família mello e menezes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Brasil

família mello e menezes

#24708 | lagos | 20 jul 2002 17:59

Estou procurando a origem lusitana de meu tetravô chamado Francisco Agostinho de Mello e Sousa Menezes. Chegou ao Brasil em 1808 na nau Príncipe Regente na qual o Príncipe Regente Dom João VI aportou no Brasil. Era fidalgo da Casa Real e seu pai chamava-se também Francisco Agostinho de Mello e Menezes e era casado com Dona Mariana Rita de Sousa e Mello. Este pentavô era também fidalgo da Casa Real e Morgado de Palhaes por sucessão. Quem souber de algo e puder me auxiliar em minha pesquisa, eu ficarei muito grato.

Resposta

Link directo:

RE: família mello e menezes

#27240 | lfsmello | 24 set 2002 17:17 | Em resposta a: #24708

Meu sobrenome é Souza Mello. Tataraneto de Antônio Luis de Souza Mello (morte +ou-1893) filhode Luis Antônio de Souza Mello e Eugênia Carolina de Souza Mello....gostaria de saber de onde vem a família em Portugal...se puder te ajudar tb estou ao dispor.

Resposta

Link directo:

RE: família mello e menezes

#27462 | lagos | 27 set 2002 12:54 | Em resposta a: #27240

Meu tataravô chamava-se Francisco Agostinho de Mello e Sousa e Menezes. E chegou ao Brasil em 1808 junto com a Côrte Portuguesa por ocasião da vinda do Príncipe Regente Dom João. Ele era Capitão de Fragata e comandava uma das 20 naus que faziam parte desta viagem. Era Fidalgo da Casa Real. Seus pais pais chamavam-se Francisco Agostinho de Mello e Menezes e Dona Mariana Rita de Sousa e Mello (Morgada de Palhais. Não sei certamente de onde ele era, e tenho somente estas informações oriundas da Genealogia Paulistana. Muito agradeço se puder me auxiliar nesta busca.
Adelgicio Mello de Paula

Resposta

Link directo:

RE: família mello e menezes

#27472 | lfsmello | 27 set 2002 14:22 | Em resposta a: #27462

Infelizmente nãopoderei ajudar além de dizer algo sobre minha família , o que acho que não deve ter relação com a sua. Meu nome é Luis Felipe de Souza Mello, meu tataravô, nasceu + ou - em 1868 e se chamava Antônio Luis de Souza Mello e era Português ou Brasiuleiro, não sei ao certo, mas sei que era filho de um português chamado Luis Antônio de Souza Mello casado com Eugênia Carolina de Souza Mello e ele, o Antônio Luis, era amigo pesoal do imperador e dono de uma casa de comércio na rua primeiro de março no centro do Rio de Janeiro (um armazém de secos e molhados) que era o principal fornecedor da casa imperial. Além disso ele foi condecorado com a ordem da Rosa Cruz e também foi Grão Mestre Maçon....é tudo que eu sei. Espero que lhe ajude de alguma forma....por acaso se souber de alguma coisa que me ajude desde já deixo meu obrigado....um abraço e boa sorte

Resposta

Link directo:

RE: família mello e menezes

#27522 | montedor | 27 set 2002 18:57 | Em resposta a: #27472

Caro Luis de Sousa Mello:
Voce fala aí de uma ligação do seu tetravô à Maçonaria: Terá porventura alguns dados referentes a lojas no Rio?
Vou ser maia explícito. O meu tio-tisavô, viveu no Rio (e São Luís do,Maranhão) e foi membro desta sociedade.
Cumprtºs,
montedor

Resposta

Link directo:

RE: família mello e menezes

#27523 | montedor | 27 set 2002 18:57 | Em resposta a: #27472

Caro Luis de Sousa Mello:
Voce fala aí de uma ligação do seu tetravô à Maçonaria: Terá porventura alguns dados referentes a lojas no Rio?
Vou ser maia explícito. O meu tio-tisavô, viveu no Rio (e São Luís do,Maranhão) e foi membro desta sociedade.
Cumprtºs,
montedor

Resposta

Link directo:

RE: família mello e menezes

#27680 | lfsmello | 30 set 2002 16:28 | Em resposta a: #27523

O que eu sei é que naquela época existiam 5 sociedades maçonicas diferentes onde apenas uma destas cinco existe até hoje. Atualmente existem umas 3 sociedades (2 novas e aquela antiga). Obtive estas info. ligando para a telefonista e pedindo o telefone de uma sociedade maçonica ela me deu um tel. e a partir deste saí ligando e perguntado info para os numeros que encontrava e que me eram fornecidos. Infelizemente meu tataravô não fazia parte desta sociedade que sobrou. Tb me foi dito que dificilmente conseguiria mais informações sobre as sociedades maçonicas daquela época, visto que as pessoas não eram bem vistas e preferiam permanecer com suas identidades ocultas, talvez o governo não olhasse com bons olhos, não sei...mas sei que muitos nem usavam seus verdadeiros nomes para não serem reconhecidos. Meu e-mail é lfsmello@yahoo.com.br....assim talvez fique mais fácil nos falarmos amigo....

Resposta

Link directo:

RE: família mello e menezes

#27702 | montedor | 30 set 2002 20:01 | Em resposta a: #27680

caro luis filipe:
cheguei há pouco...grato pela sua resposta, vou-lhe responder por mail
cprtºs
montedor
montedor@mail.pt

Resposta

Link directo:

RE: família mello e menezes

#32489 | lagos | 29 dez 2002 13:30 | Em resposta a: #27240

Prezados Membros da família Souza Mello:
Meu trisavô e todos os descendentes de Francisco Agostinho de Mello e Sousa e Menezes adotaram o sobrenome Souza Mello aqui no Brasil. Meu tio-avô, Diogo de Souza Mello voltou a Portugal para assumir o Morgado da Quinta de Palhaes em Lisboa no século XIX. Quem sabe somos parentes? Se puder me ajudar eu muito agradeceria.
Abraços de Adelgicio Mello de Paula.
e-mail: lagos@powermail.com.br

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 23:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen