Sousa Cirne Madureira - Freixo & Paço de Gominhães

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Património

Sousa Cirne Madureira - Freixo & Paço de Gominhães

#24235 | aburma | 11 jul 2002 17:06

Especialmente para Vasco de Sousa Cyrne (mas não só!)

Vasco:
Quanto ao nome Madureira, se consultares, com a devida vénia, "Velhas Casas de Guimarães", Vol. II, "Paço e Honra de Gominhães", poderás ver a pág. 872 ter o nosso antepassado (inícios do séc. XVII) Pedro Vaz Cirne de Sousa casado com Maria de Madureira. Está assim justificada a inclusão deste apelido no nome da família.
Quanto ao Morgado de Freixo, entra na família pelo casamento de Francisco de Sousa Cirne, fº de António de Sousa Cirne (já + em 1691)com Rosa Maria Madureira de Sarmento Samúdio, herdeira do vínculo, dos Madureiras de Guilhabreu (actualmente concelho de Vila do Conde).
Confirma-se ainda pelo mesmo livro que o "Frei" Francisco de Sousa Cirne de Madureira Alcoforado é o meu 5º e teu 6º avô (penso que é assim) da revol. 1820, embora na obra citada o não mencionem como "Frei". A hipótese levantada por ATF de ser COX parece-me muito provável. O seu filho, meu tetravô, cc Maria Isabel Bourbon da Silva Guedes, da Casa da Aveleda, é o último Senhor do Paço de Gominhães com varonia Cirne, pois o mesmo foi herdado, como já te tinha dito, pela minha trisavó Maria da Puruficação de Sousa Cirne Madureira Alcoforado cc Manuel de Carvalho Rebelo de Menezes, Senhor da Casa do Poço em Lamego, sendo hoje propriedade de nosso primo, bisneto dos anteriores, António de Carvalho Rebelo de Menezes. Any questions?

Um abraço
Pequeno Cisne

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Cirne Madureira - Freixo & Paço de Gominhães

#24374 | 1640 | 14 jul 2002 17:22 | Em resposta a: #24235

Ex.mo Senhor

Casualmente, terá notícia do proprietário da Quinta do Freixo, situada em Guilhabreu / Vila do Conde, no final do século XIX e inícios do XX?
Saberá quando remonta a construção?
Conforme algumas pessoas "antigas", era apelidada por "Casa Mourisca"!
M.cumprimentos e obrigado

G.L.

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Cirne Madureira - Freixo & Paço de Gominhães

#24385 | aburma | 14 jul 2002 18:19 | Em resposta a: #24374

Exmo Sr.:

Sem ter a certeza, presumo que à época que refere o proprietário da Quinta do Freixo fôsse José Cyrne de Sousa Madureira de Azevedo Canavarro (1865-1931).
Não sei a quando remonta a sua construçaõ, apemas sei ser "muito antigo". Felgueiras Gayo penso que se lhe refere no tomo XIX, título de "Madureiras".
Aproveito a mensagem para apelar aos nossos confrades do Forum para informações acerca desta família Madureira do Morgado do Freixo, que entroncou com Sousa Cirne por via do casamento de D. Rosa Maria de Madureira Sarmento Samúdio com Francisco de Sousa Cirne (séc. XVIII).

Cumprimentos
AB

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Cirne Madureira - Freixo & Paço de Gominhães

#24391 | aburma | 14 jul 2002 18:54 | Em resposta a: #24374

Exmo Sr.:

Ainda acerca de a Casa do Freixo ser conhecida por "Casa Mourisca" e possível ligação deste nome ao romance de Júlio Dinis "Os Fidalgos da Casa Mourisca", não posso elucidá-lo. Contudo, adquiri recentemente um livro de título "Júlio Dinis e o Romance Português (1860-1870)" da autoria de Irwin Stern, do City College of New York, com base numa tese de doutoramento do autor elá tentarei achar ligações.

Melhores Cumprimentos

AB

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Cirne Madureira - Freixo Paço de Gominhães

#173684 | Jorge75 | 20 nov 2007 23:49 | Em resposta a: #24235

Caro confrade,

Por acaso tem alguma informação acerca dos "Magalhães Cyrne", Senhores da Casa de Cimo de Vila, Freguesia de Fonte Arcada, Concelho de Penafiel? Foram Vereadores em Penafiel e no Porto e vêm referenciados na GeneAll.net, no entanto não mais nada acerca das suas ascendências, nomeadamente em Fonte Arcada, Penafiel.

Muito apreciaria todo o tipo de informação em relação a este assunto, bem como todo o tipo de informações que possa ter e/ou venha a obter relacionadas com as diversas famílias de Fonte Arcada, Penafiel e das diversas Casas Senhoriais.

Abraço
Jorge

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 14:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen