Trigueiros, Andrades e Marrocos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Títulos | Património | Regiões

Trigueiros, Andrades e Marrocos

#23855 | judest | 04 jul 2002 11:07

Agradeço todas as respostas à minha solicitação. Ainda não percebi muito bem como se responde às mensagens. Da forma que sei, gostaria de dizer a todos que me responderam que vou tentar seguir até à actualidade as pessoas que em 1860 fizeram o registo dos morgadios que administravam, no Governo Civil de Castelo Branco e que eram entre outros: o Conde de Graciosa que apresenta a certidão de um vínculo instituído por D.Brites Maria de Andrade e Couto a que se anexam outros;António de Pádua Leitão Marrocos, administra o vínculo instituído em 1774 por Leonardo Ferreira Faísca e D. Inês da Cunha Robalo; Jerónimo Trigueiros de Aragão Martel que administra o vínculo instituído por Domingos Ambrósio e D. Maria Marques Gouloa e o de Peroviseu e Chãos.
Além destes outros há que envolvem nomes como os Francos, Frazões, Tavares Osórios, Castelos Brancos, Sarafanas, Tabordas, Caldeiras Valadares...
Estou ao dispor para dar e receber informações.
Cumprimentos
Judite

Resposta

Link directo:

RE: Trigueiros, Andrades e Marrocos

#24195 | orgc | 10 jul 2002 23:07 | Em resposta a: #23855

Ex.ma Senhora e cara Confrade
Na árvore de costados do Dr.Sidónio Pais,que foi Presidente da República Portuguesa,inserto no boletim da Academia Portuguesa de Ex-Libris -LX.1965 -Abril .n.º 32-Ano X,vem também referido o Padre Manuel António Marrocos,nat. de Lanhelas-Caminha.Este foi F.S.O M.25-1747 e poderá consultar o resp.º processo na TT.Era filho de Santos Domingos da Costa,nat.de Meruge e de Maria Engrácia Guerreiro,nat. de Lanhelas-Caminha e neto pat. de Pedro Domingues da Costa e de Maria Roriz de Azevedo cas. aos 31-5-1694 e neto materno de Manuel Domingues Caldas,nat. de São JOão de Longos Vales e de Isabel Páscoa Guerreiro,e na árvore de costados do Presidente Sidónio Pais,aparece como seus 4.sºavós,por via da avó paterna-Manuel Domingos Marrocos,nat. de Lanhelas e Isabel Páscoa,que devem ser os mesmos ref.os como avós do Pad.Manuel António Marrocos.
Interessei-me muito pela ascendência do Dr.Sidónio Pais,por ser desc. de família de apelido-Guerreiro-pois em Caminha houve e ainda haverá o ramo-Pita Guerreiro.
Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Trigueiros, Andrades e Marrocos

#24276 | Jotri | 12 jul 2002 16:11 | Em resposta a: #23855

Cara Judite.
Podia-me fornecer todos os elementos na sua posse sobre sobre os vínculos de
“Jerónimo Trigueiros de Aragão Martel que administra o vínculo instituído por Domingos Ambrósio e D. Maria Marques Gouloa e o de Peroviseu e Chãos”.
Muito grato
Joao Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: Trigueiros, Andrades e Marrocos

#24277 | mtavares | 12 jul 2002 16:19 | Em resposta a: #24276

joão
relativamente a pitas e aragão há informação disponível na revista caminiana. tanto a propósito da casa dos pitas de caminha, como num artigo sobre venade, freg deste concelho.
eu não tenho comigo estas revistas, mas a m. mãe tem os nºs todos. a ver se por estes dias vejo o que te possa interessar
abraço
luis t.

Resposta

Link directo:

RE: Trigueiros, Andrades e Marrocos

#24290 | vbriteiros | 12 jul 2002 18:50 | Em resposta a: #24195

Caro Rafael Carvalho
Já conhece o trabalho do nossso Confrade António Júlio Trigueiros sobre o mesmo tema?
Tenho-o em meu poder em disquete fornecido pelo Autor, dado descender do mesmo Diogo Brandão de Alvelos-Barcelos.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Trigueiros, Andrades e Marrocos

#24293 | orgc | 12 jul 2002 19:40 | Em resposta a: #24290

Caro Vasco Briteiros
Agradeço a informação,mas não tenho esse trabalho de António Júlio,SJ.Acho que não será indiscrição minha dizer-vos que somos muito amigos e parentes pelos-Guerreiro de Gusmão.E tenho-o em grande consideração,além de amizade.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Trigueiros, Andrades e Marrocos

#24294 | orgc | 12 jul 2002 20:26 | Em resposta a: #24293

E como achega genealógica,porque refere uma pessoa de apelido Alvelos,pois a família-Guerreiro de Gusmão esteve e está ligada por laços de consanguinidade e afinidade a Arvelos/Alvelos,de Almodôvar,família nobre alentejana.Apelidos iguais não correspondem,a maioria das vezes,às mesmas famílias,mas tenho sempre bem presente que mercê de circunstâncias diversas,muitos migraram,por numerosas razões e,assim,há apelidos,menos vulgares,que pela sua carga nobiliárquica correspondem frequentemente a ramos familiares(mesmo tronco),por acaso,tenho um tópico com este título(refiro-o apenas,por observar que é muito amigo de António Júlio e lá aparecem notícias que se lhe referem)
Muitas famílias e seus descendentes,com o correr do tempo e gerações obnubilaram o conhecimento das suas origens e proveniência.
Um bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 15:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen