cardozo de menezes/enes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

cardozo de menezes/enes

#24770 | montedor | 23 jul 2002 18:42

caros senhores:
alguém me poderá dar pista, além das q se encontram no tópico desta família, relativamente a bartolomeu enes?
cprmtos
montedor

Resposta

Link directo:

RE: cardozo de menezes/enes

#24778 | aeiou2 | 24 jul 2002 08:21 | Em resposta a: #24770

Caro Senhor
Não poderá dar mais pistas?
Ainda não me passou nenhum Bartolomeu Enes ou Annes.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: cardozo de menezes/enes

#24781 | montedor | 24 jul 2002 10:43 | Em resposta a: #24770

EXmª Senhora
Os dados que disponho são apenas os que vêm referidos no tópico referente a Cardozo de Menezes aqui em genea portugal. Deste modo:
«Cardoso de Menezes
História

Família com varonia de Enes por descender de Bartolomeu Enes, nascido na freguesia de São Romão de Mesãofrio, e de sua mulher Catarina Fernandes.
Deste casal foi filho Domingos Enes, casado em primeiras núcpias com Maria do Couto, filha herdeira de Jerónimo do Couto, 1º senhor do prazo da Quinta de Margaride.
Não tendo havido descendência deste casamento, Domingos Enes passou a segundas núpcias com Margarida Fernandes, e foram pais, entre outros, de Jerónimo Enes, 3º senhor do prazo de Margaride.
Do seu casamento em São Lourenço de Selho, Guimarães, com D. Custódia Cardoso de Macedo foi filho primogénito e herdeiro Domingos José Cardoso de Macedo * 1733, senhor da Quinta e Casa de Margaride que casou com D. Maria Rosa de Figueiredo e Sousa, de Guimarães.
Deste casal foi filho Henrique Cardoso de Macedo, casado com D. Luisa Ludovina de Araújo Martins da Costa, pais do dr. Luis Cardoso Martins de da Costa Macedo a quem o rei D. Luis concedeu em 1872 o título de visconde de Margaride, elevando-o à grandeza de conde em 1877.»
Chamou-me a atenção da grafia Enes referida,pois é pouco usual,e no tempo deveria ser grafada Ennes. Também é um facto que com qualquer destas grafias tem ocorrência diminuta,embora exista com esta forma na minha família.
Cumprimentos
montedor
A sua numerosa descendência usou os apelidos de Cardoso de Macedo e Menezes, Cardoso Macedo Martins de Menezes ou Cardoso de Menezes.

Resposta

Link directo:

RE: cardozo de menezes/enes

#24789 | vbriteiros | 24 jul 2002 17:20 | Em resposta a: #24781

Caro Montedor
Esse Mesão-Frio deve ser a freguesia junto à cidade de Guimarães, na saida para Fafe e não Mesão-Frio , Vila e Concelho junto à Régua ( provavelmente já é cidade)
VBriteiros

Resposta

Link directo:

RE: cardozo de menezes/enes

#24792 | montedor | 24 jul 2002 17:46 | Em resposta a: #24770

caro vbriteiros:
grato pela sua resposta:

Caro briteiros:
grato pela sua resposta.suponho q de facto este Mesão Frio é freguesia de Guimarães e não Mesão Frio (V.Real) perto da Régua, poia a princípio pensei que o fosse quando vi um tópico relativo a borges de cerqueira.
julgo todavia que exista relação entre cardozo de menezes-margaride e a casa de cardozo, s.martinho.
mas a minha principal questão,remete-me ao uso de antigos patronímicos que se usaram como apelidos-de modo moderno-e este particularmente, Ennes, (que o acordo ortogr. de 1911 truncou a cons dobrada) e do qual já li qu dado como extinto o que ñ é verdade.
cprtos
montedor

Resposta

Link directo:

RE: cardozo de menezes/enes

#24983 | JCouceiro | 02 ago 2002 04:15 | Em resposta a: #24781

Caro Montedor:

Os dados que menciona e parece serem os que constam no Genea Portugal não estão totalmente correctos; o Bartolomeu Annes (e não Enes) foi casado com Catarina Mendes da Guerra (e não Catarina Fernandes) e era filho de Pedro Annes e de sua mulher Maria, senhores do casal de Sairrão em São Romão de Mesão-Frio (Guimarães)

De Bartolomeu Annes e de s.m. foi fº Domingos Annes da Guerra que casou a 24.02.1664 (Mesão Frio) com Maria do Canto (e não do Couto) senhora do casal de Margaride por doacão de sua mãe Maria Gonçalves (já em 1507 estes Gonçalves possuiam a quinta de Margaride)
Domingos Annes da Guerra casou 2ª vez a 21.08.1667 (Mesão Frio) com Margarida Fernandes e deste casal foram filhos entre outros Jerónino (n. 14.11.1676) e Felicía (n. 18.12.1679) e neste assento verifica-se pela 1ª vez a mudança da grafia ANNES para ENNES no nome do progenitor.
Mesmo o Bartolomeu ANNES no seu assento de óbito vem grafado como ENNES (09.10.1680)
O Jerónimo (supra citado) sempre usou ENNES

Ao seu dispôr

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: cardozo de menezes de Morais

#94659 | ismor | 29 jun 2005 14:33 | Em resposta a: #24983

Ola Eu sou Isabel Maria Nazare Menezes de Morais, filha de João Henrique Cardoso de Menezes de Morais - primo direito da sua mãe venho pedir-lhe que me ajude a corrigir o meu nome e o da minha filha que aparecem trocados ....Não existo como filha do meu pai e apenas venho no capitulo da familia Seabra(nome de casada)embora os apelidos da minha propria familia venham todos trocados. Após imensas tentativas de correcção infrutíferas venho pedir-lhe que me ajude neste assunto. Obrigada.
Isabelinha Morais

Resposta

Link directo:

RE: cardozo de menezes de Morais

#94702 | amtf | 29 jun 2005 21:23 | Em resposta a: #94659

Olá Isabelinha,

Não sei se me identifica pelo nome... Somos primos pelos nossos Avós Francisco de Assis Caldeira de Queiroz cc D. Joana da Natividade de Lima Queiroz e Rosendo de Abreu Lobo Bacellar e Meirelles cc D. Isabel Amália Barbosa de Meirelles Cardoso de Menezes. Certamente vimo-nos em pequenos em casa de minha Bisavó (sua Tia Bisavó) Elisa.
Do vosso lado estou com frequência com o seu Primo João Afonso, filho da Tia Carrucha, e às vezes com a Isabel, do Tio Quinho!

É curioso o que diz sobre a Base de Dados pois praticamente todo o livro do João Afonso está ali inserido. De facto, noto agora que lá estão os seus Pais e o seu Irmão, faltando você...
Acredito que se os proprietários de Genea lerem nossa troca de mensagem farão as devidas correcções logo que lhes seja possível.

Um beijo,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Cardozo de Menezes de Morais

#94726 | ismor | 30 jun 2005 02:49 | Em resposta a: #94702

Caro primo
muito obrigada pela sua resposta...Pois até penso que estive em sua casa em pequenina..é irmão da Teresinha? A internet tem estas vantagens de se encontrar parentes de quem já tinhamos perdido o rasto! Pois não sei quem pôs o meu nome na genea possivelmente alguem da parte do meu ex-marido Seabra e o meu nome está todo trocado e o da minha filha também,enfim não sou filha do meu Pai etca. Sei que há muitas pessoas a enviar pedidos mas...há meses que tento emendar este erro, sem conseguir obter resultados.Sera que tenho que subscrever o Genea Plus...Obrigada mais uma vez
Um beijo,
Isabel Menezes de Morais

Resposta

Link directo:

RE: cardozo de menezes/enes

#94765 | cp | 30 jun 2005 16:00 | Em resposta a: #24792

Caros amigos,

Na minha modesta opinião, é incorrecto dizer-se, como aliás consta neste site, que a varonia da família Cardoso de Menezes provém de Bartolomeu Ennes. Isto porque se confunde a família Cardoso de Menezes e a família "Margaride", esta sim com aquela varonia.
Ora o Cardoso de Menezes entra na família "Margaride" pelo casamento do 1º Conde com Ana Julia Rebelo Cardoso de Menezes, que não tem a representação da respectiva varonia e que pertence à 11ª geração da família Cardoso de Menezes, iniciada com o casamento, por volta de 1500, de Vasco Cardoso, Senhor da Honra de Cardoso, com Joana de Menezes.

Salvo melhor opinião

Manuel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

RE: Cardozo de Menezes de Morais

#94781 | amtf | 30 jun 2005 19:09 | Em resposta a: #94726

Isabel,

Não tem que agradecer. É a primeira vez que encontro uma parente próxima a intervir no Fórum e por isso não podia perder a oportunidade de a contactar!
Sou irmão da Terezinha, sim senhora. Conheceu-a pelo Bomjardim?

Sobre a incorrecção aqui na Base de Dados não acredito que a adesão ao Genea Plus sirva para favorecer seja o que fôr. No entanto, para quem gosta destas coisas é uma ferramenta preciosa!

Já agora, aproveite para dar uma olhadela em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=43252

e, para me situar:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=121705

Um beijinho do
António Maria
fevereiro@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Cardozo de Menezes de Morais

#94817 | ismor | 01 jul 2005 02:29 | Em resposta a: #94781

Ola Antonio
Eu andei no Colégio Beiral que era da tia Carrucha a minha mãe Lélé era muito amiga da sua mae e do seu pai (Tope?) lembro-me de ir a umas festas de anos a sua casa e de ser amiga da Terezinha. No entanto estou quase com cinquenta anos e a minha memória está um pouco esfumada...Tabem me lembro de ir com a minha mãe visitar as tias dela a sua avó a tia Menhanha e outras que me lembro da cara mas não do nome.
Uma das fontes que recomendei ao genea plus é Genealogia Vimaranense de que possuo um raro exemplar e tambem o livro dos Morgados da Casa de Santo Antonio de Oliveira de Azemeis onde tambem vem o vosso ramo.
beijinhos
balocas ou(pardal)
ernetex@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Cardozo de Menezes de Morais

#94819 | ismor | 01 jul 2005 02:43 | Em resposta a: #94781

Caro Antonio
Agora vi que a correcção já esta feita! A si o devo, com certeza! Muito obrigada pela sua ajuda!
Vou continuar pesquizando a nossa familia pois embora não seja uma entendida no assunto acho mesmo interessante!
Mande noticias sempre que lhe apetecer e se alguma vez o puder ajudar pode contar comigo.
beijinhos
Isabelinha

Resposta

Link directo:

RE: Cardozo de Menezes de Morais

#94939 | amtf | 02 jul 2005 12:22 | Em resposta a: #94819

Isabelinha,

Não me agradeça pois a correcção foi certamente feita por simpatia para consigo por parte dos gestores da Base de Dados.
Quase que fico com ciúmes, pois envio regularmente pedidos de actualização/correcção que levam meses a ser inseridos, embora saiba perfeitamente que Genea não está de braços cruzados à espera dos meus apontamentos, não sendo nós, os beneficiários desta fantástica iniciativa, a definir as suas prioridades.
Há que esperar serenamente pois desde que os dados sejam validados acabarão por aparecer.

Tenho muitos apontamentos sobre a nossa ascendência comum que estão à sua disposição. Vou contactá-la para o seu mail!
Beijinhos do
António Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 22:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen