Família Cabral

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil

Família Cabral

#24047 | tony02 | 07 jul 2002 18:15

Pertenço à Família Cabral, não sei qual delas, mas o que sei é que meu bisavô saiu de um cidadezinha de Portugal e veio morar no Brasil. Sei o nome apenas do meu avô. Se vocês pudessem me dar mais informações a respeito de minha origem eu agradeceria muito. O nome do meu avô é Rodolpho Tavares Cabral.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#24056 | joaquimreis | 08 jul 2002 03:42 | Em resposta a: #24047

O que sei dos Cabral é que em Abril de 1500 Pedro Álvares Cabral descobriu a terra de Vera Cruz, que mais terde seria chamada Brasil....

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#24065 | silvestre | 08 jul 2002 10:47 | Em resposta a: #24047

Caro Tony
Os Cabrais, não sei se todos, descendem de D. Gil, bispo da Guarda entre 1360/62. Segundo a Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, foi ele quem realizou o mítico casamento entre D. Pedro e D. Inês de Castro. Dele descendem os Alcaides de Belmonte, o 5º dos quais, João Fernandes Cabral, , tb. sr. de Azurara, (Mangualde)foi irmão de P. Álvares Cabral. Esta família está neste site.
Na livraria do "Guarda Mor" está à venda um livro sobre esta família: "Subsídios p. uma biografia de P. Álvares Cabral"
Para entroncar o seu avô neste ramo, terá que recuar alguns séculos.
Poderei enviar-lhe outros dados via scanner para o seu mail, caso queira .
Cumprimentos
Vera
silvestre@aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#24084 | orgc | 08 jul 2002 15:55 | Em resposta a: #24056

Caros confrades
Caso saibam alguma coisa da família deste apelido-Cabral-algarvios,ou sediados no Algarve,agradeço informação,que tem como base o que está no tópico-João Afonso Grade-de 03-05-2002,onde se refere a Diogo Gradio casado(1593)com Constança CABRAL(em Loulé).
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#24096 | silvestre | 08 jul 2002 17:56 | Em resposta a: #24084

O ramo algarvio dos Cabrais é referido no livro que citei:Pontos 64, 70, 75, 142, 245, nomeadamente um Diogo Cabral, o velho, embora existam várias dúvidas.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#24097 | silvestre | 08 jul 2002 18:01 | Em resposta a: #24084

Continuação:
Este Diogo Cabral (1450-1486) seria descendente de Maria Gil Cabral, filha de D. Gil e irmã de Álvaro Gil Cabral, 1º sr. de Azurara e trisavô de P. Álvares Cabral.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#24103 | orgc | 08 jul 2002 19:29 | Em resposta a: #24096

Deveras satisfeito com a informação que deu.Agradeço muito.Vou tentar consultar esse livro ou ver se consigo quem me possa dar as fotocópias dos pontos referidos.
Rafael Carvalho.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#24138 | silvestre | 09 jul 2002 19:00 | Em resposta a: #24103

Caro Rafael
Julgo que consegui enviar-lhe o mail. Diga se recebeu.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#24139 | orgc | 09 jul 2002 19:00 | Em resposta a: #24065

Cara Vera
À noite enviarei mail.
Um grande obrigado.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#25150 | orgc | 08 ago 2002 17:39 | Em resposta a: #24096

Cara Vera
Voltando ao tópico,lembrei-me que no cap.º -Simões-de Famílias Nobres do Algarve,do visconde Sanches de Baêna-aparece muita gente da fam/Cabral,e em cont. à parte primeira,da ref.ªobra,aparece-Fernão Cabral,senhor do morgado de Relvas de Pera,moço-fidalgo da casa de El-Rei D.João III,filho de Diogo Fernandes Cabral,um dos fidalgos da camara de D.João II e que assistiu,em Alvor,à morte deste monarca.E continua com a descendência.Posso tentar digitalizar e enviar-lhe,se for de interesse.
Uma boa tarde,
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#25159 | António Borba | 08 ago 2002 19:31 | Em resposta a: #24047

Caro Tony

Em primeiro lugar tente obter as certidões de
nascimento do seu avô, isto através da certidão
dos seus pais onde constam os seus avós e bisavós.
Pode pedi-las através deste endereço por cobrança
postal, (http://spdirecto.infocid.pt/), custo aprox.
1600$00 (Portugal continental).
Todas as certidões anteriores a 1900 já estão no
arquivo distrital da capital do respectivo distrito, sendo necessário um
pedido por fax ou correio, por exemplo, com os dados dessas
certidões, ao respectivo arquivo.
Por correio pode pedir que lhe enviem o resultado
das buscas semanalmente ou quinzenalmente á cobrança
custo aprox. ? (convém perguntar), consoante o tempo de pesquisa
despendido.
Recebe em casa as fotocópias dos assentos de
baptismo e casamento, onde constam os padrinhos e
testemunhas, assim como os lugares onde nasceram.
No entanto os registos existentes dependendo das
freguesias variam, algumas podem só ter até
1550 ou 1800,mas quando lá chegar espero,
noticias suas.

Boas Pesquisas.

A.Borba

Resposta

Link directo:

Bom ano de 2003

#32496 | silvestre | 29 dez 2002 19:33 | Em resposta a: #25150

Caro Rafael
Visto que o seu mail devolveu as mensagens de Feliz Natal, aqui formulo os meus votos de um bom ano de 2003.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#32498 | magalp | 29 dez 2002 20:33 | Em resposta a: #25150

Meu Caro Rafael Carvalho

Idem, aspas aspas, tal como a nossa Silvestre, aconteceu-me o mesmo.
Tb. queria a seu endereço para lhe enviar o meu modesto contributo para a sua colecção de ex-libris.
Mantenho o mesmo e-mail.
Boas-Festas e Bom Ano, com um grande abraço,
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#141898 | sacadura cabral | 27 jan 2007 03:03 | Em resposta a: #24065

Prezada Vera,
Estou a procura de parentes no Brasil ou em Portugal. Tenho uma edição do ANP de 1964 e muitos documentos de meus bisavôs, avõs e avós, etc..
A descendência de D Gil Cabral está, segundo o Genea Portugal, ligado a mim através de João Fernandes Cabral. Este foi meu avô há 18 gerações passadas. Se a Sra tiver tempo e paciência para me ajudar, muito lhe agradeceço. Se seguires pelo Genea à partir de Arnaldo Cabral Sacadura (meu avô, pai de minha mãe), chegarás até João Fernandes Cabral(5° Senhor de azurara).
Meu avô Arnaldo Cabral de Sacadura (filho perfilhado) teve duas irmãs diretas (mesma mãe), a saber: Julieta e Arnalda.Também teve vários irmãos e irmãs por parte de pai (mães diferentes).
Estou muito feliz com a descoberta recente do site do Genea, o qual me fez entender de fato a Edição de 1964 que supracitei.
Estou muito entusiasmado e nem sei ao certo aonde, depois de todas estas informações que nesta última semana me deparei, irei chegar! A descoberta de um parente próximo, para mim que sempre dei muito valor à família, seria muito bom.
Agradeço antecipadamente,
Márcio Cabral

PS: como faço para registrar no Genea o nome de minha mãe, de meu irmão e também o meu nome??

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#141909 | silvestre | 27 jan 2007 10:46 | Em resposta a: #141898

Caro Márcio
Também descendo de João Fernandes Cabral, sr de Azurara (Mangualde) com ramificação no Carregal do Sal.
Na página de seu avô está um link "sugestões e correcções". Abra e em "filhos", acrescente os nomes da sua mãe e tios com respectivos conjuges. (Ex. Joana Cabral cc Mário...) No caso dos irmãos de seu avô tem que proceder do mesmo modo mas na página de seu bisavô. Depois terá que esperar que o Genea publique para acrescentar a restante descendencia.
Deixo o meu email do MSN juzarte @ iol . pt
cumprimentos
Vera Videira

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#142156 | sacadura cabral | 29 jan 2007 03:56 | Em resposta a: #24056

Nossa Joaquim!! Muito obrigado!
Só uma pequena correção: ILHA DE VERA CRUZ; TERRA DE SANTA CRUZ E (finalmente) BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#142157 | sacadura cabral | 29 jan 2007 04:25 | Em resposta a: #141909

Prezada Vera,
Muito grato por sua inestimável colaboração
Márcio Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#186584 | sacadura cabral | 28 fev 2008 20:36 | Em resposta a: #24056

Com grande atraso vou ousar dar um pequeno esclarecimento ao Sr Joaquim Reis que, por sua contribuição dada nesta questão do fórum, demonstrou ser uma pessoa de grande cultura e conhecimento sobre o mérito dos portugueses na descoberta do meu grandioso e lindo Brasil: os nomes dados desde o descobrimento foram ILHA de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz e, finalmente, Brasil - maravilhoso, de gente alegre, competente, trabalhora, gentil e cortez com os irmãos portugueses que porventura necessitam de nossa ajuda.
Saudações culto amigo Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#187231 | HelenaB | 06 mar 2008 22:43 | Em resposta a: #24065

Cara Vera,

Também tenho ascendentes Cabrais, da Freguesia de Vale d'Azares, Celorico da Beira. Mais concretamente o meu Trisavô Joze Antunes Cabral e sua descendência.
Gostaria de aprofundar este ramo, mas infelizmente só o poderei fazer nas férias.

Por ventura, será que este nome se encontra em alguma das suas pesquisas?

Obrigada,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#187383 | silvestre | 08 mar 2008 10:28 | Em resposta a: #187231

Helena
Não encontrei o nome que cita nas minhas pesquisas que são habitualmente no Arquivo de Viseu. De qualquer modo deixo-lhe o meu email: juzarte@ iol.pt
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#205433 | sac cabral 2 | 15 ago 2008 16:48 | Em resposta a: #141909

Prezada Vera,
Depois de tanto tempo, refaço este contato para pedir-lhe auxílo no que tange ao cadastro de inscrição de acesso ao nível PLUS.
Fiz minha inscrição, paguei via cartão bancário e até hoje não tive minha senha de acesso disponibilizada. Já tentei inúmeros contatos e fiz até outro password mas não cconsigo mesmo!
Teria como me ajudar, estou começando a achar que vão ficar com os 30 euros pois, nem me respondem !!! O que faço ?
At
Márcio

Resposta

Link directo:

RE: Família Cabral

#272399 | Quelra Cabral | 13 mar 2011 03:18 | Em resposta a: #25159

Gostaria de ajuda de como proceder para achar meus ancestrais também CABRAL, no entanto de origem nordestina.Como avançar com registros possivelmente no nordeste. Como saber de onde vem meu CABRAL?
Meus bisavos maternos: José Bezerra Cabral de Vasconcelos e Porfiria Bezerra Cabral de Vasconcelos.
Agradeço qualquer informação para avançar nessa aventura!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 23:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen