Famílias de Casegas (Covilhã)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias de Casegas (Covilhã)

#2407 | marsousa | 03 mar 2001 23:05

Boa noite

No intervalo da pesquisa sobre as minhas origens, ao ver aparecer o nome da aldeia de Casegas de onde provêm os antepassados de meu marido, não resisto a introduzir este tema. Os apelidos da família são, pelo lado paterno, Pereira, Vaz, Giraldes, Roballo, Gonçalves, Santos, Dias, Cascão. Meu marido e seus familiares são primos dos Vaz de Carvalho que já foram referenciados no Forum. Uma senhora de nome Dona Rosária, proprietária da casa brasonada aqui citada no tema referente aos Vaz de Carvalho tratava meu sogro por primo. Um dos antepassados, Faustino Dias Roballo que deverá ter nascido cerca de 1830, (c.c. Brígida Cascão) era pessoa muito culta, parente e amigo do padre José Vaz de Carvalho. Este é o ramo materno de meu sogro. Pelo lado paterno aparecem os Vaz Pereira que vêm de João Pereira e Delfina Vaz, bisavós de meu marido, nascidos por volta de 1850. Agradeço desde já a ajuda que me possam prestar. MM

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Casegas (Covilhã)

#2860 | mop79436 | 19 mar 2001 22:26 | Em resposta a: #2407

Cara MM
Numa outra mensagem aparece Faustino Dias Robalo cc com Brizida Dias de Carvalho. As informações que tem coincidem com a realidade,a Dona Rosário era minha Tia Avó e um José Vaz de Carvalho foi Padre depois de viúvo .Num documento que tenho e referente ao Conselho de Família do meu Bisavô ,refere-se entre outros a um primo Dr.... Gascão e não Cascão .Não tenho de memória o nome completo.No entanto as datas é que não parecem coincidir.
A melhor ajuda era solicitar á Conservatória do Registo Civil da Covilhã Certidões de Nacimento ou ao Arquivo Distrital de Castelo Branco .
Só assim terá certezas.
Cumprimentos
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Casegas (Covilhã)

#2862 | mop79436 | 19 mar 2001 23:17 | Em resposta a: #2407

MM
Estive á procura do nome,mas não encontrei o documento.Mas os apelidos eram Ferreira Dias Gascão e notabilizou-se ao tempo de D.Miguel.
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Casegas (Covilhã)

#2867 | mop79436 | 20 mar 2001 01:56 | Em resposta a: #2407

MM
Já encontrei o nome e o documento diz de entre os menbros do Conselho de Família fazia parte o Dr Manuel José Gonçalves Gascão,residente na Covilhã, primo paterno do meu trisavõ José Vaz de Carvalho.Como é primo não sei só o saberemos com suportes documentais como lhe falei.
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Casegas (Covilhã)

#2898 | marsousa | 22 mar 2001 01:32 | Em resposta a: #2407

Caro Francisco

Obrigado pelas respostas às questões sobre as Famílias de Casegas.

Fonte fidedigna indica-me que houve um professor João Dias Ferreira Gascão que tinha um colégio em Casegas onde eram leccionados os anos após a Instrução Primária até ao que hoje se chama o 9º ano.

Chamavam-lhe Professor Faustino pois era descendente (penso que era neto) de Faustino Dias Roballo, pessoa de quem certamente já ouviu falar mas não tanto como eu pois os antepassados de meu marido pela via paterna parecem estar quase todos ligados a ele.

De facto os desenvolvimentos recentes até provam que isso é verdade.

Já agora, rmfrp é meu familiar, não pela via de Casegas, e vou deixar-lhe a continuação da pesquisa sobre os antepassados provenientes dessa terra. Ainda que tenha sido eu a iniciá-la,pois li as primeiras mensagens sobre o assunto e fiquei cheia de curiosidade, o tempo livre é pouco para pesquisar as minhas próprias origens.
Afinal rmfrp é que é descendente de F D R...

Mais uma vez obrigada. MM

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Casegas (Covilhã)

#322520 | mane10 | 06 fev 2013 13:25 | Em resposta a: #2898

Boas, o meu trisavô era de Casegas, José Giraldes d´Araujo, alguém tem informações sobre esta familia de Casegas?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Casegas (Covilhã)

#322527 | f4b2 | 06 fev 2013 13:46 | Em resposta a: #322520

Caro Confrade

No Anuário de Portugal de 1908 vem este nome,cito:

- Sebastião Telles d'Araújo - Vinhos na Covilhã

Será que é familiar?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Casegas (Covilhã)

#322529 | mane10 | 06 fev 2013 13:53 | Em resposta a: #322527

Caro João Barroca, não tenho a menor ideia, esse também é de Casegas?

Cumprimentos,

Manuel Araujo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Casegas (Covilhã)

#323604 | marsousa | 21 fev 2013 11:49 | Em resposta a: #322520

Caro Manuel

Passados quase 12 anos desde a 1ª mensagem neste tópico tenho, na minha base de dados, dezenas de pessoas com os apelidos Giraldes e Araújo relacionadas com Casegas, mas não o seu trisavô José Giraldes de Araújo.
Talvez o possa ajudar se me disser em que registo o encontrou e quais são as informações que lá aparecem.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Casegas (Covilhã)

#323607 | mane10 | 21 fev 2013 12:06 | Em resposta a: #323604

Cara Maria,

Obrigado desde já pela resposta.

Ora então os dados que possuo são de um filho dele que nasceu em 1875 e que refere o Pai como José Giraldes d´Araujo, soldado do regimento de Cavalaria numero 8, natural de Casegas, Covilhã. E refere como pais deste José, Francisco Fernandes e Anna Giraldes.

Refere ainda que foi madrinha uma tia materna portanto irmã da mãe, uma tal de Maria da Conceição (Giraldes).

Cumprimentos

Manuel Araujo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Casegas (Covilhã)

#323791 | marsousa | 23 fev 2013 00:17 | Em resposta a: #323607

Caro Manuel

Tenho boas notícias pois parece-me que encontrei os pais do seu trisavô.

A 8 de maio de 1826 casam em Casegas:

Francisco Fernandes, filho de João Fernandes da Águeda e Helena Maria Araújo
e
Ana Giraldes dos Santos, filha de Manuel Giraldes e Helena Maria Fernandes Gaspar
todos de Casegas.

Seria boa ideia encontrar o casamento do José Giraldes de Araújo (o local deve estar indicado no registo de nascimento do filho) para se saber a idade e assim poder procurar o registo de baptismo dele próprio.

Já agora, a tia materna não deverá ser Giraldes pois quem tem esse apelido é a avó paterna.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Casegas (Covilhã)

#323822 | mane10 | 23 fev 2013 12:47 | Em resposta a: #323791

Muito Obrigado Cara Maria!!

Agradeço-lhe imenso a informação.

Já agora não há registos de Casegas digitalizados pois não?

Cumprimentos

Manuel Araujo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Casegas (Covilhã)

#323853 | marsousa | 23 fev 2013 15:50 | Em resposta a: #323822

Caro Manuel

Eu tinha entendido que o filho do José de Araújo Giraldes não seria de Casegas, nem a mãe da criança. Estarei enganada?
Os registos de Casegas até 1859 estão na Torre do Tombo. A partir de 1860 estão no Arquivo Distrital de Castelo Branco.
Convinha encontrar o assento do José para tirar as dúvidas e ver se os avós são os que eu lhe indiquei.
Depois poderá colocar outras questões sobre estas famílias de que tenho informações pois já estão bem estudadas.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Casegas (Covilhã)

#323859 | mane10 | 23 fev 2013 16:31 | Em resposta a: #323853

Está correcta.

O filho é de São Miguel da Sé, Castelo Branco e a esposa é de Benquerenças, também Castelo Branco.


Cumprimentos Manuel Araujo

Resposta

Link directo:

Famílias de Casegas (Covilhã)

#366379 | josegeraldes | 21 fev 2016 22:46 | Em resposta a: #322520

O professor faustino(professor gralhas) como era mais conhecido tinha um irmao chamado alfredo, lembro-me que ele era familia com o meu falecido pai, e lembro-me quando o professor andava pelo vale dos GROES(penso que assim se chamava ) o lugar junto ao penhasco do fernanbuque, lembro -me que o meu para por la e ficavam falando das familia! meu pai dizia que o avo dele era irmao do avo do professor !Alias a familia do professor estava tambem ligada a familia do Sr. jose e manuel da Eira que moravam ao lado !

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 05:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen