Quinta do Bravo em Alenquer

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Famílias

Quinta do Bravo em Alenquer

#2388 | Nuno | 02 mar 2001 15:53

Procuro informações sobre a quinta do Bravo em Alenquer, que
pertenceu á familia Pereira do Lago e cuja representação estará na familia Correia de Sampaio.

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Bravo em Alenquer

#2390 | LCM | 02 mar 2001 18:24 | Em resposta a: #2388

Caro Nuno
Segundo o livro "O Concelho de Alenquer - 4", edição da Câmara Municipal e que se encontra à venda na Biblioteca de Alenquer, a Quinta do Bravo como é conhecida (ou de Santo André) pertenceu, no Reinado de D. Manuel, a Gonçalo Gomes de Azevedo, e depois a Pedro de Siqueira, a Gaspar Veloso Barreto (que mandou fazer a Capela em 1618), a André Bravo no ínicio do séc. XVIII (que aí instituiu um vinculo) e Gregório Cernache de Noronha a quem pertencia em 1758.
Nada refere sobre os actuais proprietários nem sobre os Pereira do Lago. Apesar disso tenho ideia de existir uma Quinta em Alenquer ligada a esta família. Se me lembrar voltarei aqui.
Tenho algumas informações sobre casas e famílias desta região que me interessa especialmente, pelo que se me der mais elementos talvez possa ajudar. Os Correia de Sampaio que refere são os do Visconde de Castelo Novo, da Beira Baixa?

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Bravo em Alenquer

#2435 | Nuno | 05 mar 2001 10:14 | Em resposta a: #2390

Caro Lourenço
Muito obrigado pela informação.
Sei que a quinta do Bravo pertenceu a Francisco
Correia de Sampaio em meados do século xix(pai
do visconde de Castelo Novo)e que a terá herdado de sua mãe a qual era neta materna de Felix Xavier Pereira do Lago(descendente de André Bravo que mencionou, senhor da Quinta
do Bravo em Alenquer, e de Ana Victória de Sottomayor, natural de Alenquer(Arquivo da casa
de Castelo Novo de que possuo uma copia)
Com os melhores cumprimentos,

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Bravo em Alenquer

#12382 | Vasco Jácome | 04 nov 2001 19:10 | Em resposta a: #2435

Caro Nuno Ponces

Os Pereira do Lago de Alenquer, constam de uma pequena árvore de costados, a 220 do Tomo IV (pg 663 do Vol. XII), do Nobiliário de Felgueiras Gaio:

I Geração:
1 António Xavier Pereira do Lago c 12-04-1779 c D. Antónia da Arrábida Pereira Forjaz, bastarda legitimada de D. Diogo Pereira Forjaz Coutinho e de D. Joana Rosa Barreto. Tiveram um filho herdeiro casado no Algarve.

II Geração:
2 Francisco Xavier Pereira do Lago
3 D. Joana Ig.ª Sotomaior

III Geração:
4 António Félix Pereira do Lago
5 D. Aldonça Antónia Sotomaior, bastarda

IV Geração:
8 Félix Pereira do Lago
9 D. M.ª Josefa Barradas

V Geração:
16 João Pereira do Lago, natural de Viana, Tesoureiro do Senado de Lisboa
17 D. Isabel R. Bravo, herdeira.

VI Geração:
32 Gaspar Pereira do Lago (cc ... ?)
34 João Rz Bravo, natural de Tavira, instituidor de um morgado em Alenquer

VII Geração:
64 João Pereira do Lago
66 João Mendes Juzarte
67 N... filha de Brás da Silva, Juiz dos Órfãos

Infelizmente, não encontrei a ligação com o resto da obra. O citado D. Diogo Pereira Forjaz Coutinho será o que consta no ttº de Pereiras §4 N25? Lá é dito que teve uma filha que Gayo não dá o nome e que foi casada C.G. Este D. Diogo foi também pai de uma senhora casada com o Visconde de Souto d´El-Rei. Esta ligação deste ramo da Casa da Feira aos Souto d´El-Rei, já em tempos foi aqui discutida no Fórum, a propósito da actual representação da Casa da Feira.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Bravo em Alenquer

#12431 | Vasco Jácome | 05 nov 2001 20:30 | Em resposta a: #2435

Caro Nuno Ponces

O André Bravo de que fala Lourenço Correia de Matos parece-me evidente que é um de quem Felgueiras Gayo fala no ttº de Bravos §14 N5.

André Bravo era proveniente de Leiria e foi de facto Sr. da Quinta de Stº André em Alenquer, etc cc D. Maria de Sousa Chichorro filha de Gregório Cernache de Noronha e D. Antónia de Meneses.

Tiveram um filho João de Sousa Chichorro, Capitão-mor de Leiria cc D. Manuela Francisca de Ataíde Portugal. Não é claro que tenham tido geração. Também estão referidos na árvore 75v do Tomo 2 de costados. Não vejo é nenhuma ligação a Pereiras do Lago.

Portanto, parece-me que houve 2 famílias Bravo em Alenquer, mas distintas.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Bravo em Alenquer

#12436 | Portuguez | 05 nov 2001 21:10 | Em resposta a: #12431

Caro Nuno

Tenho-me esquecido de te dizer que estes Perª do Lago estao nos papeis do Avo, recordo-me perfeita/ por ter achado o nome muito romantico, tipo Sir Lancelot. Dos Bravo ee que jaa nao teenho ideia, soo vendo.

Abraço amigo do

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Bravo em Alenquer

#12441 | Vasco Jácome | 05 nov 2001 22:32 | Em resposta a: #12436

Caro Alexandre Tavares Festas

Desculpem a intromissão nesta discussão que parece quase familiar. Mas esse Sir Lancelot, não será Lançarote Roiz do Lago, que Gayo refere no seu ttº de Lagos §2 N4 e que viveu pelo reinado de D. João I?

Devo notar que a origem destes Lagos, feita por Gayo não bate muito certo com o que diz Manuel de Sousa da Silva... E não só.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Sir Lancelot do Lago

#12452 | Portuguez | 06 nov 2001 00:26 | Em resposta a: #12441

Caro Vasco Jacome

Obrigado por esta sua intervençao e quaisquer outras clarificaçoes que venha a fazer. Os papeis que referi escrevendo ao Nuno foram elaborados ha mais de 60 anos por meu Avoo com finalidade mera/ familiar, e ee muito possivel que seja como diz. De qualquer forma, a minha referencia a Sir Lancelot deveu-se unicamente a ter fixado na memoria este ramo da arvore pela sua romantica homonimia com o filho da Dama do Lago e futuro amante de Guinevere.

Melhores Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Bravo em Alenquer

#12465 | Nuno | 06 nov 2001 12:03 | Em resposta a: #12431

Caro Vasco


Muito obrigado pela informação.
Já há uns tempos fiquei com a ideia de que seriam os mesmos bravos.Vou ter que confirmar isso.

Cumprimentos

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Bravo em Alenquer

#12466 | Nuno | 06 nov 2001 12:06 | Em resposta a: #12436

Caro Alexandre
Fiquei com imensa vontade de ver os papeis do"avo"

Um abraço amigo do

Nuno

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 14:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen