Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#24530 | alvim | 17 jul 2002 12:41

Gostaria de conhecer a genealogia dos Abreus Castelo Branco.
Meu trisavô era o Dr. José Augusto Sarmento Osório Mosqueira, Juíz de Direito, Desembargador e Presidente da Relação do Porto, casado com D. Elisa de Albuquerque Pedroso.
Era filho do Capitão Anacleto José Magalhães Taveira, FCR e de sua mulher D. Maria Augusta Abreu Castelo Branco, filha de Francisco de Abreu Castelo Branco Cardoso e Mello e de sua mulher D. Maria Delfina Osório Sarmento de Vasconcelos.
Pedro Taveira Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#24543 | jpcmt | 17 jul 2002 13:04 | Em resposta a: #24530

Caro Confrade:
Parte do que procura, nomeadamente a ascendência e descendência de D. Maria Josefa Delfina Osório de Moraes Sarmento e Vasconcelos, está no livro "Amaraes Osórios" de J.C. de Athayde de Tavares, Lisboa 1986.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#24544 | Mendia | 17 jul 2002 13:23 | Em resposta a: #24530

Olá tio Pedro,

Seja bem aparecido por estas bandas. Se o tio quiser posso enviar-lhe cópias do Felgueiras Gayo no título de Abreus, onde deve vir tudo. Por outro lado, sou também amigo de alguns Abreu Castelo Branco que podem ter informação mais detalhada e concerteza não se importam de disponibilizar.

Está por Guimarães?

o meu mail é franciscomendia@hotmail.com

Um grande abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#24550 | alvim | 17 jul 2002 14:55 | Em resposta a: #24543

Agradeço a preciosa ajuda que me deu
Um abraço
Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#24552 | alvim | 17 jul 2002 14:58 | Em resposta a: #24544

Caro Francisco
Agradeço a tua mensagem mas possuo o Felgueiras Gayo e já o consultei.
Agradeço que junto dos teus amigos me arranjes alguns apontamentos.
Ainda estou em Oeiras, só irei para Guimarães no início de Agosto

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#24562 | orgc | 17 jul 2002 16:59 | Em resposta a: #24550

Ex.mo Senhor
Acedi ao tópico,e fiquei satisfeito por encontrar na minha pequena colecção de ex-libris heráldicos um ex-libris com muitos anos,de D.Francisco de Abreu Castelo-Branco(Fornos de Algôdres).Escudo oval com armas e timbre de Abreu e divisa "More-majorum".Cuja reprodução se encontra-fls.143-de Ex-Libris Portugueses Heráldicos-Porto 1990,de Sérgio Avelar Duarte.
Os meus cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#24610 | alvim | 18 jul 2002 14:15 | Em resposta a: #24543

Caro Amigo

Já consultei o livro que me indicou que responde às muitas dúvidas que eu tinha. Já agora gostaria de conhecer os ascendentes de Francisco de Abreu Castelo Branco Cardoso e Melo que no livro que me indicou, para além de dizer de quem é filho se limita a referir que "casou com sua prima D. Maria Delfina..."
Julgo que este Francisco é filho de José António de Abreu Castelo branco, Senhor do morgadio da Anunciada, em Fornos de Algodres e de sua mulher D. Catarina Matilde de Figueiredo Sotto Mayor.
Um abraço amigo
Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#24616 | jpcmt | 18 jul 2002 15:13 | Em resposta a: #24610

Caro Engº Leite Pereira:
Parece-me que tem o Gayo. Se assim fôr:
Francº de Abreu vêm lá, ttº "Abreu", § 83, nº 17. Pode, a partir daí, ver a sua ascendência.
Fico ao seu dispor.
Um abraço do
J. de Castro e Mello Trovisqueira.
PS: Julgo que, não há muito tempo, tive uma pequena reunião consigo, na presença da nossa comum amiga Drª Ângela L.

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#24626 | alvim | 18 jul 2002 16:42 | Em resposta a: #24616

Sr. Eng.º João de Castro e Mello Trovisqueira

Agradeço a sua ajuda.
Estivwe ainda hoje com a nossa comum amiga Dr.ª Ângela L.
Um abraço amigo
Pedro Taveira Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#24653 | 6370 | 19 jul 2002 12:19 | Em resposta a: #24530

Na obra "Notícia Histórica e Genealogica dos Abreus de Ragalados" apresentada a Academia Real das Sciencias de Lisboa por José Augusto Carneiro (1905)é referido que:
Francisco de Abreu Castello Branco Cardoso e Mello que casou com D. Maria Delfina Osório Sarmento de Vasconcelos, foi 11º senhor da casa dos Abreus Castellos Brancos, 8º administrador do morgado de Juncaes, 7º do de Nª S. da Anunciada, 6º do praso do Minhocal, 3º do Morgado de S. Francisco de Penella, Senhor do praso de Villa Marin, no Douro, e da Possessão e das Jugadas de Pinheiro e de Fragosella, junto a Viseu.
Fidalgo cavaleiro nasceu em 7 de Dezembro de 1728.

Conforme já referido neste forum, era filho de José António de Abreu Castello Branco Cabral Cardoso de Mello, casado com D. Mathilde de Sotto Mayor Ledesma e Medeiros.

Na obra citada consta como descendente apenas João de Abreu Castello Branco Cardoso e Mello, pai do 1º Conde e 1º visconde de Fornos de Algodres, não sendo feita qualquer referência a Maria Augusta Abreu Castelo Branco. No entanto esta obra peca por omitir, por vezes, toda a descendência.

JMCB

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#24683 | gonçalo calheiros | 20 jul 2002 11:13 | Em resposta a: #24653

Sobre a sua busca,consulte RAÍZES & MEMÓRIAS,nº13,Costados de José Carlos A P Mascarenhas.
Cumprimentos
GCalheiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#24735 | alvim | 22 jul 2002 14:43 | Em resposta a: #24530

Agradeço ao forum a preciosa ajuda que me prestaram. Encontrei em apontamentos antigos uma "Cópia do que consta da árvore genealógica dos Abreus Castelo Brancos, Condes de Fornos de Algodres, copiada de uma árvore feita em 1775 e acrescentada com as últimas gerações".
Este documento foi a leilão há uns anos e consegui autorização, da Bibliopteca Nacional, para fotocopiar este e outros.
Mais uma vez muito obrigado.
Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#98910 | Louise Mar | 31 ago 2005 04:44 | Em resposta a: #24735

Sr Leite Pereira
Meus antepassados são os Abreus Castelo Branco de Fornos de Algodres.
Gostaria se possível de uma cópia da árvore genealógica dos Abreus Castelo Brancos, Conde de Fornos de Algodres.
Obrigada,
Louise Castelo Branco

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#109408 | romeiroc | 12 jan 2006 13:41 | Em resposta a: #24735

Caro Sr. Eng. Leite Pereira,

A minha família tem o nome de Abreu Castelo Branco desde 1787 e estou a tentar descobrir se existe um elo de ligação com a família dos condes de Fornos de Algodres, uma vez que não consigo descobrir mais ascendência a partir dessa data.
Se não lhe fosse incómodo, seria possível facultar-me parte dessa árvore genealógica (entre 1757 e 1700, por exemplo). O meu 7º Avô tinha o nome de António de Abreu Castelo Branco e foi pai de Domingas Correa (filha ilegitima e natural do lugar da Moreira, freg Sul, conc. São Pedro do sul).
Muito Obrigada.

Com os melhores cumprimentos,

Sílvia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#252857 | Nelita | 08 abr 2010 16:13 | Em resposta a: #109408

Cara Sílvia:

Não sei se ainda se quer informações, mas envio o que encontrei.

Francisco de Abreu-também denominado Francisco de Abreu de Chaves ou Francisco de Chaves (A. H. C.-Códice de Mercês, nº 79, fl. 292)

Foi filho de Pedro de Abreu Castelo Branco, senhor dos morgados de S. Espírito, opositor ao dos Carvalhiços, e da casa de Vila Chão, e de sua mulher D. Maria Cardoso de Casteloo Branco e Távora de Soberal; neto paterno de António de Gouveia e Vasconcelos e de sua esposa D. Maria de Castelo Branco e Abreu; materno de Francisco Cardoso de CÁceres e de sua mulher D. Maria de Figueiredo e Castelo Branco, senhores do morgado de Confulzo (Felgueiras Gayo, Nobiliário das Famílias de Portugal..., L. XV, pp.145); casado com D. Maria de Castro (A. H. C, Loc. cit.); irmão de Manuel de Abreu, que também serviu na Índia.
Por expressa renúncia a seu favor de Guiomar de Gá (A carta de Filipe I, autorizando a renúncia diz que esta é feita por Maria de Faria e Guiomar de Gá-T.T - Chancelaria de Filipe I - doações -L. VIII, fl. 189 v), que por alvará de 22 de Novembro de 1591, a escrivaninha da feitoria de Diu...
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#288049 | ferpinca | 27 set 2011 21:55 | Em resposta a: #24735

Caro Leite Pereira
Só agora acedi a este forum
Procuro descendência do dr. António de Abreu Castelo Branco natural de Fornos de Algodres, casado com Mariana Josefa Teresa do Sacramento batisada em Figueiró dos Vinhos em 3.6.1741 e que terão tido sete filhos ( Narcisa, Narcisa, Mª do Carmo, Joaquina, António, Ana e Teresa de Jesus)
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#290064 | Mell | 28 out 2011 13:16 | Em resposta a: #288049

http://www.genealogiabrasileira.com/cantagalo/cantagalo_deusdeditcampos.html

Aqui tem genealogia dos Castelo Branco. Tb procuro ligação com Dr. Jorge Abreu castelo Branco, nascido na Rua Direita na cidade de Viseu. Ele era meu 6º avô. Será q tem alguma ligação com essa família de Algodres?
Tenho um grupo de genealogia no facebook: GENEALOGIA DONA JOAQUINA DO POMPÉU. Dona Joaquina foi uma das filhas do Dr. Jorge Abreu Castelo Branco, senhora muito conhecida no Brasil (Minas Gerais). Ela foi uma das fazendeiras q ajudou Dom João e a corte portuguesa qdo fugiram p o Brasil (invasão napoleonica) e tb ajudou D. Pedro qdo da Independência do Brasil. Se alguém puder contribuir com alguma informação...fotos, etc. Agradeço. Juliana Campos maciel (mellbh@gmail.com)

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#335278 | MarianaCB | 16 set 2013 21:54 | Em resposta a: #24530

Boa noite,

Sou filha do atual Conde de Fornos de Algodres...
Necessitam de alguma informação ainda??
O meu pai tem livros sobre a nossa família!

Resposta

Link directo:

RE: Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#335283 | MarianaCB | 16 set 2013 22:25 | Em resposta a: #24530

Peço desculpa,
Só agora reparei que já se passaram 11 anos desde que foi efetuado este pedido.

Resposta

Link directo:

Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#355736 | monikabreu | 16 mar 2015 13:59 | Em resposta a: #24530

Bom dia, meu nome é Monik Abreu e o meu tataravô era Manuel de Abreu Castelo Branco, meu bisavô Izaac de Abreu e meu avô Ivaldo de Abreu. Gostaria muito de obter informações sobre o meu tataravô, as pessoas que poderiam me informar já faleceram. Ele nasceu em Portugal e veio para o Brasil já adulto.
Se alguém souber alguma informação ou aonde posso encontrar, agradeço.

Resposta

Link directo:

Manuel de Abreu Castelo Branco,-Fornos de Algodres

#355738 | saintclair | 16 mar 2015 14:53 | Em resposta a: #355736

-
Veja estes documentos....
http://arqhist.exercito.pt/vaultimage/?id=CD08640C945B74ECCA589636B0BA6FA5&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
http://arqhist.exercito.pt/details?id=127862
http://goo.gl/maps/e50HL
Saintclair

Resposta

Link directo:

Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#360430 | Flavium | 14 ago 2015 16:08 | Em resposta a: #24653

Bom dia Sr.
O meu nome é Flávio. Sou actualmente Antropólogo na Câmara de Penela.
Recentemente, por via de uma obra publica, foi posto a descoberto uma villa romana no lugar de São Simão, perto do Espinhal, concelho de Penela.
No dito lugar foi identificada uma necrópole associada ao sitio.
Pesquisando um pouco sobre o local deparei-me com a problemática de para aquela região (mais concretamente na zona banhada pelo rio Dueça, junto ao Monte de Vez) a existencia de um Convento/Eremitério, pertença de Franciscanos Observantes.
A data da fundação é de 1448 (Na História Seráfica de Frei Fernando da Soledade).
O problema surge porque não existem estruturas documentadas nem visíveis aos dias de hoje e por conseguinte nenhum autor, que eu tenha lido, consegue precisar onde fica o dito Convento.
Ele é referido sistematicamente ao longo dos séculos em quase todos os tipo de documentos, mas nunca com uma descrição do local exacto (até porque os únicos pontos de referencia são o dito Monte de Vez (ou Ver) e o rio Dueça.
Em pesquisa deparei-me que com a extinção deste convento os terrenos foram adquiridos por particulares e que passou a ter o Topónimo Quinta do Cabral. Com a aquisição desta quinta pela familia dos Abreus a quinta mudou o seu Topónimo para Quinta de S. Francisco de Penela.
A maioria dos autores defende que este topónimo se refere à memoria da existência do Convento de Franciscanos Observantes no dito lugar.
Pesquisando de uma forma simples na Internet averiguei que Francisco de Abreu Castelo-Branco e Melo (1630??-1670??) foi Capitão Mor da villa de Fornos; e deteve vários Morgados, incluindo a dita Quinta de S.Francisco de Penela.
Com tudo isto creio estar muito próximo de localizar a dita Quinta de S. Francisco.
O que lhe pedia, encarecidamente, é a disponibilização, se houver cabimento para tal, de informação relativa ao assunto.

Sem mais assunto

Atenciosamente

Flávio Simões

Resposta

Link directo:

Família Abreu Castelo Branco, Fornos de Algodres

#383837 | jcameva | 21 ago 2017 22:26 | Em resposta a: #335278

Dona Mariana Castelo Branco, já passaram 4 anos desde que a Senhora colocou este post. Não sei sequer se ainda visita este fórum. Em caso afirmativo diga-me qual a sua relação de parentesco com José Castelo Branco que andou a estudar no Externato Marquês de Tomar em Fornos de Algodres. Se quiser ter a amabilidade de me responder diretamente o meu endereço de e-mail é: cm.j.valente@gmail.com. Os meus melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 17:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen