Registo e apelidos

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Registo e apelidos

#24560 | ex0tic | 17 jul 2002 16:50

Boa tarde:
Gostaria que me tirassem uma duvida.No tópico "limites máximos de nomes e apelidos", descobri através de uma resposta que só se pode ter 2 nomes próprios e 4 apelidos. O que se passa é que estou grávida, e que, relativamente ao registo do meu bebe tenho algumas duvidas. Eu tenho um nome próprio e 4 apelidos e sinceramente ( eu sei que talvez seja um pouco egoista) gostava muito que o meu bébé os tivesse a todos. Acho que o nosso apelido é uma parte muito importante de nós proprios, e iria ficar muito triste se algum dos meus se "perder" comigo, já que sou filha unica e a maior parte dos meus primos não foi registado com um apelido a que tenho bastante estima, por isso mesmo, se eu não o passar aos meus filhos é uma parte da identidade da minha familia que se perde...
O pai do meu bebe é estrangeiro e tem dois apelidos, que também gostaria de os transmitir.
Bom, resumindo, feitas as contas a criança iria ficar com dois nomes próprios e 6 apelidos.
É impossivel não é????
Peço desculpa pela extensão.
Obrigada
Marisa R.

Resposta

Link directo:

RE: Registo e apelidos

#24570 | JPL | 17 jul 2002 18:59 | Em resposta a: #24560

Cara Marisa,

Julgo que para o Registo Civil não vai ser possível satisfazer o que deseja. No entanto, poderá no assento de baptismo de seu filho usar os apelidos que achar por bem transmitir.

Cumprimentos,

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: Registo e apelidos

#24574 | silvestre | 17 jul 2002 19:11 | Em resposta a: #24560

Marisa
Caso pense em ter mais filhos, poderá alternar os apelidos, de modo a permitir a continuidade de todos. Conheço casos semelhantes.
vera

Resposta

Link directo:

RE: Registo e apelidos

#24577 | jôkym | 17 jul 2002 21:52 | Em resposta a: #24574

A meu ver deveria colocar a questão a um advogado, ou tentar ver o que diz a lei sobre isso, pois parece-me estranho que se tenha estabelecido uma bitola de apelidos. Por vezes a lei diz uma coisa e como é hábito fazer-se outra...
A alternancia de apelidos entre os filhos, julgo muito sinceramente, que não o deverá fazer. Veja-se por exemplo em genealogia, as dores de cabeça que isso poderá dar. Mas também o melhor será escolher o principal nome de familia, pois de qualquer forma um desses quatro nomes, mesmo que os coloque e mais os dois do seu marido, já serão seis; imagine agora que o seu filho casa com uma senhora com os mesmos ideais que v.s. e que o seu neto se chamará qualquer coisa mais doze apelidos....
Desculpe mas tinha que ir ao cerne da questão.
Jokym

Resposta

Link directo:

RE: Registo e apelidos

#24603 | silvestre | 18 jul 2002 12:22 | Em resposta a: #24577

caro Jokim
Dores de cabeça? Então a genealogia era uma terrível dor de cabeça pois era exactamente o que se fazia até há pouco tempo. Veja que apelidos tinham os irmãos dos seus bisavós, trisavós, etc. Em certos casos, os homens herdavam o apelido do pai e as mulheres o da mãe; outras vezas, predominava o estatuto social. Mesmo os meus primos que têm pouco mais de 40 anos só têm 1 apelido em comum, os apelidos maternos variam. Pessoalmente, coloquei ao meu filho um apelido da avó materna, que não figura no meu nome, tal como acontecia entre os meus antepassados, seguido do último apelido do pai e do último da mãe; se tivesse outro filho, colocaria outro, de modo a dar continuidade. O principal nome de família? É muito subjectivo...
quanto à lei, não há volta a dar. No caso do meu filho até "do" antes de "Amaral" contou como apelido.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Registo e apelidos

#24604 | orgc | 18 jul 2002 13:00 | Em resposta a: #24603

Cara Vera Estou de acordo consigo.Porque os meus pais em relação a mim e a meu irmão adoptaram o critério que define.Quando éramos estudantes e temos quase 5 anos de diferença,julgavam não sermos irmãos,em relação aos apelidos que usamos.E o meu neto,desgosto para mim e minha mulher,não lhe puseram ao menos um apelido da avó paterna,mas não quisemos interferir... tivemos pena,sobretudo-Collaço,de meu sogro,antigo na família do Alentejo,que vai rareando e que nos USA,alguns familiares retiraram a cedilha.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Arranjo e Uso Gramatical dos Apelidos

#24608 | Portuguez | 18 jul 2002 13:47 | Em resposta a: #24603

Cara Vera

Esso do "do" antes de "Amaral", só por pura inépcia do funcionário/a... ;) Poderia ter protestado, e com razão. Uma preposição, á face da lei, não pode ser considerada um sobrenome.

Aliás é curioso muitas pessoas hoje em dia julgarem que "são" os nomes rigorosamente conforme a documentação oficial... Mas o de/do/da/das/dos e o "e" são meras formas de elegância e correcção gramatical de arranjo e disposição dos apelidos de cada qual, e não fazem parte do apelido em si. Também não tiravam nem punham nobreza de espécie alguma aos sobrenomes usados, como acontecia em França, outro erro comum em Portugal hoje em dia. Por isso é completamente indiferente ter ou não registadas preposições na certidão de nascimento, sempre se podem usar (e também se podem tê-las registadas e não usá-las...) sendo que aliás a assinatura do bilhete de identidade é inteiramente livre, à escolha... Eu por exemplo assino sempre e apenas ATFestas no BI e em toda a parte. Qualquer pessoa registada, por ex. "João Santos" pode perfeitamente usar e assinar no BI "João dos Santos". E uma "Maria Costa Silva Peres" poderá usar conforme quiser, "Maria da Costa e Silva Peres" ou Maria Costa da Silva Peres" ou ainda "Maria da Costa Silva Peres". Não deve é usar "e Peres", visto Peres não ter preposição possível. Este último erro tenho visto bastante nestas últimas gerações...
Cumprimentos
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Arranjo e Uso Gramatical dos Apelidos

#24613 | silvestre | 18 jul 2002 14:54 | Em resposta a: #24608

Caro Alexandre
Também não queria acrescentar mais nomes, agradeço a informação. , De qqr modo, os meus antepassados com este apelido utilizavam sempre de/do, julgo que neste caso indica a origem toponímica.
Outro assunto: enviei há 2/3 semanas um artigo sobre o seu avô, datado de 1909. Chegou?
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Registo e apelidos

#24614 | silvestre | 18 jul 2002 15:04 | Em resposta a: #24604

Caro Rafael
Ainda está a tempo para os induzir, relativamente a um futuro neto...
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Arranjo e Uso Gramatical dos Apelidos

#24617 | JCC | 18 jul 2002 15:28 | Em resposta a: #24608

Viva

A inépcia deste funcionários é frequente.

Quando fui registar o meu segundo filho quis que se chamasse Francisco Xavier (mais 4 apelidos). A opção pelo Xavier era deliberadda já que, embora possa ser nome proprio, na família do meu sogro converteu-se em apelido. Deste modo ele continuaria aquele apelido, disfarçado de nome próprio, como aliás têm feito vários rapazes da família.

Foi aí que a funcionária resolveu que não podia ser porque Xavier não era nome próprio. Consultou uma pequena lista e como não constava não podia ser. Claro que nessa lista havia Sandras, Sónias, Lenines, Tatianas, etc., etc., tudo nomes bem portugueses...

Obviamente não transigi e a funcionária, perante a minha obstinação, resolveu ir falar com o "senhor Conservador". Claro que o meu filho se chama Francisco Xavier, porque os conservadores não são burros...

Um abraço

João Cordovil Cardoso
PS: Essa do "do" ser apelido só mesmo na cabeça de um mangas de alpaca..

Resposta

Link directo:

RE: Arranjo e Uso Gramatical dos Apelidos

#24618 | orgc | 18 jul 2002 15:37 | Em resposta a: #24608

Caro Alexandre Festas
Como tenho antepassados-Mesquita-de Albufeira, lembrei-me da família-Dá Mesquita(da Mesquita)Armorial Lusitano-pág.364-Mesquita.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Arranjo e Uso Gramatical dos Apelidos

#24619 | Portuguez | 18 jul 2002 15:41 | Em resposta a: #24618

Caro Rafael Carvalho

Peço desculpa, mas não percebi o que me queria significar.

Melhores Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Arranjo e Uso Gramatical dos Apelidos

#24620 | orgc | 18 jul 2002 15:49 | Em resposta a: #24617

Caro João
Com o meu filho mais velho-Manuel Amaro-para passar disse que 6 de Agosto era dia de Santo Amaro(não me lembrei que é em Janeiro)e ficou,porque o nome próprio-Amaro-passou a apelido e vultos ilustres na vida portuguesa deu,mas se soubesse o que sei hoje,punha-lhe-Gusmão-também de família e desta ilustre estirpe,porque ele nasceu a 6 de Agosto que é o dia de tão notável figura universal.Feliz acaso,que agradeço à Providência Divina.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: E-mail perdido

#24621 | Portuguez | 18 jul 2002 15:54 | Em resposta a: #24613

Cara Vera
O último artigo que aqui recebi, sobre uma condecoração do meu Avô António Tavares Festas, juntamente com outro sobre a emancipação da Mulher na Belle Époque, agradeci-o para o seu e-mail juzarte. Será que não recebeu, ou ter-me-á mandado novo artigo que aqui não chegou? Trancrevo o e-mail que lhe enviei a 9 do corrente:

"Cara Vera

Muito obrigado pelos pitorescos artigos, que muito apreciei. Não deixarei então de contactar sua Mãe na segunda quinzena de Agosto, agradecendo-lhe desde já a simpatia demonstrada.

Ando curiosamente a transcrever uma conferência de meu Avô Aº TF sobre "A Mulher no Mundo Antigo. Revolução da Philosophia Christã. O que deve ser a sua Emancipação", escrita em 11 X 1885, nos seus 25 anos de idade, ao sair da Universidade. É muito curiosa (ainda vou a meio, o estilo é muito romântico) pois até agora vejo que defende a dignidade da Mulher na família, e sobretudo o seu direito a escolher ela mesma o marido, em casamento de amor. Para a época, ainda a saír do "Amor de Perdição", isto devia ser revolucionário, julgo.

Sabia apenas dessa condecoração por um papel todo rasgado, no qual minha Avó escreveu uma receita de cozinha, por isso se salvou. A minha família não ligava nada a essas coisas, e ignoro se teve mais alguma, que não servisse para receita. Caso saiba diga sff, :). Fiquei a saber que foi de 1909. Caso me possa dar o nome do jornal, e sua data, para arquivo, agradeço.

Gratos cumprimentos

Alexandre


Subject: Tavares Festas

Alexandre
Envio mais um dos muitos artigos sobre o seu avô, este datado de 1909. Junto dele uma nota sobre uma manifestação de mulheres em Londres que ilustra bem a época e as mentalidades.
Vera"

Cumprimentos

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Arranjo e Uso Gramatical dos Apelidos

#24622 | orgc | 18 jul 2002 15:55 | Em resposta a: #24619

Caro Alexandre
Simplesmente,porque me lembrei de uma família ilustre que aparece com esta designação e achei de interesse referir isto,como curiosidade heráldica e genealógica.Acho que não há mal nenhum nisto e não ofendi ninguém.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Arranjo e Uso Gramatical dos Apelidos

#24623 | Portuguez | 18 jul 2002 16:02 | Em resposta a: #24622

Caro Rafael
Sem dúvida nenhuma, apenas não tinha percebido se havia alguma pergunta implícita no seu texto. Pelo facto peço desculpa.
Cumptos.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Arranjo e Uso Gramatical dos Apelidos

#24625 | ex0tic | 18 jul 2002 16:16 | Em resposta a: #24623

Boa tarde;
Antes do mais queria agradecer muito as respostas. Ainda não decidi como resolver a questão dos apelidos do meu filho mas ainda tenho um tempinho para pensar. :))
Gostaria agora de lhes colocar outra questão, relativamente a nomes próprios.
Como reparei na resposta do sr.João Cordovil Cardoso, que teve alguma dificuldade no registo do seu filho devido á "burrice" de alguns funcionários dos registos, tb. a minha mãe teve problemas no registo do meu nome. Não a deixaram pôr o nome que ela queria e por essa razão tenho este horrivel nome de Marisa. :))
Bom, a questão é que tenho também algum receio de ter problemas em relação aos nomes proprios do meu bebe.
O primeiro é um nome muito comum, que supostamente não vai dar problemas nenhuns ( Pedro), mas em relação ao segundo não estou assim tão segura. Escolhi o nome Berequias, um nome Judeu que aparece algumas vezes no antigo Testamento, mas, por não ser muito comum, tenho medo de não o poder registar assim. Alguém me pode dizer alguma coisa??
Mais uma vez desculpem pela extensão
Obrigada
marisa r.

Resposta

Link directo:

RE: Arranjo e Uso Gramatical dos Apelidos

#24628 | JCC | 18 jul 2002 16:57 | Em resposta a: #24625

Marisa

Salvo erro o Registo Civil aceita todos os nomes bíblicos, desde que estejam com a grafia oficial portuguesa.

Assim sugiro-lhe que leve consigo uma bíblia de edição portuguesa e que a use em caso de dúvidas.

Sei também de quem tenha levado obras de Camões ou Gil Vicente para não ter problemas...

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Arranjo e Uso Gramatical dos Apelidos

#24632 | silvestre | 18 jul 2002 17:36 | Em resposta a: #24625

Marisa
Acrescento ainda que seria bom munir-se da parte do Código de Regº Civil onde se permite atribuir nomes históricos, bíblicos, da Antiguidade... Há um livro de Ana Belo, "Mil e tal Nomes Próprios" onde estão alguns artigos.
Vera

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 11:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen