Pessoa de Amorim Rosa - Torres Novas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Pessoa de Amorim Rosa - Torres Novas

#24704 | gmarques2 | 20 jul 2002 17:01

Se alguem tem informacoes da familia Pessoa de Amorim Rosa, entre os anos 1800-1870 (freg Santa Maria, concelho de Torres Novas), por favor respondem a esta messagem.

Obrigado,

Gerry Marques

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa de Amorim Rosa - Torres Novas

#24707 | aeiou2 | 20 jul 2002 17:25 | Em resposta a: #24704

Não pode dar mais informação,nomes e parentescos.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa de Amorim Rosa - Torres Novas

#24837 | JCALD | 26 jul 2002 15:59 | Em resposta a: #24704

Caro/a Gerry Marques,
Creio que a família «Pessoa de Amorim Rosa» de Torres Novas, em que está interessada é relativamente recente e descende do casamento de:
José Pedro Gervásio da Rosa n. Leiria
Com D. Leonor Eugénia Pessoa de Amorim n. Porto de Mós, filha de Augusto Pessoa Tavares de Amorim n. Alcorochel e de D. Tomásia de Jesus n. Zibreira, tudo no termo de Torres Novas.
Moraram na Quinta do Egipto junto à mesma vila no século dezanove, eram proprietários e tiveram pelo menos uma filha:
D. Maria da Madre de Deus Pessoa de Amorim n. Maiorga, Alcobaça, 1866 e moradora na fregª de Santa Maria de Torres Novas (=SMTN), onde casou a 10-11-1884
Com José Lopes Narciso n. Liteiros, SMTN, 1857 filho de João Lopes Narciso e de Maria do Ó, etc.
Filhos:
1- João Lopes Narciso n. Liteiros 7-12-1884 e casou SMTN 20-6-1908 com D. Maria da Piedade n. Liteiros 1887 filha de Pedro Lopes n. Brogueira e de Maria da Soledade n. Liteiros
2- D. Maria de Jesus n. Liteiros 1887 e casou SMTN 13-1-1909 com Augusto Antunes n. Marruas, SMTN, filho de Francisco Antunes e de Maria do Ó
Quanto aos Pessoas de Amorim ligados a Tavares e a Cunhas, vieram do Fundão e de Castelo Branco para Torres Novas no princípio do século dezanove, servindo cargos públicos e militares. Suponho-os parentes do poeta Fernando Pessoa.
Espero que estas informações tenham alguma utilidade para si.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa de Amorim Rosa - Torres Novas

#24893 | gmarques2 | 29 jul 2002 08:10 | Em resposta a: #24837

Muito Obrigado Sr. Caldeira! Isso e uma grande ajuda!!!

Gerry Marques
Winnipeg, Canada

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa de Amorim Rosa - Torres Novas

#24916 | gmarques2 | 30 jul 2002 09:57 | Em resposta a: #24837

Sr. Caldeira,

O meu bis-bis avo chamava-se Antonio Pessoa de Amorim Rosa e n. 1868. Voce sabe se D. Leonor Eugénia Pessoa de Amorim teve irmaos?

Eu tambem estou a precurar informacoes de a familia Alves (Maria d'ecarnacao Alves, n. 1870, c. com Antonio Pessoa de Amorim Rosa) e a familia Marques (Joao Marques Fungao, n 1853), todos moraram nessa area.

A minha avo sempre falou da Quinta do Egipto e eu sei que a minha familia trabalhou e tambem eram proprietários nessa area.

As informacoes que voce deu tem grand utilidade para mim. Se voce tem mais, era agradecido. As vezes de dificil de achar estas informacoes d'aqui (Canada).

Obrigado,
Gerry Marques

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa de Amorim Rosa - Torres Novas

#24947 | JCALD | 31 jul 2002 11:45 | Em resposta a: #24916

Caro Gerry Marques:
Em relação à família Pessoa de Amorim Rosa nada mais tenho nos meus apontamentos, mas recordo-me que nos Registos Paroquiais na Torre do Tombo há mais assentos que se lhe referem. Eu apenas estive interessado nestes por se terem ligado pelo casamento à família dos meus sobrinhos.
Quanto ao seu antepassado António Pessoa de Amorim Rosa parece-me que será filho e não irmão de Leonor, pois só nos filhos dela é que se reuniram os apelidos Pessoa de Amorim e Rosa. Além disso, o seu antepassado tinha uma idade próxima da filha Maria da Madre de Deus.
Ficarei atento e informá-lo-ei se encontrar mais alguma coisa sobre a sua família.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa de Amorim Rosa - Torres Novas

#25022 | S.João de Rei | 04 ago 2002 11:10 | Em resposta a: #24916

Bombarral, 2002-08-04



Caros Gerry Marques e José Caldeira

Faleceu nos anos 70, um grande Senhor de apelido Amorim Rosa, nascido em Tomar (perto de Torres Novas).
Foi Sócio efectivo da Associação dos Arqueólogos Portugueses, fez parte da Direcção da Associação Portuguesa dos Amigos dos Moinhos e dos Amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo.
Foi um grande Tomarense, sendo o escritor que realizou uma obra notável, “História de Tomar” editada em dois volumes, 1º em 1965 pelo Gabinete de Estudos Tomarenses e uma segunda edição em 1988. Esta é a única monografia que existe de Tomar, penso eu.
Foi grande amigo do meu avô materno Júlio Bento, outro grande Tomarense, fez-me uma pequena dedicatória em 1971 no seu livro “De Tomar”, em que refere que, a existência deste seu livro se deve a uma pergunta formulada pelo meu avô :
– O que sabes das milícias de Tomar durante as Invasões Francesas ? Conheci-o bem, pois frequentava a casa dos meus tios Carlos e Mª Júlia Tavares com regularidade.
Da principal obra, “História de Tomar”, o segundo volume encontra-se esgotado e infelizmente não o possuo. Nesse segundo volume que já li, constam os dados principais genealógicos da sua família que pertenceu à antiga nobreza da região de Tomar.
Se alguém tiver disponível este segundo volume tenho todo o interesse em adquiri-lo. Caro Gerry Marques lá estão também sem dúvida informações que lhe são preciosas.

Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa de Amorim Rosa - Torres Novas

#25044 | F.marcao | 05 ago 2002 11:26 | Em resposta a: #24704

Caro Sr.

Nasci em Lisboa mas, por razões que têm a ver com as origens da minha familia, elegi Tomar como a minha cidade.Compro quase tudo o que se publica sobre a cidade.Tenho disponíveis os dois volumes do livro de Amorim Rosa que posso disponibilisar em fotocópia no todo ou em parte.

F.marcao

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa de Amorim Rosa - Torres Novas

#25587 | arezdasilva | 22 ago 2002 23:21 | Em resposta a: #25022

caro azevedo coutinho
estou interessado em familias de torres novas sec 18,de apelido ferreira martins e oliveira meus antepassados milityares e que passaram a goa.
jorge arez

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa de Amorim Rosa - Torres Novas

#25811 | S.João de Rei | 01 set 2002 09:15 | Em resposta a: #25044

Bombarral, 2002-09-01


Caro F.marcao


Desculpe o atraso da resposta.
Informaram-me recentemente que a Câmara de Tomar pensa em reeditar a obra de Amorim Rosa e sendo assim, obrigado mas não precisarei da sua amável oferta.

Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

Pessoa de Amorim Rosa - Torres Novas

#360025 | 002graça | 28 jul 2015 17:21 | Em resposta a: #24704

Boa tarde,
Eu nasci em Torres Novas, freguesia de santa Maria e a minha bisavó chamava-se Maria Madre de Deus Pessoa de Amorim, sei que a minha Avo Maria de Jesus nasceu em Liteiros e depois veio para as Lapas.

Resposta

Link directo:

Pessoa de Amorim Rosa - Torres Novas

#360026 | 002graça | 28 jul 2015 17:25 | Em resposta a: #24837

Boa tarde,
Pois bem, estamos a falar da minha avó, que depois veio viver para as Lapas, também gostava imenso de ter registo de família.
Cumprimentos
Teresa Ferreira Graça

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 13:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen