Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#2425 | aeiou2 | 04 mar 2001 19:52

Olá a todos
Gostaria de saber mais sobre:Maria Joaquina d'Oliveira e Castro nasceu por volta de 1796 em Ponte de Lima filha de João d'Oliveira e Castro e Ana Joaquina.Não sei a freguesia.Desde já agradeço a quem me poder ajudar pois sou apenas uma estudiosa da minha família e também gosto de ajudar naquilo que eu possa.
Maria Oom Oliveira martins

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#74969 | pinheirov | 14 out 2004 04:33 | Em resposta a: #2425

Viva aeiou2 (Maria de Oliveira Martins)
Mais vale tarde do que nunca, diz o ditado...pois que 2001 está já bastante longe.
Em resposta ao seu tópico, agrada-me dizer-lhe que sou descendente de uma família Malafaia de Ponte de Lima da qual elaborei a genealogia desde 1730 até hoje, na qual encontrei registo duma familiar, irmã de minha tetravó Maria Antónia de Barboza Palhares (Malafaya), nomeada: Anna Thereza Barboza de Palhares *12.12.1791, Paróquia Sta.Maria dos Anjos, casada c.1806 com João Nicolau de Oliveira e Castro (também João de Oliveira e Castro) na Igreja Matriz da mesma Paróquia.
Este casal teve duas filhas: Roza Marianna de Oliveira e Castro *05.11.1807 e Maria Joaquina de Oliveira e Castro *c.1806, ambas naturais da Paróquia de Sta.Maria dos Anjos, Ponte de Lima.
No registo de baptismo de sua filha Roza Marianna (ver Fontes) são referidos seus avós paternos (pais de João Oliv. e Castro): Manoel José de Oliveira e Castro casado com Custódia Maria de Matos, natural da Freg. de S. Bartholomeu da Esperança, Póvoa do Lanhoso;
e seus avós maternos: João Bento de Barboza Palhares e sua mulher Marianna Thereza da Rocha, da Freguesia de São Marinho de Arcozelo, Ponte de Lima.
Nota: Maria Joaquina casou com Miguel Coelho em 11.09.1825, em Ponte de Lima
Fontes:
ADVC-Liv.Baptismos #6, Anos 1801-1818, Cota 3.15.1.9, Fls.92v, Sta. Maria dos Anjos,P.de Lima.
ADVC-Lv.Casamentos #1, Anos 1707-1859, Cota 3.15.1.20,Fls. 308v/309, Sta. Maria dos Anjos (casamento de Maria Joaquina de Oliveira e Castro (também de Oliveira Palhares)

Tudo leva a pensar que são estes os familiares que procura embora o nome de Ana Joaquina (esposa de João Castro) que refere no seu tópico não coincida com o que figura nos registos.
Se de facto não há erro de nome, ficamos a saber que existe entre nós um grau de afinidade, embora que muitíssimo/íssimo afastado.
Espero que esta informação lhe permita prosseguir seus trabalhos.
ps: dada a data longínqua do tópico, agradeço me assinale a recepção.

Melhores cumprimentos
Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#74979 | aeiou2 | 14 out 2004 11:55 | Em resposta a: #74969

Caro Victor M. Pinheiro

Foi uma agradável surpresa,esta sua informação.
Miguel Coelho é um dos meus trisavós,pelo 2ºcasamento.O casamento com Maria Joaquina Oliveira e Castro é o seu primeiro casamento.Quanto aos dados retirei-os do AHM,processo individual do seu filho Agostinho Coelho,e da certidão de baptismo, Aveiro,e nada sabia sobre a data do 1º casamento e também não sei a data do 2ºcasamento com a minha trisavó Maria Isabel da Silva (um dos enigmas com que me tenho debatido).
É natural que o nome seja Ana Teresa e não Ana Joaquina,pois no resto coincide.Tiveram só um filho,o Agostinho Coelho que foi criado,pela madrasta do que e só tive conhecimento disto quando li a certidão de nascimento do Tio Agostinho.
Parece-me que podemos acrescentá-los nos nossos ficheiros,se os pais do Miguel Coelho forem respectivamente João Gonçalves Coelho e Maria Angélica Alves.
Muito obrigada pela sua informação e espero que possa colaborar nalguma assunto que lhe interessar.Já estão no GP
A sua prima um pouco longíqua e torta

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#75020 | pinheirov | 14 out 2004 21:42 | Em resposta a: #74979

Cara «prima um pouco longínqua»

Fico satisfeito por saber que lhe pude ser útil... ou não fosse a genealogia uma «coisa séria muito divertida...»
Mais posso ainda confirmar que os nomes de João Gonçalves Coelho e de Maria Angélica Alves, pais de Miguel Coelho, figuram no registo de casamento deste último com Maria Joaquina em 11.09.1825 celebrado na Igreja-Matriz de Ponte de Lima.
Nesse registo se lê que os pais são: da Freguesia de N. Senhora da Oliveira da Villa de ???Chaves ? (talvez, mas dificil de ler) e que ele, Miguel, era Soldado do Batalhão de Caçadores N°12 aquartelado na Villa de Ponte de Lima.

E é tudo o que tenho para lhe comunicar. Poderá encontrar todos estes elementos no dito registo que se encontra no
ADVC-Lv.Casamentos #1, Anos 1707-1859, Cota 3.15.1.20, Fls. 308v/309 da Paróquia de Santa Maria dos Anjos, Ponte de Lima.
Um abraço «do primo um pouco/muito longínquo»

Victor M. Pinheiro

PS: por curiosidade, apreciaria saber em que país/cidade está radicada.

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#75051 | aeiou2 | 15 out 2004 12:36 | Em resposta a: #75020

Caro Primo,

Muito obrigada,mais uma vez.Eu vivo em Portugal e pelo que investiguei no GP vive no Canadá,onde tenho outros primos mas estes de origem inglesa e mais ou menos afastados.
A freguesia de N S da Oliveira é em Guimarães.Vou ver se consigo recuar mais um pouco este ramo e depois lhe direi
Um abraço da prima
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#75176 | aeiou2 | 17 out 2004 17:30 | Em resposta a: #75020

Caro primo

Tem mais dados sobre os Oliveira e Castro?
Umabraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#75201 | pinheirov | 17 out 2004 21:42 | Em resposta a: #75176

Cara Prima

Lamento dizer-lhe que sobre os «Oliveira e Castro» tenho apenas as informações que lhe enviei através da investigação sobre as famílias que cruzaram com o meu ramo Palhares-Malafaia-Pinheiro nos anos 1800 que referi.
Outros Castros existem, aparentados, no início do século passado, mas estes são «Cyrne de Castro» e «Cirnes Pereira de Castro» aparentemente do Norte. Faço actualmente pesquisa sobre eles. Caso apareça alguma evidência com os seus, comunicarei com prazer.
Um abraço
Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#86457 | Samuel de Castro | 18 mar 2005 12:05 | Em resposta a: #75201

Estimado Victor M. Pinheiro,

Peço-lhe o favor, se possível, informar os ancestrais mais antigos que tens dos ramos "Cyrne de Castro" e "Cyrne Pereira de Castro", para eu verificar se eles se encaixam numa grande árvore que estou a elaborar sobre os Castros (de todos os ramos). Agradeço pela atenção. Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#86485 | pinheirov | 18 mar 2005 19:41 | Em resposta a: #86457

Estimado Samuel de Castro

Tive muito prazer em voltar a lê-lo. Tivemos já num passado recente ocasião de trocar informações sobre os Castros relativamente a familiares afastados e ainda hoje guardo reconhecimento pela ajuda prestada. Lamento porém informá-lo de que não consegui obter nenhuma outra informação relativamente ao grau de parentesco de uns Cyrne de Castro de Viana do Castelo com meus familiares, embora estes se tratassem por primos.
O mistério mantem-se e começo a pensar não conseguir desvendá-lo. Existe no velho album da família uma foto de um casal datada de 1910, Vianna do Castello, com uma dedicatória: «Offerecemos à nossa extremosa Tia as nossas photographias como prova de sincera amizade». Assinam: Joaquim da Costa Pereira Cyrne de Castro (em uniforme militar) e Rosa da Costa Locite (ou Jocite) Cyrne. (suponho ser essa Tia, minha avó ou bisavó, pois eram meus tios e pai que tratavam estes por primos). Troquei algumas impressões sobre as últimas gerações destes Cyrnes com J. Abreu Coutinho, conhecedor das gentes de Viana, mas não consegui mais esclarecimento (ver seu tópico: Castro, Domínio Familiar, Santa Casa de Monção).
Lamento não poder ser mais útil pelo momento, mas não esquecerei dar-lhe mais notícias sobre o assunto, caso obtenha algo. Parto na próxima semana para uma curta estadia em Portugal e proponho-me fazer alguma pesquisa sobre colaterais no ADVC. Talvêz alguma coisa surja. Se precisar de alguma ajuda neste arquivo, não esite.
Um abraço.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#86499 | montargil | 18 mar 2005 22:51 | Em resposta a: #86485

Caro confrade, Tenho conhecimento directo dos Cyrne de Castro, e ainda ontem coloquei uma mensagem de agradecimento no tópico Cyrne, tem graça que no domingo passado também tive o previlégio de visualizar fotografias de algumas Cyrne de Castro (Meadela).
Atentamente
Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#86533 | pinheirov | 19 mar 2005 23:30 | Em resposta a: #86499

Caro Luis Filipe Vieira Santos

Agradeço a sua informação. Apraz-me saber que tem conhecimento dos Cyrne de Castro, do Norte. Seria interessante trocar algumas impressões sobre esse tronco, em particular sobre os da antepenúltima geração que conheci e dos quais penso haver algum grau de parentesco com meus familiares (como deduziu certamente, da minha mensagem ao confrade Samuel de Castro). Os que eu procuro e conheci em tempos (dois irmãos, conterrâneos de meu pai) viviam cerca de 1945 e um deles foi Governador Civil de Viana do Castelo nessa época. Seus filhos foram meus contemporâneos. Por se tratar de pessoas actuais e daí, de uma necessária discrição, proponho que comuniquemos via correio privado, sendo o meu endereço: prefixo de @: victor.pinheiro; e o sufixo: umontreal.ca. Será com prazer que responderei aos seus comentários.
Preparo neste momento a minha próxima estadia em Portugal. Deduzo que é da região de Viana do Castelo e se tal é o caso, terei grande prazer em fazer seu conhecimento, em terra Minhota.
Cordiais saudações.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#86573 | montargil | 20 mar 2005 22:24 | Em resposta a: #86533

Caros confrades,

Sr.Victor M. Pinheiro, e Sr.Samuel C. de O. Castro,

Coloquei a mensagem unicamente com fins altruistas, isto é o mero papel de facilitador, (os meus ramos familiares cruzam-se por 2 famílias entreposta no séc. XVI/XVII, ) mas não pertenço a esta família, tenho sim contactos com um ramo da família Cyrne de Castro, mas são pessoas que a idade impossibilita-as qualquer intervenção neste espaço, o objectivo é também de lhes oferecer a respectiva arvore familiar.
Sr. Victor M. Pinheiro, por acaso não terá sido prof. de história de arte na UQM nos anos 83/84 ???????

No caso que estejam interessados, podem contactar-me, através do mail descrito no meu tópico Família Ferreira,Santos Évora; ou então será no David.

atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#86577 | montargil | 20 mar 2005 23:18 | Em resposta a: #86573

Caro confrade,
Peço desculpa pelo lapso, (UQM) queria sim dizer Université du Québèc á Montreal mais conhecida por UQAM.

atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#86586 | pinheirov | 21 mar 2005 02:53 | Em resposta a: #86573

Prezado Luís Filipe Vieira Santos

No caso de eu não ter sido suficientemente explícito, pretendo antes de mais voltar a manifestar-lhe a minha apreciação pelas suas mensagens as quais interpretei serem totalmente desinteressadas, mas muito oportunas. Segundo, quero agradecer-lhe a sua generosa oferta de disponibilização dos costados dos Cyrne de Castro nos quais estou grandemente interessado pelas razões que já expus. Sugiro de novo a utilização do meu endereço pessoal, por razões de discrição, se isso vos convém. À procura do seu endereço, percorri com interesse os tópicos que referiu e achei-os ricos de informação e muito instrutivos.
Quanto à pergunta que faz, a resposta embaraça-me pois que não sei a que instituição correspondem as letras UQM que refere. Se se trata da UQÀM (Univ. do Québèc à Montréal) é de facto possível por aí ter feito algumas intervenções a título de professor convidado, pelas datas que menciona, no programa «Artes e Design». Não vejo também nesse logotipo qualquer relação com Univ. portuguesas (Porto ou Lisboa) onde tenho actuado como convidado. Informo no entanto que a minha Univ. de afiliação é a UM (Universidade de Montréal) da qual sou recentemente reformado. Já agora, apreciaria me dissesse o que o levou a pôr tal questão? Será que nos seus vários périplos pelo estrangeiro, também calcou terras canadianas ?
Visto que reside agora em Viana do Castelo, espero ter o prazer de fazer maior conhecimento aquando da minha próxima passagem por terra Lusitana. Entretanto, se a sua oferta se mantém, fico aguardando a informação sobre os Cyrnes (ou Cirnes) dessa cidade.
Um abraço.

Victor Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#86654 | montargil | 22 mar 2005 10:17 | Em resposta a: #86586

Caro Sr. Victor Pinheiro,
Então já contactarei as pessoas referidas para obter os devidos nomes, etc.
Também lhe agradecia que disponibilise (a arvore) os costados da familia em questão. Relativamente a m/questão, acabam de dizer-me de que se trata de uma outra pessoa. Efectivamente meus filhos nasceram nessa cidade. Pois teria muito gosto em conhecê-lo, todavia sou dependente de agendas e compromissos extra territoriais, condicionando assim possíveis datas na dita cidade.
Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#86674 | pinheirov | 22 mar 2005 16:10 | Em resposta a: #86654

Prezado Luís Filipe Vieira Santos

Agradeço a sua pronta resposta. Compreendi através do seu e-mail que terá que contactar membros dessa família para obter as informações a que referiu precedentemente. Surpreendeu-me esse facto, porque pensei que o confrade tinha já em sua posse essas informações. Não sendo o caso, peço-vos para evitar esse contacto e qualquer outro incómodo, tanto para si como para eles. Mais informo que, não se tratando da minha linha directa, não tenho os costados dessa família. Fico-lhe grato porém pela sua boa intenção de ajuda.
Quanto à UQM creio saber que se trata da Univ.do Minho; e penso ser um colega meu da Univ. de Montréal, Prof. Luís Sobral da Faculdade de Artes, que aí terá feito alguma intervenção. Mistério desvendado...
Aquando da minha passagem por Viana, tentarei enviar-lhe um e-mail para que possamos fazer conhecimento, se tal vos apraz, e se aí se encontrar.
Cordiais saudações.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#87076 | aeiou2 | 28 mar 2005 17:15 | Em resposta a: #74969

caro Vctor M.Pinheiro,

Encontrei no Felgueiras Gaio,III volume Tomos VII;VIII;IX,no § 52 Caldas,N8
Bento Barbosa Palhares,filho de Jeronimo Velloso Palhares cc Guiomar Brandão de Souza,que foi cirurgião,tiveram

9 Luis Palhares Brandão,COC,sr da Casa da Arrotea cc D.Luiza de Castro Barbosa filha de Rosenda freire e de Frutuoso Barboza da Cunha,
e tiveram §452 Araújos

31 Francisco Palhares Brandão
32 D.Mariana Palhares m.er de seu cunhado João Luis de Melo Sampaio,Sr da Casa do Antepasso em Ponte de Lima

Não sei se ajuda nalguma coisa
Com os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#87082 | pinheirov | 28 mar 2005 18:08 | Em resposta a: #87076

Cara Maria

Agradeço-lhe muito a preciosa informação que me enviou. Duplamente grato. Trata-se muito provavelmente dos ascendentes de minha tetravó paterna de quem tentarei agora aprofundar a informação no ADViana do Castelo. Terei que confrontar datas. Consultei por mero acaso o meu correio no momento de partir para o aeroporto a caminho de Portugal onde me encontrarei durante algum tempo. Daí darei de novo notícias desde que possível.
Reiterando meu agradecimento, com votos de uma boa primavera,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#87154 | Samuel de Castro | 29 mar 2005 15:59 | Em resposta a: #86485

Estimado Victor M. Pinheiro,

Como vais no ADVC, e se prontificou em alguma ajuda que precisasse, informo-lhe uns dados:

Meus 8º avô: Félix Pereira de Castro – Clérigo, Reitor e Monge de de São Pedro de Merufe, Monção.
Dentre outros, teve com Domingas Lourenço, solteira:

Meu 7º avô: Félix Pereira de Castro – N - S. Pedro de Merufe – F-19.7.1754 – Escrivão dos Orfãos de Monção.
Deixou Testamento. Esposa: Ignácia Josefa de Azevedo Pereira – Dentre outrosTiveram:

Meu 6º avô: Félix Pereira de Castro – N-10.9.1731 - F-29.12.1781 em Monção - Escrivão dos Orfãos de Monção.
1ª Esposa: Antônia Rosa de Sá Barbosa – 2ª Esposa: Thereza Maria Pereira de Lemos – C-5.11.1758, ISMA, em Monção. L-2, cota 3.8.3.9, fhs. 25 e 25-v. Nesse 2º casamento consta que era viúvo da 1ª esposa.

Peço-lhe a gentileza de ver se algum dos Félix acima (principalmente o 6º avô) se deixaram Inventário / Testamento e ver nesses documentos se sita os ascendentes / descendentes. Meu principal objetivo, é saber quais foram os filhos do 6º avô com a 1ª esposa. Pois acho, não tenho certeza, que meu 5º avô Joaquim Pereira de Castro é filho da 1ª esposa, coisa que há mais de 10 anos procuro confirmar. Por não ter o exato local de nascimento, o ADVC não localizou o batismo dele.

Esses dados, o Sr. poderá ver na página 61, 62 e 63, de meu livro “Castro – Tesouro de Família”, que remeti em 13.1.2003, para a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, na Rua Cândido dos Reis.

Muito lhe agradeço pelo que for possível verificar. Muitíssimo obrigado. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#88359 | pinheirov | 12 abr 2005 00:49 | Em resposta a: #87154

Estimado Samuel de Castro

Peço me desculpe por só hoje responder à sua mensagem. Encontro-me em viagem desde o fim de Março mas só hoje me foi possível assentar arraiais em terra Minhota e ter acesso à rede internet e ao meu correio.
Notei o que me pede e será com prazer que tentarei dar-lhe resposta desde que eu tenha a ocasião de passar, como previsto, pelo ADVC, o que penso poder fazer em breve. Caso eu tenha alguma dificuldade com os dados enviados, comunicarei de novo. Consultarei, como sugere, a sua monografia sobre os «Castros» na BMVC.
Um abraço.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#88417 | pinheirov | 12 abr 2005 23:43 | Em resposta a: #87154

Estimado Samuel de Castro

Passei hoje pelo Arquivo e pela Biblioteca da CMVC. No Arquivo comecei por consultar as funcionárias, das quais a Directora que conheço bem, no intuito de pedir maior ajuda. Eis então alguma resposta embora não tenha algo de positivo a comunicar-lhe pelo momento, pelo menos sobre o que pretendia.
Dada a dificuldade que surgiu com a falta de informação relativa à naturalidade da primeira esposa do seu 6 avô, analisou-se a possibilidade de consultar os registos de «inventário/testamento» da vila de Monção; porém estes existem apenas a partir de 1850 e encontram-se no Arquivo de Braga. Pensamos por isso, não ser essa uma via com sucesso de resultados.
Percorremos em seguida o dossié da sua correspondência passada com o ADVC em busca de mais informações e nela analisamos e comparamos, por dedução lógica, as datas de nascimento/falecimento que referiu no seu pedido e chegou-se à conclusão que de facto, se seu 5 avô Joaquim Pereira de Castro nasceu em 1744 e faleceu com 81 anos em 1825, só poderá ser filho do primeiro casamento do seu 6 avô Félix Pereira de Castro por este ter casado em segundas núpcias em 1758, com a idade de 27 anos.
Surge porém uma surpresa ou incoerência neste cálculo, pois que se Joaquim nasceu em 1744 e que o suposto pai Felix nasceu, como indicou, em 1731, este seu progenitor teria apenas 13 anos de idade à nascença de Joaquim, o que nos pareceu pouco provável. Admitiu-se então que poderá haver erro de identificação de pessoas, mas só o Samuel poderá tirar alguma conclusão disso por ter efectuado toda a pesquisa anterior. Surpreendeu-nos igualmente o facto de conhecer o nome e data de nascimento do seu 5 avô, Joaquim, sem conhecer os seus respectivos pais.
Creia que lamento sinceramente ter agora mais interrogações do que respostas a propor-lhe. Não hesite no entanto dizer-me o que pensa, se tal vos apraz e se mais vos posso ser útil.
Um abraço, da terra minhota.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#88467 | Samuel de Castro | 13 abr 2005 13:38 | Em resposta a: #88417

Estimado Victor M. Pinheiro,

Os ancendentes de Joaquim Pereira de Castro, foram pesquisados, por volta de 1920, pelo Dr. Orlando Guerreiro de Castro, Ministro Conselheiro, quando serviu na embaixada do Brasil, em Lisboa, Portugal, que numa única folha, explicitamente cita que ele era filho de Félix Pereira de Castro, escrivão dos Órfões de Monção, neto de Félix Pereira de Castro, escrivão dos Órfões de Monção e bisneto de Félix Pereira de Castro, Reitor e Monge de São Pedro de Merufe. Infelizmente o Dr. Orlando não deixou dados mais concretos sobre Joaquim Pereira de Castro.
Concordo com suas conclusões quanto às datas por mim referidas, que poderá realmente haver alguma falha, mas onde ? Mais provável que, de quem declarou a idade dele quando do óbito e mesmo não citando a sua naturalidade.
Minha esperança em confirmar os pais de Joaquim e, localizar seu batismo, era a pesquisa em inventário / testamento dos pais ou avós dele.
Antes de 19.7.1754 (F-do avô Félix, que em seu óbito diz ter deixado testamento) e, 29.12.1781 (F-do pai Félix), não há a possibilidade dos testamentos estarem registrado diretamente nos livros do ADVC ?
Outra alternativa seria pesquisar no 1º casamento de seu pai Félix, antes de 1758, para se descobrir a naturalidade da noiva e provável local de nascimento de Joaquim, mas nas 2ª núpcias de seu pai , não cita a localidade onde ele casou pela primeria vez.
Joaquim não deixou testamento. Em seu registro de óbito e processo de inventário, que estão em Rio de Contas-BA, em virtude da documentação (inventário) estar incompleta, também nada esclarece.
Pergunto-lhe se, a Biblioteca da CMVC é num mesmo prédio anexo ao Arquivo MVC ? A referida Biblioteca está vinculada ao Arquivo, ou ele possui biblioteca própria ?
Como não estou recebendo a mensagem automática do Fórum, peço o favor de contatar-me diretamente pelo meu e-mail castro ponto genealogia arroba bol ponto com ponto br.
Muito lhe agradeço pelo esforço empreendido. Deixo-lhe meu muitíssimo obrigado e um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#88900 | pinheirov | 18 abr 2005 19:04 | Em resposta a: #88467

Estimado Samuel de Castro

Dei mais uma volta ao problema. Antes de lhe fazer parte do que encontrei, informo que o Arquivo VC e a Bibiloteca de Vc são dois edifícios e dois serviços totalmente distintos.
Nos Arquivos do DVC anteriores a 1758 encontrei vários assentos de óbito e um de casamento que passo a referir:
1°- Óbito de Afonso Pereira de Castro em 21.01.1753 filho de Felix Pereira de Castro
2°- Óbito de Joana-Maria Pereira de Castro em 16.04.1755 filha de Felix Pereira de Castro
3°- Óbito de Antónia Roza de Sá Barboza em 19.10.1755, primeira mulher de Felix Pereira de Castro (seu 6° avô)
4°- Óbito de António Thomaz Pereira de Castro em 28.11.1756 filho de Felix Pereira de Castro
5°- Óbito de Ignácia Josefa de Azevedo 25.11.1756 segunda mulher de Felix Pereira de Castro (seu 7° avô)
6°- Óbito de Felix Pereira de Castro em 19.07.1757 (seu 7° avô)(com ref. a testamento)
7°- Casamento de Felix Pereira de Castro (seu 6° avô) viúvo de Antónia, com Teresa-Maria Pereira de Lemos.

Todos os assentos são relativos a Monção, SMA e estão montados em micro-filmes por os livros estarem em muito mal estado. Foram vistos os de 1700 a 1750 e os de cerca de 1720-30 encontram-se ilegíveis, razão talvez porque não se pode encontrar o casamento de Antónia, se é que esta vem ou casou na mesma freguesia.
Pelos dados que me enviou, penso que já possui toda essa informação. No entanto transcrevi-os, no caso de estar interessado no descritivo dos mesmos. Porém nenhuma informação figura nesses assentos sobre as origens naturais e paternais de Antónia Rosa de Sá Barbosa, pelo que não é possível conhecer datas do seu casamento e descendência, se descendência houve. Os testamentos não se encontram registados directamente nos livros de ADVC. Quando tiver um pouco mais de tempo tentarei de novo encontrar novas informações no Arquivo de Braga sob a rúbrica «inventário/testamentos». Não sei porém quando terei disponibilidade para tal.

Mais informo que continuo ainda à espera que a Biblioteca de VC me entregue para consulta, a monografia que aí depositou sobre os Castros. Não a encontram; disseram-me hoje que as ofertas de livros são tratadas pelos serviços de classificação, sem qualquer prioridade; constato no entanto que 2003 está já longe...
Peço-vos para me enviar de novo o vosso endereço web especificando exactamente o prefixo e o sufixo do endereço, omitindo o carácter «arroba». Ser-me-à assim mais fácil entendê-lo.
Finalmente, espero que as informações que envio possam ser de alguma utilidade.
Darei notícias desde que possível.
Um abraço.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#88956 | aeiou2 | 19 abr 2005 12:52 | Em resposta a: #88900

Caro Victor M.Pinheiro,

O Samuel de Castro,agradece e como não consegue aceder ao Fórum,pediu-me para lhe responder. O endereço é:castro.genealogia bol.br

Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#89049 | pinheirov | 20 abr 2005 08:01 | Em resposta a: #88956

Cara Maria

Agradeço o envio do endereço de Samuel de Castro mas peço-lhe a verificação do mesmo pois que a mensagem que após lhe enviei foi-me recusada sem explicação da causa. Ou então peço o favor de lhe comunicar o meu: victor.pinheiro umontreal.ca
Muito grato, com os meus cumprimentos,

Victor M. Pinheiro
ps: encontro-me fazendo pesquisa sobre os Palhares de Ponte de Lima que teve a gentileza de me referir. Depois darei notícias.

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#89959 | pinheirov | 03 mai 2005 22:10 | Em resposta a: #88467

Caro Samuel de Castro

Eis-me de novo dando notícias embora não digam respeito ao seu pentavô Joaquim Pereira de Castro. Pesquisando informações sobre os Cirne Pereira de Castro de Viana do Castelo, encontrei um registo da Freguesia de Darque, Viana do Castelo, de 1754, de uma Vitória Pereira de Castro que vos poderá talvez interessar se se trata da família dos seus. Passo a transcrever:

«Victória Maria, filha legítima José Luis Pereira de Castro e de sua molher Donna Roza Taresa de Azevedo Pereyra Jáchome moradores em a sua Quinta do Rio Côrvo (ou Côvo (?) desta freguesia de Sam Sebastiam de Darque, nasceo aos quinze do mes de Março do Anno de mil e Sette Centos e Cincoenta e Quatro Annos e foi Baptizada aos
Vinte e Um dias do mesmo mes e anno solennemente por mim o Padre Manoel Gomes de Abreu, cura desta mesma freguesia e poslhe os Santos Olleos; foram padrinhos Manoel Jáchome Pereyra e Vitória Maria de Sam José moradres na Villa de Vianna e seu tio Bento Pereyra de Azevedo. Avós paternos, Diogo Pereyra e sua molher Donna Benta de Amorym naturais da freguesia de Santa Comba de Ponte de Lima; e maternos Bento Pereyra de Azevedo e sua molher Donna Roza Maria do Pillar naturais e moradores da ditta Villa de Vianna. Foram testemunhas, o Padre Philippe de Araujo Bello e padrinhos, que assignaram»
Fonte: ADVC - Liv. Baptismos N°2, Viana do Castelo, Darque, anos 1743-1772, cota 3.19.1.7, Fls,71

Será que é de algum interesse ?
Um abraço.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#89962 | pinheirov | 03 mai 2005 22:23 | Em resposta a: #86654

Caro Luís Filipe Vieira Santos

Como vos prometi em tempos, informo que me encontro actualmente em Viana do Castelo e terei prazer em encontrá-lo para maior conhecimento, se isso vos apraz e para tal tem disponibilidade. O meu contacto telefónico é : 258.827730 ou 91.464.8836.
Melhores cumprimentos.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#90039 | Samuel C O Castro | 04 mai 2005 22:56 | Em resposta a: #89959

Estimado Victor M. Pinheiro,

Não encontrei em minha base os nomes citados no registro que mui gentilmente aqui transcreveu. Salvei os dados em meu computador, para futura pesquisa.
Há alguns dias, respondi seu e-mail, reeenviando-lhe duas mensagens numa única transmissão. Como não tenho certeza se a recebeu, as transcrevo abaixo.
Muitíssimo grato por tudo. Um forte abraço.

Samuel C O Castro


Estimado Victor,

Alguns dados que me enviaste, eu já havia localizado, mas outros não, que me serão extremamente úteis.
Deduzindo que, Thereza Maria Pereira de Lemos, C-5.11.1758, em 2ª núpcias, com Félix P. de Castro, que tinha 27 anos, ele só poderia ter casado com a 1ª esposa Antônia Rosa de Sá Barbosa, por volta de 1750 e 19.10.1755, período mais provável de se localizar o casamento dele e, o nascimento dos filhos, inclusive de Joaquim Per. de Castro, cuja dedução de seu nascimento (1744) poderia estar errada. Caso ainda tiveres condições, peço-lhe a gentileza de verificar.
Caso, futuramente tiveres condições de pesquisar os inventários / testamentos em Braga, ficarei eternamente agradecido.
Peço que continuemos o contato via e-mail. Meu muitíssimo obrigado. Um forte abraço.

Samuel de Castro



Estimado Victor,

Ao passar para minha base, os dados que Você mui gentilmente me remeteu, não tive dificuldade para os seus n.ºs 3, 4, 5, 6 e 7.
Já para os n.ºs 1 e 2, estou tendo dificuldades, pois além dos 3 Félix Per. de Castro ( meus ancestrais diretos), tenho outros 3 (três) Félix Pereira de Castro contemporâneos e colaterais. E, mais de um Afonso e Joana.
Para facilitar-me, peço, se possível, verificar nos óbitos e informar-me o nome:
1) da esposa do Félix Pereira de Castro, que seria mãe do Afonso Per. de Castro (n.º 1), F-21.1.1753.
2) da esposa do Félix Pereira de Castro, que seria mãe da Joana Maria Pereira de Castro (n.º 2), F-16.04.1755

Em seu n.º 5, Você sita “Ignácia Josefa de Azevedo, F-25.11.1756 “segunda mulher” de Félix, meu 7º avô. Teria sido confusão de sua parte, ou ele realmente teve uma 1ª esposa? Pois, em minha base, só consta ela como única mulher.

Como a Antônia Rosa de Sá Barbosa, F-19.10.1755 (talvez de parto ?), aquela sugestão de pesquisa sobre o 1º casamento / ou nascimento dos filhos de Félix (meu sextavô), que lhe sugeri, fica limitada de 1750 à 19.10.1755.

Outra questão, no óbito de Antónia Roza de Sá Barboza, em 19.10.1755, primeira mulher de Felix Pereira de Castro (meu 6° avô), não sita a localidade onde ELA residia na época ? Se constar essa localidade, poderá ser a mesma onde ambos se casaram, facilitando a busca do nascimento de meu Joaquim (pentavô).

Dentro de suas possibilidades / tempo, priorize mais as duas últimas opções.
Victor, desculpe as interrogações que lhe exponho, é que , só questionando que podemos descobrir o que está encoberto, não é mesmo?
Sou-lhe muito grato por tudo. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#90364 | pinheirov | 09 mai 2005 21:18 | Em resposta a: #90039

Prezado Samuel de Castro

Só hoje pude verificar o que me pediu no seu último email. O que obtive foi:
No assento de Óbito de Joana Maria P.C. falecida em 16.04.1755, só figura o nome de seu pai Félix P.C. No de Afonso P.C falecido em 21.01.1753, não figura nem o do pai, nem o da mãe; apenas se lê que morreu solteiro aos 25 anos, de doença ocorrida durante a noite que provocou grande inquietação.
Teremos que pensar ser este o filho procurado, considerando os apelidos e a data do Óbito em questão.
Àmanha ou depois de amanhã, se puder deslocar-me ao Arquivo, verificarei os dois outros elementos pedidos, ou seja: a localidade do falecimento de Antónia Rosa (que penso não ser referida no assento d'Óbito que li há duas semanas) assim como verificar se Ignácia Josefa de Azevedo é a primeira ou segunda mulher de seu 7°avô. No assento de Óbito desta Ignácia em 1756, lê-se que «faleceu sem testamento, viúva que ficou de Félix Pereira de Castro».
Comunicar-vos-ei o resultado desde que possível.
Um abraço de terra Minhota.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#90367 | montargil | 09 mai 2005 22:17 | Em resposta a: #90364

Caro Victor M. Pinheiro,

Tal que prometi, e para fazer seguimento da minha sugestão, e também confirmo que existem várias paróquias que detenhem "ainda" os famosos Róis:
Róis de Desobriga, ou listas de agregados familiares, feitos pelo pároco, para se manter informado sobre quem se tinha confessado e comungado em cadaano e quem havia pago o dízimo anual.
Os agregados são ordenados por lugar e numerados. É dado o nome do chefe de família ao qual se seguem os dos outros membros do agregado e ausentes da freguesia, portanto os que não se tinham confessado´~ao assinalados com um A de ausentes; a partir de 1880/1881 em diante também é fornecida nos ditos róis a idade de cada membro do agregado.
Outrs vias: registos de passaportes - Governo civil; Róis eleictorais (museu de Viana ?); Registo das Confrarias (Párocos)

Sext-feira, convido-o a tomar um café, logo ás 9 horas naentrada do ADV.

Um abraço

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#90486 | Samuel C O Castro | 10 mai 2005 23:28 | Em resposta a: #90364

Estimado Prof. Victor M. Pinheiro,

Tanto a localidade de falecimento de Antônia Rosa de Sá Barbosa, em 19.10.1755, quanto a confirmação se ela faleceu de parto, poderá facilitar a busca do nascimento de Joaquim Pereira de Castro.

Se o pai dele, Félix P. de C. casou em 1758, em 2ª núpcias, com 27 anos, em 1755 Félix teria 24 anos e, em 1750 teria 19 anos (aceitável). Como informaste que foi visto até 1750, peço-lhe, se possível, verificar nos NASCIMENTOS anteriores a 19.10.1755, retroagindo até 1750, se consta o de Joaquim, filho de Félix Pereira de Castro e de Antônia Rosa. Inclusive, poderá o Joaquim ser o filho desse suposto parto. A localização do CASAMENTO dela também poderá facilitar a busca do nascimetno dos filhos.

Além de meu 6º avô Félix P. de C., que teve segundas núpcias, será que o 7º avô, com o mesmo nome, também teve, além de Ignácia Josefa de Azevedo Pereira, uma segunda esposa ?

Muitíssimo grato por tudo. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#90562 | pinheirov | 11 mai 2005 22:36 | Em resposta a: #90367

Caro Luis Vieira Santos

Agradeço a informação enviada. Pô-la-ei em prática.
Quanto ao seu convite para sexta-feira 9 horas, não creio que seja possível porque não sei se poderei passar pelo AD no fim de semana, e se passar, não sei ainda a que horas. Caso eu lá vá e aí o encontre, provaremos então esse café.
Para este tipo de comunicação será preferível trocar-mos os nossos endereços privados. Veremos isso no próximo encontro.
Um abraço.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#90567 | pinheirov | 12 mai 2005 00:37 | Em resposta a: #90486

Prezado Samuel de Castro

Percorri hoje pela terceira vez os registos do ADVC, microfilme do período 1722 a 1758 na esperança de encontrar resposta às suas interrogações, em particular sobre a filiação de Joaquim Pereira de Castro.
Lamento informar que não tivemos mais sorte do que nas primeiras pesquisas. Porém, obtive e comunico o seguinte: não encontrei referência ao segundo casamento de Felix P.C.. Foi então confusão minha nas anotações que tomei; peço aceite as minhas desculpas.
No assento de Óbito de Ignácia sua mulher «lê-se que faleceu sem testamento, viúva que ficou de Félix Pereira de Castro, deixou seu filho Félix P.C.».
No assento de casamento deste seu filho em 05.11.1758, lê-se: «casamento de Félix Pereira de Castro, escrivão dos Orfãos...(etc) filho legítimo de Félix Pereira de Castro e de sua mulher Ignácia Josefa de Azevedo Pereira, já defuntos, viúvo que ficou de Antónia Rosa de Sá Barboza, com Tereza-Maria Pereira de Lemos, filha legítima de Pedro António, mestre pintor, e de sua mulher Francisca Maria Pereira de Lemos».
Como nas outras pesquisas, não encontrei o assento de casamento de Antónia e o seu Óbito em 19.10.1755 não especifica a sua origem nem a causa da morte, isto é, se morreu de parto ou de outra causa. Não deixou testamento. Foi posta em mortalha d'Hábito de religiosa da Ordem de S.Francisco e sepultada na Igreja Matriz da Vila.
Volto agora a informar que grande parte dos registos consultados se encontram ilegíveis (em péssimo estado) razão pela qual, muito provavelmente, não se encontra o nascimento de Joaquim nem o casamento de Antónia (admitindo que esta venha ou tenha casado na paróquia investigada). Daí, receio informá-lo que nos encontrámos face a uma missão impossível.

Concluindo, lamento profundamente dizer-lhe que não poderei ser-vos mais útil junto deste Arquivo. Mantenho porém a intenção já anunciada de passar um destes dias pelo ADBraga para investigação nos «inventários/testamentos». Vai tardar, pois que tenho uma longa viagem planeada ainda para este mês.
Darei notícias desde que possível.
Um abraço.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#90745 | Samuel C O Castro | 12 mai 2005 23:54 | Em resposta a: #90567

Estimado Prof. Victor M. Pinheiro,

Não tenho do que desculpá-lo, ao contrário, tenho muito que agradecer e ser-lhe muito grato por tantos favores. Os dados que retificaste e informaste, confirmam com os que já possuía.

Ainda hoje, recebi uma bela surpresa de nosso colega Eduardo Albuquerque, que deixou-me muitíssimo feliz, mas ainda com dúvida. Ou seja, um e-mail contendo, escaneado, o registro de nascimento, em 25.5.1773, de Joaquim, filho de Félix Pereira de Castro e de Thereza Maria Pereira de Lemos (2ª esposa).

Esse Joaquim eu já tinha em minha pesquisa e achava que poderia ser um irmão do que procuro. Pois, na Certidão de óbito, datilografada, de meu pentavô Joaquim Pereira de Castro, F-5.9.1825, que recebi do Arquivo Municipal de Rio de Contas (AMRC), Bahia, consta que ele F-com 81 anos, onde teria nascido por volta de 1744, só podendo ser filho da 1ª esposa Antônia Rosa de Sá Barbosa, falecida em 1755. Mas, tem ainda a incógnita de que o Félix (pai dele), nascido em 1731, ter casado, em 2ª núpcias, em 1758, com 27 anos (?, vide abaixo), não poderia ter tido filho em 1744, com 13 anos. Portanto, ainda continuo com a dúvida se trata do JPC que procuro.

Quanto ao Félix, C-em 2ª núpicas em 1758, em sua mensagem de 12.4.2005, informas que ele tinha 27 anos. Tenho em minha casa, cópia desse casamento e não faz referência nessa idade. Se possível confirmar em suas anotações, se realmente consta 27 anos ou donde surgiu essa informação ?

Acho pouco provável que a funcionária do AMRC tenha errado na informação da idade de 81 anos de meu JPC. Vou contatar aquele Arquivo e pedir para ela confirmar. Ou mesmo, na ocasião do óbito, a pessoa que declarou, informou erroneamente a idade dele.

Estou aguardando cópia de dois documentos do AHU, de Lisboa, onde consta um Joaquim Pereira de Castro, que foi Escrivão da Provedoria da Comarca do Sul de Jacobina, em 1779. Naquela época, a cidade de Jacobina era Comarca sede de Rio de Contas, havendo grande possibilidade desse JPC ser o meu pentavô. Vamos ver se nesses documentos esclarece alguma coisa. Só que, se naquele ano ele já era Escrivão, não poderia ter nascido em 1763 ou 73, sendo, portanto, mais uma incógnita.

Como não localizaste nos registros de Monção, o C-da 1ª esposa do Félix e, N-de nenhum filho dela, poderá esses registros serem de outra Freguesia, o que torna difícil de se achar, pois no óbito de meu JPC não consta essa localidade.

Confesso que as informações estão desencontradas. Mas é o que temos. Como você já não estará mais em Viana, depois lhe informo o resultado. Quem sabe o contido em inventários / testamentos em Braga, de algum dos Félix ou das esposas, possam esclarecer essas dúvidas.

A direção da Biblioteca Municipal de Viana, deu-lhe resposta se localizaram o livro que para lá remeti ? O ADVC continua na Rua Manuel Espregueira, 140 ?

Meu muitíssimo obrigado pelos inúmeros favores. Um forte abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#90859 | pinheirov | 13 mai 2005 23:29 | Em resposta a: #75176

Prezada Maria (aeiou 2)

Como vai passando? Aproveito hoje para lhe comunicar uma correcção que pretendo fazer à informação que em tempos lhe dei sobre familiares communs de Ponte de Lima. João Nicolau de Oliveira e Castro, casou em 1806, não como informei, com uma irmã de minha tetravó Maria Antónia Barboza de Palhares Malafaia, mas com a primeira filha desta, chamada Anna Teresa Barbosa de Palhares Malafaia, nascida em 12.12.1791. O pai de Ana Teresa é por conseguinte Caetano José Malafaia, meu tetravô. Todas as outras informações que lhe remeti estão correctas. Caso deseje saber també o nome dos avós maternos, queira dizer, ou então consultar no Sapo a genealogia Malafaia-Pinheiro. As minhas desculpas pelo erro cometido.
Um abraço do primo afastado...

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#90860 | pinheirov | 13 mai 2005 23:35 | Em resposta a: #90745

Prezado Samuel de Castro
Nada tem que agradecer pelo trabalho que empreendi. Trata-se apenas de uma troca de bom procedimentos.
Quanto ao tratamento de título que me prodiga nos seus últimos emails quero lembrar que ele se justifica apenas como identificação ou entre relações profissionais de pedagogo a aluno, e que no contexto do nossa intercâmbio ele só poderá causar distância ou deferência. Contentar-me-ei do meu nome próprio, mais directo e mais afável.

Passemos então ao essencial. Agora que conheço o seu problema e as suas interrogaçãos penso na verdade que alguém terá no passado, feito erro nas declarações das datas dos seus familiares. Na minha modesta opinião, não vejo outra razão para tal imbróglio.
Quanto a idade no casamento do seu 6°avô que referi ser aos 27 anos, esse pormenor não figura no seu assento de casamento com a segunda esposa. Ela foi por mim deduzida a partir da data que me indicou do nascimento dele (em 1731) e da data do seu 2°casamento (em 1758). Ele teria então 27 anos de idade quando casou pela segunda vez.
Agora quanto aos registos de «inventários/testamentos» a pesquisar no ADBraga, e para evitar alimentar falsas esperanças, lembro que já informei que estes registos só começaram a ser lavrados a partir de 1850 segundo a informação que me foi dada pelo ADVC. Existe por conseguinte uma fraca probabilidade de encontrarmos resposta ao que procura. Perguntarei no entanto se algo existe relativo a Pereiras de Castro quando por lá passar, mas desde já penso que a operação será inútil.
Sobre a sua monografia dos Castros depositada na Bib. de Viana do Castelo, ainda não tive notícias, mas procurarei informação em breve, talvez após o meu regresso a Viana. O ADVC continua na Rua Manuel Espregueira embora a Directora me tenha dito recentemente que tém problemas graves de espaço.
Até à próxima. Um abraço.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#90872 | aeiou2 | 14 mai 2005 06:31 | Em resposta a: #90859

Caro Victor M.Pinheiro,

Muito obrigada pelas rectificações.Não consigo encontrar no GP O Caetano Malafaia e mulher Maria Antonia Barbosa de Palhares Malafaia (é prima do marido?) Já agora se não se importa diga-me os nomes dos pais deles
Um abraço desta sua parenta afastada

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#90883 | pinheirov | 14 mai 2005 15:48 | Em resposta a: #90872

Cara Maria

No nome de Maria Antónia Barbosa de Palhares (Malafaia), o apelido Malafaia foi herdado do marido (assim figura nos assentos de nascimento dos seus filhos). Não são primos, por conseguinte. Encontram-se no espaço Guarda-Mor sob «família Malafaia-Pinheiro». Surpreende-me que não tenha conseguido ler essa genealogia a não ser que o acesso à informação no espaço Guarda-Mor seja reservado somente au autor que sou dessa genealogia. Talvez eu não conheça bem o funcionamento desse espaço.
Aguardo então a sua informação dizendo-me se consegue ou não lê-la. Na negativa, fornecer-lhe-ei eu mesmo a informação sobre os avós de Ana-Tereza e mais se desejar, até 1580. Poderá também lê-la através de google ou google.ca, compondo na janela de pesquisa deste browser, «família malafaia-pinheiro»
Mais um abraço.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#90884 | aeiou2 | 14 mai 2005 16:20 | Em resposta a: #90883

Caro Victor,

Encontro Antónia da Assunção dos Santos Palhares Malafaia e a Ana Teresa de Barbosa Palhares (sem Malafaia ) n.12.12.1791 cc João Nicolau de Oliveira e Castro,conforme me indicou, e que fui eu que introduzi.Portanto devo acrescentar Malafaia ao nome desta Ana Teresa ?Fui ao G M e aparecem dois nomes a Antónia Assunção e um Senhor.Julgo que só os DONOS=AUTOR têm acesso.
Vou tentar o google.ca
Muito obrigada
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#90887 | aeiou2 | 14 mai 2005 16:47 | Em resposta a: #90883

Caro Victor,
Acabei de chegar do Canadá,pois assim via Google,consegui entrar no seu ficheiro,família Malafaia-Pinheiro,no Guarda -Mor.Isto há cada uma !!!.Mas veja o que está no GP.Pesquisei, Pessoas, Palhares Malafaia.
Dos Oliveira e Castro não conseguiu por acaso mais nada? Já estou a pedir muito.
Sabe estes seus familiares bem chegados,para mim são parentes pois são da família da 1ª mulher de um dos meus trisavós,Miguel Coelho,o tal que era soldado mas chegou a Major e com as mais altas condecorações,Torre e Espada,N.S.Vila Viçosa,Aviz
Estou sempre pronta a dar,mas também a receber dados fidedignos como os seus para completar o meu PAF 4.0,desta família Barbosa Palhares
Um abraço e boas férias em Portugal

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#90917 | aeiou2 | 14 mai 2005 20:48 | Em resposta a: #90883

Foi imperícia minha.Afinal sabia lá ir directamente,mas foi uma viagem agradável
Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#90976 | Samuel C O Castro | 15 mai 2005 14:03 | Em resposta a: #90860

Estimado Victor,

O tratamento que lhe atribuí, é o que realmente és, um Professor, um Mestre, título conseguido a duras penas, que merece todo o respeito e consideração daqueles que contigo têm relações. Mas, respeitando sua vontade, passarei a tratá-lo como preferes.

Realmente, fazendo a dedução de 58 para 31, teríamos os 27 anos de Félix P. de C. Havia feito essa dedução, mas por lápso esqueci e indevidamente lhe questionei.
Quanto ao enígma genealógico de meu Joaquim Pereira de Castro, também acho que no passado houve falha, da pessoa informante, da idade dele constante do óbito. No inventário de JPC, cuja documentação está incompleta, também faz referência aos 81 anos de idade, mas não sita a localidade de nascimento. Espero que a retificação / ratificação dessa informação, pela funcionária do AMRC, Bahia; a documentação que estou a receber do AHU, de Lisboa e, sua futura busca de possível inventário / testamento dos pais ou avós de JPC, em Braga, possam trazer a exata naturalidade dele, possibilitanto, depois, localizar-mos a sua data de nascimento. Vamos aguardar.

Muitíssimo obrigado por tudo. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#91024 | pinheirov | 16 mai 2005 00:10 | Em resposta a: #90917

Cara Maria

Apraz-me saber que o seu familiar Coelho chegou tão alto na hierarquia militar. Recupero esse dado. Sobre o que me diz de Antónia da Assumpção dos Santos Palhares Malafaia trata-se de minha bisavó e não de Maria Antónia de Barbosa Palhares Malafaia sua mãe. Não era essa a que eu referia na precedente mensage. Antónia é filha de Maria Antónia.
Apesar dos erros que figuram na GP em relação aos meus e que não consigo fazer corrigir apesar dos pedidos feitos, só aí figura uma vez o nome de Antónia. Mas se for à minha página da Guarda-Mor vai de facto encontrar duas Ana Teresa de Barbosa Palhares, uma nascida em 1775 e outra com o apelido Malafaia (do marido) nascida em 1791. A que nasceu em 1775 é tia da que nasceu em 1791 e que casou com João Nicolau de Oliveira e Castro do qual descende a Maria. Para ser mais explícito, confirmo que o erro que eu fiz, foi atribuir esse casamento à que nasceu em 1775. Será que tudo fica mais claro ? Estas coisas da genealogia deixam-nos por veses confusos... e surpresos.
Sobre os Oliveiras e Castro não tenho mais informação; tenho outros Castros como colaterais mas não são Oliveira. Mas apercebo-me agora que somos dois à procura dos ascendentes do tronco Palhares, o que eu estou neste momento a fazer. É claro que a linha dos Malafaias já a consegui até 1580 come pode ver, mas para o tronco Pinheiro não consigo ir mais além de 1750, tudo para no distrito de Coímbra.
Não esite se posso ser útil. Um abraço.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#91025 | pinheirov | 16 mai 2005 00:32 | Em resposta a: #91024

Cara Maria

Peço desculpa. Correcção à última mensagem: primeiro paragrafo, quinta frase:
«Antónia» da Assumpção dos Santos Palhares Malafaia é neta de «Maria Antónia» de Barbosa Palhares Malafaia e não filha. (ver página Malafaia-Pinheiro na Guarda-Mor)
Um abraço.

VP

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#91035 | pinheirov | 16 mai 2005 07:29 | Em resposta a: #91024

Prezada Maria (aeiou)

Novas desculpas. Segunda correcção à minha mensagem anterior; segundo parágrafo, segunda frase.
Contrariamente ao que escrevi, Anna Tereza Barbosa de Palhares Malafaya *1791, é Malafaya por seu pai Caetano José Malafaya casado com Maria Antónia de Barbosa Palhares, e não por seu marido.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#91036 | aeiou2 | 16 mai 2005 07:33 | Em resposta a: #91035

Caro Victor Pinheiro

Muito obrigada pelas correcções .Eu consegui entrar no Guada Mor e depois aceder à família Malafaia Pinheiro, e já emendei no meu PAF.Tudo o que encontra digo-lhe.
Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#93499 | pinheirov | 14 jun 2005 23:49 | Em resposta a: #87082

Prezada Maria (aeiou2)

Prometi e cumpro. Na minha passagem pelos Arquivos de Viana do Castelo onde me encontro ainda, encontrei dois registos de pedidos de passaporte relativos a «Oliveira e Castro» que lhe poderão talvez interessar e que passo a transcrever:

Passaporte: António Franco de Oliveira e Castro, casado, negociante, de 30 anos de idade, natural da Freguesia de Riba d'Âncora, Concelho de Viana do Castelo.
Registo passado em 05.09.1849 para Rio Grande do Sul, Brasil.
Passaporte: Francisco Pereira de Oliveira e Castro, de idade 13 anos.
Registo passado em 18.08.1863 para o Brasil.

Espero que esta informação seja de alguma utilidade para seus trabalhos se ela corresponde aos seus ascendentes.
Um abraço da terra Minhota.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#93500 | pinheirov | 14 jun 2005 23:53 | Em resposta a: #87076

Prezada Maria (aeiou2)

Prometi e cumpro. Na minha passagem pelos Arquivos de Viana do Castelo onde me encontro ainda, encontrei dois registos de pedidos de passaporte relativos a «Oliveira e Castro» que lhe poderão talvez interessar e que passo a transcrever:

Passaporte: António Franco de Oliveira e Castro, casado, negociante, de 30 anos de idade, natural da Freguesia de Riba d'Âncora, Concelho de Viana do Castelo.
Registo passado em 05.09.1849 para Rio Grande do Sul, Brasil.

Passaporte: Francisco Pereira de Oliveira e Castro, de idade 13 anos.
Registo passado em 18.08.1863 para o Brasil.

Espero que esta informação seja de alguma utilidade para seus trabalhos se ela corresponde aos seus ascendentes.
Um abraço da terra Minhota.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#93522 | aeiou2 | 15 jun 2005 07:52 | Em resposta a: #93500

Caro Victor Pinheiro,

Muito obrigada pela sua atenção.

Desde ja agradeço e envio cumprimentos

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#93541 | Samuel C O Castro | 15 jun 2005 12:22 | Em resposta a: #93499

Estimado Victor M. Pinheiro,

Há dias lhe mandei um e-mail informando que o ADVC recebeu meu livro e confirmando que a BMVC havia confirmado a recepção de minha obra. Já que estás aí, poderás ver o resultado de minhas pesquisas. A minha pendência do JPC poderás ver nas páginas 62/63.
Quanto aos passaportes, se existirem aí no ADVC, por volta de 1770, peço o favor de ver se acha de alguns Pereira de Castro, inclusive de meu Joaquim Pereira de Castro. Antecipo agradecimentos. Muito grato. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#93949 | pinheirov | 20 jun 2005 20:23 | Em resposta a: #93541

Prezado Samuel de Castro

Não terminei ainda a minha pesquisa nos arquivos de Viana do Castelo. Envio-lhe porém as seguintes referências recuperadas dos Arquivos do Governo Civil da mesma cidade, nos Registos de passaportes, esperando que algumas dessas pessoas possam estar ligadas aos seus Pereira de Castro.
1- Gaspar Pereira de Castro, natural de Mousellos, Caminha. Passaporte passado em 15.02.1845, para o Brasil.
2- Frederico Ernesto Pereira de Castro, com 17 anos, caixeiro, de Poiares, Ponte de Lima. Passado em 11.08.1871, para o Brasil. (Livro-Passaportes 12, cota 1.2.2.12) nota: voltou a pedir outro passaporte em 11.04.1872, passap. n°363 liv.13, cota 1.2.2.13
3- António Joaquim Pereira de Castro Figueirôa, com 35 anos, solteiro, lavrador, de Tropariz, Monção. Passado em 11.09.1872, para o Brasil.
4- Inocêncio Pereira de Castro e Brito, com 10 anos, solteiro, caixeiro, de Moreira, Monção. Passado em 28.09.1872, para o Brasil.
5- Zeferino José Pereira de Castro, com 36 anos, lavrador, de Vila Nova de Cerveira, V. Castelo. Passado em 13.04.1875, para o Brasil. (pag.45)
(estes três últimos registos, tirados do Livro-Passaportes 23, cota 1.2.2.23)

Se eu encontrar outros comunicarei de novo
Esperando ser útil, com um abraço,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#94011 | Samuel C O Castro | 21 jun 2005 13:00 | Em resposta a: #93949

Estimado Victor M. Pinheiro,

Muitíssimo obrigado pela coleta e remessa dos dados dos passaportes de alguns Pereira de Castro. Creio que poderão ser uma excelente fonte para desvendar a vinda de alguns ramos Pereira de Castro para o Brasil.
Se encontrares mais, principalmente antes de 1800, serão muito bem recebidos.
Chegou a ver minha obra no ADVC ou na BMVC ?
Renovado agradecimentos. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#94065 | jliberato | 21 jun 2005 23:00 | Em resposta a: #94011

Caroa Samuel de Castro,
Encontrei um Pereira de Castro em Loulé. Pode consultar em :
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=94064#lista
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#94084 | Francisca258 | 22 jun 2005 10:39 | Em resposta a: #88417

Prezados amigos,
queria só informá-los que em Ponte de Lima habita ainda a família Moreira de Castro, cuja casa senhorial se situa na recente vila de Arcozelo, localizada no outro lado da ponte velha. Não sei se com isto ajudei em alguma coisa.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#94090 | aeiou2 | 22 jun 2005 12:09 | Em resposta a: #94084

Cara Francisca,

Qual a relação entre as famílas Moreira e Castro e Oliveira e Castro?

Desde já agradeço a explicação

Cumpromentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#94092 | Francisca258 | 22 jun 2005 12:30 | Em resposta a: #94090

Cara Maria,
Infelizmente não lhe posso dar mais dados, pois os ramos da minha família que estou a estudar em nada coincidem com estes. Devo ainda dizer-lhe que há uma outra família que é a família Castro Caldas, mas não lhe sei dizer mais nada. Há descendentes destas duas famílias que habitam lá e que usam estes apelidos.
Queria perguntar-lhe se o seu apelido Martins é oriundo de Ponte de Lima.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca Martins.

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#94093 | Samuel C O Castro | 22 jun 2005 12:31 | Em resposta a: #94065

Estimado JLiberato,

Muitíssimo obrigado pela informação e por estar atento aos meus Castros. Copiei os dados e vou verificar na Base. Mesmo que lá não estiver, a informação poderá me ser útil futuramente. Reitero agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#94124 | pinheirov | 22 jun 2005 19:26 | Em resposta a: #94011

Prezado Samuel de Castro

Nada tem que agradecer. Se encontrar outros mais remotos, enviarei.
A Directora do ADVC informou-me de facto da entrega do seu livro sobre os Pereira de Castro. Claro que fiz alguma leitura. Trabalho considerável, pelo qual lhe deixo minha alta apreciação.
Um forte abraço.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#94127 | pinheirov | 22 jun 2005 19:35 | Em resposta a: #94084

Cara Francisca

Agradeço a informação enviada. Um ramo Oliveira e Castro descende de facto de uma filha de meu Tetravô paterno Caetano Malafaya, natural de Lisboa, residente em Ponte de Lima. Por não se encontrar agora na linha directa deste, não me ocupo mais deste tronco, o que não e razão para não ter apreciado a gentileza da sua atenção. Passarei por Ponte de Lima muito em breve e tentarei de toda a maneira localizar a propriedade desses Moreiras de Castro. Muito obrigado.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#94138 | Samuel C O Castro | 22 jun 2005 23:41 | Em resposta a: #94127

Estimado Victor M. Pinheiro,

Se confirmar sua ida e busca da propriedade dos Moreira de Castro, ou mesmo sobre os Castro Caldas, em Ponte de Lima, peço a gentileza de indagá-los sobre algum estudo genealógico que retrate a ascendencia deles. Caso positivo, se podem fornecer-me cópia para inclusão em minha Grande árvore sobre os Castros.
Mais uma vez meu agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#97931 | pinheirov | 15 ago 2005 01:47 | Em resposta a: #94011

Estimado Samuel de Castro

Viva, de novo. De regresso esta semana ao meu país de residência, cumpre-me como prometi, dar-lhe alguma informação sobre a minha passagem pelos arquivos em Portugal, em particular pelo de Viana do Castelo. Neste, a Directora informou-me da recepção do seu trabalho sobre os Castros, o qual consultei com prazer por ser um trabalho vasto e bem documentado. Apercebime que o meu amigo é bastante conhecido nesse Arquivo, o que é natural quando se consulta a sua obra.

Lamento porém não ter mais dados a comunicar-lhe sobre os seus Castros. Na minha visita à região de Ponte do Lima, tempo faltou para obter informações sobre os Moreira de Castro ou mesmo sobre os Castro Caldas, como me pediu. Mas nos Arquivos do Governo Civil de Viana encontrei registos de passaportes de mais alguns Pereira de Castro viajando para o Brasil, e que passo a transcrever:
1- Laurinda Pereira de Castro, de 25 anos, casada, doméstica, natural de Valença, filha de João Pereira de Castro e de Rosa Ferreira.
Registo n° 1539, Liv.72, cota 1.2.5.5, fls.93v. Emitido em 22.11.1923
2- Eliseu Pereira de Castro, de 21 anos, natural de Viana do Castelo, Soutelo, filho de António Luiz de Castro e de Olímpia Afonso.
Registo n° 1539, Liv.72, cota 1.2.5.5, fls.108. Emitido em 21.12.1923
3- António Luis Pereira de Castro, de 48 anos, divorciado, natural de V.do Castelo, Amonde, filho de Francisco Pereira de Castro e de Maria Machado.
Registo n° 333, Liv.72, cota 1.2.5.5, fls.160v. Emitido em 15.02.1924
4- Glória dos Prazeres Pereira de Castro, de 19 anos, solteira, natural de Paredes de Coura, Parada, filha de António Bento Pereira de Castro e de Francisca de Araújo.
Registo emitido em 25.02.1820.
5- Manoel Loureiro Pereira de Castro, de 42 anos, comerciante, de Ponte do Lima, Gandufe, filho de Margarida Maximina de Sousa Loureiro.
Registo n° 739, Liv.72, cota 1.2.5.3, fls.239v. Emitido em 20.04.1922.
6- Alberto Pereira de Castro, de 44 anos, proprietário, natural de Melgaço.
Registo cota 1.2.4.20. Emitido em 02.04.1917.

Embora que ulteriores a 1800, espero que estes lhe possam ser de alguma utilidade.
Sempre ao dispor. Melhores cumprimentos.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#97946 | Samuel C O Castro | 15 ago 2005 17:08 | Em resposta a: #97931

Estimado Victor M. Pinheiro,

Com certeza fizeste uma viagem maravilhosa. Visitar a região de origem de nossos ancestrais, e pesquisar sobre eles, é por demais fantástico. Que Deus continue a proporcionar-lhe essa dádiva.

Fiquei muito feliz que tenhas visto e gostado de minha obra.Como também, da repercução e a disponibilidade de meu livro junto ao ADVC, cuja diretora é muito atenciosa e prestativa.

Quanto aos registro de passaportes dos Pereira de Castro, para o Brasil, por serem de épocas mais recentes, poderão não servirem-me de imediato, mas poderão auxiliar, em muito futuramente em minhas pesquisas, como também, aos descendentes daquelas pessoas, que poderão virem a me pedir auxílio e lhes repassarei os importantes dados.

Muitíssimo obrigado por tudo. Sua ajuda foi-me muitíssima proveitosa. Fico a disposição. Um forte abraço do amigo.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Major Miguel Coelho

#101073 | pinheirov | 21 set 2005 21:22 | Em resposta a: #90887

Cara Maria

Eis-me dando de novo notícias, esperando se encontre bem, desta vez para lhe pedir duas informações:
- a primeira tem a ver com o seu familiar Major Miguel Coelho que foi casado, como sabe, com uma sobrinha de minha trisavó paterna. Estou em vias de terminar a árvore da família que engloba alguns colaterais, dos quais essa sobrinha mulher de Miguel Coelho, e apreciaria me referisse a fonte da qual obteve a informação relativa às condecorações e grado militar desse seu familiar (apreciaria incluir essa informação, se isso vos apraz)
- a segunda, tem a ver com a identificação, no Brasil, do equivalente das «Conservatórias de Registo Civil» em Portugal (título e sigla, se é que a conhece) ex: CRC-VC onde são registados os nascimentos, baptismos, etc., dos nacionais brasileiros (apreciaria poder referir, pelo menos essa fonte, nas fichas de alguns familiares nascidos no Rio de Janeiro)
Agradecendo antecipadamente, com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#101916 | pinheirov | 01 out 2005 19:18 | Em resposta a: #97946

Prezado Samuel de Castro

Eis-me dando de novo notícias, esperando se encontre bem, desta vez para lhe pedir uma pequena ajuda. Apreciaria saber qual a identificação, no Brasil, do equivalente das «Conservatórias de Registo Civil» em Portugal, ou seja o título e a sigla (ex: CRC-VCT) da Instituição onde são registados no Brasil, os nascimentos, baptismos, etc., dos nacionais brasileiros. Pretendo referir, pelo menos essa fonte, nas fichas genealógicas de alguns familiares meus nascidos no Rio de Janeiro.
Agradecendo antecipadamente, com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#101933 | Samuel C O Castro | 01 out 2005 23:16 | Em resposta a: #101916

Estimado Vitor M Pinheiro,

Com a graça de Deus estamos bem. Fico feliz que convosco também. Aqui no Brasil, para as repartições de registros de N-C-F de pessoas, também se usa CRC, só que, ao invés de Conservatória, tem o nome de Cartório de Registro Civil.
Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#101942 | pinheirov | 02 out 2005 00:09 | Em resposta a: #101933

Estimado Samuel C.

Muito obrigado pela sua pronta e clara resposta.
Bem haja!
Um abraço amigo.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#101949 | pinheirov | 02 out 2005 02:28 | Em resposta a: #101933

Estimado Samuel Castro

Mais uma curta mensagem para vos referir dois «Pereira de Castro» que aparecem a apadrinhar dois dos meus familiares Malafaia na Vila de Ponte do Lima, Paróquias de Sta.Maria dos Anjos e S.João da Ribeira, séc.XIX. São eles:
José Malheiro Pereira de Castro Lima (em 1810) e
Carlota Christina Gordon Pereira de Castro (em 1842).
Espero que esta informação possa ser de algum interesse para si.

Queira dispor. Um abraço.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família -Oliveira e Castro de Ponte de Lima

#101955 | Samuel C O Castro | 02 out 2005 11:19 | Em resposta a: #101949

Estimado Victor M. Pinheiro,

Ele não encontrei na base, quem sabe futuramente. Eu tinha ela apenas como Carlota Ernestina (sem os apelidos), acrescentei ou Carlota Christina......... (filha de Guilherme Gordon, Capitão de Caçadores na Guerra Penilsular, UGEM, vol. II, pg. 214, $4, e Antônia Henriqueta Pereira de Castro. Já é uma importante informação. Muitíssimo grato. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 09:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen