, e admitido na ordem de Cristo em 31.10.1697.
C., a 2.ª vez, c. D. Antónia Teixeira Vahia. C.g.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Meireles

#24001 | jhuet | 06 jul 2002 18:01 | Em resposta a: #23870

Caro Alexandre

Também tinha interesse em obter alguma informação sobre a ascendência de Leonor de Meireles, mulher de Lopo Soares de Albergaria, que são meus 15.º avôs (várias vezes).
Só conheço a ascendência Soares de Albergaria.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#24003 | aburma | 06 jul 2002 18:10 | Em resposta a: #24000

Caro José,

Obrigado pela ajuda. Estou a tomar a devida nota.

Um abraço
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#24005 | aeiou2 | 06 jul 2002 18:18 | Em resposta a: #24003

Caro Alexandre
Como vê a minha hipótese vai lá dar e com a ajuda preciosa do J Huet,ficou deslindado o hiato que havia.Hoje á noite, mando-lhe a árvore de costados de Mariana Soares de Albergaria filha de Francisco S de Albergaria e de D.Maria Cazemira Ignácia de Lemos e Carvalho.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#24010 | jaf | 06 jul 2002 18:40 | Em resposta a: #23835

Há um estudo sobre Os Sousas Machados de Vila Pouca de Aguiar(?) da autoria de dois irmãos Sousa Machado Fontes que tem qualquer coisa sobre Pequenos Chaves. Infelizmente não consigo dar com o livro, mas é provável que não adiante face ao estudo já aqui referido de Luiz de Mello Vaz de Sampaio.
Cumprimentos
JAF

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#24012 | aburma | 06 jul 2002 18:48 | Em resposta a: #24005

Cara Maria,

Sim senhora, em cheio na mouche.
Cá fico a aguardar as notícias.
Obrigado e beijinhos à Matilde.
Alexandre (1,76 m - nem Pequeno nem Grande)

Resposta

Link directo:

ã

#24019 | Portuguez | 07 jul 2002 08:23 | Em resposta a: #24001

Caro José

Ao ponto a que isto chegou... agora, só se São Vasco Jácome a descobrir fora do seu (dele)sempre ao dispor Gayo...

Cordiais cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#24022 | Portuguez | 07 jul 2002 09:09 | Em resposta a: #24005

Cara Maria de Oliveira Martins

Essa árvore por acaso ou pela sua habitual muita sorte, não indica os pais de Leonor de Meirelles?
Melhores cumprimentos para si e senhora sua Neta
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#24023 | aeiou2 | 07 jul 2002 09:15 | Em resposta a: #24012

Caro Alexandre
Enviei-lhe uma mensagem ontem,mas veio devolvida e não percebo porquê.Vou transcrevê-la para o forum,e assim há mais ajudas e correcções,mas só mais logo.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Meireles

#24026 | Vasco Jácome | 07 jul 2002 11:37 | Em resposta a: #23974

Caro Alexandre Tavares Festas

É como disse na mensagem anterior: Gayo também dá o apelido Meireles à m.er de Lopo Soares de Albergaria, mas da sua ascendência, nada. Nem os pais...

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#24029 | aeiou2 | 07 jul 2002 12:05 | Em resposta a: #24012

estava com um problema na impressora,mas já resolvido e aqui vão os costados prometidos e sujeitos a todas as correcções e críticas.
(F.G.vol.XI.cost I pag.322,Soares de Albergaria,árvore 273)

Costados de :
1.Manoel Soares de Albergaria,FCR

2.Francisco Soares de Albergaria,FCR,coronel de Melícias,Marechal de Campo da Comarca da Guarda,casou já viúvo,em Oliveira do Conde,Viseu
3.D.Maria Cazemira Ignácia de Lemos

4.Manoel José Soares de Albergaria,FCR
5.D.Maria Thomazia Sequeira
6.Francisco Luis Pequeno Chaves,coronel de Inf.de Bragança,FCR (Teve um meio-irmão Antonio P.Chaves ,que deu origem ao ramo da Oliveirinha,perto de Aveiro)
7.D.Joana de Carvalho Lemos e Roxas

8.Francisco Soares de Albergaria,FCR,Cav.O.de C.,Marechal de Campo de Auxiliares
9.D.Angelica Pereira de Miranda
10.Manuel Sequeira,de Mesão Frio
11.D.Florencia Guedes de Carvalho
12.António ou André Pequeno Chaves,Sargento Mor de Cav.ª,Morgado do Bustelo,b.26.3.1680,adt.O.de C.31.10.1697,casou 2ª vez
13.D.Maria ou Antónia Teixeira Vahia
14.Luis Thomaz de Lemos,Sr.da Trofa,FCR (F.G.,vol III,Tomo VII,Carvalhos § 43,pag.112)
15.D.Catarina Rita Benancia Felicita de Roxas ou de Rochas de Azevedo (F.G.vol XI,arv.187-Lemos,senhores da Trofa)

16.Manuel Soares de Albergaria,Cav.O.de C.,tenente G.al de Cav.ª,General de Batalha,FCR
17.D.Maria Chamorro da Silva
18.Manuel Pereira Ferreira,de Midões
19.D.Maria de Miranda
20.Manoel Guedes de Figueiredo
21.
22.António Guedes de Carvalho
23.
24.Domingos de Araújo,bastardo (na transcrição de JHUET -Domingos Pequeno Ferreira)
25.D.Maria Taveira ou Teixeira (na transc.JHUET
Maria Pequeno Chaves,n.25.8.1659)
26.Francisco Teixeira Bahia,FCR,Sargento Mor de Inf. de Vila Real
27. D.Jeronima Ferraz
28.Bernardo de carvalho e Lemos.FCR.Sr.da Trofa,casou em Figueiredo das Donas
29.D.Maria Madalena de Noronha e Sousa
30.Pedro Roxas de Azevedo,n.Paris,alcaide mor de Porto Alegre
31.D.Joana Micaela de Sousa e Menezes

32. a 47 não procurei(Soares de Albergaria)
48.Padre André Glz de Araújo e de sua amiga (JHUET-Padre Antonio Glz ferreira,escrivão da Comarca Ecl.de Braga)
49.Maria Martins(JHUET-Maria Àlvares,costureira)
50.Ricardo Alz Oliveira (JHUET-Ricardo Mendes Oliveira)cc.14.7.1653
51.D.Catarina Pequeno de Chaves,n.15.1.1626,m.19.3.1679
52.Jacomo Teixeira Bahia,FCR e da 1ª mulher
53.D.Izabel Teixeira
54.João Diaz ou Rz de Moura
55.D.Maria ou Antonia Ferraz
56.Jeronimo de Carvalho
57.D.Jeronima de Lemos
58.Manuel de Souza de Menezes,Sr.de Pentieiros=62( 0 casal 58 e 59 tiveram também uma filha Luiza Joana de Souza que já viúva casou Damião Pereira de Souza (Bertiandos F.G.vol.XI,cost I,pag.44)
59.D.Margarida Cristina de Souza e Vascocelos (Casa da Barca)=63
60.João Roxas de Azevedo
61.D.Maria Josefa Contreiras
62.=58.Manuel de Souza de Menezes,Sr.de Pentieiros
63.=59.D.Margarida Cristina de Souza e Vasconcelos

64. a 99 não procurei
100.João Rodrigues de Almeida(JHUET)
101.Ana Pequeno Miranda(JHUET)
102.Sebastião Pequeno de Chaves,(JHUET,b.7.9.1578 cc.9.2.1620)
103.D.Leonor Gomes do Lago (JHUET,prima em 4ºgrau,f.viúva 3.6.1644)
104. a 113 não sei
114.Diogo Gomes de Lemos,6ºSr.da Trofa
115.Guiomar Monteiro de Almeida,2ª mulher,n.Vouzela
116.Damião de Souza de Menezes,Sr de Pentieiros
117.D.Joana de Távora
118.Lourenço de Souza e Vasconcelos,FCR,Sr da Casa de Figueiredo das Donas
119.D.Joana de Seixas
120.Pedro Roxas de Azevedo,de Madrid
121.D.Maria da Veiga
122.Diogo Terronho Contreiras
123.D.Agostinha Contreiras
124.=116 Damião de Souza de Menezes
125.=117.D.Joana de Távora
126. a 203. não sei

204.Baltasar Teixeira Chaves (JHUET,n.c.1550),casou 2ª vez com uma prima
205.D.Felipa Rz Carneiro,do Morgado do Anjo(JHUET,f.29.8.1596)
206.Cristovão Mendes
207.D.Catarina Gomes

208. a 237. não sei
238.Bento Bernardo de Seixas

239. a 407. não sei

408.Sabastião pequeno Chaves,(JHUET-Morgado da Encarnação,n.c.1520 e f.entre 1565 e 1570)
409.D.Izabel Pereira do Lago (JHUET,f.3.5.1592)
410.Jacome Rz Carneiro,Morgado do Anjo
411.D.Ignes Gomes

412. a 815. não sei

816.Gonçalo Vaz Teixeira (JHUET,esteve com o duque D.Jaime na tomada de Azamor (1513)n.c.de 1465)
817.Botaca (Betaca)Afonso Leite
818.Fernão Pereira do Lago(JHUET)
819.Francisca Alvares Barroso (JHUET)

820. a 1631. não sei

1632.Gonçalo Teixeira de Azevedo (tinha mal na 1ª arv dos Costas Pereiras,Barca)segundo a transc. de JHUET é Rui Vaz Teixeira,sec.do Duque D.Jaime e casou N...Guerreiro 1633
1633.D.Izabel Vaz de Souza
1634.Afonso Pequeno que foi Copeiro do 2º duque de bragança e Colaço do Marquês de valença
1635.D.Ines Pires Leite

1636. a 3267 não sei

3268.Lopo Pequeno
3269.
3270.Pedro Esteves Rocha (estava,affonso pequeno, enganado na 1ª arv Costas Pereira ,Barca)
3271.Botaca Afonso Leite,nos Leites §1 N.3

3272. a 6535. não sei

6536.Nuno Pequeno
6537.

6538. a 13071 não sei

13072.Mem Fz Pequeno,brasão de Armas em 1360
13073.

13074. a 26143. não sei

26144.Fernão Mz Camello,"he o pr.º segundo o Conde D.Pedro em q se principia esta familia.ElRey D.Aff.º3.ª estando em Melgaço lhe mandou dar as Chaves do Castello dizendo ao seu Escrivão da Puridade-da essas chaves a esse pequeno no corpo mas grande no esforço-e deste facio tomarão seus descendentes o appelido de Pequenos,o que aconteceu em 1261.teve não se nos diz de q.m.Cazou com D.Ouruanna Peres Pr.ª f.ª de pedro Peres o Velho e de D.Thereza Peres"
26145.D.Ouruanna Peres Pereira

52290.Pedro Peres o Velho
52291.D Thereza Peres
Afinal há uma Leonor ,mas não Meirelles.
Espero que se consigam completar todas as falhas com conhecimentos dos frequentadores,porque não é só pedir,há que dar para que as pessoas continuem a vir a este sítio mesmo a horas menos cómodas.
Bom Domingo
Maria Oom de Oliveira Martins

13

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Meireles

#24040 | Portuguez | 07 jul 2002 16:43 | Em resposta a: #24026

Caro Vasco Jácome

Muito obrigado. Resta-nos o Pequeno Príncipe (de varonia Camelo): se acreditarmos com muita força que Leonor era Meirelles, e nossa remota avó, então ela será.

Cumptos.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#24045 | aburma | 07 jul 2002 17:54 | Em resposta a: #24023

Maria,

A sua mensagem foi-lhe devolvida porque a minha caixa de correio esteve temporariamente "embatucada", em boa parte devido a umas conversas "off the record" com uns amigos aqui do site.
Obrigado.

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#24051 | aeiou2 | 07 jul 2002 18:44 | Em resposta a: #24045

Mais uma achega do que faltava:
32.Cristovão soares de albergaria
33.D.Catarina Pinho de Amorim
232.Sabastião de Souza,Sr.do Couto de Francemil,Comendador de Canellas,Capitão Mor e Governador de Salvaterra do Minho,cap.Mor de Aveiro,viveu em Viana
233.D.Joana de Noronha
234.Gonçalo guedes de Souza,Sr.do Morgado de Carrezedo (F.G.VolII Magalhães,Pentieiros)235.D.Francisca ou Felipa de Távora
238.rendeiro e criado de Treixedo
239.Maria Caceres
240.Amadeu de Azevedo,das Canárias
241.D.Catarina Roxas
464.Damião de Souza,Sr. de Freixemil,Sr da Casa de Pentieiros
465.D.Maria de Souza
466.Gracia de Noronha,Gov.da Índia
467.D.Felipa de Aragão que também casou com Diogo de Souza e Távora( tt Monteiros §18)
470.Cosme de Magalhães ou Cosme Souza Magalhães
471.

928.joão de Souza magalhães
929.D.violante Alz Fagundes
1856.Fernão de souza,alc.Mor de Ervededo
1857.D.Isabel barbosa ,Sra da Casa dos Pentieiros
1858.João Alz Fagundes,n.Viana
1859.D.Leonor Dias

3712.João de magalhães
3713.D.Izabel de Souza
3714.João Barbosa Rego,Sr da Casa de Pentieiros
3715.D.Violante Magalhães


7424.Gil Afonso de Magalhães,Sr da Vila Chão,Larim,Couto de Rebordõese e Ponte da Barca(1458)
7425.
7426.Lopo Dias de Souza,C.O.C.

14848.Afonso Rz de Magalhães,Sr da Torre de Magalhães de Vila Chão ,Larim ,castelo da Nobrega e Fonte da Arcada(1387)
14849.D.Izabel ou Ignes vasquez,Sra.do couto de Rebordões

29696.Afonso Rz de Magalhães Alc.Mor do Castelo da Nobrega
29697.D.Tereja de Andrade

59392 Rodrigo Afonso Magalhães
59392.Ignes vasquez ou Ferraz

118784.Afonso Rz de Magalhães ,o 1º a usar o apelido Magalhães,Sr da Torre de Coelheiros
118785.D.Alda Castelões

237570.João de Castelões,o Moço

E por aqui me fico
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#24170 | aeiou2 | 10 jul 2002 15:42 | Em resposta a: #24045

Caro Alexandre
só por curiosidade,na Grande Enciclopédia Luso Brasileira,vol.XIV,pag.910 "Duarte de Lemos.Senhor de Trofa.Jale e Alfarelhe,
capitão mor do mar da Etiópia,Arábia e Pérsia,na jurisdição de Sofala até Cambaia.Foi no seu tempo que D.Manuel I em 1517 concedeu foral à povoação de Trofa na qual ainda hoje se conserva um troço do pelourinho.Cinco anos mais tarde,quando do seu regresso do Oriente onde se assinalou por se opor aos projectos militares de Afonso de Albuquerque,tendo sido um dos capitães que se recusaram a acompanhá-lo na tomada de Goa,levantou Duarte lemos em honra da sua linhagem a capela funeraria ùltimamente integrada como capela-mor na igreja paroquial.Nesta encontra-se o seu túmulo
com uma estatua orante que tem sido atribuida a Nicolau de Chanterenne e a Udarte.na inscrição lê-se:"Por serviço de Deus e por honra de sua linhagem mandou fazer esta capela para seu pai e avós para si e para sua mulher...na era de 1534 anos".A estatua orante é de tamanho natural com a figura revestida de armadura de cabeça descoberta e o elmo pousado no chão junto a estante do devocionário.É uma das belas obras que se conhecem do Renascimento em Portugal.
Cumprimentoa
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#24174 | aburma | 10 jul 2002 16:44 | Em resposta a: #24170

Maria,
Obrigado pelo excerto da GELB. Dos Lemos da Trofa já disponho de extensa informação, a qual está disponível na net (por motivos de restrição não posso aqui indicar-lhe o site, mas fá-lo-ei para o seu email). Os "Pequenos", como ascendentes de uma senhora da Trofa, é que estiveram na berlinda, mas graças aos seus esforços e os de outros "forumlogistas", já todos sabemos muito mais sobre a pequenada.
Tanto eu como a minha mulher descendemos da Casa da Trofa, sendo eu 8º neto do 8º Senhor da Trofa e ela penso que 6ª neta (não, ela não tem idade para ser minha avó, é dois anos mais nova que eu, a minha linha é que se reproduziu mais rapidamente!).
Esta Trofa não tem nada a ver com a vila a norte do Porto, até há pouco pertencente ao concelho de Santo Tirso mas agora também ela sede de concelho. Para evitar esta confusão é normalmente referida como Trofa (Vouga).
Agora, como pode ver no respectivo tópico, estou a embrenhar-me em "Ornelas e Vasconcelos". Com as minhas costelas das ilhas estava-se mesmo a ver, "não 'táva?"
Cumprimentos
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#25735 | nrleite | 29 ago 2002 14:53 | Em resposta a: #24005

Maria

Não tinha conhecimento da existência de uma filha chamada Mariana. Sabe dizer-me se casou e teve descendência?

Cumprimentos

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#25774 | aeiou2 | 30 ago 2002 16:56 | Em resposta a: #25735

Caro Nuno Rocha Leite
Localize a "sua" Mariana sff.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#25776 | nrleite | 30 ago 2002 17:33 | Em resposta a: #25774

Cara Maria,
Estava a referir-me à "Mariana" que menciona na sua mensagem de 06/07/2002.
Muitos cumprimentos

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#25778 | aeiou2 | 30 ago 2002 18:09 | Em resposta a: #25776

Caro Nuno Rocha Leite
Essa Mariana não existe,foi um engano meu,mas corrigi noutra mensagem é um cavalheiro cujo nome agora não me recordo,mas é só procurar nas mensagens do Aburma e dá com ele.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#27156 | Jacinto Bettencourt | 23 set 2002 13:36 | Em resposta a: #24000

Caro José Huet de Bacelar,

Por acaso não me podia dar a referência da obra de onde retirou isso?
Cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#27157 | Jacinto Bettencourt | 23 set 2002 13:39 | Em resposta a: #24003

Caro Alexandre Burmester,

Vejo, portanto, que descende de Ricardo Mendes de Oliveira filho de João Rodrigues de Oliveira. Este foi avô de José Oliveira e Costa, Vedor Geral de Trás-os-Montes, e pai de Mariana Veloso da Costa casada com o morgado de Vilar de Perdizes, Alexandre de Sousa Pereira.
Deste casal, nasceu Angélica de Sousa que casou com Duarte Teixeira Chaves, de onde descendem os Costa Pereira, da Barca.
Cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#27177 | aburma | 23 set 2002 17:46 | Em resposta a: #27157

Caro Primo Jacinto,

Não me diga que somos então primos não apenas pela nossa estimada ascendência Bettencourt! Muito folgo em sabê-lo!
Já que falamos em Bettencourt, seria interessante descobrirmos o nosso tronco comum, que deve ser bem mais próximo que este que agora refere. Acho que vou deitar mãos à obra - o livro do Senhor seu avô deve permitir fazê-lo. Se por acaso já o souber, agradeço mo indique (os meus costados Bettencourt estão bem desenvolvidos aqui no GP).
Noutra ordem de ideias, e embora fora deste tópico, acho que pegando no seu projecto para o CN e juntando-se-lhe as achegas introduzidas no Forum que ache aproveitáveis, se poderia elaborar um interessante documento de trabalho.
Que me diz?

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#27181 | Jacinto Bettencourt | 23 set 2002 17:54 | Em resposta a: #27177

Caro Primo Alexandre,

Confesso que estou um pouco "esquecido" nos Bettencourt. Estou submerso nos meus ramos transmontanos...
Quanto ao projecto de CN, estou perfeitamente de acordo. Quando e como sugere arrancar?
Um abraço,

Jacinto

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#27186 | aburma | 23 set 2002 18:05 | Em resposta a: #27181

Primo Jacinto (parece que estou a citar de "A Cidade e as Serras":))

Vou tentar fazer o meu esboço com base no seu documento e nas achegas. Se quiser fazer o favor de autorizar o GP a dar-me o seu endereço de email, será mais fácil. Desde já autorizo o mesmo em relação ao meu email.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#27203 | jhuet | 23 set 2002 23:41 | Em resposta a: #27156

Meu caro Jacinto

Os elementos que refer foram retirados da revista "Raizes e Memórias" n.º 12, pág. 191 a 197.
Caso pretenda alguma informação poderei remeter-lha.

Um abraço do parente
José Huet

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#27225 | Jacinto Bettencourt | 24 set 2002 14:06 | Em resposta a: #27186

Primo Alexandre,

Penso que não há problema se lhe indicar o email v_perdizes@hotmail.com
Depois dou-lhe o email que uso normalmente.
Um abraço,

Jacinto

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#27316 | aburma | 25 set 2002 17:54 | Em resposta a: #27181

Caro Jacinto,

À primeira vista o nosso tronco comum via Bettencourt é bem longínquo: aparentemente, temos de recuar até Henrique o Francês de Bettencourt (c.1440-1500), descendendo eu de seu filho João o Velho de Bettencourt e você de um irmão deste, João o Cavaleiro de Bettencourt (tudo devidamente traduzido!). A explicação poderá residir no facto de os seus Bettencourt serem da Madeira e os meus dos Açores. Apercebi-me, contudo, que ambos partilhamos também o nome Vasconcelos (das Ilhas)e pode ser que por ai o parentesco seja mais próximo.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#27325 | aeiou2 | 25 set 2002 19:17 | Em resposta a: #27316

Ainda não sabem como são primos?
Logo mais tarde vos direi.Julgo que o Jacinto é neto do Jacinto de Andrade Bettencourt,já por mim várias vezes citado e distito genealogista.Espero que desta vez não haja ninguém ofendido com os COX que apareceram nos Alcaforados.
Até logo
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#27334 | aburma | 25 set 2002 22:29 | Em resposta a: #27325

Incansável Maria,

Estou certo que deduzirá o parentesco entre o Jacinto e a minha pessoa com mais rigor do que eu! Mas atenção, que não somos só parentes pelo lado Bettencourt, há também possivelmente os Vasconcelos e os antepassados do Morgado de Vilar de Perdizes (aí entramos no campo da bruxaria:))
Vou mirar a sua prestável informação sobre os Alcoforados. Não sei por que haveria de haver melindre com o COX, pois trata-se de uma sigla muito utilizada. Mas, claro, "it takes all sorts to make the world go round" (não sei quem estou a citar:)

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Pequeno Chaves

#27350 | Jacinto Bettencourt | 26 set 2002 08:39 | Em resposta a: #27325

Cara Maria,

Infelizmente, não é por aí. Sou neto de outro Jacinto mas Moniz de Bettencourt.
cumprimentos,

Jacinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 jun 2024, 21:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen