condes-barões exclusivos

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

condes-barões exclusivos

#24808 | DiogoA | 25 jul 2002 15:19

Li nalguma fonte não especializada (acho que foi uma enciclopédia multimédia) que o título de conde-barão (merecedor até de um artigo à parte) era exclusivo da casa do Alvito e que tinha sido concedida a permissão de o usar por D. Maria I.
No Genea Portugal os títulos de conde do Alvito e barão do Alvito são apresentados em separado, o que não implica que D. Maria I não tivesse decretado para casa do Alvito a permissão desse do uso desse título composto especial...

Pois neste fórum já li muitos "artigos" em que os autores se referiam a indivíduos com títulos diferentes de nome igual (ex.: condes-viscondes da Azarujinha em vez de condes e viscondes da Azarujinha)... Fá-lo-ão então, inconscientemente, sem permissão/erradamente? Creio que seria um pouco ridículo se este detalhe carecesse duma autorização especial.

Resposta

Link directo:

RE: condes-barões exclusivos

#24814 | Vasco Jácome | 25 jul 2002 22:35 | Em resposta a: #24808

Caro DiogoA

Não sou perito em títulos, mas parece que não houve propriamente uma concessão especial.
Na “Nobreza de Portugal e do Brasil”, vol. 2, pg. 269-270, a propósito do 12º Barão lê-se:

“Por Decreto de 13 de Maio e Carta de 11-VI-1788, D. Maria I confirmou o 12º Barão de Alvito, D. Fernando José Lobo da Silveira Quaresma, no título de 2º Marquês de Alvito, e declarou «os títulos de barão de Alvito e conde de Alvito, de Juro e Herdade, na forma da Lei Mental, com dispensa dela, no que necessário for».
Portanto, daqui por diante, todos os Marqueses de Alvito foram Condes-Barões de Alvito.”

A minha interpretação é que, daqui em diante, passaram a ter os títulos de Conde e Barão, de Juro e Herdade, sem que isso represente nenhuma situação especial.
Imagino que se fosse noutra família, o Conde “abafaria” o Barão e ficariam conhecidos pelos Condes de tal... Como se tratava dos Alvito, a família deve ter pretendido manter em evidência o título de Barão por ser o mais simbólico, pois, na sua categoria, é o mais antigo de Portugal, como se sabe.
É o meu palpite.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: condes-barões exclusivos

#24831 | Avintes | 26 jul 2002 14:38 | Em resposta a: #24814

... não nos esquecamos dos Barões com "de"!

(in "O Costa d'Africa")

Resposta

Link directo:

RE: condes-barões exclusivos

#24840 | bbarahona | 26 jul 2002 16:36 | Em resposta a: #24831

- Ah, Conde-Barão!
Conde-Barão de Espinhel!

- Não, perdão, antes é com "de" e depois é Inhosel!

- Ah, Conde Espinho de Inhosel!

- Não, perdão, o "de" é antes de Espinho!

- Só se é agora! Antes de eu ir p/ África antes de Espinho era Ovar; mas deve ser algum apeadeiro novo que eles fizeram, o apeadeiro de Inhosel!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 09:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen