Família Rasquilho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Rasquilho

#247 | atni | 26 set 2000 00:17

Procuro origem do apelido Rasquilho.
Local: Nordeste Alentejano

Resposta

Link directo:

RE: Família Rasquilho

#12286 | alentejo | 02 nov 2001 23:04 | Em resposta a: #247

Na zona de Elvas/São Vicente/Santa Eulália/Campo MAior, etc., existe o apelido Rasquilha, tomado por algumas linhas de Lobões Telos, lavradores na Herdade da Rasquilha, junto a Arronches

Resposta

Link directo:

RE: Família Rasquilho

#101286 | tania24 | 23 set 2005 23:57 | Em resposta a: #247

Boas noites
Ja sei que ja passam alguns anos, mas, ja chegou a origem, ou ja investigou em Amieira do Tejo?
Em Amieira, existia uma familia Rasquilho. O Patriarca era temido pelos agricultores por ser muito cruel. Ainda existem muitos que se lembram dele e nem se atrevem a falar...

Morreram todos, em excepção de um irmão que foi para fora. Dizem que por maldição, morreram todos tuberculosos...

Com os melhores cumprimentos,
TÂNIA DE MATOS

Resposta

Link directo:

RE: Família Rasquilho

#101315 | LProjecto | 24 set 2005 12:14 | Em resposta a: #101286

Cara Tânia

Tenho vários ascendentes em Amieira do Tejo, no entanto (até à data) nenhum com o apelido de Rasquilho. Embora tenha consultado várias fontes, nunca vi qualquer referência a essa "maldição" que refere...
Considero, contudo a história da Amieira do Tejo, muito bem documentada na obra "Amieira do antigo Priorado do Crato", já citada neste fórum pelo confrade António Sena - descendente de um dos co-autores (salvo erro pertencente à família Rasquilho) e pessoa extremamente prestável.
Por curiosidade, pergunto-lhe qual a fonte que faz referência a essa maldição?

Cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Rasquilho

#101316 | LProjecto | 24 set 2005 12:20 | Em resposta a: #12286

Caro (Alentejo)

Tenho família com ascendentes de apelido Rasquilha, da zona de Santa Eulália. Agradeço qualquer informação acerca da origem da família "Rasquilha", mais concrectamente Rasquilha Barradas.

Com os melhores cumprimentos

Luís Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Rasquilho

#101320 | Paulo | 24 set 2005 12:31 | Em resposta a: #101316

Caro Luís,

Cá nos encontramos de novo.
A minha mulher descende da família Caldeira de Santa Eulália onde ainda há família residente.

O bisavô Joaquim aprendeu a ler com uma senhora sua madrinha de apelido Tello Rasquilha a quem chamavam a "Avó do Reguengo" algures em finais do século XIX.

Há já alguns anos que tento angariar ajuda aqui no Forum no sentido de identificar a ascendência de José Franco Zuzarte, natural de Santa Eulália e de sua mulher Isabel Inácia Pousadas que casaram em Santa Eulália em 1775, ele filho de Manuel Zuzarte e Josefa Joaquina e ela filha de Lourenço Rodrigues Pousadas e Rita Teresa.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Um abraço

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Rasquilho

#101332 | tania24 | 24 set 2005 15:00 | Em resposta a: #101315

Boas tardes

A fonte, nada melhor, são os antigos da Amieira e familiarrs distantes desse nucleo que tiveram em tempos, qd jovens, do que se passava na casa do "Estoril".
Dizem que por ele ser tão mau, que todos morreram para que o seu sangue não continuasse. Era sangue mau.
A morte, como lhe referi, foi por tuberculose, transmitida pelo poço da sua propriedade, do qual retiravam água para consumo domestico.

A própria palmeira, está envolta em grande mistério. Dizem que se desenterrarem a palmeira, muito se irá descobrir da maldade do patriarca Rasquilho, cuja crueldade afectava a todos. A verdade, é que no grande fogo da Amieira, a palmeira ardeu ... e "renasceu" com força.
Não sei se ja imaginação da terra, ou se é mm verdade, mas dizem que o Sr tinha grande apetência para "carnes tenras" e meninos e meninas não lhe escapavam, desde q entrasse em sua casa. Na altura, as familias mais pobres entregavam a troco de dinheiro os seus filhos, e estes passavam a ser propriedade de quem os "comprava". Esta realidade é dura. Será realmente verdade? É o que a terra diz. E muitos ainda tremem com o nome Rasquilho, mudando imediatamente de assunto.


O livro, que já possuo, é um livro muito bom. Gostei imenso, e para contentamento meu, ate la encontrei o meu avô (combatente em África). por enquanto, não encontrei mais nenhum familiar.

O co-autor desse livro, faz parte do ramo da criança que foi para fora da terra desde cedo, e n acompanhou de perto o que se passava na sua terra natal. Como tal, não foi atingido por nenhuma "maldição".

Se quer experimentar, tente perguntar a alguem se conhecia a familia Rasquilho, e vai ver como os da terra nem se atrevem a falar...

è apenas o que sei, que me foi contado... No entanto, dizem que havia outro familia parecida com esta: os Cardoso. Desta ultima, não sei o que contam.

Com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rasquilho

#101342 | anamar | 24 set 2005 16:27 | Em resposta a: #101332

cara Tânia
Acho que deve estar a fazer alguma confusão, segundo me consta a «Casa do estoril» nunca pertenceu à família Rasquilho.
E também não tenho conhecimento de nenhuma maldição na família Rasquilho.
Alguns membros da família Rasquilho moravam numa casa na rua de Santa Maria e segundo sei eram pessoas de bem.
Poderá no entanto haver factos que desconheça, uma vez que tudo se passou à muito tempo.
com os melhores cumprimentos.
Ana grácio

Resposta

Link directo:

RE: Família Rasquilho

#101432 | cesmer10 | 25 set 2005 22:45 | Em resposta a: #101332

Como amieirense, e interessado na História e Famílias de Amieira, fiquei completamente espantado ao tomar conhecimento de tais fantasias...

Nunca ouvi referir tais factos, pelo que não tenho dúvidas em afirmar, que tudo não passa de histórias relatadas por alguém com muita imaginação e que terá encontrado em si o transmissor ideal para passar tais atoardas.

Como exemplo, basta referir que o "Estoril", nunca pertenceu a alguém da família Rasquilho.

Fonte: Trata-se da pessoa mais idosa de Amieira, Belmira RASQUILHO Vieira de Matos, minha tia-avó, de 103,5 anos, irmã dum dos autores do Livro de Amieira (de que diz ter gostado tanto) e com uma memória prodigiosa.

Esperançado que possa, no futuro, pesquisar melhor, nunca esquecendo de citar as fontes

António Sena

Resposta

Link directo:

RE: Família Rasquilho

#102221 | tania24 | 04 out 2005 22:26 | Em resposta a: #101432

Boas noites

Caros confrades, parece que se instalou aqui alguma confusão. Se lerem com atenção, eu expus o caso, e perguntei se realmente seria verdade o que me tinha sido passado. Nunca afirmei com certezas o que se constou. Apenas quis esclarecer.

Peço desculpa pela demora de resposta, mas a árvore genealogica ocupa-me algum tempo.

Mas só por curiosidade: existe algum meio de confirmar que essa casa nunca pertenceu a essa familia?

Com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rasquilho

#102228 | zmcm | 04 out 2005 23:01 | Em resposta a: #12286

Caro Nuno :
Curiosamente o apelido foi tomado pelo facto do Sr.D.Carlos ter começado a chamar aos membros da família Lobão Tello donos da Herdade da Rasquilha(onde D.Carlos caçava) os "Rasquilhas"

abraço
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Família Rasquilho

#331492 | smartboys7 | 24 jun 2013 17:43 | Em resposta a: #101286

WTF???????
Mas que raio de informação é essa?!?
O tal patriarca de que fala, era quem... lúcifer?
Informe-se e forme-se antes de dizer tais bestialidades.
Quanto à maldição, adorava que tivessemos uma, mas por pena minha, não temos nenhuma.
Disse que morreram todos de tuberculose... uns talvez, outros nem por isso.
Continuamos vivos, com (alguma) saúde e recomenda-se

Resposta

Link directo:

Família Rasquilho

#348825 | MariaSantos | 02 ago 2014 17:38 | Em resposta a: #247

Boa tarde

Confirmo Amieira do Tejo, no nordeste alentejano como anterior local de residência de várias famílias Rasquilho, e de possível origem de todas elas. Hoje em dia talvez se contem pelos dedos de uma mão os que lá vivem efetivamente, no entanto, várias familias possuem casas em Amieira do Tejo e aí passam vários dias por ano em férias ou em épocas festivas, reunindo-se aleatoriamente. Também Abrantes, Rossio ao Sul do Tejo, cidade perto de Amieira, se bem que ribatejana, foi local de residência de famílias Rasquilho. Muitos outros vivem em Lisboa, e noutros locais.

Coloquei Rasquilho no nome dos meus dois filhos, ainda que não seja o apelido final de nenhum dos pais, assim como a minha cunhada fez o mesmo, exatamente para tentar manter o apelido.

Existem lendas com o nome Rasquilho? Nunca tal ouvi! Nem em Amieira nem em Abrantes.
Bem hajam

Resposta

Link directo:

Família Rasquilho

#349004 | smartboys7 | 07 ago 2014 16:00 | Em resposta a: #247

Sendo eu um Rasquilho (como último apelido), cada vez que leio o que escreveu, até me arrepio.
Como é que é possível escrever-se tal coisa, sem o mínimo de confirmação das fontes. É que o que escreveu, chega quase a ser insultuoso - e diga-se, QUASE!

Um Rasquilho não-amaldiçoado

Resposta

Link directo:

Família Rasquilho

#349007 | smartboys7 | 07 ago 2014 16:11 | Em resposta a: #247

OMD (diga-se. OHHH MEU DEUS!)

Não devemos estar a falar da mesma Amieira do Tejo e quanto aos antigos que referiu como fonte, adorava conhecê-los.
Uma vez mais, como é possível dizerem-se/escreverem-se tamanhas alarvidades.
Além de profunda desconhecedora da História de Amieira, a senhora simplesmente inventa. Dava um bom script (veja no google) para uma novela da TVI ou coisa parecida.

Um Rasquilho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 20:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen