Rebelos (uma certidão curiosa)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Regiões

Rebelos (uma certidão curiosa)

#24805 | jpcmt | 25 jul 2002 14:15

Aos possíveis interessados:
Uma curiosidade. Cópia de um treslado de 1721 (AVVC) de uma certidão da Torre do Tombo de 1617, sobre a família dos Rebelos:


“Dis João de Sousa Rebello e Castro morador na sua Quinta de Caldas da Fregª de S. Martinho de Crasto trº da Villa da Barca, q pª certos requerim.tos q tem lhe he necessarº o treslado de hua Certidão da torre do Tombo da Familia de Rebellos, de que elle supplic.e procede, a qual anda inserta em hus auttos de seu Par.e Antonio de Magalhains Rebello, q apresenta.



P.a V.Mm.ce seja servido mandarlhe passar o treslado
da dª Certidão em modo q faça fee,

E R. M.ce
Passe Couto de G.e
Em Feverº 25 de 1721

......

Satisfazendo ao despacho supra de Francisco Gonsalves Ferreira Juiz ordinario e dos orfãos o prezente anno, neste Couto de Gondufe da Correissam de Barcellos por Sua Majestade que Deos goarde etc.#
Certifico Eu Fructuozo Prª da Cunha Tabbeliam do publico e judicial e notas neste dito Couto de Gondufe e da dita Correissam por Provimento do Doutor ouvidor da Villa de Barcellos que sendome esta aprezentada Pelo Padre Luiz de Sousa Rebello deste Couto com huns autos processados entre partes Antonio de Magalhains Rebello morador na sua Quinta da Torre da Freguezia de Sam Miguel do Soutello do Conselho de Larim da Correissam de Barcellos em que fora Autor, e Reo Antonio Esteves, da mesma freguezia e do mesmo Conselho e Correissam dos quais se mostrava ser Escrivam Antonio de Araujo da Cunha no mesmo Concelho. e a folhas Carenta e seis Verso dos ditos autos constava estar huma certidão cuio theor de verbo ad verbum he o seguinte # --------------------------------------------------------------------------
# Luis Ferreira de Azevedo Dezembargador da Caza de Suplicassam e goarda Mor que foi da Torre do Tombo, Certifico que o Conde Dom Pedro em seu Livro de Linhagens titulo sincoenta e sete dis que Dom Affonso Telles o Velho que povoou Albuquerque teve de sua mulher Dona Thereza Sanches Filha de El Rey Dom Sancho de Purtugal, entre outros filhos a Dom Affonso Telles Tição que teve hum filho Bastardo por nome Dom Martim Affonso Tição nos Livros das Inquirissoins e doassoins dalem Douro se trata de Dom Tição que paresse ser filho de Dom Martim Affonso Tição, e assim de Dom Pedro Tiçam e de Dom Mem Pires Tiçam e de Vasco Mendes Tição do tempo de El Rey Dom Joam 1º que foram fidalgos honrados em Azinhaga junto a Sanctarem Viveo Chrisptovão Juzarte Tição sogro de Dom Manoel de Souza e de Manoel de Sampayo e seus parentes Joam Juzarte Tição e Chrisptovam Juzarte Tiçam em Goa. Nos Livros dos Padroados se acha aprezentado em muitas Igrejas Diogo Gonsalves Capellam Mor da Rainha Dona Leonor, Irmão de Pedro Gonsalves Tição, que viveo com o Infante Dom Fernando Pay de El Rey Dom Manoel de cuia Caza foram os Tições de Azinhaga, que ao depois viveram com o Infante Dom Luis. Pedro gonsalves Tiçam foi na tomada dos Lugares de Africa, e no escalam.to de Tanger , em companhia do Infante Dom Fernando, e se achou em as guerras de granada teve hu filho por nome gonsalo Rodrigues de Oliveira, que os Mouros matarão em Africa de que nam ficou gerassam, teve mais m.tas Filhas de que ha descendentes. Este Pedro Gonsalves Tiçam teve hum sobrinho que se chamou desse nome, e foi cazado com Margarida Rebella de quem nasceo gonsalo Rebello que viveo em guimarains, Pay do abbade de Sancta Comba de Regilde Lucas Rebello Conigo que foi da See de Lisboa Dezembargador do Passo, e de Fernão Rebello Abbade que foi de Rande e de Burgaes, e beneficiado do Mostº de Ferreira, e de Antonio Rebello Padre da Companhia e de outros. teve o dito Pedro gonsalves Tiçam desta sua mulher nove filhas que cazaram e tiveram descendentes entre os quoais foi Catherina Rebella mulher de Manoel Ramalho do Prado, de quem nasceo Hyeronimo Rebello que vive em Lisboa cazado segunda ves com Dona Catherina de Castel branco, filha de Cosme Vas de Castelo Branco, natural de Portalegre e Antonio Rebello que foi cazado segunda ves com Izabel de Freitas, filha de Lourenso de Freitas moradores na Freguesia de Sancta Christina de longros duas legoas e mea de Guimaraens. Dos Rebellos trata o Conde Dom Pedro em o titulo Carenta e tres, e dis que hum Vasco Affonso cazou com huma Rica Dona mulher que foi de Raymundo de Viegas de Sequeira, e teve della hum filho que se chamou Ruy Vasques que cazou com Dona Tareja Soares de Gosmãos de quem nasceo Martim Rodrigues Rebello, que cazou com Dona Marinha Anes, filha de Joam gracia Espinhel, e de Dona Orraca Mendes filha de Mem Curvo, de que teve Joam Martins de Rebello e de sua segunda mulher, teve a gonsalo Martins de Rebello, o quoal Joam Martins de Rebello cazou com Dona Mafalda Osens filha de Soeiro Pais e não tiveram gerassam. gonsalo Martins de Rebello cazou com Dona guiomar Anes, filha de Lourenso de Amaral, e de Dona Maria Fernandes dabrantes que tiveram filhos.
Em as chronicas e Livros da Torre do Tombo se trata em muitas partes dos Rebellos, e da linhagem mui estendida por todo este Reyno, e seus senhorios. Joam Alves de Rebello foi cazado com Ignez Fernandes a Dona de Gulãens Prima coma Irmam de Izabel gomes de Rebello mulher de Joam Gonsalves de Macedo, de quem nasceo Felipa de Macedo, May de Dom Francisco Purtugal primeiro Conde de Vimioso, segundo huma lembrança antiga, a qual Ignes Fernandes tem de seu Marido, entre outros filhos a Catherina Rebella, que cazou com Aº Vieira de quem nasceo Alvaro Rebello e margarida Rebello mulher de Pedro gonsalves Tiçam que tiveram os filhos de que atras se trata e que sei pella maneira sobredita, e por conhecer o dito Antonio Rebello, e o seu Pay, e May, e parentes e affirmo o sobredito pello juramento de meus Cargos e por me pedirem esta lha passei em Lisboa vinte e sinco de Julho, de seiscentos e dezassete. Luis Ferreira de Azevedo---------------------------------------------------------------

Francisco Coelho Tabbaliam publico de notas por El Rey Nosso Senhor nesta Cidade Certifico que o signal da certidam Atras he de Luis Ferreira de Azevedo que foi goarda Mor da torre do tombo de Sua Magestade pello que assignei esta em publico Lisboa trez de Agosto de mil e seiscentos e dezassete == Lugar do signal Publico. E nam se continha mais na dita certidam incluza nos ditos autos aos quoais me Reporto em em todo e por todo,e com a dita certidam esta consertei com outro Escrivam deste Juizo comigo abaixo assignado, e vai bem fielmente tresladada sem couza que duvida faça, por fiel Sobescrevente, e os proprios autos com a certidam incluza tornei a intregar ao dito Padre Luis de Souza Rebello deste Couto, e de Como o recebeu asignou aqui e esta vai escrita em tres meas folhas com a da petissam do Supp.e numeradas e rubricadas pellas cabessas com o meu sobrenome de Cunha E por ser verdade me assigno de meo signal publico que tal he neste Couto de Gondufe aos vinte e hum dias do mes de Abril do anno de mil e setecentos e vinte e hum annos.”

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos (uma certidão curiosa)

#24811 | artur41 | 25 jul 2002 18:10 | Em resposta a: #24805

Caro João


Vejo inseridos, nesta certidão, os nomes de alguns antepassados meus.
Não tenho encontrado, porém, notícias a respeito de Baptista Lopes Rebello, marido de Helena de Araujo e Sousa.

Uma outra coisa, sabe alguma coisa a respeito do Escrivam António de Araújo da Cunha?


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos (uma certidão curiosa)

#24812 | Vasco Jácome | 25 jul 2002 19:59 | Em resposta a: #24805

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Acho esse documento interessantíssimo, pois além do mais, diz-me directamente respeito como já tinha dito numa mensagem para o tópico: “Francisco de Sousa abade de S.Tirso (descendencia)”, em http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=8585#lista
De referir que Pedro Tição já está no GP:
: http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=33354

A questão que eu coloco, é qual a veracidade contida nesses documentos do início do séc. XVI e que recuam até à Idade Média. Como atestam a genealogia? Meras testemunhas? Se usavam documentos, quais? Como ligam ao Nobiliário do Conde D. Pedro?

Enfim, seria bem vinda a opinião de uma verdadeiro entendido nestas coisas, que já tivesse estudado este tipo de documentação desta época.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos (uma certidão curiosa)

#24817 | jpcmt | 26 jul 2002 07:12 | Em resposta a: #24811

Meu Caro Artur:
Na carta d’armas do Cap. António José Pereira de Araújo e Sousa (2/12/1799) são mencionados o seus ascendentes, entre os quais Baptista Lopes Rebelo.
Este era pai do Capitão-Mór Baptista de Araújo e Sousa, casado com D. Leonor Francisca Coelho de Ataíde, filha dos senhores de Fermedo – como, estou certo, saberá.
Mas sobre a ascendência de Baptista (pai) nada encontrei nos meus papéis e a carta d’armas também é omissa.
Sobre o escrivão António de Araújo da Cunha, idem, idem.
Lamento não o poder ajudar.
Um abraço amigo do
João

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos (uma certidão curiosa)

#24818 | artur41 | 26 jul 2002 07:24 | Em resposta a: #24817

Caro João


Efectivamente, nessa carta são mencionados os citados ancestros.
A ascendência de Baptista (pai) é que me está a causar engulhos: não consigo encontrar dados!

António de Araújo da Cunha deveria fazer parte dum ramo colateral.


Um abraço amigo do

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos (uma certidão curiosa)

#24819 | jpcmt | 26 jul 2002 08:56 | Em resposta a: #24811

Caro Artur:
Por descargo de consciência, fui ver se nas notas do meu avô encontraria o celebrado Baptista. Encontro um Baptista da COSTA Rebelo,
neto de Diogo LOPES Cerqueira, que pela época, pode, eventualmente, ser quem procura.
E o nome próprio não é muito usual.
A ascendência de Baptista da Costa Rebelo, segundo essa nota, seria a seguinte:

1. Baptista da Costa Rebelo
2. Fernão da Costa Cerqueira (H.)
3. Maria Alvares Rebelo (2ª mulher)
4. Diogo Lopes Cerqueira, também chamado Diogo Lopes de Montaranho, por ser senhor da grande quinta deste nome, na terra da Nóbrega
5. Inês Gonçalves da Costa
8. Afonso Anes Cerqueira, senhor das quintas de Senra e do Paço da Oliveira
9. Maria Lopes
10. Gonçalo Afonso de Aboim (*)
11. Maria Lopes da Costa (a célebre povoadora da Ponte da Barca)
16. João Rodrigues Cerqueira. senhor das quintas de Senra e do Paço da Oliveira
32. Rodrigo Anes Cerqueira, sr. do Couto e Toore de Camposa
etc.
(*) Este Gonçalo Afonso de Aboim fez testamento
em 8 de Fevereiro de 1559. No meu arquivo tenho um treslado de 1733, feito a pedido do abade de Prozelo.

Será este?
Um abraço, João

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos (uma certidão curiosa)

#24841 | artur41 | 26 jul 2002 16:49 | Em resposta a: #24819

Caro João


Realmente o nome próprio não é muito usual. Abona também em favor da tese proposta o facto de, seu pretenso avô, usar o sobrenome Lopes.
É mais um daqueles casos a ver com demorada atenção e cuidado. Obrigado pela achega!


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 19:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen